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Freio a Disco em bike speed

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maiconorama Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Mar 2011
Salvador
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    Postado: 11 Mar 2011 as 14:13
Alô pessoal do fórum tudo beleza?

Pessoal seguinte estou ingressando no meio speed|road agora e tenho algumas dúvidas quanto a que bike devo comprar e se posso trocar algumas peças pra deixa a bike melhor tenho uma mtb caloi t-type e adaptei recentemente nela um freio a disco shimano 160mm... por causa das descidas ingrimes e o terreno que é meio acidentado aqui por onde ando...

Quanto a bike speed tava querendo comprar um caloi 10 sei que todos condenam mas é o que eu disponho para comprar no momento devido ao meu orçamento, pela experiência de vocês é aconselhavel colocar freio a disco na caloi 10? devo rodar com ela de 30 a 40 km por final de semana.

Abraços
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 14:19
O mundo não ficou mais plano de 20 anos pra cá, ficou? Então.

20 anos atrás se usava Cantilever e ele dava conta de frear as bikes decentemente. Não precisa colocar discos na sua Caloi 10. Só verifique se os freios estão em bom estado (principalmente cabos e as sapatas) e reguladinhos, e se acostume com a característica de resposta deles.
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fbergo Ver Drop Down
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Colocar freio a disco numa Caloi 10 vai custar mais caro que a Caloi 10. Você precisaria de:

1) um par  de freios a disco (pinças + discos) específico para speed/ciclocross (os freios a disco mecânicos de MTB são compatíveis com a puxada dos manetes de v-brake, os manetes de speed funcionam com u-brake (ferradura) e cantilever, e puxam muito menos cabo).

2) Adaptador para o quadro e garfo para fixar as pinças dos freios.

3) cubos para disco com a largura de speed/ciclocross (a largura do cubo traseiro é diferente entre speed e MTB) e
encaixe de rosca (acho que a C10 não usa cassete).

4) o custo de remontar as rodas com os novos cubos. Talvez precise de um novo jogo de raios se a furação das flanges dos cubos diferir muito dos cubos originais.

Você provavelmente não precisa de freio a disco. Se realmente precisar, é mais fácil e mais barato montar uma híbrida com guidão reto e pneus finos em um quadro de MTB que já tenha suportes para freio a disco. E qualquer passador de marcha de MTB (grip shift ou rapid fire) será mais confortável do que os passadores de quadro da C10.




Editado por fbergo - 11 Mar 2011 as 14:35
Auf wiedersehen.
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fbergo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

O mundo não ficou mais plano de 20 anos pra cá, ficou? Então.

20 anos atrás se usava Cantilever e ele dava conta de frear as bikes decentemente. Não precisa colocar discos na sua Caloi 10. Só verifique se os freios estão em bom estado (principalmente cabos e as sapatas) e reguladinhos, e se acostume com a característica de resposta deles.


Cantilever precisa de pinos de apoio no garfo e nos seatstays, como v-brakes ? Se sim, ele vai precisar de adaptadores também.


Auf wiedersehen.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Não foi uma sugestão pra colocar V-brakes, foi só pra dizer que ele pode se virar com os freios originais da C10, se bem regulados e com peças de qualidade. Acho que até dá pra colocar um jogo de freios mais modernos entry level.
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fbergo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Não foi uma sugestão pra colocar V-brakes, foi só pra dizer que ele pode se virar com os freios originais da C10, se bem regulados e com peças de qualidade. Acho que até dá pra colocar um jogo de freios mais modernos entry level.


Ok, li errado, achei que você tivesse sugerido colocar cantilever na C10.

Auf wiedersehen.
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fiaux Ver Drop Down
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Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Acho que até dá pra colocar um jogo de freios mais modernos entry level.


Talvez seja uma boa hein... freio a disco não...
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lgalicki Ver Drop Down
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Pode confiar nos freios originais da C10. Não precisa trocar.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Pode confiar nos freios originais da C10. Não precisa trocar.


