Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Lubrificante de bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Lubrificante de bike

 Responder Página  <1 1314151617 32>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
EuroBike Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jul 2015
Dublin-IE
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar EuroBike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2015 as 01:17
Eu uso Finish Line de cera.

Acho boa a lubrificação e não forma graxa. 

Eu usava o finish line verde (acho que é o úmido). Atendia, porém a corrente ficava um "lixo" de tanta graxa que formava. Era encostar nela e ficar todo marcado.
Voltar ao Topo
Rafael Alpi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2015
Botucatu
Offline
Mensagens:154
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Alpi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2015 as 01:46
Originalmente postado por EuroBike EuroBike escreveu:

Eu uso Finish Line de cera.

Acho boa a lubrificação e não forma graxa. 

Eu usava o finish line verde (acho que é o úmido). Atendia, porém a corrente ficava um "lixo" de tanta graxa que formava. Era encostar nela e ficar todo marcado.

Tbm uso o FL de cera, gostei muito dele e essa semana acabou, qdo fui na loja comprar só tinha o úmido da FL, realmente forma uma graxa e da muito mais trabalho para remover durante a limpeza, mas a lubrificação é boa.

O próximo que vou testar será o squirt a base de cera.
Rafael
First XC 29er
Voltar ao Topo
Gordontb4 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:373
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gordontb4 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2015 as 01:58
Finish Line é excelente , o problema é o acumulo de sujeira que faz a corrente ficar preta logo no primeiro pedal pós-lubrificação..
Atualmente uso um óleo de motor pouco viscoso (5W-30 ) .. sempre após remover toda a sujeira e excesso do conjunto de transmissão..
Tenho ótimos resultados apesar de continuar a sujeira.. mas uso o óleo por uma questão de CxB ,pois 1 litro custa 25-30 reais e dura uma eternidade.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2015 as 10:43
Originalmente postado por EuroBike EuroBike escreveu:

Eu uso Finish Line de cera.

Acho boa a lubrificação e não forma graxa. 

Eu usava o finish line verde (acho que é o úmido). Atendia, porém a corrente ficava um "lixo" de tanta graxa que formava. Era encostar nela e ficar todo marcado.

Já que esse Finish Line de Cera não forma graxa, vou comprar para testar!
Valeu, amigo! Clap


Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2015 as 12:25
Dizem que o squirt não gera graxa, mas devo estar fazendo algo errado.pois no primeiro pedal já tem graxa. E junta sujeira, também.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2015 as 01:11
Esse FL Cera acaba muito rápido o efeito... como se "evaporasse"... parece até que tem álcool na bagaça!

O melhor Finish Line imagino que seria aquele vermelho, com Teflon...

O Squirt todos dizem ser o melhor, mas parece que tb precisa reaplicar muitas vezes...
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2015 as 07:37
Originalmente postado por ltadeu70 ltadeu70 escreveu:

Dizem que o squirt não gera graxa, mas devo estar fazendo algo errado.pois no primeiro pedal já tem graxa. E junta sujeira, também.

eu tive a mesma impressão, e testei bastante. Nunca consegui zerar um barulhinho da corrente, ficava uma "graxona" preta na corrente, e se tivesse que colocar a mão nela, era pior que óleo. LOL

esses dias tive que trocar o óleo do carro, e mandei um litro de óleo sintético a mais. Diluindo com um litro de thinner, já tenho dois litros de lubrificante. Nunca mais vou precisar comprar Tongue

