Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guidão 680 ou 700 mm nas 29er?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Guidão 680 ou 700 mm nas 29er?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ulissesperes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Iporá-GO
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ulissesperes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guidão 680 ou 700 mm nas 29er?
    Postado: 22 Nov 2014 as 14:42
Galera tenho uma specialized carve que veio com um guidão 700mm. Hoje comprei um guidão mais leve e que combina mais com a bike só que ele é 680mm será que dá muita diferença na pilotagem da bike?
Grupo Morro do Macaco Bike - AMMBI
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2014 as 08:31
Mais largo melhora o controle. 

Já comprou, então experimenta um e outro até você decidir.
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
Feross Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2010
Caieiras SP
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feross Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2014 as 10:21
Minha Scott Scale 27,5 veio com guidão de 700mm, a unica diferença que senti quando mudei para 680mm, é que vc não fica pedalando com os braços tão abertos.

Mas não foi uma diferença tão significante, dá para passar despercebido.


Felipe Müller
Scott Scale 770 + DTSwiss - 27.5er

Voltar ao Topo
ulissesperes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Iporá-GO
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ulissesperes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2014 as 16:39
fiz dois pedais com o novo guidão de 680, senti diferença quando pedala em pé na bike, com o de 700 você parece ter mais estabilidade, mas como não pedalo muito em pé, acho que não vai me atrapalhar... mas com certeza pra quem quer mais estabilidade e controle da bike vai de 700 pra cima!!!
Grupo Morro do Macaco Bike - AMMBI
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2014 as 16:49
Vocês pararam para analizar o que estão discutindo? A diferença é de 1cm a mais em cada lado do guidão, a diferença do mindinho sem luvas em cada lado, vai provocar tudo isso de diferença no controle e desempenho? Shocked

Se a discussão fosse entre 680 e 780, ou 580 pra 680mm eu até entenderia, mas dois centímetros, que equivalem a um aumento menor do que 3%, vão dar na prática apenas o efeito placebo, se ambos tiverem mesma angulação e desnível.

Se mudar o desenho do guidão, mesmo com o mesmo comprimento, muda-se de questão e pode-se perceber mudanças, mas com o mesmo guidão com diferença tão pequena não vai mudar nada. Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
FreitasBrazil Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2014
Sao Paulo
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FreitasBrazil Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2014 as 22:19
Sinceramente esse clichê de mais largo, mais controle até tem fundamento, mas não adianta comprar um guidão de 700mm se vc tem 1.65m de altura, portanto os braços curtos ... o tamanho do guidão é determinado como os demais componentes no bikefit.

No meu caso que tenho 1.75m ficou melhor o de 660mm.
Voltar ao Topo
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 00:00
Boa Freitas.. tb comprei um guidão de 660 e não vejo a hora de fazer o bike fit (a bike não ta pronta ainda) pra ver a adaptação do profissional. Cheguei a medir meus ombros em casa e estava quase comprando um guidão de 580, mas achei arriscado e preferi não colocar dinheiro fora . O bike fit vai ser pra semana q vem.. dai digo o resultado.. isso se eu conseguir encontrar esse tópico novamente..
Voltar ao Topo
ulissesperes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Iporá-GO
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ulissesperes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 07:56
Como e feito a medida dos ombros para poder achar o tamanho certo do guidão?
Grupo Morro do Macaco Bike - AMMBI
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 08:39
Originalmente postado por FreitasBrazil FreitasBrazil escreveu:

Sinceramente esse clichê de mais largo, mais controle até tem fundamento, mas não adianta comprar um guidão de 700mm se vc tem 1.65m de altura, portanto os braços curtos ... o tamanho do guidão é determinado como os demais componentes no bikefit.

