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Modificação na mola a ar da Fox Float F120 RLC

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TheLittle Ver Drop Down
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    Postado: 29 Ago 2014 as 10:10
Eu tive o azar de pegar duas suspensões Fox com configuração de mola a ar "erradas" ao meu ver. Uma delas é a Float 32 RLC F120, de 2009, que tem a mola progressiva demais. Isso significa que a suspensão"endurece" muito do meio pro fim do curso (70mm em diante), a ponto de eu nunca ter conseguido com que ela descesse mais que 100mm de curso, não importa o impacto. Ou seja, acabo usando somente 100mm de curso numa suspensão 120mm, uma perda considerável. Se considerar um SAG de 10%, estou utilizando efetivamente  entre 80 e 90mm de curso.
Pesquisando na internet, achei a explicação: a câmara de ar é pequena demais! Isso faz com que o ar fique muito comprimido no fim do curso a ponto de travar a descida do garfo.

Já na minha bike de AM, tenho uma Float 34 CTD evolution, de 160mm. Essa é extremamente o oposto: a suspensão é linear demais! Apesar de ser macia durante o curso todo, ela desce muito quando freia a dianteira, e dá fim de curso facilmente em qualquer impacto um pouco mais forte, nos DH que faço isso atrapalha bastante. Parece até que diante de tanta reclamação dos modelos anteriores serem muito progressivos, a Fox errou a mão fazendo os mais novos lineares demais. Pra tornar ela mais progressiva, seguindo a direção oposta da Fox 32, deve-se diminuir a câmara de ar. Basicamente dá pra fazer isso adicionando mais óleo na câmara, ou comprando um kit da Push de espaçadores pra colocar dentro. A descrição das minhas tentativas de melhorar esse comportamento estão em outro tópico na parte de AM. 

http://www.pedal.com.br/forum/fox-34-evo-ctd-deixando-o-garfo-mais-progressivo_topic78225.html

Bom, voltando a Fox 32.. 
Em alguns fóruns li a recomendação de tentar retirar um pouco do óleo (Fox Float Fluid) que é adicionado  na câmara de ar para lubrificação, fazendo com que libere mais volume pro ar. Como a minha já estava com o recomendado (5ml) até tentei tirar um pouco, deixando 3ml mas não foi muito efetivo, continuou quase igual.
A solução mais radical, seria cortar a vareta que segura o pistão de ar, e refurar. Isso posiciona o pistão mais embaixo, e aumenta radicalmente o tamanho da câmara e teoricamente resolve o problema. Ainda tem a vantagem de que se cortasse demais, poderia corrigir o comportamento colocando óleo adicional até diminuir o volume.
Ontem tomei coragem e fiz, exatamente como nesse tópico, cortando a vareta 2cm e refurando.

http://forums.mtbr.com/shocks-suspension/fox-36-talas-float-conv-piston-mod-692560-2.html

O resultado foi muito parecido com o do cara que fez e descreveu no tópico:
Posso colocar mais ar sem a suspensão ficar muito dura. Agora estou utilizando 2 cliques no LSC (low speed compression, que é a velocidade que a suspensão desce no começo do curso) ao invés de todo aberto como usava antes. Também deu pra dar 2 cliques a mais de retorno (mais lento) que usava anteriomente. Além disso agora o garfo desce o curso todo ao invés dos 100mm anteriormente, e ficou bem mais linear (dureza constante praticamente o curso todo), sem afundar demais quando freia. Talvez até coloque um pouco de óleo pra corrigir aos poucos a linearidade evitar dar fim de curso  nas porradas mais fortes, já que as vezes dou uns saltinhos com ela. O ideal seria um ajuste externo de progressividade, mas em garfos é muito raro ter (em shock é relativamente comum como nos Fox DHX).

Então, se alguém tem uma fox que nunca conseguiu usar o curso todo, ou acha que a suspensão endurece demais, está aí a solução.

ps.:  intuito do tópico é somente apresentar e discutir essa solução, não tenho tempo nem interesse em prestar esse serviço pra terceiros.





Editado por TheLittle - 29 Ago 2014 as 10:26
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Liternit Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2014 as 11:51
parabéns TheLittle, queria ter coragem de abrir uma suspensão, logo mais tenho que trocar os rolamentos da minha Trance e nem isso eu tenho coragem.

só uma duvida SAG de 10% não é muito pouco?
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2014 as 13:51
Cara, foi um chute.. na real eu não fico medindo.... vai mais no "feeling" mesmo, calibro, testo e se não ficar bom calibro de novo. E também costumo calibrar pro tipo de trilha que vou andar, por exemplo, se for um DH eu costumo colocar umas 5 libras a mais que pra trilhas comuns, justamente pro garfo não afundar tanto nas porradas maiores (gaps, saltos, etc). Se é uma trilha com muita raiz e pedra, deixo com mais sag pra suspensão ler melhor o terreno. Se eu vou pegar uma asfalto, ou com muita subida, deixo pouco SAG na traseira pra ficar mais firme. É tudo questão de adaptar ao terreno, pra mim não existe uma configuração "boa pra tudo".

