Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Montando uma Bike para Cicloturismo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Montando uma Bike para Cicloturismo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Bruno.Barros Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2014
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Montando uma Bike para Cicloturismo
    Postado: 28 Jul 2014 as 13:03
Olá galera!

Sou novo aqui e tô começando nessa história de pedal. Meu intuito é começar devagar, fazendo pequenas viagens aqui pela região serrana do Rio de Janeiro, pra depois fazer viagens mais longas e tudo mais. Tenho lido algumas coisas e infelizmente não encontrei nenhuma bike pronta para cicloturismo do jeitinho que eu quero (baseado em infos da internet). Então resolvi que irei montar uma. Meu orçamento inicial é de 2000 reais.

Vale a pena comprar algumas bicicletas antigas com quadro de Cromoly só pelo quadro? Tenho visto alguns anúncios por aí de umas Treks de 1997 ou 1998. Fiz um desses bikefits virtuais: Segue as medidas: Cavalo: 75cm, Tronco: 57 e Braço: 55cm. Eu meço 165cm. Gerou pra mim um quadro de MTB de 16''. Posso confiar? Altura do selim de 66,2cm e Top Tube efetivo + mesa de 60cm.

Onde eu consigo comprar os componentes na internet por um preço legal? Vale a pena comprar de fora do páis pelo Ebay? Mesmo com a taxação de importados?

Estou pensando se vale a pena usar garfo fixo ou suspensão? Eu peso apenas 65 quilos. Vale a pena suspensão nesse caso?

São muitas as dúvidas rs. 
Espero contar com a ajuda de vocês.
Abraço,
Bruno. 
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 14:29
Olá Bruno, seja bem vindo. Se você achar uma bike antiga com peças em bom estado vale a pena sim comprar uma trek, scott, GT, specialized, etc da decada de 90. Atente apenas p/ q nem todas bikes dessa epoca são 100% cromoly, alguns quadros tem apenas o triangulo principal (main frame) de cromo, outra só o seat stay (tubo do selim).

mas todas são boas p/ oq você quer, a diferença do cromo p/ aço carbono é a durabilidade contra corrosão, já q o aço carbono enferruja mais facil. antes de comprar veja se não existem pontos de ferrugem q atravessem a parede do tubo e se as roscas da caixa do mov central e da gancheira estão OK.

as peças antigas de boa qualidade (alivio, deore, deore LX, STX-RC, STX, exage, XT, etc) se tiverem sido pouco usadas e com manutenção básica duram muito, eu tenho 2 câmbios dianteiros e um traseiro exage q estão ótimos, e todos tem mais de 20 anos de uso. já ouvi relatos de cubos deore LX q rodam a 20 anos e ainda estão 100%...

se você achar uma bike antiga em boas condições o máximo q precisará trocar a curto prazo são os freio, pois os cantilever são mais dificeis de manter em bom estado, mas um jogo de manetes e V-Brake alívio saem por volta de 100 reais.

grande abraço e bom pedal.
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 14:40
E atente para o detalhe de que o ideal é que o quadro e o garfo já tenham os furos para fixação de bagageiros traseiro e dianteiro.
Não que seja impossível instalar sem ter a furação adequada, mas se podes evitar a gambiarra, evite :)
Tiago
Voltar ao Topo
Bruno.Barros Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2014
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 21:59
Tô pensando em montar com V-brake mesmo e quanto ao grupo to querendo colocar um alívio ou algo equivalente na qualidade.

Vc já comprou peças lá de fora via ebay? Se sim, posso confiar?

Valeu pela ajuda.
Voltar ao Topo
Bruno.Barros Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2014
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 22:01
Verdade ircalf. To procurando algo com furação já.
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 22:12
Bruno, dá para comprar do exterior essas peças sim. Se for no Ebay, fica atento a pontuação e qualificação dos vendedores para não ter dor de cabeça.
As vezes sai até mais barato dar uma olhada na Jenson, Merlin e/ou Chain Reaction Cycles do que pegar pelo Ebay.

Em todos os casos, fique atento para fazer a conta dos impostos antes de importar.
Voltar ao Topo
ernestomez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ernestomez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 00:53
Bruno,

Atualmente o frete do ebay de produtos vindos dos EUA está bastante caro (o preço do serviço aumentou por lá)

Então, pra mim, a Chain Reaction (loja online da Inglaterra) tem sido a melhor opção pra importar peças. Deixo pro ebay produtos que podem ser genéricos, vindos da China.