No meu caso que tenho 1.75m ficou melhor o de 660mm.

discordo.
Na minha opinião a não ser que você só faça passeio em estradão ou asfalto, um guidão largo é fundamental mesmo que vc seja baixo. Quando se faz uma trilha de verdade é uma tortura pra segurar a bike com um guidão estreito (menor que 680mm)

uso guidão 720 na bike de XC e 780 na bike de AM (também faço DH com ela). Tenho 1.63m.

acho que a largura do guidão é uma questão pessoal e de quanto você precisa "segurar" a bike. E quando você acostuma com guidões grandes, dificilmente consegue voltar pro guidão mais estreito, simplesmente a bike fica estranha e a sensação de estar no controle é menor. Não é a toa que no DH se usam guidões grandes.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 08:43
Originalmente postado por ulissesperes ulissesperes escreveu:

Como e feito a medida dos ombros para poder achar o tamanho certo do guidão?

na minha opinião pra MTB não existe isso, é questão de preferência pessoal e os tipos de trilha que faz.
como disse anteriormente, fazer trilhas de DH com um guidão estreito é muito ruim, assim como pedalar 80km no asfalto com um guidão de 780mm não é das coisas mais confortáveis do mundo.

Se possível compre um guidão grande (700+) e comece posicionando a manopla mais pra dentro pra teste (deixando sobras nas pontas). Se preferir ele mais estreito, corte. 
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 09:07
Acredito que deve haver um equilíbrio entre desempenho e conforto. Dependendo do objetivo, pende mais pra um que pra outro. Exemplo, se vai fazer trilhas, mas vai encarar muita kilometragem, acredito que deverá optar pela largura que dê mais conforto, mas que também te dê uma boa pegada da bike nas descidas. Se vai ser uma trilha curta, só descida DH, pode colocar um guidon bem largo.

Eu faço pedais com muitas trilhas e bastante descidas, de 20 a 40km, dependendo do trajeto, uso guidon de 680mm e acho muito confortável e bom pra segurar a bike. Já usei nesses mesmos trajetos, guidon com 620mm e achava bem ruinzinho de descer e conforto razoável.
Voltar ao Topo
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 10:17
Originalmente postado por ulissesperes ulissesperes escreveu:

Como e feito a medida dos ombros para poder achar o tamanho certo do guidão?


Minha demora pra responder, foi proporcional ao tempo q demorei para encontrar o tópico relacionado.. felizmente existe o Tio Google

Irmão, da uma olhada neste tópico q eh uma discussão muito parecida com a nossa..


http://www.pedal.com.br/forum/tamanho-do-guidom_topic45020.html
Voltar ao Topo
FreitasBrazil Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2014
Sao Paulo
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FreitasBrazil Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 13:56
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por FreitasBrazil FreitasBrazil escreveu:

Sinceramente esse clichê de mais largo, mais controle até tem fundamento, mas não adianta comprar um guidão de 700mm se vc tem 1.65m de altura, portanto os braços curtos ... o tamanho do guidão é determinado como os demais componentes no bikefit.

No meu caso que tenho 1.75m ficou melhor o de 660mm.

discordo.
Na minha opinião a não ser que você só faça passeio em estradão ou asfalto, um guidão largo é fundamental mesmo que vc seja baixo. Quando se faz uma trilha de verdade é uma tortura pra segurar a bike com um guidão estreito (menor que 680mm)

uso guidão 720 na bike de XC e 780 na bike de AM (também faço DH com ela). Tenho 1.63m.

acho que a largura do guidão é uma questão pessoal e de quanto você precisa "segurar" a bike. E quando você acostuma com guidões grandes, dificilmente consegue voltar pro guidão mais estreito, simplesmente a bike fica estranha e a sensação de estar no controle é menor. Não é a toa que no DH se usam guidões grandes.


Eu participo de corridas de XCO e XCM e eventuais passeios ... não trocaria o meu de 660mm por um maior, nem por um menor. Caiu como uma luva.

Um guidão inapropriado às suas medidas irá sim trazer desconforto e dores em algum momento ... é igual vc usar uma mesa de 70mm se o certo fosse 110mm ou vice-versa.

Essa questão do controle ... tb tenho lá minhas dúvidas ... não sinto que me falta controle utilizando um guidão de 660mm. Se este é o único motivo para ir para um guidão maior, eu não iria.

