Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - mudança de coroa em pedivela Shimano M590
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


mudança de coroa em pedivela Shimano M590

 Responder Página  <1 45678 10>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 20:47
legal furukawa!

estou pensando seriamente em pegar uma vitus, se tudo der certo... meu irmão deve pegar minha bike num preço camarada (pra ele, prefiro fazer um preço bom pra ele do que entregar de graça pra um logista na troca).

o "problema" da vitus é que ela vem com relação 20v (eu creio que uma relação 30v atente melhor o usuário recreativo) mas com coroas 38/22 a coisa muda BEM de figura!

outra possibilidade seria trocar o último pinhão por um maiorzinho, mas vilipendiar um cassete slx é sacanagem, hehehe!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 21:45
Samuel,

a bike Caloi Vitus 29ER vem com a transmissão SLX 20v (coroas 38-24, cassete 11-36).

Eu creio que de início não valeria a pena mexer na transmissão pois é uma configuração bem legal.

No meu caso, cheguei a usar na SPZ Carve (tamanho 19") com coroas 36-24 e cassete 12-36 mas faltava marcha mais pesada. Foi por isso que optei pelo cassete 11-34 e troquei a coroa menor para 22. Como deixei a bike exclusivamente para treinos urbanos, aumentei a coroa maior para 38 e ficou muito boa.

Na KHS Tucson (tamanho 17"), uso coroas 36-22 com cassete adaptado 9v de 11-36 pois esta bike rende menos que a SPZ Carve com a mesma configuração, além de ser uma bike mais pesada pois está com suspensão dianteira (na Carve uso um garfo rígido Niner). Montei a KHS para trilhas mas futuramente vou trocar o quadro por uma SPZ Crave tamanho 17.5" que é excelente pois a tubulação melhorou muito em relação à Carve 2012.



Editado por furukawa - 17 Jun 2014 as 21:48
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 19:48
então furukawa, o lance da vitus é que me acostumei com a moleza de ter o overdrive coroa 22 e pinhão 36, muito útil pra uma pirambeira insana depois de 8hs de pedal... quando eu saí do cassete 11-32 pro 12-36 eu senti uma melhora absurda na qualidade dos pedais...

essa combinação da vitus de fato é legal, é bem melhor do que a coroa 22 com pinhão 32 que eu fui obrigado a tolerar por um tempo...


meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2014 as 20:49
Fiz a montagem da relação 2x9 e ficou perfeita para o meu tipo de pedal, 95% trilhas. Fiz a aquisição dos seguintes equipamentos: coroa 24T Race Face para 9v (US 7,99), coroa 36T SLX M660 para 9v (US 32,83), cambio dianteiro Shimano SLX M667 Conventional 2x9 Front Mech (US 27,49), montei e depois de alguns ajustes ficou perfeito. Eu tava com receio de faltar marcha pesada pois o cassete é 12-36 mas como não sou de girar em descidas e nem de andar em asfalto, a relação mais pesada 36x12 ficou muito bom e a mais leve 24x36 dá pra subir qualquer parede. Fiz vários pedais antes sem tirar a coroa maior, tava com medo da corrente cair e realmente em algumas raras situações que testei sem a coroa maior aconteceu o chaistuck. Acertei o chain line passando um espaçador do movimento central para o lado oposto da corrente, cortei a corrente na medida e ficou perfeito. Fica a dica p quer fazer uma conversão barata e eficiente.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 07:03
Legal Caioagri,

também fiz este acerto do chainline com o passador do lado oposto das coroas. Cheguei a usar coroa de 24 da Shimano quando usava o mesmo cassete 12-36 mas em trilha mais pesada e longa sentia a falta de uma marcha mais leve e voltei com a coroa 22. Lembrando que minhas duas bikes são de rodas 29".

O interessante é que com o câmbio dianteiro SLX M667 acontece da corrente sair da coroa maior em mudança com alto giro e com a corrente no pinhão menor. Com o câmbio XT M785 isto não acontece, ele é bem melhor que o SLX M667 mas este tem um guia de corrente maior.

Uso o câmbio dianteiro XT M785 na Specialized Carve com coroas 38-22 mas o guia de corrente dela é curto e a corrente raspa muito com o cruzamento das menores marchas (coroa em 22 e pinhão nas menores 11,13 e 15).

Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 08:30
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Legal Caioagri,

também fiz este acerto do chainline com o passador do lado oposto das coroas. Cheguei a usar coroa de 24 da Shimano quando usava o mesmo cassete 12-36 mas em trilha mais pesada e longa sentia a falta de uma marcha mais leve e voltei com a coroa 22. Lembrando que minhas duas bikes são de rodas 29".

