Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - GRUPO SRAM X9 OU SHIMANO XT ??
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


GRUPO SRAM X9 OU SHIMANO XT ??

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JOSE MARCOS Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Maceió - alagoa
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOSE MARCOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: GRUPO SRAM X9 OU SHIMANO XT ??
    Postado: 14 Dez 2012 as 09:34
< ="application/clickseguro" id="psclickseguroext" name="psclickseguroext" width="0px" height="0px">Bom dia irmãos do  pedal , tenho bike 26 com grupo XT 27V  a qual quero deixar mais pro asfalto e estou montando bike 26 quadro carbono com 20 V e  gostaria de saber dos universitarios do pedal qual grupo indicam X9 ou XT ?? lembrando que esta bike 02 vai ficar para trilhas
JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .
Voltar ao Topo
Zuelow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zuelow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 10:06
Eu curto o XT (tenho esse), mas tem uma, nunca usei o Sram X9.
Quem já teve os dois poderá dizer melhor.
Abçs
Ciclista e Baterista - Mossinha Phanter XT.
...nada temas, porque estou contigo. Isaías, 41-10
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 10:24
Vish essa questão vai ser difícil viu... vão vim aqui diversos defensores de ambos.

Uma pergunta que eu mesmo tenho dúvida: qual é mais leve?
Voltar ao Topo
AleRamos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:263
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AleRamos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 11:29
Eu tenho duas bikes, uma com XT shadow 9v e outra com X9 type 2 10v.
O dois são ótimos, o X9 tem algumas vantagens:
- parece ter um mecanismo mais compacto, menor.
- tem uma botão de lock (somente na versão type2), que ajuda muito na retirada da roda traseira.
- tem uma mola muito mais forte, parece que a corrente balança menos nas trilhas.
Sobre o peso eu não sei....

O passador eu uso o X7, que avança e retrocede com o polegar, gostei mais...
O passador Shimano Deore vc tem usar o polegar e o indicador...ou seja te obriga a tirar o indicador do freio..

Voltar ao Topo
zxr250 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Dez 2009
Espirito Santo
Offline
Mensagens:1720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zxr250 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 11:43
Originalmente postado por AleRamos AleRamos escreveu:

O passador eu uso o X7, que avança e retrocede com o polegar, gostei mais...
O passador Shimano Deore vc tem usar o polegar e o indicador...ou seja te obriga a tirar o indicador do freio..


Alguns trocadores shimanos novos (se não me engano do alivio 27v pra cima) já são 2-Way Release cujo funcionamento pode ser feito somente com o polegar, semelhante ao Sram, ou com o indicador.

PS, hoje uso SRAM X7/X9 nas 2 bikes, mas ja usei SHIMANO SLX 27v
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 12:13
O XT é mais durável.
O SRAM troca a corrente a cada 800 o shimano a cada 1000 - 1200
Os passadores da Shimano tem Dual-Release, Multi-Release e Instant-Release o Sram parece um alívio mesmo o XX é igual a marcha só desce de 1 em 1 e só quando o botão é solto.
Hoje uso o XX (antes usava o XTR) mas troquei o passador pelo GripShift ai sim fica um pouco melhor que o Shimano mas no desgaste geral a shimano é melhor.
Outro ponto a favor é a confiabilidade dos freios a shimano esta a anos luz da sram, com um sistema de oleo mineral que não aquece e que é de simples manutenção (se precisar, coisa rara).
Voltar ao Topo
JOSE MARCOS Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Maceió - alagoa
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOSE MARCOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 12:41
Originalmente postado por AleRamos AleRamos escreveu:

Eu tenho duas bikes, uma com XT shadow 9v e outra com X9 type 2 10v.
O dois são ótimos, o X9 tem algumas vantagens:
- parece ter um mecanismo mais compacto, menor.
- tem uma botão de lock (somente na versão type2), que ajuda muito na retirada da roda traseira.
- tem uma mola muito mais forte, parece que a corrente balança menos nas trilhas.
Sobre o peso eu não sei....

O passador eu uso o X7, que avança e retrocede com o polegar, gostei mais...
O passador Shimano Deore vc tem usar o polegar e o indicador...ou seja te obriga a tirar o indicador do freio..