É tudo uma questão de anatomia.
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 13:58
Eu tenho 2 bikes. Uma com 680 e outra com 700. Prefiro a com 700, e pode parecer mentira, mas consigo perceber a diferença sim. Mas como já foi dito acima, é questão de gosto
Voltar ao Topo
FreitasBrazil Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2014
Sao Paulo
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FreitasBrazil Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 14:31
Acabei de achar um artigo que fala algo que eu nunca tinha pensado. 

Pelo que entendi para resolver essa questão de dores e posição, ao aumentar o tamanho do guidão, precisamos reduzir o tamanho do avanço.

No exemplo do artigo é citado que se vc tem um guidão de 680mm com avanço de 90mm, ao mudar para um guidão de 700mm deveria trocar tb o avanço para um de 75mm.

Tb fala do terreno ... se vc pratica mais em lugares apertados, como singletrack, circuito de xco ... um guidão menor ... estradão, xcm (brasil ride?), dh ... guidão maior ...

Sei lá ... acho que encontrei no 660mm ... me atende no XCO e no XCM ... mas, não custada nada sair do campo da teoria e pegar um guidão de 700mm emprestado com algum amigo ... vamos ver.

Este é link do artigo ... é bem raso na minha opinião ... o autor não explicou o porque do ajuste na mesa ... mas suponho que seja por causa do ângulo que o braço vai ficar com um guidão maior.

http://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/mountain-bike-handlebars-the-width-issue-34169/
Voltar ao Topo
rbatista Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 28 Nov 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbatista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2014 as 21:48
Minha opiniao.. É questão de gosto

Tenho um amigo que pedala (muito) de 29 er. as duas bikes dele vieram com guidon grande 680/700, uma epic e left

ele é das antigas,  sempre usou guidom pequeno e Não acostumou com guindon grande. erarva muito nas curas.  ai cortou pra 540, nas duas e está matando a pau
MTB, porque se sujar faz bem!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 08:14
Originalmente postado por FreitasBrazil FreitasBrazil escreveu:

Acabei de achar um artigo que fala algo que eu nunca tinha pensado. 

Pelo que entendi para resolver essa questão de dores e posição, ao aumentar o tamanho do guidão, precisamos reduzir o tamanho do avanço.

No exemplo do artigo é citado que se vc tem um guidão de 680mm com avanço de 90mm, ao mudar para um guidão de 700mm deveria trocar tb o avanço para um de 75mm.

Tb fala do terreno ... se vc pratica mais em lugares apertados, como singletrack, circuito de xco ... um guidão menor ... estradão, xcm (brasil ride?), dh ... guidão maior ...

Sei lá ... acho que encontrei no 660mm ... me atende no XCO e no XCM ... mas, não custada nada sair do campo da teoria e pegar um guidão de 700mm emprestado com algum amigo ... vamos ver.

Este é link do artigo ... é bem raso na minha opinião ... o autor não explicou o porque do ajuste na mesa ... mas suponho que seja por causa do ângulo que o braço vai ficar com um guidão maior.

http://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/mountain-bike-handlebars-the-width-issue-34169/

exato, mudei minha mesa de 90mm pra 70mm na bike de XC depois de trocar o guidão flat 660mm por um rise de 720mm. Ainda não satisfeito, troquei a de 70mm por uma de 60mm, agora ficou ótimo e bem mais próximo que da bike de AM, sem falar que comparando com flat + 90mm era muito pior o controle nas trilhas, agora com riser 720 + mesa 60mm ficou excelente, puxo bunnyhop muito melhor pra pular as coisas na trilha rs.

Mas o motivo de ter que encurtar a mesa é que como você fica com o braço mais aberto, naturalmente seu tronco vai ficar mais pra frente. Então você precisa compensar na mesa pra manter a mesma posição.

Outra observação interessante do texto:

"The main feature of a wider bar is the increased leverage it gives riders. This means steering inputs require less force, but you need greater movement when driving. It also makes it easier to resist trail feedback. All of this conspires to give you much more control over the bike."