O interessante é que com o câmbio dianteiro SLX M667 acontece da corrente sair da coroa maior em mudança com alto giro e com a corrente no pinhão menor. Com o câmbio XT M785 isto não acontece, ele é bem melhor que o SLX M667 mas este tem um guia de corrente maior.

Uso o câmbio dianteiro XT M785 na Specialized Carve com coroas 38-22 mas o guia de corrente dela é curto e a corrente raspa muito com o cruzamento das menores marchas (coroa em 22 e pinhão nas menores 11,13 e 15).


Então Furukawa, optei pelo slx 667 por ser p 9v, acredito q ele seja um pouco mais largo q o p 10v pela espessura da corrente, consegui fazer todos os cruzamentos sem q a corrente raspe no cambio dianteiro, a corrente chegou a escapar uma vez na dianteira e uma vez na traseira quando girava alto usando a coroa 36 e descendo para o k7 12 mas acredito q aconteceu por causa da corrente q estava muito longa pois não tinha cortado ainda, o comprimento da corrente estava como se utilizasse a coroa de 42 e tbm pelo fato de não ter acertado o chain line. Vamos testando mas acredito q não terei mais problemas. Um colega fez essa adaptação mas em uma all-mountain aro 26 e me disse q ficou perfeito utilizando cambio dianteiro 2x10. 
Outra dica, ao invés de comprar parafusos para coroas duplas de speed ou utilizar arruelas ou até mesmo limar os parafusos, comprei 4 parafusos para gancheira (R$ 2,50 cada) e ficaram perfeitas.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
tomiello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:244
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 11:50
Pessoal, passei os últimos dias lendo esse tópico, tentando entender as possibilidades que tenho no upgrade da minha bike.
Tenho hj a seguinte configuração, de fábrica:
Pedivela FC-M430, com 22-32-44
Cassete 11-34 (9v)
Câmbio dianteiro Acera
Câmbio traseiro XT
Passadores Alívio.
 
A ideia é ter no futuro um 2x10, mas fazer em partes. A ideia é, além de colocar componentes de melhor qualidade, principalmente na frente, diminuir peso.
 
Partindo disso, acredito que o caminho seja passar por um 2x9, já trocando o pedivela por um duplo, que posteriormente me possibilite trocar o cassete pra um 10v.
 
Aí começa a dúvida. Pra isso já tenho que trocar, além do pedivela, cambio e passador dianteiro, certo?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 13:24
Se for para diminuir o peso e aumentar a qualidade do pedivela, a opção mais indicada é trocar o pedivela por um integrado (eixo oco, hollowtech). Este FC-M430 usa movimento central octalink:

http://bike.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/FC/SI_1LZ0A/SI-1LZ0A-001-ENG_v1_m56577569830690265.pdf

Mesmo no pedivela Alivio FC-M430 é possível trocar as coroas pois a furação dos parafusos de fixação é 104/64 mm. Basta comprar uma coroa de 36 dentes com BCD 104 mm, retirar as coroas 44 e 32, comprar parafusos de fixação de menor comprimento (ou limar/esmerilhar as velhas) e montar a coroa 36 no lugar da coroa 32.

O passador do câmbio dianteiro não precisa ser trocado mas o câmbio dianteiro pode ser que não funcione direito mas dá para ajustar e usar razoavelmente bem. O ideal é realmente comprar um câmbio dianteiro específico para pedivela duplo pois não custa caro e o funcionamento é ótimo.



Editado por furukawa - 22 Out 2014 as 13:27
Voltar ao Topo
tomiello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:244
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 14:57
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Se for para diminuir o peso e aumentar a qualidade do pedivela, a opção mais indicada é trocar o pedivela por um integrado (eixo oco, hollowtech). Este FC-M430 usa movimento central octalink:

http://bike.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/FC/SI_1LZ0A/SI-1LZ0A-001-ENG_v1_m56577569830690265.pdf

Mesmo no pedivela Alivio FC-M430 é possível trocar as coroas pois a furação dos parafusos de fixação é 104/64 mm. Basta comprar uma coroa de 36 dentes com BCD 104 mm, retirar as coroas 44 e 32, comprar parafusos de fixação de menor comprimento (ou limar/esmerilhar as velhas) e montar a coroa 36 no lugar da coroa 32.

O passador do câmbio dianteiro não precisa ser trocado mas o câmbio dianteiro pode ser que não funcione direito mas dá para ajustar e usar razoavelmente bem. O ideal é realmente comprar um câmbio dianteiro específico para pedivela duplo pois não custa caro e o funcionamento é ótimo.

