Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio hidráulico - Alivio vs Deore
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio hidráulico - Alivio vs Deore

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 09:54
Vamos lá..  

Os Freios, Deore M615 , SLX e XT, são basicamente os mesmos freios..  mudam as possibilidades de ajustes de manete e tal, mas o caliper e o manete internamente são identicos..  com isso o poder de frenagem tb é o mesmo. 

muda tb alguns pequenos detalhes de fixação da pastilha q nos Deore e SLX são presos por uma cupilha e nos XT é por um parafuso, mas se vc olhar no caliper do Deore ou SLX tem a rosca feita no caliper pra usar o parafuso... se achar o parafuso pra vender é só colocar q fica igual o XT..  

O ajuste q tem no xt e não tem no SLX tb é facil de instalar, no SLX o local do ajuste vem com uma tampa onde deveria ser o parafuso de ajuste...  basta tirar a tampa e colocar o parafuso q o ajuste está funcionando. 

o que mais difere os XT Ice Tech dos demais são os discos..  e é nos discos que está 90% da tecnologia Ice Tech..     os discos "comuns" são feitos de Inox em uma peça unica..   já os Ice tech a parte de contato com as pastilhas são feitos em 03 partes ,,  sendo as duas partes externas de inox, pra suportar o desgaste e uma parte interna de aluminio pra ter maior capacidade de dissipar o calor..  e a estrela interna de fixação tb é de aluminio pelo mesmo motivo. 

com isso o calor gerado durante a frenagem é dissipado muito mais pelo disco, não chegando às pastilhas, que tb tem as aletas de ventilação que ajudam a baixar ainda mais a temperatura resultando numa temperatura muito menor que chega ao fluido de freio.

como o "fading" e consequente perda de performance do freio é devido ao aquecimento do fuido... no sistema Ice Tech a shimamo conseguir aumentar bastante a eficiencia do sistema fazendo com que o calor se dissipe em outros pontos e não chegue ao fluido. 

mas vale reforçar que 90% da tecnologia está nos discos..   não adianta por manete e caliper e até as pastilhas e não usar os discos Ice Tech..   

Pra que não quer gastar o preço de um XT e não faz questão dos ajustes de posição de manetes e ponto de contato das pastilhas, a melhor opção é um conjunto de Manetes e calipers Deore M615 com discos XT Ice Tech ( RT 86 pra quem usa cubos de 6 furos e RT 81 pra cubos center lock)  e pastilhas Ice Tech tb..   lembrando que as pastilhas do Deore até o XTR são as mesmas.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 09:57
https://www.youtube.com/watch?v=-qLrGm1_8KE

Essa é a descida que vc ta com medo de perder o freio ?
Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 10:23

Oi MISERA

Opa, Agradeço a resposta. Vamos lá...
Sim, é tal qual um opala. KKKKK eu tenho quase 100 quilos e os freios Avid BB5 não passam muita confiabilidade para este tipo de uso. 
Voltando aos carros, já fiquei com os freios de um antigo Kadett, muitos anos atras, praticamente inoperantes, num dia muito quente e descendo a serra de Friburgo freiando direto, para manter a velocidade constante, logo, sei bem o que é ficar sem freio por conta do superaquecimento, pois quando consegui parar o carro e esperei o sistema esfriar, o freio, milagrosamente, voltou ao normal. Se que são condições diferentes, porem análogas.

Tenho 52 anos e sou motociclista desde os 14, com moto própria e habilitado desde os 18. eheh, não que eu seja um profundo conhecedor. kkk, não sou. Mas ao longo de tanto tempo, adquiri alguma experiencia sobre duas rodas, o que trago para a bike.

Quando eu freio (quase) brusco, diminuindo a velocidade rapidamente, fico com os freios menos tempo acionados, logo, o aquecimento é menor. E, por baixar bem a velocidade, posso ficar algum tempo com as manetes liberadas, permitindo que o sistema resfrie enquanto a velocidade vai aumentando. Ai, é so repetir o processo. A velocidade não fica constante, ok, mas a segurança esta garantida. eheh Para maximizar, como eu disse, ainda uso a alternância do freio dianteiro e traseiro. Sempre aciono os dois, mas tento fazer uma proporção 70/30 por cento no revezamento.

