Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos: Rolamento x Esferas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos: Rolamento x Esferas

 Responder Página  <1 789
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 07:56
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".


Qual é a aplicação desses rolamentos?
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 08:17
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".


Existem todos os tipos de rolamentos para todos os tipos de carga... o problema e que nas bikes em sua enorme maioria são sempre aplicados os rolamentos para cargas transversais.... eu gostaria de saber de um cubo que usa um rolamento dedicado à cargas axiais... vc conhece algum?
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 09:40
Exatamente, ate agora não vi nenhuma roda usar rolamentos axiais... 

Acredito que esses rolamentos são feitos para grandes cargas axiais, o que não é o caso do ciclismo, que apesar de existirem, são pequenas... O problema é que essa pequena carga axial com o tempo vai deteriorando o rolamento...

Acredito sim que eles poderiam melhorar a durabilidade, mas ai bate um pouco na tecla da obsolência programada... Eles focam em diminuir a resistência ao rolamento, mas não se esforçam muito para melhor a durabilidade não... 

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".


Existem todos os tipos de rolamentos para todos os tipos de carga... o problema e que nas bikes em sua enorme maioria são sempre aplicados os rolamentos para cargas transversais.... eu gostaria de saber de um cubo que usa um rolamento dedicado à cargas axiais... vc conhece algum?


Editado por rafael_rtg - 25 Jan 2019 as 09:46
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 09:49
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Exatamente, ate agora não vi nenhuma roda usar rolamentos axiais... 

Acredito que esses rolamentos são feitos para grandes cargas axiais, o que não é o caso do ciclismo, que apesar de existirem, são pequenas... O problema é que essa pequena carga axial com o tempo vai deteriorando o rolamento...

Acredito sim que eles poderiam melhorar a durabilidade, mas ai bate um pouco na tecla da obsolência programada... Eles focam em diminuir a resistência ao rolamento, mas não se esforçam muito para melhor a durabilidade não... 

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".


Existem todos os tipos de rolamentos para todos os tipos de carga... o problema e que nas bikes em sua enorme maioria são sempre aplicados os rolamentos para cargas transversais.... eu gostaria de saber de um cubo que usa um rolamento dedicado à cargas axiais... vc conhece algum?





Perfeito....
Voltar ao Topo
ianigor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2019
Brasília - DF
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ianigor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2019 as 22:11
Alguma sugestão de cubos para os rolamentos? Quero colocar os famosos SKF, mas sei nem por onde começar, to meio confuso nessa questão de cubos, vi uns novatec, koozer e vzan....
Voltar ao Topo
Punkloko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jun 2020
SCS-RS
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Punkloko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 02:32
Olá. Sou novo no fórum. Mas já acompanhava algumas discussões. Sobre esferas ou rolamentos. Eu acredito que esferas peguem velocidade mais rápido que rolamentos. Porém rolamentos seguram mais a velocidade do que esferas.
Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 18:26
Originalmente postado por Punkloko Punkloko escreveu:

Olá. Sou novo no fórum. Mas já acompanhava algumas discussões. Sobre esferas ou rolamentos. Eu acredito que esferas peguem velocidade mais rápido que rolamentos. Porém rolamentos seguram mais a velocidade do que esferas.

Errado, é só impressão mesmo. Veja o que o usuário FABIO disse na página 6:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Em vários testes de rolamentos (cubos e movimento central), ficou claro uma coisa inesperada. A resistência ao rolamento não tem grande diferença entre esferas de aço ou de cerâmica. As diferenças se dão comprando rolamentos baratos com caros, sendo que os baratos tem menor resistência a rolagem. Visto que a resistência a rolagem é intrinsecamente ligada aos selos e, nos modelos mais caros, o sistema de vedação é mais eficiente.
 
Fora isso um pneu de MTB tem em asfalto rugoso um Cr de 0,008 e um rolamento tem na ordem de 0,000054.
 