Irmão, qual configuração está usando no teu grupo X9 20V???
JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .
Voltar ao Topo
AleRamos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:263
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AleRamos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 13:04
Uso X7 com 38 e 24 dentes na frente e X9 type 2 com 11-36 atrás...aro 29
A bike é uma spz stumpjumper comp 29 2013 e essa é a relação original dela.
Sobre a durabilidade não posso falar nada, só rodei uns 300km com ela.
Para uso em asfalto com pneu slick a combinação 38x11, pode ser pouco...ainda não testei.
No mais gostei muito de ter só 2 coroas.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 14:23
Realmente se a bike for leve 2 (39 x 26) coroas bastam se for a cima de 11 kilos por se tratar de iniciante eu iria de 3 coroas. 
Voltar ao Topo
Zuelow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zuelow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 14:36
Como serão os preços em comparação. Parece que os dois se equiparam.
Talves o que vai defenir no final é o valor $$.
Abçs
Ciclista e Baterista - Mossinha Phanter XT.
...nada temas, porque estou contigo. Isaías, 41-10
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 18:07
Já que vc tá montando uma bike nova com 20v, pq nao tenta montar uma aro 29 que teoricamente se encaixa muito bem com essa configuração de transmissão?

abraço!
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 18:34
Para 29 o recomendado é coroas onde a coroa maior seja o menor possível (38 dentes ou menos) o mais recomendado para 29 é coroas triplas pois a bike exige mais força pra subir que a 26 o que é facilitado pela coroa menor.
Hoje existe o XX1 projetado para 29 onde encontra-se coroas com menos de 38 (unica) dentes e cassete de 10x42.
No demais a meu ver as relações de 2x10 com coroas com mais de 38/39 dentes são mais para 26, claro que vc deve levar em conta o peso e preparo físico do ciclista mas se a bike for uma de 9 ou 10 kilos 2x10 é legal agora se for mais que isto usaria 3x10.
Lembre-se que esta conversa de manter o embalo para subir bem com a 29 é para subidas leves, depois de 2, 3 ou mais Km de subida não existe embalo que resista ai só força bruta mesmo é onde vai desejar uma relação de 3x10 ou mesmo 2x10 (aliviada) se a bike for leve.    
Voltar ao Topo
JOSE MARCOS Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Maceió - alagoa
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOSE MARCOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 18:40
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Para 29 o recomendado é coroas onde a coroa maior seja o menor possível (38 dentes ou menos) o mais recomendado para 29 é coroas triplas pois a bike exige mais força pra subir que a 26 o que é facilitado pela coroa menor.
Hoje existe o XX1 projetado para 29 onde encontra-se coroas com menos de 38 (unica) dentes e cassete de 10x42.
No demais a meu ver as relações de 2x10 com coroas com mais de 38/39 dentes são mais para 26, claro que vc deve levar em conta o peso e preparo físico do ciclista mas se a bike for uma de 9 ou 10 kilos 2x10 é legal agora se for mais que isto usaria 3x10.
Lembre-se que esta conversa de manter o embalo para subir bem com a 29 é para subidas leves, depois de 2, 3 ou mais Km de subida não existe embalo que resista ai só força bruta mesmo é onde vai desejar uma relação de 3x10 ou mesmo 2x10 (aliviada) se a bike for leve.    

Concordo plenamente com vc irmão.
JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 18:42
Não é o que tenho lido e nem o que tenho visto do mercado de 29, pois todos indicam um sistema de 2 coroas com cassete de 10v (11-36). E essas 2 coroas vai depender do preparo do ciclista. Tenho amigos que utilizam 40x28 numa boa enquanto outros utilizam 38x26, 39x28...inclusive um amigo bem iniciante no ciclismo que pegou uma 29er com 38x26 e completou o desafio de campos, com aquela subida de serra de 12km e foi que foi com essa relação.
Voltar ao Topo
JOSE MARCOS Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Maceió - alagoa
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOSE MARCOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 18:44
Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Já que vc tá montando uma bike nova com 20v, pq nao tenta montar uma aro 29 que teoricamente se encaixa muito bem com essa configuração de transmissão?

abraço!