Pode ate ser exagero, mas nunca fiquei sem freio com este procedimento e tive conhecimento de ciclistas que se chocaram contra a mureta porque estavam com o freio superaquecido.

Posso lhe assegurar que descer mais de 20Km, com um guidao de Speed, garfo rigido e freios a disco mecânicos, numa pista irregular e com muita vibração, é brabo... mas, por problemas na coluna (velhinho), não faço trilhas, só asfalto, este é o pedal mais radical que posso fazer, kkkk

Valeu. um abraço
Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:25

OI DEVAIR, 

obrigado por sua resposta, 

Sim, percebi, na pratica que os freios a disco para longas ladeiras, com a agravante do garfo rigido e guidao de speed, maltratam um pouco o ciclista.

Também o tipo de freio que estou usando e o tamanho dos rotores, acredito que estejam subdimensionados. por isso a intenção de trocar por um sistema hidraulico, com pastilhas  e rotores melhores.

Se consigo executar os passeios com o sistema atual, seguramente deve melhorar muito com a troca do sistema. 

Como os meus pedais sao contemplativos e de passeio, vou testar usar o guidão reto, para ver o quanto melhora no conforto e o quanto se perde no rendimento/performance.

Os meus pedais são de um dia só, não são viagens. Rodo Aproximadamente de 80 a 140 Km de distancia nos dias em que pedalo. Quando estou sozinho, a velocidade média costuma ser de pouco mais de 20Km/h, com uma velocidade de cruzeiro em torno de 25Km/h.

A coisa esquenta um pouco quando rodo com alguns colegas que gostam de puxar um pouco mais, mantendo a velocidade de cruzeiro nos 30Km/h. Por eles, seria até mais, porém, com 52 anos e quase 100 quilos, fica ruim para mim. KKKKK as vezes rola um "tirinho" em que eles abrem o gás e diaparam, mas logo na frente me esperam. eheh

Como disse antes, a minha bike é uma Specialized TriCross Sport Disc, que é uma mista ou hibrida, pois possui aro 700, guidao speed, garfo rigido e quadro com geometria speed, porem, é em aluminio, com muitas furações para bagageiros e alforges, freio a disco mecânico Avid BB5 e  calça facilmente pneus mais largos talvez até mais de 50mm. Originalmente vem com 32mm

Atualmente ela esta com os pneus Continental Grand Prix Four Seasons de 28mm, pois só rodo em asfalto e, chuva, só se eu for surpreendido durante o pedal, do contrario, só rodo no seco.eheh

Tão logo eu decida o sistema de freio que usarei, postarei as impressoes depois .

Mais uma vez obrigado
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:31
Entao fcovianna acontece que no caso do freio mecanico não existe o problema do fluido superaquecer como nos hidra de bike carro e moto porque nao existe fluido ,
dá uma sacada nesse tópico aqui pra vc ter ideia do tanto que seu freio aguenta
o calor gerado em uma descida sem perda de frenagem chegou ao ponto de derreter o caliper , no caso em uma bike tandem. Depois foi trocado por um bengal mecanico tbm que não possui partes de plastico e o problema acabou.

https://tandemgeek.wordpress.com/2012/03/10/bengal-mb700t-disc-brake-the-start-of-a-new-product-test/

Olha a foto do seu caliper derretido ali hehehe.

Obs:minha bike tbm é pesada e eu tenho 97kg , uso um bengal mecanico igual o do post acima , teorias nao são recomendadas quando se fala em freio já que é um item de seguranca , mais vendo aquele video ali eu duvido muito que eu ficaria sem freio por aquecimento naquela descida.

Editado por misera - 10 Dez 2015 as 11:36
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:40
OK, now to the crux of this blog entry: how well did the various disc brakes fare on the descent? Even with Bill’s detailed, pre-ride training session on how to properly use your brakes when descending steep grades on a tandem, the teams running Avid & Winzip disc brakes all had “issues” during the descent ranging from wearing through brake pads to melting the red plastic adjusting wheel on the inboard side of the Avid… noting that all three of the Avids did in fact melt their adjusting knobs.

