Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com roda fixa patinando
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com roda fixa patinando

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
bessa Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2008
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bessa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com roda fixa patinando
    Postado: 28 Jun 2016 as 00:31
Pessoal, minha duvida é a seguinte. Comprei uma fixa da tag. Bicicleta boazinha e tudo. Como sou novo nesse esquema de fixa, e comprei no padrão emoção vai ou racha. O problema é, ate agora dei poucas voltas com ela, e só na manha. Hoje enfim tive espaço para dar uma passadinha mais forte, com segurança, e parece que o pé de vela da uma platinada quando tenho que freira fazendo mais força para travar a roda. Ou mesmo pedalando mais forte. Ai To na duvida, não sei se trocar essa peca ou movimento central ajudaria. Alguém ai já passou por isso? Alguma dica? Vlw
Voltar ao Topo
Kusowski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2014
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kusowski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 08:40
Tu apertou o pinhão e a contra-porca? Provavelmente é isso.

Se tu já andou com ela sem ter apertado bem, corre o risco de ter espanado a rosca. Existe ferramenta específica pra apertar.

A receita "caseira" que usei para apertar:
1) [copiado do Sheldon Brown] Apoie a roda dianteira contra uma parede, e suba nos pedais fazendo força como se fosse para frente. Isso irá apertar o pinhão (sentido horário).
2) [gambi] Travei a roda traseira, e com uma chave de fenda fiz uma alavanca usando a gancheira para apertar a contra-porca em sentido anti-horário.

Não me responsabilizo =p

Dá uma lida aqui: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/04/as-diversas-opcoes-de-cubos-traseiros.html

Se tu der uma procurada no google por lockring + fixed vai achar bastante conteúdo.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 08:41
Bom dia,
  A corrente não está frouxa? já tentou esticar mais a roda?
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
bessa Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2008
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bessa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 09:20
Parece que esta de boa. Mas nunca tive esse tipo de bike. Tem que ficar tipo "dura" Bavária com pouquíssima flexibilidade? Pq ta bem esticada, talvez desse para mencionar um tico mais... mas isso explicaria a patinação? Vlw a dica
Voltar ao Topo
bessa Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2008
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bessa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 09:23
A roda tava de boa. Vou dar uma verificada chegando em casa. Mas tinha apertado mais ou menos nesse esquema ai. Vlw
Voltar ao Topo
Thiago.baLao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Thiago.baLao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 10:19
Bom dia.

Rapaz, leve em uma bicicletaria que tenha chave para aperto de lockring adequada. NÃO brinque com isso. Pode fazer os testes que os colegas acima citaram, mas para aperto de lockring é melhor levar para alguém que entenda e tenha ferramenta.
Evite andar com a bike assim, pois vc está espanando o cubo aos poucos e poderá se acidentar feio. Isso realmente é sintoma de falta de aperto do pinhão+lockring. A falta de tensionamento da corrente vc sente no pedalar, alguns estalos e a sensação de estar "enroscando".

Enfim, não brinque, invista uns R$50,00 e peça para um profissional revisar. R$ 50,00 não vale uma queda feia da bikeWink
Voltar ao Topo
VJoe Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Set 2015
Br
Offline
Mensagens:200
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VJoe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 12:03
A questão é que quase nenhuma bicicletaria vai ter essa ferramenta. É mais fácil comprar ela.
Voltar ao Topo
bessa Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2008
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bessa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 13:31
Hm.... boa dica. Pois é, fico no maior cagaço de andar com ela assim. Vou levar em uma bicicletas mesmo. Mas ai já é massa levar com dicas de diagnosticos, sempre ajuda. To vendo de comprar umas ferramentas próprias para bike mesmo. Inclusive, alguma dica dia é bom ter? Pq devo começar a usar para ir ao trabalho em breve, então é bom ter coisas básicas em casa. Vlw os toques. Se la o cara não.tiver o lockring, vou ver se acho pra comprar mesmo.foda mano, comprei a bike mais simples possível para usar de meio de transporte, e não ser roubado... mas To vendo que me fudi. 1000 reais mal investidos. Se não consegui resolver relativamente fácil, sem trocar peças e afins, vou ficar no prejuízo :(
Voltar ao Topo
Thiago.baLao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Thiago.baLao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 14:05
Não desanime.
A fixa é simples mas demanda manutenção também. Esses cubos que vem nas bikes prontas, infelizmente são cubos TEORICAMENTE ruins. Uma bela revisão no cubo traseiro e eventualmente a compra de pinhão+lockring bons, acabam por resolver o problema.
Aqui em Curitiba felizmente estamos bem servidos, aqui a maioria das oficinas tem essa ferramenta.

Se quiser entender melhor:
http://www.fixadas.com.br/#!REVIEW-CHAVE-LOCKRING-E-PINH%C3%83O/c21kp/56d33f4c0cf2b4d1bf245297

Meu conselho é (se conselho fosse bom....):
Não ande com o pinhão solto e não economize no cubo traseiro. Estes componentes garantem a sua segurança, uma pisada em falso na fixa e vc vai para o chão na hora.
Ande na catraca (roda livre) até conseguir acertar o cubo traseiro (R$$$$), comece com a revisão de cubo e adquira pinhão+lock da SevenHundred, por exemplo.
Depois de acertar bem o conjunto, é só alegria. Uma bela limpeza na bike para não juntar pó nos componentes, uma boa lubrificação pós limpeza e vai ter uma bike confiável por muito tempo.
E não esqueça de treinar BASTANTE antes de sair no transito diário, eu pedalo a 13 anos e passei 3 meses andando de fixa antes de pegar transito para ir trabalhar.
Voltar ao Topo
bessa Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2008
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bessa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 14:54
Massa. Vlw os toques. Vou tentar achar algum lugar aqui em bsb que tenha a manha de trabalhar com as fixas. Achando, troco essas peças de pronto. Tenso, já tenho minha dose de tombos para saber que não compensa arriscar, você esta certo. Vou ler esses trem em casa depois. Sobre o transito, vai ser mais suave pra mim. Pq no meu trampo (bancário) não tem banheiro para duchas e afins. Então, não rola de pedalar todo o trajeto. Vou de bike ate o metro e do metro para a agência. Ai os momentos no transito mesmo são poucos, fica mais suave. Mas antes de começar, vou dar uma treinada mesmo.
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 19:35
Típico caso de pinhão e/ou lockring mal apertado. Há grandes chances da rosca já estar espanada. Um bom cubo ajuda, mas se não apertar direito é dinheiro jogado fora.
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2016 as 21:13
Apertar pinhão e lockring

http://chavequinze.com/2016/03/22/como-tirar-e-colocar-pinhao-e-lockring-contraporca-usando-pouca-ferramenta/
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X