Ou seja, guidões maiores dão mais alavanca, porém precisam de mais movimento para virar um mesmo ângulo se comparado com guidão menor. É como a relação, vc precisa menos força pra pedalar na 24/36 que 32/30 porém vai girar muito mais. Mas em outro tópico sobre esse assunto, algum usuário levantou que a reação das pancadas que a roda sofre para os braços é maior num guidão maior. Na verdade é totalmente ao contrário, no guidão maior você precisa menos força pra segurar um certo impacto que vem da roda que no guidão menor. Se duvida, segure o seu guidão no meio bem perto da mesa e passe em alguns pedregulhos pra ver o que acontece.


Por fim outra coisa que ele fala no artigo é que a tendência das bikes hoje em dia é terem ângulos de direção mais abertos (slacker) mesmo nas bikes de XC, e também top tubes mais compridos, justamente pra usar mesas mais curtas. Eu reparei isso comparando a minha Giant Anthem 2009 (71° o head angle) com uma atual, que tem 69°. Isso faz uma diferença dramática no comportamento da bike, mesmo que seja só 2°. Antigamente bikes de DH tinham 67° até 68°, hoje é 64° ou menos, e a faixa de 65 ° a 67° está sendo usado em bikes AM/Enduro. As XC que eram em torno de 72° estão vindo com 69° ou menos. O fato de se usar o garfo mais "aberto" exige mais força para virar a bike, então o guidão mais largo vem a calhar também pra melhorar isso.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 08:34
Freitas, experimente testar um guidão maior  (720mm ou mais) em uma trilha mais "pesada" e depois me fala. Vc pode até pegar emprestado de alguém. Se possível encurte a mesa também pra compensar a diferença (embora eu não saiba quantos mm de mesa a menos equivale aos mm a mais de guidão).
A diferença é gritante.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 10:02
Originalmente postado por rmfs66 rmfs66 escreveu:

Eu tenho 2 bikes. Uma com 680 e outra com 700. Prefiro a com 700, e pode parecer mentira, mas consigo perceber a diferença sim. Mas como já foi dito acima, é questão de gosto

Desculpa dizer, mas isso não procede porque as bicicletas não são iguais, os ângulos não são iguais, tem alturas diferentes, não tem nem como comparar.
LOL
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 10:19
Originalmente postado por FreitasBrazil FreitasBrazil escreveu:

No exemplo do artigo é citado que se vc tem um guidão de 680mm com avanço de 90mm, ao mudar para um guidão de 700mm deveria trocar tb o avanço para um de 75mm.

Perfeito o apontamento. A relação largura do guidão é diretamente proporcional ao comprimento da mesa e vice-versa. Guidão largo com mesa longa não é uma boa pedida, por vários motivos.

Eu usava guidão de 58 cm com mesa 140 quanto praticava MTB.... acho um absurdo essa piazada com guidão 700. rs
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 10:37
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por FreitasBrazil FreitasBrazil escreveu:

No exemplo do artigo é citado que se vc tem um guidão de 680mm com avanço de 90mm, ao mudar para um guidão de 700mm deveria trocar tb o avanço para um de 75mm.

Perfeito o apontamento. A relação largura do guidão é diretamente proporcional ao comprimento da mesa e vice-versa. Guidão largo com mesa longa não é uma boa pedida, por vários motivos.

Eu usava guidão de 58 cm com mesa 140 quanto praticava MTB.... acho um absurdo essa piazada com guidão 700. rs

caraca 140mm já está no meio do caminho pra tomar um "prafrentevirol"
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 11:13
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

caraca 140mm já está no meio do caminho pra tomar um "prafrentevirol"

Acontecia com certa frequência, ainda mais com garfo rígido e a frente baixa das MTB old school.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 11:51
Essa P22 foi tua?!?!?!?! Shocked
A mesa eu conheço uma bem parecida. LOL
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 12:54
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Essa P22 foi tua?!?!?!?! Shocked
A mesa eu conheço uma bem parecida. LOL

Não, usei só de modelo. Na verdade eu tive uma P21, ligeiramente diferente.

