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Geometria de Bikes - Part2

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Mockoso Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Dez 2012
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    Postado: 06 Fev 2016 as 12:24
Bem, olhando uma materias no PinkBike, me deparei com essa imagem:



Então me surgiu uma simples dúvida.

Existem por acaso, mais alguma medida que de uma bike, que as empresas não divulgam?
A pouco tempo, que marcas começaram a divulgar o stach e reach.
Olhando essa imagem acima, dá pra perceber, mais algumas outras.

Tanto faz se for um quadro HT ou Full, mas será que tem medidas que as marcas ainda não divulgam?


Mais uma coisa:

Já viram o que as marcas fazem para obter dados sobre o funcionamento dos quadros, força exercida, se a geometria está legal, enfim, comportamento da bike, soldas e material utilizado, vão mesmo aguentar.

Olhem essa matéria:

http://www.pinkbike.com/news/specialized-gravity-team-testing-winter-2016.html


A foto que me chamou mais a atenção:



Esses sensor coleta vários dados bem interessantes.
Não vou nem me arriscar a tentar descobrir quanto custa um desses rsrs

T+ e valeus.

Editado por Mockoso - 06 Fev 2016 as 12:26
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Royo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 14:05
Existem varias outras medidas que não são divulgadas..    se vc pegar o desenho tecnico de um quadro, vai ver que tem centenas de medidas...  a grande maioria são medidas construtivas...  que não são divulgadas e nem serão..   isso é o know how da empresa.

o que é divulgado são as medidas que são importantes pra quem vai utilizar a bike...  as que são usadas pra fabricar a bike não tem serventia pro usuário final. 

Rach e stach começaram a ser mais divulgadas depois que começaram a dar mais importancia pro bike fit...   antes isso só era importante pros competidores de elite..   quem usava a bike por lazer não se preocupava muito com isso..   mas com a maior divulgação da importancia do bike fit..  mas gente passou a ter essa preocupação e começou a fazer sentido divulgar essas infos..  
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
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Mockoso Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Dez 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 20:40
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Existem varias outras medidas que não são divulgadas..    se vc pegar o desenho tecnico de um quadro, vai ver que tem centenas de medidas...  a grande maioria são medidas construtivas...  que não são divulgadas e nem serão..   isso é o know how da empresa.

o que é divulgado são as medidas que são importantes pra quem vai utilizar a bike...  as que são usadas pra fabricar a bike não tem serventia pro usuário final. 

Rach e stach começaram a ser mais divulgadas depois que começaram a dar mais importancia pro bike fit...   antes isso só era importante pros competidores de elite..   quem usava a bike por lazer não se preocupava muito com isso..   mas com a maior divulgação da importancia do bike fit..  mas gente passou a ter essa preocupação e começou a fazer sentido divulgar essas infos..  


Obrigado pela explicação Royo.

Mas as medidas de construção nem podem ser divulgadas, pois são o diferencial de cada empresa, como você mesmo disse, o "Know How de ser" de cada empresa. O tipo de corte utilizado (pra quem tem dúvidas, sim, faz toda a diferença), espessura dos tubos usados em cada parte do quadro, e etc.

Mas em relação a geometria, seria interessante "tentar descobrir" e ver se tem alguma coisa que ainda não foi divulgado, mas que existe, tipo o reach e o stach.

O bike fit é importante para muitas modalidades, mas uma das poucas que não precisa, são BMX, dirt jump, street, 4x, trial e slopestyle. Por que eu digo isso? Simples!
Todas as modalidades citadas, a bike tem que ser o mais compacta possível para ser realizadas manobras, nesse caso, conforto para pedalar está meio fora de cogitação. Uma bike tamanho 16" nessas modalidades, é pra um sujeito com mais de 1,80 em diante. O foco delas não é para pedalar, pois, quase ninguém pedala sentado nessas modalidades, mas ajustes em mesa, manetes, banco e outras coisinhas são vitais.
Essas bikes são horríveis para pedalar, coitada da coluna rsrsr.

Essa imagem que postei acima, mostra um pouco das medidas técnicas, é muita coisa, tem distância dos pneus em relação ao seattube e mais um monte de coisa.

T+ e valeus
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Mockoso vc pretende fabricar uma bicicleta pra vc ?
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Cadastrado em: 12 Dez 2012
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Mockoso vc pretende fabricar uma bicicleta pra vc ?


