Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento central travado (qual sentido?)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento central travado (qual sentido?)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento central travado (qual sentido?)
    Postado: 19 Out 2016 as 18:58
Eu pesquisei, já vi videos e ainda estou confuso com qual sentido eu tiro esse lado desse movimento central que deve ser um shimano

O pedivela foi um parto pra sair... apliquei uma forca imensa mas saiu... como essa bike nao ve manutencao a anos, imaginei que fosse estar tudo emperrado...

Partindo pro movimento... um dos lados saiu de boa


Agora esse outro lado, nao ta indo nem a pau.. tentei horario, anto horario... passei wd40... mas que inferno é esse?!

Lambuzei de wd40 e vou deixar mais um pouco, mas so pra eu ter confianca de aplicar MUITA forca, qual lado seria?



Obrigado antecipadamente

Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2016 as 19:16
Bom, acabei vendo alguns videos gringos e de fato parece que 99% dos movimentos centrais sao rodados para o sentido frontal da bike.

Entao esse lado eu teria que girar no sentido horario mesmo...

vou ver se levo no meu mecanico pra usar um cano que ele tem pra extender a ferramenta e facilitar
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2016 as 19:44
Se alguem tiver ideia de onde vende isso no Brasil.

achei no ebay mas levaria um tempo ate chegar, se eu achar aqui barato eu pego

Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2016 as 20:53
Essa peça parece que é para sacar os braços pedivela... você encontra coisa mais prática por aqui, se for isso mesmo.

Quanto ao movimento central, ele é no sentido oposto ao que gira o pedivela pra tracionar (confesso que só lembro quando vou mexer nele).  Minha solução foi comprar uma chave inglesa grande (deve ter uns 30cm de cabo, era a maior que tinha, rs) e uma marreta.  Duas pancadas bem dadas e sai qualquer coisa.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2016 as 23:07
Originalmente postado por Kid Falcon Kid Falcon escreveu:

Essa peça parece que é para sacar os braços pedivela... você encontra coisa mais prática por aqui, se for isso mesmo.

Quanto ao movimento central, ele é no sentido oposto ao que gira o pedivela pra tracionar (confesso que só lembro quando vou mexer nele).  Minha solução foi comprar uma chave inglesa grande (deve ter uns 30cm de cabo, era a maior que tinha, rs) e uma marreta.  Duas pancadas bem dadas e sai qualquer coisa.

Não, aquela peça que postei é pra tirar o movimento central com mais facilidade.

Ele trava o sacador no lugar.

Eu acabei indo no mecanico e peguei la uns parafusos e deu tudo certo

Usei esse aqui pra travar o sacador depois pus a catraca, subi em cima dei uns pulos e saiu de boa hehe

Agora so chegar o novo amanha



Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 18:09
Acho que entendi como funciona... depois poste uma foto disso que fiquei curioso... qquer coisa que facilite a remoção do movimento central é bem vinda. Valeu!
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 18:34
Posto sim mas agora estou com um outro problema

Eu joguei fora o movimento central que tirei e comprei um Neco 122.5

mas fui instalar e nao parece ser o tamanho certo?

Segue fotos:



É normal ele rosquear mais no fundo de um lado e ficar essa diferença ?

Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 18:37
OOooou eu fui burro e pus ao contrario?


Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 18:52
Bom, ao contrario nao é, pq as marcaçoes estao corretas

Mas esse a caixa é de 68mm entao acredito que pra esse quadro tenha que ser 73mm correto?


Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 19:06
É comprei o tamanho errado ctz... que merda

O meu pedivela é esse

SR XCC-T208 42/34/24

Se alguem puder me ajudar qual seria o tamanho correto do movimento central
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 19:35
Mas que B^&% nao poder editar as mensagens ...

Enfim, o quadro tem centro 73mm, mas pelo que vi maioria dos movimentos centrais 68mm funcionam sem problemas (os da shimano mesmo vem como 68/73)

Ate ae blz

O que caguei no pau foi a medida mesmo, comprei de 122.5 que achei ser a mais padrao e nao tinha como errar, mas definitivamente nao é a medida que tava la. (cagada ter jogado fora o outro podia simplesmente medir)

Como comprei online vou apenas devolver sem stress.

Agora to na duvida se pego 117 ou 113 (acredito que 110 nao seja)

Ou pego os dois testo e devolvo o que nao for....

