| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Grupo SRAM X9 ou SHIMANO XT para Clicoturismo???
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Grupo SRAM X9 ou SHIMANO XT para Clicoturismo???

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
th.hanna Ver Drop Down


Registrado: 12 Fev 2013
joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de th.hanna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Grupo SRAM X9 ou SHIMANO XT para Clicoturismo???
    Enviado: 19 Abr 2013 as 09:18
Então pessoal,
Após alguns anos fora do pedal estou voltando justamente para praticar mais clicoturismo.
Estava montando uma MTB 26 e a duvida surgiu justamente na hora de escolher o grupo.

SRAM X9 OU SHIMANO XT???

Após muito ler e procurar no Fórum, pela grande maioria o X9 é mais preciso, mais rápido e mais leve.
Mas como minha intenção não é competir e algumas gramas a mais não vão me fazer diferença, fico com a seguinte duvida.

Qual é mais resistente? Qual tem maior durabilidade?


Voltar para o topo
BrunoAgostini Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Dez 2012
Curitiba
Desconectado
Mensagens:155
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoAgostini Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2013 as 12:38
Para cicloturismo eu ficaria com o XT, pelo fato de ser shimano, pois vai que eu to viajando em uma cidade pequena e estraga alguma coisa.
Se tiver que trocar uma peça. Acredito que seja mais fácil encontrar shimano do que sram em cidade pequena.

Agora acho que a durabilidade é quase a mesma coisa, pois os dois grupos são "basicamente" equivalentes.
Voltando a pedalar...
Voltar para o topo
Julio_Netto Ver Drop Down


Registrado: 28 Fev 2013
Curitiba
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Julio_Netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2013 as 12:52

Olá,

eu estava com o mesmo dilema. Acabei de montar esta semana a minha bike para cicloturismo.

Pelo que andei lendo, o Shimano é mais resistente e tem mais durabilidade. Entretanto, acho que você tem que considerar os seguintes pontos:

1 - Quanto você vai exigir desse grupo? Teoricamente, numa bike de cicloturismo, você não vai saltar, pegar trilhas single track "pedreiras", etc. Se bem que, se você pesar 100kg, tenha mais uns 40kg nos alforges e tente mudar de marcha tracionando, aí sim você vai exigir do sistema...

2 - Onde você vai pedalar? Numa cidade pequena, talvez você tenha dificuldade em achar mão de obra que conheça SRAM. Shimano é mais popular.

3 - Os câmbio SRAM são mais precisos, por causa da tecnologia de conversão 1:1 (a Shimano usa 1:2, ou seja, 1mm de deslocamento no cabo significa 2mm de deslocamento no câmbio). Por isso, o Shimano tende a desregular mais rápido.

Minha escolha pessoal foi pelo SRAM. Optei pelo X9 também (exceto o pedivela que é X7), principalmente por causa do item 3 acima. Eu acho que é mais fácil um câmio desses desregular do que quebrar (já que estamos falando de peças top de cada uma das marcas). Eu acho extremamente desagradável o câmbio desregulado durante uma viagem no meio do nada. Além do mais, não sou de exigir muito do equipamento - sempre ando na boa.

De qualquer forma, se você optar por qualquer um deles estará muito bem servido.


No final das contas, o câmbio dianteiro que comprei não servia no quadro (a abraçadeira era muito pequena). Então, acabei colocando um Shimano SLX usado, enquanto não acho um X9 compatível. Aliás, se quiser, tenho esse câmbio sobrando aqui... :-)


Abraço e boa sorte no seu novo projeto.

 

Voltar para o topo
bcgfg Ver Drop Down


Registrado: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bcgfg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2013 as 12:57
Dependendo do lugar que você estiver acho até difícil encontrar câmbios XT ou X9. Mas em todos os casos, a Shimano é muito mais conhecida.
Voltar para o topo
th.hanna Ver Drop Down


Registrado: 12 Fev 2013
joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de th.hanna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2013 as 13:13
Realmente isto que eu estava pensando Julio,
Se for para quebrar vai quebrar tanto um X9 como um XT.

Mas falando em durabilidade quanto a KM eu li no forum que enquanto uma correte X9 dura 800km, um xt dura mais de 1000km.