O que não pode confiar é naqueles manetes auxiliares na parte reta do guidão. Aliás não sei nem se os manetes originais são confiáveis... Aqueles retos com certeza não, eles flexionam mais do que efetivamente puxam o cabo...
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ogum777 Ver Drop Down
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é só botar um par de freios de speed com dois pivots, e não de um pivot só com vem nas caloi 10. e manetes tektro, baratos, e não esses daí que são chamados lá fora dopais de "suicidal levers".

e claro, um par de sapatas de muito boa qualidade: kool stop, por exemplo.

vai freiar o suficiente, se freiar mais do que isso vai travar a roda e vai pro chão. por isso speeds não vêm com freio a disco. quando se acha bike de guidão drop e freio a disco, não é speed, é touring, e usa pneu muito mais largo.
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lgalicki Ver Drop Down
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Eu tive uma C10 2005 há cinco anos atrás e achava os freios bem confiáveis.
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Francyl Lemos Ver Drop Down
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Freio a disco em speeds, para mim não fazem sentido - até porque a cada vez que freiamos, perdemos energia, é claro. Então, eu uso o mínimo possível os freios. Outra coisa: Além do peso desnecessário, de que me adiantaria um freio mais potente do que o atrito que os meus pneus finos fazem com o chão?
Navegar... Pedalar é preciso.
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MR4Y Ver Drop Down
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já postei antes mas aí vai uma opção, pelo menos pra disco na dianteira. Suntour Swing Shock, específico pra rodas 700c:


"Metralha os pé de manga!"
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ogum777 Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

já postei antes mas aí vai uma opção, pelo menos pra disco na dianteira. Suntour Swing Shock, específico pra rodas 700c:



é, mas olha a largura dessa roda. não é speed. speed usa pneu 23 ou 25mm, com aro de 13mm de largura. pneu 28 já pede aro de no mínimo 17mm de largura.

com um pneu 23 mm e com 110 libras, um freio a disco é um bom modo de cair feio: a roda trava, o pneu desliza, e é chão na certa.



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T.C. Ver Drop Down
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Veja como são as bicicletas usadas em provas, tanto planas quanto de terreno acidentado como uma Paris-Roubaix, e tente achar alguma bicicleta com freio a disco.

Se eles que andam numa velocidade muito maior que nós mortais não usam isso, porque vai tentar fazer uma gambiarra?
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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MR4Y Ver Drop Down
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

já postei antes mas aí vai uma opção, pelo menos pra disco na dianteira. Suntour Swing Shock, específico pra rodas 700c:



é, mas olha a largura dessa roda. não é speed. speed usa pneu 23 ou 25mm, com aro de 13mm de largura. pneu 28 já pede aro de no mínimo 17mm de largura.

com um pneu 23 mm e com 110 libras, um freio a disco é um bom modo de cair feio: a roda trava, o pneu desliza, e é chão na certa.





A roda da bike pode não ser, só que o garfo serve pra 700C e inclusive consta no site da Suntour.

Se for disco hidráulico, não tem a tão chamada modulação que o diferencia do mecânico?

Ou em outro caso, os freios pra 700C não freiam, apenas reduzem a velocidade, como dizem.
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fbergo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Veja como são as bicicletas usadas em provas, tanto planas quanto de terreno acidentado como uma Paris-Roubaix, e tente achar alguma bicicleta com freio a disco.

Se eles que andam numa velocidade muito maior que nós mortais não usam isso, porque vai tentar fazer uma gambiarra?


Não é bem assim: o regulamento do esporte PROIBE freio a disco em ciclismo de estrada. Vários ciclistas profissionais (Lance Armstrong, para citar um) já se manifestaram a favor da liberação do freio a disco. Mas, por questão de tradição, aparência, moral, euro-style e bons costumes, é improvável que seja liberado em qualquer futuro próximo. O Leipheimer postou foto ano passado de uma bike que ele usa para treinar na chuva, uma Madone com paralamas e freios a disco.

E é complicado comparar o uso em corridas por profissionais com o uso para lazer/transporte no dia-a-dia. O pró no meio da corrida não tem que parar constantemente em semáforos ou reduzir consideravelmente em cruzamentos (especialmente descendo ladeiras) para verificar se há carros, pedestres ou outros obstáculos. E o ciclista urbano não desce estradas sinuosas de montanha a 90 km/h e não é obrigado a pedalar debaixo de chuva / neve / furacão.

No final das contas, para uso urbano, minha opinião é que os pneus finos atrapalham muito mais que o sistema de freio.

Agora, atravessando o assunto: se a pessoa que criou o tópico pretende andar bastante por trechos bem íngremes, aquela coroa menor de 42 dentes da C10 é um terror.


