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A BIKE QUE FEZ SUCESSO QUASE 10 ANOS SEGUIDOS !! |
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Jassa
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Postado: 11 Mai 2009 as 13:29 |
Blz Pessoal.
Vou colocar aqui, uma bike que fez muito sucesso nos anos 90, começou em 1992 e foi sucesso de vendas até 2000, trata-se de uma bike que tinha a função de ser uma DownHilleira, passou pelo Cross Coutry (Sem muito sucesso, devido ao excessivo "Bob" e o peso) e era muito desejada pelo desenho futurista da época e seu apelo estético de alumínio polido, entre outras particularidades.
Como as bikes da "SAN ANDREAS" eram pesadas e pouco funcionais, dirigibilidade complicada, pois era muito lenta nas manobras e para o dia a dia, ainda assim ela ainda é fabricada e tem seu espaço na história do MTB.
Eu já tive o prazer de pedalar uma, realmente não faz meu gosto, muito macia, muito Bob, muito pesada, mas faz sucesso quando vc sai prá desfilar.
Na sua origem, a maquina modelo de 1992.
Reestilizada, mas sem perder a majestade.
Manutenção dos pivot's muito simples, caracteristica das full's monopivot !
Não deixa de ser linda !
Outra configuração.
Modelo "Rabo duro "
Detalhe para o formato do quadro em alumínio !!
Editado por Jassa - 11 Mai 2009 as 13:29 |
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BALOG
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Jassa... bem lokas mesmo... a marca é Mountain Cycle... mas essa ai não foi a primeira não.
1990:
1992:
San Andreas DHS:
San Andreas DNA, 7.75" de curso:
SIN:
ShockWave:
ShockWave 9.5:
AfterShock:
Eles tinham também freios a disco de marca propria... alguns hidráulicos e outros modelos com cáliper hid´raulico e acionamento a cabo... a Pro Stop.
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Jassa
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Blz Balog !!
Com certeza!!! A preta que vc postou, era um protótipo, poucas foram fabricadas, porque a concepção dela era muito pesada, até criarem os caixões de alumínio, depois de 1990 a 1994, eram as mesmas bikes, mudando pinturas e grupo de peças, somente em 1995, elas tiveram algumas mudanças muito sutis e vieram acompanhando algumas mudanças de estilo.
As restantes que vc postou (com exceção a pequena), já eram modelos FREERIDER e tambem usadas para DownHill.
Os freios dela só serviam nela, era muito caro, grande, pesado e pouco eficiente, na época eram todos mecânicos, somente quando a HOPE criou o Hidráulico em 1995, é que as coisas começaram a melhorar.
Eu particularmente, não considero as San Andreas (elas eram conhecidas por esse nome, quase ninguem falava MOUNTAIN CYCLES) para Freerider, a continuidade do que elas eram, até porque, é uma modalidade muito nova, mas como complemento da marca, tá valendo !
O modelo DNA já é um modelo do novo milênio, e ela não é mais referência como era os modelos da década de 90.
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BALOG
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A mudança do inicio da decada de 90 pra frente foi basicamente a torre do selin, seat tower... evoluiu bastante com o passar do tempo.
A Mountain Cycle é a marca... San Andreas é o modelo.
A preta que eu postei foi fabricada sim... chama-se Shock Wave... eu tenho uma MBAction com um teste dela... a suspensão dianteira era uma ATZ Racing T-Rex de 7" de curso e os freios Pro Stop ja totalmente hidráulicos, sem acionamento a cabo.
A SIN e a DNA são bem voltadas pra FR mesmo... tinha um modelo chamado Tremor tbm:
As de DH eram inicialmente a San Andreas DHS, que em vez de 4,5" de curso, tinha 6". To procurando uma foto da mais loka que eu ja vi... via anunciada em todas as revistas gringas na época mas num acho na net... com Rock Shox DHO, rodas HED de carbono e freios Pro Stop...
Depois veio a ShockWave, que evoluiu pra ShockWave 9.5, que existe até hoje... essa sim foi meu sonho de consumo por um tempo.
Hoje eles tem um modelo pra Slopestyle bem legalzinho... a Battery:
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Jassa
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Outro detalhe que esqueci, quando a modalidade de Downhill criou proporções maiores, já em 1992, as provas eram extensas e não permitiam que vc tivesse bikes pesadas, porque as provas eram por tempo e existiam muitos trechos do percurso onde o piloto tinha que pedalar, vc poderá notar, que as bikes de DownHill eram todas compactas e tinham muitas Hard Tail's na ocasião.