agora, o que eu fiz esses dias que não fazia faz tempo foi limpar a corrente com detergente e suco de limão. Pra quem não fez ainda, recomendo. Limpa muito, e muito fácil. Se eu lembrar vou deixar a corrente ficar sujona e tiro umas fotos. 
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2015 as 09:43
Eu até limpo a relação frequentemente, com aquele Ciff. Ainda vou testar o óleo de carro, mas meu vidrinho de Squirt dura quase um ano e havia pedido 3 no Ebay. Estou na metade do primeiro. :)
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
IAMDIX Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
PE
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IAMDIX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2015 as 10:37
Eu uso o chain lube off road c3 da motul e até agora não tenho  do que reclamar
Voltar ao Topo
paulino29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2012
Londrina
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulino29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2015 as 06:35
Eu usava Finish Line Cerâmico.
Limpava a corrente com papel toalha e lubrificava a corrente a cada pedal.
Minha 1ª corrente Deore durou 1.800 Km (trocada após avaliar o desgaste pela medição).
Já a 2ª. corrente XT durou 7.000 km, limpando a corrente com papel toalha e aplicando Squirt Cera, observando que é recomendável lubrificar algumas horas antes para o produto secar e aderir corretamente.
Passei o pedivela e o cassete para outra bike, coloquei corrente Deore e continua funcionando bem.
Já estou n 2º frasco de 500ml do Squirt, rsrs. Super recomendo...

Abs.


Editado por paulino29er - 30 Dez 2015 as 06:38
Keep 29eriding
Voltar ao Topo
Kenpachi Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2010
MG
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kenpachi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2016 as 00:47
Alguém usa FL cerâmica no MTB? Estou cansado da trabalheira de limpar corrente Dead
Voltar ao Topo
Fabioclip Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2016
Jundiaí...sp
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabioclip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2016 as 14:39
Olá gostaria de uma ajuda de vcs se possível...
Sou novo no fórum....nem sei se esse é o ligar adequado para fazer essa pergunta....
Mais vamos lá.
Comprei os pedais m540 e não rodei nem 100km,percebi que um dos lados está com graxa no eixo,gostaria de saber se isso é normal ou é defeito? Por favor mandem suas opiniões...
Vlw
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2016 as 14:52
Originalmente postado por Fabioclip Fabioclip escreveu:

Olá gostaria de uma ajuda de vcs se possível...
Sou novo no fórum....nem sei se esse é o ligar adequado para fazer essa pergunta....
Mais vamos lá.
Comprei os pedais m540 e não rodei nem 100km,percebi que um dos lados está com graxa no eixo,gostaria de saber se isso é normal ou é defeito? Por favor mandem suas opiniões...
Vlw

Olá, seja bem vindo ao fórum.
Não, esse não é o lugar para conversarmos sobre pedais.  Há tópicos específicos sobre o tema. 
Use o sistema de busca para encontrá-los.

Para não "perder viagem":  às vezes os pedais possuem uma lubrificação excessiva e, ao rodar, esta é expelida.  Isso não deve acontecer com frequência, apenas nos primeiros km. 


“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Gordontb4 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:373
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gordontb4 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 03:04
Rapazeada,

Que tipo de graxa costumam usar para rolamentos em geral ?
Tenho graxa preta em casa, porém fiquei pensando esses dias em usar uma graxa que seria melhor para caso houvesse contato com água...Nesse caso o ideal é branca ou azul ?
Qual o melhor tipo de graxa ( se é que existe) ?
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 14:18
Originalmente postado por Gordontb4 Gordontb4 escreveu:

Rapazeada,

Que tipo de graxa costumam usar para rolamentos em geral ?
Tenho graxa preta em casa, porém fiquei pensando esses dias em usar uma graxa que seria melhor para caso houvesse contato com água...Nesse caso o ideal é branca ou azul ?
Qual o melhor tipo de graxa ( se é que existe) ?


Eu uso graxa de rolamento de carro......Eu tenho um pote desse a alguns anos e o bixo não acaba.... Já li o pessoal falando muito bem dessa graxa....


Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Gordontb4 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:373
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gordontb4 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2016 as 20:34
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por Gordontb4 Gordontb4 escreveu:

Rapazeada,

Que tipo de graxa costumam usar para rolamentos em geral ?
Tenho graxa preta em casa, porém fiquei pensando esses dias em usar uma graxa que seria melhor para caso houvesse contato com água...Nesse caso o ideal é branca ou azul ?
Qual o melhor tipo de graxa ( se é que existe) ?