According to akexpress, it didn’t matter what “technique” was used by the teams with disc brakes that had issue, the descent was just a tremendous challenge that tested the limits of the disc brakes. As for the Avids with the melted inner adjusting knob (#106, below), akexpress had one on their Calfee tandem but the brakes otherwise worked fine throughout the descent

As for the thee (3) newer Santana’s with the Bengal disc brakes, they were apparently not adversely affected by the heat on the descent, which is goodness.
Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 11:41
Oi BOL GOLA, 

Agradeço tambem a sua colaboração.

quanto ao meu peso, tenho quase 100 quilos, porém, se já faço os pedais com o sistema atual, acredito que passando para hidráulico, com melhores pastilhas e rotores, deva ficar bom. Ainda mais com a substituição do Guidão de Speed para o de MTB.

Valeu a dica sobre os tamanhos dos rotores. a minha usa 140 aras e 160 na frente.

Na frente, parece que caberia até os de 203, mas seguindo a sua orientação vou consultar o fabricante / manual. Já atras, os de 140mm ficam na tangente por conta de uma curva do ChainStay. Nao sei se eu colocar um rotor maior, se vai esbarrar no tubo inferior do quadro. 
Como conheço bem o pessoal da bicicletaria, posso pedir para fazermos um teste e ver se cabe ao menos um de 160mm.
Se for possível fazer um upgrade de 160/140 (frente/tras) para 180/160 e com discos mais modernos e frios deve melhorar bem

ah, quanto a temperatura... nunca experimentei a relação de temperatura e umidade do ar ai de Goias, porém, o Rio de Janeiro não é famoso por ter temperaturas amenas, eheh. Por aqui também é bem quente, porem, com a umidade do ar mais alta que aí. Para o ciclista, a sensação térmica é maior, pois a umidade alta da impressão de muito abafado. Já para o aquecimento do sistema de freio, acredito que a unidade alta favoreça, mesmo que só um pouco, a dissipação do calor, né?

Verei os manuais para conhecer as recomendações do fabricante.

Valeu
Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 12:46
Valeu 

MISERA, 

Caramba, gostei da matéria, 

Sei que os problemas de superaquecimento nos freios hidraulicos tem a agravante do fluido que, quando aquecidos podem gerar bolhas de ar, as quais sao comprimiveis e tornam o freio ineficiente.

Porém, também alguns tipos de pastilhas, quando acionadas direto vao aquecendo a um ponto em que podem entrar num processo de se fundir e se tornarem espelhadas, o que torna o freio, mesmo mecanico, igualmente ineficiente.

Mas voce recomendaria então manter o freio mecanico, só que com outro modelo mais eficiente de pinça, rotor e pastilha?

Obrigado

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 13:01
Rapaz , como vc é pesado e anda nessas serras com carga e sua bike nao aguenta discos grandes eu diria que se a grana nao vai te fazer falta colocar um freio 446 pode ser bom pra vc , a materia foi pra te deixar um pouco tranquilo sobre os atuais ate vc trocar por um melhor porque eu percebi que vc tava muito preocupado em perder o freio na descida.

Em relaçao as pastilhas a serem usadas ( sinteticas ou metalicas ) alguem que faz um uso mais severo dos freios pode te orientar sobre qual usar.

Disco 180/160 ja é suficiente com o freio hidra , nem mexa com disco 203 na frente , forca muito o garfo e empena mais facil , nao tem necessidade de tanto , mais se não for possível 160 atras com 140 tbm acredito que vc nao vai passar sustos ja que o que para a bike mesmo e o dianteiro.

Editado por misera - 10 Dez 2015 as 13:09
Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 17:30
sim, 

como resultado da minha pesquisa no site da specialized, revirei o que eu pude e  nao achei a informação de quais tamanhos de discos eu poderia usar.

1) Vou testar se consigo substituir os 160/140 (frente/trás) por 180/160, mesmo que seja apenas um deles, ou seja, se nao couber o 160 atras, quase com certeza que cabe o 180 na frente. eheh

2) os discos sao AVID e creio que apenas para pastilhas de Resina. então, pretendo trocar por discos mais modernos e mais frios, se possivel com a tecnologia Ice-Tech

3) Quanto as pastilhas, nem tanto as de resina pura nem as metalicas puras. Talvez uma mista me atenda bem, acho que sao chamadas de semi-metalicas.

4) os Calipers (pinça) vou tentar chegar ao SLX M-675 ou o Deore M615. Se os preços estiverem muito alto, parto entao para o Alivio, linha 2015 acho que é o BR M-4050.