A San Andreas, era uma bike que não tinha um espaço definido, porque ela não se encaixava em nenhuma modalidade, mas estava sempre presente na mídia e na preferência de muitos que achavam ela uma moto de pedalar.
Lembro muito que o apelo visual dela, superava a sua performance, quem tinha uma não estava preocupado se ela era boa ou não, ela era simplesmente muito bonita e impunha respeito.
Não existe registros oficiais de que alguma San Andreas tenha ganhado algum campeonato de qualquer modalidade, existem bikes para serem admiradas, desfilar e existem bikes para vc ganhar provas e pedalar mais.
Infelizmente, apesar de todo o sucesso que a Mountain Cycles, conquistou, ela não era uma bike expressiva nas competições.
Isso só passou a mudar por volta de 1999, quando o perfil das provas mudou, para um cenário mais técnico e percursos mais curtos, mas mesmo assim, ela era inapropriada para as provas mais técnicas ainda, pois ela apesar de robusta era muito lenta em manobras.
O sucesso de uma bike, pode ser trilhado por vários caminhos, a San Andreas, foi inspiração prá muitas bikes que existem hoje, mas sua existência com uma bike de competição foi pouco expressiva.
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Jassa
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Desculpe Balog.
Eu sei que a San Andreas é o modelo, eu ainda tenho o hábito de chamar as bikes da "Mountain Cycles" de San Andreas, como todos faziam na época, a transição do modelo Shck Wave ( a primeira concepção, a preta) que vc citou foi curto, poucas foram fabricadas, havia uma coisa que hoje é impenssável de fazer que é colocar protótipos a venda, muitas bikes daquela época eram irmãs de protótipos, o mercado de bikes no início dos anos 90 era uma loucura, todos tinham que apresentar novidades, elas pipocavam a todo momento e neutralizavam a anterior e os fabricantes diziam a cada instante que tinham encontrado a bike perfeita a todo momento, não tinha algo ou alguem que pudesse descrever técnicamente tudo que existia, até porque tudo era novo, não tinha piloto que conhecesse a fundo todas as bikes para ter parâmetros de referência e dizer... "Essa bike se comporta assim porque falta isso ou aquilo ".
O que se fazia era comprar a bike usar, vender, comprar outra, usar, vender e comprar outra e assim vc encontrava a bike mais próxima do ideal.
Uma coisa tambem que ninguem imagina, é por exemplo vc estar pedalando uma full da época, e não saber por exemplo, que vc não conseguia fazer render a pedalada porque uma full dava "Bob" !!! Isso era uma coisa que ninguem conhecia até ver que o balanço da traseira, consumia as forças, que os freios traseiros das full's não funcionavam e ninguem conseguia saber porque e não conseguiam solucionar o problema. Depois, as full's eram muito pesadas, era um dilema entre pedalar e ter uma bike diferente.
Muito se aprendeu lá trás, as custas daqueles que amavam bikes, compravam e curtiam, indiferente do mercado estar fazendo certo ou não, eu fui vítima disso, eu digo isso, porque me deparei com problemas que não deveriam existir, mas como para ter uma full se pagava qualquer preço, esses "detalhes" pouco importavam.
Editado por Jassa - 11 Mai 2009 as 15:40 |
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Black Aypim
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Fiz uma trilha umas duas semanas atrás que conheci um cara com um quadro desses q ele ganhou de um amigo no Japão. Vou te dizer q a bike não era pesada não. Tinha lá seus 14kg mais ou menos. Parecia ser bem ribusta e o dono era muito satisfeito com ela. |
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Jassa
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Isso depende Black Aypim.
Prá mim uma bike de 14kg é pesada e para outros não, alem disso, existem outros detalhes que deixam a desejar, qualquer bike modesta e nacional pesa isso, não posso aceitar uma bike top que seja pesada e apenas ser bonita, o que sempre eu penso, é que deve existir algo de compensador numa bike para valer a pena e com certeza, adição de peso não é a prioridade para quem pedala.
Se o seu amigo está satisfeito, é porque muitos já compraram e estão satisfeitos com ela tambem, o meu ponto de vista é desportivo e não recreativo, uma bike como a San Andreas, não está a altura de outras bikes da época para competição.
Em provas dos anos 90, as bikes pesavam em torno de 10kg. e a San Andreas não chegava a menos de 12kg. muito bem tunada.
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BALOG
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Tem uns que são realmente aficcionados!
