Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual aro (roda 29) comprar para gordo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual aro (roda 29) comprar para gordo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual aro (roda 29) comprar para gordo?
    Postado: 01 Jul 2015 as 01:12
Boa noite pessoal.

Vou comprar uma bike 29er, e estou em dúvida qual aro colocar nela.

Na loja praticamente todas as bikes em exposição estão com aros V-Nine.
Alguns anos atrás eu pesava 166Kg e tinha uma bike aro 26 com Vzan Extreme e aguentou de boa (pedais normais, nada de trilha ou saltos, imagina q coisa linda eu com esse peso saltando kkk)

O que me indicam de aro pra colocar na bike?
Hoje estou pesando 130Kg, e quero um aro pra pedalar normal, maior parte do tempo em ciclovias, mas que suporte alguns buracos ocasionais, bem como descer meio fio, com cuidado claro.
Não me importo muito com o peso da bike, tipo se um aro normal pesar 600gr, mas um mais resistente pesar 800, não fará diferença pra mim.

Andei pesquisando e vi que acima do V-Nine, tem os Extreme 29, e os VzLevel 29 também.
E o preço é praticamente o mesmo. 

Podem me ajudar.

Obrigado galera.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 01:48
Dos 3 aros, o VZlevel é o mais resistente, depois o Vnine e por último o Extreme.
http://www.comprevzan.com.br/aro-vzlevel-disc-29.html

Eu indicaria comprar cubos com 36 furos, mas se já os possuir não tem o que fazer quanto a isso, e raios de marca (Whellsmith, Sapim, DT, Pillar, Alpina), pode ser dos modelos mais simples 2,0mm, pois em uma roda de 29" os raios sofrem mais com o maior comprimento.

Eu investi em raios com a cabeça mais grossa, pois esse sempre é o local das quebras. Eles são mais caros e não são encontrados aqui, mas também são bem mais resistentes. Comprei os Pillar PSR TB2018, que são parecidos com os DT Alpine III.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 01:58
Eu pensei que os VNine fossem menos resistentes que os Extreme. Bom saber.
Esses raios vou ver se tem aqui na bicicletaria que vou comprar a bike.
Eles tem vários modelos de bikes, inclusive umas bem caras (10k pra cima).
Quanto a peças e acessórios não sei q variedade que eles tem, mas como montam bikes também, deve ter bastante coisa. Se não tiver esses raios q vc citou, vou pedir os mais fortes q tiver, se bem q qdo tinha a minha aro 26, não lembro de terem colocado raios de marca top.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 02:08
Os raios Richman, encontrados na Jamurbikes, e em diversas lojas, são genéricos bem razoáveis.

Quanto mais alto o aro, mais forte ele é, só que quanto mais alto, mais pesado. Então, o Extreme acaba sendo o meio termo entre resistência e peso. Outra vantagem dos Extreme, além do menor peso, é ter ilhoses, que protege o aro de ter rachaduras por conta dos niples saindo pelos buracos.
E pra terminar, quanto mais largo, mais resistente, e dos 3, o VZlevel é o mais largo, tendo a mesma altura do Vnine. Wink


Editado por FAB1000 - 01 Jul 2015 as 02:10
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 02:19
Legal, mas então. Qual você me indica?

O Extreme como vc falou é o meio termo.

Mas o VZlevel é mais largo, logo mais resistente.
Como eu não estou tão preocupado com o peso do aro e mais com a resistência, seria o VZlevel ?

 O level tem 607 gr. cada.

O extreme tem 504 gr cada.

Daria 200 gr de diferença e pra mim que não busco performance seria quase irrelevante a dif. de peso.
Voltar ao Topo
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 02:21
e pneu tambem, pego 1,5 ou 2.0 ... 2.2 ...

