Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Massa Crítica - Quem Apoia?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Massa Crítica - Quem Apoia?

 Responder Página  123 17>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Massa Crítica - Quem Apoia?
    Postado: 14 Dez 2011 as 19:44
Postado no blog vá de bici por um tal de Aldo M. (não conheço o cara):

"O último passeio do movimento Massa Crítica demonstrou como promover o deslocamento de centenas de pessoas, nas congestionadas vias públicas de Porto Alegre, a uma velocidade média similar a dos automóveis e com um fluxo de de 6.000 pessoas por hora (500 ciclistas passaram em 5 minutos). Uma verdadeira façanha impossível de ser superada com o uso de automóveis.”

E não se esqueçam que a MC é na sexta, no final do dia, então 6000 pessoas por hora, nessas condições é REALMENTE incrível.

E aí? Quem acha que é uma propaganda válida e quem acha que só faz os ciclistas parecerem maconheiros vagabundos?
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2011 as 20:26
Claro que não, é extremamente sadio esse confronto, aqui em SP tenho participado todo mês, quando pegamos a Vinte e Três de Maio e a Marginal Tietê foi um momento épico.

Abs
Voltar ao Topo
rogeriofranck Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogeriofranck Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 01:47
é totalmente válida, e talvez essencial. Pra mim carro é uma praga causadora de mortes.
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 12:16
Thumbs Down
Voltar ao Topo
Zo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:8496
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 12:33
Calliari, na cidade onde vc mora existe trânsito?
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 12:58
A principal critica que tenho em relação a massa critica é que o pessoal anda em comboio fechando os sinaleiros, o que prejudica não apenas os carros, mas ônibus de transporte público e também pedestres que tem que ficar vários e vários minutos parados esperando todo mundo passar, se tornando muito mais prejudicial que o engarrafamento de carros.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 13:27
Originalmente postado por Zo Zo escreveu:

Calliari, na cidade onde vc mora existe trânsito?

Sim, na verdade moro em Porto Alegre...
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 13:59
Apoio totalmente a Massa Crítica.

Tudo é passível de aperfeiçoamento, mas o conceito e o questionamento que ela provoca são urgentemente necessários.
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 14:04
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

A principal critica que tenho em relação a massa critica é que o pessoal anda em comboio fechando os sinaleiros, o que prejudica não apenas os carros, mas ônibus de transporte público e também pedestres que tem que ficar vários e vários minutos parados esperando todo mundo passar, se tornando muito mais prejudicial que o engarrafamento de carros.

Então vamos lá: segundo você, a massa crítica faz com que os pedestres e ônibus fiquem vários minutos esperando no momento em que ela passa (uma vez por mês).

O trânsito engarrafado dos carros faz com que todos os habitantes das grandes cidades percam várias HORAS TODOS OS DIAS.

E você conclui que as bicicletas que alertam para o problema dos privilégios concedidos ao carros são mais prejudiciais que os carros.

Fica difícil assim, hein?
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 14:48
Então para você dois errados fazem um certo?

Ou seja, o pedestre se fode sempre, se fode porque tem carro demais e tocam pra cima dele, se fode porque tem um grupo imenso de ciclistas que da mesma forma que os carros, não respeitam a preferencia que deveria ser do pedestre.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 15:06
Até onde sei, em uma democracia o prejuízo alheio não é a forma de fazer meus direitos valerem.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 16:07
Então toda manifestação tem que ser feita em um "manifestódromo", mesmo que isso signifique que ninguém vai ver? Acho complicado.

E o "corking" pode até "prejudicar" por alguns minutos a vida de motoristas e passageiros de ônibus, mas estamos falando de MINUTOS. A sociedade precisa aprender a lidar melhor com o tempo, sujeito fica 5min a mais dentro do carro e já acha que está sendo "prejudicado" pela manifestação dos ciclistas? Faça-me o favor...
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 16:09
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Então para você dois errados fazem um certo?

Ou seja, o pedestre se fode sempre, se fode porque tem carro demais e tocam pra cima dele, se fode porque tem um grupo imenso de ciclistas que da mesma forma que os carros, não respeitam a preferencia que deveria ser do pedestre.

