Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Manoplas de EVA: como prender?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Manoplas de EVA: como prender?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Manoplas de EVA: como prender?
    Postado: 28 Mai 2015 as 13:13
Na busca por redução de peso, tenho costumado usar manoplas de EVA. Elas pesam cerca de 20g o par, já com os plugs, comparando com as "normais" que pesam mais de 100g é uma diferença muito grande. Além disso são baratas e duram relativamente bem.

O meu problema tem sido fixá-las ao guidão. Quando novas, elas vem bem justas e aparentemente existe um tipo de "cola" dentro, que não gruda no guidão mas também impede de escorregar.
O problema é que se por ventura você precisa retirá-las (troca de guidão, passador, freio, etc) essa cola original perde a eficiência e a manopla fica solta.
Da última vez resolvi isso com spray de cabelo (laquê) e isso funcionou relativamente bem até molhar, ou entrar poeira (exemplo: numa queda com a bike).
Além disso as manoplas com o tempo ressecam um pouco e deformam, de modo que não ficam mais completamente justas ao guidão, tem uma espécie de "folga" em alguns pontos. Mas nesse caso acho que ja é hora de jogar fora e partir pra outra.

Sei que existe a manopla com trava, mas além de ser mais cara elas pesam 90g o par, aí prefiro usar a convencional mesmo.

Alguém tem dica de como prender no guidão? algum tipo de cola que fixe as manoplas, seja resistente a água mas que não tenha que rasgar a manopla caso precise tirar novamente?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 13:20
Isso que você está procurando é o santo graal das manoplas. A princípio non ecxiste! Ou é leve e dura pouco ou é pesada e dura muito. Uso as manoplas de eva da PRO e não tenho do que reclamar, já molhou e tudo. Mas já tive da KCNC e não durou três meses até começar a correr. Tem as Ritchey  tb mas nunca usei. Tem uma galera que usa fita de guidão enrolada no punho fica leve e não roda só não é muito prático. 

Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 13:24
Eu já li várias dicas aqui no forum, é só procurar. Já lí sobre detergente liquido... mas procura aí que tem respostas....
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 14:00
Parece mentira mas tenho uma Richtey desde 2013, tirando um rasgo pequeno causado por um espinho na trilha está muito boa ainda, duram muito, pena que o preço já está bem longe dos 22 pila que paguei na época.

Pra fixá-las bem já vi gente usando mistura de água com açucar, pior é que funcionou, esse foi o mais louco e nunca tentei.
Já com detergente fica bom também, bem menos grudento que a solução doce de cima e não chama atenção das formigas LOL
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 14:08
A Decathlon tem umas manoplas de espuma (não sei se são de EVA) que duram muito e não pesam quase nada. Não vou dizer que são totalmente firmes (pois com o suor das mãos ou com chuvas elas tendem a girar, não totalmente soltas mas o suficiente para ter que arrumar durante o rolê). Porém custam barato e duram muito.

Não que seja a solução mais elegante, mas vc pode prender com zip ties... O problema é que a trava do zip tie vai sempre ficar "enroscando", então é legal posicionar com cuidado pra não atrapalhar.

Outra opção é usar fita de guidão, igual speed. Pode dar umas 2 voltas, engrossa bem e se aplicar direito não solta nem a pau!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
BrunoJunqueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoJunqueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 14:15
Tenta fita dupla face, mas aquelas usadas em mesa de festa infantil (parecem com fita crepe quando enroladas). São bem finas e vão grudar o suficiente pra não rodar, mas não devem dificultar muito se precisar retirar a manopla.
 
Existem umas da 3M (e de outras marcas tb) de uso mais profissional (servem pra pendurar quadros em paredes e coisas desse tipo). Essas são mais grossas e talvez nem dê pra usar por causa disso, mas se conseguir vai ser um inferno pra tirar as manoplas.
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 15:19
A solução que usavamos antigamente era o LAQUE de cabelo. Grudava o suficiente pra não escorregar e não tanto para colar eternamente.

Até gel  de cabelo pode servir pois quando seca ele fica aquele grude;
vale tentar 
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 17:13
Manopla ESI é leve e confortável. E é feita de silicone e não desgruda. E dá pra remover e recolocar várias vezes. Parece o santo graal, mas só tem um problema: o preço
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 08:57
Originalmente postado por rmfs66 rmfs66 escreveu:

Manopla ESI é leve e confortável. E é feita de silicone e não desgruda. E dá pra remover e recolocar várias vezes. Parece o santo graal, mas só tem um problema: o preço

não conhecia, muito interessante.

http://www.esigrips.com/Silicone_Grips_Shock_Absorbing.htm

importando fica em torno de 70 reais sem imposto, não é tão caro assim. Se durar 3x o que uma de EVA dura se paga rapidamente.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 09:12
comprei uma dessas de silicone, quando chegar vamos ver como se comporta.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 09:46
Eu uso há mais de 6 meses e recomendo esta ESI
Recomendo o modelo chunky, mas grossa e confortável
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 09:59
Originalmente postado por rmfs66 rmfs66 escreveu:

Eu uso há mais de 6 meses e recomendo esta ESI
Recomendo o modelo chunky, mas grossa e confortável

vixi
ja testou as duas? fiquei em dúvida e peguei a "normal".


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
padrerludovico Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2015
sao paulo
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar padrerludovico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 10:02
redução de peso com as manoplas ???? fiquei na duvida  
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 10:06
Originalmente postado por padrerludovico padrerludovico escreveu:

redução de peso com as manoplas ???? fiquei na duvida  

teoricamente é uma parte que é muito barato tirar peso.
obviamente, optando por manoplas de EVA baratas por exemplo você pode ter esse tipo de problema que tive.

enfim, um par de manopla de EVA pesa 20g, de silicone entre 50 e 80g, uma manopla de boa qualidade com trava pesa em torno de 120g, as ergonômicas pesam muito mais.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 10:10
só pra complementar o post anterior:

uso manoplas EVA, e agora vou usar silicone na bike de XC/Trail.

Tenho outra bike de Enduro e ando em trilhas de DH com ela, e nessa nunca usaria manoplas de EVA, tanto pela falta de resistência em caso de quedas da bike (acontece muito, acreditem) quanto pela falta de aderência da manopla na mão. Talvez use de silicone, quero testar primeiro na bike de XC e se me sentir seguro uso no DH.


Editado por TheLittle - 29 Mai 2015 as 10:10
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 14:54
Já usei a ESI normal e a ESI Chunky. A chunky é mais confortável

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 17:24
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

só pra complementar o post anterior:

uso manoplas EVA, e agora vou usar silicone na bike de XC/Trail.

Tenho outra bike de Enduro e ando em trilhas de DH com ela, e nessa nunca usaria manoplas de EVA, tanto pela falta de resistência em caso de quedas da bike (acontece muito, acreditem) quanto pela falta de aderência da manopla na mão. Talvez use de silicone, quero testar primeiro na bike de XC e se me sentir seguro uso no DH.


Em qq aplicação crítica onde aderência seja fundamental eu não cogitaria essas manoplas. Melhor 100g a mais nas manoplas que 100g a menos na dentição!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X