Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio hidráulico - Alivio vs Deore
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio hidráulico - Alivio vs Deore

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
aquilesbrum Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Timóteo/MG
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aquilesbrum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio hidráulico - Alivio vs Deore
    Postado: 02 Fev 2014 as 23:56
Olá Pessoal !

Dei uma procurada aqui no fórum sobre o real custo beneficio entre o freio hidráulico Alivio e o Deore e não vi nem uma resposta objetiva. Gostaria de saber se existe uma diferença muito grande, já que o preço do Alivio é bem mais em conta. Tenho um uso misto da minha bike - asfalto/estrada de terra/trilha e atualmente uso VBrake Deore.
Voltar ao Topo
pietropetris Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2011
SC
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pietropetris Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2014 as 00:27
Basicamente, potência e ajustes. Não ando mais atualizado sobre a linha da Shimano, mas na linha 2012 o M375, que era o hidráulico mais básico, tinha 9% menos potência que o Deore quando comparados ao M975.

Talvez o Deore tenha recebido Ice Tech, mas eu realmente não sei. Se é pra uso leve e você não liga pra ajustes "finos" do freio, o Alivio te faz uma economia. Provavelmente ajuste de altura do manete ele tem.
Voltar ao Topo
cokodilo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2013
Brasília-DF
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cokodilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 10:09
Pra mim em relação custo benefício seria trocar 6 por meia dúzia, pois na frenagem o ganho seria mínimo e peso também ..iria de alívo.
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 12:31
Originalmente postado por cokodilo cokodilo escreveu:

Pra mim em relação custo benefício seria trocar 6 por meia dúzia, pois na frenagem o ganho seria mínimo e peso também ..iria de alívo.

Vc teve ambos? De quais modelos estamos falando?
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
cokodilo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2013
Brasília-DF
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cokodilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 12:53
Originalmente postado por xandaumgv xandaumgv escreveu:

Originalmente postado por cokodilo cokodilo escreveu:

Pra mim em relação custo benefício seria trocar 6 por meia dúzia, pois na frenagem o ganho seria mínimo e peso também ..iria de alívo.

Vc teve ambos? De quais modelos estamos falando?
não tive os dois amigo mas pelo que o colega informou não vejo necessidade de um gasto desnecessário a não ser que o colega realmente queira um freio "deore".
Voltar ao Topo
jnt Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 24 Jun 2013
Santo André-SP
Offline
Mensagens:112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jnt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 13:22
Se Falarmos  da linha 2013 estamos falando de uma diferença do dobro um custa 300 o outro 600 tirando que vc tera que comprar os rotores que tbm e parte importante e talvez trocar o cubo.
Uso atualmente um SD5 com manetes SD7 axo muito bom, 
Ja andei em Bike com freio Alivio Br 466 axo que e 2012, ate entao nunca tinha andado de hidraulico achei show frenagem e precisão 10, so me encomodei com o maldito som do disco ao freia kkk, mais axo q foi um caso a parte. 
Se dinheiro não for problema pega logo o melhor caso contrario EU estaria satisfeito com o Alivio, dico isso sem nunca ter usado  o Deore, kkkTongue
Voltar ao Topo
PANDA 2709 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
CONTAGEM MG
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PANDA 2709 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 13:33
Originalmente postado por pietropetris pietropetris escreveu:

 Provavelmente ajuste de altura do manete ele tem.

O ALIVIO M446 TEM SIM A REGULAGEM DE ALTURA DA MANETE, E PELO QUE MIN INFORMEI AQUI NO FORUM A DIFERENÇA DELE PARA O ACERA E APENAS O MATERIAL DA MANETE ALIVIO=ALUMINIO , ACERA = AÇO ESTAMPADO

TENHO O ALIVIO E O PODER DE FRENAGEM MIN ATENDE TRANQUILAMENTE RARAS AS VEZES QUE TIVE DE USAR 2 DEDOS PARA FREAR, PORÉM MEU USO NÃO É EXTREMO E MAIS EM ESTRADÕES COM MUITA SERRA.
Voltar ao Topo
Anderson9 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2010
MG
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anderson9 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 13:36
Para o uso citado do nosso amigo eu iria de Alivio, ele vai atender muito bem pra proposta de uso dele. Deixaria a grana da diferença pra usar em outras peças.
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 13:38
Originalmente postado por pietropetris pietropetris escreveu:

Talvez o Deore tenha recebido Ice Tech,


Só o de 2014, com os freios M615.