Outra coisa, pelo menos aqui em SP, na bicicletada é comum ver os mais experientes berrando pros novatos deixarem os pedestres passarem, darem a preferência em toda faixa (às vezes até com o sinal fechado). Não sei como é o comportamento em outros lugares, pois só participei da Massa aqui, mas te garanto que pelo menos em SP o pedestre não é prejudicado pela manifestação, muito pelo contrário.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 17:11
Também acho ruim trancar os cruzamentos, talvez fosse melhor se o pessoal parasse na sinaleira mesmo. E não perderia o propósito de manifestação ainda assim.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 17:15
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Então para você dois errados fazem um certo?

Ou seja, o pedestre se fode sempre, se fode porque tem carro demais e tocam pra cima dele, se fode porque tem um grupo imenso de ciclistas que da mesma forma que os carros, não respeitam a preferencia que deveria ser do pedestre.

Outra coisa, pelo menos aqui em SP, na bicicletada é comum ver os mais experientes berrando pros novatos deixarem os pedestres passarem, darem a preferência em toda faixa (às vezes até com o sinal fechado). Não sei como é o comportamento em outros lugares, pois só participei da Massa aqui, mas te garanto que pelo menos em SP o pedestre não é prejudicado pela manifestação, muito pelo contrário.


Aqui não, meu pai uma vez quase perdeu um ônibus de viagem pois estava atrasado, bem perto da rodoviária e ficou quase 5 minutos parado esperando todo mundo passar.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 17:31
Tá errado o comportamento do pessoal aí de CWB, mas sem querer dar lição, seu pai não ia perder o ônibus por conta dos 5 min que ele precisou esperar por conta de um imprevisto. Ia perder por conta do próprio atraso, certo?
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 17:33
Hoje um amigo demorou 04h pra sair de casa e chegar na praça mauá, centro do rio.
De bike esse trajeto leva, passeando, duas horas.

Pq não vou de bike? Pq tenho MEDO de pegar a niemayer. Já quase morri lá num domingo, antes das 8 da manhã. Que dirá num dia comum às 18..
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:03
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Tá errado o comportamento do pessoal aí de CWB, mas sem querer dar lição, seu pai não ia perder o ônibus por conta dos 5 min que ele precisou esperar por conta de um imprevisto. Ia perder por conta do próprio atraso, certo?


Sim e não, as vezes o atraso é uma bola de neve de acontecimentos, que poderia culminar com esse inesperado. Outra coisa, principalmente quando andamos a pé ou de bicicleta sabemos exatamente quanto tempo levamos para ir do ponto A ao ponto B, e se isso é uma rotina normalmente tentamos otimizar o tempo para chegar em cima da hora.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:30
Eu apoio qualquer manifestação com um objetivo claro e decente, que respeite a ordem pública e que não seja movida por radicalismos.
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:38
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Eu apoio qualquer manifestação com um objetivo claro e decente, que respeite a ordem pública e que não seja movida por radicalismos.

Democracia.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:57
Existe hora para passear e hora para trabalhar, como também existe hora para se manifestar.
A verdade é que os motoristas são uma minoria que usa a quase totalidade do espaço público.
O ciclismo carece de estrutura viária adequada.
Os pedestres são sempre, como já dito aqui, os mais prejudicados, não têm calçadas adequadas, dificuldade de cruzar ruas.
Sobre tudo o mais importante, que já nos parece normal são as mortes, pessoas que morrem aos milhares!
Vítimas do trânsito?
Não, não são vítimas do trânsito, são vítimas dos automóveis, quem mata são os carros não é o trânsito, pois o trânsito de bicicletas ou de trens não mata ninguém, só quem mata são os carros.
Vivemos sob paradigmas culturais distorcidos.
Precisamos ter a consciência de que a realidade poderia ser completamente diferente.
Você já imaginou a sua cidade sem poluição, sem gazes, sem fuligem, silenciosa?
Você já imaginou uma cidade onde as pessoas se deslocassem em trens elétricos, em silêncio e sem poluição, lendo ou conversando, ou por ciclovias em parques arborizados.
Não isto não é impossível.
Acontece que vivemos dominados por paradigmas da industria automobilística.
Não, não sou comunista, sou empresário, sim ando de carro, mas preferiria morar na Holanda, ou que o Brasil fosse mais parecido com a Holanda e com a Escandinávia.
Por isto vou no Massa Crítica.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:59
E para completar:
A ordem pública no Brasil ampara o direito de manifestação social e política.
O passeio massa crítica está em ordem.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 19:34
Venha para a massa venha!!!!
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 22:26
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Então para você dois errados fazem um certo?

