Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quem Usa e Quem Não Usa  Freio na Fixa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quem Usa e Quem Não Usa Freio na Fixa

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2014 as 09:23
Também acho que fixa sem freio no transito é uma péssima idéia, devia inclusive ser proibido pelo código. Mas em locais onde não há riscos para terceiros, aí é bacana e não precisa ir a velodromo para dar skid. 
Voltar ao Topo
lesousantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2014
Guarulhos
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lesousantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2014 as 19:07
Eu uso freio dianteiro. Primeiramente por ser iniciante, depois por não confiar nos carros, pedestres, animais de estimação, buracos e valas abertos pela prefeitura nesse asfalto que mais parece pista de downhill.
Como disse os caras do Ciclourbano, você pode andar sem freios por aí, mas antes faça um testamento deixando o seu quadro cromoly e seu cubo de pista pra mim. Hehe
Voltar ao Topo
Busato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2008
Floripa - SC
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2014 as 12:21
Eu tenho fixa há uns 7 anos, e nunca andei sem freios, no mínimo o freio dianteiro. Não confio nos outros e nem na minha possível agilidade e habilidade pra desviar de qualquer obstáculo no skid. Meus dentes e ossos valem bem mais do que parecer "cool e destemido" pedalando sem freios.
Voltar ao Topo
tiagoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2012
Maringá - PR
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2014 as 15:55
Vou propor um teste: quem anda de fixa com freio, tire ele por um dia e depois reflita :D. Aos "marchinhas" que só opinam, bem.. nada a declarar.
Voltar ao Topo
maurici Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2011
SP
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maurici Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2014 as 16:31
Tenta andar sem freio aqui em SP (Capital) a qualquer hora do dia. ROLETA RUSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Voltar ao Topo
tiagoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2012
Maringá - PR
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar tiagoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2014 as 08:01
Eu já fui pra SP no feriado do mês passado fiquei 4 dias ai. Eu e meu amigo saia 11h e voltava às 23h ficávamos o dia inteiro andando. Sem freio os dois. Não digo que é fácil, mas também não é impossível.
Voltar ao Topo
Avgvsto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2013
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Avgvsto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2014 as 12:30
Não se pode contar só com a própria habilidade, tem muita gente sem noção por aí e voce nunca sabe quando ela vai entrar na sua frente de repente. Tem que contar com muita sorte também.
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2014 as 01:39
Uma dica para quem usa ferradura com guidão flat ou riser. Recentemente troquei as manoplas tipo cantilever da minha vikingx por manoplas v-brake e a frenagem ficou muito boa, mesmo por que as manoplas originais são muito ruins. As manoplas v-brake parecem ter um curso maior, exigindo menos força. 
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2014 as 02:28
Voltar ao Topo
RafaelPG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2014
Praia Grande
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelPG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2014 as 12:05
Eu uso, onde moro só tem xaropes, idosos que viram do nada na ciclovia, pessoas atravessam ser olhar etc..

Lembro que fiquei 1 mês sem os 2 freios, isso porque elas desregulavam toda hora, ai os tirei.

Quase atropelei um gordinho e quase fui atropelado por um carro que cruzou a rua.
Voltar ao Topo
evilinheaven Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar evilinheaven Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2014 as 17:23
Usava a minha fixa em sampa como meio de transporte diário. A minha tem um freio na frente, mas devio ao tamanho do pneu, só tinha um que cabia em estoque na ciclourbano. Coloquei ele, vermelho, na minha fixa preta. Uso ele só em emergencias. Até que estava bem acostumado com a bike já, estava a mais de 4 meses rodando com ela todo dia, uns 15- 30 km por dia. 
Um dia, em uma descida, uma van freou com tudo na minha frente na santo amaro. Não teve jeito. Ejetei e fui com tudo na van. gastei R$500 pra consertar o estrago que eu fiz na van.
Comprei uma bicicleta padrão para ir trabalhar e desde então uso a fixa de domingo, na ciclofaixa. 

Transito não tem jeito, principalmente em cidade grande. Já uso a bike como transporte a uns quatro anos, mesmo assim, situações inesperadas sempre se apresentam...


Voltar ao Topo
tiagoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2012
Maringá - PR
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2014 as 08:57
evilinheaven, eu ando sem freio a mais de 1 ano aqui na minha cidade, já fui pra SP fiquei uns 4 dias ai e andava uns 30k todo dia. Sem freio. Nunca me aconteceu nada disso, é claro que tem uns barbeiro aqui e umas portas abrindo ali.
Mas eu acredito que se não for um carro que fura o sinal enquanto você está passando no verde ou outra coisa completamente inesperada, acho que tudo pode ser controlado e antecipado pelo ciclista. Por que um fixeiro que anda sem freio tem que está atento a tudo ao seu redor e antecipar o movimento de qualquer coisa que possa atrapalhar.
Particularmente não aprovo aqueles caras que andam sem freio e conta com a sorte, porque isso é suicídio.

