Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Manutenção e limpeza da bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Manutenção e limpeza da bike

 Responder Página  <12345 10>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2012 as 23:33
Diesel sabão e água? Óleo e água nem misturam pra começo de conversa. Só falta dizer que vc joga isso tudo no ralo da pia depois? 1 litro de óleo (por exemplo diesel) contamina (entenda: inutiliza) 50.000 litros de água. Thumbs Down
Voltar ao Topo
Zanellatto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zanellatto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 10:34
Ah, eu Limpo Corrente, Catraca e Coroa com Querosene, deixa Limpinho tbm :D
e o quadro e rodas eu limpo com Pano Húmido e escovinha, depois passo um pano com WD40 em tudo :P
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2012 as 18:08
Antes eu lavava com Diesel. Mas agora eu tenho feito assim:

Para limpeza semanal, que eu não dou banho na bike. Uso Veja desengordurante e esfrego com uma escova de dentes. Tem funcionado bem. 

A cada 500km estou fazendo rodízio de correntes e a cada troca da corrente dou um banho na bike. Neste caso eu uso um balde com sabão em pó e esfrego com a escova de dentes. 

Das duas maneira tem ficado bem limpo, sendo que quando lavo a bike com sabão em pó, sai tudo mesmo, fica brilhando. Lavo com a mangueira sem pressão. Espero tudo secar e lubrifico com óleo.

Abraço,
Ricardo.


Editado por ricardoxem - 19 Nov 2012 as 18:08
Voltar ao Topo
mammuthix Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mammuthix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2012 as 20:13
tenho uma bike com pintura preto fosca, peguei uma trilha leve esse fds e fui lavar (limpar) pela primeira vez, tem poucos meses que tenho ela e raramente coloco pra sujar, uso mais urbano mesmo.

limpei o quadro utilizando um pano com alcool, vi um video no youtube demonstrando e a galera positivando, so depois que vi gente falando que nao devia porque zoa a tinta. é verdade? fiz besteira ?

fiz todo o processo na sombra.

fiquei com medo e depois passei um pano com agua por cima e passei um pano seco, nao sei se ajuda em algo, mas enfim.

a corrente limpei com o mesmo pano que usei com alcool e depois usei óleo húmido Finish Line com um outro pano tirando o excesso.

obrigado.
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2012 as 21:22
eu limpava a corrente com querosene, mas no manual do lubrificante que eu uso fala pra não usar, que o querosene deixa resquícios que não evaporam de dentro da corrente, prejudicando a lubrificação. Estava limpando com thinner e um pincel e pano (com cuidado pra não pegar na pintura). Mas agora, seguindo a dica de alguém aqui do fórum, boto um Veja desengordurante (pra limpar cozinha) na ferramentinha de limpar corrente e o negócio fica bonito de limpo. Não fede, não arde. Recomendo.

Pra limpar a bike, estou usando a dica do A. Rocha. Baby wipes. Tem uns baratinhos na farmácia, e dá um talento na bike, e ela ainda fica cheirosinha. Cu-ru-zes Embarrassed
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2012 as 21:38
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

eu limpava a corrente com querosene, mas no manual do lubrificante que eu uso fala pra não usar, que o querosene deixa resquícios que não evaporam de dentro da corrente, prejudicando a lubrificação. Estava limpando com thinner e um pincel e pano (com cuidado pra não pegar na pintura). Mas agora, seguindo a dica de alguém aqui do fórum, boto um Veja desengordurante (pra limpar cozinha) na ferramentinha de limpar corrente e o negócio fica bonito de limpo. Não fede, não arde. Recomendo.

Pra limpar a bike, estou usando a dica do A. Rocha. Baby wipes. Tem uns baratinhos na farmácia, e dá um talento na bike, e ela ainda fica cheirosinha. Cu-ru-zes Embarrassed


O bom é que o Veja quase não é corrosivo. Big smile

Baby Wipes? A bicicleta fica com cheirinho de nenê. Muito boa essa!
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2012 as 21:57
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

eu limpava a corrente com querosene, mas no manual do lubrificante que eu uso fala pra não usar, que o querosene deixa resquícios que não evaporam de dentro da corrente, prejudicando a lubrificação. Estava limpando com thinner e um pincel e pano (com cuidado pra não pegar na pintura). Mas agora, seguindo a dica de alguém aqui do fórum, boto um Veja desengordurante (pra limpar cozinha) na ferramentinha de limpar corrente e o negócio fica bonito de limpo. Não fede, não arde. Recomendo.