Como nao tenho pressa, vou pesquisando e procurando uma promocao, por exemplo. eheh

Valeu


Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2015 as 18:00
Calipers SLX ou Deore M615 são exatamente o mesmo caliper.. mas pra ter o funcionamento ideal, precisam estar montados com os manetes correpondentes..   até da pra usar manete alivio ou outro shimano, mas ai o funcionamento/progressividade/potencia não vão ser os mesmos. 


e como ja foi dito..  rotor maior na roda traseira não vai ajudar muito..   pois na frenagem o peso é deslocado pra frente e o freio dianteiro é q é o responsavel por 90% da frengam...   rotor maior na roda traseira só vai fazer com que a roda trave com maior facilidade , ainda mais numa bike com pneu fino e pouca área de contato com o solo. 

se for usar as pastilhas Ice Tech..   não tem as semi metalicas..  só as de resina (F01A) ou as metalicas ( F03C). 


Editado por Royo - 10 Dez 2015 as 18:02
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2015 as 01:35
Oi Royo, 

Curiosamente e, não sei porque, não vi o seu primeiro post. eheh. acho que foi no momento da virada de pagina do fórum e passou despercebido por mim. desculpe-me.

Preciosas informações também, inclusive no que diz respeito a comparação dos três modelos 615, SLX e XT. 

Grandes Diferenças de preços, por características que não são importantes para mim. 

Na mudança que quero fazer, saindo do freio mecânico para o hidráulico, a prioridade é manter o sistema o menos quente possível nas longas descidas e um maior conforto para os dedos. eheh

De acordo com as suas informações, já estou convencido de usar os discos RT86. 
Quando falo em aumentar de 160/140mm (Frente/trás) para 180/160mm, a proposta não é exatamente aumentar a capacidade de frenagem mas, sim, de que discos um pouco maiores, dissipam melhor o calor e resfriam mais rápido. Já que sairei dos mecânicos para os hidráulicos, melhor preocupar-se com a temperatura. eheh
Como já tenho quase 40 anos de pilotagem de moto, praticamente diariamente, adquiri boa memória muscular e sensibilidade para pressionar a manete e não me lembro de ter travado a roda traseira ou dianteira, tanto na moto quanto na bike.

Duvidas:

1) Posso fazer a troca em fases? digo: no sistema de freio atual (Avid BB5) instalar os discos RT86, e trocar para o Deore 615 depois? 
Somente com a troca dos rotores, seria possível perceber diferenças de performance e frenagem no sistema mecânico atual

2) Quais as diferenças no uso com estes discos RT86, com os sistemas Deore 615 e Alivio BR-M4050? no alivio é possível usar a tecnologia Ice-Tech nas pastilhas e nos rotores?

3) Pergunto porque o Alivio 2015 integrado Freio hidraulico/Trocador BR M-4050, completo com os mangotes e pinças, no Mercado Livre compra-se por menos de 700 Reias, ja o sistema do Deore 615, Freio + trocadores (610), ficam pouco mais de 1000 Reais.

Vale a pena esta diferenca de 300 Reias entre o Alivio 2015 e o deore 615?

Obrigado mais uma vez por compartilhar os seus conhecimentos

Valeu !!!!
Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2015 as 01:43
Oi, outra dúvida:

4) reparei que, externamente, os calipers da Deore são lisos e, os SLX, possuem tipo um Dissipador, com varias aletas para refrigeração. assim, embora internamente sejam semelhantes, conforme vc disse, externamente o SLX teria mais facilidade de se resfriar?

Obrigado
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2015 as 01:52
Essas aletas que você viu são das pastilhas e não da pinça de freio:




Wink


Editado por Bol Gola - 11 Dez 2015 as 01:53
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
fcovianna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fcovianna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2015 as 01:58
KKKKKK

é mesmo, eheheh, perdoe a ignorancia. KKKKK

Valeu

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2015 as 02:02
Originalmente postado por fcovianna fcovianna escreveu:

Oi, outra dúvida:

4) reparei que, externamente, os calipers da Deore são lisos e, os SLX, possuem tipo um Dissipador, com varias aletas para refrigeração. assim, embora internamente sejam semelhantes, conforme vc disse, externamente o SLX teria mais facilidade de se resfriar?

Obrigado


Aquelas aletas sao da pastilha ice tech . a base da pastilha sai pra fora e tem aquele cooler de pc ali pra resfriar hehehe.