Entao Ravell , o lance é que já tenho em maos quadro 26 de carbono e sinceramente já pedalei de 29 e prefiro deixar mais pra frente . Grande abraço.
JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 18:47
Ah então bola pra frente! rsrs

Mas a título de curiosidade, deixo para leitura:
http://www.29er.com.br/2012/03/p29br-29er-doc-em-busca-da-relacao.html
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 20:19
Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Ah então bola pra frente! rsrs

Mas a título de curiosidade, deixo para leitura:
http://www.29er.com.br/2012/03/p29br-29er-doc-em-busca-da-relacao.html

Eu também andei de 29 e não ví a tal superioridade esmagadora das 29.
Só vi vantagem em retas ou em subidas leves e curtas sempre em estradões e terra onde uma ciclocross daria conta e pau na 26, 27.5 e 29 de longe. 
Lembrese o MTB (M de montanha) é a rasão do esporte existir e se a 29 sobe mau em subidas longas e isto constato em todos os fins de semana (onde encaramos subidas de até 5 Km e embalo nenhum resolve só força mesmo) prefiro esperar e ver se melhoram a eficiência na montanha.
Agora cuidado com o que ouve, teste e tire a prova por sí mesmo.
Agora não adianta comparar uma top 29 contra uma 26 pesada.
Semana passada troquei com um colega minha flash XX de 8 kilos 26 contra uma FSR SWORKS 29 XX (mais pesada) em uma longa subida e eu cheguei pregado e meu amigo subiu com uma facilidade incrível e no final reconheceu que a 26 é imbatível na subida.
Não estava comparando eu com o amigo na verdade o objetivo era comparar eu de 26 x eu de 29 pois sempre andamos no mesmo lugar (meu amigo treina bem mais que eu e as vezes chega na frente mesmo de 29).
Lembre-se que devido a industria mundial entrar em crise tiveram que inventar algo para continuar a lucrar, 29 é mais fruto de marketing do que alguma vantagem milagrosa.  
Ainda o que faz a diferença é o homem.


Voltar ao Topo
Fuson Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Ago 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fuson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 20:59
No meu caso eu fiz uma mescla, uso o cambio tras. e trocador X9, e cambio diant., corrente e freios XT. Eu usava cambio XTR atras antes, eu acho q a troca de marchas do X9 melhor pq é mais "seca".
Voltar ao Topo
VictorRFR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:548
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar VictorRFR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 23:53
Originalmente postado por dts dts escreveu:

O XT é mais durável.
Os passadores da Shimano tem Dual-Release, Multi-Release e Instant-Release o Sram parece um alívio mesmo o XX é igual a marcha só desce de 1 em 1 e só quando o botão é solto.

Outro ponto a favor é a confiabilidade dos freios a shimano esta a anos luz da sram, com um sistema de oleo mineral que não aquece e que é de simples manutenção (se precisar, coisa rara).

Cara, acho q vc ta enganado, eu tenho um kit X9 completo e garanto q tem sim Multi-Release... inclusive desce 4 marchas de uma vez, enquanto o Shimano só desce 3...


Sobre o freio, isso era verdade até 2011, pra 2012 todos os freios SRAM foram redesenhados e estão perfeitos, posso afirmar isso pois tenho um Avid X9 e o bicho é fenomenal


Editado por VictorRFR - 14 Dez 2012 as 23:55
...foi quando ela disse: "Ou as bikes ou eu!". Que pena, eu gostava tanto dela...
Scott Scale X9 - Hardpack Rocket
GT Sensor 2.0 - Trailbuster
Giant ATX - Street Fighter
Voltar ao Topo
JOSE MARCOS Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Maceió - alagoa
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOSE MARCOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2012 as 13:07
  Os comentarios  sobre o tema está otimo , assim vamos adquirindo conhecimento e trocando informações .

Editado por JOSE MARCOS - 15 Dez 2012 as 13:08
JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .
Voltar ao Topo
pereiradf Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pereiradf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2012 as 23:09
Eu particularmente gosto mais do SHIMANO XT, pois confio em sua durabilidade. Porem o X9 tambem é bom. Quanto ao comentario do DTS, acho que em trilhas mais tecnicas com muitas subidas ingremes, realmente a aro 26, leva vantagens por ser mais agil , devido ao tamanho menor das rodas. Porem em descidas , estradão a 29er é imbativel.
Voltar ao Topo
JOSE MARCOS Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Maceió - alagoa
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOSE MARCOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 09:22
EStou fechando negocio em cambio e passadores X9 o restante vai XT  , vou postando cada passo das pecas aqui .
JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 17:36
Originalmente postado por VictorRFR VictorRFR escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

O XT é mais durável.
Os passadores da Shimano tem Dual-Release, Multi-Release e Instant-Release o Sram parece um alívio mesmo o XX é igual a marcha só desce de 1 em 1 e só quando o botão é solto.