Editado por BALOG - 20 Mai 2009 as 14:11 |
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Black Aypim
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Ele me disse q ia pesar ela pra tirar a prova da balança. Se esbarrar com ele de novo vejo se tiro umas fotos. 10kg numa bike rígida tudo bem, mas 13kg em uma full de aluminio já é um feito e tanto, 12 então... |
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Igor Miyamura
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Nem me fala.
Nessa época meu salário inteiro era só pra bikes. Tive tantas que até perdi a conta. Mas não me arrependo de nada pois serviu de excelente estudo para minha vida como frame builder.
O que matava era que muitos colocavam bikes ineficientes a venda e as mantinham muito tempo em suas linhas. Honestamente considero a trek Y uma delas. Um exemplo tipico de como o mkt pode superar o bom senso.
Acho que a primeira full acertada que tive foi uma GT LTS. Puta bike. A outra foi a STS que infelizmente sofreu com a patende do 4link da SPZ. A GT tava no caminho certo. A heckler de 98 tb deixou saudade.
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Igor Miyamura
http://www.igormiyamura.blogspot.com www.igormiyamura.blogspot.com |
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Jassa
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Blz Igor !
Existem coisas nessa vida que são difícieis de quebrar, como a resistência que muito tem de admitir que alguns conceitos não funcionam e na maioria das vezes fica refens do marketing voraz de algumas empresas.
Afinal, ninguem aceita o fato de comprar um elefante branco e não conseguir se livrar dele, por não funcionar ou ter passado boa parte do tempo alimentando uma ilusão.
Com certeza a GT LTS, foi uma revolução na época, inclusive, depois do lançamento do modelo em fibra de carbono, começou a mania da FB.
A SANTA CRUZ, que em 1994, lançou o modelo monopivot, Superlight, tambem fez revolução, juntamente com outras bikes que usaram o Horst Link, patenteado posteriormente pela SPZ.
A TREK Y-33 e suas irmãs, estavam mais prá modelo de guitarra do que bike, elas pareciam umas molas, ficavam pulando sem parar e afundavam nas arrancadas, consumindo do torque do pedal, era um fiasco.
Já em 1995, quando lançaram ela já vinha trazendo o fracasso da outra TREK anterior a ela, a TREK 9000 Full, outra porcaria, pesadíssima e tinha uma flexão lateral medonha.
Coisas da época né !!!
Hoje tambem tem umas bikes safadas, escondidas por trás de uma boa propagandazinha, explorando tecnologia alheia e se dizendo pioneira, mas é bom eu não falar nada, tem uns caras aqui no forum que gosta muito de mim !!
Essa são prá vc morrer de saudades !!!!!
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Igor Miyamura
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Nossa jassa, vacilei... quis dizer RTS e não LTS (que tb funcionava bem). É tanto nome que começa a confundir. hehe
A RTS foi a primeira que usei que achava viavel em subidas.
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Igor Miyamura
http://www.igormiyamura.blogspot.com www.igormiyamura.blogspot.com |
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Cebo
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A RTS tinha aquele desenho que praticamente travava a traseira quando entrava o torque das pedaladas, né? A LTS era fodona, uma amigo meu usou um quadro dessas até o coitado rachar.
Falando em bikes que marcaram época, acho que não da pra deixar de lados as Super-V. Tive outras bikes full depois dela, mas nada se compara a suavidade do pivo único colocado entre a coroa pequena e a média. Tive uma daquels SPZ FSR mas acho que a traseira não obsorvia porrada tão bem quanto a Super-V. Mesma coisa vale pra super-8 que eu tive depois. Aquel pivo alto e o curso elevado tinham um efeito, no mínimo, estranh na hora de pedalar. Era bike pra DH mesmo. |
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Jassa
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RSRSRS....
Tudo bem Igor.
Quando eu comprei a Amplifier, eu era louco pela RTS (Não existia ainda a LTS), lembro que tinha uma em exposição na CARVALHO'S BIKE no Paraguai e eu ficava babando naquela bike polida, no entato, quando descobri que o curso dela era um pouco pequeno, eu parei prá pensar até que em 1994 somente, eu optei pela Mongoose e não me arrependi, ela ainda é uma bike com links atuais, apesar da pouca tecnologia de uma forma geral.
Tinha um Vídeo na época, com Hans Hey que mostrava o link da RTS em funcionamento e era demais ver aquilo.... Foi o auge da GT no Brasil, foi uma bo época.
(Eu ví que vc colocou "STS" mas fiquei imaginando que era a "RTS" mesmo )
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Jassa
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Cadastrado em: 05 Mai 2006 Limeira SP Offline Mensagens:3974 |
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Putz...Cebo !
