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Por que o hidráulico???

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euripedesroo Ver Drop Down
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    Postado: 15 Jun 2019 as 11:50
Originalmente postado por Daniel´Z Daniel´Z escreveu:

Lendo toda a discussão, vejo que muita coisa mudou desde o início do tópico.

Estou montando uma Bike para minha filha (quase 12 anos) e NÃO ENCONTREI UM QUADRO DESCENTE COM V-BRAKE.

Todos os quadros de "geometria feminina" são adaptados para disco... e a maioria ainda com International Standart!! kkkkkk

Enfim, minha questão é a seguinte.... A bike que estou montando está "reutilizando" todas as peças em bom estado de uma TREK 7.2FX que comprei usada (nem 1000Km rodados).

Para reutilizar as alavancas de troca, que são integradas com os manetes de freio, teria de usar V-Brake ou disco mecânico. Estou nesse impasse.... a bike está montadinha com sistema de frenagem à disco de acionamento hidraulico (Shimano m505 + RT54) mas sem os trocadores. Minha filha deu uma volta e não parava de falar dos freios, que ela amou.

Acontece que esses freios eu comprei para colocar na minha Bike, mas ainda não troquei os cubos e estavam parados. Se eu deixar na dela, terei de comprar os passadores (3x8 velocidades - R$120,00) e outro freio para mim (R$300,00).

A opção que pensei é usar disco mecânico, mantendo manetes e as alavancas da TREK (Shimano acera 2007). Fico entre o BB5 e o BB7 da Avid (R$120,00 e R$190, respectivamente).

Achei pinças BB3 usadas por R$80,00, também pode ser uma opção.


O que vocês sugerem?

Sugiro vc compre esse aqui (r$ 160 reais com frete incluso)
https://pt.aliexpress.com/item/BR-BL-M315-m315-bicycle-bike-mtb-Hydraulic-Disc-brake-set-clamp-mountain/32787944708.html?spm=a2g03.search0604.3.91.73581663sTKpFW&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_9_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_321_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536,searchweb201603_52,ppcSwitch_0&algo_expid=c8afc60f-cc37-41d5-ad36-10088ad7badc-11&algo_pvid=c8afc60f-cc37-41d5-ad36-10088ad7badc&transAbTest=ae803_5
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raulino Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2019 as 04:44
Originalmente postado por Daniel´Z Daniel´Z escreveu:

Lendo toda a discussão, vejo que muita coisa mudou desde o início do tópico.

Estou montando uma Bike para minha filha (...)

O que vocês sugerem?

bom dia, que legal que ela está animada em pedalar contigo!

do ponto de vista técnico, se vc acredita que vai pedalar regularmente em montanhas e algumas trilhas, coloca os passadores e deixe os hidráulicos para segurança dela... assim que puder, depois vc faz o msm up na sua... agora se for para passeios em parques e ciclofaixas urbanas, sem descidas fortes, ou se o uso for muito esporádico, os freios a disco com cabo vão atender perfeitamente...

abraço e bons pedais

Editado por raulino - 15 Jun 2019 as 04:46
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Daniel´Z Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel´Z Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2019 as 00:46
Lendo toda a discussão, vejo que muita coisa mudou desde o início do tópico.

Estou montando uma Bike para minha filha (quase 12 anos) e NÃO ENCONTREI UM QUADRO DESCENTE COM V-BRAKE.

Todos os quadros de "geometria feminina" são adaptados para disco... e a maioria ainda com International Standart!! kkkkkk

Enfim, minha questão é a seguinte.... A bike que estou montando está "reutilizando" todas as peças em bom estado de uma TREK 7.2FX que comprei usada (nem 1000Km rodados).

Para reutilizar as alavancas de troca, que são integradas com os manetes de freio, teria de usar V-Brake ou disco mecânico. Estou nesse impasse.... a bike está montadinha com sistema de frenagem à disco de acionamento hidraulico (Shimano m505 + RT54) mas sem os trocadores. Minha filha deu uma volta e não parava de falar dos freios, que ela amou.

Acontece que esses freios eu comprei para colocar na minha Bike, mas ainda não troquei os cubos e estavam parados. Se eu deixar na dela, terei de comprar os passadores (3x8 velocidades - R$120,00) e outro freio para mim (R$300,00).

A opção que pensei é usar disco mecânico, mantendo manetes e as alavancas da TREK (Shimano acera 2007). Fico entre o BB5 e o BB7 da Avid (R$120,00 e R$190, respectivamente).

Achei pinças BB3 usadas por R$80,00, também pode ser uma opção.