Será que isto procede?
Será que esta regra se aplica também ao cassete e o pedivela?
Voltar para o topo
Julio_Netto Ver Drop Down


Registrado: 28 Fev 2013
Curitiba
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Julio_Netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2013 as 14:04

Essa questão da durabilidade é muito relativa.
Se você usar a corrente XT uma vez na lama e guardar a bike sem lavar por 1 ano, ela provavelmente não vai durar os 1000km...

Acho que essas comparações só são válidas se forem utilizados os mesmos parâmetros, testadas pela mesma pessoa, etc. Ou, idealmente, um teste de fadiga realizado em laboratório.
Agora, se você ver VÁRIOS relatos do tipo "o câmbio xyz começa a dar problema logo no começo" ou "ninguém consegue regular meu câmbio", aí sim você pode ficar de orelha em pé.

Não se pode deixar levar também por um único relato - às vezes o cara é piloto profissional e leva a bike no limite o tempo todo, o que não é o nosso caso. Ou então, uma pessoa que só usa a bike para ir ao parque, falar que o câmbio abc é uma maravilha, que há 5 anos não dá problema... É bom sempre desconsiderar as avaliações extremas, e aí você faz uma média.


Outro ponto que acabou pesando bastante na minha decisão foi o preço. Eu achei uma superpromoção na Price Point ( http://www.pricepoint.com - www.pricepoint.com) e, como meu irmão ia para os EUA, acabou trazendo o grupo SRAM para mim. Senão, teria ido de Shimano sem problema nenhum...

Fazendo uma analogia com o mundo automobilístico: você está comparando BMW com Mercedes. Dizem que BMW é mais esportivo e Mercedes é mais conforto. Isso significa que você vai se sentir desconfortável num BMW ou sentir o motor do Mercedes meio fraco ? Se você estivesse comparando Mercedes com Fiat Uno, as evidências seriam claras. Mas, neste caso, as diferenças são sutis. A concorrência entre essas marcas (BMW/Mercedes - Shimano/SRAM) é ferrenha, e cada um tenta superar suas deficiências em relação ao outro com o passar do tempo.

Eu, se fosse você, iria pelo preço, mesmo. Aí você gasta a diferença em viagens, que é o que realmente interessa... Wink

Abraço.

Voltar para o topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Desconectado
Mensagens:2296
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de W0LVER1NE_MG Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Abr 2013 as 19:53
Atualmente, Shimano é a melhor escolha para cicloturismo.

Comparado aos SRAM, os links dos câmbios Shimano são mais robustos e por isso demoram mais para dar folga. Existem câmbios Shimano da década de 90 rodando até hoje com precisão, com uma folga mínima (principalmente os mais tops), ao passo que os SRAM, mesmo alguns bem mais recentes, vão sendo aposentados por excesso de folga (que causa imprecisão nas marchas, principalmente andando na terra - ao passar pedalando por trepidações a marcha muda sozinha ou escapa, quando o câmbio tá com muita folga).

Outra vantagem dos câmbios Shimano é a compatibilidade e disponibilidade. É muito mais fácil encontrar peças Shimano (ou compatíveis com Shimano) do que peças SRAM ou compatíveis com SRAM (o que acho até que não existe). Numa emergência, qualquer câmbio Shimano (mesmo o SIS) vai funcionar com um passador XT 9v, e até mesmo os câmbios genéricos (Falcon, Yamada, etc) funcionarão. Porém, se tiver com um passador SRAM, nenhum câmbio funciona a contento com ele se não for também SRAM.

E mais outra vantagem, essa válida apenas para os câmbios Shimano com a tecnologia Shadow: funcionam bem mais "escondidos" junto da bike, não deixando tantas saliências que possam enroscar em pedras, meio-fio alto ou valetas, e dificilmente tocam o chão em caso de tombo. Os SRAM e os Shimano que não possuem esse design são bem mais salientes e aumenta a probabilidade de baterem ou rasparem nas coisas.

Portanto, um câmbio Shimano 9v com design Shadow (a partir do Deore já existe essa tecnologia) vai ser o melhor câmbio para uma bicicleta de cicloturismo, principalmente se for para viagens que não andem somente no asfalto.

Vale lembrar que 10v ou 11v para cicloturismo NÃO PRESTA, independente de ser Shimano ou SRAM, pois além de possuírem câmbios específicos (nenhum outro vai servir, se estragar), a corrente e as catracas/coroas são mais finas, o que diminui a durabilidade e aumenta o risco de quebra.

Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 20 Abr 2013 as 19:54
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar para o topo
meirainacio Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2009
MONTES CLAROS
Desconectado
Mensagens:63
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de meirainacio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Abr 2013 as 16:41
Tá aí uma discussão polêmica. Creio que tudo gira em torno de opinião de mercado. Mas vamos acompanhar
Voltar para o topo
th.hanna Ver Drop Down


Registrado: 12 Fev 2013
joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de th.hanna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2013 as 16:01
Então pessoal,
Apesar de estar mais inclinado ao XT, acabou surgindo uma proposta irrecusável.
Uma bike quase zero com um grupo X9, não pensei duas vezes.

Porem ela veio com pedivela 2x10.
Ainda quero dar umas voltas maiores para tirar maiores conclusões, mas acho que para o clicloturismo vou me complicar com esta relação.

Q que vocês me dizem?

Abraços
Voltar para o topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Registrado: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:2784
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BlackSunshine Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2013 as 16:13
SRAM sem dúvidas. A precisão é impressionante e não desregula com facilidade. Ainda tem a facilidade de subir de 4 em 4 marchas se levar a alavanca toda à frente.
Voltar para o topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Mai 2012
Brusque
Desconectado
Mensagens:3637
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de PauloBC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2013 as 16:21
Originalmente Postado por th.hanna th.hanna Escreveu:

Então pessoal,
Apesar de estar mais inclinado ao XT, acabou surgindo uma proposta irrecusável.
Uma bike quase zero com um grupo X9, não pensei duas vezes.

Porem ela veio com pedivela 2x10.
Ainda quero dar umas voltas maiores para tirar maiores conclusões, mas acho que para o clicloturismo vou me complicar com esta relação.

Q que vocês me dizem?

Abraços

Acho q vc não terá problemas com a relação de 20v. Ainda mais para cicloturismo.
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar para o topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Registrado: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:2784
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BlackSunshine Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2013 as 17:04
Originalmente Postado por PauloBC PauloBC Escreveu:

Originalmente Postado por th.hanna th.hanna Escreveu:

Então pessoal,
Apesar de estar mais inclinado ao XT, acabou surgindo uma proposta irrecusável.
Uma bike quase zero com um grupo X9, não pensei duas vezes.

Porem ela veio com pedivela 2x10.
Ainda quero dar umas voltas maiores para tirar maiores conclusões, mas acho que para o clicloturismo vou me complicar com esta relação.

Q que vocês me dizem?

Abraços

Acho q vc não terá problemas com a relação de 20v. Ainda mais para cicloturismo.

Corrigindo o Paulo:

Acho que você não terá problemas com SRAM.
Voltar para o topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Mai 2012
Brusque
Desconectado
Mensagens:3637
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de PauloBC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2013 as 17:11
Nem X9 nem XT vão dar problemas ao cara , as 2 linhas são ótimas.

“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar para o topo
th.hanna Ver Drop Down


Registrado: 12 Fev 2013
joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de th.hanna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2013 as 17:13
Quanto o SRAM eu to tranquilo.
Só fiquei na duvida pois é minha primeira bike 2x10, ao invés do 3x10 de costume.
Voltar para o topo
bicicletariateixeira Ver Drop Down
Avatar
Banido

Registrado: 21 Abr 2013
São Paulo
Desconectado
Mensagens:50
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicletariateixeira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2013 as 01:43
EU compraria ( e uso ) o X9.... são equipamentos de igual qualidade... Mas por experiencia a linha SRAM é mais bem acabada.....exige pouca manutenção e regulagem com menos frequencia.
Voltar para o topo
th.hanna Ver Drop Down


Registrado: 12 Fev 2013
joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de th.hanna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2013 as 16:29
Bom pessoal,
Como eu disse anteriormente eu acabei pegando uma bike seminova com X9 relação 2x10.

A precisão do X9 realmente é impressionante e gostei muito do conjunto.
Agora após algumas semanas de testes, só não consegui me adaptar a relação 2x10.
E como meu intuito é a pratica do cicloturismo, sinto a falta de uma terceira relação no pedivela.

