Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Problema freio hidráulico Shimano
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Problema freio hidráulico Shimano

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Nemphus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nemphus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Problema freio hidráulico Shimano
    Postado: 17 Abr 2013 as 17:24
Acabei de comprar uma Kona Shred e estou com problemas no freio dianteiro, é um Shimano M445.
Quando aperto o manete as pastilhas se movimentam mas não chegam a morder o disco, só encostam.
A bike é nova, modelo 2011 mas comprei na caixa.

Regulei o parafuso no manete mas mesmo assim não adiantou. Será que pelo tempo que ficou parada pode ter vazado óleo ou o conjunto do freio pode estar com problema?

Voltar ao Topo
troni130 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2010
Minas Gerais
Offline
Mensagens:1026
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar troni130 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2013 as 20:36
Ta com ar no sistema! Sangria resolve!
''O perigo Existe, A Dor Passa, A Gloria Fica.''
Voltar ao Topo
Nemphus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nemphus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2013 as 21:00
Mesmo o freio sendo 0km pode ter ar no sistema?
Como falei, a bike é 2011 mas comprei ela semana passada na caixa.
Voltar ao Topo
guiinfante Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Sampaa ^^
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guiinfante Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 19:15
Deve ter vindo com pouco oleo,faça a sangria que resolve.
Voltar ao Topo
Nemphus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nemphus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 12:21
Fiz a sangria em casa e resolveu o problema.
Valeu!
Voltar ao Topo
ocorlaiti Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ocorlaiti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 16:36
Aconteceu algo parecido comigo, e o estranho era que depois de uns rolés eu percebi que vazava óleo quando eu usava o freio!!
Voltar ao Topo
PEZZIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2012
Anchieta - ES
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PEZZIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 16:46
Amigo, antes de fazer a sangria, faça o seguinte teste: coloque o manete paralelo ao chão, em seguida retire a tampa do reservatorio de oléo, essa perto do manete com o nome shimano, depois de retirar, dê algumas bombadas no manete(com cuidado pra não vazar oléo), bem provavelmente o ar sairá sem precisar fazer a sangria. Quando comprei minha scale60, ela veio da transportadora de cabeça pra baixo, ai fiz esse procedimento acima e funcionou 100%, nunca mais deu esse problema.
Voltar ao Topo
Rockymountain29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2014
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 18:43
Ressuscitando o tópico

O meu freio hidra M395 dianteiro tava funcionando belezão, mas daí começou a cantar e não dá nada de freio. Quando eu lavo ele, volta a funcionar bem, mas depois de andar 10 metros o problema volta. Fiz a sangria hoje da bicicletaria, mas não resolveu. Não acho peças de reposição. COmprei pela internet. 
Alguém dá um help?
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2014 as 07:44
Originalmente postado por Rockymountain29er Rockymountain29er escreveu:

Ressuscitando o tópico

O meu freio hidra M395 dianteiro tava funcionando belezão, mas daí começou a cantar e não dá nada de freio. Quando eu lavo ele, volta a funcionar bem, mas depois de andar 10 metros o problema volta. Fiz a sangria hoje da bicicletaria, mas não resolveu. Não acho peças de reposição. COmprei pela internet. 
Alguém dá um help?


Por isso prefiro o sistema mecânico. Simples e prático.
Voltar ao Topo
Fontes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2012
Espirito Santo
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fontes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2014 as 01:40
Rockymountain29er

Verifica se as pastilhas não estão gastas. Limpa os discos com álcool isopropílico. Geralmente quando o freio fica fazendo esse barulho e sujeira ou disco contaminado.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2014 as 10:16
Recomendo que sempre que comprar uma bike nova leve ela para um profissional revisar.
É importante por vários motivos incluindo a detecção de montagens de linha que são quase sempre feitas de forma irresponsável (Rodas, freios, conduítes e apertos e regulagens em geral) assim como falhas que só um olho treinado percebe (alinhamento do quadro e partes, montagem errada de câmbios, lubrificação dentre outras).
No seu caso vc pode estar com pouco óleo no sistema ou mesmo bastante ar (menos provável).
O mais importante é que isto pode sugerir um vazamento tendo em vista que a bike é zero.
Voltar ao Topo
dudasousa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudasousa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2015 as 20:33
Estou com problema idêntico com um Shimano desses de entrada. Vazamento pelo parafuso do cabo, no cáliper. Contaminou o disco e não dá nada de freio. Já limpei de todo jeito e não resolve. O vazamento volta vez por outra. Alguém já teve esse problema? Qual a melhor forma de limpar disco contaminado com óleo?
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2015 as 21:24
Tira as pastilhas, e por uma lixa fim sobre uma superfície plana, de preferencia vidro, e lixa as pastilhas em movimento circular até perceber que a coloração mudou e não há resquício de óleo, lixe delicadamente, não há necessidade de muita força, depois limpe o disco com um pano que não solte fiapos embebido em thinner, não gasolina, agua raz ou solvente oleoso, álcool isopropilico não sei se adianta pra tirar oleosidade. Monte o sistema de volta e terá outro freio, talvez as primeiras freadas não sejam muito boas pois as pastilhas precisam assentar novamente nos discos. Faz aí e nos conte, sou mecânico automotivo e é assim que fazemos quando acontecem essas coisas. Abraço!
Originalmente postado por dudasousa dudasousa escreveu:

Estou com problema idêntico com um Shimano desses de entrada. Vazamento pelo parafuso do cabo, no cáliper. Contaminou o disco e não dá nada de freio. Já limpei de todo jeito e não resolve. O vazamento volta vez por outra. Alguém já teve esse problema? Qual a melhor forma de limpar disco contaminado com óleo?
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2015 as 14:14
Não é possível ar (em condição e quantidade normal) causar isto em sistema shimano só em Avid isto ocorre por não ter reservatório. No shimano as bolhas subiriam para o reservatório e não iriam fazer o freio falhar.
Seu sistema esta com pouco óleo (mineral).

