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Tubeless na Caloi Vitus 29er |
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BrunoCanela
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Cadastrado em: 27 Mai 2014 Brasília Offline Mensagens:6 |
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Postado: 27 Mai 2014 as 12:11 |
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Galera, sou novo no fórum e novo no ramo do pedal.
Comprei uma Caloi Vitus 29er e vi que ela vem preparada para receber o tubeles. Gostaria de saber exatamente o que seja isso e se eu posso fazer essa conversão em uma oficina. Porque dizem que o peso diminui com essa mudança? Essa mudança pode estragar a roda ou o pneu? A Vitus 29er vem preparada para essa mudança sem fazer "gambiarras"? Qual o valor aproximado cobrado para essa mudança? E, por fim, o rendimento melhora? Galera, me desculpem o excesso de perguntas, mas estou muito curioso com relação a esse assunto específico, li algumas coisas no Fórum, mas não entendi muito bem. Valeuuuuu! |
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Lucas-aju
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Cadastrado em: 16 Fev 2011 Sergipe Offline Mensagens:94 |
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1- Sim é possivel converter a roda da vitus para tubeless
2- O peso diminui pq o pneu passa a não usar camara de ar, mas acaba sendo compensado em parte pelo liquido selante que vai dentro do pneu e por pneus especificos para tubless um pouco mais pesados que os normais( paredes mais parrudas.) 3-Vc pode tentar converter com os pneus originais da vitus e um kit de conversão que deve estar em torno de 150R$, mas n há garantia que o pneu original vai conseguir vedar o ar já que ele n é tubless(ou é? tem um nome na lateral "tubless ready") 4- E por ultimo a rolagem melhora sim, principalmente em baixas pressoes do pneu, vc sente ele mais oco e se molda melhor ao terreno dando mais grip e absorvendo mais impactos. |
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Advogado
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Cadastrado em: 29 Abr 2014 SP Offline Mensagens:98 |
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no geral, qlq pneu de kevlar é possível usar tubeles.. uns aceitam mais facil, outros são mais dificeis..
tenho uma caloi carbon, aros tbm ZTR, pneus continental (nao especificado como tubeles ready), porém aceitou selante numa boa.. inclusive eu mesmo fiz o procedimento, usei bomba de pé (tem pneu e aro q só consegue inflar com compressor). vc vai precisar de um kit: fita adesiva para tubeles, selante e bicos... eu comprei o kit da Notubes (a fita q vem nele é amarela.. é só dar duas voltas no aro). paguei 150,00 no kit completo e instalei olhando os videos na net. é fácil em termos de peso, perde poucas gramas, mas a rolagem é bem melhor.. estou usando 20 lb em terrenos ruins.. ou 25 e 28 lb em estradão. |
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nanito
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Cadastrado em: 01 Out 2012 Novo Hamburgo Offline Mensagens:509 |
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Não é qualquer pneu de kevlar que aceita tubeless. Depende da quantidade de TPI. Se não me engano, quanto menor o TPI, mais borracha tem o pneu, mais peso, mas vaza pouquíssimo selante pelas laterais. Alguns modelos de pneus voltados para desempenho tem uma quantidade de TPI maior, que contém menos borracha, são mais leves por isso, mas vazam mais o selante ou às vezes perde 50% da pressão em questão de minutos.
Pneu comum que não é UST ou 2bliss, também tem as laterais menos densas, deixando o pneu "molenga" quando utilizado sem câmara. Já usei Race King comum de kevlar, sem câmara, e não recomendo, o pneu parece que "rebola" no aro dependendo do terreno. Depois quando se usa um pneu tubeless genuíno, a diferença é nítida. Espero ter ajudado. |
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BrunoCanela
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Cadastrado em: 27 Mai 2014 Brasília Offline Mensagens:6 |
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Muito obrigado pela ajuda galera. Tamo junto!!
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LucianoBsB
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Cadastrado em: 09 Dez 2011 Offline Mensagens:888 |
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O peso não necessariamente vai diminuir com a adoção do tubeless. Isso somente pode ocorrer nas bikes em que a câmara de ar que vem instalada é muito grossa. E essa diferença de peso tende a ser desprezível.
A grande vantagem do tubeless não é a redução de peso, que muitas vezes não ocorre. É, sim, na melhora na tração, em razão da menor pressão e melhor conformação do pneu no trajeto e na eliminação quase completa dos furos.