Obrigado Fukuwaga!
Então o ideal seria partir pra:
 
Pedivela XT M785:
http://www.chainrecycles.com/br/en/shimano-xt-m785-10-speed-double-chainset/rp-prod67200 - http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-xt-m785-10-speed-double-chainset/rp-prod67200
e
Passador XT M786:
http://www.chainrecycles.com/br/en/shimano-xt-m786-conventional-2x10-front-mech/rp-prod67203 - http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-xt-m786-conventional-2x10-front-mech/rp-prod67203
 
Para essa configuração continuo usanda a corrente pra 9v, certo?
 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 15:56
Desde setembro, a Receita Federal está taxando praticamente todas as encomendas realizadas pelos Correios. Se puder comprar este pedivela Shimano XT M786, bom proveito, mas vai sair caro e quase no mesmo valor que no Mercado Livre.

Se for para comprar um pedivela novo no Brasil eu optaria por este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592378195-pedivela-shimano-deore-m615-10v-24-38-dentes-2014-_JM

Não precisa, por enquanto, mexer nos passadores de marcha. O mais importante seria no câmbio dianteiro. Eu gosto muito do Shimano M785:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598073989-cambio-dianteiro-shimano-xt-fd-m785-abracadeira-baixa-novo-_JM

Precisa conferir qual o diâmetro do tubo do selim onde o câmbio dianteiro será montado: 28,6 31,8 ou 34,9 mm.

Eu tenho várias coroas de 8, 9 e 10v e a espessura delas é praticamente igual, 2,0 mm. Pode ser que haja variação usando um micrômetro mas não o tenho. Assim não creio que tenha problema de usar corrente de 9v em coroas de 10v.
Voltar ao Topo
tomiello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:244
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 16:11
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Desde setembro, a Receita Federal está taxando praticamente todas as encomendas realizadas pelos Correios. Se puder comprar este pedivela Shimano XT M786, bom proveito, mas vai sair caro e quase no mesmo valor que no Mercado Livre.

Se for para comprar um pedivela novo no Brasil eu optaria por este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592378195-pedivela-shimano-deore-m615-10v-24-38-dentes-2014-_JM

Não precisa, por enquanto, mexer nos passadores de marcha. O mais importante seria no câmbio dianteiro. Eu gosto muito do Shimano M785:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598073989-cambio-dianteiro-shimano-xt-fd-m785-abracadeira-baixa-novo-_JM

Precisa conferir qual o diâmetro do tubo do selim onde o câmbio dianteiro será montado: 28,6 31,8 ou 34,9 mm.

Eu tenho várias coroas de 8, 9 e 10v e a espessura delas é praticamente igual, 2,0 mm. Pode ser que haja variação usando um micrômetro mas não o tenho. Assim não creio que tenha problema de usar corrente de 9v em coroas de 10v.
Entendi.
Na verdade era cambio, não passador. O link que eu mandei é do m786, que tá USD 28 e deve ser praticamente igual esse m785 que vc gosta.
acho que é isso por enquanto, obrigado pelas dicas!
Voltar ao Topo
Marco Queiroz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2012
Recife
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marco Queiroz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 16:40
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Desde setembro, a Receita Federal está taxando praticamente todas as encomendas realizadas pelos Correios. Se puder comprar este pedivela Shimano XT M786, bom proveito, mas vai sair caro e quase no mesmo valor que no Mercado Livre.


Não mesmo.....

O pedivela Xt 785 mais barato que achei no ML custa R$699,00( sem frete), mas vamos trabalhar com esses número.

CRC
Câmbio dianteiro Xt 786 + Pedivela Xt 785 + frete = $177,47
Cartão com dólar a R$2,6 = R$461,42
IOF                                 =  R$29,43
Taxa com dólar a 2,6( a receita sempre usa uma cotação menor) = R$276,85

Total R$767,70

Obs : não cobram ICMS no meu Estado.
Voltar ao Topo
Marco Queiroz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2012
Recife
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marco Queiroz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 16:43
Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Desde setembro, a Receita Federal está taxando praticamente todas as encomendas realizadas pelos Correios. Se puder comprar este pedivela Shimano XT M786, bom proveito, mas vai sair caro e quase no mesmo valor que no Mercado Livre.

Se for para comprar um pedivela novo no Brasil eu optaria por este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592378195-pedivela-shimano-deore-m615-10v-24-38-dentes-2014-_JM

Não precisa, por enquanto, mexer nos passadores de marcha. O mais importante seria no câmbio dianteiro. Eu gosto muito do Shimano M785:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598073989-cambio-dianteiro-shimano-xt-fd-m785-abracadeira-baixa-novo-_JM

Precisa conferir qual o diâmetro do tubo do selim onde o câmbio dianteiro será montado: 28,6 31,8 ou 34,9 mm.