Vou botar esta relação a venda e comprar uma 3x10.

abraços


Voltar para o topo
bcgfg Ver Drop Down


Registrado: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bcgfg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2013 as 18:58
Originalmente Postado por th.hanna th.hanna Escreveu:

Bom pessoal,
Como eu disse anteriormente eu acabei pegando uma bike seminova com X9 relação 2x10.

A precisão do X9 realmente é impressionante e gostei muito do conjunto.
Agora após algumas semanas de testes, só não consegui me adaptar a relação 2x10.
E como meu intuito é a pratica do cicloturismo, sinto a falta de uma terceira relação no pedivela.

Vou botar esta relação a venda e comprar uma 3x10.

abraços



Não dá para simplesmente colocar um pedivela com três coroas e pegar o trocador para 3 coras?
Voltar para o topo
Marcelo_RR Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Jul 2012
Boa Vista - RR
Desconectado
Mensagens:143
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marcelo_RR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2013 as 15:54
Adquiri recentemente uma bike nova e um fator que pesou foi suspensão e componentes. Dei preferência à Shimano.
Voltar para o topo
th.hanna Ver Drop Down


Registrado: 12 Fev 2013
joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de th.hanna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2013 as 16:06

[/QUOTE]

Não dá para simplesmente colocar um pedivela com três coroas e pegar o trocador para 3 coras?
[/QUOTE]


È justamente isto que irei fazer.
Voltar para o topo
bcgfg Ver Drop Down


Registrado: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bcgfg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2013 as 19:28
Originalmente Postado por th.hanna th.hanna Escreveu:



Não dá para simplesmente colocar um pedivela com três coroas e pegar o trocador para 3 coras?
[/QUOTE]


È justamente isto que irei fazer.
[/QUOTE]
 
Entendi.
Voltar para o topo
th.hanna Ver Drop Down


Registrado: 12 Fev 2013
joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de th.hanna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2013 as 19:55
Mas é mais fácil eu vender o par de trocadores 2x10 e comprar um par de Sram X9 3x10, do que apenas vender o trocador esquerdo.
Voltar para o topo
bicicletariateixeira Ver Drop Down
Avatar
Banido

Registrado: 21 Abr 2013
São Paulo
Desconectado
Mensagens:50
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicletariateixeira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Mai 2013 as 20:58
Se o uso é só pra cicloturismo recreacional...vai de Alivio...
Esse video é mto esclarecedor...
Vale a pena ver
http://www.youtube.com/watch?v=U5ivfMS5bFE - http://www.youtube.com/watch?v=U5ivfMS5bFE
Voltar para o topo
bicicletada Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Ago 2007
Rinópolis - SP
Desconectado
Mensagens:809
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicletada Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Mai 2013 as 21:37
As Duas linhas são excelentes , isso de desrregular acho meu mitico , pois uso xt e um amigo usava sram x9 , nenhum deu problema , oque sempre ocorria era uma pancadinha na gancheira e ai baubau pode ter xtr com yumeda que ia desrregular ,  vai de gosto ! shimano tua acha mais facil em quase todas loja levando em consideração que é para cicloturismo ! Uso xt e aprovo !

nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace


Voltar para o topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Desconectado
Mensagens:2296
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de W0LVER1NE_MG Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2013 as 02:01
Originalmente Postado por bicicletariateixeira bicicletariateixeira Escreveu:

Se o uso é só pra cicloturismo recreacional...vai de Alivio...
Esse video é mto esclarecedor...
Vale a pena ver
http://www.youtube.com/watch?v=U5ivfMS5bFE - http://www.youtube.com/watch?v=U5ivfMS5bFE
O cara desse vídeo tem algumas opiniões controversas e que não refletem a realidade.
A começar pela teoria dele, de que se houvesse um câmbio superior ao outro, a Shimano tiraria de linha o inferior e só venderia o superior. Isso é totalmente descabido! Confused
É óbvio que ele ignorou completamente a questão financeira que entra nesse jogo, pois o câmbio mais avançado/eficiente/ resistente demanda um custo de fabricação maior e por isso será mais caro. Isso que ele falou só faria sentido se um XTR custasse o mesmo preço de um Tourney. Falta total de parâmetros de comparação nessa afirmação dele.