Ou seja, o pedestre se fode sempre, se fode porque tem carro demais e tocam pra cima dele, se fode porque tem um grupo imenso de ciclistas que da mesma forma que os carros, não respeitam a preferencia que deveria ser do pedestre.

Concordo que o pedestre deve ser prioridade número 1, como aliás está previsto em lei.

A questão de parar ou não nos cruzamentos QUANDO O SINAL FECHA DURANTE A TRAVESSIA  é bastante debatida nas listas da bicicletada de São Paulo. Sempre se para nos cruzamentos quando o sinal está vermelho. Ponto. Porém, quando o vermelho ocorre no meio, e isso é frequente porque em São Paulo as bicicletadas já chegam a 1000 participantes, a solução de fragmentar a massa pode gerar problemas de segurança, e ainda não se chegou a um consenso. Quem tem mais experiência percebe que o menor dos prejuízos é todos esperarem a massa passar. De qualquer forma, isso é um detalhe dentro de uma questão muito maior, de discussão da mobilidade urbana como um todo.

O que considero uma enorme distorção na sua mensagem anterior é a afirmação de que os ciclistas da massa crítica são  "muito mais prejudiciais que o engarrafamento de carros." A proporção de 24 horas por dia de poluição e congestionamento dos carros contra poucos minutos mensais de espera silenciosa e limpa não permite, no meu entender,  tal conclusão.


Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 23:14
Mais um do contra. Eu acho um absurdo essa massa crítica. Querem respeito e não respeitam os outros. Inclusive carros merecem respeito, o que não quer dizer que devam ter a preferência.

Querem adotar um modelo parecido com o da China. Uma zona onde o mais forte prevalece. Ao invés de procurar os modelos europeus baseados no respeito, cordialidade, organização.

O pior de tudo é que mesmo não participando desses movimentos, um motorista pode me ver e querer descontar a sacanagem que a massa crítica fez com ele no dia anterior.


Acho que a maioria das pessoas desse movimento deve pensar como o amigo aí de cima, que carro é uma praga causadora de mortes e os motoristas por sua vez pensam que as bicicletas atrapalham o trânsito. Vira uma briga sem fim e nenhum dos dois lados percebe que todos os tipos de locomoção podem conviver pacificamente.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 23:20
Com relação aos pedestres. Eu tenho parado sempre para eles quando isso é útil, ou seja, se estou em uma via com muitos carros passando, não adianta nada só eu parar, se estou próximo ao pedestre sozinho eu paro, seja na faixa de pedestre ou fora dela, não custa eu parar para alguém atravessar.
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 00:29
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Acho que a maioria das pessoas desse movimento deve pensar como o amigo aí de cima, que carro é uma praga causadora de mortes e os motoristas por sua vez pensam que as bicicletas atrapalham o trânsito. Vira uma briga sem fim e nenhum dos dois lados percebe que todos os tipos de locomoção podem conviver pacificamente.

Você conhece "o amigo aí de cima", Marino. Nos hospedamos no mesmo hotel em Ubatuba para o Granfondo, tomamos café juntos antes da prova. Ou foi seu irmão?

De qualquer forma, pensamentos discordantes servem para conhecermos outros pontos de vista. Mas não dá para falar pelos outros, nem colocar em suas bocas palavras que não foram ditas. Eu não falei que carro é uma praga causadora de mortes. Falei que carros causam congestionamento e poluição. 

Concordamos?



Voltar ao Topo
M3nd1g0 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2011
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M3nd1g0 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 01:49
Originalmente postado por FelipeSantos FelipeSantos escreveu:

Hoje um amigo demorou 04h pra sair de casa e chegar na praça mauá, centro do rio.
De bike esse trajeto leva, passeando, duas horas.

Pq não vou de bike? Pq tenho MEDO de pegar a niemayer. Já quase morri lá num domingo, antes das 8 da manhã. Que dirá num dia comum às 18..

OFF

Procure um caminho alternativo, eu vou trabalhar todo dia de bike aqui em são paulo e evito ao máximo as avenidas, aumento alguns quilômetros no meu percurso mas pedalo seguro

