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Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens

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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Impressionante como todo recém cadastrado vem encher o saco com papinho de 26. Ou então que todo mundo que enche o saco com 26 e5 devem cadastrado.

Ninguém se cadastra para outro assunto.

É tão pré-primário que chega a ser ridículo.

Bloqueia um e aparece outro recém cadastrado com a mesma ladainha.



simples, ele foi banido e criou outra conta.. 

mas n tem argumentos válidos, a mesma ladainha de sempre.. deixa o cara falar, não vai convencer ninguém.
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Fabio Ver Drop Down


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Devia de ter uma regra igual aquela que precisa de 50 postagens para fazer anúncio. Tem que precisar de 100 postagens e mais de 2 anos de cadastro para defender 26. Kkk
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TheLittle Ver Drop Down
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 de novo ninguém tá esnobando bike de ninguém

a questão é que as 26 se aposentaram em 2013 e de lá pra cá foram 8 anos de evoluções tecnológicas, especialmente na questão de geometria.

Então uma mountain bike aro 26 está pelo menos 8 anos desatualizada nesse quesito. nem tem como comparar uma bicicleta de 8 anos atrás com uma atual, é injusto. E no fim das contas o fator tempo de uso também conta bastante na hora de precificar.

tenho visto bikes 29 mais antigas, dos anos 2011~2013 bastante desvalorizadas perante as atuais (especialmente antes da pandemia), justamente pq os componentes e geometrias delas também ficaram defasados.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 15:57
Escola do vitimismo a pleno valor nas 26. 26 viraram algo intocável. Se falar que a geometria é desatualizada, é esnobe. Se falar que a resistência ao rolamento é maior, é preconceito. Nunca vão assumir que é apenas técnica.

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Marvinthedude Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marvinthedude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 19:45
Concordo com  fábio em relação às 29 terem uma melhor geometria. Afinal, elas continuaram evoluindo e as 26, não. Talvez as 26 tenham chegado ao seu máximo. 

As 29, ao que parece, ainda não são uma tecnologia acabada. Mas é justamente pra discutir vantagens e desvantagens que esse tópico existe, não? 

O que me estranha é ver uma galera abafando a discussão, como se as 26 não prestassem e quem ainda as usa é meramente saudosista. Acho meio estranho isso num fórum em que o objetivo é discutir ideias, mas vai saber... observo há muito e cheguei aqui agora...

Queria dizer pra galera aí que muita gente olha esse fórum, mesmo sem ser participante, pra se informar. Eu já peguei muita informação legal e já firmei muitas opiniões pelo que vi aqui. Tem muito cara falando besteira, mas tem muita gente de cabeça aberta expondo opinião e discutindo em um bom nível, sem misticismo e sem repudiar a ciência

Tipo, dizer que é "mico", sem justificar, andar de 26, não é, na minha opinião um argumento válido. Realmente gostaria de saber mais. Problema é que não vejo argumentos muito bons (de nenhum lado).

Existe um vídeo no youtube de um "teste científico" de 29x26x27,5. É um bom vídeo, mas, na minha opnião, não é um teste científico, pois não utilizou o mesmo atleta em dias diferentes para pedalar a mesma bike no mesmo percurso etc etc etc. A verdade é que esse teste deveria ser feito com vários atletas, levando em consideração altura, peso, tipo de terreno e outras coisas.

O link da reportagem do "PQP" sobre o vídeo  é este:  http://www.praquempedala.com.br/blog/teste-cientifico-mostra-que-roda-29-e-mais-rapida-que-a-26-e-275/#:~:text=No%20final%20das%20contas%20a,do%20que%20a%2027%2C5. - Teste científico mostra que roda 29 é mais rápida que a 26 e 27,5 | PraQuemPedala. O que aqueles que fizeram o vídeo concluiram é que a 29 é melhor no geral, melhor nas subidas. Já a 26 é melhor nas descidas. A 27,5 não é melhor em nenhuma das duas.

O resultado é estranho, do ponto de vista de uma lógica inicial (26, em tese, por ter rodas menores, deveria subir melhor, já a 29 deveria descer menor, já que teria mais inércia). Mas é algo que deve ser levado em consideração no debate aqui. Só não acho que é um teste científico. É um teste com boas medições, mas sem utilizar o "teste às cegas" e sem utilizar um grande número de atletas, mantendo as condições mais ou menos iguais. 

Não existe, até onde eu sei, um teste científico sobre o tema. Então, o que nós, entusiastas do ciclismo, podemos fazer é unir o máximo de experiências pessoais e debater. Não acredito que ninguém aqui vai comprar uma 29 e uma 26 com a mesma configuração e ficar fazendo testes.

Sobre os pontos que você levantou, fabio:

1 -  a 29, de fato, tem mais tecnologia agregada

2- muitos falam dessa questão dos cubos etc. Eu não tenho como refutar e me parece um argumento sério. Eu, então, escolho acreditar neles.

O grande ponto de quem continua com 26 é o seguinte: pq ir para uma 29 se a 26 te atende? Ela roda bem, é mais rápida, a depender da relação utilizada e tem componentes mais baratos.

Um colega falou que uma 26 é o mesmo preço de uma 29... Pode ser no ciclismo de alta performance. Mas, nas bikes de entrada, a chegada das 29 encareceu muito... as bikes subiram em 30%, em média, sem um ganho real de performance em relação as 26. 