Pra limpar a bike, estou usando a dica do A. Rocha. Baby wipes. Tem uns baratinhos na farmácia, e dá um talento na bike, e ela ainda fica cheirosinha. Cu-ru-zes Embarrassed

Se importa em resumir seu passo a passo?
Voltar ao Topo
mammuthix Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mammuthix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2012 as 23:57
Originalmente postado por mammuthix mammuthix escreveu:

tenho uma bike com pintura preto fosca, peguei uma trilha leve esse fds e fui lavar (limpar) pela primeira vez, tem poucos meses que tenho ela e raramente coloco pra sujar, uso mais urbano mesmo.

limpei o quadro utilizando um pano com alcool, vi um video no youtube demonstrando e a galera positivando, so depois que vi gente falando que nao devia porque zoa a tinta. é verdade? fiz besteira ?

fiz todo o processo na sombra.

fiquei com medo e depois passei um pano com agua por cima e passei um pano seco, nao sei se ajuda em algo, mas enfim.

a corrente limpei com o mesmo pano que usei com alcool e depois usei óleo húmido Finish Line com um outro pano tirando o excesso.

obrigado.

pessoal, passei um pano com alcool na bike pra limpar o quadro, so depois li que nao podia. ela estava na sombra.

passei um pano úmido com agua depois. tem algo mais que posso fazer?

nao parece ter marcado nem nada, mas estou com aquela sensacao de "fiz merda" e com medo dela ficar toda manchada.

a bike é preto fosca.

agradeco qualquer ajuda.
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 10:16
Originalmente postado por binhopires binhopires escreveu:

Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

eu limpava a corrente com querosene, mas no manual do lubrificante que eu uso fala pra não usar, que o querosene deixa resquícios que não evaporam de dentro da corrente, prejudicando a lubrificação. Estava limpando com thinner e um pincel e pano (com cuidado pra não pegar na pintura). Mas agora, seguindo a dica de alguém aqui do fórum, boto um Veja desengordurante (pra limpar cozinha) na ferramentinha de limpar corrente e o negócio fica bonito de limpo. Não fede, não arde. Recomendo.

Pra limpar a bike, estou usando a dica do A. Rocha. Baby wipes. Tem uns baratinhos na farmácia, e dá um talento na bike, e ela ainda fica cheirosinha. Cu-ru-zes Embarrassed

Se importa em resumir seu passo a passo?


passo a passo? Sure!

Penduro a bike em um suporte na garagem. Encho o limpador de corrente até a marca com o Veja (tá certo que essa parte só fiz uma vez, mas de primeira deu certo), completa o resto com água, fecha tudo e vai rodando a corrente e dando uns jabs nos cachorros pra eles não ficarem lambendo nada LOL

Tive que fazer 3 vezes, pq a corrente estava soltando bastante sujeira. Depois passei uma só com água e "centrifuguei" pedalando a bike no suporte o mais rápido possível até não voar mais água. Depois passei um paninho em toda a corrente pra secar bem, e deixei em repouso. Aí no dia seguinte aplico o óleo, e só no final limpei com o baby wipes. Essa parte não tem erro. Só tirar o  lenço do potinho e passar onde quiser na bike.

Supostamente podem existir produtos melhores para limpeza. Como usa pouco é de se testar. Marino, o que vc usa?
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 10:48
Opa! Thx!

Esse baby wipes é o que exatamente? Um lenço umedecido?
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 10:50
Originalmente postado por binhopires binhopires escreveu:

Opa! Thx!

Esse baby wipes é o que exatamente? Um lenço umedecido?


exatamente. Baby Wipes é só uma marca. Wink Acha em qualquer farmácia.


Editado por klhada - 12 Dez 2012 as 10:50
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 10:53
Qual teu limpador de corrente, Klhada?

Esse aqui da Park Tools?
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 10:58
Originalmente postado por dmbenati dmbenati escreveu:

Qual teu limpador de corrente, Klhada?

Esse aqui da Park Tools?


nem, o meu é esse:
http://brasabike.com.br/produto/limpador-de-corrente-ice-toolz-.

paguei quando comprei umas peças nesse loja por 20 reaus. Mas todos esses funcionam de forma similar. Bota o produto, fecha e gira o pedivela. Recomendo. Wink

Agora estou vendo qto tempo vai durar até ter que lubrificar de novo a corrente. Já estou em 320kms Big smile
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 11:02
Aqui vão algumas dicas (já trabalhei como mecânico):

- Se sujou bem pouquinho, apenas um paninho com cera líquida resolve, protege, e ainda dá um brilhinho especial. Obs.: nunca passe nos pneus, nas bandas do aro se você usa v-brake e nos discos.

