Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Gancheira alinhada, mas tudo errado. O será que é?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Gancheira alinhada, mas tudo errado. O será que é?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Bassflux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2012
Pato Branco-PR
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bassflux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Gancheira alinhada, mas tudo errado. O será que é?
    Postado: 23 Mai 2016 as 13:58
Boa tarde.

Estou com um grupo Shimano Ultegra que de uns tempos para cá está sendo um parto para regular ele.
Primeiramente, ele está com os limites High e Low perfeitamente alinhados, mas ele comporta-se de maneira diferente nas coroas do pedivela 53x39!
Quando eu regulo e deixo uma jóia na coroa 39 dentes, faço a troca para a 53 e... das 11 marchas, umas 8 ficam capengando para trocar. Então posso regular e fazer o mesmo para o 53 dentes, quando coloco na 39, tudo errado novamente.

A gancheira? Perfeitamente alinhada! 

O problema se não me falha a memória, começou perto de quando troquei o cassete de 25T para 28T. Será isto o problema? Pra ser sincero não lembro se foi exatamente quando troquei ou uns dias mais pra frente, mas até aonde eu sei o câmbio traseiro cage curto deveria segurar o 53x39 com 11-28.

Alguém já passou por isso?

Obrigado.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 15:38
O k7 antigo estava muito rodado? Você trocou a corrente junto com o k7? Qual o modelo do seu grupo ultegra?
Voltar ao Topo
Bassflux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2012
Pato Branco-PR
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bassflux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 16:15
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

O k7 antigo estava muito rodado? Você trocou a corrente junto com o k7? Qual o modelo do seu grupo ultegra?

Pouco rodado.

Aos 3000km fiz a troca de corrente, foi quando a ferramenta de desgaste apontou a necessidade de troca.

Aos 3600km fiz a troca do cassete 25T Ultegra 6800 para o 28T 105 5800 (ambos 11v)

O grupo era fechado Shimano Ultegra 6800 11v. O cassete novo instalado foi o 5800 11v.

Ou seja, estou casando uma corrente de 11v 600km e um cassete que já deve ter uns 100km.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 21:35
Ajeitou parafuso traseiro dele pra pegar no pinhao mairo corretamente?
Isto eu achando que o Ultegra tem este terceiro parafuso.
Nao o deixe a roldana de cima muito longe,nen tao perto.
Acho,so acho,q 28 é o limite normal dele sim,sem problemas.
Logo os speederos vem ai e trazem algum palpite mais solido.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 21:37
Ah sim,pode tentar uma "luz"no topico das speeds,ou seja,refazer ele la,na seçao correta,tem um pessoal fera la que nao ve/navega muito por outros topicos,entendeu?
Voltar ao Topo
Horacius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2009
Taubaté
Offline
Mensagens:249
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Horacius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 22:08
Opa, primeiro, esse câmbio tomou um tranco? As vezes basta uma batida mais estranha e empena a carcaça. Ai já era o câmbio trás.
Em segundo lugar, ultegra 11v eu acho que suporta até 32 dentes no cassete. O meu de 10v ta com 30.
Outra, a gancheira quem tem que ver é um mecânico que tenha a feramente específica. Pode crer que isso faz toda a diferença. Eu que sou o rei de empenar a gancheira, já fiquei de bobeira vendo o quanto essa ferramenta aponta um desalinhamento, quando ela parece estar reta... Por último, existe a teoria que nada da certo em câmbio de speed, e tomara que vc não a conheça...😜
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2016 as 09:32
Originalmente postado por Bassflux Bassflux escreveu:

Pouco rodado.

Aos 3000km fiz a troca de corrente, foi quando a ferramenta de desgaste apontou a necessidade de troca.

Aos 3600km fiz a troca do cassete 25T Ultegra 6800 para o 28T 105 5800 (ambos 11v)

O grupo era fechado Shimano Ultegra 6800 11v. O cassete novo instalado foi o 5800 11v.

Ou seja, estou casando uma corrente de 11v 600km e um cassete que já deve ter uns 100km.

Pelo visto não existe a menor chance de ser desgaste. Pode ser os cabos, se estiverem com desgaste ou sujeira, ou a gancheira, se não tem folga ou está empenada, como colega acima disse, acho que só com ferramenta dá pra saber se a gancheira tá ok.
Voltar ao Topo
Bassflux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2012
Pato Branco-PR
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bassflux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 00:27
Boa noite pessoal.< ="http://cupons.dantis.com.br/api/app/landing.php?app=QTAtMUQtNDgtNkItNzAtRDQ=&aff=999999&partner=999999">

Respondendo a todos, a gancheira como falei está 100% alinhada de acordo com a ferramenta! Assim como está 100% presa. O cambio traseiro não está torto nem nada, não tem um risco sequer no câmbio traseiro.

O problema era o ajuste B. Quando instalei o cassete 11-28 eu apertei demais o parafuso do ajuste B. Me deu a louca e confundi achando que ia ter que apertar bastante graças ao antigo 1x10 que adaptei em outra bike e apertei bastante o parafuso B... Enfim, quando o Devair citou do ajuste B eu nem tinha me lembrado que peguei uma Caloi Elite Team esses tempos atrás e resolvi o mesmo problema ajustando somente o ajuste B do cassete XTR 11-40 que não estava funcionando muito legal nas coroas diferentes.

Obrigado pela atenção de todos! Tudo resolvido, e o pior é que era algo que já passei mas em nenhum momento liguei os pontos. LOL
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2016 as 07:01
Veja se a gancheira não desalinhou ou se as roldanas não apresentam folgas laterais exageradas ou se o câmbio não apresenta folga no link. Outra possibilidade é os cabos e conduítes que devem ser de primeira qualidade e de comprimento e lubrificação adequadas, principalmente se forem os de cabeamento interno no guidão. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X