Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Melhor ângulo da caixa de direção.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Melhor ângulo da caixa de direção.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Melhor ângulo da caixa de direção.
    Postado: 22 Mai 2015 as 09:48
Qual o melhor ângulo em um quadro HT para All Mountain com uma suspensão 120 130mm? Mais aberto ou mais fechado o ângulo??
Antes de falarem que quadro rígido não serve para All Mountain, não é para All Mountain competitivo mas sim "for fun", coisa pra diversão mesmo.
Agradeço quem puder responder.
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 16:55
Eu estava lendo outro dia em uma revista inglesa reviews de hardtails de all mountain. Se bem me lembro, uma delas tinha suspensão de 140mm e ha de 67°. Pra all mountain é sempre melhor um ângulo de direção mais relaxado do que pra xc. A moda agora são quadros full com ha de 65°, quase geometria de DH.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 17:03
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:


Eu estava lendo outro dia em uma revista inglesa reviews de hardtails de all mountain. Se bem me lembro, uma delas tinha suspensão de 140mm e ha de 67°. Pra all mountain é sempre melhor um ângulo de direção mais relaxado do que pra xc. A moda agora são quadros full com ha de 65°, quase geometria de DH.


Caramba. No caso eu comprei um astro mountainlite com ha de 71.5 graus. Como gosto de pegar umas trilhas mais técnicas também, acho que não vai ser tão incômodo essa inclinação. O que acha na sua opinião?
Sei que a geometria dele é mais para o xc, estradões. Vou colocar uma suspa de 100mm na frente.
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 17:14
Comprou o Astro Bira??? parabéns, tava muito lindo aquele quadro. Fez um excelente compra.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 20:17
Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Comprou o Astro Bira??? parabéns, tava muito lindo aquele quadro. Fez um excelente compra.
uhum comprei o mountainlite. Sairia mais barato do que eu comprar outro pedivela pra outra astro mtb26. Na outra teria que comprar o grupo deore sem os cubos.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2015 as 09:39
não existe angulo ideal... e sim o que a variação do angulo influencia na pilotagem da bike. 

qto menor o angulo ( suspa mais inclinada) mais lenta de resposta vai ser a bike e com isso mais estavel em altas velocidades...   qto maior o angulo , mais arisca a bike.. 

ai depende do que vc quer da bike e de como vc pedala.. 

e tb depende da combinação quadro x suspa.. pois o fabricante do quadro divulga o angulo da caixa de direção baseado numa suspa com um determinado curso.. se vc alterar a suspa, tb vai mudar o angulo...  colocando suspa com mais curso vai deixar o angulo menor e vice versa. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2015 as 15:40
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

não existe angulo ideal... e sim o que a variação do angulo influencia na pilotagem da bike. 

qto menor o angulo ( suspa mais inclinada) mais lenta de resposta vai ser a bike e com isso mais estavel em altas velocidades...   qto maior o angulo , mais arisca a bike.. 

ai depende do que vc quer da bike e de como vc pedala.. 

e tb depende da combinação quadro x suspa.. pois o fabricante do quadro divulga o angulo da caixa de direção baseado numa suspa com um determinado curso.. se vc alterar a suspa, tb vai mudar o angulo...  colocando suspa com mais curso vai deixar o angulo menor e vice versa. 


Boa tarde Royo!

Vejo que vc tem o logo da Astro no avatar, vc seria algum representante?

Se sim, poderia me informar, na geometria do quadro Defense informada no site, para qual comprimento de suspensão se aplica? Pois há variação de padrão no tamanho dos garfos e ali no desenho da geometria não informa o comprimento usado.

Editado por nanito - 14 Jul 2015 as 15:41
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2015 as 09:10
Fala Nanito. 

Não sou representante não....  só tenho uma Astro atualmente. 

Mas essa medida que vc ta procurando não é facil de achar, são poucos fabricantes que divulgam isso..   ja cheguei a ver em algumas specs de quadro uma nota de rodapé dizendo que as medidas eram baseadas em uma dimansão de axel do crown de X mm..  

Não tenho como afirmar com 100% de certeza, mas como a variação entre uma suspa e outra de mesmo curso não seja muito grande.. acho q os fabricantes devam usar ou um valor padrão, ou um valor médio. Em geral a cada 10mm a mais de curso numa suspa, altera perto de 1° no Head tube Angle..   mas a variação entre uma FOX de 100mm e uma RockShox de 100mm não dever ser maior que 10mm, não chega a alterar muito a angulação. 

Se for mudar de uma suspa de 100mm pra uma de 120m ai a mudança já é significativa.. mas mudar apenas de marca mas com o mesmo curso acho que a variaçãõ não seja tão drastica assim...  se chegar a mudar , deve ser 0,5° no máximo. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2015 as 10:30
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Fala Nanito. 

Não sou representante não....  só tenho uma Astro atualmente. 

Mas essa medida que vc ta procurando não é facil de achar, são poucos fabricantes que divulgam isso..   ja cheguei a ver em algumas specs de quadro uma nota de rodapé dizendo que as medidas eram baseadas em uma dimansão de axel do crown de X mm..  

Não tenho como afirmar com 100% de certeza, mas como a variação entre uma suspa e outra de mesmo curso não seja muito grande.. acho q os fabricantes devam usar ou um valor padrão, ou um valor médio. Em geral a cada 10mm a mais de curso numa suspa, altera perto de 1° no Head tube Angle..   mas a variação entre uma FOX de 100mm e uma RockShox de 100mm não dever ser maior que 10mm, não chega a alterar muito a angulação. 

Se for mudar de uma suspa de 100mm pra uma de 120m ai a mudança já é significativa.. mas mudar apenas de marca mas com o mesmo curso acho que a variaçãõ não seja tão drastica assim...  se chegar a mudar , deve ser 0,5° no máximo. 


Pois, ali no desenho da geometria do Defense deve estar configurada para uma suspensão com 150mm de curso (a mesma do quadro). Mas já ouvi falar que esse quadro comporta até 180mm de curso, mas nunca vi alguém com uma suspa dessas num Defense.

Eu já acho que com a suspa de 150mm, o movimento central fica muito distante do solo, imagina com uma 180mm...



Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2015 as 11:55
180mm no defense é muita coisa...  teve varios casos de quebra do Defense com quem usou suspa de 180mm..   eles até reforçaram o quadro depois mas mesmo assim ele não é feito pra usar suspa de 180mm. 

o Defense não é quadro de DH..  não colocaria nada acima de 160mm nele.. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2015 as 13:38


Resolvi colocar uma de 100mm mesmo pois o fabricante recomenda tal. Já peguei umas trilhas cascudas com ela e se comportou bem, mesmo em declives mais acentuados. Gostaria de ter o Quadro DB Response mas além de ser difícil por aqui, é caro.
Gostei do Astro me adaptei muito bem nela e por ser mais pesado e robusto do que os modelos mais tops(1,900kg) me pareceu bastante confiável. Faço All Mountain com ele numa boa.

A geometria dele
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X