- Se a sujeira foi mais pesada, pode lavar com água e são neutro (ou até mesmo shampoo para veículos neutros). Sempre cuidado com os discos, estes lavem apenas com detergente de cozinha e enxáguem BEM. Evitem molhar muito e esfregar muito os cubos, a caixa de direção e o movimento central... destes tirem a sujeira mas evitem ficar esfregando e molhando demais. Passem um pano em tudo para retirar o excesso de água e se possível deixem secá-la em sol forte (quem possui um compressor de ar é o ideal). Lubrifique com uma gotinha por elo de finish line (você escolhe se o úmido ou seco... eu prefiro o seco). Retire o excesso com papel toalha.

- Se a sujeira for mais pesada ainda, daí requer oficina, ou apenas que você tenha alguns equipamentos. Eu sugiro que tenham os equipamentos e façam vocês mesmos, hoje em dia são baratos, e as revisões de oficinas estão custando em média 120 reais pelo Brasil e muitas vezes os mecânicos nem fazem nada, apenas enrolam.

- Retire a corrente, deixe de molho no querosene, depois fique esfregando com pincel ela mergulhada no querosene. Se estiver MUITO suja, retire o querosene sujo e repita a operação até ficar bem limpinha. Depois, lave com água. Retire o excesso de água com papel toalha e deixe secar no sol forte (caso não tenha sol forte passe secador de cabelo). Importante: se não for sol FORTE, seque bem com secador de cabelo. Não deixe ela secando ao tempo por muito tempo, pois ela vai estar sem proteção e vai enferrujar. O ideal é secador de cabelo mesmo. Depois de bem seca, lubrifique com uma gotinha por elo de finish line (você escolhe se o úmido ou seco... eu prefiro o seco). Retire o excesso com papel toalha.

- Retire o pedivela do lado das coroas. Lave com querosene e pincel. Retire o querosene com água e esponja e sabão neutro ou shampoo de veículos neutro. Deixe secar em sol forte ou seque com secador de cabelo. Lubrifique com o finish-line as partes de fixação das coroas (bem pouca lubrificação... retire o excesso).

- Retire o k7. Lave todas as partes com querosene. Retire o querosene com água. Deixe secar em sol forte ou use secador de cabelo. Lubrifique a parte traseira dele (a qual encaixa o cubo) com WD40 (não precisa muito), retire o excesso com pano.

- Solte as rodas. Gire o movimento dos cubos e sinta se estão com folga ou se estão fazendo algum barulho de sujeira (tipo um roc-roc haha)... se existir sujeira no interior dos cubos vocês vão sentir... neste caso, levem para oficina as rodas e peça que façam manutenção dos cubos (eu poderia explicar como faz mas é complicadinho ajustar e etc);

- V-brake ou discos mecânicos: apertem as manetes e sintam se está lisinho, sem sujeiras. Dá pra sentir quando tem sujeira, o aperto não é certinho. Se estiver sujo, soltem os cabos, tirem os conduítes e com ajuda de uma mangueirinha fininha apliquem WD40 dentro dos conduítes... deixem um pouco pendurado para sair o excesso. Passem um pano seco limpo com firmeza nos cabos afim de retirar a sujeira. Montem novamente . Nas partes onde o cabo fica DENTRO do conduíte, passem um pouquinho de graxa. Mas bem pouquinho. Regulem os freios.

- Câmbio traseiro. Se você tem prática para regular, pode retirá-lo e lavá-lo com querosene. Senão tem, pode deixar a bike (sem rodas) na posição vertical e lavá-lo ali mesmo querosene, sem soltar cabos nem nada (não perderá regulagem). Lave bem com querosene, retire o excesso com água e deixe secar ao sol ou use secador de cabelo. Depois de bem sequinho, lubrifique TODAS as articulações dele e rolamentos e roldadas com WD40 e finish line... retire BEM o excesso com pano seco.

- Câmbio dianteiro. Se você tem prática para regular, pode retirá-lo e lavá-lo com querosene. Se não tem, pode deixar a bike (sem rodas) na posição horizontal e lavá-lo ali mesmo querosene, sem soltar cabos nem nada (não perderá regulagem). Lave bem com querosene, retire o excesso com água e deixe secar ao sol ou use secador de cabelo. Depois de bem sequinho, lubrifique TODAS as articulações dele e rolamentos e roldadas com WD40 e finish line... retire BEM o excesso com pano seco.