Muitas são, inclusive, piores, pois o mercado de entrada das 29 tem bikes mais pesadas e que funcionam ainda com catraca, e não com k7 (vejam, como o outro colega falou, as oggi, que dominam o mercado das bikes de entrada). Os freios a disco são foleiros e funcionam pior do que em relação a uma 26 com v brake ou com o mesmo freio a disco (por ter rodas menores, o disco de freio é maior em relação a roda, o que o deixa mais potente).

Posso, então, concluir, que uma bike aro 26, para o mercado de bikes de entrada, é mais barata e atende à maioria dos ciclistas, que não são competidores. Fato importante é que a média da altura do brasileiro não passa de 1,75. Acredito que uma 26 pra quem tem essa altura não seja desproporcional, se for pelo fit.

Agora, se você é um competidor (a minoria da população, mas parece que é a maioria desse fórum, que devem ter um bf baixo, ter rotina de atlena, se alimentarem como atletas e etc), a 29 é melhor, pois há mais tecnologia útil agregada para o tipo de pedal.

A migração do mercado das bikes de entrada para as 29, portanto, pelo que foi dito até aqui, não trouxe utilidade ao ciclista casual, que não entende de qualidade de suspensão e nem mesmo se aquilo que ele tem lá atras na bike é um k7 ou uma catraca.

Por favor, rebatam os argumentos, sem utilização de argumentos "ad hominem" e tal. Se acham que a discussão é uma furada, ignorem. Não vejo como debater um tema que, nos canais de youtube, geram muita visualização e fomentam um debate é infrutífero e é coisa de "viúva de 26". Talvez o consumidor, como eu, de bikes de entrada (e que não vê necessidade em aumentar o custo do pedal), queiram uma volta às 26. 

Muitas pessoas olham o site e têm a opinião formada pelos comentários. Alguns foristas mais antigos parecem lutar contra o debate, desqualificando quem o fomenta e não utilizando argumentos. O cara ali utilizou uma fórmula matemática válida e o outro simplesmente falou : "o comentário tem muitas fórmulas matemáticas", como se isso fosse um demérito. Isso não é argumento. É simplesmete calar o debate.

Um argumento contra essa cálculo seria o seguinte: "tudo bem, as 29 com coroas de 34 dentes, em tese, são mais lentas, numa reta, a 90 rpm, que uma 26 clássica, de 44 dentes, 27 marchas etc. Mas há um porém: as 29, por terem uma roda maior, perdem menos velocidade para as irregularidades do terreno. Ou seja, para manter a velocidade, uma 29 é mais fácil que uma 26". Isso é um argumento... E era esse tipo de discussão que eu gostaria de ter aqui.

Agradeço ao colega fábio por responder com argumentos. 
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Dragum Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2021 as 20:26
Não acho que a geometria das 26 sejam tão piores que as 29 assim, principalmente para pessoas de baixa estatura, mas... Como já disse, é indiscutível a vantagem das 29 no MTB competitivo - que influência todo o esporte -, com a maior facilidade de transpor obstáculos, mas para o ciclista casual também resulta numa bike mais confortável e por isso acredito que as 29 ganharam tanto espaço tão rápido.

Pessoalmente sou mais carente das relações 3X. Só mudo de opinião quando lançarem o Altus 10-55.

Editado por Dragum - 26 Mar 2021 as 20:27
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
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TheLittle Ver Drop Down
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mais um argumento que não concordo.. "precisa ter rotina de atleta pra ter os benefícios das 29, caso contrario uma 26 atende".

enquanto isso em outro tópico recente um usuário estava perguntando qual 29 comprar pra esposa dele, que começou a pedalar a pouco de 26 mas não estava conseguindo acompanhar o grupo que ela pedalava, onde todos andavam de 29. No caso, mesmo pessoas que tinham preparo físico pior que o dela acabavam andando na frente por causa do tamanho das rodas. Aí o nosso prezado colega de fórum foi lá dizer pro cara que era besteira gastar com isso e na verdade a esposa dele precisava treinar mais. Imagino que não é o tipo de resposta que ele queria, além de ser extremamente desagradável ele queria saber qual bike comprar e não esse tipo de conselho sem noção.

A grande questão é que a grande maioria dos argumentos defendendo as 26 são de pessoas q nunca tiveram oportunidade de testar uma boa bike 29, ou então que pedalam sozinhos, ou que não praticam o esporte com muito afinco. ou então tem os "super machões que pedalam mais que todo mundo de 26", e ainda os "super radicais que acham 29 pouco manobrável". Mas na vida real, até o ciclista dito "peba" também migrou pras 29 pra não ficar pra trás no grupo dele. Se não o fez, foi por falta de condição financeira mesmo. A diferença é que uns admitem isso, outros ficam criando justificativas mirabolantes para preferir 26.

Como explicar cientificamente ou por fórmulas essa diferença entre as rodas? Sei lá, acho que as pessoas acham muito mais simples comprar uma bike que dá resultado na vida real do que ficar em fórum lendo discussões sobre isso. Afinal ao invés de precisar de um doutorado em física pra entender ou explicar todos os fenômenos que acontecem ao pedalar, basta fazer um teste simples que é pedalar em diferentes bikes e sentir na prática o que é melhor ou pior pra cada um.