Sendo que o fato do mais grosso me dar menos rolagem tb não é o principal pra mim , e sim maior resistência.
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 04:39
pega o 2.2, é mais borracha no chão absorvendo impactos Wink
Voltar ao Topo
thiagoguimaraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Fev 2015
cabo frio
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar thiagoguimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 14:20
Não acho q os v nine são mais resistentes não!!!
As rodas q tanto falam mal das caloi elite me disseram q são v nine, já vi v nine vazar cabeca de raio pra fora do aro, e os extreme nunca vi reclamarem e já usei na minha 26 antiga nunca me deram problema eu pesava 110kg e um amigo usa extreme 29 a uns 4 anos sem problema
Dos vzan o melhor custo e resistência são os extreme.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 14:59
Infelizmente você está errado.
A regra básica para qualquer aro de qualquer fabricante com materiais iguais é: quanto mais alto e mais largo, mais material e mais resistente um aro é.

Os Vnine da Caloi Carbon são aros fracos/ruins se comparado com o restante do conjunto, que é realmente muito bom.

Niples saindo pelo buraco dos aros, e detonando esses, se dá não por falta de resistência, mas sim por tensão demasiada aplicada aos raios. Temos diversos exemplos no fórum de aros com e sem ilhoses danificados, e basicamente a causa é a tensão mais alta aplicada.

Dê uma olhada nessa tabela da DT e verá que o aro RR585 que não tem ilhoses suporta maior peso do que um RR440 com ilhoses, mesmo sendo mais estreito. Isso acontece por conta do perfil mais alto, que contém mais material.
Veja que os aros próprios para Trekking na mesma tabela suportam tanto ou mais peso que o RR585, mesmo tendo menor altura. Isso se dá porque são mais largos e tão altos quanto o RR440 que também contém ilhoses.

http://www.dtswiss.com/Resources/Support/Tech-Specs/Techspecs_RIMS_ROAD_2015.pdf

Ou seja, ter ou não ilhoses não indica que um aro suporte mais ou menos carga, mas ajuda na preservação do aro pois a tensão na região da cabeça do niple é melhor distribuida com ilhoses simples e melhor ainda com os duplos, como no aro TK540.

Então, trazendo para o caso da Vzan, os aros de 29" da empresa que suportam mais carga são o VZleve, o Vnine e por último o mais leve e baixo, Extreme.

Ninguém disse que ele é um aro ruim, mas a pergunta do colega foi feita para saber qual dos 3 é o mais resistente. Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 15:02
Então vou de VZlevel. Depois q eu perder mais uns 30 Kg (ja perdi 30 sem pedalar mesmo), aí pego um aro mais leve... 
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 18:41
se for o caso talvez essa dica pode te ajudar...

https://www.youtube.com/watch?v=eDtkMkwW71U
Rober
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2015 as 19:01
Infelizmente a afirmação da amarração aumentar a resistência é lenda. Antigamente isso funcionava bem porque os raios eram muito fracos e a quebra deles se dava em qualquer parte da peça. Hoje, a qualidade deles, mesmo os de marca simples, é muito superior e as quebras costumam acontecer apenas nas extremidades, sendo a cabeça dele a maior incidência.
Então, raios amarrados só vão te dar o benefício de não ter um raio solto durante a pedalada, que pode se enganchar na transmissão traseira provocando uma quebra catastrófica de gancheira e câmbio. Isso se você insistir em continuar pedalando com ele pendurado.

Para quem quiser ler já discutimos esse assunto de amarração, tecnicamente falando, no link abaixo, e a discussão basicamente terminou quando um grande fabricante de raios fez testes em laboratório medindo os resultados encontrados.

Eu desisti da amarração, mas passei a usar as arruelas em todas as minhas rodas.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
thiagoguimaraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Fev 2015
cabo frio
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagoguimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2015 as 12:12
amigo VC tem razão! Qndo usamos aros com a mesma liga de alumínio os q são mais largos e altos são mais resistentes....massa estamos falando de ligas diferentes, o vnine se usa alumínio 6063 e o extreme usa liga 6061.segundo própria vzan informa. Por tanto não são iguais!!!!
como com a maioria das ligas de alumínio, é aproximadamente o mesmo. No entanto, citando Mcmaster, 6061 T6 tem aproximadamente quatro vezes maior rendimento em fortalecimento 40.000 psi vs 16.000 psi para 6063.Rendimento 6061-T6 é de cerca de 39 ksi, contra 31 ksi para 6063-T6. Então, esses números McMaster está comparando maçãs com picolés de laranja.