Além disso, a Receita Federal apertou bastante o cerco pra encomendas do exterior. Recentemente tomei um preju de uma compra da Chain Reaction porque a loja não declarou o valor do frete - U$ 10,00, e a Receita Federal cobrou o imposto em cima do quanto ela achou que o frete teria sido.

No mais, as bikes boas da década de 90 são ótimas opções pra ciclotour. Tive uma GT de 1995 comprada de um cara aqui do fórum, e fui com ela do Rio pra Santa Catarina, numa boa, sem problemas!

Pode ser que voce precise trocar uma coisa ou outra, mas de um modo geral é o melhor esquema pra ter uma boa bici de cromoly por um preço ok!
Voltar ao Topo
ernestomez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ernestomez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 00:54
Ah, procure no Bom Negócio, OLX, e grupos no facebook!
Sempre tem alguém querendo se livrar de uma bici antiga e interaça, por um preço bacana!
Voltar ao Topo
Bruno.Barros Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2014
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 00:58
Valeu pelas dicas de loja. Vou procurar!
Voltar ao Topo
RicardoMilk Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Nov 2013
Porto Alegre/RS
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RicardoMilk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 11:39
Fez os cálculos do bikefit no nograu? Eu tô seguindo os valores que achei lá, acho que dá pra confiar.
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 15:04
Originalmente postado por Bruno.Barros Bruno.Barros escreveu:

Tô pensando em montar com V-brake mesmo e quanto ao grupo to querendo colocar um alívio ou algo equivalente na qualidade.

Vc já comprou peças lá de fora via ebay? Se sim, posso confiar?

Valeu pela ajuda.

Eu comprei meus v-brakes no ebay, Deore LX.
Coisa de 30 e poucos dolares cada um.
O traseiro chegou e foi tarifado na alfandega.
O dianteiro não chegou.
Reclamei com o vendedor e ele enviou outro, que chegou sem tributação.

No fim gastei uns 250 reais no par


Tiago
Voltar ao Topo
soneca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2014
Brazil
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soneca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 15:34
com manetes? se for sem esta caro de mais um sd7 com manetes fr7 esta 50 doletas.

Originalmente postado por ircalf ircalf escreveu:

Originalmente postado por Bruno.Barros Bruno.Barros escreveu:

Tô pensando em montar com V-brake mesmo e quanto ao grupo to querendo colocar um alívio ou algo equivalente na qualidade.

Vc já comprou peças lá de fora via ebay? Se sim, posso confiar?

Valeu pela ajuda.

Eu comprei meus v-brakes no ebay, Deore LX.
Coisa de 30 e poucos dolares cada um.
O traseiro chegou e foi tarifado na alfandega.
O dianteiro não chegou.
Reclamei com o vendedor e ele enviou outro, que chegou sem tributação.

No fim gastei uns 250 reais no par


Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 16:15
250 num v-brake acho pesado.
Um hidráulico Alívio no Mercado Livre acha por esse valor.

É lógico que nem todas as bikes aceitam disco, mas se aceitar acho mais interessante que o v-brake.
Voltar ao Topo
otavio_biker Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otavio_biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 16:51
Pra cicloturismo acho o vbrake mais funcional, vc ajusta fácil em qualquer meio de mato, além de achar peças me qualquer cidadezinha brasil afora, o disco dependendo do modelo pode te restringir em algum momento.

Voltar ao Topo
Bruno.Barros Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2014
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 22:03
Fiz sim. Como é o único que tenho provavelmente seguirei esse bikefit msm.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 23:58
Se bike de cromo atente para o tamanho da cx de direção dela, over é mais aceito que standard q tende a ter mais jogo necessitando de regulagens mais frequentes.
Voltar ao Topo
Bruno.Barros Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2014
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2014 as 23:37
Valeu pela dica Ligieirinho!
Voltar ao Topo
ragazzon Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Fev 2014
Porto Alegre
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ragazzon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2014 as 09:23
OPa.. Salve salve galera.. amigo, com 2000 da pra pegar uma bike boa sim... Não importa quanto tu gaste, sempre pode gastar mais. Eu troquei meu ps3 por uma gts alfa 2. Dei uma melhorada nela.   e estou mantendo uns 20 km por dia com ela. MAs a intenção é fazer uns 200 em um dia só no final do ano.  Olha como ta a bichinha..


Voltar ao Topo
Bruno.Barros Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2014
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2014 as 13:28
Raggazon vc não postou a foto da bicicleta...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X