Editado por TheLittle - 26 Mar 2021 as 21:43
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Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Não acho que a geometria das 26 sejam tão piores que as 29 assim, principalmente para pessoas de baixa estatura, mas... Como já disse, é indiscutível a vantagem das 29 no MTB competitivo - que influência todo o esporte -, com a maior facilidade de transpor obstáculos, mas para o ciclista casual também resulta numa bike mais confortável e por isso acredito que as 29 ganharam tanto espaço tão rápido.

Pessoalmente sou mais carente das relações 3X. Só mudo de opinião quando lançarem o Altus 10-55.

 a questão é que, nas grandes marcas, as geometrias evoluiram nos ultimos favorecendo um melhor desempenho principalmente em trilhas, enquanto isso de 8 anos pra cá não houve mais desenvolvimento nenhum em bikes 26. Mas se pegar uma "First", TSW, ou mesmo caloi da vida q nem informam os números de geometria direito, vai ver que os quadros são os mesmos desde os primórdios das 29, aí te dou bastante razão pq não evoluiu nada.

Eu já falei no outro tópico, quem quer ficar com as rodas menores, não quer ir pra 29, mas precisa fazer um upgrade agora, migra pro 27,5. Vai ter uma pequena vantagem na questão da rolagem em relação as 26 e ainda vai ter uma maior disponibilidade de peças no mercado. Pras bikes Trail e Enduro ainda há uma grande disponibilidade de componentes 275, e pouca coisa nova para XC. inclusive o mercado lança muitas bikes 27.5 o tempo todo.
 O que eu senti é que as 27.5 estão mais próximas das 26 na pegada da bike do que das 29.
Tenho certeza que é uma ótima maneira de "modernizar" uma 26 sem ter q ir pra 29, seja por que não gosta por questão de estatura (embora isso hoje tenha sido mitigado com bikes 29 até XS) ou porque simplesmente acha as rodas 29 grandes demais.


Editado por TheLittle - 26 Mar 2021 as 21:41
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e se 26 não fosse "mico", não precisaria vender a preço de banana pra conseguir se livrar da bike.

não quero dizer que é mico pq a bike é ruim por ser 26 a ponto de ser inútil, é perfeitamente usável tanto q milhões ainda usam bikes 26.  Mas o mercado expurgou ela justamente pq comecaram a encalhar nas prateleiras quando começaram a aparecer bikes 29 boas.

mas claro, sempre vai ter aquele teórico da conspiração que vai dizer que foi um grande complô industrial pra induzir os consumidores ao erro. aí basta escolher no que acreditar, né..
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Marvinthedude Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Como explicar cientificamente ou por fórmulas essa diferença entre as rodas? Sei lá, acho que as pessoas acham muito mais simples comprar uma bike que dá resultado na vida real do que ficar em fórum lendo discussões sobre isso. Afinal ao invés de precisar de um doutorado em física pra entender ou explicar todos os fenômenos que acontecem ao pedalar, basta fazer um teste simples que é pedalar em diferentes bikes e sentir na prática o que é melhor ou pior pra cada um.


1 - Peba vai ser sempre peba, seja em 29 seja em 26. 

2- O cálculo de velocidade utiliza conhecimento de matemática básica e é um argumento objetivo e claro e que demonstra a falácia da "29 corre mais" pra maioria das bikes de entrada. Não entendo o porquê de você ser tão avesso a um cálculo matemático. Sua bike 29 passou por vários cáculos matemáticos que se confirmaram na vida real pra ser feita. A tecnologia depende de cálculo matemático.

3 - A venda de bike 26 a preço de banana, mesmo com bons componentes é uma questão de oferta e demanda. Às vezes, só pelos componentes vale a pena comprar uma bike 26 de um cara. Valor e preço são conceitos diferentes. Não vou falar sobre isso aqui, mas recomendo que o colega se informe a respeito disso, pois agregará muito nos conhecimentos gerais. Não concordo, portanto, com o "mico". 

4 - Dinheiro não me falta, mas não quer dizer que, só porque eu tenho, eu devo torrar numa simples bicicleta pra fazer um pedalzinho de média de 27 km/hora em estradinha de terra batida e em asfalto, e que, no máximo, chega a 40km/hora no grupo em que eu ando. E acho difícil ter grupo com média maior que essa... Pelo menos aqui onde moro. Tem, obviamente, mas é exceção e geralmente são pessoas que competem de verdade (o que acredito, pela forma como trata o ciclismo, é o seu caso). Já que você é um competidor fodão, você está certo em ter uma 29 (e não estou sendo irônico). 

5 - Não discordo que as 29 tem mais tecnologia agregada. Meu ponto de discordância é basicamente que essa tecnologia a mais não é convertida a favor do ciclista casual, que é o grande público consumidor de bike. 

Se alguém que está lendo isso aqui é competidor, compre uma 29. Se não for, considere uma boa 26. Garanto que não vai ficar pra trás por conta do aro. Isso é conversa pra boi dormir....
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Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

mas para o ciclista casual também resulta numa bike mais confortável e por isso acredito que as 29 ganharam tanto espaço tão rápido.
 


Esse é um bom ponto... Não me sinto desconfortável na 26, mas nunca testei uma 29 por longos percursos para testar isso. De fato, para o ciclista casual o conforto é algo extremamente importante (muito mais do que performance). Eu, por exemplo, uso aqueles selins gigantes de gel e as vezes ainda boto capa, se o percurso for mais longo. São pesados, mas extremamente confortáveis.