Vc pode mudar por fases sim , mais acho que seria melhor nesse caso vc colocar o caliper hidra primeiro e ir usando os seus se eles ainda estiverem bons , depois trocar os rotores.
Voltar ao Topo
fgendorf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fgendorf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2016 as 19:54
Originalmente postado por fcovianna fcovianna escreveu:

Estou com dúvidas semelhantes:

Moro no Rio e uso uma bike com freios a disco mecanico Avid BB5, rotores 160 na frente e 140 atras. Acredito que pela geometria do quadro, nao conseguiria colocar um rotor maior na traseira, mas posso tentar.

A bike é uma Specialized TriCross Sport Disc, que usa um Guidão Speed e STI Sora, porem, pelos motivos escritos abaixo, vou trocar para um guidão MTB e instalar Freios hidraulicos, pois Freios hidraulicos para STI em Guidao Speed ainda são muito caros, como os Shimano 685 e 785 que vem nas Specialized Roubaix

Percebo que quando desco a serra de petropolis com mais de 20 km de extensao ou a de Teresópolis com pouco menos de 20 Km, porem mais ingrime, os freios atuais choram e eu também,por conta da força continua e por longo tempo durante toda a descida. ehehe. Para evitar o super aquecimento e perda dos freios, acabo descendo numa velocidade menor, abaixando bem a velocidade e liberando o freio para que, enquanto a velocidade vai aumentando, o sistema possa dar uma refrigerada. Outra técnica que uso combinado, é usar num momento mais o freio dianteiro e no outro momento, mais o freio traseiro. tudo sempre baixando bem a velocidade para liberar ambos os freios e aguardar eles esfriarem enquanto a velocidade vai subindo.

o desagradavel, alem da força por serem freios mecanicos e simples, é a grande variaçao de velocidade. Freio rapidamente ate baixar para 15km/h e , depois de liberadas as manetes, aguardo até atingir os 50km/h para dar bastante tempo de refrigeração, ou seja, evito de ficar toda a descida freiando constantemente e superaquecendo o sistema

bom, este foi o meio que encontrei para não ficar sem freios. eheh

A intenção é trocar o Guidão, instalar freios hidráulicos (bem como os passadores de marchas) e com pinças, pastilhas e rotores, com melhor dissipação de calor e poder descer numa velocidade mais constante

pensei nos freios Alivio 2015, serie ST-M4050/BR-M4050, que são integrados Trocadores com Freios, bom preço mas nao sei se são tão eficientes quanto o Deore 615 ou mesmo os slx 675

PErguntas:

1) Qual o sistema mais indicado para esta utilização, (Alivio, Deore ou SLX)?

2) Qual o tipo de pastilha mais indicado (Ice-Tech, metalicas, Resina, semi-metalicas etc. eheh)?

3) Devo trocar os rotores por mais modernos como os RT67, 76 ou outro mais indicado? faz diferença para o uso prolongado em descidas compridas como Petropolis e Teresopolis? os discos atuais são Avid tambem, tipo 6 furos

Antecipadamente agradeço a atenção dos amigos 

Muito Obrigado


Olá quer vender o seu avid bb5 road?
Voltar ao Topo
renangr7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Nov 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renangr7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 13:50
Pessoal, ajuda! Vou trocar o freio a disco hidraulico da minha bike (gt karakoran sport) pois ele está travando e tal. Pelo que eu pesquisei o melhor custo x beneficio pra mim é o Alivio, pois a idéia é gastar menos de 400 reais nele.
Dúvida, qual a diferença do M446 pro M447?

Segue os links dos dois:
Freio Disco Hidráulico Shimano Alivio Br M446 Bike Bicicleta
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787107036-freio-disco-hidraulico-shimano-alivio-br-m446-bike-bicicleta-_JM

Freio Disco Hidraulico Shimano M445/447 + 2 Rotor Rt 54
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787382238-freio-disco-hidraulico-shimano-m445447-2-rotor-rt-54-_JM
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 14:29
Originalmente postado por renangr7 renangr7 escreveu:

Pessoal, ajuda! Vou trocar o freio a disco hidraulico da minha bike (gt karakoran sport) pois ele está travando e tal. Pelo que eu pesquisei o melhor custo x beneficio pra mim é o Alivio, pois a idéia é gastar menos de 400 reais nele.
Dúvida, qual a diferença do M446 pro M447?