Um ciclista de 77kg + bike de 10 kg = 87kg. Num inclinação de 3%. Com Cr de rolamento no piso de 0,008 e sem vento frontal, ao nível do mar, vai precisar de 99,3W para se manter a 9 m/s. Sendo que isso é distribuído da seguinte forma:
26,1% para vencer a resistência aerodinâmica
14,9% a resistência a rolagem
55,8% a força da gravidade
1,8% a resistência aerodinâmica da roda da frente
1,4% a resistência aerodinâmica da roda traseira
 
Quer dizer que a resistência a rolagem é só 14,9% nessa situação. Onde desses 14,9%, 99,32% corresponde ao rolamento dos pneus e 0,67% ao rolamento dos rolamentos. Por isso é muito difícil sentir algo mudando rolamento. A não ser em laboratório ou trocando uma roda com problemas por outro nova.
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2020 as 23:48
A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.
Voltar ao Topo
zetermica Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2020
BR
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zetermica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2021 as 15:58
Penso o seguinte, se rolamento fosse melhor o XTR teria! Estava olhando o lançamento 2021 da Vzan, falam microspline, mas dentro dele temos o bom e velho maquaquinho lá, eu particularmente não entendo isso VZAN R$ 1200 o meu SLX 2020 que é boost custa quase metade deste valor, me falar que o vzan é superior na boa vai... O que eu gosto da vzan e uso são apenas os aros Strike novos de 32mm de largura, este sim eu recomento, são mais flexiveis e estáveis que os meus Alexrims que vieram na bike, sem contar que paguei acho que R$ 80 em cada folha, preço imbatível!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2021 as 16:22
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.

Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2021 as 17:19
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.

Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).

Cubos com rolamentos, mais baratos de fabricar, manutenção durante uso mais cara. 

Cubos de cones e esferas, mais caros de fabricar, manutenção durante uso mais barata.

Na durabilidade, o sistema de cone/esfera é mais durável, SE receber manutenção adequada. 
Voltar ao Topo
Fabriciogc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2013
*
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabriciogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2021 as 17:48
Originalmente postado por zetermica zetermica escreveu:

Penso o seguinte, se rolamento fosse melhor o XTR teria! Estava olhando o lançamento 2021 da Vzan, falam microspline, mas dentro dele temos o bom e velho maquaquinho lá, eu particularmente não entendo isso VZAN R$ 1200 o meu SLX 2020 que é boost custa quase metade deste valor, me falar que o vzan é superior na boa vai... O que eu gosto da vzan e uso são apenas os aros Strike novos de 32mm de largura, este sim eu recomento, são mais flexiveis e estáveis que os meus Alexrims que vieram na bike, sem contar que paguei acho que R$ 80 em cada folha, preço imbatível!

Mas de Vzan é só a folha do aro que eles fabricam. 
Os raios e niples são Pillar e cubos, até onde eu lembro de algum tempo, eram Novatec e Chosen.

Rolamento da problema "sempre". Mas troca fácil, barato e em qualquer boca de esquina.
Esfera e bacia, riscar pista, difícil dar problema fazendo manutenção e sabendo fazer. Mas se der qualquer problema em cubo shimano, joga tudo fora e compra outro. 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2021 as 19:21
Originalmente postado por zetermica zetermica escreveu:

Penso o seguinte, se rolamento fosse melhor o XTR teria! Estava olhando o lançamento 2021 da Vzan, falam microspline, mas dentro dele temos o bom e velho maquaquinho lá, eu particularmente não entendo isso VZAN R$ 1200 o meu SLX 2020 que é boost custa quase metade deste valor, me falar que o vzan é superior na boa vai... O que eu gosto da vzan e uso são apenas os aros Strike novos de 32mm de largura, este sim eu recomento, são mais flexiveis e estáveis que os meus Alexrims que vieram na bike, sem contar que paguei acho que R$ 80 em cada folha, preço imbatível!