Lembrando fazer aqui um comentário: uma grande parcela das bikes pré-montadas que vêm com kits Deore (ou até superior) normalmente vêm com freios dimensionados pra a série Alivio (M445, M446 e M447).

Você vê isso em marcas que vão desde Caloi (Vitus, Deore + M445) e Soul (SL500, Deore + 445) até a Scott (Scale 750, Deore SLX/XT + M447) e Giant (Lust 2, Deore Shadow Plus + M446).

Pra ter idéia, a Giant Anthem 3, que usa componentes Deore Shadow Plus, usa freios M395.
Voltar ao Topo
Hideo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Nov 2013
Marília/SP
Offline
Mensagens:177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hideo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 13:59
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

 
Você vê isso em marcas que vão desde Caloi (Vitus, Deore + M445) e Soul (SL500, Deore + 445) até a Scott (Scale 750, Deore SLX/XT + M447) e Giant (Lust 2, Deore Shadow Plus + M446).

Pra ter idéia, a Giant Anthem 3, que usa componentes Deore Shadow Plus, usa freios M395.

na verdade a vitus vem com o m446 Smile

sou peso pena (68 kg), mas pra mim esse freio já é mais que suficiente, só uso 1 dedo
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 14:05
Se 68kg já é peso pena, quando eu passar a usar hidráulicos ao invés de V-brakes a minha magrela vai virar uma catapulta :'D

Mas de fato, é outro fator a se levar em conta: peso do ciclista. Se você tá no time das pessoas de pouca-massa/pouca-estatura, é bem provável que freios Alivio (4xx) ou mesmo Acera (3xx) dêem conta do recado sem grandes dificuldades.

Valendo lembrar que até alguns anos atrás, freios a disco eram coisa de rico e quase todos os kits do Deore LX pra baixo usavam V-brakes por padrão. E ninguém morria por isso.
Voltar ao Topo
victormq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2013
Patos de Minas
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victormq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 14:08
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por pietropetris pietropetris escreveu:

Talvez o Deore tenha recebido Ice Tech,


Só o de 2014, com os freios M615.

Lembrando fazer aqui um comentário: uma grande parcela das bikes pré-montadas que vêm com kits Deore (ou até superior) normalmente vêm com freios dimensionados pra a série Alivio (M445, M446 e M447).

Você vê isso em marcas que vão desde Caloi (Vitus, Deore + M445) e Soul (SL500, Deore + 445) até a Scott (Scale 750, Deore SLX/XT + M447) e Giant (Lust 2, Deore Shadow Plus + M446).

Pra ter idéia, a Giant Anthem 3, que usa componentes Deore Shadow Plus, usa freios M395.

Não entendi muito bem seu comentário amigo, poderia explicar melhor?

A propósito, Deore Shadow Plus é melhor que o Deore convencional? Qual a diferença?
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 14:22
Originalmente postado por victormq victormq escreveu:

Não entendi muito bem seu comentário amigo, poderia explicar melhor?

A propósito, Deore Shadow Plus é melhor que o Deore convencional? Qual a diferença?


Ok, explicando melhor cada coisa:

1 - Sobre pastilhas Ice Tech:
Elas só eram vistas na linha Deore XT, mas na linha 2014, a tecnologia foi "cascateada" pra algumas linhas abaixo também (no caso, a SLX e a Deore). Os freios Deore modelo M615 já usam pastilhas Icetech. Pra resumir as qualidades dela, digamos que como o nome sugere, elas esquentam menos, e com isso são mais eficientes (você diferencia elas visualmente porque elas vão ter um pequeno dissipador de calor que fica pra fora da pinça, ajudando a esfriar a pastilha)

2 - Sobre os grupos com freios "menores":
Fabricantes e montadoras de bicicletas às vezes "misturam" peças de grupos diferentes, procurando chegar num equilíbrio de eficiência, qualidade e preço (por exemplo, é muito comum usar um câmbio dianteiro mais "fraco" do que o traseiro). Como freios hidráulicos são naturalmente muito bons, às vezes vale mais a pena colocar um freio de uma ou dias linhas abaixo (que ainda vai ser muito eficiente; embora possivelmente um pouco mais pesado, ou um pouco menos forte) pra gerar um preço menor, ou menor custo de manutenção.