Outro ponto a favor é a confiabilidade dos freios a shimano esta a anos luz da sram, com um sistema de oleo mineral que não aquece e que é de simples manutenção (se precisar, coisa rara).

Cara, acho q vc ta enganado, eu tenho um kit X9 completo e garanto q tem sim Multi-Release... inclusive desce 4 marchas de uma vez, enquanto o Shimano só desce 3...


Sobre o freio, isso era verdade até 2011, pra 2012 todos os freios SRAM foram redesenhados e estão perfeitos, posso afirmar isso pois tenho um Avid X9 e o bicho é fenomenal

Acho que não entendeu, ele sobe 4 (do cassete menor para o maior) mas desce apenas 1 por vez.
A shimano sobe de 3 em 3 (se não for 4 em 4 não tenho certeza) mas desce 2 em 2 (multi release) alem de mudar a marcha sem a necessidade de soltar o botão (instant release).
Usei a versão XX top da Sram, depois mudei para GripShift ai sim tive vantagem.
Antes usava o XTR M980.
Quanto aos freios uso o XX de 1° geração e nunca tive problema mas faz um barulho danado que so some quando aquece.
Segundo a sram faz parte do sistema e o problema não tem solução até hoje.
O novo XTR é bem superior ao XX mesmo os revisados e mais importante são silenciosos.


Editado por dts - 17 Dez 2012 as 17:50
Voltar ao Topo
ruiz107 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Vinhedo
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 20:38
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Só vi vantagem em retas ou em subidas leves e curtas sempre em estradões e terra onde uma ciclocross daria conta e pau na 26, 27.5 e 29 de longe.

Uma 29 não deve apresentar vantagem alguma nos seus exemplos, e é óbvio que o ciclista faz muito mais diferença que o tamanho do aro, mas...

Aro 29 é melhor pois:
- Passa melhor nos obstáculos em qualquer situação, principalmente descidas
- Pelo item 1, ela é mais confortável, e portanto cansa menos o resto do corpo
- Subidas onde a tração é importante pois a rotação mais lenta do pneu se traduz em maior contato com o solo.

E é pior pois:
- Se você for baixo a frente da bike poderá ficar muito alta, fazendo a frente empinar com mais facilidade em subidas muito fortes
- Peso e inércia maiores, quer dizer, vc precisa fazer mais força nos pedais em todas as situações. Porém isso pode ser balanceado pelo fato da 29 tracionar melhor, ou seja, perde menos energia nos escorregões do pneu.

Sobre o tópico, eu pegaria aquele que fosse mais leve, ou mais barato, pois ambos funcionam perfeitamente bem.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 20:57
Originalmente postado por ruiz107 ruiz107 escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Só vi vantagem em retas ou em subidas leves e curtas sempre em estradões e terra onde uma ciclocross daria conta e pau na 26, 27.5 e 29 de longe.

Uma 29 não deve apresentar vantagem alguma nos seus exemplos, e é óbvio que o ciclista faz muito mais diferença que o tamanho do aro, mas...

Aro 29 é melhor pois:
- Passa melhor nos obstáculos em qualquer situação, principalmente descidas
- Pelo item 1, ela é mais confortável, e portanto cansa menos o resto do corpo
- Subidas onde a tração é importante pois a rotação mais lenta do pneu se traduz em maior contato com o solo.

E é pior pois:
- Se você for baixo a frente da bike poderá ficar muito alta, fazendo a frente empinar com mais facilidade em subidas muito fortes
- Peso e inércia maiores, quer dizer, vc precisa fazer mais força nos pedais em todas as situações. Porém isso pode ser balanceado pelo fato da 29 tracionar melhor, ou seja, perde menos energia nos escorregões do pneu.

Sobre o tópico, eu pegaria aquele que fosse mais leve, ou mais barato, pois ambos funcionam perfeitamente bem.


Estranho pois notei vantagem apenas onde citei alem das subidas curtas com raízes como vc afirmou.
No demais não percebi nada demais a não ser bem mais peso a carregar.
Mas nas pirambas nada disto se sustenta pois tudo só funciona onde se tem força para pedalar (para qualquer aro) e em fortes subidas quem for de 29 provavelmente vai parar e empurrar primeiro ai toda a teoria cai por terra. 
Estas bikes são excelentes para provas de circuíto onde não existem subidas longas e pode se manter o embalo.
Para exploração ainda prefiro as 26 pois quando a subida pegar sei que tenho uma bicicleta de montanha que sobe montanhas como propõe o esporte.