Não é pq o nome é farinha q é tdo igual!!!
Uma é de milho outra de mandioca.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2015 as 13:47
amigo VC tem razão. Quando comparamos maçãs e picolés de laranjas individualmente, com mesma estrutura e quantidade de material, um é mais forte do que o outro.

Só que você esqueceu do fator, quantidade de material utilizado, que pode compensar a menor resistência de uma liga em comparação a outra, independente do material, e o principal, o desenho estrutural, que na maioria dos casos compensa o uso de uma liga em detrimento a outra por fins financeiros ou tecnológicos, as vezes com a mesma quantidade de material. E nesse caso específico são os fatores preponderantes para que um aro seja mais resistente ao outro, mesmo que utilizem ligas diferentes.

As linhas Action, Strike e Extreme, que tem perfil baixo, e em qualquer diâmetro de roda, talvez não teriam a resistência adequada se usassem a liga 6063-T6 (só os engenheiros da Vzan podem confirmar isso), enquanto o desenho dos modelos Vnine e Vzlevel permitem o uso da liga mais "frágil", ou melhor dizendo menos forte das duas, barateando o custo de produção mesmo com a maior quantidade de material do produto mais barato, e no final, fazendo os custos serem equivalentes para quem procura as diversas linhas com finalidades diferentes.




Senão, pensa bem, era só fazer aro caixotinho e leve como os extreme com a tua liga preferida que o problema estava resolvido mundialmente. E isso não acontece porque existem necessidades diferentes de uso. 

Abrange o teu raciocínio para o caso de dois quadros com desenhos e propostas diferentes, um quadro de Down Hill e ou outro de Estrada, e pensa de novo. Lembre-se que o quadro de DH tem mais material e tem um desenho mais reforçado do que o de estrada, que utiliza a liga mais resistente. Agora volta pro casos dos aros em questão e reavalie a situação com esse novo questionamento. 

É correto dizer que um quadro de DH usando a liga 6063 T6 é menos resistente do que um quadro de estrada usando a liga 6061 T6? 

O raciocínio lógico é dizer que não, o quadro de DH não é menos resistente do que um de estrada com melhor liga, mas a resposta correta é... depende. Será que o desenho do projeto, os reforços, e a quantidade de material, são suficientes para cobrir a diferença de resistência entre as duas ligas?

A análise metalúrgica, pura e simplesmente, não é o fator de decisão entre duas escolhas com projetos de engenharia diferentes. Wink


Obs.: E a diferença entre as ligas não é de 4X como se pode ver abaixo. 

6063-T6

T6 temper 6063 has an ultimate tensile strength of at least 28,000 psi (196 MPa) and yield strength of at least 23,000 psi (165 MPa). In thicknesses of 0.124-inch (3.1 mm) or less, it has elongation of 8% or more; in thicker sections, it has elongation of 10%.


6061-T6

T6 temper 6061 has an ultimate tensile strength of at least 42,000 psi (300 MPa) and yield strength of at least 35,000 psi (241 MPa). More typical values are 45,000 psi (310 MPa) and 40,000 psi (275 MPa), respectively. In thicknesses of 0.250 inch (6.35 mm) or less, it has elongation of 8% or more; in thicker sections, it has elongation of 10%.

Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2015 as 13:59
Originalmente postado por thiagoguimaraes thiagoguimaraes escreveu:

Então, esses números McMaster está comparando maçãs com picolés de laranja.

Não é pq o nome é farinha q é tdo igual!!!
Uma é de milho outra de mandioca.
  
Preferi escrever num post a parte para não interferir com a resposta técnica, já que preferiu seguir por esse rumo ao tentar explicar as tuas afirmações. 

