Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Q-Factor ??
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Q-Factor ??

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
uezb Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mar 2008
Vitória - ES
Offline
Mensagens:267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar uezb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Q-Factor ??
    Postado: 26 Nov 2013 as 23:04
Posso trocar um pedivela FSA Q-Factor 177mm por um FSA Q-Factor 168mm ?

Voltar ao Topo
lucasaf Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Fev 2011
Espirito Santo
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2013 as 04:15
depende do seu quadro, mais a maioria dos quadros mais novos aceita q factor 168, se você for comprar o pedivela pela internet manda um email pro fabricante do seu quadro ou da uma procurada na net, se for comprar em loja fisica da sua cidade, pede pra colocar na bike e ve como que fica.

Valeu.
Voltar ao Topo
uezb Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mar 2008
Vitória - ES
Offline
Mensagens:267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar uezb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2013 as 11:10
O quadro é uma Focus Raven 29r 2013.
Voltar ao Topo
lucasaf Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Fev 2011
Espirito Santo
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2013 as 15:58
pequena pesquisa no google ( https://www.facebook.com/FocusBikesBrasil/posts/515944481794998 ) ou seja, funciona e fica 100%.

valeu.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2015 as 22:16
Fala galera!

Infelizmente existe três tópicos sobre o assunto, mas quis escrever aqui porque o título é mais objetivo já que minha dúvida é apenas sobre o Q factor. Conforme estão vendo na imagem abaixo, gostaria de saber se é dessa forma que realmente se mede: da extremidade externa do pedivela! É assim mesmo?




Se for assim mesmo, o Q f=Factor da minha Trek X Caliber é de quase 200 mm. Não é demais? E o vão do pedivela em relação ao chain stay é de 27mm, bem afastado, não? Vejam nas imagens abaixo:










Aí pergunto a vocês:

* Tem um espaçamento "normal" ou "ideal" dos braços do pedivela em relação ao chainstay?
* Qual o Q Factor mínimo do pedivela que eu poderia colocar nela?
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2015 as 08:53
Entendo pouco mas a maneira de mensurar é essa mesmo, acredito que seu quadro aceite um pedivela com Q-Factor 168mm, é fácil descobrir, com a trena mesmo simule essa medida e veja se não irá raspar no chainstay.


Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2015 as 17:07
Bol Gola: Qual o modelo da sua Trek ?
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2015 as 03:59
Originalmente postado por leao leao escreveu:

Bol Gola: Qual o modelo da sua Trek ?

Está escrito na minha assinatura bem discretamente: X Caliber 7 2014 Big smile
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2015 as 08:35
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por leao leao escreveu:

Bol Gola: Qual o modelo da sua Trek ?

Está escrito na minha assinatura bem discretamente: X Caliber 7 2014 Big smile

Tem tanta bike na sua assinatura que nem vi, haha. Mas estava usando no celular, e não aparece a assinatura.

Eu fui decidido a comprar uma dessa no começo do ano, mas não tinha mais disponível, acabei pegando a XCaliber 5 que foi bem mais em conta, e pensei em fazer uns upgrades nela. Os freios já troquei, mas o que está me deixando encanado é a suspensão, eu queria trocar mas tem aquele lance da geometria das Trek ser diferente, e estou com medo de prejudicar a dirigibilidade da bike. 
Voltar ao Topo
remela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2014
Brasil
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar remela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2015 as 08:37
Tenho uma anthem e uso um pdv sram q-factor 156, servia na scott scale e não servia na epic, veja como medir o pdv.


Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2015 as 20:56
Originalmente postado por leao leao escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por leao leao escreveu:

Bol Gola: Qual o modelo da sua Trek ?

Está escrito na minha assinatura bem discretamente: X Caliber 7 2014 Big smile

Tem tanta bike na sua assinatura que nem vi, haha. Mas estava usando no celular, e não aparece a assinatura.

Eu fui decidido a comprar uma dessa no começo do ano, mas não tinha mais disponível, acabei pegando a XCaliber 5 que foi bem mais em conta, e pensei em fazer uns upgrades nela. Os freios já troquei, mas o que está me deixando encanado é a suspensão, eu queria trocar mas tem aquele lance da geometria das Trek ser diferente, e estou com medo de prejudicar a dirigibilidade da bike. 


Já passei por isso quando comecei a pesquisar em uma suspensão melhor para minha Trek. Ela possui espiga reta e 51mm de offset e aparentemente só a Rock Shox e a Suntour fazem suspensão com esse offset. E para piorar toda Rock Shox com 51mm e funcionamento a ar tem espiga cônica... mas pesquisando bem já achei algumas Rock Shox Reba 2014 e 2015 com espiga reta e 51mm em sites gringos. Essa Reba seria a minha escolha favorita por ser levíssima, resistente e facílima de fazer manutenção e achar peças de reposição. O preço dela gira em torno de 400 Euros e pesa 1600g, quase 1kg mais leve. Já achei um modelo em promoção de queima de estoque por 250 euros porque era OEM, ou seja, retirado de uma bike 0km de showroom e era na cor verde abacate. Uma pena não ter comprado ela, mas tudo tem sua hora certa.