Editado por dts - 17 Dez 2012 as 21:14
Voltar ao Topo
JOSE MARCOS Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Maceió - alagoa
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOSE MARCOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2012 as 09:54
up
JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .
Voltar ao Topo
Douglas G. Tompson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2012
Vitória / ES
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Douglas G. Tompson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2013 as 21:20
Amigo AleRamos,
 
você sabe se é possível instalar um grupo XT 2013 30 velocidades numa Stumpjumper FSR ?
 
Abraço
 
 
Originalmente postado por AleRamos AleRamos escreveu:

Eu tenho duas bikes, uma com XT shadow 9v e outra com X9 type 2 10v.
O dois são ótimos, o X9 tem algumas vantagens:
- parece ter um mecanismo mais compacto, menor.
- tem uma botão de lock (somente na versão type2), que ajuda muito na retirada da roda traseira.
- tem uma mola muito mais forte, parece que a corrente balança menos nas trilhas.
Sobre o peso eu não sei....

O passador eu uso o X7, que avança e retrocede com o polegar, gostei mais...
O passador Shimano Deore vc tem usar o polegar e o indicador...ou seja te obriga a tirar o indicador do freio..

Voltar ao Topo
Leo_Queiroz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2013
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo_Queiroz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 14:52
"Estranho pois notei vantagem apenas onde citei alem das subidas curtas com raízes como vc afirmou.
No demais não percebi nada demais a não ser bem mais peso a carregar.
Mas nas pirambas nada disto se sustenta pois tudo só funciona onde se tem força para pedalar (para qualquer aro) e em fortes subidas quem for de 29 provavelmente vai parar e empurrar primeiro ai toda a teoria cai por terra. 
Estas bikes são excelentes para provas de circuíto onde não existem subidas longas e pode se manter o embalo.
Para exploração ainda prefiro as 26 pois quando a subida pegar sei que tenho uma bicicleta de montanha que sobe montanhas como propõe o esporte."


DTS,

com todo respeito à sua opinião e à sua provável experiência no MTB, suas alegações caem por terra, sobrando apenas a sua impressão pessoal.

Simplesmente você só precisa pegar as bikes que venceram o Brasil Ride, o Cape Epic e os principais campeonatos de XCO! Em sua ESMAGADORA/AVASSALADORA maioria são 29ers!!

Sem comentários, brow, isso prova definitivamente que o pouco que a 29 perde em retomadas (o que pode ser corrigido com um belo par de pernas) ela ganha em benefícios rodando e engolindo buracos/pedras/raízes.

Você deve ter pedalado muito pouco uma 29er pra insinuar que elas não sejam bicicletas de montanha e para dizer que se trata mais de marketing do que benefício.

Marketing sempre existirá, inclusive nas evoluções reais. A 29er trata-se, sim, de EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DO MTB, bastando consultar os principais campeões da categoria para chegar a uma conclusão irrefutável.

O que é marketing, sem dúvida, é o caô recente das 27,5.... 

Sobre o tema do tópico, após pegar uma stumpjumper com grupo SRAM eu simplesmente fiquei impressionado com a precisão e a seriedade da marca! Quando eu era adolescente seria inimaginável pensar que algo superaria a shimano. Hoje eu posso dizer, ressalvada a qualidade excelente dos japoneses, que os americanos da SRAM comandam as transmissões (jamais os freios!).

Abs.,
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 15:38
Originalmente postado por Leo_Queiroz Leo_Queiroz escreveu:

"Estranho pois notei vantagem apenas onde citei alem das subidas curtas com raízes como vc afirmou.
No demais não percebi nada demais a não ser bem mais peso a carregar.
Mas nas pirambas nada disto se sustenta pois tudo só funciona onde se tem força para pedalar (para qualquer aro) e em fortes subidas quem for de 29 provavelmente vai parar e empurrar primeiro ai toda a teoria cai por terra. 
Estas bikes são excelentes para provas de circuíto onde não existem subidas longas e pode se manter o embalo.
Para exploração ainda prefiro as 26 pois quando a subida pegar sei que tenho uma bicicleta de montanha que sobe montanhas como propõe o esporte."


DTS,

com todo respeito à sua opinião e à sua provável experiência no MTB, suas alegações caem por terra, sobrando apenas a sua impressão pessoal.

