Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - DIY - ARDUINO+BIKE(ciclocomputador personalizado)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


DIY - ARDUINO+BIKE(ciclocomputador personalizado)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: DIY - ARDUINO+BIKE(ciclocomputador personalizado)
    Postado: 19 Abr 2016 as 13:35
Pessoal, estou pensando em brincar um pouquinho com arduino e a bike. Primariamente pensei em fazer um ciclocomputador para usar na minha MTB, porém fiquei pensando nas diversas opções de utilização do arduino.

O que vocês gostariam de ter em um gadget eletrônico para bikes? Penso em fazer algo similar a um smartphone com Strava. Porém, quais outras características posso incluir? O que de melhor os ciclocomputadores possuem hoje em dia? O que seria sensacional incluir?

Qual seria o gadget perfeito para vocês?

Abraço.


Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2016 as 14:09
Acho que as mesmas do smarthpone... GPS/Cadência/Velocidade/Kilometragem

Vi pelas nets da vida um projeto (não sei se envolvia propriamente com Arduino), que era usado para fazer a telemetria das suspensões dianteira e traseira de uma bike de downhill.
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2016 as 14:11
Para exemplificar, o que penso em incluir:
1 - latitude, longitude, elevação e tempo;
2 - acelerômetro;
3 - sensor de batimentos cardíacos;
4 - sensor de pressão atmosférica;
5 - sensor de temperatura;

Claro que dá pra incluir várias coisas, mas quanto mais coisas mais pesado...

Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2016 as 19:34
Calculando a variação da altitude você pode fazer a média de velocidade subida e a inclinação momentânea? Isso seria matador
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2016 as 21:13
A inclinação é até bem simples fazer, utilizando um sensor, porém teria que calibrar antes, tipo colocar a bike num local plano e apertar um botão, aí então iria calcular todo tipo de inclinação.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2016 as 21:20
Pergunta: -_qual o tamanho desse gadget?

Se houvesse jeito de mostrar onde estão seus amigos sem precisar de wifi seria legal. Talvez por rádio.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
leonardoabrito Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2014
Bauru - SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar leonardoabrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2016 as 07:19
com um sensor simples daria pra por forças de aceleração G, seria interessante para quem faz DH...
Voltar ao Topo
radMG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar radMG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2016 as 08:55
Uma das coisas mais desejadas (e caras) para quem faz um treinamento mais estruturado, é um medidor de potência. Se conseguir incluir isso no seu gadget seria top dos tops.

Não entendo muito, mas talvez o Raspberry Pi seja mais adequado para estas aplicações.
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2016 as 11:17
(a)ltadeu70 para fins de teste, creio que ficará no tamanho de um maço de cigarros. 
Saber onde estão os amigos em que sentido? Num mesmo pedal? Num determinado alcance?

(a)leonardoabrito poisé, tem vários sensores simples de implementar. Força G é um deles, apesar de achar que não vai ter muita influência, mas dá para fazer um teste sim.

(a)radMG essa é uma das situações mais complexas para fazer, mas vi que é o maior desejo de todos.

Vou ver se esse final de semana já começo a implementar algumas coisas. Minha ideia inicial era simplesmente implementar nas bikes dispositivos que já existissem. A primeira coisa que pensei foi: pow, quanto tempo demoramos para usar freio a disco, coisa que já existe há muitos anos. Vou implementar um freio ABS para bikes hueehuheu. Mas depois eu percebi que o freio ABS seria ruim para quem pratica MTB, então comecei a pensar em outros gadgets ;)
http://www.pedal.com.br/forum/member_pro.asp?PF=70710 -
http://www.pedal.com.br/forum/search_.asp?USR=leonardoabrito -

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2016 as 22:06
A localizaação via radio seria no mesmo pedal. Ciclismo de estrada nem tanto, mas mtb é comum sumir todo mundo e vc ficar sozinho.

------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2016 as 15:36
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

A localizaação via radio seria no mesmo pedal. Ciclismo de estrada nem tanto, mas mtb é comum sumir todo mundo e vc ficar sozinho.


Essa situação é um pouco mais complicada, mas bem possível de implementar. Logicamente o grande "problema" é a questão da bateria, pois quanto mais funcionalidades menor é a autonomia. Mas para fins de implementação o interessante é testar todas as possibilidades.

Uma coisa que pensei agora e seria legal é fazer a diferença de tempo entre a bike que está na tua frente e a que está atrás de ti, quando sair para pedalar em grupo com alguns amigos. Algo como nas corridas: FULANO está 3.5 segundos atrás de CICLANO. Ia ser bem interessante também :)
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2016 as 20:48
Isso não gastaria mais bateria, uma vez que o cálculo teria que ser feito instantaneamente?
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2016 as 16:04
Bom pessoal, tô pensando em focar no app strava, algo como um gadget que mostre infos sobre segmentos em tempo real. Acho que seria muito mais interessante.

Vou colocando novidades por aqui.
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2016 as 17:57
Boa noite.

Já incluiu a medida de cadência no seu programa?
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2016 as 22:24
Originalmente postado por Carlos W Carlos W escreveu:

Boa noite.

Já incluiu a medida de cadência no seu programa?

Carlos, ainda não. Tô na fase de definir o objetivo do gadget ainda... 
Voltar ao Topo
sricanesh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2016
Blumenau
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sricanesh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2016 as 06:54
Originalmente postado por radMG radMG escreveu:

Uma das coisas mais desejadas (e caras) para quem faz um treinamento mais estruturado, é um medidor de potência. Se conseguir incluir isso no seu gadget seria top dos tops.