Auf wiedersehen.
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ogum777 Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

já postei antes mas aí vai uma opção, pelo menos pra disco na dianteira. Suntour Swing Shock, específico pra rodas 700c:



é, mas olha a largura dessa roda. não é speed. speed usa pneu 23 ou 25mm, com aro de 13mm de largura. pneu 28 já pede aro de no mínimo 17mm de largura.

com um pneu 23 mm e com 110 libras, um freio a disco é um bom modo de cair feio: a roda trava, o pneu desliza, e é chão na certa.





A roda da bike pode não ser, só que o garfo serve pra 700C e inclusive consta no site da Suntour.

Se for disco hidráulico, não tem a tão chamada modulação que o diferencia do mecânico?

Ou em outro caso, os freios pra 700C não freiam, apenas reduzem a velocidade, como dizem.

depende tudo do pneu. a questão naõ é ser aro 700c ou não, pq 700c e aro 29 têm omesmo diâmetro: 622 mms.

mas dependendo do pneu que se coloca, mais fino e com maior calibragem, ele perde atrito - e por issoé mais veloz. sem atrito o pneu trava e desliza. é só pensar num carro aquaplanando: pisar no freio é pedir pra sair rodando.

uma mtb com aro 29 e pneus de 2 polegadas tem uma roda imensa, e beeeem larga. pode botar um freio com uma vantagem mecânica gigantesca que dificilmente a roda irá travar.

mas com pneus muito finos a coisa se inverte. a gente vê isso na turma do MTB quando coloca pneus de 1 polegada (cerca de25mm) nas suas rodas, mas mantém os freios originais e quer freiar como sempre freiaram. vivem reclamando de tombos.

freiar é reduzir a velocidade, até zero, se for o caso. 

mas existe uma relação muito maior entre a largura do pneu, a calibragem, e a ação do freio, do que muita gente imagina.
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mariozitow Ver Drop Down
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Deixe-me ver se entendi: tu dispõe de dinheiro pra comprar só uma caloi 10 de 600 reais mas também dispõe de, sei lá... 900 reais pra comprar todo o kit de freio a disco?
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:



depende tudo do pneu. a questão naõ é ser aro 700c ou não, pq 700c e aro 29 têm omesmo diâmetro: 622 mms.

mas dependendo do pneu que se coloca, mais fino e com maior calibragem, ele perde atrito - e por issoé mais veloz. sem atrito o pneu trava e desliza. é só pensar num carro aquaplanando: pisar no freio é pedir pra sair rodando.

uma mtb com aro 29 e pneus de 2 polegadas tem uma roda imensa, e beeeem larga. pode botar um freio com uma vantagem mecânica gigantesca que dificilmente a roda irá travar.

mas com pneus muito finos a coisa se inverte. a gente vê isso na turma do MTB quando coloca pneus de 1 polegada (cerca de25mm) nas suas rodas, mas mantém os freios originais e quer freiar como sempre freiaram. vivem reclamando de tombos.

freiar é reduzir a velocidade, até zero, se for o caso. 

mas existe uma relação muito maior entre a largura do pneu, a calibragem, e a ação do freio, do que muita gente imagina.


Concordo, com algumas exceções:

-Derrapar, que seria sua descrição do que aconteceria é diferente de aquaplanagem. Aquaplanagem é quando a roda perde resistência de rolagem devido a estar parcialmente submersa. Isso é impossível de acontecer com bicicletas devido a área de contato com o solo muito pequena e a geometria da roda, que "corta" as poças de água e similares. No caso do carro, se você freiar aquaplanando, você não diminui de velocidade, uma vez que não há nada segurando o pneu no chão. Se você não mudar de direção, não vai sair rodando, mesmo aplicando os freios ao máximo.

Quanto a freiar, existem meios de impedir que as rodas travem com disco. Acionando e soltando os freios bem rápido e sucessivamente, faz com que os mesmo atuem como ABS, reduzindo sua velocidade, sem travar a roda.


Editado por MR4Y - 14 Mar 2011 as 04:46
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fbergo Ver Drop Down
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Originalmente postado por mariozitow mariozitow escreveu:

Deixe-me ver se entendi: tu dispõe de dinheiro pra comprar só uma caloi 10 de 600 reais mas também dispõe de, sei lá... 900 reais pra comprar todo o kit de freio a disco?


Se fosse só comprar os freios, existem kits de freio a disco (pinças + rotores) a partir de R$ 150.