Eu uso graxa de rolamento de carro......Eu tenho um pote desse a alguns anos e o bixo não acaba.... Já li o pessoal falando muito bem dessa graxa....




Tenho exatamente essa graxa aqui também..
De fato parece que é um frasco interminável.
Voltar ao Topo
gvcabral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2009
BSB/UDI
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gvcabral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2016 as 09:48
Sobre a graxa para rolamentos, seguem alguns comentários. 
Na grande maioria esmagadora das vezes, rolamento não necessita de lubrificação. Eles são "selados" e possuem uma vida pre-determinada. Dependendo do número de rotações e carga, ele vai durar mais ou menos tempo. Alguns usuários ainda conseguem estender um pouco a vida do rolamento fazendo um tipo de "overhauling" na peça. Bem, é uma coisa bem simples mas que deve se saber o que está fazendo. Assim que começar a sentir uma pequena trepidação ou vibração nas proximidades das peças que utilizam o rolamento é sinal que algo não está normal na região da pista de rolamento ou esferas (Caso o rolamento seja de esferas). Pode ser uma esfera quebrada, perda de lubrificação, desalinhamento entre pista e esferas, etc.
Bem, o que se deve fazer é chegar até o rolamento e retirar o selo pra ter acesso visual das esferas. Com uma pequena pinça normalmente é possível retirar o selo lateral do rolamento. Alguns rolamento possuem selos metálicos, que neste caso fica um pouco mais difícil, mas ainda é possível. Assim que conseguir visualizar as esferas, utilize por exemplo um jato de WD-40 para limpar a região. Eu só indicaria o uso de desengraxante forte se você estivesse com o rolamento fora da bike, pois se ficar resquício de desengraxante dentro do rolamento, o trabalho poderá ser parcialmente comprometido. Após limpar bem e retirar toda a lubrificação com o jato de WD-40, chegou o momento de aplicar a graxa. Essa graxa pode ser quase qualquer uma com uma boa viscosidade. Eu já usei Finish Line Teflon, Shimano (original) e Exus. Tive sucesso com todas. Basta aplicar bem a graxa entre as esferas e retornar o selo de onde você o tirou. Lembrando que o selo já não terá o mesmo rendimento de antes, mas vale à pena já que você está tentando estender um pouco a vida do rolamento.Não economize na graxa, pois todos os espaços entre as esferas devem ser preenchidos. O excesso será expulsado naturalmente. 
Já para rolamentos novos, mesmo que os fabricantes os indiquem como "selados", vale muito à pena proteger suas laterais com graxa, a qual não precisa ser de ótima qualidade. Isso porque o objetivo dessa graxa é apenas impedir que chegue poeira ou outras partículas sólidas ou líquidas no selo do rolamento. Desde que a graxa tenha um mínimo de rendimento em ambientes úmidos, já é o bastante. Esse procedimento de proteção, o qual é preventivo, estende e muito a vida do rolamento. Vale a pena fazer isso nos rolamentos da caixa de direção e movimento central. 
Voltar ao Topo
machrispim Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
limeira
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar machrispim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2016 as 07:55
Galera estou usando o WD 40 Wet e pedalei cerca de 100 km na chuva sem reaplicar .
Até agora gostei , o Tec50 ou similares saem muito facil em ambientes molhados.
Aproveitei o WD40 ee apliquei nos conduites e em todo os pontos onde tem movimeto tipo os eixos do cambio dianteiro e traseiro .

Até agora gostei vamos ver .