Valeu, colega!
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Eu tenho uma 26 e uma 29 e uso as duas mais ou menos a mesma coisa.

No meu uso, que é urbano, a 26 praticamente não fica pra trás da 29. A 26 é mais ágil, mais leve(até por usar garfo rígido) e com certeza menos visada. Eu acho bem legal quando pego a 26 em horários sem movimento e pedalo pelas calçadas. Praticamente uma trilha. Já a 29 torna tudo mais plano.

Comparando as duas, a impressão que tenho é que a 29 desenvolve melhor a partir de uma certa velocidade. A 29 passa melhor por obstáculos e tem muito mais conforto em virtude de ter suspensão.

Meus tempos no strava não mudam muito fazendo o mesmo trajeto.

Em resumo, se desse usaria e teria só a 29 na cidade, mas em virtude da violência urbana, tanto pra roubo quanto furto, não dá pra abrir mão da 26.
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por Marvinthedude Marvinthedude escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Como explicar cientificamente ou por fórmulas essa diferença entre as rodas? Sei lá, acho que as pessoas acham muito mais simples comprar uma bike que dá resultado na vida real do que ficar em fórum lendo discussões sobre isso. Afinal ao invés de precisar de um doutorado em física pra entender ou explicar todos os fenômenos que acontecem ao pedalar, basta fazer um teste simples que é pedalar em diferentes bikes e sentir na prática o que é melhor ou pior pra cada um.


1 - Peba vai ser sempre peba, seja em 29 seja em 26. 

2- O cálculo de velocidade utiliza conhecimento de matemática básica e é um argumento objetivo e claro e que demonstra a falácia da "29 corre mais" pra maioria das bikes de entrada. Não entendo o porquê de você ser tão avesso a um cálculo matemático. Sua bike 29 passou por vários cáculos matemáticos que se confirmaram na vida real pra ser feita. A tecnologia depende de cálculo matemático.

3 - A venda de bike 26 a preço de banana, mesmo com bons componentes é uma questão de oferta e demanda. Às vezes, só pelos componentes vale a pena comprar uma bike 26 de um cara. Valor e preço são conceitos diferentes. Não vou falar sobre isso aqui, mas recomendo que o colega se informe a respeito disso, pois agregará muito nos conhecimentos gerais. Não concordo, portanto, com o "mico". 

4 - Dinheiro não me falta, mas não quer dizer que, só porque eu tenho, eu devo torrar numa simples bicicleta pra fazer um pedalzinho de média de 27 km/hora em estradinha de terra batida e em asfalto, e que, no máximo, chega a 40km/hora no grupo em que eu ando. E acho difícil ter grupo com média maior que essa... Pelo menos aqui onde moro. Tem, obviamente, mas é exceção e geralmente são pessoas que competem de verdade (o que acredito, pela forma como trata o ciclismo, é o seu caso). Já que você é um competidor fodão, você está certo em ter uma 29 (e não estou sendo irônico). 

5 - Não discordo que as 29 tem mais tecnologia agregada. Meu ponto de discordância é basicamente que essa tecnologia a mais não é convertida a favor do ciclista casual, que é o grande público consumidor de bike. 

Se alguém que está lendo isso aqui é competidor, compre uma 29. Se não for, considere uma boa 26. Garanto que não vai ficar pra trás por conta do aro. Isso é conversa pra boi dormir....

vou ter que explicar de novo pq tá difícil vc compreender.

Eu sou formado em exatas e tenho profundo respeito pela engenharia. O respeito que tenho chega ao ponto de eu ler e discutir artigos e fóruns sobre as novas tecnologias do mercado, e sempre que possível ir a eventos de teste de bikes ou testar bikes de amigos. 

Veja que esse suposto mito de que "29 corre mais" saiu única e exclusivamente da sua cabeça. Vc usa uma fórmula envolvendo velocidade, circunferência de pneus, cadência e sei lá mais o que pra provar que com uma mesma coroa é possível chegar a uma velocidade maior com uma 29.. e te digo, grandes merda. Vc pode colocar a coroa maior na 26 e chegar na mesma velocidade, ou até "correr mais" com  a 26. O seu ponto e suas fórmulas servem até pra saber qual coroa usar dependendo da cadência que pedala, mas não provam nada em relação a vantagens ou desvantagens do tamanho da roda... esse é meu ponto e que tá custando vc entender.

O consenso de quem realmente testou ambas as bikes é que na 29 é bem mais fácil MANTER A VELOCIDADE, exatamente por isso q as pessoas trocam 26 por 29 pra não ficar pra trás do grupo, mesmo "peba" iniciantes, como já vimos em vários tópicos aqui mesmo nesse forum, em outros foruns internacionais, no facebook, nos grupos de whatsapp que participo, em todo lugar..
Além disso como ela tem uma maior capacidade de rolagem em obstáculos, comparado com uma 26 de mesmo curso e pneus tem maior a capacidade na trilha  e melhor conforto na maioria das outras situações. E mais,  se considerar pneus de mesma largura que numa 26, a roda maior tem maior volume de pneus o que melhora a absorção de impacto e aumenta a área de contato com o solo, melhorando a aderência.