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Originalmente postado por fbergo fbergo escreveu:

Originalmente postado por mariozitow mariozitow escreveu:

Deixe-me ver se entendi: tu dispõe de dinheiro pra comprar só uma caloi 10 de 600 reais mas também dispõe de, sei lá... 900 reais pra comprar todo o kit de freio a disco?


Se fosse só comprar os freios, existem kits de freio a disco (pinças + rotores) a partir de R$ 150.




Tem também os famosos Winzip. Já achei o jogo dianteiro e traseiro novo por 99 conto.
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ogum777 Ver Drop Down
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Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:



depende tudo do pneu. a questão naõ é ser aro 700c ou não, pq 700c e aro 29 têm omesmo diâmetro: 622 mms.

mas dependendo do pneu que se coloca, mais fino e com maior calibragem, ele perde atrito - e por issoé mais veloz. sem atrito o pneu trava e desliza. é só pensar num carro aquaplanando: pisar no freio é pedir pra sair rodando.

uma mtb com aro 29 e pneus de 2 polegadas tem uma roda imensa, e beeeem larga. pode botar um freio com uma vantagem mecânica gigantesca que dificilmente a roda irá travar.

mas com pneus muito finos a coisa se inverte. a gente vê isso na turma do MTB quando coloca pneus de 1 polegada (cerca de25mm) nas suas rodas, mas mantém os freios originais e quer freiar como sempre freiaram. vivem reclamando de tombos.

freiar é reduzir a velocidade, até zero, se for o caso. 

mas existe uma relação muito maior entre a largura do pneu, a calibragem, e a ação do freio, do que muita gente imagina.


Concordo, com algumas exceções:

-Derrapar, que seria sua descrição do que aconteceria é diferente de aquaplanagem. Aquaplanagem é quando a roda perde resistência de rolagem devido a estar parcialmente submersa. Isso é impossível de acontecer com bicicletas devido a área de contato com o solo muito pequena e a geometria da roda, que "corta" as poças de água e similares. No caso do carro, se você freiar aquaplanando, você não diminui de velocidade, uma vez que não há nada segurando o pneu no chão. Se você não mudar de direção, não vai sair rodando, mesmo aplicando os freios ao máximo.

Quanto a freiar, existem meios de impedir que as rodas travem com disco. Acionando e soltando os freios bem rápido e sucessivamente, faz com que os mesmo atuem como ABS, reduzindo sua velocidade, sem travar a roda.

tá, derrapar e aquaplanar são coisas diferentes, mas pra efeito de entendimento do que pode ocorrer dá na mesma: a roda pode travar. e deslizar.

o problema de se usar a técnica das freiadihas sucessivas se dá tanto nos carros, quanto nas motos, quanto nas bikes: nas situações de pânico ninguém lembra disso.

no caso dos freios ferradura, a capagnolo, por exemplo, prefere fornecer o freio traseiro com um pivot só pra diminuir a ação do mesmo. na frenagem, o peso vai para frente. e eles entendem que o freio traseiro perde modulação comdois pivots e preferem com1 pivot:
dá pra ver na descrição do freio.

eu já tomei um tombo a 20 por hora apenas numa curva numa rua, numa descidinha. um carro saiu duma garagem, a pista tava molhada, freiei um pouco mais forte e a roda traseira travou. fui pro chão. eu não cheguei a alicatar os manetes. tava com a pegada por sobre os manetes que dificulta a gente dar a travada mais forte que se tem pegando por baixo. pelo menos com o meu tamanho de mão. então não apertei os manetes até o fim, não tem como naquela pegada. foi só uma freiada mais instintiva.


bom, eu não desço serra a 90 por hora, pelomenos não aquelas serras do giro, do tour... não preciso de freios tão fortes assim.
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MR4Y Ver Drop Down
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:


tá, derrapar e aquaplanar são coisas diferentes, mas pra efeito de entendimento do que pode ocorrer dá na mesma: a roda pode travar. e deslizar.

o problema de se usar a técnica das freiadihas sucessivas se dá tanto nos carros, quanto nas motos, quanto nas bikes: nas situações de pânico ninguém lembra disso.

no caso dos freios ferradura, a capagnolo, por exemplo, prefere fornecer o freio traseiro com um pivot só pra diminuir a ação do mesmo. na frenagem, o peso vai para frente. e eles entendem que o freio traseiro perde modulação comdois pivots e preferem com1 pivot:
dá pra ver na descrição do freio.