Simplesmente você só precisa pegar as bikes que venceram o Brasil Ride, o Cape Epic e os principais campeonatos de XCO! Em sua ESMAGADORA/AVASSALADORA maioria são 29ers!!

Sem comentários, brow, isso prova definitivamente que o pouco que a 29 perde em retomadas (o que pode ser corrigido com um belo par de pernas) ela ganha em benefícios rodando e engolindo buracos/pedras/raízes.

Você deve ter pedalado muito pouco uma 29er pra insinuar que elas não sejam bicicletas de montanha e para dizer que se trata mais de marketing do que benefício.

Marketing sempre existirá, inclusive nas evoluções reais. A 29er trata-se, sim, de EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DO MTB, bastando consultar os principais campeões da categoria para chegar a uma conclusão irrefutável.

O que é marketing, sem dúvida, é o caô recente das 27,5.... 

Sobre o tema do tópico, após pegar uma stumpjumper com grupo SRAM eu simplesmente fiquei impressionado com a precisão e a seriedade da marca! Quando eu era adolescente seria inimaginável pensar que algo superaria a shimano. Hoje eu posso dizer, ressalvada a qualidade excelente dos japoneses, que os americanos da SRAM comandam as transmissões (jamais os freios!).

Abs.,

Infelizmente vc esta enganado, é uma questão de Matemática: Quantas 29 haviam para cada 26 ?
20 ou mesmo 30 ?
Eu não tenho esta informação e nem vc e só justificaria seu argumento se tivessemos 50% contra 50%.
Como não temos ai sim é achismo barato.
Mas sei que o mundial de 2013 foi ganho por uma 26 (Fem.) e uma 27.5 (Masc) na Europa onde o 29 não convenceu pois em provas importantes ainda se encontra os modelos menores com quase igualdade em relação as 29 no geral em empresas europeias e não americanas.
Será que o Nino esta errado ?, o Fontana também já espera um modelo de menor tamanho (Estava na CicloFair) por parte da Cannondale ! alegando o melhor desempenho dos formatos menores em trechos de subida e técnicos (Padrão pouco difundido no Brasil, mas de regra no Exterior), eles estão errados ?
Será que vc pedala melhor que eles ? 
O que te falei foi que em minha região 29 é furada pois é região de Montanha com "M" maiúsculo.
Agora em Brasilia é mais a cara da 29 pois é bem mais plano.
Não, não se iluda com propaganda teste mesmo de verdade como eu por 3 meses.
Se um dia tiver por aqui me ligue para constatar o quanto esta enganado.
Não disse que não sobe, só disse que sobe mal quando comparado a uma 26 de mesmo nível.
Não participo mais de corridas e se eu fosse correr em locais onde estradões são comuns eu iria de 29 e o percurso que citou deve ter bastante disto dado a região em que ocorreu (não conheço o percurso) mas na montanha eu iria de 26 sem pensar 2 vezes.
Mas não vou questionar mais, acho que temos 2 mares de gente um que concorda com vc e outro que concorda comigo mas não vou deixar de respeitá-lo por isto.

Abraço amigo. 


Editado por dts - 28 Jan 2014 as 15:49
Voltar ao Topo
Leo_Queiroz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2013
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo_Queiroz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 15:55
Concordo com vc cara, um mar de gente está do meu lado e outras tantas acompanham a sua opinião, que eu respeito.

Porém, se havia 20 ou 30 29ers para cada 26er eu acho que isso quer dizer alguma coisa, não? E receio que não seja que todos esses 29ers sejam suscetíveis a marketing.....

Sobre as 27,5, não dá pra acreditar em atletas patrocinados por marcas que iniciaram/ão um projeto massivo de investimento em 27,5, justamente porque eles são suspeitos para opinar, já que suas patrocinadoras certamente influenciam em suas "opiniões". PS: eu não preciso pedalar nem 1/20 do que um profissional pedala para ter opinião própria, basta que eu tenha experiência em 26 e mais de 4 mil km's rodados em 29 para que eu possa dar pitaco, palpite e tudo mais.

Brasil Ride e Cape Epic 2013 foram vencidas por 29ers, com muita subida, mais do que na sua região, certamente.

Sobre montanha com M maiúsculo, de onde vocÊ é, por curiosidade?

