Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - avanco e recuo do selim
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


avanco e recuo do selim

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
snake1988 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
sinop-mt
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar snake1988 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: avanco e recuo do selim
    Postado: 31 Out 2014 as 08:53
Precurei em outros topicos mas nada preciso sobre o assunto
qual o ponto de partida para regular o selim o meio do canote ou o comeco da base que prende o banco que fica um pouco atras do meio do canote.
Qual e medida maxima que posso avancar ou recuar
obrigado a todos
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 09:10
O recuo do selim é obtido através de um bike fit, onde informando dados como tamanho do fêmur e outras medidas chega-se a um valor referencial, o qual poderá sofrer pequenos ajustes de acordo com a percepção do ciclista.

Esse é um dos principais ajustes da bicicleta, posição muito errada compromete o rendimento e pode até causar lesões. 

Uma referência simples de usar é o KOPS (Knee Over Pedal Spindle ou joelho sobre o eixo do pedal), Com base nesse método é possível ajustar o recuo de selim com precisão adequada. 

PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
idilio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar idilio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 23:25
Bom, após a aula do Voodoo, pouco resta a ser dito. Pra quem não conhece ou nunca fez, esse método consiste em posicionar o selim para que o seu joelho fique alinhado com o fim do braço do pedivela quando este estiver na horizontal. Para medir a posição correta, use uma corda com um peso na ponta. Coloque a ponta da corda sobre o joelho e o peso deve pender exatamente sobre a ponta do pedivela. Outra maneira é posicionar a corda na frente do joelho, na articulação, logo abaixo da "cabeça" do joelho. Nesse caso a corda deve pender sobre o ponto onde é rosqueado o pedal. Pode ser mais fácil  de medir quando se arqueia a perna para dentro ou para fora, para evitar que o pedivela atrapalhe o posicionamento do pendulo. De acordo com a posição que a corda se encontrar, deve-se ajustar o selim para frente ou para trás para adequar com a posição ideal. Lembrando que a partir dessa posição ideal de selim é que devemos ajustar o reach do guidão. Não devemos posicionar o selim de forma a adequar a distancia para o guidão, mas sim o contrário, ajustar a mesa+guidão para adequar com a posição ideal do selim. Caso eu tenha dito alguma bobagem, por favor me corrijam, mas creio que esse seja o método ideal.
Voltar ao Topo
Cuzzuol Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cuzzuol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2015 as 08:18
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

O recuo do selim é obtido através de um bike fit, onde informando dados como tamanho do fêmur e outras medidas chega-se a um valor referencial, o qual poderá sofrer pequenos ajustes de acordo com a percepção do ciclista.

Esse é um dos principais ajustes da bicicleta, posição muito errada compromete o rendimento e pode até causar lesões. 

Uma referência simples de usar é o KOPS (Knee Over Pedal Spindle ou joelho sobre o eixo do pedal), Com base nesse método é possível ajustar o recuo de selim com precisão adequada. 


Excelente este tópico. Realmente é o necessário para este ajuste restando apenas dizer que irá precisar de alguem para lhe ajudar a realizar a medição.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2015 as 09:44
A grande vantagem do kops é que mesmo o quadro não sendo adequado para o seu tamanho, dá pra definir o recuo correto do selim. Fiz isso em 2 bikes: uma correta e outra grande pro meu tamanho, o resultado foi ótimo.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1917
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2015 as 12:33
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

A grande vantagem do kops é que mesmo o quadro não sendo adequado para o seu tamanho, dá pra definir o recuo correto do selim. Fiz isso em 2 bikes: uma correta e outra grande pro meu tamanho, o resultado foi ótimo.

x2
também usei essa técnica recentemente no fit da minha mtb... mesmo meu uso sendo amador e o quadro sendo um pouco maior que meu fit ideal, melhorou consideravelmente meu pedal
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2015 as 14:30

Fiz o bikefit Retül nas minhas 2 bikes e tive que trocar o selim da minha primeira bike por um outro modelo (era SPZ Romin e mudei para o Toupe).

Conferi o KOPS na segunda bike e bateu a medida mas com o detalhe que o fio do prumo bate na parte frontal do eixo do pedal. Tendo esta posição do prumo, ajustei a posição do novo selim na primeira bike e ficou ótima.

