Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - montando estradeira com quadro de MTB - possível?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


montando estradeira com quadro de MTB - possível?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: montando estradeira com quadro de MTB - possível?
    Postado: 26 Mar 2012 as 18:31
pessoal,

tenho a possibilidade real de ganhar um quadro GT de cromoly nas próximas semanas... como já tenho duas MTBs (uma 29er e uma khs 26er urbanizada), queria tentar a montagem de uma estradeira com esse quadro, basicamente adaptando rodas 700c (assunto já discutido no "tópico das híbridas") e com guidon drop.

a parte da adaptaçào até que é tranquila, mas uma das coisas que realmente que deixa preocupado é saber se há alguma imcompatibilidade grave entre a geonetria (ou outra característica qualquer) de uma quadro de MTB dos antigos (até 1995) de tamanho + ou - 18 com essa função de estradeira...

eu tive uma monark 12 que reformei que me deixou tantas saudades que sempre quando caio no asfalto com a MTB penso em arranjar uma speed...Cry

(a patroa é que não vai gostar, mal tem espaço pras 3 bikes (as minhas e a dela) aqui em casa... LOL)

edit:

só vi o quadro numca foto de celular, é um GT all terra (ou seja, pré-1995 {?}) de cromoly. não vi o modelo exato.


Editado por samuelgouvea - 26 Mar 2012 as 18:45
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 18:42
Geometrias completamente diferentes. Começando pelo head tube das MTBS que é bem menor (teria que usar 200 espaçadores na espiga do garfo). Tem também o top tube que costuma ser bem mais longo nas MTBS. Uma speed 54 tem 54 de top e uma mtb 17 ou 18 costuma ter mais ou menos 58cm de top. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Wilson XI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Nov 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1075
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wilson XI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 18:46
Tem (ou tinha, dá uma pesquisada) um tópico com título "híbrida ao contrário", "ao inverso" ou coisa do gênero; mas acho que não é do fórum de speed. Lá tem umas fotos bem bacanas de quadro de MTB com guidão drop e algumas com freio a disco.

Eu tinha um quadro Diammond Back de cromo para fazer a mesma coisa, até encaixei umas rodas de 700 para ver e até que ficou interessante. No garfo (acho que na traseira do quadro também) tinha uma furação que parecia ser boa para a fixação das pinças (me escapou o nome agora) dos freios. Infelizmente o quadro era mesmo grande para mim.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 18:48
cebo,

um avanço de guidão com angulação positiva (ou 0) resolveria? mesmo porque acredito que a caixa de direção desse quadro seja standart...

esqueci de dizer que quadro speed pra mim teria que ser 58...
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 18:52
valeu wilson, já achei:

híbrida ao contrário



acabei achando esse outro também:

guidão road em MTB


vou destrinchar agora Big smile
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 19:03
Não sei, cara. Acho que cada caso é um caso. Tem que pegar o quadro na mão e ir montado pra ver. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
gtavares Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2010
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 20:29
O Voodoo usa um quadro de MTB com guidão drop e rodas aro 700. O problema é achar os freios já que os v-breaks e cantilevers não vão funcionar e as ferraduras "comuns" também não...A solução que ele achou foi importar ferraduras com braços extra longos ou então usar frei a disco...

Em fim, é possível sim mas acho que vai dar um BAITA trabalho...
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 21:23
bom, eu pretendo usar freios cantilever mesmo... a puxada deles é parecida com as ferradurinhas de speed. muito embora existam manetes de freio da tektro compatíveis com v-brake!

nesse caso, os pivôs seria soldados em nova posição, simplesmente.


a propósito - como é a potência dessas ferradurinhas de speed em comparação aos cantilever de MTB? (não v-brake, claro, cantilevers das antigas mesmo...)