eu já tomei um tombo a 20 por hora apenas numa curva numa rua, numa descidinha. um carro saiu duma garagem, a pista tava molhada, freiei um pouco mais forte e a roda traseira travou. fui pro chão. eu não cheguei a alicatar os manetes. tava com a pegada por sobre os manetes que dificulta a gente dar a travada mais forte que se tem pegando por baixo. pelo menos com o meu tamanho de mão. então não apertei os manetes até o fim, não tem como naquela pegada. foi só uma freiada mais instintiva.


bom, eu não desço serra a 90 por hora, pelomenos não aquelas serras do giro, do tour... não preciso de freios tão fortes assim.


No meu caso aconteceu uma vez de eu quase bater feio na traseira de um carro por freiar muito pouco, mas usando V-Brake. Por sorte, eu deformei um pouco o para-choque traseiro do carro, o que me fez ir pra frente e colocar os dois pés no chão. Tanto o carro quanto eu não sofremos nenhum dano.

É oito ou oitenta. O problema dos freios sidepull, v-brake, etc. é não freiar o bastante em algumas situações. E o do disco é freiar demais em quase todas as situações.

No caso da Campagnolo, não acho uma medida muito esperta fazer isso. No molhado, freiar só com a roda da frente não é o bastante. Como a atuação do freio traseiro é menor, devido ao fato dele ser single pivot, o risco de patinar ou bater é maior.
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Carvalho_BR Ver Drop Down
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Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:



No meu caso aconteceu uma vez de eu quase bater feio na traseira de um carro por freiar muito pouco, mas usando V-Brake.

É oito ou oitenta. O problema dos freios sidepull, v-brake, etc. é não freiar o bastante em algumas situações.



v-brake freiando pouco???? tu q nao regulou direito... ou realmente ja tava perto demais pra parar sem travar as rodas.


Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:



No caso da Campagnolo, não acho uma medida muito esperta fazer isso. No molhado, freiar só com a roda da frente não é o bastante. Como a atuação do freio traseiro é menor, devido ao fato dele ser single pivot, o risco de patinar ou bater é maior.


seu raciocinio tá indo justamente ao contrario da logica correta. Freiar menos e nao travar a roda é melhor.
décadas de estudos cientificos feitos por todos os fabricantes de veiculos sobre rodas, motorizados ou nao, comprovam isso.
so tu ta indo na direcao de pensamento contrária...

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marcoaleite Ver Drop Down
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Opa! Freio V-Brake freia bem sim, freia muito. Se o freio é bom, digamos por exemplo um Deore, freia pra caramba! Mas, tem os poréns, a roda tem que estar bem alinhada e tals, o basico que todos sabem. Acho que o ideal é não travar MR4Y, que é o conceito dos freios ABS dos veículos. Se você trava, desliza e se desliza, perde o controle. Aí, é como diz o Gavião Bueno "o piloto vira passageiro".

Freio a disco em Speed tem sim, eu vi em um link postado aqui no forum, acho que foi o do Carvalho sobre Tiagra 10v. Sai clicando e tinha uma noticia relacionada, mas é a Lei de Murphy, quando se quer achar o link, não aparece nem a pau!
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MR4Y Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 16:51
Ainda estou na era dos V-Brakes que são um pesadelo pra ajustar, uma vez que as sapatilhas se movem em 4 direções. Quem inventou esse sistema de fixação deveria ser preso. Vou ver se boto pelo menos um par de Tektro mais pra frente devido a o sistema de fixação das sataptas ser igual os de marcas grandes.

Quanto a bike que eu mostre não ter pneus 700, eis aqui uma bike de exposição com freio a disco. Acho que o problema principal das road é que não tem como colocar freio a dsco hidráulico em STIs sem alterar o design drásticamente.


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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Um bom disco mecânico funcionaria legal numa road. A maior vantagem seria mesmo em longas descidas de serra, por conta do não aquecimento dos aros (que eventualmente chega a causar a explosão da camara).