Segue os links dos dois:
Freio Disco Hidráulico Shimano Alivio Br M446 Bike Bicicleta
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787107036-freio-disco-hidraulico-shimano-alivio-br-m446-bike-bicicleta-_JM

Freio Disco Hidraulico Shimano M445/447 + 2 Rotor Rt 54
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787382238-freio-disco-hidraulico-shimano-m445447-2-rotor-rt-54-_JM


Acredito que sejam o mesmo freio, apenas mudando algum detalhe nas manetes. Me parece que os manetes do M447 são melhores porque o reservatório de fluido parece ser maior... ou seria o manete mais curto... de qualquer forma, as duas características são positivas e o M447 é preto, melhor contra a sujeira. Porém note que os M447 acompanham os discos, mas para cubos center lock. Eu acho (não tenho certeza) que os cubos da GT são para padrão 6 furos, diferente do center lock.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
renangr7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Nov 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renangr7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2016 as 18:01
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por renangr7 renangr7 escreveu:

Pessoal, ajuda! Vou trocar o freio a disco hidraulico da minha bike (gt karakoran sport) pois ele está travando e tal. Pelo que eu pesquisei o melhor custo x beneficio pra mim é o Alivio, pois a idéia é gastar menos de 400 reais nele.
Dúvida, qual a diferença do M446 pro M447?

Segue os links dos dois:
Freio Disco Hidráulico Shimano Alivio Br M446 Bike Bicicleta
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787107036-freio-disco-hidraulico-shimano-alivio-br-m446-bike-bicicleta-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787107036-freio-disco-hidraulico-shimano-alivio-br-m446-bike-bicicleta-_JM

Freio Disco Hidraulico Shimano M445/447 + 2 Rotor Rt 54
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787382238-freio-disco-hidraulico-shimano-m445447-2-rotor-rt-54-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787382238-freio-disco-hidraulico-shimano-m445447-2-rotor-rt-54-_JM


Acredito que sejam o mesmo freio, apenas mudando algum detalhe nas manetes. Me parece que os manetes do M447 são melhores porque o reservatório de fluido parece ser maior... ou seria o manete mais curto... de qualquer forma, as duas características são positivas e o M447 é preto, melhor contra a sujeira. Porém note que os M447 acompanham os discos, mas para cubos center lock. Eu acho (não tenho certeza) que os cubos da GT são para padrão 6 furos, diferente do center lock.
Obrigado pela ajuda!
Pois é, pelo que consultei a mudança são apenas detalhes, os dois são equivalentes. Quanto aos discos, o meu é de 6 furos mesmo, mas no caso não estou precisando trocar, esse que viria ficaria sobrando mesmo. 
Voltar ao Topo
LIGARAISER Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2017
TAIOBEIRAS
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LIGARAISER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2017 as 20:18
EU COMPREI UMA BIKE RECENTEMENTE
E GOSTARIA DE SABER TBM.
A MINHA VEIO UM FREIO HIDRAULICO, BR M447, O VENDEDOR DIZIA SER DEORE.
MAS PELO QUE ESTOU VENDO, ELE É ALÍVIO. TALVEZ NEM SEJA TBM.
NAO ENTENDO MUITO DE BIKE, TO COMEÇANDO AGORA.

ALGUEM PODE ME ORIENTAR POR FAVOR.

NELE NAO TEM NADA ESCRITO DE DEORE. NEM NA MANETE, NEM NA PINÇA
MAS TEM MALAYSIA BR M447 NA PINÇA.

ALGUEM SABE ME FALAR A LINHA Q É?
PQ CASO ANO SEJA O DEORE EU VOU VOLTAR NA LOJA
A TE PQ COMPREI COM CHEQUE.
E TENHO COMO AMENIZAR A SITUAÇÃO.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2017 as 20:48
Originalmente postado por LIGARAISER LIGARAISER escreveu:

EU COMPREI UMA BIKE RECENTEMENTE
E GOSTARIA DE SABER TBM.
A MINHA VEIO UM FREIO HIDRAULICO, BR M447, O VENDEDOR DIZIA SER DEORE.
MAS PELO QUE ESTOU VENDO, ELE É ALÍVIO. TALVEZ NEM SEJA TBM.
NAO ENTENDO MUITO DE BIKE, TO COMEÇANDO AGORA.