Isso você vê em várias marcas, até as mais prestigiadas, significando que isso é uma prática natural.

Aqueles exemplos que eu dei ali foram de bikes que usam componentes Deore ou superiores (XT, SLX), mas que usam freios que, em teoria, seriam das séries Alivio (Nomes começando com M4) e Acera (nomes começando com M3).

É aquela história do "se esse freio aqui já funciona muito bem, pra que subir o preço da bike em mais 300~400 reais só pra colocar um freio da mesma série, mas que não vai fazer tanta diferença assim?"


3  - Sobre os Deore Shadow Plus
Na linha 2014, a Shimano cascateou várias tecnologias das linhas XTR e XT pra as linhas mais abaixo. Entre elas estão as pastilhas Icetech e a engrenagem auxiliar do ShadowPlus.

Câmbios traseiros Deore 2014 com número M615 estão vindo com ShadowPlus, que adiciona uma engrenagem extra (parecendo uma pequena embreagem) que deixa a corrente mais tensionada, diminuindo bastante o sacolejo da corrente e evitando que ela caia, ou que o câmbio fique batendo demais.

Você identifica esses câmbios facilmente porque eles vão ter uma "chavinha On/OFF" no começo do braço, que serve pra desligar o ShadowPlus pra conseguir folgar a corrente e permitir que você remova a roda traseira pra manutenção.


Editado por Feral - 04 Fev 2014 as 14:38
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 14:41
Originalmente postado por cokodilo cokodilo escreveu:


Originalmente postado por xandaumgv xandaumgv escreveu:

Originalmente postado por cokodilo cokodilo escreveu:

Pra mim em relação custo benefício seria trocar 6 por meia dúzia, pois na frenagem o ganho seria mínimo e peso também ..iria de alívo.

Vc teve ambos? De quais modelos estamos falando?

não tive os dois amigo mas pelo que o colega informou não vejo necessidade de um gasto desnecessário a não ser que o colega realmente queira um freio "deore".

Pergunto pois tenho um alivio m446 se nao me engano e em outra bike tenho um mecanico tektro ... e estaca pensando se fazia a troca ...
Ou por um alivio(com sua limitacao de poder de frenagem) ou partir para um deore, com uso predominante em trilhas, nao pretendo trocar rotores e pastilhas para usufruir do ice tech... entao me serveria um 2012.

Que achas?
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 14:43
A menos que você seja mais pesadinho, o Alivio (M445/446/447) já deve dar conta muito bem.
Voltar ao Topo
cokodilo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2013
Brasília-DF
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cokodilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 17:16
E questao de gosto e disponibilidade de grana dias atras um amigo me ofrreceu um xtr por500conto pra mim seria freio demais pois so rodo asfalto se ao menos aliviasse uns 400gr ai sim ter por ter no meu ber nao vale a pena.
Voltar ao Topo
antoniorochaneto Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jan 2014
Brasil
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar antoniorochaneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 17:19
Segundo um tópido publicado pelo ADM do pedal.com.br, Deore está acima da linha Alivio 2010.
Voltar ao Topo
cokodilo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2013
Brasília-DF
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cokodilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 17:21
Originalmente postado por antoniorochaneto antoniorochaneto escreveu:

Segundo um tópido publicado pelo ADM do pedal.com.br, Deore está acima da linha Alivio 2010.
dúvidas...
Voltar ao Topo
jnt Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 24 Jun 2013
Santo André-SP
Offline
Mensagens:112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jnt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 17:27
Originalmente postado por cokodilo cokodilo escreveu:

Originalmente postado por antoniorochaneto antoniorochaneto escreveu:

Segundo um tópido publicado pelo ADM do pedal.com.br, Deore está acima da linha Alivio 2010.
dúvidas...

