Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Oficina de Potência
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Oficina de Potência

 Responder Página  <12345 91>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2009 as 12:32
DUVIDA:
 
To refazendo minha planilha, recomeçando a base e etc, agora me surgiu essa dúvida, relendo os livros, vi que o importante é o Training Load. Em Janeiro eu tinha simplesmente feito um acumulo de horas de treino semanal, e ia crescendo e  depois tinha a semana de descanso. Só que agora com a potencia eu vi que o certo é calcular o Training Load, e ir carregando ate vir a semana de descanso e etc.
 
Com 20h semanais disponíveis pra pedal, como eu calculo esse training load?
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2009 as 14:21
Baixa o WKO+, usa o tempo de teste, que a tal variável CTL vai te dar essa medida - sem ele, não vai adiantar o experimento - apesar dele abrir os arquivos do PowerAgent da Cycleops sem problemas. Depois do tempo de teste, tem que gastar os tais $70 e comprar mesmo o WKO+.
Mas olha, esse tipo de periodização, com semana de descanso, é altamente discutível, hoje em dia - dá certo porque é melhor o descanso do que o overload, mas tem quem diga que isso veio da musculação, da hipertrofia, e até dos ciclos de bomba... Não acho muito bom se guiar cegamente pelo Joel Friel - é isso, não é?
Quando sinto que vou torrar, mudo a cara dos treinos, mas não paro - menos L4 L5 (limiar de lactato, VO2max, treinos que saturam e demoram a recuperar), e faço só L2 L3 (lsd, aeróbico longo, ou "tempo", onde o tiro mínimo é de 20 minutos, ou seja, não tem como ser muito forçado, comparado a intensidade de tiros de 3-8 minutos).
No caso dos master, então, acima dos 40, onde perde-se muito rápido ao parar ou tirar intensidade por mais de 3 dias, a semana de descanso pode acabar sendo semana de destreinamento....
O que é recomendado é o "tapering", ou chanfro, ou corte, na carga total de treinamento, na semana próximo de competição importante - dizem que se consegue até 5% de efeito de super-compensação, mas o que mais importa é garantir que se está chegando na prova "fresco", ou seja, sem mazelas de uma possível recuperação. Mas o "tapering" é fácil, fácil - trata-se de manter a intensidade reduzindo a carga ou duração, e simplesmente evitando treino nos dois dias anteriores à prova - no meu caso, quinta-feira é treino forte e curto, tiros de 20 minutos em L3, e sexta e sábado só descanso ativo, batendo papo.. domingo, na largada, estou o melhor possível, e não recuperando de treino... abs,
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2009 as 15:04

Eu entendo que tudo é muito controverso, mas eu tb entendo que tem que se seguir um protocolo e a partir dele seguir com individualizações. Esse criterio apliquei muito na musculação, com bons resultados. Isso é do Joe Friel e do Chapple.

O Chapple indica multiplicar a zona de treino pelo tempo de treino pra ter o training load. Agora se eu tenho disponiveis tranquilamente 20h semanais, qual seria a maior sobrecarga possivel? Isso eu não sei.
Voltar ao Topo
Lobo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jun 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lobo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2009 as 22:57
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

(...) 
Para quem usa, ja saiu tambem o FirmWare 400 e nova versão do software para o iBike, o Link ta la no forum: http://www.ibikeforum.com/viewforum.php?f=31
 
 
Gostei das mudanças. O pessoal mostra que curte o que faz. Como disseramno forum acima ficou mais "intiutivo". Eu ainda tava pegando as manhas da versão 3.09 (achei bacana a possibilidade de montar os treinos no aparelho). Recomendo a quem quiser comprar a versão Pro, apesar de bem mais cara que a Sport, as vantagens compensam.
 
Abr
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:21
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2009 as 20:58
retirado. desculpa.


Editado por rodrigodf - 10 Jul 2009 as 22:11
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2009 as 21:36
Não pode. Incentivo à pirataria, divulgar link de crack em fóruns é totalmente anti-ético. Lamentável.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2009 as 22:05
Blog para acompanhamento e não encher lingüiça aqui.

http://ciclista-landim.blogspot.com/
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2009 as 05:41
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Blog para acompanhamento e não encher lingüiça aqui.

http://ciclista-landim.blogspot.com/

Tem que encher aqui também, afinal o tópico foi criado pra isso. Ouch
OuchCada as melhores coisas e posta aqui suas considerações.Wink

Foi tudo bem aqui? Vc não me respondeu a mp...





Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2009 as 19:32
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Blog para acompanhamento e não encher lingüiça aqui.

http://ciclista-landim.blogspot.com/

Tem que encher aqui também, afinal o tópico foi criado pra isso. Ouch
OuchCada as melhores coisas e posta aqui suas considerações.Wink

Foi tudo bem aqui? Vc não me respondeu a mp...

 
Ahh sim, não recebi a MP, foi tudo tranquilo, corrido e cansativo demais mas tudo tranquilo.
 
Já que é pra encher mesmo aqui, já segue o primeiro teste. Esse foi logo depois que eu calibrei o ibike com o novo firmware. Ja ia com mais de 2h de treino no PT e ai cortei o arquivo do PT num ponto coincidente, por isso uma leve diferença nos tempos. Só os dados primeiro:
 
Power TAP:

Entire workout (106 watts):
Duration: 1:31:55 (1:35:03)
Work: 582 kJ
TSS: 58 (intensity factor 0.617)
Norm Power: 148
VI: 1.39
Pw:HR: n/a
Pa:HR: n/a
Distance: 42.756 km
Min Max Avg
Power: 0 806 106 watts
Cadence: 29 141 83 rpm
Speed: 3.7 51.7 28.1 kph
Pace 1:10 16:13 2:08 min/km
Hub Torque: 0 41 4.9 N-m
Crank Torque: 0 110.8 12.9 N-m

iBike:

Entire workout (110 watts):
Duration: 1:31:45
Work: 604 kJ
TSS: 63.8 (intensity factor 0.646)
Norm Power: 155
VI: 1.41
Pw:HR: 17.78%
Pa:HR: 13.23%
Distance: 42.635 km
Elevation Gain: 283 m
Elevation Loss: 284 m
Grade: -0.0 % (-1 m)
Min Max Avg
Power: 0 734 110 watts
Heart Rate: 95 190 144 bpm
Cadence: 4 248 79 rpm
Speed: 0 51.5 27.9 kph
Pace 1:10 0:00 2:09 min/km
Altitude: -9 29 9 m
Crank Torque: 0 71.9 13.3 N-m
Wind Speed: 0 43 18.2 kph
Temperature: 28 39 35.6 Celsius
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2009 as 23:50
PT:



iBike:




Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2009 as 01:38
Já vi esse filme antes, várias vezes. Aliás, já vejo esse filme desde a época do iBike I, e o III é bem superior em todos os sentidos. Eu vejo dados consistentes nesses gráficos, o suficiente pra me convencer ainda mais, e embasar tb os testes que eu mesmo fiz há dois anos comparando vários PMs. Parabéns a vc e ao Clythio, acho que ao final vai ser um bom teste Wink

Editado por Alex SP - 17 Jul 2009 as 01:39
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2009 as 15:39

Treino de Quinta (16/07/09):

PT:
Entire workout (119 watts):
 Duration:   2:22:23 (2:26:25)
 Work:       1011 kJ
 TSS:        171.5 (intensity factor 0.852)
 Norm Power: 174
 VI:         1.46
 Pw:HR:       n/a
 Pa:HR:       n/a
 Distance:   61.673 km
  Min Max Avg
 Power:        0 1036 119  watts
 Cadence:      29 141 86  rpm
 Speed:        3.8 52.1 26.1  kph
 Pace          1:09 15:47 2:18  min/km
 Hub Torque:   0 47.3 5.8  N-m
 Crank Torque: 0 144.8 13.5  N-m
 
iBike:
 
Entire workout (116 watts):
 Duration:   2:21:57
 Work:       989 kJ
 TSS:        178.4 (intensity factor 0.868)
 Norm Power: 177
 VI:         1.53
 Pw:HR:       9.51%
 Pa:HR:       -4.84%
 Distance:   61.402 km
 Elevation Gain:     444 m
 Elevation Loss:    454 m
 Grade:      -0.0 %  (-10 m)
  Min Max Avg
 Power:        0 1061 116  watts
 Heart Rate:   85 191 133  bpm
 Cadence:      4 145 81  rpm
 Speed:        0 51.8 26.0  kph
 Pace          1:09 0:00 2:19  min/km
 Altitude:     15 64 35  m
 Crank Torque: 0 154.1 13.5  N-m
 Wind Speed:   0 50.4 22.6  kph
 Temperature:  23 27 24.3  Celsius
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2009 as 22:55
PT:



iBike:



Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2009 as 22:57
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Já vi esse filme antes, várias vezes. Aliás, já vejo esse filme desde a época do iBike I, e o III é bem superior em todos os sentidos. Eu vejo dados consistentes nesses gráficos, o suficiente pra me convencer ainda mais, e embasar tb os testes que eu mesmo fiz há dois anos comparando vários PMs. Parabéns a vc e ao Clythio, acho que ao final vai ser um bom teste Wink


Parabens ao Clythio por me confiar um brinquedo desse valor!!!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2009 as 23:19
Até agora, valores muito coerentes e próximos, dentro do que os instrumentos declaram como tolerância - 1,5% para o PowerTap SL, e 5% para o iBike - as diferenças estão sempre na faixa dos 2 a 3% entre os valores, o que indica consistência no iBike, o que era esperado.
Mas até agora, não tivemos situações de pelotão, vácuo, ou intervalos/sprints muito fortes - e mais - Alex, o teu FirmWare para uso em rolo, já vendeu, junto com o iBike, ou ainda existe? Essa eu queria ver - o FW do iBike no rolo. Que tal?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2009 as 23:34
Não vendi o iB, Clythio. O lance do PT ainda não virou, tivemos problemas com a unidade que ficou comigo uns dias e voltou. No momento tá meio enrolado aqui (pq envolve questões de representação, etc.), então tô esperando. De qualquer forma, resolvi ficar com ele. Já tá pago, tá zerado, funciona bem, é estável, completo... não vi mais motivos pra vender e decidi ficar com ele. Qdo eu pegar o PT de novo, tb vou poder postar comparativos em diversas situações aqui.

Aliás, sugestão pro Landim: postar com cada comparativo um comentário breve das condições do rolê (tipo de treino, clima, vento, condições do piso, companhias ou não, etc.). Acho que isso vai ajudar nas análises, que tal?

O meu iB tem FW pro rolo. Não é como o PT, menos preciso pq tb envolve a resistência do rolo, pressão do rolo X roda, etc. Ele é consistente indoor X indoor, assim como é consistente no asfalto (outdoor X outdoor), mas a relação indoor X outdoor não é precisa, apesar da diferença ser consistente. Tão consistente que eu desencanei de aferir o rolo pelo asfalto, e criei dois protocolos diferentes pra treino, que se equivalem em termos de watts e TSS: tenho minha tabela de watts pro rolo, e pra rua (que bate com os watts de outros medidores, como está demonstrado nos gráficos do Landim).

Vc vai perceber que as medições em pelotão, vácuo e intervalos é bem consistente tb. É por isso que, tirando algumas poucas situações bem específicas, o iBike serve muito bem como medidor de potência. Além dessa consistência, tanto os watts como as sobrecargas de trabalho (kj, tss, etc.) são muito, muito próximos dos demais medidores. E como eu disse antes, sabendo das limitações (que estão diminuindo a cada update do FW e do SW), ou ainda melhor, sabendo aferir bem, ele é extremamente confiável e preciso.


Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2009 as 00:07
Blz, boa sugestão!!!

Os dois treinos não foram solo, foram com um colega, mas que eu estava de cara pro vento em 95% do tempo. A estrada é a mesma de sempre aqui, bom asfalto. Treino de base mesmo, só zona 2 e 3 no maximo. Semana que vem vou colocar uns sprints de coroinha, to fazendo força na academia.

Não sei quanto tempo o Clythio vai me deixar com o PT, mas so quero fazer o teste da potencia final bem proximo de empacotar  o brinquedo de volta pra ele, rsrsrs. Quero mostrar pro meu grande amigo Esqueleto que eu posso botar mais de 1500w no PT tb.LOL

E outra, o negocio ta tão facil de calibrar que até eu que dou mongolzim pra essas coisas calibrei sem nenhum problema. E detalhe nao to alterando nada em relação a CDA e etc, não sei nem o que são essas coisas.


