Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos, eixos e cones:  manutenção
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos, eixos e cones: manutenção

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubos, eixos e cones: manutenção
    Postado: 02 Ago 2015 as 10:44
Bom dia, pessoal!

É o seguinte.  Estou com minha SPZ Sirrus Sport (SSS) 2009, com mais de 7000km.  Como nunca tinha tido uma bike de boa performance, então deixei a manutenção de alguns itens para ver até onde seria possível ir (mas juro que não havia pensado em passar dos 10000km), até porquê, não estava tendo muito tempo para fazê-la.  Pois bem, pode ser por conta de uma chuva que peguei há algum tempo e que por essa razão a graxa dos cubos tenha sido contaminada (apesar dos retentores estarem íntegros), então notei que a rolagem livre de ambos não estava 100%.  Resolvi desmontá-los, certo de que ou os cones ou cones e esferas já estariam com problemas (isso se fosse esferas, rs... considerei que pudessem ser rolamentos).
Bem... com 7000km, as esferas estão boas, bacias, retentores e a graxa não estava tão ruim assim.  Entretanto, os cones estão um pouco comidos e sei que isso só tende a piorar, mesmo com lubrificação (e acho que favorece até a quebrar esferas, muito embora todas elas estejam boas, o que me deixou surpreso).

O que estou em dúvida, e devo tentar sanar amanhã indo na Fuji Bike, é se por acaso vendem os cones avulsamente ou, se pelo menos vendem os eixos com os cubos.  Não há uma especificação de qual cubo a SPZ usou nessa bike, a não ser que era um cubo da SPZ, rs...

Caso não seja possível encontrar as peças internas do cubo avulsas, há outras soluções possíveis?... É que não quero mexer no cubo inteiro só por causa desses cones e pelo que pesquisei na net, não encontrei peças internas para reposição.

Muito obrigado a quem puder colaborar.  Bom domingo e bom pedal pra quem, diferente de mim, rs... foi pedalar e deixou a manutenção para outro dia... rs...
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 12:46
O eixo e padrao e vem com o cone.Quando vc compra na loja ele vem assim.



Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 12:49
Posta uma foto do seus cones ai pra gente ver
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 13:16

Oi.  Então... mas acho que pode variar se for europeu ou americano, não?... Lembro que antigamente haviam problemas assim e me deparei com isso hoje cedo, pois não consegui instalar os cones de um eixo antigo que tenho guardado por aqui, pois elas não entram (muito embora os eixos sejam de tamanhos parecidos).
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 15:30
Opa, gostaria de socializar minha experiência, pois passo pelo mesmo problema.
Peguei a imagem do colega para ajudar a explicar o que ocorre:

Veja aonde tem as setas, uns pontos prateados nos cones, isso é desgaste em excesso. Sei disto pois os cubos que vieram na minha bike também nunca foram abertos, e resolvi mandar trocar as esferas apenas, e o mecânico me disse que o eixo dianteiro está igualzinho o seu, com os cones corroidos... Segundo ele dá para usar, mas eu fiquei meio com o pé atrás e fui procurar esses cones da Shimano, mas advinhem? Agora não se encontra em lugar nenhum! E o problema é, que cubo Shimano tem de ser peças originais Shimano, como as esferas que compreiOuch
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 15:35
Isso e perfeitamente normal,quando ta muito desgastado forma-se uma trilha.Passando a unha vc ate sente uma depressao.Mais o fato de ficar prateado e perfeitamente normal,se vc passa a unha e nao sente sulcos nem imperfeicoes(pequenos furinhos) ta tudo certo.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 15:48
Questao do tamanho e o seguinte,cone de blocagem e diferente de cone de eixo de porca,mais no caso sendo blocagem e padrao.Tem algumas variacoes tipo eixo dianteiro tem 9mm e 20mm(dh) traseiro tem algo em torno de 13mm,mais se vc tive com duvidas e so pegar o seu e levar na loja,mais o seu traseiro ta bem bonzinho ainda viu.(pelo menos daqui aparenta estar)o seu dianteiro parece ser comum 9mm isso e barato e encontra em qualquer loja.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 16:09
Nao precisa ficar preocupado nao carlos,a menos q esteja muito muito destruido mesmo.ai um com 22 anos de uso e mais de 60mil



Vou usar ate a bacia do cubo corroer hehehe.
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 18:05
Então... rs... na verdade o dianteiro está melhor que o traseiro, é que tive que reduzir a imagem para postar, rs... E a postagem reduz um pouco mais... rs...  Vou ver se encontro cones compatíveis amanhã, aí depois posto os informes ;)
E, que maravilha, cubo com 60000?... rs... Parabéns, rs...
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 19:18
É so dar manutencao q o seu vai longe.Eu nem trocaria o eixo ainda.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 19:59
Mas já tá assim!
Nem peças de reposição tá tendo mais...

Fica complicado viu!

Carlos!
Mantenha eles lubrificados,e com manutenção em dia, que rodam muito ainda.
Mas, se eu fosse você, eu procuraria as peças para reposição, só para desencargo de consciência ;).

T+

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 20:19
Pois e aproveitei q abri o meu pra mostrar o eixo e fui dar uma limpeza e lubrificada,algumas esferas perderam o cromo ,dai fui ver o preco 40 pratas 28 esferas shimano.Outro dia procurei um freehub 24/27 = 90 reais...foda é isso,quando vc acha e faz as contas sai mais caro q comprar um par novo.Negocio e manter a manutencao mesmo.
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2015 as 08:13
Achei que seria complicado encontrar as peças, mas não foi.  Gastei r$7 no eixo furado dianteiro e r$9 no traseiro.  Agora as rodas estão novas ;)  Entretanto, não vi esse tipo de peça disponível on-line nas lojas.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2015 as 11:27
Isso e normal,as lojas so poem algumas coisas no site,falei q isso era barato.
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2015 as 14:28
Esses cubos que vocês estão se referindo são Shimano? Se for até que não é difícil encontrar peças de reposição, o problema é que geralmente só vendem o kit (eixo, cônicos, esferas, guarda pó) e o preço não é muito convidativo.


Só pra terem um ideia:

http://www.fujibike.com.br/eixo-traseiro-shimano-para-m535-146mm-completo-p-4046.html

http://www.dksbike.com.br/P-000009932-EIXO-CUBO-DIANTEIRO-SHIMANO-WH-M505-108MM-%284-1-4%29.aspx 

http://www.techteambikes.com.br/eixo-cubo-dianteiro-shimano-deore-hb-m595-p3002/





Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2015 as 15:10
Entao,dependendo do cubo ate pode valer,no meu caso como um c-10 de 1993 pra 21 marchas nem compensa.Acho q o macaquinho do freehub tbm ta prestes a estourar,a catraca ja nao faz mais barulho.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X