Duvidas do que?

Voltar ao Topo
NetoPC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2011
BH
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NetoPC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 17:35
Já fiz manutenção do Alívio, uma troca de mangueira para aumentar o comprimento, foi muito fácil trabalhar com ele.
O dono diz que freia muito bem.

O Deore é visivelmente superior. A manete tem um sistema que evita folga, bem maneiro.

Eu não sei qual escolheria... Se tiver $$ vai de Deore 2014. Se a grana tiver curta vai de Alívio e ficará bem atendido. Simples assim.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 17:46
Vai de Alívio.

Já provei todos estes e posso dizer... só saia do Alívio se for pra ir pro XT, fora isso não vale a pena.

O XT IceTech é o freio mais fenomenal que já fizeram na minha opinião, é cavalo demais e possui muitos ajustes bacanas, é o que eu uso atualmente e não troco por nada.

Já Deore e SLX... é o Alívio mais "bonitinho" apenas.
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2014 as 22:35
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Vai de Alívio.

Já provei todos estes e posso dizer... só saia do Alívio se for pra ir pro XT, fora isso não vale a pena.

O XT IceTech é o freio mais fenomenal que já fizeram na minha opinião, é cavalo demais e possui muitos ajustes bacanas, é o que eu uso atualmente e não troco por nada.

Já Deore e SLX... é o Alívio mais "bonitinho" apenas.


Lembrando que na linha 2014, a Shimano colocou versões do Deore suportando pastilhas IceTech também.

O Deore 2014 M615 já é IceTech.
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2014 as 00:19
Bom quanto à aparencia nao ligo nem um pouco 
vou de alivio entao mesmo.
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2014 as 09:46
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Vai de Alívio.

Já provei todos estes e posso dizer... só saia do Alívio se for pra ir pro XT, fora isso não vale a pena.

O XT IceTech é o freio mais fenomenal que já fizeram na minha opinião, é cavalo demais e possui muitos ajustes bacanas, é o que eu uso atualmente e não troco por nada.

Já Deore e SLX... é o Alívio mais "bonitinho" apenas.


Lembrando que na linha 2014, a Shimano colocou versões do Deore suportando pastilhas IceTech também.

O Deore 2014 M615 já é IceTech.

É o 2014 eu não provei, provei apenas o 2013.

Mas não é nem a questão do icetech que faz a diferença, eu uso rotor normal no meu xt ice... mas a modulagem dele, o tipo do aperto, o esquema pra tirar a folga, a regularem de potência, etc... é tudo muito perfeito e muito potente.

Já Deore e SLX lembram mais o Alívio, são mais "molengas" digamos, exigem um aperto mais forte. No xt você rala apenas UM dedo e ela já freia extremamente bem. 

É claro que existe diferença entre eles e o Alívio, mas não acho que valham a diferença de preço.

Na minha opinião, ou Alívio ou XT. Usei Alívio muito tempo, é um freio excelente. 
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2014 as 19:16
Instalado, não lembrava que no começo ficava um pouco borrachudo, apertava e nao rendia, mas apos alguns quilometros e algumas derrapadas, esta agarrando mais agora...

Abraços
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
cokodilo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2013
Brasília-DF
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cokodilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2014 as 21:38
Sei que já foi discutido mas minha bike me foi vendida como freios alivio e como curioso que sou andei dando uma olhada na sua pinça e consta como m395 o vendedor jura que é alivio e realmente consta, mas como acera/aívio alguém confirma é ou não é pois no mercado existe também o m446 que também consta como alivio será que levei o golpe ?
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2014 as 22:16
Na prática, a shimano tem algumas peças que são chamadas "non-series", porque elas não pertencem exatamente a uma série ou outra, mas têm um nível de "equivalência" com alguma série.