Qualquer freio, por mais potente que seja, pode ser controlado. Só precisa de um tempo de adaptação do piloto. Idem para os freios mais fracos, você se acostuma e vai pegando o jeito para não perder a modulação. Sem extremos, claro... Lógico que vai haver diferença, mas nada que o costume não amenize bastante.
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ogum777 Ver Drop Down
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puts, tente ajustar cantilevers.... vai ter saudades dos v-brakes...hahahaha

Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Ainda estou na era dos V-Brakes que são um pesadelo pra ajustar, uma vez que as sapatilhas se movem em 4 direções. Quem inventou esse sistema de fixação deveria ser preso. Vou ver se boto pelo menos um par de Tektro mais pra frente devido a o sistema de fixação das sataptas ser igual os de marcas grandes.

Quanto a bike que eu mostre não ter pneus 700, eis aqui uma bike de exposição com freio a disco. Acho que o problema principal das road é que não tem como colocar freio a dsco hidráulico em STIs sem alterar o design drásticamente.


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rafaeladvogado Ver Drop Down
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lendo este tópico...  chego a conclusão de que o melhor freio para uma speed seria um freio ABS...  que não deixaria a roda travar...    Ou seja...  esquece...  usa os freios originais com sapatas de qualidade e te preocupa mais em pedalar mais... hehehhee
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anahur Ver Drop Down
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Nunca havia pensando em disco para speed, ficaria no mesmo também, deve aumentar também o peso da bike e outras coisas
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Hamud Ver Drop Down
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Hoje em dia já é permitido o uso de freios a disco em bikes de ciclocross, que são muito similares às bikes de speed. Inclusive a Avid tem uma versão do BB7 (freio a disco mecânico) exclusiva para Road. Eu acredito que no caso da speed deveria ser um disco bem pequeno, talvez 120mm ou menos, o sistema deveria ser desenhado exclusivamente para a bike de Speed, com menor potência e boa modulação.
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Deru Ver Drop Down
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Provavelmente daqui há um tempo desenvolverão bons freios a disco pra bicicletas de estrada.
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

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CID21 Ver Drop Down
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Essa deve ser uma bike pra inverno, ela esta com os paralamas que o Carvalho_br mostrou no outro topico..
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por CID21 CID21 escreveu:

Essa deve ser uma bike pra inverno, ela esta com os paralamas que o Carvalho_br mostrou no outro topico..


Bem dessa. Não vejo necessidade de freios a disco em bicicletas de estrada, e ao meu ver constituem um perigo adicional desnecessário.
PauloR2

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ogum777 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por CID21 CID21 escreveu:

Essa deve ser uma bike pra inverno, ela esta com os paralamas que o Carvalho_br mostrou no outro topico..


Bem dessa. Não vejo necessidade de freios a disco em bicicletas de estrada, e ao meu ver constituem um perigo adicional desnecessário.

tinha uma época em que eu pensei em montar uma touring com freio a disco na frente.  desisti.

já existe freio a disco pra STI e manete de cantilever. não é esse o problema. tem modelo da shimano.

o problema está no garfo, que precisa ser projetado pra isso.

aqui tem um exemplo:

aqui outro:

em speeds, como o voodoo citou é um perigo a mais.

mas nas tandems  a questão da frenagem é crítica, pelo peso muito maior. mas daí eles preferem botar um bom garfo de cromo, bem reforçado, com suportes pro disco.

no mundo das speeds, onde ninguém abre mão dogarfo de fibra de carbono, é melhor não confiar nessa solução não.... vamos aguardar as soluções que virão do ciclocross.





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Valente Ver Drop Down
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Concordo!
E sem contar com o fato do peso. O peso do freio a disco é maior.
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Tiagao2006 Ver Drop Down
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Vantagem do freio a disco em speed é não destruir o aro de carbono em decidas !!!!!!!!!!!
Tem competições que o aro traseiro de carb. vai para no lixo depois da prova!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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sassota Ver Drop Down
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upa lele, acabou de sair uma materia interessante no bike rumor sobre a eficiencia do freio a disco.

http://www.bikerumor.com/2012/02/14/road-bike-disc-brakes-are-coming-but-will-they-work/

o editor do bike rumor sofreu um acidente devido um mal funcionamento no freio a disco dele. Depois do acidente, escreveu para alguns fabricantes famosos perguntando como e pq o freio falharia. Muito interessante vale a pena dar um olhadinha.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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Cebo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Valente Valente escreveu:

Concordo!
E sem contar com o fato do peso. O peso do freio a disco é maior.


Nem sempre. tirando o peso dos aros que não precisam suportar pastilhas esmagando eles, o conjunto final pode ter um peso bem similar.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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