Não entendo muito, mas talvez o Raspberry Pi seja mais adequado para estas aplicações.

Raspberry é um computador, Arduino é um microcontrolador.
  
Quando precisa reagir a muitos "estímulos" externos, como é o caso de sensores, um microcontrolador é mais interessante pois você tem a certeza de que não vai perder nenhuma informação. Não que o Raspberry é falho mas pela sua natureza tudo opera em filas de processos e mesmo sinais vindos da GPIO não tem prioridade.

A desvantagem do Arduíno é que é mais difícil de programar e deve-se tomar mais cuidado com o tamanho do programa (dependendo da placa usada).

Eu estou começando a montar um "bikecomputer" também usando Arduino. Confesso que é mais por farra e nerdice do que outra coisa  LOL
Voltar ao Topo
Thalyson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2016
SC
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thalyson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2016 as 09:41
Vocês que estão fazendo seus ciclocomputadores podem postar seu progresso (a medida que vão progredindo) aqui? Peço isso porque estou fazendo um também, porém utilizando um PIC18F4520, e gostaria de aprender com os que vocês estão fazendo
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2016 as 10:09
(a)Thalyson eu estou atualmente direcionando minhas horas vagas para um app android do tipo ciclo. Percebi que existem dezenas de gadget que tem MUITAS opções de aferição. Basta olhar a página principal de acessórios do fórum, existem alguns ciclos que possuem todo o tipo de sensor.

Ainda estou no desenvolvimento arduino, mas percebi que há a possibilidade de desenvolver um app que faria basicamente a mesma coisa, porém sem o custo de hardware.

Vou atualizando aqui as infos do desenvolvimento.
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2016 as 10:40
seguindo o amigo..com medidor de potencia vai ficar top
Voltar ao Topo
Thalyson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2016
SC
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thalyson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 08:34
Qual imã vocês usam nesses projetos? No caso eu precisaria um pra colocar no raio (para velocidade) e outro no pedivela (para cadência).
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2016 as 18:45
Legal heim... gosto muito do assunto, apesar de nunca ter programado hardware... vou acompanhar o tópico!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2016 as 23:12
Como eu comentei, estou desenvolvendo um app para Android, tendo em vista que o celular tem todos os sensores possíveis e imagináveis (acelerômetro, gps, temperatura, etc).

Mas de qualquer forma, estou esperando chegar o módulo GPS para meu arduino para testar um simples tracker.
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2016 as 22:50
Bom pessoal, para fins de testes meu app android já está computando:

a) Velocidade;
b) Altitude;
c) Latitude e longitude;
d) Temperatura (sensor do celular Samsung S4);
e) Umidade (sensor do celular Samsung S4);
f) sensor barométrico (sensor do celular Samsung S4);

Vou deixar oculto as medições que são somente do S4.

Existe algum ciclo que mede a elevação em tempo real? Sem ser um mapa baixado previamente? 

Outra coisa: quão importante é mostrar força g? Alguém efetivamente vai usar isso?
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2016 as 23:20
Eu posso utilizar o acelerômetro do celular para calcular a elevação em tempo real, da seguinte forma:

PASSO 1: prender o celular de forma firme na bicicleta;
PASSO 2: nivelar a bicicleta (deixar em um local plano, sem inclinação);
PASSO 3: salvar os dados dos eixos X,Y e X desse local plano;
PASSO 4: calcular a diferença do eixo X (se não me engano) e apontar se está em uma subida ou descida, em tempo real.

PROBLEMA: o celular tem que estar em um local fixo na bike e efetuar a calibração pelo menos na primeira vez;

PROBLEMA 2: eu queria utilizar os sensores do celular para medir a cadência. Por exemplo, deixando o celular dentro do bolso da bermuda. Com um pouco de trabalho ACHO que consigo fazer isso.

Mas o detalhe é que daí não teríamos as informações na tela em tempo real... Mas enfim, são alternativas.

Quando tiver o app "usável" vou disponibilizar aqui para quem quiser ajudar a testar.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2016 as 11:26
Creio que a altitude não precisa ser tão exata. Creio que ninguém vai estressar se der 1100m em vez de 1099m.

------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2016 as 20:52
Legal a iniciativa, também gosto de brincar com Arduino.

Já que quer agregar funções, pelo menos no meu caso que pedalar bastante à noite, o que acha de utilizar o Arduino para gerenciar o farol e bateria, com possibilidade de ligar o farol automaticamente ao escurecer, poder passar para luz baixa ou desligar quando parar a bike (utilizando o acelerômetro), e medidor de nível da bateria de forma mais precisa.
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2016 as 21:07
(a)leao poisé, creio que vou abrir outro tópico, pois tô me focando atualmente no app para android. Inicialmente pensei em fazer um hardware com arduino, porém para o que estou interessado em fazer creio que o próprio celular é suficiente.

Sobre pedalar de noite: vou tentar colocar um aviso de quantas horas de luz natural ainda restam, para evitar que alguém pedale no escuro sem estar preparado para isso.

(a)ltadeu70 já descartei o sensor barométrico. Aparentemente o GPS é mais confiável, ou, pelo menos, é o que é utilizado no Strava e outros apps, então não faz sentido medir pelo sensor que pouquíssimos celulares tem.
Voltar ao Topo
diogoalbiero Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2012
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoalbiero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2016 as 14:25
Estou focando no desenvolvimento do APP para celular. Mais informações neste tópico:  http://www.pedal.com.br/forum/topic87034. - http://www.pedal.com.br/forum/topic87034.html
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X