Editado por samuelgouvea - 26 Mar 2012 as 21:26
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 21:27
Aproveitando a idéia/deixa do tópico, alguns usuários do fórum sabem que estou para montar uma bike para minha esposa (e da dificuldade de encontrar um quadro compatível para ela, devido a baixa estatura e meu baixo orçamento também...).
Seria viável fazer isso para a patroa? Montar uma road num quadro de mtb? É uma idéia, pois fica mais fácil encontrar quadros compatíveis.
Eu agradeço!


Editado por MarcosAlonso - 26 Mar 2012 as 21:27
Voltar ao Topo
Ricardo B. Muhle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2004
Florianópolis
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo B. Muhle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 22:56
)
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

pessoal,

tenho a possibilidade real de ganhar um quadro GT de cromoly nas próximas semanas... como já tenho duas MTBs (uma 29er e uma khs 26er urbanizada), queria tentar a montagem de uma estradeira com esse quadro, basicamente adaptando rodas 700c (assunto já discutido no "tópico das híbridas") e com guidon drop.

a parte da adaptaçào até que é tranquila, mas uma das coisas que realmente que deixa preocupado é saber se há alguma imcompatibilidade grave entre a geonetria (ou outra característica qualquer) de uma quadro de MTB dos antigos (até 1995) de tamanho + ou - 18 com essa função de estradeira...

eu tive uma monark 12 que reformei que me deixou tantas saudades que sempre quando caio no asfalto com a MTB penso em arranjar uma speed...Cry

(a patroa é que não vai gostar, mal tem espaço pras 3 bikes (as minhas e a dela) aqui em casa... LOL)

edit:

só vi o quadro numca foto de celular, é um GT all terra (ou seja, pré-1995 {?}) de cromoly. não vi o modelo exato.

Samuel, é completamente possível sim. Veja a bike que esse cara (que no caso sou eu LOL fez pra viajar: http://confinsaustrais.blogspot.com.br/2008/10/j-juntei-quase-que-totalidade-das.html
Pedalou 13000 Km em 110 dias, sem dor nas costas!
A geometria ficou quase idêntica a speed que eu tinha na época, a qual julgava ter uma ótima posição. 

Vai firme que dá sim!

Sds. 

Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
www.mühlecomposites.com.br

Cicloviagem Floripa-Ushuaia-Floripa
www.confinsaustrais.blogspot.com
Voltar ao Topo
gtavares Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2010
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2012 as 23:34
Olha os tópicos do Voodoo.... http://www.pedal.com.br/forum/opiniao-e-valido-usar-bike-speed-na-cidade_topic27683_page2.html
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 00:33
Eu não vejo vantagem em usar um quadro de mtb para montar uma bike de estrada. Existem quadros de estrada novos e usados que começam na faixa dos R$300 e usar um quadro de mtb tem vários problemas:

1-Os suportes de freio são baixos demais para pegar os aros 700 de estrada. Dá para ressoldar ou colocar um freio ferradura se o quadro tiver os furos (mas vai precisar alargar o furo do quadro com uma lixa).

2-O top tube de bikes com guidão reto é maior do que as bikes que usam guidão drop. Você vai ficar esticado na bike e vai ficar desconfortável.

3-O câmbio dianteiro de mtbs tem uma puxada diferente dos câmbios dianteiros de estrada, não funcionando muito bem se misturados. E outra, câmbio de estrada puxa o cabo por baixo do quadro, já quadros de mtb normalmente só permitem que o cabo venha por cima. 

4-Os stis ou manetes de estrada não puxam bem v-brakes, os freios ficam duros e sem modulação. As puxadas de cabo entre manetes de ferradura e v-brake são diferentes.

5- Às vezes o quadro de mtb não acomoda uma coroa com mais de 50 dentes. Os dentes da coroa pegam nos stays do quadro. Colocar um movimento central mais comprido para compensar isso pode fazer com que a corrente passe a raspar na parede interna do câmbio dianteiro em marchas mais leves.

6-O quadro de mtb é mais pesado e nunca vai ter a mesma agilidade e rapidez nas subidas se comparado com um quadro de estrada. A aparência pode ficar parecida, mas a condução nunca vai ser nem parecida.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 01:47
poneis,

citei sua mensagem de forma a poder comentar ou perguntar em pontos específicos, ok?
vamos lá...