Por favor, não use de deboche quando você é contrariado em suas afirmações. Aqui é um local para debater assuntos sobre bicicleta, ensinar, aprender, concordar e discordar, e nas duas respostas que dei me opondo as tuas afirmações, não te diminui, não te desrespeitei e nem debochei de você, como fez acima. Wink


Editado por FAB1000 - 04 Jul 2015 as 14:03
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
thiagoguimaraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Fev 2015
cabo frio
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagoguimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2015 as 15:04
Como o nome mesmo dz é um forum, sim sei q é para expor duvidas, opiniões e etc..não levei para o lado do deboche, apenas usei uma linguagem básica para melhor entendimento para quem não tem conhecimento tecnico sobre. Me desculpe se lhe ofendi, não foi intenção!
Do mesmo jeito que falei do picolé de laranja e das maçãs..
Abraço a todos e bons pedais!!
E ao interessado pode pegar qualquer um q estará bem servido, pois já usei mto os dois e se saíram mto bem, passei do vnine pelo extreme pelo peso do aro q o segundo é mais leve e eu tinha 120 kg na época e os dois deram conta do recado mto bem.
Hj peso 100kg estou usando uma pouco melhor um ztr mto bom tbm, se um dia quiser fazer um up é uma dica!!
Voltar ao Topo
Leandro Nakazawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Nakazawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2015 as 00:24
Originalmente postado por thiagoguimaraes thiagoguimaraes escreveu:

Como o nome mesmo dz é um forum, sim sei q é para expor duvidas, opiniões e etc..não levei para o lado do deboche, apenas usei uma linguagem básica para melhor entendimento para quem não tem conhecimento tecnico sobre. Me desculpe se lhe ofendi, não foi intenção!
Do mesmo jeito que falei do picolé de laranja e das maçãs..
Abraço a todos e bons pedais!!
E ao interessado pode pegar qualquer um q estará bem servido, pois já usei mto os dois e se saíram mto bem, passei do vnine pelo extreme pelo peso do aro q o segundo é mais leve e eu tinha 120 kg na época e os dois deram conta do recado mto bem.
Hj peso 100kg estou usando uma pouco melhor um ztr mto bom tbm, se um dia quiser fazer um up é uma dica!!

Thiago vc está usando o ZTR Crest?
Qual o perfil de pedal que você faz? Trilha leve?
Venho pesquisando para montar e substituir os DT Swiss M520 que estão na minha. Tenho várias opções. Ganhei um aro ZTR Crest de um amigo de 90kg que compete, o aro está bem fadigado e da pra ver algumas rachaduras nos furos, como sou mais pesado fiquei com receio de montar. Então outras opções: DT Swiss 444 mas acho que vai ser trocar 6 por meia dúzia, Vzan Strike 470gr ou arriscar no ZTR Crest 380gr. O motivo de ter só essas opções é que pretendo montar um par abaixo de 1.950gr e que a roda seja 32 furos pois acredito ser mais forte que as de menos furos, com raios 2.0
Voltar ao Topo
thiagoguimaraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Fev 2015
cabo frio
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagoguimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2015 as 16:02
Boa tarde!!
Eu gosto de fazer umas descidinhas mais fortes sim, afinal é a parte mais divertida..
E alguns peq saltos e tal..
Atualmente o ztr q uso é o rapid raios DT 2.0 e niples de alumínio..
E a questão de números de raios é bem relativo, pois a minha aro 26 usava mavic crossride com 24 raios e radaram mto tempo sem nem ter desempenhar!! Vai mto do material usado.
Na minha humilde opinião tendo o $$ disponível eu iria nos ztr mesmo. E com relação aos da DT swiss não usei ainda e aqui onde moro não é mto usado então não sei bem.
Tem tbm os ztr arch q dizem ser pouco resistentes q os crest,
E os strike para um menor orçamento tbm são excelentes!!

Pois acho q desde q VC não vá fazer nenhum DH kamikaze qualquer aro de uma boa marca bem montado aguenta bem!