Segundo: câmbio Alívio/Acera/Altus não são mais duráveis que os Deore/SLX/XT/XTR. Pode chegar em qualquer bicicletaria e ver no lixo de peças dela quais são os câmbios que vão estar lá, ou perguntar pro mecânico quais os câmbios que normalmente precisam ser trocados por estarem com funcionamento ruim.
Os câmbios das linhas mais simples possuem molas fracas e articulações com rebites comuns, a maioria em latão, sem qualquer outro recurso que melhore a fixação, vedação e atrito deles, e por isso apresentam folga ou rispidez mais rapidamente se comparados aos modelos mais caros, que possuem links e articulações melhor estruturados, selados contra sujeira e com materiais mais nobres e mais resistentes (pinos e buchas de aço ou CrMo, revestidos com uma cobertura que gera menos atrito entre as partes - inclusive é disso que surge a maior precisão e leveza na mudança das marchas).
A durabilidade portanto é maior, seja em uso normal (desgaste natural) ou tomando pancada.

Outra coisa, o sujeito disse que para o cicloturismo a precisão não é importante... então ele que experimente mudar de marcha numa subida com a bike carregada e tendo que dar torque no pedal, pra ver o que acontece se a marcha ratear e não mudar rapidamente com precisão. Normalmente detona a corrente (que pode amassar ou afrouxar um dos pinos, o que vai comprometer o funcionamento dali pra frente e acabar arrebentando) ou entorta a gancheira, mas também força o câmbio e gera folga nele (e como já disse, quanto mais modesto o modelo, mais fácil dar folga). Isso comprometeria a viagem e poderia acarretar até situações de risco para o viajante... então como dizer que "não é importante"?

Esse cara claramente não tem experiência para falar sobre esse assunto, chegando a admitir que certa vez trocou o câmbio todo apenas porque as roldanas haviam se desgastado (!?!), isso já dá uma noção do nível de conhecimento técnico dele.
Caso ele tivesse aí pelo menos uns 3 anos de viagens e pedaladas com cada um dos modelos em questão ele saberia que não se troca um câmbio inteiro por causa das roldanas, e também comprovaria que um Deore, SLX, XT ou XTR tem maior durabilidade que qualquer Alivio, e muito maior durabilidade que os abaixo do Alivio.
A linha Alivio atual até conta com uma durabilidade boa, pois ela costumeiramente herda as tecnologias do Deore a cada nova geração (o Deore passa para a geração seguinte e o Alivio passa a ter o design do Deore da geração anterior, isso já ocorre há pelo menos umas 4 gerações de lançamentos), então se a teoria dele fosse válida o câmbio Alivio teria que ser mais "delicado", pois seria o que o Deore foi um dia só que empregando recursos mais econômicos na confecção (que obviamente diminuem a eficiência).
Por exemplo, se você for desmontar o corpo de um câmbio Deore, vai encontrar pinos embutidos com pontas estriadas, buchas e anéis vedantes em cada uma das partes móveis de contato; quero ver encontrar isso nos Alivio, Acera e Altus de qualquer época/ano. Os Altus usam 4 pivôs, sendo dois deles rebites simples encaixados num buraco de parede fina; o Alivio tem 4 pivôs e um deles é rebite comum; o Deore tem apenas 3 pivôs principais todos embutidos e selados.

E há que se dizer também que o vídeo está defasado: ele relata um problema num pedivela Deore dele que só é possível ocorrer em pedivelas Deore antigos e nos da linha Alivio para baixo, pois os modelos Deore e superiores mais recentes (de 2007 pra cá) são do tipo integrados - que é uma solução bem mais eficaz, simples e robusta que o antigo sistema ponta quadrada e octalink.

Enfim: video com especificações errôneas e que tenta empurrar uma opinião equivocada e infundada como sendo uma verdade absoluta, prestando um desserviço a quem está procurando informações a respeito de câmbios.
Os câmbios Shimano e SRAM seguem sim hierarquias que correspondem à sua qualidade, porém o que se pode concluir em relação a cicloturismo especificamente, é que um câmbio XTR ou mesmo um XT são caros demais e oferecerão uma vantagem muito pequena (precisão, durabilidade e peso) em comparação a um Deore Shadow, pois do Deore para cima o design é basicamente o mesmo, mudam apenas os materiais. Já o Deore não Shadow, possui o mesmo design do Alivio 2013, que apesar de mais macio nas mudanças é mais exposto a quebras - por ser mais saliente e por não ter o corpo fixo, projetando-se contra o quadro ao passar por trepidações.
Em relação ao SRAM, esse "gap" de tecnologia se dá entre o X3 e o X5, porém não chega a ser notado de forma tão agressiva, mudam mais os materiais e o tipo de links e buchas usados. Eu diria que o equivalente da SRAM para o Shimano Deore Shadow (melhor custo x benefício para cicloturismo) seria o X7.