OFF
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 03:50
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Mais um do contra. Eu acho um absurdo essa massa crítica. Querem respeito e não respeitam os outros. Inclusive carros merecem respeito, o que não quer dizer que devam ter a preferência.
A massa critica não falta com o respeito para com os motoristas, é o respeito é para com o motorista não para com o carro, pois o que vale é a pessoa que está dentro tanto quanto a que está à pé ou de bicicleta. O único fato questionável é a continuidade do passeio, pois o grupo é grande e unido, a massa crítica só não aceita ser interrompida, os carros podem passar antes ou depois não podem entrar no meio do passeio ciclista, isto é um tanto normal em todas as manifestações, inclusive é um direito constitucional.
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Querem adotar um modelo parecido com o da China. Uma zona onde o mais forte prevalece. Ao invés de procurar os modelos europeus baseados no respeito, cordialidade, organização.
Que argumento é este de que na China é uma zona onde o mais forte prevalece, ao contrário da Europa onde os modelos são baseados no respeito, na cordialidade e na organização. A Europa é relativamente unida e bastante democrática por conta de muita luta política, lá tem sim muito ativismo, todos os direitos que os Europeus têm e nós tanto admiramos foram conquistados com muita luta.
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

O pior de tudo é que mesmo não participando desses movimentos, um motorista pode me ver e querer descontar a sacanagem que a massa crítica fez com ele no dia anterior.
Participo sempre que posso do MC e te digo que a maioria dos motoristas apoia o movimento, só alguns recalcados e preconceituosos não entendem o espírito da coisa, mas isto nem é privilégio de motoristas, haja visto o grande número de ciclistas que, como tu, é contra o passeio.
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Acho que a maioria das pessoas desse movimento deve pensar como o amigo aí de cima, que carro é uma praga causadora de mortes e os motoristas por sua vez pensam que as bicicletas atrapalham o trânsito. Vira uma briga sem fim e nenhum dos dois lados percebe que todos os tipos de locomoção podem conviver pacificamente.
Não está ocorrendo este convívio pacífico, ou você me diz onde, aqui no Brasil não conheço, não sei de nenhuma cidade com espaço adequado e seguro para o ciclismo. Todos os investimentos estão sendo feitos sem pensar na bicicleta, a ideia é que se desista desta loucura de andar de bicicleta no trânsito, ou mesmo em qualquer lugar, pois não há onde.

Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 03:53
Vocês acham que a Europa é desenvolvida por acaso:

Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 04:45
Outra coisa, a China é uma "zona" por conta dos carros, não por causa das bicicletas. Estive recentemente em Pequim e Shanghai, as ciclovias são bastante organizadas por lá.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 21:59
Originalmente postado por mig mig escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Acho que a maioria das pessoas desse movimento deve pensar como o amigo aí de cima, que carro é uma praga causadora de mortes e os motoristas por sua vez pensam que as bicicletas atrapalham o trânsito. Vira uma briga sem fim e nenhum dos dois lados percebe que todos os tipos de locomoção podem conviver pacificamente.

Você conhece "o amigo aí de cima", Marino. Nos hospedamos no mesmo hotel em Ubatuba para o Granfondo, tomamos café juntos antes da prova. Ou foi seu irmão?

De qualquer forma, pensamentos discordantes servem para conhecermos outros pontos de vista. Mas não dá para falar pelos outros, nem colocar em suas bocas palavras que não foram ditas. Eu não falei que carro é uma praga causadora de mortes. Falei que carros causam congestionamento e poluição. 

Concordamos?

Oh Mig, claro que eu sei quem é você. Foi comigo mesmo que tomou café. O amigo que me referia é o do terceiro post, que escreveu exatamente com as palavras que transcrevi.



Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 22:32
Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

A massa critica não falta com o respeito para com os motoristas, é o respeito é para com o motorista não para com o carro, pois o que vale é a pessoa que está dentro tanto quanto a que está à pé ou de bicicleta. O único fato questionável é a continuidade do passeio, pois o grupo é grande e unido, a massa crítica só não aceita ser interrompida, os carros podem passar antes ou depois não podem entrar no meio do passeio ciclista, isto é um tanto normal em todas as manifestações, inclusive é um direito constitucional.

O desrespeito está no que você disse, a massa crítica não aceita ser interrompida. Imagina um cruzamento onde estão passando os ciclistas e o semáforo fecha. Os ciclistas continuam a passar e fecham o cruzamento. Os carros, ônibus (que podem estar cheio de gente) e porque não ciclistas também que estão na outra via, teriam o direito de passar, mas não podem, pois a massa crítica não pode ser interrompida. Apesar de ir contra as leis de trânsito (passar no semáforo vermelho). Se isso não é desrespeitar o próximo eu não sei o que é.

Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

Que argumento é este de que na China é uma zona onde o mais forte prevalece, ao contrário da Europa onde os modelos são baseados no respeito, na cordialidade e na organização. A Europa é relativamente unida e bastante democrática por conta de muita luta política, lá tem sim muito ativismo, todos os direitos que os Europeus têm e nós tanto admiramos foram conquistados com muita luta.

Eu não disse que era contra protestos e reividicações de direito. O que eu acho errado é ir contra o direito dos outros, criar problemas que não precisam existir. Para mim é claro que carros, bicicletas e pedestres podem conviver harmoniosamente (inclusive até mesmo sem ciclovia). E eu não estou viajando, querendo criar o País das Maravilhas. Eu já presenciei isso.
Campanhas de conscientização, fiscalização e punições para os infratores ajudam bastante a começar a criar essa harmonia.

Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

Participo sempre que posso do MC e te digo que a maioria dos motoristas apoia o movimento, só alguns recalcados e preconceituosos não entendem o espírito da coisa, mas isto nem é privilégio de motoristas, haja visto o grande número de ciclistas que, como tu, é contra o passeio.

Ahhhhhh duvido! Se um ciclista já incita a ira nos motoristas, imagina um monte fechando o caminho dele, ocupando uma faixa inteira de uma avenida. Se é assim, para que massa crítica, vocês já tem o respeito dos motoristas.

Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:


Não está ocorrendo este convívio pacífico, ou você me diz onde, aqui no Brasil não conheço, não sei de nenhuma cidade com espaço adequado e seguro para o ciclismo. Todos os investimentos estão sendo feitos sem pensar na bicicleta, a ideia é que se desista desta loucura de andar de bicicleta no trânsito, ou mesmo em qualquer lugar, pois não há onde.

Eu não disse que era no Brasil, mas se quiser um exemplo brasileiro, posso citar Ubatuba em São Paulo. Ciclovia, faixas para ciclistas, locais onde prender a bicicleta nos estabelecimentos e também  o fato dos motoristas saberem que as bicicletas fazem parte do trânsito, facilitam bastante a vida dos ciclistas de lá (que são muitos).

Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 22:35
Acho que importante é ter pessoas importantes junto da massa crítica. Não adianta só os bichos-grilo irem, pq vão argumentar que bicicleta é contra o progresso, que é devagar, que é coisa de vagabundo, etc. Realmente, tem algumas pessoas de cargos altos (infelizmente, pra ser importante no brasil tem que ter dinheiro :/), mas seria legal se tivesse mais.

Acho que a massa trouxe alguma visibilidade pro ciclista, pelo menos aqui em porto alegre. Grande parte foi por causa do atropelamento em massa que teve, mas ainda assim tá valendo.

Eu não vou muito na MC, acho que é uma coisa muito parada e não gosto de ficar andando a 5km/h por aí. Mas eu sempre tento fazer com que meus conhecidos andem de bicicleta. Já tem dois amigos meus da faculdade que compraram. Eu ia de bike pro campus e eles iam de onibus. Eles pagavam 2,70 pra andar de pé, na lotação máxima, e eu chegava lá feliz e acordado. Não tem como alguém não ver que é um meio de transporte bom, se tu usar e mostrar no cotidiano.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 22:54
Marino: acho que a questão de trancar os semáforos faz parte do caráter de manifestação mesmo. Não existe manifestação que não incomode. Eu preferiria que os ciclistas parassem no vermelho, mas acho que se a massa se separasse, ia ser um caos mesmo, ainda mais que tem pessoas que não são acostumadas a andar no meio.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 23:06
Se isso aqui não é uma zona eu não sei o que é:

Carros, motos e bicicletas andando tudo junto e sendo obrigados a andarem na menor velocidade que é a da bicicleta, criando assim congestionamento e perigo principalmente para ciclistas e motociclistas.
Para piorar coloque um guardinha de trânsito (devia chamar profissão perigo) no meio desse tumulto e um semáforo que não serve para muita coisa.
Existe ciclovia, mas sempre tem um apressado que pega a faixa do carro (sem olhar para trás para ver se vinha algum).
O cruzamento no 1:20 min do video completa a piada.

Não seria melhor algo mais próximo disso:

Reparem que os ciclistas também são obrigados a pararem em certos momentos e nem por isso deixam de ter a preferência e que os carros também tem a sua vez.





Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 23:41
Originalmente postado por mig mig escreveu:

A questão de parar ou não nos cruzamentos QUANDO O SINAL FECHA DURANTE A TRAVESSIA  é bastante debatida nas listas da bicicletada de São Paulo. Sempre se para nos cruzamentos quando o sinal está vermelho. Ponto. Porém, quando o vermelho ocorre no meio, e isso é frequente porque em São Paulo as bicicletadas já chegam a 1000 participantes, a solução de fragmentar a massa pode gerar problemas de segurança, e ainda não se chegou a um consenso. Quem tem mais experiência percebe que o menor dos prejuízos é todos esperarem a massa passar. De qualquer forma, isso é um detalhe dentro de uma questão muito maior, de discussão da mobilidade urbana como um todo.


Fala, MIG!

Cara, esse ponto é muito delicado. Concordo que quebrar um grupo grande é complicado, mas há que se fazer isso de algum modo. Afinal:

- congestionamentos de automóveis são grupos grandes, e obedecem aos semáforos.
- massas críticas tendem a crescer e vão chegar a um ponto onde será inviável a manutenção de um grupo coeso.
- Fazendo como é feito agora, a reação dos motoristas é negativa.

Quanto à importância do movimento para a mobilidade e aceitação da bicicleta como meio de transporte sério e veículo participante do trânsito, concordo, é inegável.

O que não se pode deixar é que passe a impressão de um organismo descontrolado e acéfalo (não no sentido pejorativo, por favor) que simplesmente se locomove de um ponto a outro sem tomar conhecimento do trânsito ou dos direitos e deveres alheios. Passando essa impressão o respeito que terão é nulo. O que conseguirão é apenas serem tolerados e isso somente por puro medo das consequências de uma retaliação, não por respeito ao ser humano.

Esse lance de cortar os semáforos sempre me deu no saco, desde há muitos anos, na época dos Night Bikers, que circulavam à noite por SP há coisa de sei lá, 20 anos atrás. Juntavam todo mundo num pelote e você ficava 5 ou 10 minutos esperando todo mundo passar. E não havia nada de ativismo naquilo, era apenas o lazer de alguns passando por cima das necessidades de muitos.

Em suma, a massa crítica precisa ter uma consciência coletiva mais abrangente do que o próprio umbigo. Eu sinceramente ficaria positivamente surpreso de não ver o movimento como MAIS UM exemplo da Lei de Gérson.

Então, como regra geral e feita essa ressalva que comentei acima, até aprovo a existência do movimento.
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 00:35
Como disse, Marino, em Pequim e Shanghai (e Shenzhen) não vi nada parecido com isso. Mas enfim, também não achei o vídeo tão catastrófico assim.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 06:12
Marino para você ser coerente você deve parar de andar de bicicleta para não atrapalhar o trânsito.Thumbs Down
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 18:08
A MC ocorre dentro da Lei e de acordo com a Democracia.
Falta de democracia é tentar inibir uma manifestação pacífica.
Sobre a unidade do passeio ciclístico, no sentido deste não ser interrompido, por acaso alguém já viu algum evento ser interrompido pelo trânsito, com uma passeata ou uma competição.
Imagina a maratona de São Paulo parando no sinal vermelho, para os carros passarem.
E o problema não é os carros passarem na transversal, o problema é que eles entrariam no sentido da MC e dividiriam o grupo, ou seja acabam com o evento, perde todo o sentido.
E como juridicamente o direito de manifestação coletiva é garantido no nosso regime democrático a MC segue ocorrendo com toda a garantia, segurança e respeito.
Quem não aceita está contra a Constituição e contra a Democracia.

Por isto contra o eventual abuso de pessoas sem consciência social e política, que possam usar de violência é que contamos com a garantia da proteção da Brigada Militar no Massa Crítica, pois a Lei sim está do nosso lado. 

Por isto a MC cresce a cada mês, o ciclismo cresce visivelmente nas ruas e os políticos começam a ter consciência da importância da bicicleta no planejamento urbano.

Achando que tudo tá bem que o importante é manter as coisas como estão enquanto os ciclistas estão sendo atropelados é uma alienação muito grande.

Alguns números foram aferidos na MC de ontem praticamente 300 ciclistas deslocando-se lentamente a 10 Km com tempo de passagem de 2 minutos.
Não se trata de um grande problema de espera.

Aliás é uma eficiência muito superior à do tráfego automotivo, que nem de longe consegue atingir esta marca.

Quem usa deste detalhe para descaracterizar o MC está mal informado e mal intencionado.

É um grane erro pretender culpar o MC ou as bicicletas pelos problemas de trânsito.
O MC e as bicicletas são sim é parte da solução.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 17>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X