Normalmente o número 3 corresponde a Acera e 4 a Alivio. Só que às vezes há "sobreposição" (a série Acera 2014 começa com M4 ao invés de M3, e a série Deore 2014 tem peças começando com M6 ao invés de M5), especialmente quando começam a "faltar" números.

O caso do M395, alguns lugares marcam ele como Alivio e outros como Acera. Tecnicamente, ele está "entre os dois" -- é melhor que os freios mecânicos que costumam vir nos kits Acera, mas fica um pouco atrás dos freios normalmente oferecidos com a série Alivio (M445/M446/M447).

Mas a diferença não parece ser muito grande (pessoalmente nunca testei, mas ouvi relatos de que a diferença não é muito significativa; especialmente pra ciclistas leves), então não tem muito drama.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2014 as 11:12
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Na prática, a shimano tem algumas peças que são chamadas "non-series", porque elas não pertencem exatamente a uma série ou outra, mas têm um nível de "equivalência" com alguma série.

Normalmente o número 3 corresponde a Acera e 4 a Alivio. Só que às vezes há "sobreposição" (a série Acera 2014 começa com M4 ao invés de M3, e a série Deore 2014 tem peças começando com M6 ao invés de M5), especialmente quando começam a "faltar" números.

O caso do M395, alguns lugares marcam ele como Alivio e outros como Acera. Tecnicamente, ele está "entre os dois" -- é melhor que os freios mecânicos que costumam vir nos kits Acera, mas fica um pouco atrás dos freios normalmente oferecidos com a série Alivio (M445/M446/M447).

Mas a diferença não parece ser muito grande (pessoalmente nunca testei, mas ouvi relatos de que a diferença não é muito significativa; especialmente pra ciclistas leves), então não tem muito drama.

As diferenças do M395 e M446 estão nas manetes... M446 são de alumínio e no M395 não. Dá uma pequena diferença de peso entre eles, mas quanto a potência e frenagem não mudam nada.
Voltar ao Topo
Deymed Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deymed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2014 as 18:25
Fala pessoal, muito bom o tópico, estou montando uma 26er aproveitando peças de uma bike que tinha com câmbios X7, pedivela Deore integrado, suspa First, só o quadro coloquei um quebra galho Vzan Pro pois futuramente vou partir pra uma 27,5 ou 29er.

Na outra bike usava freios mecânicos BB5, razoável para mim, tinha que fazer força para ter uma boa frenagem, peso 90kg, em poder de frenagem e a força empregada nos manetes fico com o Alívio M446 ou Deore M615? Lembrando que o Deore, apesar de não vir, aceita pastilhas ice tech, um ponto positivo em relação ao Alívio.

Usarei com rotores Avid G3 160mm.

Valeu
Voltar ao Topo
Abe S. Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2013
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Abe S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2014 as 19:10
Originalmente postado por Deymed Deymed escreveu:

Fala pessoal, muito bom o tópico, estou montando uma 26er aproveitando peças de uma bike que tinha com câmbios X7, pedivela Deore integrado, suspa First, só o quadro coloquei um quebra galho Vzan Pro pois futuramente vou partir pra uma 27,5 ou 29er.

Na outra bike usava freios mecânicos BB5, razoável para mim, tinha que fazer força para ter uma boa frenagem, peso 90kg, em poder de frenagem e a força empregada nos manetes fico com o Alívio M446 ou Deore M615? Lembrando que o Deore, apesar de não vir, aceita pastilhas ice tech, um ponto positivo em relação ao Alívio.

Usarei com rotores Avid G3 160mm.

Valeu

Se eu fosse vc iria de Deore M615. Vc pesa 90 kg e precisa de freios que te atendam principalmente em descidas mais fortes. Eu usava o freio M446 que é um bom freio para pessoas leves. Atualmente uso o Deore M596 (eu peso 75 kg). Os Deore tem um acionamento mais suave bastando pouquíssima pressão nos manetes para uma excelente frenagem. Já os M446 requerem um pouco mais de pressão para o mesmo nível de frenagem. Resumo: no Deore a "modulação" na frenagem é mais eficiente mas tbém requer um pouco de destreza do piloto ou pode ocorrer um acidente . . . Falo isso com base em minha própria experiência . . .LOL
Voltar ao Topo
Deymed Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deymed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2014 as 19:26
Obrigado por compartilhar sua experiência Abe S., vou de Deore mesmo, principalmente pelo fato de não precisar colocar tanta força no manete para frear!
Voltar ao Topo
Feaguilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2013
sao Paulo
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feaguilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2014 as 22:26
Tenho 120 kgs, uso freio alivio hidraulico.