Eu quaaaase comprei uma X Caliber 5 prata, verde e branco e até pedalei nela na porta da loja e achei muito pesada, suspensão mole e componentes simples demais. Se fosse fazer um uprade, começaria na suspensão. E depois iria trocando o grupo dela com o tempo. Os kits de 27 marchas estão muito baratos (cassete 9v, corrente 9v, trocadores 9v e 3v e pedivela 3v) e acho uma boa colocar um kit Deore 27v antigo. Se não se preocupar tanto com o offset da suspensão, saiba que as Manitou tem 48mm, ou seja, só 3mm a menos que o padrão da Trek. E a Manitou tem modelos a ar levíssimos com preços bem interessantes!

Se quiser depois te passo uma lista de lojas que pode achar essas peças Wink
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 09:51
Valor pelo retorno !

Então, pelo que sei, com o off set menor a frente da bike pode ficar mais arisca, mas a diferença é pouca, não chega a atrapalhar a pilotagem, ainda mais pra mim, que só uso a passeio. Segundo o Adil do Blog 29BR, tem que estar muito acostumado com a bike se ser bem sensível para perceber a diferença na prática. 
Estava pensando em colocar uma Ultra TR, mas vai ser mais pra frente. Depois você pode me passar os links das lojas sim, in box.

A relação eu quero trocar pois tem 2 falhas graves na minha opinião: Por ser 8V a minha bike e k7 com 34 dentes, tem um pulo muito grande da 1ª para a 2ª, o que quebra a cadência. E o trocador Altus não permite usar somente o dedão para subir e baixar as marchas, eu já usei outros e não gosto de ter que usar o indicador que ocasiona dor no pulso em trilhas mais longas.

Bom, não vou ficar desviando o assunto do tópico.
Abs.


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 17:30
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por leao leao escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por leao leao escreveu:

Bol Gola: Qual o modelo da sua Trek ?

Está escrito na minha assinatura bem discretamente: X Caliber 7 2014 Big smile

Tem tanta bike na sua assinatura que nem vi, haha. Mas estava usando no celular, e não aparece a assinatura.

Eu fui decidido a comprar uma dessa no começo do ano, mas não tinha mais disponível, acabei pegando a XCaliber 5 que foi bem mais em conta, e pensei em fazer uns upgrades nela. Os freios já troquei, mas o que está me deixando encanado é a suspensão, eu queria trocar mas tem aquele lance da geometria das Trek ser diferente, e estou com medo de prejudicar a dirigibilidade da bike. 


Já passei por isso quando comecei a pesquisar em uma suspensão melhor para minha Trek. Ela possui espiga reta e 51mm de offset e aparentemente só a Rock Shox e a Suntour fazem suspensão com esse offset. E para piorar toda Rock Shox com 51mm e funcionamento a ar tem espiga cônica... mas pesquisando bem já achei algumas Rock Shox Reba 2014 e 2015 com espiga reta e 51mm em sites gringos. Essa Reba seria a minha escolha favorita por ser levíssima, resistente e facílima de fazer manutenção e achar peças de reposição. O preço dela gira em torno de 400 Euros e pesa 1600g, quase 1kg mais leve. Já achei um modelo em promoção de queima de estoque por 250 euros porque era OEM, ou seja, retirado de uma bike 0km de showroom e era na cor verde abacate. Uma pena não ter comprado ela, mas tudo tem sua hora certa.

Eu quaaaase comprei uma X Caliber 5 prata, verde e branco e até pedalei nela na porta da loja e achei muito pesada, suspensão mole e componentes simples demais. Se fosse fazer um uprade, começaria na suspensão. E depois iria trocando o grupo dela com o tempo. Os kits de 27 marchas estão muito baratos (cassete 9v, corrente 9v, trocadores 9v e 3v e pedivela 3v) e acho uma boa colocar um kit Deore 27v antigo. Se não se preocupar tanto com o offset da suspensão, saiba que as Manitou tem 48mm, ou seja, só 3mm a menos que o padrão da Trek. E a Manitou tem modelos a ar levíssimos com preços bem interessantes!

Se quiser depois te passo uma lista de lojas que pode achar essas peças Wink


http://www.pedal.com.br/forum/peso-de-pecas-suspensoes-amortecedores-e-garfos_topic11556_page3.html


Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 20:52
Caraca, muito leve! Vi alguns sites informando que ela tinha 1560g, mas fiquei desconfiado. Agora tenho certeza que é leve mesmo!! Obrigado!
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X