Eu nem vou comentar sobre essas duas bikes, mas elas eram divertidas, mas deixavam muito a desejar.
Eu tinha um amigo que tinha a SPZ, o cara não ficou com ela 06 meses, pedalei muitas vezes com ele e não era lá essas coisas, não tinha ajuste traseiro nenhum, ou era mole ou quase travado na mola o cara desencantou rápido, até porque ele via como a minha funcionava e a dele não parecia nem um pouco.
A Super-V, como a maioria das bikes monopivot da época, era, muito pouco resolvidas, mas como vc mesmo disse, tava mais para DownHill mesmo.
Não fique chateado com meus comentários, mas quando eu deparava com essas bikes por aí, não tinha como fazer uma análise e perceber que algo faltava para essas bikes serem o ideal, os cara que tinham essas bikes tinham pouca autonomia de pedal, porque eram pesadas e consumiam muita energia, a minha nessa época pesava 11,5kg. enquanto a maioria ficava em torno de 15kg.
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C.leandro
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Cadastrado em: 29 Abr 2008 rio de janeiro - rio de jan Offline Mensagens:572 |
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Fala !
Jassa, você não disse que iria abrir um tópico somente falando das GT'S ?
Também tive todas as fulls da GT: RTS-2 em 1995, LTS- 2 em 1996, LTS-3 e STS(thermoplástico) em 1997-1998.
Se eu tivesse $$$ sobrando hoje, compraria todos os quadros a venda no Ebay, para montar alguns com peças atuais.
As Trek's Y eram horríveis de se andar, mas eram lindas( principalmente as Blues-Reds), meu amigo tinha uma azul, se decepcionou tanto, que vendeu...
As C'dales, na época as V700 azuis que dois amigos tinham aqui...sem comentários..nunca gostei.
Só tive o prazer de andar por duas vezes na Amplifier, do Representante aqui no Rio, foi a melhor com certeza dentre as duas citadas anteriormente, além de bem leve...
A SPZ da época nunca tive a oportunidade de andar.
Vou escanear as fotos das minhas...
Valeu.
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"GTbicycles: The ride of your life!"
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BALOG
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Cadastrado em: 13 Abr 2005 São Paulo - SP Offline Mensagens:1951 |
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Cannondale Super-V?
Em 98 eu vi pela primeira vez uma Super V DH 4000... akela vermelha com shock FOX Alps 5R, suspensão HeadShock Moto 120, invertida, freios Sachs.... coisa de loko, haha... eu tinha 10 ou 11 anos e fiquei louco, huaha!
La pra 2003 eu realizei esse sonho... não por inteiro... mas apareceu uma dessa meio depenada, varias peças trocadas... e eu nem pensei... comprei na hora, huahuaha!
Ai como ela deveria ser:
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Heheheheu eu gostava tanto da minha super-v que se eu encontrar uma hoje em dia compro na hora. HAUhAUAUAHAU o quadro era rígido pra caramba e o sistema muito simples. Não era lá essas coisas pra subir, mas a linearidade e a capacidade de atropelar tudo pelo caminho eram muito boas na hora de descer.
Não adianta, eu gosto mesmo de ir pra baixo. Mesmo que isso signifique não subir tão rápido quando eu poderia. Não é a toa que minha bike tem guidão riser e mesa de 60mm. |
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Jassa
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Cadastrado em: 05 Mai 2006 Limeira SP Offline Mensagens:3974 |
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Pô Leandro !!!
Estou devendo mesmo !! É que estou trabalhando fora agora e não tenho como dar mais atenção no forum, chega final de semana é só pedalar e dormir hehehehe
Com certeza, essas bikes tem valor e história (GT'S), ter a oportunidade de ter todas da época é para poucos, pena que vc não as tem mais
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Jassa
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Balog.
Eu tenho uma prova gravada em vídeo de 1997 (acho eu), que Milles Rockell (acho que é assim que se escreve!), que corria para Cannondale na época, ele usava uma dessas (V DH 4000).
O cara pagou um pau prô Jurgen Beneke, que já era campeão dois anos seguidos em Mammoth Mountain, ele ficava na frente de Beneke, sem as mãos no guidão só olhando prá trás, como que esperando a reação de Beneke, isso numa distância de mais ou menos 30 metros e para acabar, o cara antes da linha de chegada, começou a comemorar, tirou as mão do guidão, o guidão começou a chaquallhar, ele abraçou o guidão e não teve como, ele capotou uns 3 metros após passas pela linha de chegada. E venceu !!!