Mas vou aguardar ver se alguem me ajuda antes

vlw!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 22:40
Pedivela triplo, deve ser 118, mas com 122 deve dar também, a linha de corrente deve ficar um pouco pra fora, mas funciona. Agora, nunca vi central rosquear até o fundo dessa forma, primeira vez. Qual o comprimento desse central, medido na parte interna do quadro? Ele pegou aperto, está sem folgas?
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 22:52
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Pedivela triplo, deve ser 118, mas com 122 deve dar também, a linha de corrente deve ficar um pouco pra fora, mas funciona. Agora, nunca vi central rosquear até o fundo dessa forma, primeira vez. Qual o comprimento desse central, medido na parte interna do quadro? Ele pegou aperto, está sem folgas?

Pegou aperto e ficou sem folga alguma

O comprimento do movimento é 68mm mas a minha caixa eu medi e é 73mm

Estou pensando em devolver e pegar um 118

Problema é que nao vou achar 73mm mas se ele aperta um pouco mais dentro da caixa e da aperto nao teria problema correto?
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 23:01
Originalmente postado por Pacote-san Pacote-san escreveu:

Mas que B^&% nao poder editar as mensagens ...

Enfim, o quadro tem centro 73mm, mas pelo que vi maioria dos movimentos centrais 68mm funcionam sem problemas (os da shimano mesmo vem como 68/73)

Ate ae blz

O que caguei no pau foi a medida mesmo, comprei de 122.5 que achei ser a mais padrao e nao tinha como errar, mas definitivamente nao é a medida que tava la. (cagada ter jogado fora o outro podia simplesmente medir)

Como comprei online vou apenas devolver sem stress.

Agora to na duvida se pego 117 ou 113 (acredito que 110 nao seja)

Ou pego os dois testo e devolvo o que nao for....

Mas vou aguardar ver se alguem me ajuda antes

vlw!


Os movimentos 68mm e 73mm são um pouco diferentes, pode ser que mesmo com o eixo de mesmo tamanho, ao instalar o 68mm no quadro 73mm, a linha de corrente seja deslocada para fora.... Sem contar que a capa que vai do lado esquerdo do movimento central não vai dar apoio para o mesmo deixando todo o peso do ciclista apoiado somente na rosca do lado direito da caixa do movimento central.... O certo é arrumar o de 73mm mesmo.... Eu falo isso por experiência própria...

Com o movimento de 68mm meça a linha de corrente para ver se está com +-50mm  , essa medida de linha de corrente é para pedivela triplo....  Pelo menos os pedivelas da Shimano usam essa medida, para os de outras marcas eu acredito que não devem mudar....


Editado por zex - 20 Out 2016 as 23:05
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 23:12
Eu so estou encontrando pra comprar eixo no maximo 113mm pra tamanho 73mm

Se eu nao tivesse jogado fora o que tava na bike tudo seria muito mais facil.

To quase arriscando pegar online um 113x73mm pra testar
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 23:12
Porque os pedivelas suntour que eu vi na amazon , a recomendaçao de movimento central estava como 113mm
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2016 as 23:59
Eu uso um pedivela desse com 113 , falar com vc é bem no limite viu , o passador dianteiro quase não consegue passar a coroinha.
O bom é que da pra usar coroa grande com quase todas de boa mais 118 é melhor.
Na verdade o correto é medir , mais eu ja usei os 3 e com 118 pra pedivela reduzido é o que eu acho melhor.
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 00:04
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Eu uso um pedivela desse com 113 , falar com vc é bem no limite viu , o passador dianteiro quase não consegue passar a coroinha.
O bom é que da pra usar coroa grande com quase todas de boa mais 118 é melhor.
Na verdade o correto é medir , mais eu ja usei os 3 e com 118 pra pedivela reduzido é o que eu acho melhor.

Problema é achar pra comprar... como o quadro é gary fisher, (da trek) é um dos poucos que usam essa merda de tamanho 73mm

Segundo esse link que é o exato modelo do meu pedivela (so que o desse ano)

https://www.amazon.co.uk/SR-Suntour-CW-XCC-T208-PB-Chainset-Cranks/dp/B007Z1KR0K

Seria recomendado o de 113mm mesmo
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 00:19
Mais parece que a gonew tbm usa 73 e o povo tudo la ja trocou o deles , então não pode ser tão difícil assim achar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-795995247-movimento-central-shimano-bb-un26-ponta-quadrada-113mm-73mm-_JM

Difícil não é.