- Certifique-se de que as trocas ainda estão fáceis, que não prendem, que estão redondas. Se não estiverem, precisa ser feio o mesmo processo indicado acima para freios v-brake / discos mecânicos. Se não sabe regular, apenas leve a oficina e peça regulagem, é rápida e simples.

- Movimento central apenas retire os excessos de sujeira com pano. Gire um pouco ele com o pedivela que ficou montado e sinta se gira redondinho ou se tem enroscos e barulhos de sujeira. Se tiver, retire-o e leve para manutenção.

- Caixa de direção apenas gire um pouco o guidão e sinta se está redondinho... se não estiver, leve para manutenção.

Bom é mais ou menos isso aí... qualquer dúvida perguntem... vocês fazem isso em 3 horas mais ou menos... e ainda fica bem feitinho pois farão com carinho na bike de vocês... oficina não tem carinho não... e demora apenas 3 horas ao invés de 1 semana (tempo médio que as oficinas pedem).

Abraços.
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 11:09
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:


Originalmente postado por dmbenati dmbenati escreveu:

Qual teu limpador de corrente, Klhada?

Esse aqui da Park Tools?


nem, o meu é esse:
http://brasabike.com.br/produto/limpador-de-corrente-ice-toolz-.

paguei quando comprei umas peças nesse loja por 20 reaus. Mas todos esses funcionam de forma similar. Bota o produto, fecha e gira o pedivela. Recomendo. Wink

Agora estou vendo qto tempo vai durar até ter que lubrificar de novo a corrente. Já estou em 320kms Big smile


Uhhh... baratão esse da Brasa! Acho que vou pegar um, ficar desmontando a corrente para limpar é um saco, fora que deve diminuir a durabilidade. Funcionando bem, esses limpadores de corrente são uma mão na roda!

Valeu!
Voltar ao Topo
dnmontez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
SP/SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dnmontez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 23:20
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Aqui vão algumas dicas (já trabalhei como mecânico):

- Se sujou bem pouquinho, apenas um paninho com cera líquida resolve, protege, e ainda dá um brilhinho especial. Obs.: nunca passe nos pneus, nas bandas do aro se você usa v-brake e nos discos.


HAIRTON, 

Muito boas as suas dicas, com certeza ajudarão muito. Parabéns pela sistematização.

Essa cera que vc diz é uma cera de carro ou alguma especial?  Limpo a bike primeiro ou vou direto para a cera?

Abraços e obrigado
Voltar ao Topo
dnmontez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
SP/SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dnmontez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2012 as 23:22
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

 

nem, o meu é esse:
http://brasabike.com.br/produto/limpador-de-corrente-ice-toolz-.

paguei quando comprei umas peças nesse loja por 20 reaus. Mas todos esses funcionam de forma similar. Bota o produto, fecha e gira o pedivela. Recomendo. Wink

Agora estou vendo qto tempo vai durar até ter que lubrificar de novo a corrente. Já estou em 320kms Big smile


Klhada, 

Você usa algum produto especial neste equipamento? 

abs
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 09:23
Já ouviram falar de passar silicone?
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 09:35
Originalmente postado por dnmontez dnmontez escreveu:

Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Aqui vão algumas dicas (já trabalhei como mecânico):

- Se sujou bem pouquinho, apenas um paninho com cera líquida resolve, protege, e ainda dá um brilhinho especial. Obs.: nunca passe nos pneus, nas bandas do aro se você usa v-brake e nos discos.


HAIRTON, 

Muito boas as suas dicas, com certeza ajudarão muito. Parabéns pela sistematização.

Essa cera que vc diz é uma cera de carro ou alguma especial?  Limpo a bike primeiro ou vou direto para a cera?

Abraços e obrigado

Cera líquida parceiro... qualquer uma destas automotivas... você compra em lojas de itens para veículos... coloca um pouco em um balde de água (uns 100ml de cera líquida para um meio balde mais ou menos)... mistura bem... enxarca o pano ali e via limpando e lavando o pano no balde e boua.

Quanto ao SILICONE que o parceiro disse, também é uma boa, desde que usem um de QUALIDADE (o único que eu recomento é o Jimo Silicone AEROSSOL)... pois ele limpa, dá brilho, protege, e não deixa a superfície grudenta emplastada como os demais silicones... se a superfície fica emplastada, o pó e a sujeira grudam nela com mais facilidade.

Com o Jimo Silicone Aerossol da pra fazer o mesmo esquema da cera líquida... bota meio balde de água, espirra o aerossol um tempo na água... mistura... e dai fica molhando o pano nesta mistura de água e silicone... fica show de bola também.