O que vocês sugerem?
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gguerini Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Nov 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gguerini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2019 as 15:21
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Nas mensagens atrás com certeza já explicaram mas ai vai de novo... a grande vantagem de um freio hidráulico é a modulação... vc consegue frear sem que as rodas travem... na cidade e cicloturismo isso é "quase" irrelevante, agora em trilhas e situações que exigem mais técnica essa modulação é essencial... questão de segurança.... fora todos os outros aspectos como frenagem na lama/barro, força para acionamento, tempo de utilização sem perder freio, funcionamento... e por ai vai...

Concordo.. e tem a questão da evolução tecnológica também. Freio hidráulico está ficando cada vez mais acessível, assim como os freios a disco. Eu que sou do mundo do triatlo, temos poucos motivos para usar esse tipo de freio já que as provas são geralmente em circuito fechados e não necessariamente muito técnicas. Porém a tecnologia chegou e algumas bikes já oferecem isso. A Quintana Roo por exemplo.. eles possuem 4 modelos: PR6, PR5, PR4 e PR3. Sendo PR6 o modelo high end e a a PR3 o modelo de entrada. O freio a disco já é padrão no modelo PR4 pra cima. Ou seja, se você comprar qualquer modelo, menos o modelo de entrada, já veio com freio a disco.

Não ficaria surpreso se em alguns anos, todos os modelos (dessa marca pelo menos) viessem com freios a disco. 

A tecnologia evolui, mais pessoas compram, o preço cai.. e aí é uma beleza. :P 
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2019 as 15:53
Ontem tive uma experiência diferente de tudo. Fiz uma longa descida, extremamente íngreme e com muita costela de vaca... Foi a primeira vez que senti falta de uma suspensão.
Não havia condições de alternar os freios, se soltava o traseiro o dianteiro até segurava, mas soltando o dianteiro, o traseiro não fazia cócegas.

Sou ciente de que como musicista, tenho uma força maior na mão, e cansou.  Desci freando com dois dedos, e ainda assim não estava fácil.
No freio mecânico, já seria complicado. No de aro, tenho boa certeza de que seria um problemão fazer essa descida.

Não vejo que seja pelo conforto.
A confiabilidade é equivalente, e a manutenção também. Sem essa de que é complexa, em último caso, dá pra mijar num frasquinho e usar de fluído de freio. Não é a mesma coisa, mas é um quebra galho...
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2019 as 09:19
Originalmente postado por Ciclista menegazzi Ciclista menegazzi escreveu:


Mas teria lógica usar hidráulico no cicloturismo por exemplo?


Depende um pouco do sujeito. Se for um cicloturismo mais leve, em locais turísticos ou próximos, onde o sujeito quer um pouco de conforto, é valido sim. Mas pro sujeito que atravessa estados, passa dias longe pedalando, melhor mesmo é um sistema mais simples, que de pra consertar fácil se houver uma emergência.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ciclista menegazzi Ciclista menegazzi escreveu:

teria lógica usar hidráulico no cicloturismo por exemplo? Sei lá, a minha opinião!!!!!


Muito menos lógica em usar freio de aro. Ali convém usar o roller brake, que é desenvolvido para ser muito forte, e usado em bicicletas de carga.
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Weber Dias Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 13:09
Nas mensagens atrás com certeza já explicaram mas ai vai de novo... a grande vantagem de um freio hidráulico é a modulação... vc consegue frear sem que as rodas travem... na cidade e cicloturismo isso é "quase" irrelevante, agora em trilhas e situações que exigem mais técnica essa modulação é essencial... questão de segurança.... fora todos os outros aspectos como frenagem na lama/barro, força para acionamento, tempo de utilização sem perder freio, funcionamento... e por ai vai...
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sulmatogrossense Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sulmatogrossense Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 11:09
Olá, estou a 1 ano usando o freio mecânico na minha MTB aqui na minha região não deixou a desejar. Fazemos muito XCM e está me atendendo.
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Ciclista menegazzi Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ciclista menegazzi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 10:27
Olá, bom dia a todos!
Bom, eu achei uma mega evolução em trocar o vbrake por disco, porém o meu é mecânico. Este me atende bem pois uso pouco o freio, ando mais na cidade e asfalto, pouco chão e trilha. Acredito que para profissionais em montain bike, ou xco talvez mesmo o hidráulico seja mais eficiente.
Mas teria lógica usar hidráulico no cicloturismo por exemplo? Sei lá, a minha opinião!!!!!
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
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Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Concordo em partes.....
A questão do desempenho é relativo, minha sobrinha tem seus 26 anos e pratica treino de academia desde seus 18 ou menos...é modelo Fitness da academia onde frequenta e é Personal Trainer....puxa seus 250kg fácil nas pernas tem andado a anos de bicicleta, tem uma MTB e outra SPEED a MTB ela pagou cerca de R$2,500 e a SPEED cerca de R$3,000 são Bikes TOPs os percursos que ela faz eu também faço e diferem em cerca de 30 ou 40 minutos....não era pra ser uma diferença muito maior ?? ela anda de média a 20km/h enquanto eu vou a 14/16Km/h ela chega a máxima de 70km/h eu vou a 57km/h, não da tanta diferença assim...


