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Como passar as marchas corretamente? |
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Ravell
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Cadastrado em: 02 Abr 2012 São Paulo-SP Offline Mensagens:2513 |
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Postado: 11 Abr 2012 as 13:07 |
Tenho lido bastante nos últimos dias e um dos pontos que tem me interessado mais é sobre a relação das marchas.
Agora eu entendo sobre a diferença entre utilizar 2x10 e 3x9 ou 3x10 e no meu caso, vou optar por um 3x9 para começar em minha 29er. O pedivela dela é 44x32x22 e o cassete de 11x32, ambos deore. A pergunta aqui é: como pedalar corretamente e efetuar as melhores trocas, usando um conjunto como esse de 27v, para evitar um desgaste desnecessário ao equipamento? Enquanto a bike não chega na loja, estou naquele período de tentar controlar a ansiedade, lendo tudo o que estiver disponível! Até comprei a revista Mount Bike (americana) deste mês que tem umas matérias bem interessantes sobre 29er. Um abraço! Alexey
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will_bill_br
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Restrito Cadastrado em: 07 Dez 2010 - Offline Mensagens:494 |
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a melhor maneira de não sacrificar os componentes da relação é nunca cruzar as marcas e procurar aliviar a força no pedal durante as trocas.
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LucianoBsB
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Cadastrado em: 09 Dez 2011 Offline Mensagens:888 |
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Will bill, Explica o que é cruzar marchas para o cara, oras!!!! rsrrs
O cruzamento das marchas é, como o nome sugere, trocar as marchas de forma em que a corrente fique em uma posição cruzada em relação ao cassete e as coroas, ocorre quando, por exemplo, você usa Coroão, com catracão ou coroinha com catraquinha...
Ravel, hoje, mais acostumado com minha 29, pessoalmente acredito que a melhor relação pode depender bastante do terreno em que se vai percorrer. Ainda assim, acho também que a relação mais adequada para uma 29er é a de 20 marchas, até porque cruza menos. A relação de giro na 26 é diferente numa 29, o que faz com que a bike, dentre outros fatores, fique muito pesada em uma subida e decepciona muitos dos que migraram de bikes 26 com 27 velocidades.
Muitos dizem que a bike fica mais pesada com 20 marchas mas, pessoalmente, notei até agora que até sobra marchas na subida. Mas não pedalei muito por falta de tempo e preciso de mais alguns pedais para ter uma avaliação comparativa do que achei pessoalmente...
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Oliva
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Cadastrado em: 10 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:2670 |
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essa imagem explica bem basicamente como a relação deve funcionar. |
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É nóis que avoa pedalando de boa.
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Ravell
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Cadastrado em: 02 Abr 2012 São Paulo-SP Offline Mensagens:2513 |
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Ajudou na dica de aliviar a força no pedal! |
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Ravell
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Então velho, acho que pra subida não faria falta, mas para decida e estrada, acho que faltaria pedal. Vi num site muito bom (http://sheldonbrown.com/gears/) onde mostra "matematicamente" a diferença de uns 12m/h na relação mais pesada, comparando uma 39x12 (20v) com uma 44x11 (27v). Como tb farei uso urbano da bike (durante a semana principalmente), tem muito chao pra andar com a relação mais pesada. E finais de semana tem muita ladeira pra subir onde tb já li relatos que uma 20v, deixa essa situação um pouco mais difícil, dependendo de um melhor preparo físico por parte do ciclista. A grande vantagem do 20v é poder fazer qualquer cruzamento e não se preocupar com isso. E isso é muito tentador, principalmente pra quem está montando a bike agora como eu. Li bastante coisa, incluindo o blog do Adil (http://www.29er.com.br/2012/03/p29br-29er-doc-em-busca-da-relacao.html) onde ele tb defende a utilização desse conjunto.
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Ravell
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Bem didática! Mesmo sendo para 8v, dá pra pegar a idéia das trocas possíveis. Obrigado :)
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Ravell
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Cadastrado em: 02 Abr 2012 São Paulo-SP Offline Mensagens:2513 |
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O pior na verdade é perceber que eu fazia tudo errado na bicicleta, desde subir/descer, freiar até trocar as marchas...
A dura realidade veio após ler os artigos deste link: Em especial esses dois para correção: http://sheldonbrown.com/starting.html (você realmente sabe como pilotar uma bike?) http://sheldonbrown.com/brakturn.html (seja amigo do seu freio dianteiro!) E as dicas destes: http://sheldonbrown.com/pain.html (esse aqui é bom pra conhecer e evitar as dores) http://sheldonbrown.com/shoe-pedal.html (agora eu entendo pra que serve o pedal com clip e pq utilizar um, aproveita mais a pedalada)
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LucianoBsB
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Cadastrado em: 09 Dez 2011 Offline Mensagens:888 |
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ah, e quando a corrente já está meio desgastada e vc muda a marcha fazendo força no pedal, é justamente nesse momento que ela quebra e te deixa na mão... rsrsrsr
E o lance da subida, ou descida, é como eu disse, o tipo de terreno que predomina na sua região também vai ser um indicador do tipo de relação mais adequado para vc e sua bike...