IMPORTANTE: tanto usando cera líquida quanto silicone, NUNCA PASSEM o pano com qualquer um destes produtos nos pneus, nos discos, nos aros caso usem v-brake e nas pastilhas de freio. Cuidado, se passarem numa dessas partes vão comprometer sua segurança, o pneu ficará liso e a bike pode não freiar.

Abraços.
Voltar ao Topo
dnmontez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
SP/SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dnmontez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 09:43
Valeu Hairton,

Vou tentar fazer isto no fds.

Estou querendo comprar um desses limpadores de corrente tipo esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451974471-vendo-limpador-de-corrente-para-bicicletas-chain-cleaner-_JM

É uma boa mesmo? O que coloco dentro dele? E o cassete e as coroas? Como faço para limpar? Vai na escova de dentes velha mesmo? O que passo? querosene mesmo? ou algum tipo de desengraxante especial?

obrigado novamente
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 09:48
Originalmente postado por dnmontez dnmontez escreveu:

Valeu Hairton,

Vou tentar fazer isto no fds.

Estou querendo comprar um desses limpadores de corrente tipo esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451974471-vendo-limpador-de-corrente-para-bicicletas-chain-cleaner-_JM

É uma boa mesmo? O que coloco dentro dele? E o cassete e as coroas? Como faço para limpar? Vai na escova de dentes velha mesmo? O que passo? querosene mesmo? ou algum tipo de desengraxante especial?

obrigado novamente

Não conheço este produto, mas parece bacana. Mas eu prefiro tirar a corrente (é totalmente fácil com a chave correta que também é barata) e lavar com querosene. Querosene é muito bom, limpa muito bem e não agride as partes partes. Correte, câmbios, coroas, k7, tudo com querosene... usa um PINCEL destes, é a melhor coisa: http://www.nipen.com.br/produtos/ferragens/big/pincel2.jpg

Abraços.
Voltar ao Topo
leolupi Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leolupi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 17:10
Eu li que não se deve lavar o k7 com querosene, porque pode desengraxar ele internamente e dar muito mais trabalho, dizia só pra limpar por fora com pincel. Não tenho experiência com isso, pergunto a você, procede?
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 17:36
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Originalmente postado por dnmontez dnmontez escreveu:

Valeu Hairton,

Vou tentar fazer isto no fds.

Estou querendo comprar um desses limpadores de corrente tipo esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451974471-vendo-limpador-de-corrente-para-bicicletas-chain-cleaner-_JM

É uma boa mesmo? O que coloco dentro dele? E o cassete e as coroas? Como faço para limpar? Vai na escova de dentes velha mesmo? O que passo? querosene mesmo? ou algum tipo de desengraxante especial?

obrigado novamente

Não conheço este produto, mas parece bacana. Mas eu prefiro tirar a corrente (é totalmente fácil com a chave correta que também é barata) e lavar com querosene. Querosene é muito bom, limpa muito bem e não agride as partes partes. Correte, câmbios, coroas, k7, tudo com querosene... usa um PINCEL destes, é a melhor coisa: http://www.nipen.com.br/produtos/ferragens/big/pincel2.jpg

Abraços.


Dnmontez,

de preferência a produtos biodegradáveis como por exemplo o Citrus da Finish Line para executar a limpeza a corrente ao invés de querosene, ainda tem o incomodo para muitos do forte "odor" do querosene enquanto os "Citrus" deixam menos odor e muito mais agradável com um cheiro cítrico, além de não deixar a casa toda cheirando a querosene e o meio ambiente também agradece.


Esse tipo de limpador de corrente é bastante simples de ser usado e prático, se você morar em apartamento é uma mão na roda esse limpador de plástico que você menciona, muitas oficinas e ciclistas utilizam, pode confiar.






Espero ter te ajudado...Thumbs Up



Editado por velocycle - 13 Dez 2012 as 17:39
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 17:37
Originalmente postado por leolupi leolupi escreveu:

Eu li que não se deve lavar o k7 com querosene, porque pode desengraxar ele internamente e dar muito mais trabalho, dizia só pra limpar por fora com pincel. Não tenho experiência com isso, pergunto a você, procede?