Bom pedal!!!
Voltar ao Topo
molotov Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Dez 2014
Florianópolis
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar molotov Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2015 as 16:57
Originalmente postado por thiagoguimaraes thiagoguimaraes escreveu:

Não acho q os v nine são mais resistentes não!!!
As rodas q tanto falam mal das caloi elite me disseram q são v nine, já vi v nine vazar cabeca de raio pra fora do aro, e os extreme nunca vi reclamarem e já usei na minha 26 antiga nunca me deram problema eu pesava 110kg e um amigo usa extreme 29 a uns 4 anos sem problema
Dos vzan o melhor custo e resistência são os extreme.


Boa tarde!

Tenho que discordar Thiago. Eu peso 100kg e uso os extreme, pedala num nível razoável e alterno entre trilhas, xc e asfalto e meus extreme foram pro saco em menos de 2.000 km e 5 meses. Está com diversas trincas no aro, achei eles muito fracos, sempre tomei cuidado para não mal tratar muito eles e mesmo assim aconteceu isso.

Hoje estou atrás de aros mais renomados e acho que vou acabar comprando os ZTR Crest, que dizem ser muito resistentes e leves, o que pesa é o preço. Mas isso faz parte...
Voltar ao Topo
Leandro Nakazawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Nakazawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2015 as 23:28
Originalmente postado por molotov molotov escreveu:

Originalmente postado por thiagoguimaraes thiagoguimaraes escreveu:

Não acho q os v nine são mais resistentes não!!!
As rodas q tanto falam mal das caloi elite me disseram q são v nine, já vi v nine vazar cabeca de raio pra fora do aro, e os extreme nunca vi reclamarem e já usei na minha 26 antiga nunca me deram problema eu pesava 110kg e um amigo usa extreme 29 a uns 4 anos sem problema
Dos vzan o melhor custo e resistência são os extreme.


Boa tarde!

Tenho que discordar Thiago. Eu peso 100kg e uso os extreme, pedala num nível razoável e alterno entre trilhas, xc e asfalto e meus extreme foram pro saco em menos de 2.000 km e 5 meses. Está com diversas trincas no aro, achei eles muito fracos, sempre tomei cuidado para não mal tratar muito eles e mesmo assim aconteceu isso.

Hoje estou atrás de aros mais renomados e acho que vou acabar comprando os ZTR Crest, que dizem ser muito resistentes e leves, o que pesa é o preço. Mas isso faz parte...

molotov se a Extreme não suportaram, não é a ZTR Crest que irá suportar. Não vejo como boa opção para você. Como a maioria das peças que são leves, vem como regra ser mais frágeis.
As ZTR Crest são para ciclistas de no máximo 85kg, tenho um amigo que compete que pesava 97kg e hoje está com 90kg, ganhei um aro fadigado dele e em alguns furos percebe-se rachaduras como se os raios fossem sair pelo furo, se quiser posto a foto, tenho o aro aqui e pelas condições fiquei com medo de montar.
Eu tenho 98kg e montei um par de rodas com aros Vzan Strike que na teoria são mais frágeis do que os Extreme pois são mais leves também, com raios DT Swiss Competition. Talvez essa semana eu leve para fazer uma revisão, se for de interesse de alguém posto depois como está indo o teste. Abraço!
Voltar ao Topo
MTB1997 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 21 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB1997 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2015 as 23:21
VZAN VNINE BOA PEDIDA
Voltar ao Topo
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2020 as 20:48
Boa noite galera.

Estou ressuscitando este meu tópico antigo para não precisar criar um novo.
Então, o assunto é o mesmo.
Estou com 145 Kg, e tenho uma Oggi Hacker, com aros Vzan Extreme 29" 36 furos e raiação inox.

Depois que eu coloquei raiação toda nova, e o pessoal da bicicletaria é bom ali, o tempo tem variado. 
As vezes passa um mês e um raio quebra. As vezes passa 2 meses e quebra. 
Logo que 1 quebra, eu volto a oficina e troco ele. Porém o ruim não é o valor do raio, que é 1 real ... 1,50. O ruim é que tem que desmontar a roda e centrar novamente, pois logo que quebra um ou 2, as vezes já desalinha. Então lá se vai uns 30 ou 40 reais.