Editado por Landim - 18 Jul 2009 as 00:11
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2009 as 17:49
Alex alguma dica em como eu posso ver os dois graficos de potencia um em cima do outro, pra melhorar a comparação, eu vejo a negada MERGENDO no forum do ibike, mas não saquei como fazer isso, eu fiz o merge e depois so mostra isoladamente um ou outro. Tem como?
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 00:55





Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 01:44
A prova do crime!
Nossa - se fosse o cubo antigo com o sensor antigo, não ia marcar por estar muito perto - pode subir um pouco o sensor SharkFin e prender melhor esse fio.... vamos gastar mais um pouco de fita isolante..   rs..
E olha, não fica prestando muita atenção no "painel", não, senão acaba batendo na traseira de alguém parado no sinal.. abs,
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 02:26
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

A prova do crime!
Nossa - se fosse o cubo antigo com o sensor antigo, não ia marcar por estar muito perto - pode subir um pouco o sensor SharkFin e prender melhor esse fio.... vamos gastar mais um pouco de fita isolante..   rs..
E olha, não fica prestando muita atenção no "painel", não, senão acaba batendo na traseira de alguém parado no sinal.. abs,


haha, paguei um cara pra instalar, só tem 3 aqui fortal com esse. Esse negocio de ficar olhando a potencia é doido mesmo, perigoso...
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 02:30
hahahaha. Landimizou total na fita isolante!!!!
Não liga não Clythio, ele é econômico mas cuidadoso. hehehehe
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2009 as 05:00
Landim - tava pensando nas tuas 20 horas semanais... com 5 dias de treino, são 4 horas por treino - é base de profissional, caramba - não dá prá treinar nada específico ou intenso, senão não recupera, mesmo. 20 horas por semana, com 30 de média, dá uns 600 km por semana, 2400 por mês, quase 30 mil km por ano - definitivamente, coisa de profissional. Acho muito, mesmo. A não ser que seja elite, treine duas vezes por dia, durma depois da massagem, etc... Afinal, qual o teu foco na temporada que resta? Base em julho não é exatamente típico... rs.. Quais as tuas competições "A", ou seja, alvo, e quais os objetivos pessoais? abs.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2009 as 19:34
20h disponiveis, seriam as 20 horas máximas, começaria com 8 pra só chegar nas 20 depois de 3 meses. Mas já dei o desconto e reduzi pra 18h. Tb ta incluido ai academia. 2h por semana no minimo.
 
Essa semana ja treinei 3h, 2 no rolo e 1 na academia. Faltam 8h pra fechar a semana, choveu a semana inteira, mas amanha vai dar sol, hoje vou fechar mais uma hora no rolo e o resto sexta sabado e domingo, tudo zona 2 e 3 no maximo. Fora os sprints. Meu zona 2 e 3 não da 30km/h de media nunca, ainda mais com nosso ventinho basico. Sei que ta é uma lambança.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 00:46
Continuando o Teste, seguem os dados do treino de sábado, Zona 2 e 3, 50% no vacuo, treino com 2 colegas. Até o km 16 sozinho, e depois do 73 é a volta pra casa. Nesse trecho intermediário mantive 187w NP, inicio zona 3.

Imagem de um trecho em revezamento:



PT:

Entire workout (130 watts):
    Duration:      3:12:33 (3:27:56)
    Work:          1493 kJ
    TSS:           174.7 (intensity factor 0.739)
    Norm Power:    177
    VI:            1.37
    Pw:HR:          100%
    Pa:HR:          100%
    Distance:      88.64 km
        Min    Max    Avg
    Power:           0    1185    130     watts
    Heart Rate:      128    168    148     bpm
    Cadence:         29    141    89     rpm
    Speed:           3.8    52.6    27.7     kph
    Pace             1:08    15:47    2:10     min/km
    Hub Torque:      0    43.8    6.0     N-m
    Crank Torque:    0    104.5    14.1     N-m

iBike:

Entire workout (110 watts):
    Duration:      3:15:10
    Work:          1291 kJ
    TSS:           168.1 (intensity factor 0.719)
    Norm Power:    173
    VI:            1.56
    Pw:HR:          28.85%
    Pa:HR:          -0.64%
    Distance:      89 km
    Elevation Gain:        619 m
    Elevation Loss:       629 m
    Grade:         -0.0 %  (-10 m)
        Min    Max    Avg
    Power:           0    1130    110     watts
    Heart Rate:      72    195    144     bpm
    Cadence:         4    139    84     rpm
    Speed:           0    52    27.0     kph
    Pace             1:09    0:00    2:13     min/km
    Altitude:        2    58    27     m
    Crank Torque:    0    137    12.2     N-m
    Wind Speed:      0    49    19.6     kph
    Temperature:     22    36    27.3     Celsius

Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 00:50
Já to com o treino de hoje disponivel tb, depois eu posto. To apanhando aqui pra fazer esse grafico em cima um do outro, relembrando PS.