Eu não vejo vantagem em usar um quadro de mtb para montar uma bike de estrada. Existem quadros de estrada novos e usados que começam na faixa dos R$300 e usar um quadro de mtb tem vários problemas:

é que eu estou pra ganhar esse quadro... e ele é de cromoly, material que eu gosto bastante.
a não ser que apareça depois uma chance de trocar por um quadro de speed de cromoly, hehehe...

1-Os suportes de freio são baixos demais para pegar os aros 700 de estrada. Dá para ressoldar ou colocar um freio ferradura se o quadro tiver os furos (mas vai precisar alargar o furo do quadro com uma lixa).
4-Os stis ou manetes de estrada não puxam bem v-brakes, os freios ficam duros e sem modulação. As puxadas de cabo entre manetes de ferradura e v-brake são diferentes.

é verdade, por isso que a minha idéia é usar cantilevers e não v-brakesWink
a adaptação dos bosses na altura nova já é ponto pacífico!


2-O top tube de bikes com guidão reto é maior do que as bikes que usam guidão drop. Você vai ficar esticado na bike e vai ficar desconfortável.

pois é, isso foi levantado pelo amigo cebo... será que dá pra encontrar uma combinação de avanço que permita usar o quadro?  talvez um mais alto e mais curto...
além do mais, eu tenho 1,90m - bike pra mim tem que ser grande mesmo.


os demais comentários foram devidamente anotados, poneis! brigadão pela ajuda.




ricardo,


muito legal a sua Bike!

queria eu ter essa coragem pra viajar sua, hehehe...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 23:37
pessoal,

alguém sabe me dizer como é a potência de frenagem dos freios das bikes de estrada (os calipers) em relação aos cantilevers usados nos ciclocross e no MTB?

tenho a impressão que os cantilevers são mais potentes, mas queria confirmar...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Ricardo B. Muhle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2004
Florianópolis
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo B. Muhle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2012 as 23:47
Samuel,
Tua impressão se confirma. Cantilevers são melhores que "freios ferradura"!
Na minha bike deixei com cantilevers, ainda mais que ela tinha 50 Kg e meu trajeto tinha umas descidinhas bem puxadas!

Sds.
Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
www.mühlecomposites.com.br

Cicloviagem Floripa-Ushuaia-Floripa
www.confinsaustrais.blogspot.com
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 00:20
Vou polemizar. Na boa, tens uma genuina GT all terra de cromo e quer soldar bosses pra aro 700, no maior estilo gambi?
Dê uma olhada na pintura, no esmalte, no verniz...
Merece apanhar de reio, cara.
Passe pra quem dá o valor.
Eu tenho uma tequesta que é duca, e quero queimar o fdp que me furtou duas coroas 5 furos do pedivela exage. E quase chorei quando troquei o cambio traseiro pra um 2012 de merda.
Bota ela em aro 26 com 21mm, cubos fininhos e seja feliz.

Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 01:48
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

Vou polemizar. Na boa, tens uma genuina GT all terra de cromo e quer soldar bosses pra aro 700, no maior estilo gambi?
Dê uma olhada na pintura, no esmalte, no verniz...
Merece apanhar de reio, cara.
Passe pra quem dá o valor.
Eu tenho uma tequesta que é duca, e quero queimar o fdp que me furtou duas coroas 5 furos do pedivela exage. E quase chorei quando troquei o cambio traseiro pra um 2012 de merda.
Bota ela em aro 26 com 21mm, cubos fininhos e seja feliz.



hehehe... pelo jeito vc valoriza bastante esse quadro... mas eu ainda nem o peguei, paulo.
embora tenha intenção de, a princípio, soldar os bosses, posso resolver de outro jeito.
e acredito que o maior desrespeito é deixar o quadro parado sem uso, ou pior, apodrecer na ferrugem...

mesmo assim, se aparecesse alguém disposto a fazer uma troca (esse quadro por um de speed) eu faria na hora...