Voltar ao Topo
Lemes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lemes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2015 as 11:45
Ola pessoal estava sentindo dificuldade de pedalar (estou voltando agora) em uma CITY TOUR quadro 17 (fiz o bike fit virtual e deu 16,8 ) e notei que meu pe escapa de mais, como se o pedal estivesse muito para trás, pesquisando cheguei ate esse fórum, ainda não vou fazer bike fit, vou acostumar um pouco primeiro, mas precisava ajustar isso, vejam tentei fazer KOPS aqui e o pedal ainda fica 8cm para trás, mesmo com meu selim no limite, ou além dele, vejam as fotos. Como resolvo isso, existe cabotes que jogam o selim mais para trás ? Que corrija estes 8 cm ?
Voltar ao Topo
dompedro Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2012
Campinas, SP
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dompedro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2015 as 13:42
Originalmente postado por Lemes Lemes escreveu:

Ola pessoal estava sentindo dificuldade de pedalar (estou voltando agora) em uma CITY TOUR quadro 17 (fiz o bike fit virtual e deu 16,8 ) e notei que meu pe escapa de mais, como se o pedal estivesse muito para trás, pesquisando cheguei ate esse fórum, ainda não vou fazer bike fit, vou acostumar um pouco primeiro, mas precisava ajustar isso, vejam tentei fazer KOPS aqui e o pedal ainda fica 8cm para trás, mesmo com meu selim no limite, ou além dele, vejam as fotos. Como resolvo isso, existe cabotes que jogam o selim mais para trás ? Que corrija estes 8 cm ?

Lemes

Acredito que você esteja com o selim muito para trás, oq está ocasionando dificuldades para pedalar, considerando que o tamanho do quadro esteja de acordo com seu tamanho. Como está a sua mesa (mesa positiva ou negativa) e os espaçadores (acima ou abaixo da mesa)? Se vc está voltando/iniciando a pedalar deixe o guidão numa altura maior (espaçadores abaixo da mesa e mesa positiva) e vá baixando a altura da mesa conforme necessidade. Outra coisa a considerar é a troca do selim, vejo muitos relatos dos compradores da City que um dos ups quase obrigatório é o selim.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2015 as 15:31
Originalmente postado por Lemes Lemes escreveu:

Ola pessoal estava sentindo dificuldade de pedalar (estou voltando agora) em uma CITY TOUR quadro 17 (fiz o bike fit virtual e deu 16,8 ) e notei que meu pe escapa de mais, como se o pedal estivesse muito para trás, pesquisando cheguei ate esse fórum, ainda não vou fazer bike fit, vou acostumar um pouco primeiro, mas precisava ajustar isso, vejam tentei fazer KOPS aqui e o pedal ainda fica 8cm para trás, mesmo com meu selim no limite, ou além dele, vejam as fotos. Como resolvo isso, existe cabotes que jogam o selim mais para trás ? Que corrija estes 8 cm ?


O quadro é muito pequeno para você. E o tubo do selim cujo resultado seu é de 16,8" é só parte do bike fit. Faltou informar o top tube efetivo (medido na horizontal)+mesa. Se quiser, pegue uma trena e faça um breve teste aqui:

http://www.nograu.com.br/bikefit/bikefit.php
Voltar ao Topo
Sauror Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2011
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sauror Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2023 as 11:48
Fala pessoal, tenho uma dúvida referente ao assunto deste tópico.

Fazendo o KOPS mesmo tendo recuado ao máximo o banco (segundo marcação do próprio selim), meu joelho fica cerca de 2,5cm para frente do eixo do pedal. Assim como a distância da ponta do selim até o guidão estaria cerca da mesma distância mais curta que o ideal (se eu recuasse o selim daria para fechar o ajuste KOPS e a distância do guidão, tendo com referência um app de bikefit).

Acredito que para resolver a questão eu poderia estar usando um canote com recuo do trilho (não sei se este é o nome correto).

Aí vem minha dúvida.

A minha bicicleta é tamanho M, sendo que pela especificações do próprio fabricante eu poderia optar tanto pela M quanto pela L.
Quando efetuei a compra eu achei M muito melhor, mais ágil, mas não fazia ideia destas medias.

O problema é que o ajuste da altura do meu selim está próximo ao máximo de altura, cerca uns 0,5 cm do máximo (ou menos). Então eu gostaria de saber se eu colocar um "canote recuado" eu estaria forçando o quadro. Teria risco de danificar com meu peso aproximado de 84kg?
Uma opção seria colocando um "canote recuado" mais longo?
Se não tiver problemas em usar este "canote recuado", este recuso seria o suficiente para fornecer os 2,5cm que estão faltando de recuo?
Só pegando um quadro L seria a solução?

OBS: O trilho do selim é centralizado com o canote. A bike é um cannondale trail 4 2018. Fiquei um tempão sem poder andar e agora estou voltando e o joelho está incomodando, por isso que estou querendo ver se este ajuste vai ajudar.


Obrigado pela ajudar desde já.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2023 as 13:34
Se sua medida fica entre M e L o M já começa a ficar pequeno e no limite dos ajustes pra vc. Provável que seja esse o caso. Um canote com recuo vai ajudar, mas colocar o peso mais atrás forçará mais o quadro na região do canote, seria interessante vc usar um canote mais longo pra ter mais tudo dentro so Seat tube e evitar a quebra na região da abraçadeira. Eu sofri com isso. Comprei sem saber uma bike M e como tempo o quadro quebrou no canote devido a alavanca de usar o selim muito recuado.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X