Pra adiantar(basicamente com colegas, mas quase sem vacuo):

PT:

Entire workout (125 watts):
    Duration:      2:48:49 (2:52:43)
    Work:          1258 kJ
    TSS:           138.5 (intensity factor 0.702)
    Norm Power:    169
    VI:            1.35
    Pw:HR:          n/a
    Pa:HR:          n/a
    Distance:      76.315 km
        Min    Max    Avg
    Power:           0    925    125     watts
    Cadence:         29    141    87     rpm
    Speed:           3.6    46.5    27.2     kph
    Pace             1:17    16:40    2:13     min/km
    Hub Torque:      0    41.2    5.8     N-m
    Crank Torque:    0    105.4    14.2     N-m

iBike:

Entire workout (116 watts):
    Duration:      2:48:33
    Work:          1174 kJ
    TSS:           131.5 (intensity factor 0.684)
    Norm Power:    164
    VI:            1.42
    Pw:HR:          14.88%
    Pa:HR:          -3.01%
    Distance:      76.311 km
    Elevation Gain:        551 m
    Elevation Loss:       561 m
    Grade:         -0.0 %  (-10 m)
        Min    Max    Avg
    Power:           0    822    116     watts
    Heart Rate:      50    189    140     bpm
    Cadence:         4    150    79     rpm
    Speed:           0    46.5    27.2     kph
    Pace             1:17    0:00    2:13     min/km
    Altitude:        10    61    31     m
    Crank Torque:    0    116.1    13.6     N-m
    Wind Speed:      0    49.6    22.9     kph
    Temperature:     23    29    24.5     Celsius

Voltar ao Topo
brasilia Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 01:45
teve uma boa diferença entre o avg do ibike e do powertap.
a diferença entre os normalized power nao foi tao grande...
 
 
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 08:41
5w para 164w ou 169w é menos de 3%, dentro da tolerância somada das declaradas pelos dois equipamentos - o que me intrigou, e muito, é no gráfico das sobreposições, onde no trecho final (na verdade todo o terço final), há grande discrepância entre os dois medidores - o PT aparentemente media muito, mas muito a mais, em termos percentuais - vou isolar esse trecho e comparar.
Landim - teve vácuo nesse trecho? Suponho que sim.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 12:16
Eu peguei um trecho aleatorio, vou prestar atenção amanha num trecho onde eu tenha certeza do vacuo, o que não aconteceu nesse treino, não lembro em que minuto eu tava ou não no vacuo. De qualquer forma, vou pegar outros trechos e fazer isso, jogar um em cima do do outro na marra mesmo.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 14:04
Faça o seguinte - ao entrar em trecho longo com vácuo, bata os dois botões simultaneamente, só por um instante, senão, se segurar muito tempo apertado, vai dar "clear", ou pior, vai nos "menus" - vai abrir um intervalo, mesmo que nada mude no display. Ou aperte durante alguns segundos só o da esquerda - vai abrir um intervalo, e seus dados serão apresentados, ou seja, os valores médio e máximo serão os do intervalo. Cada vez que os dois botões são pressionados rapidamente em conjunto, abre-se novo intervalo - dessa forma, você pode identificar claramente os trechos que quiser após o download.
Voltar ao Topo
brasilia Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 14:12
clythio concordo com seus 3% na NP mas nao com quase 10% na AVG P
 
iBIKE
NP = 164
AVG = 116
 
POWERTAP
NP = 169
AVG = 125
Voltar ao Topo
brasilia Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 14:13
AHHH 
 
e sinceramente confio muito mais no powertap q no ibike
(tenho um powertap SL 2.4)
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 14:24
Brasilia o intuito do teste é exatamente esse. Saber se o iBike é confiavel.
 
Eu só comprei o iBike depois de pesquisar muito a respeito, me atraiu o preço, independecia de rodas, wireless, HR, Altitude, Inclinação, Temperatura. E todos os testes comparativos que vi foram satisfatorios, nunca pensei na possibilidade de eu mesmo poder fazer um teste desses.
 