E você tentando refutar isso com uma fórmula pra calcular tamanho da coroa vs cadência, o que não tem absolutamente nada a ver.

Venda de 26 a preço de banana é fato, não é minha opinião, n sei pq vc tá insistindo nisso pq já é um consenso geral.

Já que você está me dando sugestões de como me informar, eu indico a você ler alguns portais de bike (leio muito Pinkbike especialmente artigos técnicos e coisas relacionadas a trail building, que é uma coisa que também faço e gosto muito).  E recomendo especialmente abrir sua mente e testar coisas novas, bikes modernas sendo elas 27, 29, mullet, tenho certeza que vai mudar sua opinião. 

O "ciclista casual" vai se beneficiar com certeza de tecnologias novas, seja desempenho ou conforto, não tenha dúvida. Valer a pena é  bem subjetivo, eu já fui nessa de abrir mão de muita coisa qdo lançou pra muito depois aderir e ter me arrependido de não ter começado a usar antes. Um dos maiores exemplos são as rodas boost com aros mais largos, quando lançou achei besteira, pensei são "só 6mm de diferença, mas depois de adquirir uma bike mais moderna com rodas assim (troquei uma spz Camber 29 2014 por uma trek Fuel Ex 2017) fez com que meus pedais em trilha, especialmente em termos desempenho melhorassem bastante. Mesmo sendo duas bikes 29, usando exatamente o mesmo garfo de 140mm (passei de uma pra outra) foi um salto enorme.

Veja também que você não conseguiu nem traçar meu perfil baseado no que postei e está supondo que sou atleta.. mas longe disso. Eu prefiro gastar o dinheiro e tempo empregado pra ir em competições para manter e melhorar as trilhas de onde moro, pra mim muito mais vantagem. Eu gosto de trilhas, dificilmente faço pedais de "estrada e asfalto" como você, eu costumo colocar a bike no carro e parar no pé da montanha, aí rodar várias voltas nos singletracks, que tem obstáculos técnicos, saltos, gaps, drops.. se tiver curioso tem uns vídeos q postei aqui do meu canal. 

Minha filosofia é estar com bom preparo físico, pra não sofrer nas subidas e chegar no topo da trilha inteiro pra poder aproveitar as descidas. Pelo jeito você não tem idéia de quanta diferença faz uma bike ser boa ou ruim nessas condições, principalmente quanta diferença faz as tecnologias que surgiram nos últimos 4 anos. Faço muitos pedais de 25~30 km com 1000 a 1300 de altimetria, praticamente zero plano, zero asfalto, estrada de chão só pra acessar as trilhas. Mas por mais que meu perfil provavelmente não seja o da maioria dos ciclistas, eu já fui em vários eventos testes e testei vários tipos de bike, e já tive bikes mais "xc", já tentei o "gravel", já treinei até em velódromo.
Antigamente até tentei praticar mais os estradões da vida mas acabei largando mão porque acho muito chato e enfadonho. Só que algumas ocasiões eu não posso ou não quero ir até as trilhas de carro, logo  preciso me deslocar de bike pra chegar nas trilhas e mesmo em bikes tipo a minha, as rodas 29 fazem uma boa diferença nesses deslocamentos (só pra constar, tenho bike 275, 275 plus e 29).

Resumindo, quando puder compre uma boa 29 pra fazer seus pedais de asfalto e estradinha (sem ser essas porcarias de entrada com componentes fuleiros, tem q ser pelo menos uma intermediária, de preferência uma TOP) e vai me agradecer por essa dica.




Editado por TheLittle - 27 Mar 2021 as 15:51
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

O consenso de quem realmente testou ambas as bikes é que na 29 é bem mais fácil MANTER A VELOCIDADE




Ai que está. Não é bem mais fácil, estamos falando de uma sutil diferença, que pode até ajudar, mas...

O argumento mais inteligente realmente é de que treinar é o mais importante, pois é verdade, se você não consegue acompanhar com uma 26X1,5 a chance de você acompanhar de 29X1.95 é nula e não se justifica pelo lado da performance, nem com 700X38 faria alguém ganhar mais de 1% de performance em relação a uma 26X1.5 e digo isso pois cronometrei meus trajetos com ambas dando o máximo de mim e a diferença é muito pequena.
Tem aquelas questões, a minha 26 é mais leve que minha 700, mas isso é uma das vantagens de um aro menor... Então... é bem justa a comparação sim.
Eu acho que a 700 roda melhor? Acho. No máximo 1%.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2021 as 22:35
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

O consenso de quem realmente testou ambas as bikes é que na 29 é bem mais fácil MANTER A VELOCIDADE




Ai que está. Não é bem mais fácil, estamos falando de uma sutil diferença, que pode até ajudar, mas...

O argumento mais inteligente realmente é de que treinar é o mais importante, pois é verdade, se você não consegue acompanhar com uma 26X1,5 a chance de você acompanhar de 29X1.95 é nula e não se justifica pelo lado da performance, nem com 700X38 faria alguém ganhar mais de 1% de performance em relação a uma 26X1.5 e digo isso pois cronometrei meus trajetos com ambas dando o máximo de mim e a diferença é muito pequena.
Tem aquelas questões, a minha 26 é mais leve que minha 700, mas isso é uma das vantagens de um aro menor... Então... é bem justa a comparação sim.
Eu acho que a 700 roda melhor? Acho. No máximo 1%.

mas você tá falando de pneus finos e asfalto.
estou falando de mountain bikes. nesse caso, mesmo q seja estradão, nas experiências que tive a diferença foi bem significativa.

imagino que outros usuários possam relatar também suas experiências da migração pra 29.
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gm1987 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2021 as 18:19
Verdades que precisam ser ditas:

- Quem roda na 26" ainda é puramente aspecto financeiro

Não me julguem haters do aro 29", quem vos fala é um feliz mantenedor de duas bikes aro 26" pica das galaxias... 