Resumindo, para andar de fixa sem freio é só ficar atento a tudo ao seu redor e antecipar o movimento de qualquer coisa que possa atrapalhar.
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2014 as 18:10
Ando de bike desde meados da década de 80, e não consigo entender por quê algumas pessoas acham "cool" andar em um bike sem freio.

o suprassumo da estupidez.
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2014 as 18:37
Originalmente postado por márcio rahal márcio rahal escreveu:

Ando de bike desde meados da década de 80, e não consigo entender por quê algumas pessoas acham "cool" andar em um bike sem freio.

o suprassumo da estupidez.


muita gente sequer entende pq algumas pessoas pedalam.

outras entendem menos ainda pq pedalam em cidade grande, do jeito que o tráfego é.

mais fácil comprar um carro ou moto.
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2014 as 19:10
Registro... acho que me interpretou mal.
eu pedalo TODO DIA.
Tenho uma bike urbana, com excelentes freios, pois na selva de pedra em que vivemos, a qualquer momento pode aparecer um maluco virando sem dar seta e aí já viu né?

SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2014 as 23:44
Eu entendi sim, e queria dizer que talvez vc não entenda pq não tenha experimentado, mas deixa isso pra lá.

Até onde eu vi nesse pouco tempo, o motivo de algumas pessoas não usarem freio tem a ver principalmente com o controle que se passa a ter sobre a bicicleta e sobre a atenção no que acontece no transito adiante e ao redor.

Alguns também não usam freio pq usam a bicicleta pra manobras e uma vez eu vi um dizer que não usa pela estética.

Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2014 as 00:21
A maioria já deve ter lido, mas aí vai:

QUINTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2007

Com freio ou sem?


Esta é uma discussão freqüente entre os que pedalam com roda-fixa e existem argumentos a favor e contra ambas idéias...

Na verdade, por mais que não tenha freios, uma bicicleta com roda-fixa sempre conta com o fato de que a tração pode ser feita tanto para frente quanto pra trás, o que por si é considerado um freio! Logo, tendo ou não freios convencionais (leia-se manete, cabo, ferradura e sapatas) uma fixa sempre conta com a possibilidade de ser freada com as mesmas pernas que fazem com que ela ande para frente.

As bicicletas de velódromo originalmente não possuem sequer a furação no quadro e garfo para a montagem de freios convencionais, pois no velódromo todos vão na mesma direção e freios não são necessários.

As bicicletas de estrada, obviamente possuem furação para freios e quando uma é convertida para roda-fixa, é escolha do dono se esta vai ou não tê-los. Em geral ao se converter uma bicicleta de estrada, se mantém o freio dianteiro. Os iniciantes, por não dominarem as técnicas de frenagem em geral mantém ambos e logo percebem a inutilidade do freio traseiro.

Algumas bicicletas de pista vêm com furação apenas no garfo, o que permite a instalação apenas do freio dianteiro.

Com freios!


- Os músculos utilizados para frear somente com as pernas não são produtivos para o ciclismo;

- Utilizar as técnicas de travagem e derrapagem em excesso pode trazer sérios problemas aos seus joelhos, pé-de-vela, corrente e cubo;

- O freio dianteiro é o verdadeiro responsável pela frenagem de qualquer veículo com duas ou mais rodas, graças a uma lei básica da física chamada inércia. Sempre que se diminui a velocidade, o peso do conjunto é arremessado para frente, aliviando e diminuindo o atrito com o solo da parte traseira;

- O freio traseiro pode ser supérfluo em uma bicicleta com roda-fixa, pela tração ser direta e esta fazer o papel do mesmo, mas o dianteiro é fundamental em uma parada de emergência.

Sem freios!

- Não é permitido freio no velódromo;

- Freios não são necessários para segurança se você sabe como acelerar/diminuir a velocidade e parar com suas próprias pernas;

- Suas pernas são seu freio;

- Sua concentração aumenta quando você não tem freios;

- Sua sensação de conexão com a bicicleta e com o meio é maior;

- A verdadeira pedalada com roda-fixa dispensa freios.

- Uma bicicleta de pista é uma obra de arte sobre rodas, uma máquina elegante e praticamente uma jóia rara em movimento. Freios e furos estragam o quadro e o visual.

Fonte: http://rodafixa.blogspot.com.br/2007/09/com-freio-ou-sem.html

Voltar ao Topo
tiagoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2012
Maringá - PR
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar tiagoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2014 as 14:48
Eu também pedalo TODO DIA e uma média de 40km por dia. Não uso freios. Concordo e assino embaixo com o Registro quando ele diz que quem anda com a fixa sem freio dobra sua atenção com que está ao seu redor.
Eu acho que nenhum freio vai te salvar numa emergência tipo alguém abrir a porta na sua frente, ou um carro em alta velocidade atravessar o sinal vermelho ou preferencial.
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2014 as 15:44
Candidato ao Darwin Awards: roda livre sem freio.

http://www.youtube.com/watch?v=OH5W1Z23wPg



Voltar ao Topo
Paulo Lajus Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2013
sp
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Lajus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 11:33
assisti o filme esses dias, e quem tira o freio pq se arrebenta é a minazinha. Ele desde o começo diz q é "breakless". Aliás filme muito ruim, de história, mas tem cenas bacanas de pedalada.

