Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Montando uma bike 29
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Montando uma bike 29

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Eduardo_Muniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2014
Teresina-PI
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eduardo_Muniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Montando uma bike 29
    Postado: 18 Jul 2014 as 09:33
Bom dia, pessoal.

Há alguns meses venho praticando o ciclismo e cada vez mais tenho gostado do esporte. Comecei com uma bike MUITO SIMPLES, uma Caloi XRT. Me empolguei tanto que logo em seguida troquei para uma Caloi Explorer 10(um pouco melhor que a primeira). Porém tenho tido interesse em adquirir algo melhor e mais profissional, mas o que vejo por aí são bikes de 20 a 30 mil, e a curto, médio e longo prazo não conseguirei dispor desse dinheiro. Então cheguei a seguinte dúvida:

"Será se vale a pena montar uma bike comprando os itens separadamente?"

Diante dessa minha dúvida, gostaria que os mais experts no assunto me indicassem os componentes top de linha do mercado (câmbio, freios, quadro, rodas etc) pois se for vantajoso, vou comprando aos poucos cada um deles.

Ficarei muito grato àqueles que puderem me ajudar.
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2014 as 11:59
Economicamente, não vale a pena montar uma bike peça por peça. Fica de 30% a 40% mais caro.
Vejo que está disposto a fazer um grande investimento.
Se quiser algo mais profissional, minha sugestão é  a SPECIALIZED STUMPJUMPER (mesmo o modelo de entrada tem compomentes excelentes).
Se quiser uma full: SPECIALIZED EPIC.
São duas bikes de alto desempenho e geometria bastante agressiva (pode ser desconfortável). 


Voltar ao Topo
caloivitus Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 11 Jun 2014
Vila Velha-ES
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caloivitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2014 as 16:27
Passei por esta situação a 2 anos atrás, pensei em montar uma bike 26 ai vi que a moda e 29Tongue, fiz um projeto 26/29 e todas saiam por mais de 4.000,00 isso a 2 anos atrás e lendo a revista Bike, vi o lançamento das Caloi Elites 10/20/30, comprar e E30 é depois de 1,5 anos já troquei pela nova Caloi Vitus(4.500,00) que tem  o melhor CxB. faltou fala quanto $$$$ dilmas pretende gastar, pois você já fez uma comprar que não te atendeu Caloi Explorer 10Cry e não faz nem um ano certo. tenta vender a explorer oir uns 1.200,00 e compre a Vitus ou outra similar(OGGI/GT etc...)
Voltar ao Topo
Eduardo_Muniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2014
Teresina-PI
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eduardo_Muniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2014 as 16:37
A Explorer 10 tem me agradado muito, porém basta se aprofundar no esporte para ir descobrindo os melhores componentes etc etc, e aí você percebe que está muito defasado.

Eu pensei que montar uma bike poderia sair mais barato, mas pelo que o colega falou anteriormente, sai mais caro.

Eu não sei quanto pretendo gastar, mas como tive a ideia de comprar os componentes separados e aos poucos, acho que daria pra gastar até uns R$ 8.000,00 num período de uns 12 meses.

Se for o caso vou tentar juntar essa grana e enquanto isso fico com a Caloi Explorer 10 mesmo, e quando tiver a grana toda, compro uma já montada.

Valeu pela atenção.
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2014 as 01:33
Originalmente postado por Eduardo_Muniz Eduardo_Muniz escreveu:

A Explorer 10 tem me agradado muito, porém basta se aprofundar no esporte para ir descobrindo os melhores componentes etc etc, e aí você percebe que está muito defasado.

Eu pensei que montar uma bike poderia sair mais barato, mas pelo que o colega falou anteriormente, sai mais caro.

Eu não sei quanto pretendo gastar, mas como tive a ideia de comprar os componentes separados e aos poucos, acho que daria pra gastar até uns R$ 8.000,00 num período de uns 12 meses.

Se for o caso vou tentar juntar essa grana e enquanto isso fico com a Caloi Explorer 10 mesmo, e quando tiver a grana toda, compro uma já montada.

Valeu pela atenção.


e se vc fizer um upgrade na Explorer 10? o quadro é bom, não sei q nível de pedal vc faz, as vezes trocando o grupo, a suspensão e as rodas vc gasta menos da metade do q vc quer investir e tem uma excelente bike
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2014 as 13:30
Originalmente postado por Eduardo_Muniz Eduardo_Muniz escreveu:

A Explorer 10 tem me agradado muito, porém basta se aprofundar no esporte para ir descobrindo os melhores componentes etc etc, e aí você percebe que está muito defasado.

Eu pensei que montar uma bike poderia sair mais barato, mas pelo que o colega falou anteriormente, sai mais caro.

Eu não sei quanto pretendo gastar, mas como tive a ideia de comprar os componentes separados e aos poucos, acho que daria pra gastar até uns R$ 8.000,00 num período de uns 12 meses.

Se for o caso vou tentar juntar essa grana e enquanto isso fico com a Caloi Explorer 10 mesmo, e quando tiver a grana toda, compro uma já montada.

Valeu pela atenção.