Originalmente postado por Ricardo B. Muhle Ricardo B. Muhle escreveu:

Samuel,
Tua impressão se confirma. Cantilevers são melhores que "freios ferradura"!
Na minha bike deixei com cantilevers, ainda mais que ela tinha 50 Kg e meu trajeto tinha umas descidinhas bem puxadas!

Sds.


ricardo, valeu - isso era a minha maior dúvida Clap


meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 03:23
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

poneis,

citei sua mensagem de forma a poder comentar ou perguntar em pontos específicos, ok?
vamos lá...


Eu não vejo vantagem em usar um quadro de mtb para montar uma bike de estrada. Existem quadros de estrada novos e usados que começam na faixa dos R$300 e usar um quadro de mtb tem vários problemas:

é que eu estou pra ganhar esse quadro... e ele é de cromoly, material que eu gosto bastante.
a não ser que apareça depois uma chance de trocar por um quadro de speed de cromoly, hehehe...

1-Os suportes de freio são baixos demais para pegar os aros 700 de estrada. Dá para ressoldar ou colocar um freio ferradura se o quadro tiver os furos (mas vai precisar alargar o furo do quadro com uma lixa).
4-Os stis ou manetes de estrada não puxam bem v-brakes, os freios ficam duros e sem modulação. As puxadas de cabo entre manetes de ferradura e v-brake são diferentes.

é verdade, por isso que a minha idéia é usar cantilevers e não v-brakesWink
a adaptação dos bosses na altura nova já é ponto pacífico!


2-O top tube de bikes com guidão reto é maior do que as bikes que usam guidão drop. Você vai ficar esticado na bike e vai ficar desconfortável.

pois é, isso foi levantado pelo amigo cebo... será que dá pra encontrar uma combinação de avanço que permita usar o quadro?  talvez um mais alto e mais curto...
além do mais, eu tenho 1,90m - bike pra mim tem que ser grande mesmo.


os demais comentários foram devidamente anotados, poneis! brigadão pela ajuda.


Mais problemas então:

1-Existem bikes de estrada usadas de cromo por aí. Volta e meia aparece bikes completas por menos de R$1000 ou até bem menos. Outro dia vi uma bike tamanho 58 de cromo e com grupo shimano 600, que seria mais ou menos do seu tamanho por R$600

2-A adaptação de bosses de freio precisa ser feita por alguém que entenda do assunto, pois os freios precisam estar perfeitamente alinhados e na altura correta. A solda vai destruir a pintura no garfo e no quadro, exigindo uma repintura completa que não sai por menos de R$100 ou mais, se for de boa qualidade. E tem mais outra, não existem cantilevers de boa qualidade no Brasil, então você teria que importar esses freios do exterior, além das pecinhas onde o conduíte de freio termina que são exclusivas do sistema cantilever.

3-Você pode usar um avanço curto ou longo, mas existem limites e ainda existe a questão da altura do guidão, que provavelmente vai ficar muito baixa, devido à geometria desses quadros de mtb mais antigos. Você pode botar um adaptador para aheadset, mas ainda assim talvez não fique alto o bastante e como é um adaptador, não tem a firmeza necessária e é nítido as torcidas que ele dá.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 11:41
então acho que é mais negócio tentar trocar esse quadro por um estradeiro mesmo Wink

falando nisso poneis, tens alguma idéia de qual quadro é melhor, entre GT e KHS?

(considerando 2 quadros em cromoly, mais ou menos da mesma época, 1994-1995; o KHS é um montaña crest, o GT eu ainda tenho que ver...)