Eu tenho várias coroas de 8, 9 e 10v e a espessura delas é praticamente igual, 2,0 mm. Pode ser que haja variação usando um micrômetro mas não o tenho. Assim não creio que tenha problema de usar corrente de 9v em coroas de 10v.
Entendi.
Na verdade era cambio, não passador. O link que eu mandei é do m786, que tá USD 28 e deve ser praticamente igual esse m785 que vc gosta.
acho que é isso por enquanto, obrigado pelas dicas!



Eu compraria na CRC, pois apesar de ser taxado, minhas últimas compras chegaram com pouco mais de um mês. Inclusive comprei um pedivela( Xt 782) em uma das compras. 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 17:02
Aqui em Floripa, SC, é cobrado o ICMS em cima do imposto de importação, um absurdo e o valor da compra praticamente dobra.

Se for para importar, eu prefiro comprar na Merlin Cycles pois a compra vem com número de rastreamento, caso o mesmo produto seja mais caro na CRC.

De toda forma, vale a pena conferir no mercado interno para saber se vale a pena a demora e o valor com impostos.

Semana passada chegou direto (sem impostos) minha importação de um cassete Shimano HG50 11-34 comprado na Merlin. O valor era baixo US$ 14,74 e creio que eles nem deram bola, apesar do peso ser considerável.

Editado por furukawa - 22 Out 2014 as 17:10
Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2014 as 08:14
Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Pessoal, passei os últimos dias lendo esse tópico, tentando entender as possibilidades que tenho no upgrade da minha bike.
Tenho hj a seguinte configuração, de fábrica:
Pedivela FC-M430, com 22-32-44
Cassete 11-34 (9v)
Câmbio dianteiro Acera
Câmbio traseiro XT
Passadores Alívio.
 
A ideia é ter no futuro um 2x10, mas fazer em partes. A ideia é, além de colocar componentes de melhor qualidade, principalmente na frente, diminuir peso.
 
Partindo disso, acredito que o caminho seja passar por um 2x9, já trocando o pedivela por um duplo, que posteriormente me possibilite trocar o cassete pra um 10v.
 
Aí começa a dúvida. Pra isso já tenho que trocar, além do pedivela, cambio e passador dianteiro, certo?

Se a idéia é migrar p 2x10 vai precisar de cambio dianteiro, k7, passadores, corrente e cambio traseiro, o pedivela dá p continuar usando então praticamente vai ter q trocar tudo. Eu uso 2x9 e acho excelente, não deixa nada a desejar p 2x10. Uso k7 12-36, pedivela lx com coroas 24 e 36 e cambio dianteiro 2x9 slx m667, tudo casado e funcionando como um relógio. Não precisei trocar o passador dianteiro pois o câmbio dianteiro limita o movimento do passador.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
tomiello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:244
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 12:43
Originalmente postado por caioagri caioagri escreveu:

Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Pessoal, passei os últimos dias lendo esse tópico, tentando entender as possibilidades que tenho no upgrade da minha bike.
Tenho hj a seguinte configuração, de fábrica:
Pedivela FC-M430, com 22-32-44
Cassete 11-34 (9v)
Câmbio dianteiro Acera
Câmbio traseiro XT
Passadores Alívio.
 
A ideia é ter no futuro um 2x10, mas fazer em partes. A ideia é, além de colocar componentes de melhor qualidade, principalmente na frente, diminuir peso.
 
Partindo disso, acredito que o caminho seja passar por um 2x9, já trocando o pedivela por um duplo, que posteriormente me possibilite trocar o cassete pra um 10v.
 
Aí começa a dúvida. Pra isso já tenho que trocar, além do pedivela, cambio e passador dianteiro, certo?

Se a idéia é migrar p 2x10 vai precisar de cambio dianteiro, k7, passadores, corrente e cambio traseiro, o pedivela dá p continuar usando então praticamente vai ter q trocar tudo. Eu uso 2x9 e acho excelente, não deixa nada a desejar p 2x10. Uso k7 12-36, pedivela lx com coroas 24 e 36 e cambio dianteiro 2x9 slx m667, tudo casado e funcionando como um relógio. Não precisei trocar o passador dianteiro pois o câmbio dianteiro limita o movimento do passador.
Então caioagri, vou passar pelo 2x9 antes de colocar 2x10. Realmente bastante gente tá satisfeita com 2x9, e o custo é bem menor. A princípio vou deixar com o k7 11-34, se eu conseguir subir tudo blz, senão depois coloco um 12-36.
Desculpa, que pedivela é esse seu?
 
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 13:35
Boa tarde!

Uma dúvida! Tenho um pedivela Deore com relação 38-24, mas aqui onde moro, tem muita pirambeira e senti necessidade de ter uma coroa de 22 dentes. Tenho um pedivela Sram 36-22 que foi pro saco. Gostaria de saber se é possível cambiar o 22 pro Deore. É compatível a coroa Sram no pedivela Shimano?