Você pode lavar o k7 com querosene se você retirá-lo da bike, como expliquei. Lavar ele com querosene diretamente na bike, no cubo, daí não pode de jeito nenhum. O querosene irpa infiltrar no cubo e daí fazer uma caquinha exigindo uma manutenção completa no cubo. Mas somente o k7 pode sim.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 17:39
Se tiver grana para comprar o Citrus da Finish manda ver... mas será somente pelo cheiro mesmo... o querosene não ataca as peças.
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 17:45
Originalmente postado por dnmontez dnmontez escreveu:

Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

 

nem, o meu é esse:
http://brasabike.com.br/produto/limpador-de-corrente-ice-toolz-.

paguei quando comprei umas peças nesse loja por 20 reaus. Mas todos esses funcionam de forma similar. Bota o produto, fecha e gira o pedivela. Recomendo. Wink

Agora estou vendo qto tempo vai durar até ter que lubrificar de novo a corrente. Já estou em 320kms Big smile


Klhada, 

Você usa algum produto especial neste equipamento? 

abs


como eu disse antes, uso Veja desengordurante no aparato, e funcionou legal. Mas supostamente qualquer produto de limpeza um pouquinho mais forte que esses vejas comuns já deve dar conta.

Qto ao querosene, uso pra limpar o cassete e pedivela, com pincel, fora da bike. Na corrente não uso mais. Só pra limpar essas partes, é rápido, e se fizer no lugar ventilado o cheiro nem incomoda muito. Mas um produto que limpasse bem TUDO e sem cheiro forte, e ainda fácil de achar por aqui, seria perfeito. Vou pesquisar depois.
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 17:48
Já falei, suco de limão misturado com detergente de cozinha, mas ninguém acredita em mim Disapprove
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 18:03

Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Se tiver grana para comprar o Citrus da Finish manda ver... mas será somente pelo cheiro mesmo... o querosene não ataca as peças.

Citrus da Finish Line pode ser um pouco caro, mas você pode achar outros desengraxantes cítricos similares no mercado a um preço muito bom.

Como por exemplo os desengordurantes Veja Citrus , Citrus Biowash, dentre outros.




Sim querosene e outros derivados do petróleo podem atacar quadro e peças que sejam feitas de fibra de carbono, como câmbio dianteiro, câmbio traseiro, pedivela dentre outros componentes que tenham contato com estes derivados de petróleo. Agora se não for de fibra de carbono não tem problema algum sua utilização.

Cuidados com quadro e peças feitos de fibra de carbono

"3- Evite que o quadro tenha contato com produtos derivados de petróleo (benzina, tiner, gasolina, thinner, diesel, querosene). Lave a bike somente com sabão neutro."



Wink



Editado por velocycle - 13 Dez 2012 as 19:01
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 08:10
Originalmente postado por velocycle velocycle escreveu:


Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Se tiver grana para comprar o Citrus da Finish manda ver... mas será somente pelo cheiro mesmo... o querosene não ataca as peças.

Citrus da Finish Line pode ser um pouco caro, mas você pode achar outros desengraxantes cítricos similares no mercado a um preço muito bom.

Como por exemplo os desengordurantes Veja Citrus , Citrus Biowash, dentre outros.




Sim querosene e outros derivados do petróleo podem atacar quadro e peças que sejam feitas de fibra de carbono, como câmbio dianteiro, câmbio traseiro, pedivela dentre outros componentes que tenham contato com estes derivados de petróleo. Agora se não for de fibra de carbono não tem problema algum sua utilização.

Cuidados com quadro e peças feitos de fibra de carbono

"3- Evite que o quadro tenha contato com produtos derivados de petróleo (benzina, tiner, gasolina, thinner, diesel, querosene). Lave a bike somente com sabão neutro."



Wink



Boa parceiro! Esqueci de citar sobre o Carbono.

Na verdade não é que o querosene ataca o Carbono em si... a verdade é que muitas (a maioria) das peças são uma mescla de alumínio com carbono... e nas junções entre os dois materiais elas são COLADAS (não existe solda entre alumínio e carbono)... querosene é um desengraxante forte, então, ele pode acabar afetando estas colas, amolecendo ou até mesmo retirando a mesma.

Quanto ao quadro, eles falam pra você evitar passar querosene e derivados do petróleo pelos mesmos cuidados... alguns quadros possuem adesivos vagabundos, colas, ou até mesmo tintas fracas... daí o querosene e outros derivados podem atacar, por isso em meu post não redomendei passar no quadro, susp, banco, etc etc etc.... é somente nas peças que citei mesmo (se não forem de carbono)... o restante é apenas água, detergente neutro e depois paninho com água e cera líquida ou água e silicone (com excessão das peças que também já citei no post.. discos, aros para v-brake, pneus, etc).

Abraços.
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 09:57
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Já falei, suco de limão misturado com detergente de cozinha, mas ninguém acredita em mim Disapprove


verdade, tinha esquecido dessa pra testar um dia. Mas o problema é que, em casa, dando manutenção na bike, comprar um limãozinho? Vai dar aquela vontade boooooa de fazer uma caipirinha. LOL No final a manutenção pode ficar meia boca.