Lembrando que Microspline é o nome do encaixe do freehub e não tem nenhuma relação se o sistema é star rachet ou macaquinho. Tanto que os Deore são macaquinhos e Microspline.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 15:54
Nessa pandemia eu to usando um cubo de esferas, aproveitei pra fazer alguns testes. É bem complicado deixar o cubo com uma rolagem boa, é preciso muita sensibilidade, acho que não é qualquer mecânico que consiga fazer o ajuste correto sem uma ferramenta apropriada. Até agora de tudo que consegui, ou fica muito bom pra girar e depois de um tempo pega folga, ou fica bem justo e não gira muito bem.

Acho que esse efeito deve ser menor em cubos mais caros, que usem material de melhor qualidade, mas acho que nunca saberei por que a única roda boa que eu tenho é da vzan.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 16:00
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Nessa pandemia eu to usando um cubo de esferas, aproveitei pra fazer alguns testes. É bem complicado deixar o cubo com uma rolagem boa, é preciso muita sensibilidade, acho que não é qualquer mecânico que consiga fazer o ajuste correto sem uma ferramenta apropriada. Até agora de tudo que consegui, ou fica muito bom pra girar e depois de um tempo pega folga, ou fica bem justo e não gira muito bem.

Acho que esse efeito deve ser menor em cubos mais caros, que usem material de melhor qualidade, mas acho que nunca saberei por que a única roda boa que eu tenho é da vzan.

Qual é seu parâmetro de rolagem? É roda suspensa ou rodando com a bike?

Pq girar a roda suspensa não diz muita coisa... O que manda é com peso em cima da bike
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 16:14
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.

Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).

Cubos com rolamentos, mais baratos de fabricar, manutenção durante uso mais cara. 

Cubos de cones e esferas, mais caros de fabricar, manutenção durante uso mais barata.

Na durabilidade, o sistema de cone/esfera é mais durável, SE receber manutenção adequada

Acha que vai receber?

Maioria só anda, lava e lubrifica (e quando muito revisa a cada X tempo de uso).
trocar peça só quando quebra!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 16:22
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.

Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).

Cubos com rolamentos, mais baratos de fabricar, manutenção durante uso mais cara. 

Cubos de cones e esferas, mais caros de fabricar, manutenção durante uso mais barata.

Na durabilidade, o sistema de cone/esfera é mais durável, SE receber manutenção adequada

Acha que vai receber?

Maioria só anda, lava e lubrifica (e quando muito revisa a cada X tempo de uso).
trocar peça só quando quebra!

Bom, para uso suíno ambos os sistemas serão problemas.


Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2021 as 11:06
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Nessa pandemia eu to usando um cubo de esferas, aproveitei pra fazer alguns testes. É bem complicado deixar o cubo com uma rolagem boa, é preciso muita sensibilidade, acho que não é qualquer mecânico que consiga fazer o ajuste correto sem uma ferramenta apropriada. Até agora de tudo que consegui, ou fica muito bom pra girar e depois de um tempo pega folga, ou fica bem justo e não gira muito bem.

Acho que esse efeito deve ser menor em cubos mais caros, que usem material de melhor qualidade, mas acho que nunca saberei por que a única roda boa que eu tenho é da vzan.

Qual é seu parâmetro de rolagem? É roda suspensa ou rodando com a bike?

Pq girar a roda suspensa não diz muita coisa... O que manda é com peso em cima da bike


Acabo usando os dois. Com a roda suspensa minha vzan fica um tempão girando até parar, então regulo meu cubo de esferas e tento fazer o mesmo. Porem pedalando também dá pra sentir, quando o cubo tá solto você da algumas pedalas e para de pedalar parece que a bike deslancha, quando tá mais travado parece que a bike tá amarrada, com o tempo pedalando sempre a mesma bike parece que a sensibilidade fica mais aguçada. O duro é que eu to usando um cubo Shunfeng, é um cubo muito resistente mas o acabamento deixa a desejar, acho isso deve afetar um pouco na regulagem também.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 789

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X