Acontece que não posso dizer que ando numa GIANT da década passada e não numa Santa Cruz por escolha... É por pura falta de dinheiro mesmo!!! E não tem mal nenhum nisso, são questões de prioridades. Toda vez que pedalo com minhas bikes me divirto tanto quanto quem pedala de 29", faço um pouco mais de esforço, desço mais lento... Mas a diversão é garantida!!!

Ou seja, as 26" não são inúteis como dito acima... Nem estão tão obsoletas assim, a ponto de serem peças de museu. Ainda hoje são perfeitamente usáveis para quem não tem apego a desempenho.




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Marvinthedude Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marvinthedude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2021 as 22:21
Cara, exatamente isso! Não quero gastar tanto em um hobby cujo objetivo é me divertir. O que uma galera do cilcismo não entende é que tem gente que pedala puramente por diversão, pra desestressar etc...

Não preciso de uma 29 pra isso. O que me deixa "p" da vida com os fabricantes é que, como a tecnologia das 26 já ficou obsoleta (pra competição de profissionais, já que até mesmo em competições amadoras tem cara com 26 dando pau em cara de 29), não justificaria mais cobrar tão caro nesse tipo de bike.

O amigo disse que ciclismo sempre foi caro... Verdade! Pro ciclismo de alta tecnologia, antenado na toma tendência, é e sempre será. O amigo se esqueceu que uma Caloi alumininum era uma bike cara há 30 anos. Hj em dia, não vale nada. Mesma coisa com os câmbios de 8 e de 9 velocidades. Tenho um GTS na minha 26 (quadro de uma Caloi aluminun) que funciona perfeitamente pra 8 velocidades.

Provavelmente, inventarão outro tamanho de roda ou sei lá o que e essas Caloi Full carbon vão ficar baratinhas, daqui a 30 anos. E o que irão fazer? Vão parar de fabricar e farão uma bike foleira, pior do que uma bike de quadro de carbono mediana que ficou barata por conta da tecnologia ter ficado obsoleta, mas com a mesma desculpa das 29 de entrada de hoje: tem tecnologia superior...

Olhe as supensoes... Antes elas nem existiam, depois passaram a usar mola, mola e elastomeros, óleo, ar... E hoje às de mola e elastomeros e de óleo já estão acessíveis e algumas funcionam muito bem pra ciclista casual.

Ou seja, ciclismo é caro (e deve ser) pro cara que quer o rolamento de cerâmica, pois ele exige da indústria constante inovação. Sendo que os outros, que só querem andar de boa, deveriam ter opção de entrar na nova moda ou não. Isso seria possível com mais informaçao e menos vontade do brasileiro de se mostrar mais do que é a todo momento.

Vivemos num país tão fudido que, quando o cara tem um carro, se acha melhor que os outros e passa a agir de forma agressiva no trânsito, com pedestres e ciclistas. Do forma análoga, alguns usam bike pra simplesmente mostrarem riqueza e tal. Lá fora do país, isso ocorre bem menos. Acho que é porque as pessoas não são tão fudidas. Conheço muita gente que tem um carrao que fica estacionado na calçada de casa, pq na garagem não cabe... Eu prefiro morar num lugar bom aqui da minha cidade, viajar várias vezes por ano do que uma bike que tem o preço de um carro e vai me dar muita dor de cabeça (receio de ser roubado, receio de quebrar uma peça etc etc).

Mas isso é a minha cabeça. Cada um gasta o seu dinheiro sua vida do jeito que quiser. Pedal não é e nunca será minha vida.

Já conheci um português (ciclista) que falou que os brasileiros lá se importavam muito com o equipamento dos outros.

26 é suficiente pro ciclista casual. Mas cada um faz o que quer com seu dinheiro (ou com o dinheiro do banco).


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raulino Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2021 as 23:42
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Verdades que precisam ser ditas:

- Quem roda na 26" ainda é puramente aspecto financeiro

Não me julguem haters do aro 29", quem vos fala é um feliz mantenedor de duas bikes aro 26" pica das galaxias... 

Acontece que não posso dizer que ando numa GIANT da década passada e não numa Santa Cruz por escolha... É por pura falta de dinheiro mesmo!!! E não tem mal nenhum nisso, são questões de prioridades. Toda vez que pedalo com minhas bikes me divirto tanto quanto quem pedala de 29", faço um pouco mais de esforço, desço mais lento... Mas a diversão é garantida!!!

Ou seja, as 26" não são inúteis como dito acima... Nem estão tão obsoletas assim, a ponto de serem peças de museu. Ainda hoje são perfeitamente usáveis para quem não tem apego a desempenho.


Concordo totalmente contigo gm1987, uma boa 29er Full deveria custar metade do que estão custando hoje.