Editado por samuelgouvea - 28 Mar 2012 as 11:42
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 00:10
por curiosidade, hoje fiz um teste: arranjei um par de freio diacompe antigos, resgatados de uma caloi 10. instalei-os na minha KHS, e montei também os aros da minha 29er (todo mundo sabe que é igual ao 700c).

o tamanho dos freios deu certinho, ficando o traseiro "na continha", hehehehe...















só resta saber se esses freios param o suficiente, hehehe... se pararem é um problema a menos!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Ricardoszy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardoszy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 02:07
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

só resta saber se esses freios param o suficiente, hehehe... se pararem é um problema a menos!

Param sim Samuel, tenho um par igualzinho e com boas sapatas funcionam muito bem, só são chatos pra caramba pra regular. Só não compare com vbrake ou até mesmo cantilever, são sistemas que se comportam de maneira diferente das ferraduras...
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 18:44
ricardosky,

a coisa que mais me agrada no v-brake é a baixa tensão no cabo... dá muito mais segurança saber que o trem é pouco exigido.

aqui na minha cidade freio tem que ser fail-proof, senão, o caboclo morre BEM rápido... juiz de fora tem muita ladeira.

abração!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2012 as 00:17
Cara, cuidado com freios "na continha" pq quando vc coloca os pneus, as sapatas podem raspar um pouco neles. Aí vai vendo o preju.

O lance da tensão nos cabos dos freios por conta do cantilever, bom, eu uso uma bike com cantilevers já há quase 10 anos em regime contínuo e nunca tive um cabo sequer rompido. Só troquei os cabos uma única vez e isso foi pra passar de galvanizado pra inox.

Sobre sua idéia da "híbrida", eu uso um quadro de Cromo DiamondBack Ascent com peças mistas (o kit original colocado na bike era Deore LX, mas as peças foram "morrendo" com o tempo, tendo restado passadores, um cubo, freios e o câmbio traseiro).

A bike conta atualmente com relação mista mas puxada pra road (pedivela Shimano 52x39, cassete Shimano 11x28 7v). Freios são, como disse, cantilevers.

Guidão eu até tenho um de road aqui, mas em primeiro lugar teria de fazer uma gambi pra usar os passadores, e em segundo me parece que eles não cabem no guidão por conta do diâmetro dos tubos. Então uso um flat com bar ends (substituindo um bullhorn que eu adorava mas que faleceu num capote que tomei recentemente). Cumpre bem a função.

Rodas eu mantive as 26 mesmo. Tem muita opção de pneus, eu já tinha as rodas da bike antiga, enfim, não vou gastar dinheiro onde não precisa.

A bike é pesadona, deve estar fácil na casa dos 12 ou 13kg (isso sendo generoso) mas é bastante ágil. Eu diria que ficou num meio termo entre uma MTB e uma Road, claro que puxando mais para a Road.

Por outro lado, encara um estradão de terra com relativa desenvoltura (desconto pros pneus 26x1.50 slick que não permitem gracinhas maiores principalmente em curvas e em pisos mais escorregadios). Asfalto então, seja bom ou ruim, ou paralelepípedos, ela encara totalmente de boa. Já tive inclusive que "entrar no mato" por uma fechada involuntária que tomei de um colega de pedal numa rodovia aqui da região, e apesar dos trancos não pegou nada para a bike.

Tenho também uma road e uma MTB hardtail, e claro que cada uma é melhor em seu território. Mas se tivesse que escolher uma só bike pra ficar, com certeza era a híbrida.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 17:03
alessandro,

realmente é um problema - valeu o toque!

vi uma merida esses dias numa loja e os pneus dela eram mais finos do que o aro, hehehe... se eu montar os meus assim, não teria problemas.

sobre a vida útil dos cabos, os meus cantilevers também não me deram problemas, e nem arrebentaram.
eu só passei a usar v-brakes em 1999, e na época era só pra roda dianteira: na traseira os cantilevers ficaram até 2005, hehehe... eu usava manetes avid reguláveis e gripshift STR400, de forma que era fácil usar os dois sistemas.

essa coisa de menor tração nos cabos é fato, mas na prática, é só uma questão de margem de segurança maior: de 300% pra 500%, hehehe...

abração!