Freio usando 1 dedo, e nem penso em trocar os freios da bike.

Freia muito bemmm os freios alivio! 

Não uso no asfalto, somente trilhas.
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2014 as 22:37
Originalmente postado por Feaguilar Feaguilar escreveu:

Tenho 120 kgs, uso freio alivio hidraulico.

Freio usando 1 dedo, e nem penso em trocar os freios da bike.

Freia muito bemmm os freios alivio! 

Não uso no asfalto, somente trilhas.


Que bom ler isso. To pensando numa bike que vem com esses freios.. Com meus 60kg vai ser só gritar para ele "-freia" e vai frear sozinho LOL
Voltar ao Topo
dalsoncesar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2014
Paraguaçu P.
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dalsoncesar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 17:39
Pessoal nao queria criar outro topico, e ja q o assunto se trata de freios acho q posso fazer a pergunta aqui mesmo. 

To querendo importar um grupo pra fazer um up na bike, to pensando em pegar o alivio 2015, mas no grupo nao tem cubos nem os freios, minha duvida é q peças preciso comprar para o freio por q os q vi parece faltar alguma coisa.

Esse é o freio.
http://www.ebay.com/itm/New-SHIMANO-BR-BL-M446-M447-Hydraulic-Brake-Set-F-R-White-/400641125589?pt=AU_Sport_Cycling_Parts&hash=item5d48126cd5

Esse é o kit
http://www.ebay.com/itm/2015-SHIMANO-Alivio-M4000-Groupset-MTB-Mountain-Bike-Group-Set-9-speed-7pcs-/271548433768?pt=Cycling_Parts_Accessories&hash=item3f398c4568

agradeço de ante mao q puder ajudar
Voltar ao Topo
joão marcelo mtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Ago 2014
Natal - RN
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joão marcelo mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 22:30
a diferença é a potência e o peso, q em ambos o deore leva vantagem em cima do alivio.
https://www.youtube.com/watch?v=1a53EH8JEAw&list=UUjdcZArVYmWiGblEEbbEPrA
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2015 as 17:10
Pessoal, desculpe dar uma de coveiro, mas achei melhor trazer o tópico a tona de volta em vez de abrir outro.

Os freios shimano Deore M615 o SLX M675, ambos dizem ser compatíveis com rotores e pastilhas ice-tech, porém ao olhar fotos deles os mesmos vem com pastilhas sem os dissipadores de calor.

Ambos os freios vem com pastilhas comuns e posteriormente poderiam ser colocadas pastilhas ice-tech, apenas foi uma escolha da shimano para reduzir o custo do produto durante a aquisição?



Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 01:03
Estou com dúvidas semelhantes:

Moro no Rio e uso uma bike com freios a disco mecanico Avid BB5, rotores 160 na frente e 140 atras. Acredito que pela geometria do quadro, nao conseguiria colocar um rotor maior na traseira, mas posso tentar.

A bike é uma Specialized TriCross Sport Disc, que usa um Guidão Speed e STI Sora, porem, pelos motivos escritos abaixo, vou trocar para um guidão MTB e instalar Freios hidraulicos, pois Freios hidraulicos para STI em Guidao Speed ainda são muito caros, como os Shimano 685 e 785 que vem nas Specialized Roubaix