Grande abraço!
Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 14:53
Tomiello, meu pedivela é um deore lx.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 15:13
Originalmente postado por olbap olbap escreveu:

Boa tarde!

Uma dúvida! Tenho um pedivela Deore com relação 38-24, mas aqui onde moro, tem muita pirambeira e senti necessidade de ter uma coroa de 22 dentes. Tenho um pedivela Sram 36-22 que foi pro saco. Gostaria de saber se é possível cambiar o 22 pro Deore. É compatível a coroa Sram no pedivela Shimano?

Grande abraço!


As furações são iguais, BCD 104/64 mm, e teoricamente a montagem é possível. Minha sugestão é pegar esta coroa de 22 dentes da SRAM e comparar lado a lado com a coroa da Shimano para ver se a posição dos dentes são iguais.

Talvez seja melhor usar as duas coroas SRAM 36-22 no lugar das coroas da Shimano 38-24 pois o câmbio trabalha melhor com a diferença de 14 dentes entre as coroas.
Voltar ao Topo
luciano_oz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:624
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciano_oz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 19:27
Estou querendo deixar meu pedivela XT FC M780 que é de 3x10 para 2x10, porém não acho a indicação do da distÂncia dos parafusos. Alguém sabe ou tem como ensinar a ver? Medi umas 4 vezes mas não ficou muito certo...
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 23:29
Originalmente postado por luciano_oz luciano_oz escreveu:

Estou querendo deixar meu pedivela XT FC M780 que é de 3x10 para 2x10, porém não acho a indicação do da distÂncia dos parafusos. Alguém sabe ou tem como ensinar a ver? Medi umas 4 vezes mas não ficou muito certo...


Luciano,

a circunferência dos parafusos é 104/64 mm:

http://www.shimano.com.au/media/techdocs/content/cycle/SI/Deore-XT/SI_5N20A/SI-5N20A-002-00-Eng_v1_m56577569830750034.pdf
Voltar ao Topo
luciano_oz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:624
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciano_oz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 14:52
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por luciano_oz luciano_oz escreveu:

Estou querendo deixar meu pedivela XT FC M780 que é de 3x10 para 2x10, porém não acho a indicação do da distÂncia dos parafusos. Alguém sabe ou tem como ensinar a ver? Medi umas 4 vezes mas não ficou muito certo...


Luciano,

a circunferência dos parafusos é 104/64 mm:

http://www.shimano.com.au/media/techdocs/content/cycle/SI/Deore-XT/SI_5N20A/SI-5N20A-002-00-Eng_v1_m56577569830750034.pdf

Caraca amigo, brigadão pela ajuda! Big smile
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 15:01
galera, um update:

comprei outra bike e ela veio com um pedivela deore duplo, um deore M615, com coroas 24-38.

eu não curto coroinha de 24 dentes, e tinha uma novinha de 22 aqui... fiz a troca, e o cambio dianteiro deore FD-M615 está trocando com perfeição!

eu creio que essa combinação de coroas 22-38 é uma alternativa bem mais interessante do que cassetes com range muito grande (tipo o one up de 42d) e muitíssimo mais barata, uma vez que a coroinha custou apenas 25 reais!

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
BrunoAgostini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoAgostini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 15:33
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

galera, um update:

comprei outra bike e ela veio com um pedivela deore duplo, um deore M615, com coroas 24-38.

eu
não curto coroinha de 24 dentes, e tinha uma novinha de 22 aqui... fiz a
troca, e o cambio dianteiro deore FD-M615 está trocando com perfeição!

eu
creio que essa combinação de coroas 22-38 é uma alternativa bem mais
interessante do que cassetes com range muito grande (tipo o one up de
42d) e muitíssimo mais barata, uma vez que a coroinha custou apenas 25
reais!




Concordo com você, porem apesar de ser mais interessante, não é o recomendado pela shimano, a diferenca deve ser de 14 dentes. Eu já testei as seguintes combinações de coroas, 38-26, 38-24, 40-24 e 40-26, todas com cassete 11-36. As melhores trocas são com 38-26, e as piores com 40-24, porém trocam tranquilamente. Atualmente uso 40-26 e trocam muito bem. Tem um ótimo range.      
Demorei um pouco pra acertar, pois testei por um bom tempo, varias trilhas pra ter certeza de qual manteria. Ainda tenho as outras coroas guardadas, pois se for fazer uma trilha muito sinistra, tenho a opção de trocar novamente.     