OK
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2015 as 00:49
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Não é possível ar (em condição e quantidade normal) causar isto em sistema shimano só em Avid isto ocorre por não ter reservatório. No shimano as bolhas subiriam para o reservatório e não iriam fazer o freio falhar.
Seu sistema esta com pouco óleo (mineral).

OK
é possivél sim dts !
cortei as mangueiras do me slx e tentei usar uma dica que vi na net pra não precisar sangrar,no dianteiro ficou bom,más no traseiro ficou com ar e em alguns momentos o freio ficava ruim,a manete até encostava no guidão e freiava pouco;tive que sangrar !

toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
brenomfreak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jun 2015
Timóteo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brenomfreak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 21:00
Olá galera, aproveitando o tópico, uso um freio Saint m810 funcionava perfeitamente, até q fiz a sangria e percebi q ele começou a vazar pelo piston na hora q volta para posição aberta. Oque pode ser isso? Tem concerto?
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 22:18
Você usou óleo correto? Pra vazar só se o reparo(borracha) de vedaçao foi pro pau, pra acontecer de uma hora pra outra após a sangria pode ser óleo errado... Não colocou Dot ao invés de mineral não?
Originalmente postado por brenomfreak brenomfreak escreveu:

Olá galera, aproveitando o tópico, uso um freio Saint m810 funcionava perfeitamente, até q fiz a sangria e percebi q ele começou a vazar pelo piston na hora q volta para posição aberta. Oque pode ser isso? Tem concerto?
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
brenomfreak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jun 2015
Timóteo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brenomfreak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 16:09
Agradeço Jeffwagen, mais sim usei o óleo próprio da shimano, me parece ser problema no retentor. Mais vcs sabem me falar se uma manete m446, serve para usar na minha pinça Saint? (sendo q a manete é para pinça de dois pistões e minha pinça é de quatro) será q interfere?
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 21:18
Olha, por ser de dois ou quatro pistões eu creio que não haja problema se os quatro pistões tiverem um volume semelhante à pinça de dois pistões e se estiver sangrado corretamente, mas o correto é fazer um teste pois pode ser que este manete tenha um diâmetro diferente no pistão e a quantidade de óleo enviada para os pistões na pinça pode não ser o suficiente e faça o freio ficar borrachudo e molengão. Mas creio que a diferença maior seja na qualidade do manete e nos ajustes que você pode fazer no Saint e no 446 já não é possível.
Originalmente postado por brenomfreak brenomfreak escreveu:

Agradeço Jeffwagen, mais sim usei o óleo próprio da shimano, me parece ser problema no retentor. Mais vcs sabem me falar se uma manete m446, serve para usar na minha pinça Saint? (sendo q a manete é para pinça de dois pistões e minha pinça é de quatro) será q interfere?


Editado por JeffWagen - 04 Set 2015 as 21:19
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
epyoneda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2010
Santos
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epyoneda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2016 as 13:14
Prezados, fiquei afastado do pedal um tempo e agora estou retornando aos poucos. Existe caso de rotor contaminado com fluido dot de modo a não ter mais solução por limpeza? Estou com um par de g3 condenados pelo mecânico por contaminação. Ambos ainda possuem 1,9 mm de espessura. O mecânico colocou na frente um disco wg que não gosto nem de olhar pra ele. Será que limpando os g3 posso utilizá-los?

Abraço
-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange.
-SDW Team 4000, com up´s
-Caloi Sprint...
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2016 as 13:31
Cara, em carros geralmente lavamos discos ou tambores de freios que estejam em bom estado porem contaminados com fluido usando thinner, sai toda a contaminação, e é bom dar uma lixadinha de leve com lixa bem fina depois e passar mais um paninho com solvente apos a instalação só pra garantir que não sobrou resíduo de gordura das mãos.
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
epyoneda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2010
Santos
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epyoneda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2016 as 14:07
Beleza, vou fazer isso pra tentar utilizar os discos. Valeu!
-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange.
-SDW Team 4000, com up´s
-Caloi Sprint...
Voltar ao Topo
epyoneda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2010
Santos
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epyoneda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 20:47
Aparentemente o freio ficou bom, não andei muito, mas está freando bem. Acho que podemos dizer que não procede o fato do disco contaminar com dot, apenas pastilhas são passíveis disso. Abraco
-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange.
-SDW Team 4000, com up´s
-Caloi Sprint...
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 21:03
Epyoneda, é isso mesmo. Eu limpo os meus discos com alcool isopropilico, com cuidado para não passar a maozona. Tenho uma bike de uso urbano, que pega chuva, rodovias, fica a maior meleca de asfalto. As pastilhas até já bicharam, mas os discos nunca.
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 19:49
Que bom, fico feliz por ter ajudado, se acontecer de contaminar as pastilhas da pra lixar também, mas tem que ser coisa de sujou e logo limpa entende? Não pode ficar sujo de um dia pro outro senão penetra e não sai mais.
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
BikeMax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2017
RS
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BikeMax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2017 as 11:15
Bom dia pessoal,
Tenho um freio Shimano BR355 hidráulico e está com pequeno vazamento no manete, acredito que na tampa superior (onde está a logo da shimano).
Alguém tem histórico do problema, se é a vedação que deu problema?
Aguardo sugestões!

Abraço galera!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X