------------------------------------------------------------------------

E vale lembrar que eu sustento a minha afirmação de que os câmbios Shimano com design Shadow são superiores a qualquer câmbio SRAM ou Shimano não-Shadow, por 7 motivos abaixo relacionados:
- maior durabilidade
- maior compatibilidade
- maior disponibilidade
- melhor rota do cabo, sem curvas
- mais maciez nas mudanças
- menor probabilidade de quebra acidental
- menor preço

Sete pontos positivos.
Em contrapartida, quais os pontos negativos? Ou quais as vantagens dos SRAM? Falam muito de precisão, mas tem muita gente rodando (eu inclusive) com Shimano totalmente preciso e sem nunca desregular. Uma vez regulado direito, funciona direito sempre - tanto Shimano, quanto SRAM uso ambos).
O outro argumento é que o SRAM é mais leve. Isso procede e é um argumento válido. Um X7 com cage de carbono pesa 239g e um Deore Shadow com cage de ferro pesa 280g, são 41g de diferença. Mas como estamos tratando de cicloturismo, fica aquela pergunta no ar: vale a pena trocar as 7 vantagens citadas acima, por 41g de peso a menos?

Eu respeito a opinião de quem prefere usar SRAM por gosto pessoal ou por "se sentir melhor usando", afinal cada um coloca a peça que preferir/puder em sua própria bicicleta... mas se for ver no papel, preto no branco, é nítido que os câmbios Shimano com design Shadow tem vantagens reais sobre os SRAM equivalentes e sobre os Shimano não-Shadow.
E, dentre os Shimano Shadow, o melhor custo x benefício seria o Deore Shadow, que é o mais barato dos Shadow.

Em tempo: eu tenho em uso atualmente dois câmbios SRAM e três câmbios Shimano, todos eles funcionam com perfeição total, não tenho nenhuma reclamação contra nenhum deles. Thumbs Up

Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 06 Mai 2013 as 17:27
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar para o topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Desconectado
Mensagens:1612
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ninocoutinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2013 as 08:45
Originalmente Postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG Escreveu:

Enfim: video com especificações errôneas e que tenta empurrar uma opinião equivocada e infundada como sendo uma verdade absoluta, prestando um desserviço a quem está procurando informações a respeito de câmbios.

Thumbs Up

Esse cara teria conhecimento pra falar por um minuto... ou menos... ficou falando mais de 10 minutos, falou UM MONTE DE BOBAGEM!!! Além da desinformação, tem PRECONCEITOS TÉCNICOS, digamos assim.

Um amigo meu tem a expressão "ciclista de internet"... aqueles caras mais dão pitaco em fórum, do que pedalamLOL. Agora eu me toquei de que existe outra raça... "cicloturista de internet".Clown O cara enxerga a coisa por um viés só e não se dá o trabalho de pesquisar antes de falar, tem mais preconceito do que espideiro xiita ou XCzeiro xiita. Não compreende nada diferente do que ele próprio faz. E não experimentou de tudo pra poder falar de verdade.

Ele chega a falar que um câmbio não é melhor que outro, mas um não passa tão direito quanto outro...ErmmWacko Vota na "linha A" (altus acera alivio) dizendo que são parrudos, são cambio pra toda hora, mas "não tem a precisão de ficar trocando, vc cambia (????) e ele não responde"... como que isso pode ser bom? primeiro que não é assim que um sistema de marchas minimamente aceitável vai funcionar, o que eu percebi é que ele se dá por satisfeito de ficar andando com câmbio desreguladoShocked, só pq está fazendo cicloturismo e não está preocupado com desempenhoOuch.

Eu acho que não tem o menor problema ele ter essas visões sobre a coisa, cada um tem as suas, e por isso mesmo, eu tomo um belo cuidado quando as pessoas me mandam mensagem, perguntando o que eu acho sobre bike assim, equipamento assado, alforje y, selim x, bicicleta reclinada, cromo Vs alum, bagageiro adaptado ou não, freios, componentes da relação, passadores...