Usar um pinhão de 42, com uma coroinha de 22 não é recomendado nem pela shimano nem pela sram, pois devido ao grande torque, pode quebrar o freehub.
Se verificar os documentos da shimano, verá que se usar um pinhão de 40 a coroinha deve se de no minimo 26, se for pinhão 42 a coroinha deve ser 28.
Estava pensando em colocar um pinhão maior, porem desisti pois se for para manter a recomendação da coroinha, fica praticamente a mesma coisa que tenho hoje, mas com trocas mais espaçadas. Esses pinhões maiores do que 36, são "principalmente" para quem uso coroa unica. Para duplas, não vi vantagem.

Essa é MINHA experiência e opinião.
Voltando a pedalar...
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 18:16
Legal, Samuel!

Bom saber desta opção de coroas 38-22 com câmbio dianteiro Shimano FD-M615 funcionar bem.

Usei a mesma configuração de coroas com o câmbio Shimano XT M785 e também funcionou bem. O problema deste câmbio XT é com relação ao pequeno tamanho do guia de corrente que não permite usar as marchas no cruzamento menor (coroa em 22 e pinhão em 11) pois a corrente raspa demais no guia.

O guia do FD-M615 é grande ou pequeno?

Abraços,
Furukawa.

Editado por furukawa - 05 Nov 2014 as 23:24
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 21:11
o guia é pequeno, mas eu uso o PDV duplo com a menor como um over-drive... não uso a coroinha com pinhão menor que 21! eu sei que pode cruzar mas eu prefiro evitar....

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 21:15
Originalmente postado por BrunoAgostini BrunoAgostini escreveu:


Concordo com você, porem apesar de ser mais interessante, não é o recomendado pela shimano, a diferenca deve ser de 14 dentes. Eu já testei as seguintes combinações de coroas, 38-26, 38-24, 40-24 e 40-26, todas com cassete 11-36. As melhores trocas são com 38-26, e as piores com 40-24, porém trocam tranquilamente. Atualmente uso 40-26 e trocam muito bem. Tem um ótimo range.      
Demorei um pouco pra acertar, pois testei por um bom tempo, varias trilhas pra ter certeza de qual manteria. Ainda tenho as outras coroas guardadas, pois se for fazer uma trilha muito sinistra, tenho a opção de trocar novamente.     

Usar um pinhão de 42, com uma coroinha de 22 não é recomendado nem pela shimano nem pela sram, pois devido ao grande torque, pode quebrar o freehub.
Se verificar os documentos da shimano, verá que se usar um pinhão de 40 a coroinha deve se de no minimo 26, se for pinhão 42 a coroinha deve ser 28.
Estava pensando em colocar um pinhão maior, porem desisti pois se for para manter a recomendação da coroinha, fica praticamente a mesma coisa que tenho hoje, mas com trocas mais espaçadas. Esses pinhões maiores do que 36, são "principalmente" para quem uso coroa unica. Para duplas, não vi vantagem.

Essa é MINHA experiência e opinião.


bruno,

várias vezes eu madei às favas as recomendações da shimano, e de novo dessa vez o negócio deu certo, hehehe...

cambio de speed trabalham normalmente com essa capacidade, arrisquei e fiquei satisfeito!

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Marco Queiroz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2012
Recife
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marco Queiroz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 22:45
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por BrunoAgostini BrunoAgostini escreveu:


Concordo com você, porem apesar de ser mais interessante, não é o recomendado pela shimano, a diferenca deve ser de 14 dentes. Eu já testei as seguintes combinações de coroas, 38-26, 38-24, 40-24 e 40-26, todas com cassete 11-36. As melhores trocas são com 38-26, e as piores com 40-24, porém trocam tranquilamente. Atualmente uso 40-26 e trocam muito bem. Tem um ótimo range.      
Demorei um pouco pra acertar, pois testei por um bom tempo, varias trilhas pra ter certeza de qual manteria. Ainda tenho as outras coroas guardadas, pois se for fazer uma trilha muito sinistra, tenho a opção de trocar novamente.     

Usar um pinhão de 42, com uma coroinha de 22 não é recomendado nem pela shimano nem pela sram, pois devido ao grande torque, pode quebrar o freehub.
Se verificar os documentos da shimano, verá que se usar um pinhão de 40 a coroinha deve se de no minimo 26, se for pinhão 42 a coroinha deve ser 28.
Estava pensando em colocar um pinhão maior, porem desisti pois se for para manter a recomendação da coroinha, fica praticamente a mesma coisa que tenho hoje, mas com trocas mais espaçadas. Esses pinhões maiores do que 36, são "principalmente" para quem uso coroa unica. Para duplas, não vi vantagem.