O mecânico me disse que tem outro cliente deles de peso similar a mim, que eles tiraram a Vzan Extreme dele , e colocaram uma Vnine com raiação grossa. Que segundo ele a Extreme não suporta raio grosso. Então mesmo a Vnine sendo inferior à Extreme, a roda ficaria mais forte na questão de quebra de raios. 

Eu não faço trilha. Pedalo 90% do tempo asfalto, e 10% estradão. Não pulo calçada nem nada disso.(Pra eu ir pra casa, tem paralelepípedo bem irregular, bate toda a bike, mas eu pedalo mais na manha daí).

O que acham? Será que vale a pena tirar a Extreme e pegar a Vnine com raição mais grossa ?

Mandei email para a Vzan e me disseram que a Extreme era mais forte, e não tinham como garantir que a Vnine com raiação grossa daria menos problema pra mim. Então não sei se eles têm certeza que não ficaria melhor, ou se apenas realmente eles não podem garantir, e caso eu faça a troca e piore, para eu não reclamar com eles depois . hehehehhe (apesar que com 145 kg eu nem me atrevo a reclamar dos aros ou raios, o "problema" sou eu e não o produto deles.

Obrigado desde já.

Editado por amarelofff - 24 Fev 2020 as 03:41
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2020 as 08:59
Amarelo, espero que a galera possa ajudar mais que eu aqui, pq o que vou dizer é na base do “ouço falar”, então não tome como conhecimento científico comprovado.

Uma das coisas que ouço falar é que a raiação grossa deve ser usada com cautela: em alguns casos ela obriga a limar os furos do cubo, o que termina por enfraquecer a flange. E mesmo quando não obriga a isso, ela cria uma ligação de maior rigidez, o que obriga a flange a ceder em caso de esforço. Já vi flanges estouradas, mas não sei dos fatos motivadores.

Outra coisa que ouço falar, mas dessa vez com referências (artigo no site do Sheldon Brown sobre construção de rodas): raios com estreitamento no meio são mais elásticos e resistentes à quebra. Mas vou colocar como “ouvi falar” pq o artigo não cita provas factuais, só observações pessoais.

Por último, já observei que no downhill as bikes de 29” não são comuns e que se usa mais 27,5” e até 26”. Experimente procurar rodas para essa modalidade em sites estrangeiros e verá o que estou descrevendo. A lógica é simples: uma roda menor tem menor alavanca de aplicação de força do que uma roda maior, então os flanges dos cubos e os raios têm de ser mais fortes para compensar. Se a roda menor fosse feita com as mesmas partes reforçadas da roda maior, seria ainda mais forte.

Claro que tem outros fatores a se considerar, o principal sendo que no Brasil há uma tendência a se oferecer componentes de qualidade apenas para 29”, o que desvirtua essa vantagem, mas é algo a se considerar. Fazendo uma especulação MUITO alta, seria possível usar umas rodas 27,5” com pneu plus size, 2,75” por exemplo?

To viajando aqui, eu sei, mas bora entender a lógica: o aro 29” tem 622mm de diâmetro e a roda fica com 722mm (622+50+50=722) montada com pneus de 50mm (ou 2”, se quiser medidas imperiais). O aro 27,5” tem 584mm de diâmetro e com pneus de 69mm (os 2,75”) a roda teria exatamente o mesmo tamanho da 29”.

Na minha forma de ver, pneus mais largos são melhores para distribuir o peso, o que bate com o seu caso. Mesmo com o diâmetro total sendo o mesmo da roda 29”, os impactos sentidos pelos raios e aro seriam bem mais atenuados, graças aos pneuzões. De novo, tô especulando LONGE e vc obrigatoriamente tem de usar freios a disco pra funcionar, mas se existir a possibilidade de usar essa configuração no quadro, eu tentaria.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 09:25
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Amarelo, espero que a galera possa ajudar mais que eu aqui, pq o que vou dizer é na base do “ouço falar”, então não tome como conhecimento científico comprovado.