Voltar ao Topo
gmartinato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2014
Porto Alegre
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gmartinato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 20:33
Estou usando há pouco tempo o Finish Line vermelho e gostei muito. Quase não faz sujeira. Aplico ele até nas roldanas do câmbio e em suas partes móveis. Antes usava o verdinho mas aquilo emporcalhava demais.
Voltar ao Topo
ajunior Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mai 2011
Jaguaquara-BA
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2016 as 19:55
Amigos,< ="text/">.lingualy-translate-close {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/translate/x_normal.png") no-repeat;}.lingualy-translate-close:hover {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/translate/x_over.png");}.lingualy_popup .lingualy_close {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/andy-sprite.png") no-repeat 0 -50px;}
Alguém já teve utilizou com os lubrificantes da Puroil Bike para passar como foi a experiência?
Desde já agradeço


Junior
Voltar ao Topo
rcfreitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2014
Carangola, MG
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcfreitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2016 as 11:57
Tb estou curioso pra saber...
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2016 as 15:21
Encomendei um Tectire tec-50!

Vamos ver se presta! rsrs
Já ouvi dizer que é parecido com o Squirt (que é mais caro).
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2016 as 11:49
Por 22 reais esse tectire tec-50, vale dar uma chance. 

Vou encomendar um e testar! O Squirt ta muito caro!!!

Depois que você testar, posta ai o que achou!!!
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2016 as 12:21
Tenho o FL verde já faz mais de 10 anos..rsss, pois esse não uso muito, o FL de cera, segundo frasco que compro, pois já tinha acabado com um, e tenho o conta gotas do squirt, pois foi o mais barato..rsss.

O FL verde, que é o umido, deixa a corrente suja, após um pedal por locais com poeira ou não, só encostar na corrente que suja.

O que eu mais gosto de usar é o FL de cera. Usei o squirt uma vez, mas não posso opinar pois não prestei atenção depois...rssss
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2016 as 13:58
Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

Tenho o FL verde já faz mais de 10 anos..rsss, pois esse não uso muito, o FL de cera, segundo frasco que compro, pois já tinha acabado com um, e tenho o conta gotas do squirt, pois foi o mais barato..rsss.

O FL verde, que é o umido, deixa a corrente suja, após um pedal por locais com poeira ou não, só encostar na corrente que suja.

O que eu mais gosto de usar é o FL de cera. Usei o squirt uma vez, mas não posso opinar pois não prestei atenção depois...rssss

Tambem uso o FL verde (umido), mas só quando esta chovendo, ou quando vou pegar lama, justamente por acumular muita sujeira nele. Onde moro, tem muita estrada de terra, e a corrente fica num estado deploravel.

Antes do Squirt, eu usava o FL azul, 2 em 1. Honestamente, gostei muito do resultado. 
Atualmente, eu tenho utilizado o Squirt, e o resultado é muito satisfatório.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2016 as 15:08
Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

Por 22 reais esse tectire tec-50, vale dar uma chance. 

Vou encomendar um e testar! O Squirt ta muito caro!!!

Depois que você testar, posta ai o que achou!!!

Posto sim, amigo!
Meu irmão usa o FL dourado (cerâmico). Vou testar ele e esse Tectire também, comparando-os!
Aí já aproveito e dou um review dos dois, dizendo o que achei de cada um!
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Flavio Jesiel Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mai 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flavio Jesiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2016 as 18:54
< ="" ="/B1D671CF-E532-4481-99AA-19F420D90332etdefender/huidhui.js?0=0&0=0&0=0" ="text/">
 
Voltar ao Topo
Flavio Jesiel Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mai 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flavio Jesiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2016 as 19:11
< ="" ="/B1D671CF-E532-4481-99AA-19F420D90332etdefender/huidhui.js?0=0&0=0&0=0" ="text/">
Originalmente postado por gvcabral gvcabral escreveu:

Sobre a graxa para rolamentos, seguem alguns comentários. 
Na grande maioria esmagadora das vezes, rolamento não necessita de lubrificação. Eles são "selados" e possuem uma vida pre-determinada. Dependendo do número de rotações e carga, ele vai durar mais ou menos tempo. Alguns usuários ainda conseguem estender um pouco a vida do rolamento fazendo um tipo de "overhauling" na peça. Bem, é uma coisa bem simples mas que deve se saber o que está fazendo. Assim que começar a sentir uma pequena trepidação ou vibração nas proximidades das peças que utilizam o rolamento é sinal que algo não está normal na região da pista de rolamento ou esferas (Caso o rolamento seja de esferas). Pode ser uma esfera quebrada, perda de lubrificação, desalinhamento entre pista e esferas, etc.
Bem, o que se deve fazer é chegar até o rolamento e retirar o selo pra ter acesso visual das esferas. Com uma pequena pinça normalmente é possível retirar o selo lateral do rolamento. Alguns rolamento possuem selos metálicos, que neste caso fica um pouco mais difícil, mas ainda é possível. Assim que conseguir visualizar as esferas, utilize por exemplo um jato de WD-40 para limpar a região. Eu só indicaria o uso de desengraxante forte se você estivesse com o rolamento fora da bike, pois se ficar resquício de desengraxante dentro do rolamento, o trabalho poderá ser parcialmente comprometido. Após limpar bem e retirar toda a lubrificação com o jato de WD-40, chegou o momento de aplicar a graxa. Essa graxa pode ser quase qualquer uma com uma boa viscosidade. Eu já usei Finish Line Teflon, Shimano (original) e Exus. Tive sucesso com todas. Basta aplicar bem a graxa entre as esferas e retornar o selo de onde você o tirou. Lembrando que o selo já não terá o mesmo rendimento de antes, mas vale à pena já que você está tentando estender um pouco a vida do rolamento.Não economize na graxa, pois todos os espaços entre as esferas devem ser preenchidos. O excesso será expulsado naturalmente. 
Já para rolamentos novos, mesmo que os fabricantes os indiquem como "selados", vale muito à pena proteger suas laterais com graxa, a qual não precisa ser de ótima qualidade. Isso porque o objetivo dessa graxa é apenas impedir que chegue poeira ou outras partículas sólidas ou líquidas no selo do rolamento. Desde que a graxa tenha um mínimo de rendimento em ambientes úmidos, já é o bastante. Esse procedimento de proteção, o qual é preventivo, estende e muito a vida do rolamento. Vale a pena fazer isso nos rolamentos da caixa de direção e movimento central. 
 
Boa noite. Nem toda graxa a base de lítio é indicada para rolamentos, cada aplicação do rolamento tem uma lubrificação especifica, basta entrar no site do fabricante ou específicos pra conferir. As melhores graxas para se usar em rolamentos de bike são a base de silicone e graxa náutica devido o trabalho mecânico em condições de poeira, agua e barro. Eu uso a Nautix ótima e custo beneficio bom.
 
Voltar ao Topo
meirainacio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2009
MONTES CLAROS
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar meirainacio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2016 as 12:16
Eu uso óleo lubrificante comum... sem modismos... uso 20w50 que custo 8,00 o litro, hoje uso um mais viscoso... oleo de diferencial... e nada a reclamar... relação tem semelhante durabilidade... a dica que dou é sempre e que chegar da trilha limpar a relação... minha bike é um caso curioso... pois não lavo bicicleta... só lavo quando dou manutenção ou seja 2 ou 3 vezes ao ano... o segredo é não ver agua... os rolamentos agradecem. Rodei mais de 5 anos com rodas american classic sem trocar rolamentos... passei as rodas para meu filho e rodando até hoje... rodo com mavic crossmax slr e nunca troquei rolamentos... porque? Não lavo... e penso que uma bike que só roda na terra... perca de tempo lavar pra socar na terra novamente...
Relação e suspensão sempre limpa e lubrificada... essa é a dica.
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2016 as 23:33
Comprei o WD 40 seco para começar a usar, gostei do preço que achei, r$ 34,00 110ml numa loja de ferragens.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2016 as 12:24
Originalmente postado por meirainacio meirainacio escreveu:

Eu uso óleo lubrificante comum... sem modismos... uso 20w50 que custo 8,00 o litro, hoje uso um mais viscoso... oleo de diferencial... e nada a reclamar... relação tem semelhante durabilidade... a dica que dou é sempre e que chegar da trilha limpar a relação... minha bike é um caso curioso... pois não lavo bicicleta... só lavo quando dou manutenção ou seja 2 ou 3 vezes ao ano... o segredo é não ver agua... os rolamentos agradecem. Rodei mais de 5 anos com rodas american classic sem trocar rolamentos... passei as rodas para meu filho e rodando até hoje... rodo com mavic crossmax slr e nunca troquei rolamentos... porque? Não lavo... e penso que uma bike que só roda na terra... perca de tempo lavar pra socar na terra novamente...
Relação e suspensão sempre limpa e lubrificada... essa é a dica.