Essa é MINHA experiência e opinião.


bruno,

várias vezes eu madei às favas as recomendações da shimano, e de novo dessa vez o negócio deu certo, hehehe...

cambio de speed trabalham normalmente com essa capacidade, arrisquei e fiquei satisfeito!



A questão não é se funciona, e sim por quanto tempo irá funcionar. Por isso é recomendável seguir a orientação do fabricante.

Minha relação é a seguinte: 40/30/22 e K7 11-36
Perfeito para a região onde faço trilha.
Voltar ao Topo
BrunoAgostini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoAgostini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2014 as 18:54
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por BrunoAgostini BrunoAgostini escreveu:


Concordo com você, porem apesar de ser mais interessante, não é o recomendado pela shimano, a diferenca deve ser de 14 dentes. Eu já testei as seguintes combinações de coroas, 38-26, 38-24, 40-24 e 40-26, todas com cassete 11-36. As melhores trocas são com 38-26, e as piores com 40-24, porém trocam tranquilamente. Atualmente uso 40-26 e trocam muito bem. Tem um ótimo range.      
Demorei um pouco pra acertar, pois testei por um bom tempo, varias trilhas pra ter certeza de qual manteria. Ainda tenho as outras coroas guardadas, pois se for fazer uma trilha muito sinistra, tenho a opção de trocar novamente.     

Usar um pinhão de 42, com uma coroinha de 22 não é recomendado nem pela shimano nem pela sram, pois devido ao grande torque, pode quebrar o freehub.
Se verificar os documentos da shimano, verá que se usar um pinhão de 40 a coroinha deve se de no minimo 26, se for pinhão 42 a coroinha deve ser 28.
Estava pensando em colocar um pinhão maior, porem desisti pois se for para manter a recomendação da coroinha, fica praticamente a mesma coisa que tenho hoje, mas com trocas mais espaçadas. Esses pinhões maiores do que 36, são "principalmente" para quem uso coroa unica. Para duplas, não vi vantagem.

Essa é MINHA experiência e opinião.


bruno,

várias vezes eu madei às favas as recomendações da shimano, e de novo dessa vez o negócio deu certo, hehehe...

cambio de speed trabalham normalmente com essa capacidade, arrisquei e fiquei satisfeito!



Eu também não tenho receio de fazer alterações fora das recomendações, mas depois de um tempo estudando as relações e pedalando bastante, pude perceber o porque da shimano ter essas configurações de coroas, e para o meu tipo de pedale condicionamento consegui me adequar a configuração recomendada. claro, isso tem muito a ver com a geografia e relevo dos lugares onde ando. Tambem não acredito que o sistema pare de funcionar por uma simples e pequena alteração na configuração da relação, pois se isso travar o sistema ou quebrar com pouco uso   a shimano não seria uma empresa séria e com componentes confiáveis. Seus projetos devem trabalhar com uma margem de segurança.
Além disso peças de MTB desse nível são muito resistentes.

Outra coisa que me fez manter a relação foi o seguinte se eu precisar de um pedivela 40-24, seria melhor trabalhar com 30V e não com 20V, pois ou falta perna pra ter que usar a 24, ou sobra perna pra ter que usar a 40, o que se contradiz.
Voltando a pedalar...
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2014 as 10:22
eu faço questão da coroa de 22d, se o 22-38 não funcionar ou começar a apresentar problemas compro uma coroa indexada de 36d... esse eu já testei e mesmo sem ser indexada, passava bem.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
alexrjrj Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 28 Ago 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexrjrj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2015 as 13:32
Caramba
Li muito....quebrei a cabeça...
Acabei q vou trocar meu Grupo altus/acera 24V por um Deore 30v (R$ 1.099,00), gpo pra 29ER, pedivela 22/30/40, cassete 11/36

Depois se eu evoluir eu mudo pra 2x10
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2015 as 17:46
Originalmente postado por alexrjrj alexrjrj escreveu:

Caramba
Li muito....quebrei a cabeça...
Acabei q vou trocar meu Grupo altus/acera 24V por um Deore 30v (R$ 1.099,00), gpo pra 29ER, pedivela 22/30/40, cassete 11/36

Depois se eu evoluir eu mudo pra 2x10


Cuidado com o BCD do pedivela!

Quando as coroas são 40-30-22, o BCD é 96/64 mm como no Deore M612 e Alivio M4050. Por enquanto é difícil achar coroas de reposição. Vai ser difícil passar para 2 x 10v pois não conheço coroa de 36 ou 38 com BCD de 96 mm.

Só para refrescar a memória, o BCD do Deore M590 é 104/64 mm assim como os dos pedivelas com coroas 44-32-22 ou 42-32-24. Existem muitas opções de tamanhos e com preços baixos.