O imposto total das partes e peças, nacionais ou importadas, deveria ser fixo em torno de 20%... aí ficaria mais acessível, tanto a compra, como ups, manutenção e até a montagem pra quem gosta de especificar e montar ou customizar sua própria bike.

Mesmo assim, eu hoje não compraria uma 29er se tivesse o dinheiro na mão, pois as bikes que tenho estão atendendo meu propósito e nível técnico.
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2021 as 08:00
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

imagino que outros usuários possam relatar também suas experiências da migração pra 29.

Deixo minha contribuição.

Minha saudosa Giant Cadex ALM-1 da década de 1990, comprada em meados de 2002 para ser utilizada como bike do dia a dia, visto que andava mais forte e fazia meus treinos com minha Caloi Strada 16v Sora 2001.

Em sua proposta inicial estava bem válida, entretanto de 2014 pra frente, comecei a me aventurar com ela em treinos, mas por sua idade, pela qualidade de algumas peças existentes nela, as disponíveis no mercado e pela minha condição financeira na época , dava uma manutenção constante. Inclusive tive um acidente em 2017 com ela, na qual fui atropelado por uma Nissan Frontier das antigas na entrada de Caxias do Sul, por sorte, apenas me ralei um pouco e a bike malemal teve o aro entortado pela pancada. No acidente fomos arremessados: eu para o acostamento e a bike pro meio do asfalto, onde um carro passou por cima dela. Aquele realmente não era o meu dia, em todos os aspectos possíveis! 

Troquei em 2018 minha Cadex por uma Soul SL329.

Percepções de desempenho: não ganhei muito em velocidade final e de velocidade média nos pedais, entretanto, alguns trechos o tempo caiu, o nível de cansaço diminuiu bastante e a segurança quanto ao equipamento aumentou consideravelmente! Fruto de um quadro mais adequado ao meu porte físico e de sistemas mais atuais, como o freio a disco hidráulico.

Percepções financeiras: aro 26 só tinha disponibilidade de peças antigas/comuns/entry level (isso nas específicas), fora que, por ser V-brake e ser de 21v, era bem limitada! Manutenção até era mais em conta do que a 29", mas não valeria a pena um upgrade de peças em uma bike que, para mim no momento, estava defasada. Entretanto, observo que essa percepção é mais sentida porque eu não tinha acesso a boas peças (as bikeshops da minha cidade já estavam mais focadas nas aro 29" para peças de meio de linha e de performance.

Pra mim, que tenho 1,89m é impensável andar em uma 26", mesmo que seja quadro XXL. 
Mas vejo que para pessoas mais baixas ou como no caso do gm1987, ainda é valido o uso delas, entretanto, a disponibilidade de boas peças pode estar comprometida!

Repito: na minha opinião!!!



Gabriel Pires
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2021 as 09:37
Originalmente postado por Marvinthedude Marvinthedude escreveu:

Cara, exatamente isso! Não quero gastar tanto em um hobby cujo objetivo é me divertir. O que uma galera do cilcismo não entende é que tem gente que pedala puramente por diversão, pra desestressar etc...

Não preciso de uma 29 pra isso. O que me deixa "p" da vida com os fabricantes é que, como a tecnologia das 26 já ficou obsoleta (pra competição de profissionais, já que até mesmo em competições amadoras tem cara com 26 dando pau em cara de 29), não justificaria mais cobrar tão caro nesse tipo de bike.

O amigo disse que ciclismo sempre foi caro... Verdade! Pro ciclismo de alta tecnologia, antenado na toma tendência, é e sempre será. O amigo se esqueceu que uma Caloi alumininum era uma bike cara há 30 anos. Hj em dia, não vale nada. Mesma coisa com os câmbios de 8 e de 9 velocidades. Tenho um GTS na minha 26 (quadro de uma Caloi aluminun) que funciona perfeitamente pra 8 velocidades.

Provavelmente, inventarão outro tamanho de roda ou sei lá o que e essas Caloi Full carbon vão ficar baratinhas, daqui a 30 anos. E o que irão fazer? Vão parar de fabricar e farão uma bike foleira, pior do que uma bike de quadro de carbono mediana que ficou barata por conta da tecnologia ter ficado obsoleta, mas com a mesma desculpa das 29 de entrada de hoje: tem tecnologia superior...

Olhe as supensoes... Antes elas nem existiam, depois passaram a usar mola, mola e elastomeros, óleo, ar... E hoje às de mola e elastomeros e de óleo já estão acessíveis e algumas funcionam muito bem pra ciclista casual.

Ou seja, ciclismo é caro (e deve ser) pro cara que quer o rolamento de cerâmica, pois ele exige da indústria constante inovação. Sendo que os outros, que só querem andar de boa, deveriam ter opção de entrar na nova moda ou não. Isso seria possível com mais informaçao e menos vontade do brasileiro de se mostrar mais do que é a todo momento.

Vivemos num país tão fudido que, quando o cara tem um carro, se acha melhor que os outros e passa a agir de forma agressiva no trânsito, com pedestres e ciclistas. Do forma análoga, alguns usam bike pra simplesmente mostrarem riqueza e tal. Lá fora do país, isso ocorre bem menos. Acho que é porque as pessoas não são tão fudidas. Conheço muita gente que tem um carrao que fica estacionado na calçada de casa, pq na garagem não cabe... Eu prefiro morar num lugar bom aqui da minha cidade, viajar várias vezes por ano do que uma bike que tem o preço de um carro e vai me dar muita dor de cabeça (receio de ser roubado, receio de quebrar uma peça etc etc).

