Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Gatorade: "Não congelar"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Gatorade: "Não congelar"

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Gatorade: "Não congelar"
    Postado: 27 Ago 2014 as 09:36
Pessoal, lendo por acaso o rótulo do Gatorade me deparei com a inscrição citada no título do post e fiquei curioso.

Alguém sabe a resposta técnica ou científica que justifica a inscrição "Não conglear" no rótulo do Gatorade?

Um abraço



Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2014 as 09:52
Fiquei curioso e dei uma pesquisada.

Fora o motivo óbvio, do aumento de volume da água e que pode causar algum problema com a garrafa, os componentes adicionais (sais minerais, colorizantes, flavorizantes) podem se separar da mistura, o que poderia comprometer o sabor da bebida após descongelar se não fossem devidamente misturados de novo.

Acho que é isso...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2014 as 11:03
Físico-química...

Primeiro a água quando congelada aumenta de volume. Este aumento de volume pode não ser compensado pela elasticidade da garrafa (que também diminuí com baixas temperaturas) assim ocorrendo rompimento da garrafa e perda do líquido.

Segundo que soluções possuem níveis de solubilidade variáveis com a temperatura.

Quando o gatorade e qualquer solução similar congela primeiro se forma cristais de gelo puro, a porção líquida restante fica com os solutos muito concentrados podendo precipitar, quando a temperatura cai realmente por fim se congela essa porção mais concentrada.

Na hora de descongelar ocorre o inverso.

No inicio o líquido e muito concentrado, extremamente hipertônico e ao fim como a maior parte do soluto ja saiu fica mais água e menos sais, ou seja hipotônico.

A relevância clínica disso não e bem estabelecida.

Porém pensando que é ao fim do exercício que as necessidades de eletrólitos seria maior justamente você tem a solução com menos eletrólitos.

Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2014 as 12:00
faça como eu fiz: me acostumei a tomar gatorade quente.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2014 as 12:31
Eu sempre congelo porque em uma garrafa térmica própria pra eles, eletrólitos. Como não bebo no início do pedal, somente quando já está terminando, ele já derreteu por completo, mas ainda está gelado ou fresco. 

Mas se a pessoa for bebendo conforme vai derretendo, a explicação do Bullseye é perfeita.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2014 as 16:40
Originalmente postado por rmfs66 rmfs66 escreveu:

faça como eu fiz: me acostumei a tomar gatorade quente.

Eu também.  Em desacordo com as recomendações do rótulo do produto, que indicam "Beba gelado", eu sempre tomo isotônicos na temperatura ambiente e jamais tomei-os gelado (eu não gosto de bebidas geladas).
Penso que a indicação sobre somente beber gelado tem como finalidade impedir que a bebida provoque vômito, já que a mistura de água morna e sal é reconhecida como uma bebida que induz ao vômito.
Por este motivo, apenas levo água nas minhas caramanholas, uma vez que água no interior delas tende a ficar mais parecida com um chá (LOLDead) após algumas dezenas de km (aqui em GO é verão até no inverno Confused) e tomo isotônicos apenas ao final do pedal (quando chego em casa).
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X