Onde você arrumou, quem foi o trouxa que te vendeu? hahaha
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 13:15
Um tal de Paulo que mora em Curitiba e que vive trocando de bicicleta. O cara não sossega. LOL

Apesar do processo de re-pintura do quadro não ter sido feito, eu ainda preciso rodar bastante nele para ter certeza de que vou ficar para sempre, acredito que você vai gostar da releitura quando ela ficar pronta. Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 14:38
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Um tal de Paulo que mora em Curitiba e que vive trocando de bicicleta. O cara não sossega. LOL

Apesar do processo de re-pintura do quadro não ter sido feito, eu ainda preciso rodar bastante nele para ter certeza de que vou ficar para sempre, acredito que você vai gostar da releitura quando ela ficar pronta. Wink

Estou curioso para ver. E sabe, se algum dia enjoar, já sabe para quem vai vender de novo, né. rs
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
FreitasBrazil Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2014
Sao Paulo
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FreitasBrazil Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 15:03
Estava pensando aqui. Se o guidão aumenta, o avanço diminui ... faz sentindo pq vc vai estar com uma abertura maior do braço, então precisa ter o guidão mais próximo.

Porém, pensando em um quadro de XC com toptube "tradicional", o avanço mais curto não irá resultar em dores nas costas?

Em um quadro de AM ok, porque o toptube é maior, então acaba compensando a redução do avanço.

Pensei isso pq meu quadro de carbono (XC) quebrou e estou usando a bike da minha esposa (XC) ... a dela tem avanço de 70mm e estava moendo minhas costas e ombros ... troquei por um de 100mm ... guidão de 660mm ... resolvi meu problema com a dor.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 15:43
Originalmente postado por FreitasBrazil FreitasBrazil escreveu:

Estava pensando aqui. Se o guidão aumenta, o avanço diminui ... faz sentindo pq vc vai estar com uma abertura maior do braço, então precisa ter o guidão mais próximo.

Porém, pensando em um quadro de XC com toptube "tradicional", o avanço mais curto não irá resultar em dores nas costas?

Em um quadro de AM ok, porque o toptube é maior, então acaba compensando a redução do avanço.

Pensei isso pq meu quadro de carbono (XC) quebrou e estou usando a bike da minha esposa (XC) ... a dela tem avanço de 70mm e estava moendo minhas costas e ombros ... troquei por um de 100mm ... guidão de 660mm ... resolvi meu problema com a dor.

mas aí que tá, essa diminuição do avanço seria justamente pra manter a mesma inclinação do seu tronco. Se não mudar a altura da mesa (já que ela pode aumentar se colocar um guidão riser, aí vc tem que compensar com espaçadores ou angulo da mesa) é pra seu tronco ficar exatamente na mesma posição, porém com os braços mais abertos.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 16:03
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

mas aí que tá, essa diminuição do avanço seria justamente pra manter a mesma inclinação do seu tronco. Se não mudar a altura da mesa (já que ela pode aumentar se colocar um guidão riser, aí vc tem que compensar com espaçadores ou angulo da mesa) é pra seu tronco ficar exatamente na mesma posição, porém com os braços mais abertos.

Isso mesmo, porque ao abrir os braços você automaticamente desloca o tronco ligeiramente à frente, para compensar isso o avanço tem que recuar (sic) o guidão.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 19:07

Uma questão interessante é a seguinte: alguém já viu ou soube da espiga quebrar pelo excesso de torque exercido pelo guidão muito largo com mesa longa?

Eu tenho esta preocupação pois a espiga do garfo rígido da Niner é de carbono. Uso um guidão de 600 mm, mesa de 60 mm e um espaçador de 5 mm. Uso torquímetro para apertar os parafusos com cuidado.



Editado por furukawa - 28 Nov 2014 as 19:07
Voltar ao Topo
9534 Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mai 2008
-
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 9534 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2014 as 20:04
Meu guidão é de 710mm. Ainda não terminei minha bike, to doido pra pedalar com ele e ver se da muita diferença ou se vou precisar cortar um pedaço dele.
Voltar ao Topo
DALOMBA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Brasil - RS
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALOMBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2014 as 00:38
Sem esquecer os trilhos do selim....
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X