Também depende de quão progressiva é a suspensão, se você tem um garfo bem progressivo dá pra usar sag maior, se for muito linear vai acabar tendo que usar um sag menor pra compensar a suspensão mole demais, pois vai descer muito fácil e dar fim de curso à toa (+- como a minha fox 34, em algumas trilhas tenho que andar com pouco sag por isso).

Além de tudo isso, ainda tem os recursos da suspensão. Se você precisar (ou gostar de) usar um retorno lento, nas suspensões mais simples isso acaba afetando também a compressão, e talvez tenha que usar um SAG diferente do que está acostumado com o retorno aberto.. a regulagem de LSC também afeta o SAG, enfim, quanto mais ajustes melhor, mas também mais coisas pra se preocupar em entender o funcionamento.


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ah, e toma cuidado pra tirar os rolamentos do quadro. eu troquei da Anthem e fiz uma "ferramenta" usando arruelas, parafusos, porcas e pedaços de canote cortado rsrsrs.

NUNCA JAMAIS bata nos rolamentos pra tirar. Sempre tente puxar ele com um parafuso, passando o parafuso por dentro dele, apoiando um tubo no quadro em volta dele(pode ser uma arruela, porca, pedaço de canote) e rosqueando a porca no parafuso. Na hora de colocar de volta, mesma coisa, sempre comprima com o parafuso, sem bater.

se precisar de ajuda quando for trocar me manda uma MP que te explico como fiz.

abraço!
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Tinha postado as impressões da modificação e acabou dando erro no forum e perdi todo o post.

Ficou outra suspensão! e a progressividade ficou do jeito que queria. 
A suspensão agora desce todo o curso, mesmo usando uma pressão ligeiramente maior que usava antes. O meio do curso ficou  muito mais macio e pro fim do curso ela endurece bastante, a ponto de eu só chegar a usar todo o curso em um impacto realmente forte (cair de frente de um salto por exemplo).

fiquei feliz em descobrir também que esse garfo pode ser configurado com 90, 120 e 140mm de curso. testei o "damper" e ele estende quase até 150mm, bastaria trocar  a mola negativa de posição e colocar um pouco mais de óleo na canela hidráulica, e eu teria uma suspensão 140mm. Mas não faço isso pq meu quadro (giant anthem x1 100mm) não suporta esse curso todo, 120 estaria no limite.

Agora a bike ficou muito mais confortável e o desempenho da suspensão ficou excelente, valeu muito a pena a modificação.
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kiorugui Ver Drop Down
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Perfeito..excelentes dicas sobre a Fox.

 
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leonardosegaua Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardosegaua Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2014 as 16:03
Boa Tarde.

Sei q estou no tópipco errado, mas como vc desmontou a sua Fox....acredito q pode me ajudar.
A sua Fox eh Open Bath ou FIT.
Tenho uma Float FIT 2011 e esta com 100mm. Queria saber se consigo configurar com 120 ou 140.

Obrigado

Bom pedal a todos
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kiorugui Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2014 as 19:29
Originalmente postado por leonardosegaua leonardosegaua escreveu:

Boa Tarde.

Sei q estou no tópipco errado, mas como vc desmontou a sua Fox....acredito q pode me ajudar.
A sua Fox eh Open Bath ou FIT.
Tenho uma Float FIT 2011 e esta com 100mm. Queria saber se consigo configurar com 120 ou 140.

Obrigado

Bom pedal a todos
 
Não acredito ser possível mudar o curso na sul.Tem uma versão, acho que a 831 que pode... 
 
Eu já abri uma 100 e 120 ao mesmo tempo, e os tamanhos das bengalas eram iguais. Talvez tenha algum esquema pra fazer na mola, furos, espaçadores e tal. Mas tem que ver também o cartucho hidráulico, pois se ele não estender até 120, 140, etc..não tem como.
 
Tenho uma fox RL 120, coloquei cartucho hidráulico zero, que pode ser instalado em suspa de 120 até 150mm.
 
No site da fox tem excelentes tutoriais de manutenção.
 
Abraço.
 
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Originalmente postado por leonardosegaua leonardosegaua escreveu:

Boa Tarde.

Sei q estou no tópipco errado, mas como vc desmontou a sua Fox....acredito q pode me ajudar.
A sua Fox eh Open Bath ou FIT.
Tenho uma Float FIT 2011 e esta com 100mm. Queria saber se consigo configurar com 120 ou 140.