Interessante! Você usa que produto e acessórios para limpar a relação após cada pedal?

Abs!
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Mano Malkhs Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Set 2015
votorantim
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mano Malkhs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2016 as 13:54
eu uso óleo hidráulico das injetoras termoplásticas aqui do trabalho. IPITUR W68 da IPIRANGA, super viscoso. Uma vez por semana limpo a corrente com toalhas industriais que levo aqui do trabalho tambem, depois trago de volta as sujas para a empresa terceirizada lavar hehehe.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 10:39
Originalmente postado por Mano Malkhs Mano Malkhs escreveu:

eu uso óleo hidráulico das injetoras termoplásticas aqui do trabalho. IPITUR W68 da IPIRANGA, super viscoso. Uma vez por semana limpo a corrente com toalhas industriais que levo aqui do trabalho tambem, depois trago de volta as sujas para a empresa terceirizada lavar hehehe.

Aaah, entendi! Pra mim fica difícil sujar tanta toalha... LOL

Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Mano Malkhs Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Set 2015
votorantim
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mano Malkhs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 10:45
LOLLOLLOLLOLLOL

Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

Originalmente postado por Mano Malkhs Mano Malkhs escreveu:

eu uso óleo hidráulico das injetoras termoplásticas aqui do trabalho. IPITUR W68 da IPIRANGA, super viscoso. Uma vez por semana limpo a corrente com toalhas industriais que levo aqui do trabalho tambem, depois trago de volta as sujas para a empresa terceirizada lavar hehehe.

Aaah, entendi! Pra mim fica difícil sujar tanta toalha... LOL

Voltar ao Topo
Fabio Turtle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2015
Arapoti-PR
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Turtle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 17:57
Não acho que seja uma questão de modismo, como nosso colega citou acima, mas sim de como você quer ver sua relação, e em que tipo de local realiza seus pedais, esses lubrificantes comuns, usei por muito tempo, pensando também no custo, pois são infinitamente mais baratos, mas a relação acumula muita sujeira se você anda em estrada de chão, e onde encosta suja também, e com essa sujeira acumulada passou perto de água parece que vira só em areia, sem falar o trabalho que dá se tiver que fazer uma manutenção em qualquer dessas partes lubrificadas. Hoje uso óleo específico e indico para meus amigos, manutenção e limpeza mais rápidas e eficientes com relação sempre limpa e lubrificada, outra vida.
Voltar ao Topo
alfas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2016
Campinas
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2016 as 12:43
Pessoal, no rótulo do finish line vermelho (seco) aparece uma indicação bem clara que poder usado em tempo seco ou molhado.

1) Eu entendo o uso do verde (úmido) para quem usa em condições extremas de lama. Mas qual a vantagem de usar o verde na cidade?? O vermelho não dá conta sendo muito mais limpo?

2) Qual a vantagem dos lubrificantes Finish Line de cera e cerâmico sobre o vermelho?

3) Pode-se usar o Finish Line vermelho de Teflon em tudo? Se não, onde não pode?

4) Rolamentos de caixa de direção: graxa Finish Line (cerâmico ou Teflon?) ou graxa branca, e por quê um e não o outro?

5) Movimento central: Finish Line tambem? Cerâmico ou teflon? Ou graxa branca ou antiengripante?

