Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - É possível usar v-brake no aro de disco?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


É possível usar v-brake no aro de disco?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jackdaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2016
Interior
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jackdaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: É possível usar v-brake no aro de disco?
    Postado: 24 Jul 2016 as 15:36
Estou afim de comprar um par de rodas disco, porem minha bike só tem suporte na frente e não quero usar adaptador na traseiras pois não confio

Vendo fotos de aros de disco alguns modelo "aparentam" ser possível usar v-brake, mas ai tem a questão da parede dupla e reforço, porem ja usei aqueles aros genéricos v-brake pintados sem reforço e sem cnc, eram aros bem mais leves que os de v-brake com reforço e nunca tive problemas, peso 60kg

Ai fica minha dúvida, é possível usar v-brake em algum modelo de aro de disco?
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 10:37
Não, a lateral do aro para v-brake é preparada para gerar atrito com a pastilha e o aro para disco é liso.

Mas se você usar um aro para v-brake razoável (a soul tinha uns na linha sl antigamente) pode usar v-brake atrás e disco na frente tranquilamente.
Voltar ao Topo
jackdaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2016
Interior
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jackdaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 13:44
É só essa a questão? Ser Liso? Ja usei aro vbrake liso pintado de preto, era da caloi, o unico problema è que foi riscando a pesar da pastilha ser de borracha do vbrake alivio

Digamos que no aro disco a eficiencia vai ser baixa por ser lisa, seria isso o unico problema?
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 14:16
sim é "só" esse o problema, use sempre capacete.
Voltar ao Topo
jackdaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2016
Interior
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jackdaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 17:32


Olha o aro v-brake pintado sem cnc, praticamente mesma superficie do aro de disco, e nunca tive problemas de frenagem usando v-brake alivio, porem uso urbano, em trilhas com lama com certeza teria problemas

Repara que o aro de trás é o traseiro, esse riscou e saiu a tinta por que a sapata tinha uns pedaços de ferro no meio da borracha, até troquei essas sapatas por causa disso, parece que foi um lote com esse problema

É um aro bem simples, não tem parede dupla


Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 21:17
Os aros 29er com inscriçao Disc como os Vzan tem menos material na lateral e mais no vinco.Os aros pra VBrake tem mais material la lateral.
Desmonte um e verifiquer
Por exemplo,eu montei um par de rodas novas,com aros Vzan Extreme 29 Disc.Tirei um par com aros Vzan Spin 15mm.
Mesmos cubos(Shimango RM35),mesmas raias 290mm.
As rodas com os Spin sao mais pesadas,mesmo sendo 15mm contra 19mm dos Extreme

Logico,nao vai explodir,mas vai gastar bem mais rapido a lateral
Alem de que aros 29er tem o ERD menor,a lateral nao é tao "grande"qto um especifico pra vbrake.
usa ate q da,mas ...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 21:19
Ah sim,isto pra aros 622mm(700C/29er).A maioria dos 26er baratos sao mesmo "so pintados"inteiros,os de nome nao,sao diferentes.
Voltar ao Topo
jackdaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2016
Interior
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jackdaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2016 as 19:41
No meu caso seria só pelo visual, acho bonito aro e raios pretos, por isso queria pegar o aro de disco por ele não ter aquela faixa na lateral para o vbrake

Seria o aro vzan extreme 26, uso urbano, na minha leiga opinião ficaria igual ao aro antigo que veio na bike, 

Minha principal dúvida era se a sapata do v-brake ficaria no nível correto da lateral do aro de disco, caso fique só teria que remover os adesivos do aro, e a sapata do v-brake é de borracha, logo tem boa pegada

desse modelo


Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2016 as 20:05
Cara não faça isso... Freios são SUA SEGURANÇA... existe uma coisa chamada engenharia... e nela se projetam os componentes conforme seu uso, e um aro para freio a disco possuem paredes projetadas para suportar as forças envolvidas na rodagem da bike e não para suportar as forças geradas pela frenagem... apesar de achar que na cidade os esforços são menores um tombo na cidade tmb machuca.... resumidamente... não coloque sua integridade física em risco apenas pela estética.... 
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2016 as 20:07
Outra coisa... nas fotos você só vê a parte de fora do aro... as espessuras podem ser totalmente diferentes e a parte de fora iguais... nem tudo que parece é....

Voltar ao Topo
hugomedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
Offline
Mensagens:1717
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2016 as 16:58
Não é recomendado. Faça sua pergunta a que produz os aros.
"Pedalar, um prazer quase sexual"
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2016 as 17:24
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

sim é "só" esse o problema, use sempre capacete.


Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Hippolit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hippolit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2016 as 17:36
Como já foi dito, a fabricação pode ser diferente e o aro pode não estar preparado para o atrito. O melhor é evitar.
Voltar ao Topo
padrerludovico Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2015
sao paulo
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar padrerludovico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2016 as 17:47
isso nao vai acabar bem ????
Voltar ao Topo
jackdaniel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2016
Interior
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jackdaniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2016 as 18:15
OK, obrigado pelas repostas, melhor não arriscar né? Thumbs Up
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2016 as 21:36
Se SE SE Fosse aros 700c,como o Vzan Extreme Disc,eu seria enfatico
NAO FAÇA>Nao tem area de frenagem,o ja citado trabalho em torno de CNC(ve uns video de tornos de CNC,coisa foda)é tbm pela pouco material ali,pode simplesmente amassar
Note na fotos do JackDaniel (os aros pretos)sao aros simples,de 15R$,sem parede dupla,ou seja,so tinta mesmo.Ai sim.
Mas na boa,sao aros bem vagabundos(so estou sendo sincero)
Ninguem em sa conciencia hoje em dia sua aros simples,sao um lixo,desalinha a roda todo mes,mesmo com raias grossas.
Nao no Brasil,como nosso "relevo" das nossas cidades.
So se for pra compra pao na esquina,morando em condominio fechado
Se for pra sua no bairro tipico BR,ai fuuuu
NAO vai te jogar no chao,pois sera sempre o traseiro q ruira,tera o dianteiro pra parar
bem,tentar
Use capacete.
Se for aro 559mm,pode ser que sejao os mesmo,ja q 559m ja era,ja foi,é passado,entao,acho que nen a Vzan fez questao de produzir um aro q seja so disco
MASSS PERA>
Como disse,isto pra aros BARATOS
Se pegar um aro 559mm mais caro,como os Vzan Everest Disc 29er,nao faça
Ou um ZTR ou sei la.Estes nao tem material la lateral pra frenagem
Eu apenas repeti oque ja disse.
Na duvida vai de aros com lateral robusta,proprios pra vbrake
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2016 as 11:17
Originalmente postado por jackdaniel jackdaniel escreveu:

OK, obrigado pelas repostas, melhor não arriscar né? Thumbs Up

Melhor não. LOL
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2016 as 16:07
Vc já tem os aros? Se não tiver, compre os com usinagem  pra vbrake e seja feliz..... 
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X