Se for gastar até R$ 8000,00, já dá para pensar até mesmo uma Caloi Elite Carbon ou um Specialized Crave Expert. E definitivamente não vale a pena fazer grandes investimentos na sua bike atual.
Se está se interessando cada vez mais por MBT, já pode cogitar marcas consagradas como a SPECIALIZED, SCOTT, CONNANDALE, etc. Eles trazem as últimas tecnologias como caixa de direção TAPPERED, eixo 142mm, eixo dianteiro 15mm, suporte do freio traseiro no chainstay (a Caloi já tem). 
A Caloi Vitus é interessante para quem está começando a andar mais sério, mas sempre ficará aquela vontade de ter algo melhor LOLLOLLOL.

Voltar ao Topo
Eduardo_Muniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2014
Teresina-PI
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eduardo_Muniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2014 as 21:38
Atualmente meus pedais são urbanos em torno de 25km e trilhas de 30km em média. Tudo muito pra iniciante ainda.

Teria que analisar se vale a pena trocar os componentes, pois eu poderia vender a Explorer 10, acrescentar o dinheiro que será poupado e comprar uma boa. E pra ser sincero, vou tentar me atrever a passar pra um quadro de carbono.


Voltar ao Topo
Eduardo_Muniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2014
Teresina-PI
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eduardo_Muniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2014 as 21:41
Tenho gostado muito das bikes da SCOTT, principalmente pelo design. Vou começar a juntar uma grana mesmo e partir pra uma melhor daqui a alguns meses.
Voltar ao Topo
vagneraugusto Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2014
BH / MG
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagneraugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2014 as 23:35
Originalmente postado por carl carl escreveu:

Se está se interessando cada vez mais por MBT, já pode cogitar marcas consagradas como a SPECIALIZED, SCOTT, CONNANDALE, etc. Eles trazem as últimas tecnologias como caixa de direção TAPPERED, eixo 142mm, eixo dianteiro 15mm, suporte do freio traseiro no chainstay (a Caloi já tem).

Caro Carl, tudo bem?
Poderia nos explicar acerca dessas novas tecnologias mencionadas por você?
Quão novas são elas?
Quais são os reais benefícios delas?
Em relação as tecnologias antigas você diria que elas melhoram, percentualmente, em quanto o rendimento do ciclista?
São mais para ciclistas profissionais?
Facilidade de encontrar peças de reposição no Brasil, custo de manutenção?
Desculpe as perguntas, mas tem tanta coisa que vai surgindo quando se está pesquisando para montar uma bike que acaba deixando a gente confuso.
Obrigado pela atenção.
Abraços.
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2014 as 12:20
Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

Originalmente postado por carl carl escreveu:

Se está se interessando cada vez mais por MBT, já pode cogitar marcas consagradas como a SPECIALIZED, SCOTT, CONNANDALE, etc. Eles trazem as últimas tecnologias como caixa de direção TAPPERED, eixo 142mm, eixo dianteiro 15mm, suporte do freio traseiro no chainstay (a Caloi já tem).

Caro Carl, tudo bem?
Poderia nos explicar acerca dessas novas tecnologias mencionadas por você?
Quão novas são elas?
Quais são os reais benefícios delas?
Em relação as tecnologias antigas você diria que elas melhoram, percentualmente, em quanto o rendimento do ciclista?
São mais para ciclistas profissionais?
Facilidade de encontrar peças de reposição no Brasil, custo de manutenção?
Desculpe as perguntas, mas tem tanta coisa que vai surgindo quando se está pesquisando para montar uma bike que acaba deixando a gente confuso.
Obrigado pela atenção.
Abraços.

Essas tecnologias surgiram com as 29er (portanto, não são tão recentes como muitos pensam).
Para acomodar rodas maiores, a geometria teve que sofrer mudanças (muito debatidas aqui no fórum). Uma dessas mudanças foi a utilização de tubos maiores nos quadros e suspensões maiores e das consequências foi a diminuição da rigidez do conjunto (quadros 29er antigos, como as Vzan, sofrem desse mal). Essas melhorias visam aumentar a rigidez. O stress sobre a caixa de direção, eixo (cubos) e suspensão são maiores por causa do efeito alavanca ser maior numa roda de 29er. 
No início, essas tecnologias estavam presentes somente nas bike TOP de linha (marcas pioneiras como as que citei). Somente recentemente, bikes intermediárias passaram a adotá-las (e também recentemente as pessoas começaram a prestar atenção nelas). Ainda estamos numa fase de transição, portanto, isso requer muitíssima atenção se for montar uma bike. Comprar uma pronta é muito mais tranquilo (e menos divertido na minha opinião) e mais barato.
Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Abraços. 

Voltar ao Topo
vagneraugusto Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2014
BH / MG
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagneraugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2014 as 13:04
Originalmente postado por carl carl escreveu:

Uma dessas mudanças foi a utilização de tubos maiores nos quadros e suspensões maiores e das consequências foi a diminuição da rigidez do conjunto (quadros 29er antigos, como as Vzan, sofrem desse mal).

Pretendo montar uma bike utilizando o quadro First XC29 2014. Você acha que ainda nos quadros mais novos existem esses tipos de problemas ou eles já foram mitigados?

Originalmente postado por carl carl escreveu:

Somente recentemente, bikes intermediárias passaram a adotá-las (e também recentemente as pessoas começaram a prestar atenção nelas). Ainda estamos numa fase de transição, portanto, isso requer muitíssima atenção se for montar uma bike.

Você poderia me citar exemplos de bikes intermediárias que passaram adotar essas melhorias? Porque pelo que pesquisei bikes 29er com essas tecnologias são caríssimas.(acima de R$ 5 mil).
Obrigado pelas dicas.
Abraços.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X