Ainda não

É mais curiosidade mesmo. Eu gosto desse tipo de assunto, de construir coisas.
Mas quem sabe um dia eu mude de ideia, vou pensar no assunto. Pelo menos, o design é garantido hehehe.
Soldar, eu prefiro pagar pra alguém fazer. Eu sou bem desastrado

Aqui no fórum, quem tem o dom da matéria é o FPavão!


Nas minhas pesquisas achei um site da Alemanha, mas tá em inglês, que tem um material interessante sobre alguns assuntos de geometria, algumas coisas sobre construção, não tem tudo, mas dá uma base:

http://www.rotwild.com/

É só ir na sessão: "Rot & Wild" lá tem algumas categorias, e é só ir pesquisando

T+ e valeus.

Editado por Mockoso - 06 Fev 2016 as 23:05
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Entendi , se o seu sonho é esse vai fundo kra , no caminho vc vai encontrar muita gente dizendo que não vale a pena e vc não vai conseguir , não escute essas pessoas.

Só pra te inspirar um pouco

https://www.youtube.com/watch?v=tWiYmq4uTRU
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Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2016 as 00:01
Procure por trabalhos acadêmicos , defesas de tese etc.
Acho que vc vai aprender bastante lá e ter acesso a esse tipo de informação que os fabricantes não disponibilizam.

http://estudomec.info/files/SPT_Analise_Quadros_Bicicletas.pdf
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/69186/2/49277.pdf
http://www.posdesign.com.br/artigos/tese_suzi/Volume%201/15%20Cap%C3%ADtulo%2011%20-%20%20Um%20estudo%20de%20caso%20em%20design%20de%20produto.pdf
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Entendi , se o seu sonho é esse vai fundo kra , no caminho vc vai encontrar muita gente dizendo que não vale a pena e vc não vai conseguir , não escute essas pessoas.

Só pra te inspirar um pouco

https://www.youtube.com/watch?v=tWiYmq4uTRU


Opá, obrigado.
Eu vou ver esse vídeo com calma mais tarde.
Mas por enquanto, vou ficar apenas aumentando meu conhecimento, e eu gosto do assunto, mas quem sabe, eu não crie alguma hardtail de cromo hehehe.

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Procure por trabalhos acadêmicos , defesas de tese etc.
Acho que vc vai aprender bastante lá e ter acesso a esse tipo de informação que os fabricantes não disponibilizam.

http://estudomec.info/files/SPT_Analise_Quadros_Bicicletas.pdf
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/69186/2/49277.pdf
http://www.posdesign.com.br/artigos/tese_suzi/Volume%201/15%20Cap%C3%ADtulo%2011%20-%20%20Um%20estudo%20de%20caso%20em%20design%20de%20produto.pdf


Eu baixei esses trabalhos.
É legal, porque, tem fórmulas e cálculos, e eu gosto disso.
Mas, como eu não uso nenhum sistema da empresa do gates, e nem gosto de emular eles, então, eu tenho algum problema com certos programas, um exemplo, é o programa que o andreXTR usou para fazer os vídeos dele:

http://www.bikechecker.com/

Se chama "Linkage 2.5". A versão pode ser diferente, mas o nome é Linkage, e só roda nos sistemas do tio gates.
Eu posso pesquisar se acho algo semelhante para Gnu/Linux e Unix.
Em um dos trabalhos que você passou o link, tem um programa chamado "Abaqus" porém, ele é open-source, e eu não vou com a cara da filosofia open-source.
Ele limita o desenvolvimento das coisas.

Nesse caso, tenho uma opção de Software Livre perfeita, que se chama "Calculix" que é usada pela Boeing, eu acho ele melhor.
A documentação é bem detalhada (só um dos manuais tem mais de 500 páginas) e tem dois "complemento" chamados de Arpack e outro Spooles.
Eles são essênciais quando se compila o código fonte (transforma um script em um programa - a grosso modo).


Bem, sobre a geometria das bikes, tem algumas medidas que tem que ser consideradas, como a ângulação do chaintasy, do seatstay e top tube. Onde o seatstay vai se ligar ao quadro, qual a abertura máxima para pneus no chainstay, e etc.

T+ e obrigado pelos links
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Quem quiser saber como o linkage funciona, tem algumas explicações aqui:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?1499-Sistemas-de-suspens%F5es-N%E3o-te-deixes-enganar-pelo-Marketing

T+
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Alguém já chegou a perceber, a diferença do tamanho do tubo do central (comprimento) de uma bike que usa Spanish, com uma de 73mm ?

Tenho uma bike com tubo de central spanish, e esse tubo do central dela é bem longo.

T+

Editado por Mockoso - 17 Fev 2016 as 17:50
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