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Bikes full 29er !! Mudanças dos quadros...

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Silvio Taubate Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Abr 2015
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    Postado: 04 Jul 2016 as 21:31
A minha dúvida é:

A geometria dos quadros sofrem mudanças com qual frequência ?
Trocar uma bike ano 2012 por uma atual do mesmo modelo ou fazer um up trocando peças para reduzir o peso?
No meu caso quero reduzir o peso, para sofrer menos nas subidas.

Abraço
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furukawa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 23:15

Comprei minha primeira bike aro 29" em junho de 2011 e desde então sempre tem havido mudanças na geometria e no formato e material dos tubos.

O que tem mudado são os comprimentos do tubo superior e do chainstay além dos ângulos da caixa de direção e do tubo de selim.

Antes de trocar a bike ano 2012, faz um bikefit com um bom especialista para saber exatamente qual o tamanho correto do quadro, pedivela, canote e mesa.

Assim você vai saber se precisa realmente fazer um upgrade na sua bike atual ou trocar por uma nova.

Redução de peso na bike não vai resolver o problema nas subidas. O que vai fazer diferença é um bom rendimento da pedalada (bikefit) e uma transmissão adequada ao seu estilo de pedalada.

Com melhor rendimento e regularidade nos pedais, o peso do ciclista normalmente cai e o ganho em subidas é resultado garantido.

Editado por furukawa - 04 Jul 2016 as 23:24
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Silvio Taubate Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Abr 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Silvio Taubate Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 23:29
O bike fit eu fiz, a bike está na mão como dizem por aí...
Nao entendo muito de bikes, mas tirando o lado comercial com novas cores e grupos de transmissão, minha impressão é que só os componentes são melhorados anualmente e os quadros, só pinturas.
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danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 00:17
Olá Silvio. Não é apenas a pintura. Pode procurar nos sites das marcas, como a giant por exemplo, que tem um bom acervo. O toptube está cada vez mais slooping, chainstays menores... depende do modelo, marca. A "cara" da bike tem que mudar, não só pelo desenvolvimento tecnológico, como pelo lado comercial. Se não renovar, perde mercado.
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satoshi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Ago 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 11:08
A redução de peso em uma bike não é exatamente proporcional ao aumento de preço. O preço aumenta muito por cada grama que você tente reduzir. Vale pra qualquer quadro ou componente. Pra full esse sobrepreço tende a piorar por falta de opções no mercado nacional. A não ser que você não tenha problema com saldo bancário e consiga pagar 30 mil ou 50 mil num Epic S-Works ou numa Spark RC.

O que falaram aí é questão de treino, muito treino para encarar subidas. E não só questão de perna, mas saber treinar a melhor cadência para subir. Claro que uma boa relação de marchas também ajuda. No caso das 29er, tenho notado que as coroas duplas de 38-24 dentes, tão comuns hoje, não são tão ideais para um ciclista médio. Tanto é que algumas marcas passaram como Specialized e Scott passaram a adotar coroas de 36-22 dentes para melhorar nas subidas.

Não sei a quanto tempo você pedala, mas geralmente quem está começando fica com o psicológico abalado ao ver outros subindo com menos dificuldade e começa a colocar culpa no equipamento, sendo que é preciso parar para pensar que o que move a bike é o "motor" sentado sobre o selim. Tem muita gente que consegue encarar algumas paredes com bike de 21v com a maior facilidade.

Mas mesmo assim quiser investir em algo mais leve, comece pelas rodas e pneus, pois é o conjunto com massa que a gente move e que demanda muita energia no movimento.

Com relação às geometrias, elas evoluem por necessidade das fabricantes precisarem se manterem vivas no mercado, terem um apelo comercial que as diferenciem dos demais. Por aqui a gente não nota muito isso por conta de tudo ser importado, e o marketing às vezes fraco das importadoras, que não investem muito na publicidade. Mas se você começar a ver o que rola lá fora, verá esse tipo de argumento em sites, revistas e rodas de bikers.
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Silvio Taubate Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Silvio Taubate Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 18:22
Concordo com vocês sobre a melhor forma é se manter em forma, mas o peso da bike ajuda.
Infelizmente quando você pergunta aos lojistas quero uma full com a proposta conforto, os caras engasgam e falam de tudo.
Gosto da minha Santa Cruz, com o dólar alto comprar outra é gastar muito.
Mas vendo as opções no mercado só vejo full que dizem priorizar competição e sinceramente até agora não achei nada que aproxime da minha.