Eu já perguntei uma vez, mas pergunto de novo: qual a proporção que vc usa? Qto de suco pra qto de detergente?


Editado por klhada - 14 Dez 2012 as 09:58
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 10:01
 
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Boa parceiro! Esqueci de citar sobre o Carbono.

Na verdade não é que o querosene ataca o Carbono em si... a verdade é que muitas (a maioria) das peças são uma mescla de alumínio com carbono... e nas junções entre os dois materiais elas são COLADAS (não existe solda entre alumínio e carbono)... querosene é um desengraxante forte, então, ele pode acabar afetando estas colas, amolecendo ou até mesmo retirando a mesma.

Abraços.
 
 
 
Na verdade ataca sim, a questão do uso de querosene, thinner, benzina e outros derivados do petróleo, não esta somente relacionada a "cola" que une carbono + alumínio em algumas peças como você menciona, mas sim esta relacionado a que o querosene e outros derivados do petróleo podem destruir e retirar a camada de verniz ou tinta que protegem o quadro e as peças de fibra de carbono, com isso acaba penetrando por estas microfissuras no quadro e peças feitos de fibra de carbono e com o passar do tempo vai dissolvendo a resina que faz a aglutinação das fibras de carbono das peças e quadro deteriorando e fragilizando estes materiais.
 
 
Wink
 
 


Editado por velocycle - 14 Dez 2012 as 10:04
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 10:21
Citar
 
 
 
Na verdade ataca sim, a questão do uso de querosene, thinner, benzina e outros derivados do petróleo, não esta somente relacionada a "cola" que une carbono + alumínio em algumas peças como você menciona, mas sim esta relacionado a que o querosene e outros derivados do petróleo podem destruir e retirar a camada de verniz ou tinta que protegem o quadro e as peças de fibra de carbono, com isso acaba penetrando por estas microfissuras no quadro e peças feitos de fibra de carbono e com o passar do tempo vai dissolvendo a resina que faz a aglutinação das fibras de carbono das peças e quadro deteriorando e fragilizando estes materiais.
 
 
Wink
 
 

Tem lógica. De qualquer forma no carbono é bom evitar, eu mesmo nunca passei nas peças de carbono das bikes que fiz manutenção.

Vale ressaltar também que eu indiquei apenas querosene para as peças que citei também, porque o querosene é um dos mais fracos derivados. Thinner, benzina, gasolina, etc NUNCA devem ser usados. Estes sim destróem TUDO, pintura, verniz, adesivos, ressecam e queimam partes plásticas, etc. Estes acabam com sua bike. Eu só recomendo querosene e os produtos da finish.

Assim que tiver tempo vou revisar bem meu post e me atentar mais aos detalhes (como este do carbono que você disse). Eu escrevi tudo meio na correria e não me atentei de escrever detalhes que pra mim são óbvios mas para muitos não é tão óbvio assim.

Obrigado pela informação parceiro.
Voltar ao Topo
a.rocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2011
Offline
Mensagens:391
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar a.rocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 10:39
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

eu limpava a corrente com querosene, mas no manual do lubrificante que eu uso fala pra não usar, que o querosene deixa resquícios que não evaporam de dentro da corrente, prejudicando a lubrificação. Estava limpando com thinner e um pincel e pano (com cuidado pra não pegar na pintura). Mas agora, seguindo a dica de alguém aqui do fórum, boto um Veja desengordurante (pra limpar cozinha) na ferramentinha de limpar corrente e o negócio fica bonito de limpo. Não fede, não arde. Recomendo.

Pra limpar a bike, estou usando a dica do A. Rocha. Baby wipes. Tem uns baratinhos na farmácia, e dá um talento na bike, e ela ainda fica cheirosinha. Cu-ru-zes Embarrassed


O bom é que o Veja quase não é corrosivo. Big smile

Baby Wipes? A bicicleta fica com cheirinho de nenê. Muito boa essa!

Baby wipes (lenço umedecido) funciona melhor que pano umido e vai bem até para limpar a corrente. Não tem corrosivo nenhum e é muito mais pratico.
Uso os da marca Fiesta que são dos mais baratos.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 10:47
Originalmente postado por a.rocha a.rocha escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

eu limpava a corrente com querosene, mas no manual do lubrificante que eu uso fala pra não usar, que o querosene deixa resquícios que não evaporam de dentro da corrente, prejudicando a lubrificação. Estava limpando com thinner e um pincel e pano (com cuidado pra não pegar na pintura). Mas agora, seguindo a dica de alguém aqui do fórum, boto um Veja desengordurante (pra limpar cozinha) na ferramentinha de limpar corrente e o negócio fica bonito de limpo. Não fede, não arde. Recomendo.