No caso, se a Vitus tem a preparação para o tubeless, que é a fita de aro apropriada e a válvula, que provavelmente veio separado, o seu custo será apenas com o selante, que custa, salvo engano, entre 100 e 150 Reais o litro, que dura muito. Não tem gambiarras.
Pneus e rodas próprios para tubeless não estragam.
Como dito acima, a melhora na tração tende a melhorar o desempenho global. Não quer dizer que você ficará necessariamente mais rápido, mas poderá apresentar melhoras na parte técnica. Editado por LucianoBsB - 29 Mai 2014 as 15:39 |
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Advogado
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Cadastrado em: 29 Abr 2014 SP Offline Mensagens:98 |
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só o aro é pronto para tubeles.. o resto tem que comprar.
na minha CEC foi assim tbm.. nem com a fita veio. ou seja, repisa, tive que comprar fita amarela, bicos e liquido, tudo da notubes.
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paulorl
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Cadastrado em: 05 Dez 2011 Campinas - SP Offline Mensagens:1273 |
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Post antigo mas vai ser útil para mim, estou com uma vitus e pretendo converter ela para tubeless em breve (assim que sobrar uma graninha). Kit recomendado é apenas o notubes ou tem algum outro com bom custo benefício? Ainda está na faixa dos 150 como comentado mais acima?
Valeu galera... |
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brenorb
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Cadastrado em: 29 Jan 2015 Arapiraca-AL Offline Mensagens:17 |
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Cara, tenho uma vitus 29er também, o pneu original que vem nela não veda nem a pau!!!
As rodas da minha ja vieram com fitas... |
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paulorl
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Bom saber... Acho que vou manter com camara mesmo! Corri uma prova de MTB este final de semana e estranhei pra caramba a bike, foi minha segunda volta com ela, antes eu rodava com uma 26 full suspension, achei que a Vitus soca demais na terra! Deixei a suspensão com 135psi (indicado para meu peso, 93kgs) e os pneus ficaram com 30psi. Estou com dor no pulso de tanto que socou, e a corrente também bateu bastante no quadro, não sei se eu que desaprendi a andar de hard tail ou se o perfil dela é assim mesmo! Obs.: Eu andava de full por conta de hernia de disco, depois dessa prova (desafio dos ventos) minhas costas voltaram a doer um pouco... será que dá pra baixar mais ainda a pressão dos pneus, será que ajuda em algo? Editado por paulorl - 02 Mar 2015 as 12:58 |
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brenorb
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Realmente acho a suspensão dela bem dura mesmo, mas é costume também, depois melhora Acabei trocando por uma RockShox SID World Cup Brain, mudou da agua pro vinho... Agora o Peneu dela é que eu achava a peça pior dessa bike, e na areia ele trava a bike, fica um peso danado. |
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paulorl
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Meu pneu dianteiro está torto, tirei ele para recolocar no lugar, pra ver se resolve, mas ai vi que a fita estava mal instalada. Já passou a garantia dele (3 meses). Será que ainda assim valeria a pena arriscar colocar tubeless? Estou pensando em comprar um kit tubeless e colocar a fita de aro nas duas rodas, e reinstalar o pneu da frente com camara de ar, para ver se resolveu o problema, e se tiver resolvido, ai eu removo as camaras e coloco o bico e o selante. Ou, se não resolver, espero mais um pouco para gastar o pneu e compro um par de pneus novos. A fita já vai estar instalada, acho que não tem problema usar fita vedante tubeless com camara de ar, certo?
Estou avaliando os custos benefícios dessa troca. Dependendo como for, só compro uma fita simples de aro pra colocar no lugar da que joguei no lixo, troco o pneu torto por outro novo, de outra marca, claro, e mantenho as fitas antifuro. Pergunta tosca: Quem usa tubeless costuma andar com uma camara de ar para eventuais emergências, como no caso do selante não funcionar, ou o furo for grande demais? Dicas? Editado por paulorl - 23 Mar 2015 as 14:07 |
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Rafhaway
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Paulo ontem tava num pedal e um cidadão achou que o pneu dele tava muito cheio, muchou um pouco mas aí acabou ficando mucho demais, fomos tentar encher e acabou que não tinha jeito, o pneu ficou zerado não enchia nem com reza braba. Aí ele disse que o pneu dele era tubeless, começou a vazar liquido pra todo lado ficou uma lindeza....
Ele tinha uma camara reserva e colocamos. Te aconselho a levar sim uma camara reserva ou até duas, compra daquelas bem leves, porque se der merd(a) não fica na mão. |
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