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ajunior
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Cadastrado em: 03 Mai 2011 Jaguaquara-BA Offline Mensagens:145 |
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Amigos,
Em uma relação 3x10 existe problema de cruzar marcha utilizando a coroa do meio, ou ela pode combinar com qualquer uma do K7?
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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A do meio num sistema triplo é a mais polivalente, consegue chegar em todas as marchas sem maiores problemas. Mas para evitar um desgaste prematuro da relação e ruídos, recomenda-se não utilizar o maior e o menor pinhão com ela. Se você for extremamente cuidadoso, evite os dois menores e os dois maiores. Eu só evito o maior e o menor e não tenho problema quanto a durabilidade dos componentes.
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Anderson9
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Cadastrado em: 02 Jun 2010 MG Offline Mensagens:122 |
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Cara..muito top essa sua ajuda, valeu msm por compartilhar seu conhecimento...."a ajuda mutua sem interesses é que nos diferencia dos egoístas incompetentes" John Lennon.
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matheuscdr
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Cadastrado em: 13 Fev 2014 Juazeiro Offline Mensagens:5 |
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Pessoal ainda sobre a relação, gostaria de saber qual a melhor relação entre "marcha" x "velocidade" (se for algo óbvio me perdoem) tenho uma teoria de que maior a velocidade mais pesada a marcha, e menor a velocidade mas leve a marcha, gostaria de saber como se da essa troca para melhor aproveitar o "giro" das pernas, e o "embalo" da bike, sem ter que forçar demais a pernas, tanto em uma marcha pesada com pouca velocidade quanto em uma marcha leve com muita velocidade, em fim melhor momento da troca, melhor marcha pra velocidade mais adequada em fim esse tipo de coisa, e algo mais que vcs possam acrescentar. OBS: Minha bike uma 29er, com 24 velocidades.
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dts
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Cadastrado em: 01 Ago 2008 São Paulo Offline Mensagens:2334 |
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A partir das relações de 10v e a partir do grupo Deore o cruzamento pode ocorrer mesmo em sistemas de 3 coroas sem comprometimento e sem que a corrente raspe no câmbio dianteiro.
Mas claro se tudo for montado dentro das indicações técnicas da Shimano. Fonte: Seminário técnico da Shimano.
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morelato
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Cadastrado em: 11 Fev 2016 ESPIRITO SANTO Offline Mensagens:1 |
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BOM DIA, SOU INICIANTE NO PEDAL ESTOU ATUALMENTE COM UMA CALOI XRT BEM SIMPLES, E DEVIDO MINHA CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AS VELOCIDADES IDEAIS EM CADA MARCHA, PESQUISEI UM POUCO DE ACHEI QUE O IDEAL É QUE O CICLISTA MANTENHA UMA ROTAÇÃO ENTRE 85 E 95 RPM, FUI TESTAR ISSO CONTANDO AS VOLTAS A CADA 10 SEGUNDOS E MULTIPLICANDO COM 6, MUITO TRABALHOSO KKKK ENTÃO LEMBREI DA RELAÇÃO DA VOLTA NA CATRACA DA FRENTE O QUANTO REPRESENTAVA DE VOLTAS NO PNEU PELA RELAÇÃO ENTRE O DA FRENTE E O DE TRÁS. BEM RESUMINDO CRIEI UMA TABELA EM EXCEL QUE COM OS DENTES DAS CATRACAS PUDE ESTIPULAR A FAIXA DE VELOCIDADE QUE MANTÉM ESSA ROTAÇÃO PARA CADA MARCHA, SE ALGUEM QUISER POSSA MANDAR POR EMAIL.
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Bol Gola
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Cadastrado em: 14 Jun 2006 Goiânia Offline Mensagens:5988 |
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Bacana sua análise. Para mim o que vale é a cadência que é aquela velocidade que a gente gosta de girar nos pedais. Eu tento manter essa minha cadência independente da velocidade da bike e como uso relação 1x10, nem me preocupo mais em qual coroa estou já que agora é só uma |
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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas 2012 - KHS Alite 1000 2013 - Cannondale Flash F2 2015 - Trek X Caliber 7 |
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...DOSTO...
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Bloqueado Cadastrado em: 29 Jan 2016 bahia Offline Mensagens:421 |
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oxoxoxo... homi, eu la faço essas contas nada... o que vai dizer se vc tem que passar a marcha ou nao e suas pernas.. se ta subindo, ficou pesado, passa pra mais leve, e assim vai...
contar rotaçao de pedalada?.. o povo ta viajando de mais..kkkkkk... o unico segredo é quando for passar a marcha aliviar a força do pedal...so isso, o resto o que diz é suas pernas... |
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luciano.doche
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Cadastrado em: 15 Jan 2016 Vitória, Espíri Offline Mensagens:41 |
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E pra mim que tenho uma speed com 14v? 2 coroas e 7 catracas? uso o coroão só com a catraca menor? ou posso usar antes? como funciona?
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...DOSTO...
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Bloqueado Cadastrado em: 29 Jan 2016 bahia Offline Mensagens:421 |
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so nao deixar a corrente cruzada....pois agride o sistema...
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luciano.doche
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Cadastrado em: 15 Jan 2016 Vitória, Espíri Offline Mensagens:41 |
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Tá jóia.. Valeu Dosto..
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