A verdade é que, com as maniasTongue que cada um vai adquirindo ao longo de sua experiência de sucesso com certo equipo e de fracasso com outro, TUDO FUNCIONA, caso a pessoa se dedique, digamos assim. Se o cara bota na cabeça que tem que cicloviajar com uma road full carbon, ele vai até planejar as coisas de modo que essa escolha funcione. E ele pode morrer achando que é a melhor opção. A mesma coisa pra um que acha que tem que viajar de barraforte. No entanto, na hora que ele é chamado pra elencar custo-benefício, prós e contras, pro uso de outras pessoas, aí são outros quinhentos, tem que saber o que fala, tem que conhecer melhor pra listar vantagens e desvantagens.

Valeu demais pela mensagem, W0LVER1NE! Clap verdadeira aula.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar para o topo
th.hanna Ver Drop Down


Registrado: 12 Fev 2013
joinville
Desconectado
Mensagens:25
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de th.hanna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2013 as 09:25
Brigadão pela resposta W0LVER1NE_MG .
Foi demais de esclarecedor!
Voltar para o topo
KBLZ Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Ago 2011
Sao Paulo
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KBLZ Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Ago 2013 as 20:48
XT com certeza!
Voltar para o topo
vanilton Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 20 Out 2010
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:15
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vanilton Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2013 as 13:52
Custo Benefício, eu vou de SLX!!

EHEHEHEH

Mais se tem grana pro XT vai de XT!


Voltar para o topo
bcgfg Ver Drop Down


Registrado: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bcgfg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Set 2013 as 06:39
Pessoal, no dia 22/04 o criado do tópico já disse que comprou um X9.
Não sei se vale vocês continuarem postando o que o cara deveria comprar na opinião de vocês.
Voltar para o topo
Marcelo Almeida Ver Drop Down


Registrado: 12 Ago 2009
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marcelo Almeida Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2013 as 21:32
Valeu a pena eles continuarem dicutindo sim, pois me foi muito útil (acredito que a outros também), que estou lendo só agora em Dezembro. Eu tinha acabado de ver por cincidência o referido vídeo, e apesar de leigo, achei que o cara tinha falado um monte de besteira, e pelo visto eu estava certo.
Voltar para o topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Desconectado
Mensagens:3094
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carlos sp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2013 as 09:09
Originalmente Postado por Marcelo Almeida Marcelo Almeida Escreveu:

Valeu a pena eles continuarem dicutindo sim, pois me foi muito útil (acredito que a outros também), que estou lendo só agora em Dezembro. Eu tinha acabado de ver por cincidência o referido vídeo, e apesar de leigo, achei que o cara tinha falado um monte de besteira, e pelo visto eu estava certo.


É que o sujeito desse vídeo e outros do mesmo autor que em sua maioria fala também um monte de baboseiras,tem um único propósito,promover a loja virtual dele...
Voltar para o topo
WiliamAraujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Out 2013
Três Lagoas - M
Desconectado
Mensagens:56
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de WiliamAraujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mar 2014 as 03:09
Estamos em 2014, tinha visto esse video e tbm não concordei. Hoje to montando uma bike e a duvida é a mesma.

Sobre durabilidade um cara me falou uma coisa! - A pessoa compra grupo de 2k e usa óleo singer pra lubrificar... Ai é de chorar.

Em equipamentos mecanicos, lubrificação é 99% da sua vida ultiu.

Tenho uma bike com Deore, queria comprar um SRAM pra poder ter uma opinião. O problema é que se não gostar é muita grana empregada.

Vou dar um rolê numa Elite 20 pra ver o SRAM X5 e tbm devo dar uma volta na elite 30 com x7, ai vou decidi qq vou comprar.

Seja como for, acho que para pecas de bike existe poucos ou quase nenhum site que testa os equipamentos, fazendo uma comparação justa assim como vejo em outros universos a exemplo da informática.

Seria de grande ajuda ter um canal fazendo review de suspensão, grupos, quadros, etc. Ajudaria muito.
Voltar para o topo
yurigonzaga Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Ago 2011
São Paulo - SP
Desconectado
Mensagens:64
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de yurigonzaga Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Abr 2014 as 02:11
XT XT XT
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X