6) vi a recomendação do anti-seize também como uma anti-solda fria. Acho que seria bom usar entre pedivela/movimento central, canote do selim... Onde mais? Entre movimento central e quadro ao invés de graxa no caso do Hollowtech II? Alguma recomendação de marca de anti engripante? Finish Line é absurdo de caro.

Vi que a shimano tem uma graxa de silicone para conduites:

7a) Conduites de marcha revestidos internamente de Teflon não precisam (nem podem) ser lubrificados, certo?

7b) Conduites de freio mecanico revestidos internamente em inox, devem ser lubrificados? Se sim, pode usar o Finish Line de Teflon seco? Ou melhor o silicone? Ou não pode ser lubrificado?

Obrigado!

Editado por alfas - 05 Jun 2016 as 15:55
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2016 as 13:44
vermelho tempo molhado tá de brincadeira. Uma vez eu tinha lubrificado na noite anterior, peguei uma neblina forte no começo do pedal e já começou o barulho.

Outro camarada usava num Audax, que choveu (fraco, mas choveu). No meio do pedal teve que parar pra reaplicar pra parar o barulho infernal da corrente.

Funciona bem, mas teme água. LOL O verde em compensação aguenta até tsunami, mas se não limpar a relação com frequência fica ruim. 


Editado por klhada - 05 Jun 2016 as 13:45
Voltar ao Topo
TallesAQueiroz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2016
Iturama
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TallesAQueiroz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2016 as 13:36
Boa tarde pessoal, estou no mundo das bikes a cerca de quase um mês e estava andando apenas na cidade, mas agora estou querendo ir mais para as trilhas. Sou praticamente leigo quando o assunto é manutenção de bikes, e gostaria de saber de vocês, com custo x beneficio baixo, indicação de lubrificantes para ser usado quando for pedalar na terra e em asfalto mesmo, período de reaplicação.

Por ultimo, como ainda não adquiri lubrificante, peguei em uma oficina um pouco de SAE 5W-40 sintético e ganhei um lubricante Lider trail premium. Este que esta no link abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-746947403-oleo-para-corrente-lider-trail-premium-bicicletas-e-motos-_JM

Gostaria de saber se esse lubrificante é razoável, bom, ruim, da para enganar na falta de um melhor?
Melhor usar o 5W-40 ou esse que citei, mesmo se for andar na terra?

agradeço pela ajuda. 

abraço   
Voltar ao Topo
meirainacio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2009
MONTES CLAROS
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar meirainacio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 11:50
Olá Galera... ouço muito sobre lubrificantes de corrente para Bike... e depois de claro de 20 anos de pedal concluo que existe muita vaidade e um verdadeiro mercado para aqueles não gostam de gastar... eeu mesmo uso óleo sintético das trocas de meu carro. Ou um mineral 20w50 ou um ATF e  não vejo tanta diferença em relação aos finishs da vida... 
O que recomendo é manter a relação limpa a cada trilha... e sendo assim bora pedalar sem fricotes de capricho ou vaidade.
Abraços a todos 
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 22:16
Eu discordo plenamente quando falam sobre "vaidade"..... Sou Engenheiro Mecânico especializado em Automobilística e tenho muita certeza em afirmar que o óleo que vc usa em qualquer coisa determina o rendimento e durabilidade dos componentes... mas voltando para as bikes, eu acho muito justo tentar melhorar principalmente a durabilidade dos componentes, afinal um conjunto de K7, corrente e coroas bons não sai barato e gastar um pouco com óleo não vai matar... é tudo uma questão de CxB, um cara que tem uma bike de 21V com uma catraca de 16 reais uma corrente de 8 e uma coroa de 30 não deve mesmo gastar 50 reais em um tubinho de óleo... agora o cara que só o K7 custa uns 500 reias, deveria sim pensar em gastar um pouco no óleo...

Agora minha dúvida... uso o Finish Line Verde, e pedalo na terra em 70% dos meus rolês... porém acho que ele faz muita sujeira como já dito pelos colegas acima... alguém tem uma opção????

Valeu....
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 1314151617 32>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X