O cara louco é esse aí !!!!!!!
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Cebo
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Amigo Jassa.
Esse negócio da Super-v é meio louco, é coisa de paixão acho. Lá na gringa, nego compra quadro de super-v e coloca balança de Jekyll pra ficar com muito curso atrás (6,5 pol) e com aquela frente curtinha que só a Super-V tem. Eles chamam essa mistura de Uber-V. Sou louco pra ter um treco assim. Sei que existe coisa muito melhor. Mas, paixão é paixão. Editado por Cebo - 22 Mai 2009 as 19:45 |
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BALOG
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Num sabia dessa Frankenstein Uber-V.... deve ser no minimo divertida, hehe... bikinha legal mesmo!
Acho que tinha essa paixão pq a minha primeira bike foi uma Cannondale Killer-V.
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Mafu
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Só corrigindo, o Horst Link não foi patenteado pela Specialized e sim pela AMP Research, à época fabricante das bikes AMP. Os direitos de patente foram adquiridos pela Specialized que possui exclusividade em seu uso e licenciamento. A patente é de nº5,509,679 de 04/23/1996 Patentes da AMP Eles também produziam garfos com links, não-telescópicos. Seguem o link sobre a bike e suas patentes: Bike AMP |
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Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa. |
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Jassa
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Blz Mafu.
Prá começar, vc não está corrigindo nada, vc está acrescentando.
Depois, já que vc sabe tanto que tem até o numero da patente, desenho esquemático e a marca da bike que usou o sistema de link.
Me responda então, porque a bike foi criada em 1992 pelo "Dad" e a patente só saiu em 1996?
Já que vc "corrigiu" um erro, conhece o assunto, está familiarizado com os acontecimentos da época, certamente deve ter a resposta para minha duvida.
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Rover
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Jassa, você é o cara...e tenho dito.
Gostei bastante do tópico e da participação do pessoal na busca dessas raridades. Abração |
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Mafu
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Se você se refere a bike AMP, a resposta é simples: a data da patente que vale é a da última atualização. O sistema Horst Link, atualmente conhecido por FSR, foi criado pela AMP, não sei exatamente em que data, mas provavelmente a data inicial se refere ao modelo abaixo: Que era o B3, primeiro modelo full da AMP, já com o Horst Link. Posteriormente foi criado o B4: E o B5, cuja semelhança com as SPZ já são bem visíveis: Essa data de 96 se refere ao último modelo que incorporou o Horst Link das patentes anteriores. Não quero dar uma de sabichão aqui não cara. Só que eu acompanhei o desenvolvimento das suspensões nesse período, bem como de toda a tecnologia que foi sendo incorporada às bikes. Apenas gostaria de compartilhar um pouco do que aprendi. Um grande abraço. |
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Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa. |
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Jassa
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BLZ Mafu !!!
PARABENS GAROTO !!!!! DÁ ATÉ GOSTO DE VER UMA RESPOSTA ASSIM !!!
Eu lí muito sobre isso tambem, só que foi em 1993, quando eu comprei a minha AMP B3.
Pesquisou bonito eim !!!!!!!
Quanto a ser sabichão eu não sei, só sei que se eu não coloquei no contexto este detalhe, isso não faz com que vc corrija algo que não foi perguntado. Certo?
Outra coisa, patentes não são corrigidas ou acrescentadas, são criadas novas patentes, até mesmo um parafuso numa posição diferente, justificada por algum motivo, já é razão para uma nova patente.
A Criação da AMP B3, foi copiada e ninguem pagou pelo uso da patente dela, até hoje se usa e conheço poucas empresas que assumem que é uma Horst Link.
E depois, os mais leves e eficientes freios a disco da época eram AMP DISC, estes freios brigam com qualquer um existente hoje (de sistemas a cabo).
E tem tambem os amortecedores F-4 BLT com 80mm de curso que são muito mais leves que um World Cup e tem um funcionamento muito superior por ser um sistema de paralelogramo, do F1, articulado e baseado no trem de pouso dianteiro do caça F-111.
Editado por Jassa - 01 Jun 2009 as 22:39 |
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Mafu
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Isso aí man.