Acho q o uso de freios em fixa não as deixam mais ou menos seguras, pq é possivel freiar só no pedal (skids). Pra mim a vantagem do freio é economizar pneu (que não é nada barato) em vez de queima-los no aslfalto o dia todo,
Sem freio um gatorskin da continental vai embora fácil em poucos meses, e custa R$ 200,00 em média.

ai vai de cada um.
Voltar ao Topo
Paulo Lajus Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2013
sp
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Lajus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 11:34
assisti o filme esses dias, e quem tira o freio pq se arrebenta é a minazinha. Ele desde o começo diz q é "breakless". Aliás filme muito ruim, de história, mas tem cenas bacanas de pedalada.

Acho q o uso de freios em fixa não as deixam mais ou menos seguras, pq é possivel freiar só no pedal (skids). Pra mim a vantagem do freio é economizar pneu (que não é nada barato) em vez de queima-los no aslfalto o dia todo,
Sem freio um gatorskin da continental vai embora fácil em poucos meses, e custa R$ 200,00 em média.

ai vai de cada um.
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2014 as 23:41
Originalmente postado por Paulo Lajus Paulo Lajus escreveu:


Acho q o uso de freios em fixa não as deixam mais ou menos seguras, pq é possivel freiar só no pedal (skids).

Pra mim a vantagem do freio é economizar pneu (que não é nada barato) em vez de queima-los no aslfalto o dia todo,
Sem freio um gatorskin da continental vai embora fácil em poucos meses, e custa R$ 200,00 em média.


Este é um Continental Gatorskin usado sem freio há seis meses:



E ainda tem o pneu da frente praticamente intacto pra revezar. Quanto tempo esse par vai durar? 12, 18, 24 meses?

Não é preciso dar skid, mesmo sem freio. Além de pneu, se poupa componentes e os joelhos.
Voltar ao Topo
julioneto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2014
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar julioneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2014 as 18:30
Uso bicicleta de pinha fixa a pouco mais de dois meses, em média quatro vezes por semana pra ir e voltar ao trabalho em uma cidade de cerca 750 mil habitantes. Portanto, ainda não me considero com experiência suficiente. Comprei a magrela com freio dianteiro. Semana passada resolvi tirar o dito cujo e encarei as ruas. Foi uma experiência boa, ao mesmo tempo emocionante e assustadora. Agora estou pensando colocar de volta pelo seguinte motivo:

Não domino a técnica de skid. Mesmo se dominasse, percebi que não seria o bastante a ponto de parar a bicicleta em situações de emergência. Li em algum lugar que o freio dianteiro é responsável por cerca de 70% a 80% da eficiência da frenagem, mas não lembro a fonte.
Voltar ao Topo
julioneto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2014
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julioneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2014 as 18:37
Desculpem, o jaspion59 já tinha mencionado sofre a eficiência do freio dianteiro em torno de 70%. Foi mal.
Voltar ao Topo
Paulo Lajus Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2013
sp
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Lajus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2014 as 23:50
Originalmente postado por msc04 msc04 escreveu:

20 Km/h de média em transito fechado não é pouca coisa. Pessoal que está falando que isso é se arrastar deve estar comparando com treino e estrada livre, que são médias isoladas.

Em transito você só freia e acelera, difícil o momento que dá para manter o passo.

20 Km/h em deslocamento urbano, como meio de transporte, é uma média muito boa.






20km/h é uma boa média na cidade. Rodo mais ou menos esse média tb no transito. Isso pq em retas como a vereador josé diniz ou av vergueiro chego 47km/h. Mas devido à paradas em semáforos e transito a média cai bastante.
Ando com freio dianteiro apenas, apesar de usá-lo bem pouco. é possivel rodar sem, mas não vejo vantagem nisso. Apesar de não usá-lo ele está lá. Melhor do que precisar e ele não estar.
Voltar ao Topo
Paulo Lajus Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2013
sp
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Lajus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2014 as 23:51
Originalmente postado por msc04 msc04 escreveu:

20 Km/h de média em transito fechado não é pouca coisa. Pessoal que está falando que isso é se arrastar deve estar comparando com treino e estrada livre, que são médias isoladas.

Em transito você só freia e acelera, difícil o momento que dá para manter o passo.

20 Km/h em deslocamento urbano, como meio de transporte, é uma média muito boa.






20km/h é uma boa média na cidade. Rodo mais ou menos esse média tb no transito. Isso pq em retas como a vereador josé diniz ou av vergueiro (sp) chego 47km/h. Mas devido à paradas em semáforos e transito a média cai bastante.
Ando com freio dianteiro apenas, apesar de usá-lo bem pouco. é possivel rodar sem, mas não vejo vantagem nisso. Apesar de não usá-lo ele está lá. Melhor do que precisar e ele não estar.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X