Editado por misera - 21 Out 2016 as 00:24
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 00:24
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Mais parece que a gonew tbm usa 73 e o povo tudo la ja trocou o deles , então não pode ser tão difícil assim achar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-795995247-movimento-central-shimano-bb-un26-ponta-quadrada-113mm-73mm-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-795995247-movimento-central-shimano-bb-un26-ponta-quadrada-113mm-73mm-_JM

Difícil não é.

Como eu tinha falado, 113mm eu tinha achado ja hehe, eu nao achei nem  a pau 73x118 que achei que era a recomendada

Mas depois do link da amazon vejo que vou pegar a 113 mesmo 
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 00:27
Eu ate ja mandei pergunta pra esse cara, detalhe é o unico anuncio do ML que eu achei 73x113 tmb

Esse mesmo cara tem tmb 73x122

Mas so ele tmb
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 00:29
O jeito é arriscar ne , se diz que o recomendado pra ele 113 ja matou o problema então.
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 00:32
Achei outro finalmente!

http://www.ciadopedal.com.br/movimento-central/554-movimento-central-shimano.html#/219-tamanho_mc-73x113_0mm
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 00:50
Bom, comprado, o Shimano 73x113,

Deu R$68 com o frete por PAC.

Deve chegar até sexta da semana que vem só, mas chegando posto aqui se deu tudo certo e a foto que fiquei devendo do parafuso travando a chave pra tirar movimentos centrais travados


Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 14:48
Se não fosse tão caro, uma alternativa caso não acha-se o movimento de 73mm seria  comprar pedivela hollowtech 2 .. Esse tipo de pedivela pode ser montado em 68mm e 73mm, a única que vai precisaria fazer é mudar a posição de um espaçador que vem junto com esse tipo de movimento central conforme o tamanho da caixa do movimento central..
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 15:21
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Se não fosse tão caro, uma alternativa caso não acha-se o movimento de 73mm seria  comprar pedivela hollowtech 2 .. Esse tipo de pedivela pode ser montado em 68mm e 73mm, a única que vai precisaria fazer é mudar a posição de um espaçador que vem junto com esse tipo de movimento central conforme o tamanho da caixa do movimento central..

Sim hehe eu ate procurei hollowtech e octalink pois ambos tinham 73mm porem ae voce coloca o preço do pedivela e já sobre muito mais do que eu queria gastar pra so voltar a andar de bike (ela tava parada aqui a quase 1 ano)

Depois mais pra frente eu penso em um upgrade total.
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2016 as 18:22
Chegou, instalei e bom, to achando que a que tava era 73mm 118mm mesmo

Pq o cambio esta desregulado (se fosse o mesmo tamanho estaria igual como antes presumo) e achei a coroa mto proxima do cano...

Mas acho que eu levando pra regular (estou sem lugar pra apoiar ela direito aqui em casa) o cambio deve funcionar normal o que acham?



Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2016 as 19:40
Se não ta encostando no quadro e o seu câmbio alcanca a coroa menor tá perfeito.
Obs: alcanca a primeira com as hastes paralelas ãs coroas , se vc precisar deslocar as hastes um pouco pra dentro ta curto.
Mais eu acho que ta bom , eu uso assim e gosto por que a coroa grande fica mais alinhada com o cassete e vc pode usar mais marcha sem cruzar.

Editado por misera - 31 Out 2016 as 19:42
Voltar ao Topo
Pacote-san Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:79
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacote-san Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2016 as 00:19
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se não ta encostando no quadro e o seu câmbio alcanca a coroa menor tá perfeito.
Obs: alcanca a primeira com as hastes paralelas ãs coroas , se vc precisar deslocar as hastes um pouco pra dentro ta curto.
Mais eu acho que ta bom , eu uso assim e gosto por que a coroa grande fica mais alinhada com o cassete e vc pode usar mais marcha sem cruzar.

É, na hora como não lembrava como estava achei que tinha algo errado

Mas levei na Decatlhon e o cara alinhou pra mim (nao quis cobrar mas dei R$10)

Testei e está lisa lisa e me livrei finalmente do TEC TEC que fazia antes pedalando (movimento central todo ferrado)


E como prometido como eu falei que travei a chave do movimento central 


Ae bastou usar uma chave do tamanho certo e virar sem problemas visto que agora nao tinha como escapar
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X