Eu também li muito sobre isso nos anos 90. Eu fui o segundo assinante da MTBAction no Brasil. Tinha pilhas das revistas em casa. Ainda me lembro do Richard Cunninghan com cara de garotão, cabelos enrolados e óculos (cara de maluco) e seus artigos na revista. Hoje o cara é um senhor de cabelos grisalhos. Eu sonhava em descer na Mammuth Mountain (lembra-se do Reebook Eliminator?) com uma bike daquelas de coroa 52 e, de preferência, com uma Tioga Disk (como a do Tomac). Não tinha cash pra ter, mas acompanhava cada detalhe da evolução das bikes e suas peças. Fiquei um tempo sem acompanhar essa evolução (final dos anos 90 e início dos anos 00), mas nunca me desliguei porque é uma paixão. Desenvolvi um monte de 'projetos' de peças e sistemas e tive a alegria de ver um 'projeto meu' ser comercialmente lançado, algum tempo depois de eu ter feito o primeiro desenho: o canote telescópico. Meu protótipo ficou pronto em 99. Como não patentei, não posso nem alegar. Muito bom ter pessoas que conhecem a história do MTB conversando em alto nível. Um grande abraço |
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Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa. |
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BALOG
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Cadastrado em: 13 Abr 2005 São Paulo - SP Offline Mensagens:1951 |
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Porra Mafu... me surpreendendo... vc que vive me elogiando vem com uma dessa, haha... boa! Eu num sabia!
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Jassa
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Cadastrado em: 05 Mai 2006 Limeira SP Offline Mensagens:3974 |
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Pois é......Eu tenho a fita de video "KAMIKASE 1989", John Tomac descendo com uma rabo duro, quando ele ainda estava na MONGOOSE e tambem sempre babei descer MAMMOTH MOUNTAIN, sempre estou assistindo e lembrando com era divertido aquela época !!!
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Mafu
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Cadastrado em: 14 Ago 2008 Campos/RJ Offline Mensagens:3542 |
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Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa. |
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felipeviegas
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Cadastrado em: 10 Mar 2009 São Paulo Offline Mensagens:161 |
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Caraca!!!
Vocês me lembraram do Rebook Eliminator! Fala sério! E há tempos que eu gostaria de achar esse vídeo!! Eu tinha isso gravado em VHS e assisti muitas e muitas vezes!! Esse Myles Rockwell perdeu a corrida nesse ano, mas ganhou uns vários anos seguidos depois, no ano seguinte (ou depois, sei lá), caindo no final até... passou a linha de chegada arrastando no chão.. hahahaha Muito bom!! Bons tempos! Abraços |
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Felipe V. Rodrigues
"Anybody who rides a bike is a friend of mine" - Gary Fisher |
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Fabio
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O curso da RTS não era 10cm?
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Fabio
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Nesse vídeo tem ele olhando para trás sem as mãos no Eliminator de 94, mas não é nesse que ele caiu. Aliás, tem partes desse DH q eu parece ser mais fácil o Lisboa Downtown com as bikes atuais do que o Reebok Eliminator com essas bikes dos anos 90. |
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Jassa
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Cadastrado em: 05 Mai 2006 Limeira SP Offline Mensagens:3974 |
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Eu tenho isso gravado tambem !!!
Jurgen Beneke, já estava no fim de carreira, Milles estava chegando com a nova safra de atletas e praticamente iniciando uma nova era de MTB.
Essa que ele caiu tambem tenho, foi na linha de chegada, ele foi comemorar antes de passar a linha, a frente começou a dançar, ele abraçou a frente toda da bike e passou a linha de chegada.
O cara era marrento mesmo !!!
Tenho uma tambem, onde Brian Lopes ficou no Vácuo do Beneke toda a descida de Mamoth Moutain em 1995, com sua Amplifier (sim! correndo com a minha bike ! ), quando ele decidiu ultrapassar Beneke, ele deu um sprint louco, tentou passar entre a cerca e Beneke e Brian levou um put$# capote espetacular e perdeu a prova faltando uns 200 metros.
(Preciso passar tudo isso em DVD logo !! )
Editado por Jassa - 06 Jan 2010 as 13:27 |
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Jassa
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Se fosse 10cm eu teria guardado até hoje !!
Era de 6cm !!! ou 60mm.
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Fabio
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Eu achava que era 4".
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Hugo_Linhares
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O duro desses tópicos do Jassa é que a gente abre e não fecha enquanto não vê tudo, hehehe...
Tópico excelente... coisa que anda rara aqui no fórum.
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http://twitter.com/hugo_linhares
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andrefub
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Jassa,
Achei esse quadro no site da moutain cycle, ele deve ser a evolução do San Andreas: http://www.mountaincycle.com/ |
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Bom Pedal...
Sempre |
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