Percebo que quando desco a serra de petropolis com mais de 20 km de extensao ou a de Teresópolis com pouco menos de 20 Km, porem mais ingrime, os freios atuais choram e eu também,por conta da força continua e por longo tempo durante toda a descida. ehehe. Para evitar o super aquecimento e perda dos freios, acabo descendo numa velocidade menor, abaixando bem a velocidade e liberando o freio para que, enquanto a velocidade vai aumentando, o sistema possa dar uma refrigerada. Outra técnica que uso combinado, é usar num momento mais o freio dianteiro e no outro momento, mais o freio traseiro. tudo sempre baixando bem a velocidade para liberar ambos os freios e aguardar eles esfriarem enquanto a velocidade vai subindo.

o desagradavel, alem da força por serem freios mecanicos e simples, é a grande variaçao de velocidade. Freio rapidamente ate baixar para 15km/h e , depois de liberadas as manetes, aguardo até atingir os 50km/h para dar bastante tempo de refrigeração, ou seja, evito de ficar toda a descida freiando constantemente e superaquecendo o sistema

bom, este foi o meio que encontrei para não ficar sem freios. eheh

A intenção é trocar o Guidão, instalar freios hidráulicos (bem como os passadores de marchas) e com pinças, pastilhas e rotores, com melhor dissipação de calor e poder descer numa velocidade mais constante

pensei nos freios Alivio 2015, serie ST-M4050/BR-M4050, que são integrados Trocadores com Freios, bom preço mas nao sei se são tão eficientes quanto o Deore 615 ou mesmo os slx 675

PErguntas:

1) Qual o sistema mais indicado para esta utilização, (Alivio, Deore ou SLX)?

2) Qual o tipo de pastilha mais indicado (Ice-Tech, metalicas, Resina, semi-metalicas etc. eheh)?

3) Devo trocar os rotores por mais modernos como os RT67, 76 ou outro mais indicado? faz diferença para o uso prolongado em descidas compridas como Petropolis e Teresopolis? os discos atuais são Avid tambem, tipo 6 furos

Antecipadamente agradeço a atenção dos amigos 

Muito Obrigado
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 01:55
Isso é uma bicicleta ou um opala ?
Vc esta sendo eu diria até paranóico com esse lance de perder o freio , ainda mais se tratando de um mecanico...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 02:06
Freio a disco X ladeiras interminaveis = vai dar merda.
Na boa,pro esta e outras q Speed nao os usao.E agora q a UCI liberou corre-se atras de um disco mais do que mais do que mais que eficiente em dissipaçao de calor.
Se for trocar seus freios começe pelos discos,140mm na traseria é tao ridiculo que nenhum fabricante q esta no mercado das speeds usa,usavao no inicio,e foi(segundo eu li)um erro grosseiro.Acharao q elas nao usariao eo peso(vixi,q peso?)a mais do 160mm seira ruin.Mas a lei da fisica diz que qto maior,mais freia e menos aquece.Se tem $ pegue discos para semi metalicas,180mm e 160mm,eu troquei os meus RM30(que forao literalmente comidos pelas pastilhas)por RT64(ambos 160mm),basico,porem,noto uma mudança enorme.E sim,esquentao bem menos.

Disco é 40% do freio
Agora,se nao ve problema em por um guidao flat,complemente com um hidraulico,sim,sem duvida,cansa bemmenos as maos,no que descreve sera um paraiso,contra a dormencia de tanto tempo puxando o cabo.

No hidra,vc puxa o freio uma vez,entao o oleo enforcado faz o resto.Xique demais.Porem,a manutençao do mecanico é minima.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 03:37
Tentando ajudar aqui sem entender muito do assunto:

* Descer 20km nas ladeiras de Teresópolis realmente é puxado e seria extremo se fosse em uma região quente como aqui em Goiás.

* Freios hidráulicos bons com discos grandes é mais do que recomendável. Quanto mais tecnologia para mim, melhor. Discos Ice tech com pinças SLX e pastilhas Ice Tech ACHO que bastariam para uma pedalada segura SE você não for muito pesado.

* Se pretende levar sua bike para enfrentar ladeiras em regiões quentes, já comece a pensar nos XT Ice Tech. Freio é equipamento de segurança. Nem pense em brincar com isso.

* Nos manuais do quadro e garfo existe um limite de tamanho do rotor de freio. Em hipótese alguma exceda essas recomendações Wink
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X