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satoshi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Ago 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2016 as 14:47
Se quer conforto então tem que buscar full para Trail ou All Mountain. Aí você terá um guidão mais elevado e muito mais curso. Mas dificilmente encontrará produtos com peso baixo, a não ser, como eu disse, busque por quadros de carbono, o que eleva em muito o preço final da bike. E na grande maioria das marcas você irá encontrar isso com aros 27.5, e não nas 29.
Infelizmente não é tão simples encontrar uma opção desejada por aqui...
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Silvio Taubate Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Abr 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Silvio Taubate Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2016 as 23:21
Pela configuracao da minha bike, me resta trocar a suspensão e guidão hoje de alumínio para carbono..depois transmissão ....
juntar dólares e enfiar o pé na jaca daqui um ano...
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2016 as 18:45
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Se quer conforto então tem que buscar full para Trail ou All Mountain. Aí você terá um guidão mais elevado e muito mais curso. Mas dificilmente encontrará produtos com peso baixo, a não ser, como eu disse, busque por quadros de carbono, o que eleva em muito o preço final da bike. E na grande maioria das marcas você irá encontrar isso com aros 27.5, e não nas 29.
Infelizmente não é tão simples encontrar uma opção desejada por aqui...

Não concordo.

Bikes full mesmo com 100mm de curso trazem uma diferença imensa de conforto comparado com rígidas.
As bikes de XC mais modernas estão vindo com geometria mais Trail, com chainstay mais curto, ângulo da direção mais aberto (slack), top tubes mais longos e algumas com central mais baixo. Praticamente todas as marcas estão mudando pra esse conceito, embora a Kona por exemplo  já tinha a bike Process 111 com essas características desde 2014, porém a categoria dela é "enduro". A pouco tempo atrás eles lançaram a Hei Hei 2017 com uma geometria muito parecida com a process.

E mesmo se falando de quadros mais "antigos" tinha uma Anthem 29 de 2013 e a bike trazia um conforto excelente e me permitia andar em trilhas que tinha que quase empurrar com uma rígida.

além disso tudo, a idéia de se ter bikes com mais curso não é exatamente ter "mais conforto" mas sim andar muito mais rápido no limite do desconforto (e da segurança) 


Editado por TheLittle - 20 Jul 2016 as 07:29
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2016 as 03:03
Essa dos centrais mais baixos não entendo. Numa HT tem situações que pedalando, o pedal bate no chão em curvas ou em facões. Numa FS XC mais tendência ainda pelo curso de 100m. Numa AM com mais curso, terá mais tendência ainda do pedal bater no chão.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2016 as 07:25
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Essa dos centrais mais baixos não entendo. Numa HT tem situações que pedalando, o pedal bate no chão em curvas ou em facões. Numa FS XC mais tendência ainda pelo curso de 100m. Numa AM com mais curso, terá mais tendência ainda do pedal bater no chão.

teoricamente abaixa o centro de gravidade e melhora nas curvas.

quando falam em central "baixo" deve ser comparando com full mais antiga.
apesar que a Nomad tem um central bem baixo, mas usando um pedivela 165 ou 170 e o SAG correto não tem muito problema com isso.
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satoshi Ver Drop Down
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Minha full é das antigas e o central é muito alto, algo que incomoda na hora de entrar rápido em curvas na descida. Tanto que eu parelho a full 26 com a HT 27.5, o mov central da 26 ainda fica mais alto q no da HT. Confused
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satoshi Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Se quer conforto então tem que buscar full para Trail ou All Mountain. Aí você terá um guidão mais elevado e muito mais curso. Mas dificilmente encontrará produtos com peso baixo, a não ser, como eu disse, busque por quadros de carbono, o que eleva em muito o preço final da bike. E na grande maioria das marcas você irá encontrar isso com aros 27.5, e não nas 29.
Infelizmente não é tão simples encontrar uma opção desejada por aqui...

Não concordo.