ALGUEM PODE ME ORIENTAR POR FAVOR.

NELE NAO TEM NADA ESCRITO DE DEORE. NEM NA MANETE, NEM NA PINÇA
MAS TEM MALAYSIA BR M447 NA PINÇA.

ALGUEM SABE ME FALAR A LINHA Q É?
PQ CASO ANO SEJA O DEORE EU VOU VOLTAR NA LOJA
A TE PQ COMPREI COM CHEQUE.
E TENHO COMO AMENIZAR A SITUAÇÃO.

É desse aqui?


Se for ele é um "Série Shimano" ou Non-Series. Não é de nenhuma linha especifica (Alívio, Deore, SLX, XT etc).
O Deore é na verdade a pinça BR-M615 e Manete BL-M615.
O Alivio é o ST-M4050 (manete/trocador) e pinça BR-M4050.


Ele não é Alívio. 
Voltar ao Topo
LIGARAISER Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2017
TAIOBEIRAS
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LIGARAISER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2017 as 22:55
é este mesmo amigo. 
bem q desconfiei.

acho q ele me deu uma rasteira na bike.
paguei 3700 reais na bike. putz

obrigado
Voltar ao Topo
Soul29 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Taubaté - SP
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Soul29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2017 as 17:25
Como o amigo colocou a imagem acima, é no serie, ele vamos dizer que fica entre o alivio e o deore, eu uso ele na minha bike de treino, ele não é tão potente quanto um slx ou xt, mas a meu ver atende bem e não é pesado.
Voltar ao Topo
LIGARAISER Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2017
TAIOBEIRAS
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LIGARAISER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2017 as 17:41
como eu sou novo na parada eu nao sei dizer mto bem,
mas ta me atendendo por enquanto
obrigado pelas resposta moçada!
Voltar ao Topo
Soul29 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Taubaté - SP
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Soul29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2017 as 17:48
Você citou o preço da bike e um dos componentes que veio nela (freio) e achou que talvez tenha pagado caro, qual bike que você comprou, a galera pode analisar melhor pra vc.
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2017 as 17:55
Num post antigo eu li que o BR-M447 é a mesma coisa que o BR-M445 e M446 mas a posição do parafuso de sangria é diferente, pra facilitar o trabalho dos mecânicos. Partindo disso, eu acredito que ele seja parecido com o Alivio em desempenho. Inclusive, é esta pinça que uso na minha bike, mas os manetes são o M445.

Originalmente postado por Fabitus Fabitus escreveu:

olha garotão, aproveita que na sua idade eu era feliz e não sabia, kkkkk

te digo que:

na alavanca de freio:
o m445 tem o manetinho de aluminio fundido
o do m395 é de aço estampado e dobrado
então a diferença no manete é apenas materia prima

no caliper:
há calipers modelo 445, 446
de um modelo para o outro, o que mudou foi a rota interna por onde o óleo passa, sendo que o modelo mais novo tem a rota otimizada para facilitar a eliminação de eventuais bolhas de ar.
aos poucos comecará a chegar o modelo 447, este sim teve um reposicionamento do parafuso de sangria para facilitar o trabalho dos mecanicos

mas te digo: TANTO FAZ NA TEORIA, a performance teoricamente é a mesma.

mas acontece de um ser sangrado melhor que o outro, ser instalado melhor que o outro, etc...

de qualquer maneira, com quaisquer um destes voce terá freios potentes o suficiente para sua magrela Wink

Tirei deste tópico: https://www.pedal.com.br/forum/shimano-m445-x-shimano-m395-apresentacao_topic64222.html




Editado por Vinicius Trevisan - 10 Nov 2017 as 17:57
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2018 as 17:43
Galera alguém sabe se o freio hidráulico da acera m3050 modelo integrado, é bom?
Voltar ao Topo
Tiago182 Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Dez 2005
-
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 09:37
Vai dar diferença boa de frenagem eu saindo do meu alivio m445 para deore m6000??
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2020 as 09:44
Originalmente postado por Tiago182 Tiago182 escreveu:

Vai dar diferença boa de frenagem eu saindo do meu alivio m445 para deore m6000??


Eu diria que a maior diferença seria na ergonomia da manete.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X