Mas isso é a minha cabeça. Cada um gasta o seu dinheiro sua vida do jeito que quiser. Pedal não é e nunca será minha vida.

Já conheci um português (ciclista) que falou que os brasileiros lá se importavam muito com o equipamento dos outros.

26 é suficiente pro ciclista casual. Mas cada um faz o que quer com seu dinheiro (ou com o dinheiro do banco).



pois bem, enfim chegamos a um consenso. Você NÃO QUER investir nas tecnologias novas e PRA VOCÊ o que tem hoje, apesar de mais antigo, é satisfatório e atende bem. Tá ótimo, é uma excelente consciência pra se ter já que hoje existe um consumismo muitas vezes desenfreado e sem propósito

Mas veja que é uma opinião bem diferente do que postou lá atrás, que "quase não tem diferença", que "não precisa", que "é besteira investir numa bike moderna" ou mesmo dar a entender que é tudo uma grande bobagem e puro marketing pra enganar os consumidores enquanto as empresas se entopem de dinheiro. 
Me deixa indignado nessas postagens o fato de alguém emitir uma opinião dessas sem nunca ter testado efetivamente uma bike moderna, de boa qualidade.   

O que uma galera do ciclismo custa a entender é que o ganho de desempenho e evolução também faz parte da diversão. E quando há um ganho perceptível aumenta o incentivo para a pessoa melhorar ainda mais seu desempenho. A aquisição de um equipamento melhor faz parte dessa evolução, o que também faz o mercado girar, o que permite desde a grande indústria até o lojista do bairro a aumentar os investimentos em atletas e competições. Por fim isso gera um ciclo virtuoso que ao meu ver só traz ganho ao esporte. Se todo mundo insistisse em continuar rodando com bikes anteriores a 2012 e trocar só o que quebra tenho certeza que o nível do ciclismo estaria bastante inferior hoje.

outra coisa, não concordo de maneira alguma com essa idéia de que "bikes 29 fizeram o preço das bikes aumentar". A bikes 29 foram consequência da evolução tecnológica e aceitação do mercado. Se por algum motivo não tivessem caído no gosto do consumidor e as 26 tivessem prevalecido, as bikes 26 modernas estariam tão caras quanto estão hoje as 29 modernas. Afinal, qual diferença no ferramental pra fazer uma roda um pouco maior que a outra? Um quadro um pouco mais longo pra acomodar as rodas maiores custa tão mais caro assim? um garfo 5 cm mais longo leva tanto material a mais que fica muito mais caro comparado a um garfo menor de mesma qualidade? 
Quando as bikes 26 e 29 de mesma especificação conviviam nos catálogos das marcas, não havia diferença significativa de preço. E a subida de preço atual (1 ano pra cá) se deu a outros fatores, como dólar, inflação, falta de peças no mercado. "Ficou mais cara pq aumentou a roda" é uma grande bobagem dita.

Até as bikes de supermercado hoje em dia são 29. E a qualidade delas é tão ruim como eram as 26 da mesma categoria anteriormente, mas infelizmente são muito mais caras que antes pelos motivos que citei acima, subiu tudo geral.

Agora deixa eu contar pra vocês uma historinha que representa bem o MICO que são bikes 26.

Em 2015 (6 anos atrás!!!!) consegui comprar numa excelente oferta uma Giant Anthem 29 ano 2012. Na época eu tinha a mesma bike, aro 26, quadro ano 2009 montado com boas peças pra época. Pois bem, assim que peguei a bike eu passei algumas peças dela pra outra bike (mesa, guidão, manoplas, canote retrátil) e montei os originais da anthem 29 na 26 pra vender. Anunciei por cerca de R$3500 e uns 2 meses depois acabei vendendo por coisa de R$3000 a bike.

Na mesma época vasculhando o Mercado Livre pra ter noção dos preços de bikes similares, haviam algumas das primeiras Anthem dos anos 2008 e anteriores, que o quadro tem um sistema um pouco diferente com 80mm de curso. E pasmem, desde aquela época essa mesma bike estava anunciada lá. E está ATÉ HOJE!!!!!
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1067706305-mtb-full-giant-anthem-aro-26-maestro-9v-coroa-narrow-wide-_JM?searchVariation=40413582194#searchVariation=40413582194&position=42&type=item&tracking_id=0604343f-79ee-4700-b181-69539e9db754

as perguntas mais antigas do anúncio são de 2018, mas acredito que já foi renovado algumas vezes. Ou talvez o dono desistiu de vender por um tempo.. sei lá.. Mas ainda assim, 3 anos tentando vender uma bike já é um absurdo, quem dirá 6 anos.. Bom é isso. Pra desovar essa bike só colocando 2500 reais ou menos, ainda assim precisaria de uma pessoa bem saudosista pra adquirir. E ainda ter q arriscar possíveis problemas no amortecedor e quadro de uma bike com 13~14 anos de uso! Pensando bem, 1500 tá bem pago nela..


Editado por TheLittle - 29 Mar 2021 as 11:19
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raulino Ver Drop Down
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A maior desvantagem da 29er é não ser uma 39er



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