Editado por furukawa - 10 Jul 2015 as 00:38
Voltar ao Topo
alexrjrj Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 28 Ago 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexrjrj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2015 as 21:46
E.... me dei mal...
Agora já era

Mas obrigado pela dica furukawa
Voltar ao Topo
Svitordh Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2015
Salinopolis-PA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Svitordh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2015 as 10:50
Pessoal eu irei fugir um pouco do tópico mas alguém poderia me ajudar em relação a manutenção do pé de vela, pois eu possuo um da shimano e começou a aparecer um estralo ao pedalar, eu já tentei lubrificar, apertar os parafusos e nada também tenho um central selado de rolamento da neco, se alguém puder me ajudar eu agradeço!
Voltar ao Topo
DALOMBA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Brasil - RS
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALOMBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2015 as 13:44
No meu caso eram os Rolamentos danificados fiz a troca e resolveu é um BB 51
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2015 as 15:25

O movimento central precisa de manutenção periódica pois sofre contaminações de água e sujeiras jogadas pela roda da frente.

O estalo ao pedalar também pode ser do pedal que também precisa de manutenção.
Voltar ao Topo
Svitordh Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2015
Salinopolis-PA
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Svitordh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2015 as 15:27
Ok irei verificar isso obrigado!
Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2015 as 13:37
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola,
gostaria de discutir uma ideia sobre troca de coroa do meio do pedivela Shimano M590 de 3x9.

A ideia é por uma coroa do meio de 36 dentes. O conjunto ficaria 44, 36 e 22. Meu cassete é 12-36.

A coroa de 36 é Shimano M532:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38192

Minha intenção é usar mais a coroa do meio. Como 32 fica muito curto, logo tenho que passar para a maior de 44. Acho que com 36 nem precisaria usar muito a maior, só em retas e descidas.

Parece-me que a diferença de 14 entre a coroa do meio com a menor (36-22) não criaria dificuldade na mudança de marcha. Alguém confirma?

Abraços,
Furukawa.


Amigo, não sei qual o teu cambio traseiro...mas o cog 36 com a coroinha 22 ficou no extremo a regulagem do cambio...acredito que coroinha 24,26 ou 28 ficaria melhor assim vc teria 24-36-44
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2015 as 15:22
trovaozul69,

o assunto acima foi o primeiro deste tópico em novembro de 2012.

O problema em si era somente no câmbio dianteiro que não combinou com a coroa de 36 no meio. O câmbio traseiro é de cage longo (SGS) XT M772 e nunca deu problema.

Comecei este tópico para relatar experiências nas trocas de coroas do pedivela Deore M590 e os assuntos foram evoluindo bem, felizmente!

No fim das contas pode-se resumir o seguinte:

- vale a pena mudar o pedivela triplo para duplo;

- é necessário trocar o câmbio dianteiro para um próprio de dupla coroas para trocas de marchas perfeita e pode-se usar o mesmo passador/trocador de marchas triplo sem problema algum (o câmbio dianteiro é que limita o uso do passador);

- testei várias combinações de coroas duplas: 36-22, 36-24, 38-24 e 38-22 mas a que realmente se encaixa no meu uso são as coroas 36-22 com cassete 11-34 de 9v.

Atualmente mudei o pedivela Deore M590 para LX M582 na minha primeira bike e SLX M660 na segunda bike, ambas com coroas 36-22.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2015 as 14:52
Fugindo do assunto do tópico mas como é importante, resolvi descrever a medição do Q-factor do pedivela M590 e do M660.

Tive que resolver isto por causa do incômodo no joelho direito. Fiz bikefit com o pedivela M660 mas, com as mudanças de coroas, estava usando o M590. Confesso que nunca me preocupei antes com o alinhamento dos braços do pedivela até conversar com um mecânico sobre detalhes de montagem. Com a trena na mão medi o vão dos braços com o tubo do selim e fiquei pasmo com o desalinhamento.








Desmontei o pedivela M590 e pus o M660 para conferir:








O fato é que o pedivela M590 não estava alinhado no meu quadro SPZ Carve 2012 e este era o motivo das dores no meu joelho direito. Tirei estas fotos na SPZ Crave 2014 que estava mais fácil de mexer pois o resultado é o mesmo em ambos os quadros.



Medindo o Q-factor de ambos, percebi que o M590 é maior que o do M660:







Um fato curioso é a posição do braço esquerdo na ponta do eixo:






Note que o braço esquerdo do M590 não entra completamente no eixo hollowtech como o do M660 que fica quase todo. Creio que seja este o defeito deste pedivela M590.

Resolvi meu problema com as dores no joelho direito pois não tinha notado este desalinhamento dos braços do pedivela.

Fica a dica para quem tenha um problema parecido.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 45678 10>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X