Uma das coisas que ouço falar é que a raiação grossa deve ser usada com cautela: em alguns casos ela obriga a limar os furos do cubo, o que termina por enfraquecer a flange. E mesmo quando não obriga a isso, ela cria uma ligação de maior rigidez, o que obriga a flange a ceder em caso de esforço. Já vi flanges estouradas, mas não sei dos fatos motivadores.

Outra coisa que ouço falar, mas dessa vez com referências (artigo no site do Sheldon Brown sobre construção de rodas): raios com estreitamento no meio são mais elásticos e resistentes à quebra. Mas vou colocar como “ouvi falar” pq o artigo não cita provas factuais, só observações pessoais.

Por último, já observei que no downhill as bikes de 29” não são comuns e que se usa mais 27,5” e até 26”. Experimente procurar rodas para essa modalidade em sites estrangeiros e verá o que estou descrevendo. A lógica é simples: uma roda menor tem menor alavanca de aplicação de força do que uma roda maior, então os flanges dos cubos e os raios têm de ser mais fortes para compensar. Se a roda menor fosse feita com as mesmas partes reforçadas da roda maior, seria ainda mais forte.

Claro que tem outros fatores a se considerar, o principal sendo que no Brasil há uma tendência a se oferecer componentes de qualidade apenas para 29”, o que desvirtua essa vantagem, mas é algo a se considerar. Fazendo uma especulação MUITO alta, seria possível usar umas rodas 27,5” com pneu plus size, 2,75” por exemplo?

To viajando aqui, eu sei, mas bora entender a lógica: o aro 29” tem 622mm de diâmetro e a roda fica com 722mm (622+50+50=722) montada com pneus de 50mm (ou 2”, se quiser medidas imperiais). O aro 27,5” tem 584mm de diâmetro e com pneus de 69mm (os 2,75”) a roda teria exatamente o mesmo tamanho da 29”.

Na minha forma de ver, pneus mais largos são melhores para distribuir o peso, o que bate com o seu caso. Mesmo com o diâmetro total sendo o mesmo da roda 29”, os impactos sentidos pelos raios e aro seriam bem mais atenuados, graças aos pneuzões. De novo, tô especulando LONGE e vc obrigatoriamente tem de usar freios a disco pra funcionar, mas se existir a possibilidade de usar essa configuração no quadro, eu tentaria.


Valeu. Pois é, meu pneu é 2.10, eu axo que tem uma largura boa, pro que eu pedalo que é maior parte asfalto e um pouco de estradão. Mas estou tentado a aceitar a sugestão do mecânico , de colocar essa roda que é um pouco menos resistente, porém a raiação mais grossa, segundo ele, quebraria menos raios. Funcionou com outro cara de mesmo perfil que eu, e igual, acho difícil eu empenar um raio, pq como eu disse, não faço trilhas, desvio dos buracos sempre que possível, e se vejo que vou pegar um buraco que não dá tempo de desviar eu levanto do selim, pro impacto não ficar tanto na traseira, como eu vejo o pessoal entendido falar pra fazer. 

Se essa nova roda e raiação resolver meu problema, ou diminuir bastante as quebras, ficarei mto feliz.
Caso não resolva, ou piore, eu joguei 160 reais fora. Mas igual, eu guardarei a roda antiga, tanto para colocar de volta caso essa nova experiência não resolva, como pelo fato de eu usando ou não elas estarem boas.  
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 15:17
Originalmente postado por amarelofff amarelofff escreveu:

Boa noite galera.

Estou ressuscitando este meu tópico antigo para não precisar criar um novo.
Então, o assunto é o mesmo.
Estou com 145 Kg, e tenho uma Oggi Hacker, com aros Vzan Extreme 29" 36 furos e raiação inox.