Obrigado

Bom pedal a todos

exatamente o que o (a)kiorugui falou: depende se o "damper" estende pro curso que você quer. Se você souber desmontar, é fácil averiguar: desparafuse a parte inferior do lado da câmara de ar ( solte a vareta que segura o pistão e mola negativa da canela) e mantenha parafusado o lado hidráulico. Então estenda a suspensão até o curso que você deseja e veja se a parte hidráulica acompanha mantendo o mesmo comportamento (sem "agarrar" ou ficar muito solto). 
Após isso, retire a tampa de cima (onde fica o "bico" de ar) e retire a vareta. Veja se ela tem os outros furos pra posicionar a mola negativa. Se tiver é muito provável que aceite, mas precisa fazer sempre o teste da parte hidráulica pois se ela não acompanhar vai quebrar a suspensão.
Caso seja possível o ajuste do curso, é bom verificar a nova quantidade de óleo a ser adicionado, já que o volume da canela hidráulica vai ser modificado e provavelmente teria que adicionar um pouco de óleo se for aumentado o curso. 

Achei ESTE TUTORIAL EXPLICANDO A MODIFICAÇÃO DO CURSO. Nesta foto, veja claramente as diferentes posições da mola negativa e os cursos respectivos. A minha suspensão é assim, a diferença é que ela aceita as posições que mencionei anteriormente: 90, 120 e 140.

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complementando: a minha Fox 32 é "open bath"
As FIT eu não sei como funciona o cartucho, só sei que vi um tutorial e é bem mais complexo pra abrir do que as de banho aberto ou até que as de cartucho aberto.
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thiagoveloso Ver Drop Down
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Little, foi engraçado ler esse seu tópico porque tenho o mesmo problema com a suspensão da minha bike. Obrigado por ter compartilhado a sua experiência.

Tenho uma Gary Fisher Rumblefish One que vem com uma Fox F120 RL 29. Para facilitar pesquisa no google, digite apenas Fox F120 RL.

Ela tem dois "problemas", que na verdade não me impedem de usar a bike mas também não me permitem extrair o máximo do equipamento.

Problema 1: A trava não funciona. Travada ou não, a suspensão funciona praticamente do mesmo jeito. Sei que a trava nunca deveria realmente "fechar" a suspensão, pois isso a danificaria em caso de pancadas fortes, mas eu esperaria pelo menos um pouco mais de resistência.

Problema 2: O mesmo que o seu. A suspensão funciona muito bem até a metade do curso, mas a partir disso ela fica dura demais, e não chega ao final do curso nem que eu ponha meu peso todo em cima do guidão.

No link que você postou (e em outros que eu encontrei), algumas pessoas dizem que a causa do problema 1 pode ser pouco óleo e que a causa do problema 2 pode ser muito óleo, que toma espaço do ar e consequentemente diminui o curso e a suavidade da suspensão.

Antes de fazer a modificação na sua suspensão, você testou diferentes tipos de óleo nesse caso? Eu estou interessado em resolver os dois problemas, especialmente o #2, mas quero evitar ao máximo abrir a suspensão.

Saudações ciclísticas,
Thiago.
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TheLittle Ver Drop Down
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Thiago, vamos por partes.

A sua suspensão é que ano? Já foi trocado o óleo alguma vez? A regulagem de retorno funciona bem ou também não muda muito?
O que você disse de "evitar abrir a suspensão" é complicado, e eu acho o caminho errado pra você,  pois o certo é justamente abrir ela para efetuar a manutenção. O óleo fica sujo, velho e pode até acabar, e isso causaria um problema sério pois os retentores trabalhariam secos e isso desgasta eles e pior, também o revestimento do tubo da suspensão.

Se a sua fox for igual a minha 120, de banho aberto, a provável causa de não funcionar a trava é a falta de óleo na "perna" hidráulica, fazendo com que o cartucho não funcione direito por não estar totalmente preenchido de óleo. Isso por que nesse tipo de suspensão o mesmo óleo que faz o cartucho hidráulico funcionar é o que lubrifica as canelas, e como ele sempre mantém uma película no tubo da suspensão, a tendência é ele ir acabando com o tempo.
Sobre a trava fechar a suspensão, as Fox tem um sistema de "blow off" que libera a pressão caso pegar um obstáculo com a suspensão fecahada. Inclusive a minha F120 RLC você pode regular com qual pressão isso acontece. Dá uma olhada se na sua não tem esse ajuste, ele pode estar aberto demais.
Todavia recomendo urgente fazer uma revisão.

Sobre o funcionamento do curso todo, aí pode ser tanto excesso de óleo (float fluid) na câmara de ar, ou então a característica da suspensão mesmo, assim como a minha, da câmara muito pequena.
Como vc pode ver no primeiro post, eu fiz o teste de tirar óleo e não adiantou muito, só resolveu cortando a vareta mesmo. Agora tá um espetáculo. Com uma furadeira de bancada e um cortador de tubos (aquele que o pessoal usa pra cortar tubulação de ar condicionado split) fica muito fácil de fazer o serviço. Recomendo tirar 2cm, a minha ficou perfeita assim. Se achou que tirou demais, é só completar com float fluid aos poucos até chegar na progressividade que você achar legal.

Editado por TheLittle - 23 Set 2014 as 08:11
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