Eu moro em Ribeirão Preto/SP, mas sou de Minas Gerais, região da Serra da Canastra, pedais com mais de 2.000 m de altimetria em 80 km, em média, sem contar o caminho da fé, entre SP e sul de MG, com subidas pra brasileiro nenhum menosprezar. 
Todos esses percursos são feitos por 29ers, sem empurrar em subida. Porém, não posso comparar com 26ers, já que ninguém pedala essas bikes por aqui mais..

Abraço, amigo
Voltar ao Topo
edson83 Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Ago 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edson83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 16:15
Sinceramente, entre XT e X9 acho que não dá pra eleger um "melhor".

Em relação a peso existem algumas pequenas diferenças, por exemplo o pedivela M785 pesa cerca de 817g com BB ... já o X9 881g (gxp)..., ambos 2x10

Ai vai de preferência mesmo.

O meu set era todo XT, exceto passador que era SLX e funciona muito bem.

Agora estou indo para um misto, passadores X9, cambio traseiro X0, K7 XT, cambio dianteiro XT e pedivela XT 2x10 ... vamos ver no que vai dar essa salada Tongue

Vai com qualquer 1 dos dois que já jogo!
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 20:53
Originalmente postado por Leo_Queiroz Leo_Queiroz escreveu:

Porém, se havia 20 ou 30 29ers para cada 26er eu acho que isso quer dizer alguma coisa, não?


Com certeza quer dizer algo. Quer dizer que os ciclistas profissionais são obrigados a correr com a bike que o patrocinador quer. E como eles querem faturar , fazendo com que todos nós troquemos de bike , é óbvio que exigem seus pilotos irem de 29er.

Concordo plenamente com a opinião do dts , 29er é boa em retas , terrenos mais planos , mtb em mata fechada , single tracks com subidas longas e íngremes , a 26 é muito superior.

Mas é só a minha opinião baseado em alguns testes que ja pude fazer.

“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2014 as 20:56
Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

Duplicou.


Editado por PauloBC - 28 Jan 2014 as 21:21
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 07:46
Originalmente postado por Leo_Queiroz Leo_Queiroz escreveu:

Concordo com vc cara, um mar de gente está do meu lado e outras tantas acompanham a sua opinião, que eu respeito.

Porém, se havia 20 ou 30 29ers para cada 26er eu acho que isso quer dizer alguma coisa, não? E receio que não seja que todos esses 29ers sejam suscetíveis a marketing.....

Sobre as 27,5, não dá pra acreditar em atletas patrocinados por marcas que iniciaram/ão um projeto massivo de investimento em 27,5, justamente porque eles são suspeitos para opinar, já que suas patrocinadoras certamente influenciam em suas "opiniões". PS: eu não preciso pedalar nem 1/20 do que um profissional pedala para ter opinião própria, basta que eu tenha experiência em 26 e mais de 4 mil km's rodados em 29 para que eu possa dar pitaco, palpite e tudo mais.

Brasil Ride e Cape Epic 2013 foram vencidas por 29ers, com muita subida, mais do que na sua região, certamente.

Sobre montanha com M maiúsculo, de onde vocÊ é, por curiosidade?

Eu moro em Ribeirão Preto/SP, mas sou de Minas Gerais, região da Serra da Canastra, pedais com mais de 2.000 m de altimetria em 80 km, em média, sem contar o caminho da fé, entre SP e sul de MG, com subidas pra brasileiro nenhum menosprezar. 
Todos esses percursos são feitos por 29ers, sem empurrar em subida. Porém, não posso comparar com 26ers, já que ninguém pedala essas bikes por aqui mais..

Abraço, amigo

Atibaia (Pedra Grande, Pedra do Coração, Pedinha, Reserva do Vuna (Vale encantado) dentre outras supera facilmente 2000 Metros acumulados) em bem menos de 80 Km até de 26 empurramos dado que em trechos extremos a bike chega a empinar.
Mas também ando bastante em Mairiporã (subidas de 4 a 6 Km fortes) e Paranapiacaba (Serra do mar).
Eu até já disse que não se pode confiar em profissionais pois eles falam oficialmente o que o patrocinador quer, mas extra oficialmente a conversa é quase sempre outra.
Mas certamente a entrada da 27.5 não é conversa pois quem já andou sabe que não existem diferenças tão gritantes de desempenho entre 26 e 27.5.
E este modelo só se justifica pelo fato das empresas não quererem dar o braço a torcer alem claro de poder vender mais.
Acredito mesmo que todas as rodas são boas e tem seus valores.
Mas nunca quis mudar a opinião de ninguém apenas postei minhas impressões em situações que testei e não foi pouco e com todas as relações possíveis.
Falar que é melhor em tudo certamente é enganoso pois pude averiguar que simplesmente nas situações em que pedalo não é.
Como já disse meu comparativo foi baseado em uma Cannondale 26 com +-8 kilos e não ví 29 que pudesse ser melhor em subidas e trechos técnicos até agora.
Mas nunca se sabe o amanhã.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 08:01
Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