Depois que eu coloquei raiação toda nova, e o pessoal da bicicletaria é bom ali, o tempo tem variado. 
As vezes passa um mês e um raio quebra. As vezes passa 2 meses e quebra. 
Logo que 1 quebra, eu volto a oficina e troco ele. Porém o ruim não é o valor do raio, que é 1 real ... 1,50. O ruim é que tem que desmontar a roda e centrar novamente, pois logo que quebra um ou 2, as vezes já desalinha. Então lá se vai uns 30 ou 40 reais.

O mecânico me disse que tem outro cliente deles de peso similar a mim, que eles tiraram a Vzan Extreme dele , e colocaram uma Vnine com raiação grossa. Que segundo ele a Extreme não suporta raio grosso. Então mesmo a Vnine sendo inferior à Extreme, a roda ficaria mais forte na questão de quebra de raios. 

Eu não faço trilha. Pedalo 90% do tempo asfalto, e 10% estradão. Não pulo calçada nem nada disso.(Pra eu ir pra casa, tem paralelepípedo bem irregular, bate toda a bike, mas eu pedalo mais na manha daí).

O que acham? Será que vale a pena tirar a Extreme e pegar a Vnine com raição mais grossa ?

Mandei email para a Vzan e me disseram que a Extreme era mais forte, e não tinham como garantir que a Vnine com raiação grossa daria menos problema pra mim. Então não sei se eles têm certeza que não ficaria melhor, ou se apenas realmente eles não podem garantir, e caso eu faça a troca e piore, para eu não reclamar com eles depois . hehehehhe (apesar que com 145 kg eu nem me atrevo a reclamar dos aros ou raios, o "problema" sou eu e não o produto deles.

Obrigado desde já.



Sofro com problemas na roda traseira a anos, raios quebrados e aros trincados, em relação aos raios depois que passei a usar roda com 36 raios esse problema acabou, mas os aros trincados continuaram perdi 3 aros, os trincos apareciam no aro que justamente nos raios posicionados do lado da transmissão, uso uma aro 29" single speed, não sei ate que ponto essa configuração pode influenciar nisso.

Recentemente adquiri um aro da Viper Snakevision 36f, bem robusto, pesado também estou utilizando ele e avaliando para ver se ocorrerá trincos e tal.

Talvez seja uma possibilidade experimentar esse aro, esqueci de mencionar estou com 102kg, utilizo a bike em condições bem mais extremas XCO, trilhas e tal!

Editado por viniciusrpa - 25 Fev 2020 as 15:20
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:586
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2020 as 00:45
Meus 2 centavos:

- V-Nine NÃO é mais resistente que o extreme nem que o extreme PRO
- Rodas aro 26 e aro 27,5/650B são mais resistentes que rodas aro 29 sobretudo pra pessoas pesadas
- cubos flange alta ajudam
- já tive 26, hoje tenho 29 também sou pesado (108~110kg), também vivo quebrando raio
- raios de aço 2.0 enferrujam e ficam "feios" mas comigo sempre duraram bem mais que os equivalentes em inox
- quadro empenado/torto contribui pra forçar a roda de maneira desproporcional e ficar quebrando peças e, entre elas, raios

Boa sorte na solução do seu problema
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:586
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2020 as 14:58
Aproveitando o tópico fiz um levantamento aqui de alguns aros próprios para ciclistas pesados:

DT Swiss X412
Largura interna: 22,5
465g
Peso máximo suportado: 110kg
Com ilhos

DT Swiss XM 421
Largura interna: 25
465g
Peso máximo: 120kg
Sem ilhos

DT Swiss M 462
Largura interna: 25
510g
Peso máximo suportado: 120kg
Com ilhos

DT Swiss E 512
Largura interna: 25
560g
Peso máximo suportado: 130kg
Com ilhos

DT Swiss EX 471
Largura interna: 25
530g
Peso máximo suportado: 130kg
Sem ilhos

Stans No Tubes Flow MK3
Largura interna: 29
527g
Peso máximo suportado: 113kg

Quem puder postar mais algum aro que o limite de peso seja de 110kg pra cima sinta-se à vontade.


Editado por Kamikaze_Zero - 02 Mar 2020 as 15:04
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X