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
LuizArthur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizArthur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2012 as 16:41


Oi Samuel,

Peguei carona no seu post. Acabei de terminar uma bike parecida com a sua. Wink
Ela era montainbike aro 26 com freio cantilever.
Troquei por aro 700 e freios de estrada. Tudo meio adaptado feito em casa mesmo na base da invencao. 
Comprei um grupo sora 8v(o ultimo da loja - estava na vitrine) por um preco muito bom. Usei somente o STI e no fim das contas ficou com uma boa regulagem com o grupo alivio que ela tem.
Vou postar algumas fotos que fiz hoje. 
Aqui ela ainda estava com pneus 700x38. Nao ficou legal pois as ferraduras agarravam o pneu.LOL

Uma "quase" oficina..

Pronto, agora com pneus kenda 700x23, freiando muito bem e andando bem mais com 100libras em cada roda. A troca de marchas ficou otima.
Coloquei essa pra ver o detalhe da suspensao, que nao atrapalhou nada. Ficou otimo pra descer calcadas..Tongue
Mais umas fotos na luz do dia:
Ta amarrada agora no poste aqui da sala:

Grande abraco e sucesso no projeto. 
Voltar ao Topo
Luiz Hingis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2012
Itaquera - SP
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Hingis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2012 as 16:54
Eu fiz praticamente isso na minha tb. Olha ela aqui: http://www.pedal.com.br/forum/caloi-aluminum-hibrida-projeto-finalizado_topic45625_page2.html



Só preciso comprar uma mesa menor, de 70 ou 60mm pra ficar perfeita, pois acho que estou ficando um pouco mais esticado do que deveria.

Abraço!


Editado por Luiz Hingis - 06 Abr 2012 as 17:29
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2012 as 17:17
Bem legal os projetos. A única coisa que me faz desgostar da geometria de MTB é o caster. Como o headtube é bem mais deitado que nas estradeiras, acho o jeito que a bicicleta se comporta muito esquisito, ela não deita e não vira fácil. Acredito que essa é a maior vantagem dos quadros híbridos: angulos amigáveis no seat tube, stays compridos (conforto) mas o head tube é bem "em pé" e faz a bicicleta manobrar gostoso (o que faz muita gente achar que bicicleta de estrada é instavel).
Voltar ao Topo
Rivaldo Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rivaldo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 12:48
EU MONTARIA UMA SPEED DIRETO E MAIS FACIL E BARATO
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 15:38
Originalmente postado por Rivaldo Rivaldo escreveu:

EU MONTARIA UMA SPEED DIRETO E MAIS FACIL E BARATO

Amigo primeiramente bem vindo... desliga o CAPS LOCK... fica melhor...
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2012 as 04:13
LuizArthur


sua bike ficou bonita pra caramba! se eu conseguir algo parecido fico feliz pra caramba, hehehe...


luiz hinges,

eu tenho até um treco quando olho pra sua bike, hahaha!!! bonita demais da conta.
acompanhei o tópico da montagem dela, e realmente os drop bar-ends ficaram muito legais, eram o que faltava.


bruno leite,

eu até prefiro uma geometria mais lenta.
eu andei numa caloi 10 dos anos 90 (ou 80?) há umas semanas e prefiro a geometria lenta dela...  não sei explicar porque, mas gosto mais, hehehe... de forma que o apontado por vc é ponto positivo pra mim LOL





bom, por enquanto eu estou na fase de medição e procurando alguém que adapte os bosses de freio na nova altura com solda tig e um gabarito, ou instalo as ferradurinhas que já tenho. e também caçando as rodas da bike nova (não podem passar de 250, as duas, prontas e com pneus e cassete de MTB). isso pra não falar no garimpo das outras peças...

o quadro GT é tamanho 18, tem 56cm de top tube e 41,5 de chain stais (longos, pra uma estradeira). a pintura está um lixo, toda ralada e com abundante corrosão superficial (o quadro estava enferrujando debaixo de uma árvore, hehehe...) e conforme eu disse ao paulo69, resgatar e adaptar esse quadro não é vilipêndio, é um tributo Thumbs Up, hehehe...




meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
brunosalb Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Abr 2012
RECIFE
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunosalb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2012 as 04:29
Tem um amigo que fez esse milagre, ele colocou pneus 1.0 rodas fulcrum 1 MTB, transmisão adaptada, colocando disco de 50 no pedivela além de usar um quadro todo em carbono
Voltar ao Topo
LuizArthur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizArthur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2012 as 12:59
OI Samuel,
 
Vou continuar acompanhando a sua reforma. Gosto muito desses projetos de bikes hibridas/adaptadas ou sei lá o nome.Wink O bom mesmo e deixar a bike boa pra rodar.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 18:57
montei o trem!

a geometria não ficou ruim não, a bike ficou tão arisca (com rodas 26 e peneus 1.0) que eu tive que tomar cuidado pra não levar vaca loco de cara). bom mesmo seria encontrar um speedeiro anti-euro-style pra testar, hehehe...

por hora, estou com as rodas 26 mesmo, e usando freios cantilever (que estão um lixo perto dos meus véios v-brake... não lembrava que eram tão ruins, já que troquei o último há quase 10 anos.
maiores detalhes sobre a gambiarra do câmbio aqui:

http://www.pedal.com.br/forum/alternativa-baratinha-aos-stis_topic49405.html


seguem as fotos:



com o guidão drop instalado, ainda sem câmbio










montada!

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 22:18
Rapaz, eu vi que essa adaptação do trocador é uma adaptação do sistema que os gringos fizeram. Será que não ficaria melhor se você embaixo do freio, preso no guidão ? Ou será que pega no freio .
Voltar ao Topo
BicicletistaSelvagem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Senador Canedo
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BicicletistaSelvagem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 22:41
Legal.
Mauro Guaracy
Voltar ao Topo
Dante Nirvana Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2009
Recife, PE
Offline
Mensagens:2266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dante Nirvana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 22:48
Originalmente postado por BicicletistaSelvagem BicicletistaSelvagem escreveu:

Legal.




Vamo lá... falta só mais 1 amigo! O que tem pra anunciar é bom, tá num precinho show?
"Some people wear Superman pajamas. Superman wears Chuck Norris pajamas. Chuck Norris wears Jens Voigt pajamas."
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 23:30
Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Rapaz, eu vi que essa adaptação do trocador é uma adaptação do sistema que os gringos fizeram. Será que não ficaria melhor se você embaixo do freio, preso no guidão ? Ou será que pega no freio .


neto1,

tem uns outros testes que quero fazer. tem mais detalhes nesse tópico aqui, ó:

http://www.pedal.com.br/forum/topic49405_post807694.html

abração!


Editado por samuelgouvea - 28 Abr 2012 as 23:31
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
LuizArthur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizArthur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2012 as 01:23
Oi Samuel,
 
A bike ficou incrivel mesmo. Muito bonita.Smile
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2012 as 03:43
valeu luiz!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 18:56
voltando - peguei o quadro de GT que eu havia ganho e coloquei as rodas da minha 29er nele. coloquei também um selim sofá (da caloi 500 da patroa) e um guidon reto que estava na KHS antes do drop/road.

esse quadro de GT é um pouco mais alto que o KHS, mas o toptube tem o mesmo tamanho.
acho que nesse quadro a estradeira vai ficar bem mais legal...




basicamente, só preciso transplantar as peças que estão na KHS pra esse quadro, instalar uns componentes que faltam (selim, corrente, câmbios) adequar a relação (sai esse pedivela e entra um triplo 48-38-28) e montar rodas novas (cassetes 32-11, 8v) pros penus 700x23 e 28 que estão na 29er pro uso diário (esses da foto). daí tanto a 29er quanto a KHS podem voltar a ser MTBs puras mesmo, hehehe...


Editado por samuelgouvea - 08 Mai 2012 as 19:10
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X