Originalmente postado por Leo_Queiroz Leo_Queiroz escreveu:

Porém, se havia 20 ou 30 29ers para cada 26er eu acho que isso quer dizer alguma coisa, não?


Com certeza quer dizer algo. Quer dizer que os ciclistas profissionais são obrigados a correr com a bike que o patrocinador quer. E como eles querem faturar , fazendo com que todos nós troquemos de bike , é óbvio que exigem seus pilotos irem de 29er.

Concordo plenamente com a opinião do dts , 29er é boa em retas , terrenos mais planos , mtb em mata fechada , single tracks com subidas longas e íngremes , a 26 é muito superior.

Mas é só a minha opinião baseado em alguns testes que ja pude fazer.


Pois é Paulo só não vê quem não quer ver, não quer dar o braço a torcer, tem alta estatura (a minoria) ou anda onde estradões e poucas subidas são mais constantes.
É simples é só fazer uma pesquisa no ML e outros sites e procurar por 26 tops e por 29 tops.
26 quase não se acha (daí não vêlas mais em provas) e 29 existem aos montes bikes sem uso 2 ou 3 meses.
Tenho contato com lojistas e todos são unânimes em relação a estagnação das vendas no setor.
A galera compra pouco as 29, não existem 26 a venda (nem usadas) pois todos esperam as 27.5.
Os de 26 por não poder continuar com 26 e não se adaptar as 29 (Existem exceções como já citei), os de 29 mais experientes por não ver tudo que se promete na prática real (Tambem existem exceções como já citei).
As 27.5 são a resposta a estagnação e insatisfação.
Por que iriam acelerar a entrada deste modelo se as 29 fossem um sucesso como as empresas tentam vender ?
O melhor seria esperar mais e ganhar ainda mais adiante.
Eu mesmo vou provavelmente para 27.5 pois não acho outra como a minha e ela já tem alguns anos de vida.
Mas o que mais me estranha é por que uma opinião honesta (Longe de ser verdade a todos) incomoda tanto.
Como já diziam sua cabeça (e bolso) é seu guia e cada um acredita no que quer.
Paro por aqui.  
 
 


Editado por dts - 29 Jan 2014 as 08:09
Voltar ao Topo
REIROM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2003
Sorocaba-SP
Offline
Mensagens:3780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar REIROM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 09:30
Simplesmente brilhante o ponto de vista do caro DTS.

Voltar ao Topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 10:07
dts   
spex
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2014 as 11:39
Originalmente postado por REIROM REIROM escreveu:

Simplesmente brilhante o ponto de vista do caro DTS.



Fora Dilma , agora é dts na cabeça.




“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
szamszoryk Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mai 2014
campinas
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar szamszoryk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2014 as 11:10
Galera,


Alguem pode me ajudar?
Pedalo a um tempo jah, em joaquim egidio de 40 a 70 km, com mts subidas ingrimes.
Quero trocar de bike, vou viajar pra Orlando.... mas estou em duvida referente a 30v ou 20v?

Quero saber em subidas ingrimes,ah de 20v é suficiente? é leve qnd precisa?
E em descidas a de 20v, falta marchas?

Vi duas opções que cabem no meu orçamento:

http://orangecycleorlando.com/product/specialized-rockhopper-comp-29-188183-1.htm


ou

http://advanced-cycles.com/product/scott-scale-970-194864-1.htm#.U4XegfldVqV


abraço

Voltar ao Topo
Advogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2014
SP
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Advogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2014 as 15:08
a tendencia é ser 20v, ou menos (10, 11)..

acabei de sair de uma bike 26, com 27v, e passei pra uma 29 com 20v... rapaz, n falta nada nao.. a relação é perfeita.

entre essas bikes q vc ta olhando, tenta trazer uma melhor, aproveita q ta no paraiso.. o problema são os impostos daqui.

por exemplo, a spz stump carbon ta $2k lá.. puta bike
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X