Pra limpar a bike, estou usando a dica do A. Rocha. Baby wipes. Tem uns baratinhos na farmácia, e dá um talento na bike, e ela ainda fica cheirosinha. Cu-ru-zes Embarrassed


O bom é que o Veja quase não é corrosivo. Big smile

Baby Wipes? A bicicleta fica com cheirinho de nenê. Muito boa essa!

Baby wipes (lenço umedecido) funciona melhor que pano umido e vai bem até para limpar a corrente. Não tem corrosivo nenhum e é muito mais pratico.
Uso os da marca Fiesta que são dos mais baratos.


Olha só, e eu achando meio nada a ver aqueles lenços umedecidos que ganhei no Marcio May, não sabia que ele tinha sido dado propositalmente porque é um bom instrumento de limpeza da bike, assim como os cotonetes. LOL
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
a.rocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2011
Offline
Mensagens:391
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar a.rocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 12:12
O lenco é bom, mas o cotonete não serve muito bem para limpar a bike não, ja tentei limpar cassete com um mas sem sucesso. O que eu ganhei no kit so serviu para limpar o ouvido mesmo.
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 12:37
Calhada, eu faço meio de olho, vou adicionando detergente até o suco de limão ficar com uma consistência mais viscosa. Já usei uns 2 tipos de Veja na maquininha de limpar corrente e não chega nem perto do suquinho. Só não deixa de enxaguar bem depois, rodar umas  vezes com água na maquininha, bater uma água geral e depois secar bem e lubrificar.
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Já falei, suco de limão misturado com detergente de cozinha, mas ninguém acredita em mim Disapprove


verdade, tinha esquecido dessa pra testar um dia. Mas o problema é que, em casa, dando manutenção na bike, comprar um limãozinho? Vai dar aquela vontade boooooa de fazer uma caipirinha. LOL No final a manutenção pode ficar meia boca.

Eu já perguntei uma vez, mas pergunto de novo: qual a proporção que vc usa? Qto de suco pra qto de detergente?
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 12:59
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Calhada, eu faço meio de olho, vou adicionando detergente até o suco de limão ficar com uma consistência mais viscosa. Já usei uns 2 tipos de Veja na maquininha de limpar corrente e não chega nem perto do suquinho. Só não deixa de enxaguar bem depois, rodar umas  vezes com água na maquininha, bater uma água geral e depois secar bem e lubrificar.
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Já falei, suco de limão misturado com detergente de cozinha, mas ninguém acredita em mim Disapprove


verdade, tinha esquecido dessa pra testar um dia. Mas o problema é que, em casa, dando manutenção na bike, comprar um limãozinho? Vai dar aquela vontade boooooa de fazer uma caipirinha. LOL No final a manutenção pode ficar meia boca.

Eu já perguntei uma vez, mas pergunto de novo: qual a proporção que vc usa? Qto de suco pra qto de detergente?


blz, de olho são as melhores medidas já que vc nunca erra LOL

Quando eu for limpar a corrente de novo vou testar, e se for bão faço questão de colocar aqui.
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 13:03
 
Bruno,
 
você sabe que a boa mesmo não é o suco do limão, mas é o óleo que sai da casca das fruta cítricas como o limão, a laranja e que é conhecido como D-limonemo.
 
 
 
 
 
 
 
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 13:10
Muito bacana velocycle, não sabia. Uso o limão pois tem um limoeiro aqui em casa, pego os que já caíram no chão. Se tivesse que comprar um desengraxante, certamente experimentaria algum com essa base.
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 13:28
 
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Muito bacana velocycle, não sabia. Uso o limão pois tem um limoeiro aqui em casa, pego os que já caíram no chão. Se tivesse que comprar um desengraxante, certamente experimentaria algum com essa base.
 
 
Putz...com pé de limão e tudo em casa...LOL...então vale a experiência, pega um dia a casca do limão e espreme até sai aquele óleo e formar uma gota, pinga em cima da lateral da corrente aonde tem óleo e tu vai ver o que acontece, dissolve tudo...LOL...é muito interessante.
 
Por isso que você ouve falar direto nos comerciais de produtos de limpeza, "olha esse detergente tem d-limonemo".
 
 
 
 
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 10>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X