Bikes full mesmo com 100mm de curso trazem uma diferença imensa de conforto comparado com rígidas.
As bikes de XC mais modernas estão vindo com geometria mais Trail, com chainstay mais curto, ângulo da direção mais aberto (slack), top tubes mais longos e algumas com central mais baixo. Praticamente todas as marcas estão mudando pra esse conceito, embora a Kona por exemplo  já tinha a bike Process 111 com essas características desde 2014, porém a categoria dela é "enduro". A pouco tempo atrás eles lançaram a Hei Hei 2017 com uma geometria muito parecida com a process.

E mesmo se falando de quadros mais "antigos" tinha uma Anthem 29 de 2013 e a bike trazia um conforto excelente e me permitia andar em trilhas que tinha que quase empurrar com uma rígida.

além disso tudo, a idéia de se ter bikes com mais curso não é exatamente ter "mais conforto" mas sim andar muito mais rápido no limite do desconforto (e da segurança) 

Não discordo de você quanto ao conforto oferecido por uma full com 100 mm em relação a uma HT. Isso é fato, ainda mais se tratando de uma full 29er.
A minha resposta foi em consideração ao que o Silvio está querendo em relação a uma bike ideal para ele, em que ele foca muito na questão do "peso". Mas com o que temos aqui no mercado brasileiro, vai ser difícil equacionar peso X conforto X preço.
Por exemplo, uma Epic Carbon tem um bom peso, mas será menos confortável que uma Stumpy FSR, não por conta dos 100 mm, mas da geometria "puro XC" do quadro/bike. Claro que um bike fit pode corrigir isso, mas aí vai descaracterizar a Epic...
Mas o dinheiro é de cada um né. Faz o que quiser com a bike. Que nem esses dias vi um anúncio de uma Spark 950 com selim desses bem largos que parecem um sofá e com uma mesa com ajuste de inclinação mais um guidão mega riser de downhill...
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Se quer conforto então tem que buscar full para Trail ou All Mountain. Aí você terá um guidão mais elevado e muito mais curso. Mas dificilmente encontrará produtos com peso baixo, a não ser, como eu disse, busque por quadros de carbono, o que eleva em muito o preço final da bike. E na grande maioria das marcas você irá encontrar isso com aros 27.5, e não nas 29.
Infelizmente não é tão simples encontrar uma opção desejada por aqui...

Não concordo.

Bikes full mesmo com 100mm de curso trazem uma diferença imensa de conforto comparado com rígidas.
As bikes de XC mais modernas estão vindo com geometria mais Trail, com chainstay mais curto, ângulo da direção mais aberto (slack), top tubes mais longos e algumas com central mais baixo. Praticamente todas as marcas estão mudando pra esse conceito, embora a Kona por exemplo  já tinha a bike Process 111 com essas características desde 2014, porém a categoria dela é "enduro". A pouco tempo atrás eles lançaram a Hei Hei 2017 com uma geometria muito parecida com a process.

E mesmo se falando de quadros mais "antigos" tinha uma Anthem 29 de 2013 e a bike trazia um conforto excelente e me permitia andar em trilhas que tinha que quase empurrar com uma rígida.

além disso tudo, a idéia de se ter bikes com mais curso não é exatamente ter "mais conforto" mas sim andar muito mais rápido no limite do desconforto (e da segurança) 

Não discordo de você quanto ao conforto oferecido por uma full com 100 mm em relação a uma HT. Isso é fato, ainda mais se tratando de uma full 29er.
A minha resposta foi em consideração ao que o Silvio está querendo em relação a uma bike ideal para ele, em que ele foca muito na questão do "peso". Mas com o que temos aqui no mercado brasileiro, vai ser difícil equacionar peso X conforto X preço.
Por exemplo, uma Epic Carbon tem um bom peso, mas será menos confortável que uma Stumpy FSR, não por conta dos 100 mm, mas da geometria "puro XC" do quadro/bike. Claro que um bike fit pode corrigir isso, mas aí vai descaracterizar a Epic...
Mas o dinheiro é de cada um né. Faz o que quiser com a bike. Que nem esses dias vi um anúncio de uma Spark 950 com selim desses bem largos que parecem um sofá e com uma mesa com ajuste de inclinação mais um guidão mega riser de downhill...

verdade, já vi nego montar bike com quadro de DH pra passeio por que é "mais confortável". E o banco, sofá, claro.
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