Não estamos aqui desconfiando a confiabilidade do PT e sim da do iBike.
 
Agora quando a AVG e NP. De todos os livros que eu estudei o que importa é o NP, já que é o esforço real. Então essa diferença que ta dando no AVG é despresivel.
Voltar ao Topo
brasilia Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brasilia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 19:36
sim concordo q o NP é um indicador melhor do treino, mas para um treino de pelotao ou c vacuo como o seu treino dos dados, o NP será tendencioso para cima e neste caso seria sim melhor o AVG ...
 
como estamos comparando o ibike e PT acho q o importante seria ter alguma similaridade entre os 2 ... nao essa disparidade de 10% no AVG
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 19:43
Originalmente postado por brasilia brasilia escreveu:

sim concordo q o NP é um indicador melhor do treino, mas para um treino de pelotao ou c vacuo como o seu treino dos dados, o NP será tendencioso para cima e neste caso seria sim melhor o AVG ...
 
 
Aqui eu não entendi, pq o NP será tendenciosa em vacuo ou pelotão? Confused
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 19:58
Brasília - minha teoria para o efeito que você observou - veja como é variado o arquivo de treino do Landim.
VI 1,35 ou 1,42, para os dois aparelhos!! É muito, mas muito descontínuo, desigual, com longos trechos de baixa potência, e arrancadas, picos, etc.
A NP valoriza as potencias altas, ou seja, picos de potencia pesam muito na NP.
E picos de potencia acontecem em acelerações fortes, sprints ou subidas, onde a componente maior do esforço é a inércia, e não a resistência do ar - daí, os grandes esforços devem ser parecidos, tendendo a "igualar" as NP, porque dependem, no iBike, da precisão do acelerômetro/altímetro do iBike, e não do anemômetro, que serve para estimar a resistência aerodinâmica.
Assim, num treino muito variado, com arrancadas e sprints, a NP vai dar mais próxima do que a AP, que será mais influenciada caso hajam longos trechos de potencia muito baixa, com registro alterado por erro por estimativa do arrasto aero num trecho andando na roda.
Caso todo o treino fosse de roda, num nível contínuo de potência, VI mais na faixa do 1.1, como é comum, normal, nos meus treinos, NP e AP tenderiam a mostrar valores mais próximos, e com diferenças percentuais mais próximas, também.


Editado por Clythio - 29 Jul 2009 as 23:41
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 22:50
Apanhei mas to pegando o jeito denovo, ta ai:

Sprint de sábado, 53x19, nos drops, posição de sprint obviamente. em subida 4,5%, 2min esse intervalo da foto.





Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 23:07
Quem quiser os arquivos WKO pra analisar é só pedir que eu envio sem pro!!!Thumbs Up
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 23:47
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Apanhei mas to pegando o jeito denovo, ta ai:

Sprint de sábado, 53x19, nos drops, posição de sprint obviamente. em subida 4,5%, 2min esse intervalo da foto.


Valores muuuiiito equivalentes, mas não entendi uma coisa:
Normalmente, num sprint de marcha leve - 53x19 - o pico de potência é imediato, no início do "bloco", porque depois da cadência subir, se for no plano, fica difícil manter a aplicação da força - dá limite de giro, mas com 4,5% de subida não acontece isso, não.
E no entanto, os valores do iBike parecem defasados no tempo, deslocados para a direita, como num sprint em que se embala sentado para explodir do meio para o fim.
Como foi esse sprint na prática, Landim? Qual o perfil que representa mais os tais 10 segundos de sprint, na tua opinião?
Que tal mostrar também os valores de velocidade, para podermos ver se partiu devagar, e onde aplicou a potência?


Editado por Clythio - 29 Jul 2009 as 23:49
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 01:04
Na pratica foi o seguinte, estávamos em 3, eu na frente, não quis sprintar pesado pois tinha malhado na noite anterior e na verdade eu nem tinha mais perna pra sprintar, só não podia perder desse meu colega que é muito chato e me torra a paciencia. Então eu tentei ver se dava certo despachar ele só na arrancada. Então foi o que eu fiz, e quando eu olhei pra tras ele tinha ficado ai acelerei denovo e denovo, ja morto, por isso os dois picos menores.



Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 91>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X