Se é "___SÓ 30 ou 40 min___" mais lento, e a bike não é tão relevante, sendo tu diabos HOMEM, porque não tira essa diferença... Caracas, pra ganhar 5 min de vantagem, o investimento é BEM ALTO...

Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Claro se quer competir com certeza cada Kilo faz muita diferença, mas ai estamos falando de Bikes de mais de R$20.000


SQN... A realidade do Brasil não é essa que tu te projeta... Quem corre com bike de 20 barões, é quem tem essa grana, ou quem tem um patrocínio bem generoso. A única excessão TALVEZ sejam os atletas do exército (a maioria dos ciclistas do profissional)...

Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

e se não tiver perna e saber a tecnica vai ficar pra trás do mesmo jeito...


Evidentemente. Porém, se eu for 10% mais lento que tu, com uma bike que me deixe 10% mais rápido, as coisas mudam de figura... Mas muito difícil uma bike dar esses ganho, só se tu sair de algo totalmente inadequado.

Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Uniforme


Aqui é discutível. Se tu está de uniforme, naturalmente já chama um pouco a atenção. Isso, antes de desempenho, é questão de segurança. O mesmo eu coloco para a sapatilha.

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bogs01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2017
Itajubá-MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bogs01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2018 as 23:42
Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Concordo em partes.....
A questão do desempenho é relativo, minha sobrinha tem seus 26 anos e pratica treino de academia desde seus 18 ou menos...é modelo Fitness da academia onde frequenta e é Personal Trainer....puxa seus 250kg fácil nas pernas tem andado a anos de bicicleta, tem uma MTB e outra SPEED a MTB ela pagou cerca de R$2,500 e a SPEED cerca de R$3,000 são Bikes TOPs os percursos que ela faz eu também faço e diferem em cerca de 30 ou 40 minutos....não era pra ser uma diferença muito maior ?? ela anda de média a 20km/h enquanto eu vou a 14/16Km/h ela chega a máxima de 70km/h eu vou a 57km/h, não da tanta diferença assim...

Claro se quer competir com certeza cada Kilo faz muita diferença, mas ai estamos falando de Bikes de mais de R$20.000, e se não tiver perna e saber a tecnica vai ficar pra trás do mesmo jeito....é como você mesmo disse isso não importa em nada é só modinha mesmo.... aqui no Brasil tudo é estética...tem que estar bonito de Suspensão ProShock (Não que sejam Ruins) tem que estar de Quadro Cannondale, sapatilha Shimano, Uniforme....etc...etc...etc

Prezado Edson, sei exatamente o que você quer dizer, pois tenho uma aro 26 com v-brake e ando com uma galera que tem spz, cannondale, scott, alien, etc... e eu também vou nos mesmos lugares e também acho que nem tem tanta diferença assim, mas te digo uma coisa: as bikes modernas (top, como você disse) proporcionam um melhor aproveitamento do SEU condicionamento e isso se traduz em uma pedalada mais prazerosa, sem sofrimento, sem dor (sem muita dor, rsrsr) e ainda com a conseqüência de ser mais veloz e SEGURO. Tenta pegar uma bike boa, moderna (29, disco, suspensão da nasa, etc..) emprestada e faça uma trilha que você tem costume de fazer, pra poder realmente ter como comparar as bikes, depois diz o que acha...

abraços...
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edsonnota1000 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

A questão é desempenho rapaz! Onde tu vai com a sua, é capaz da bike de 5 mil estar voltando, enquanto tu nem subiu ainda... E sabe o que isso importa? NADA!

Existe uma questão cultural muito forte, um instinto competitivo, da nossa cultura, que não tem bem sentido... Se pegar europa, a galera tá mais preocupada em se divertir, do que em ser o KOM/QOM... Por isso que a maioria vai de full-suspension, apesar de mais pesada, é uma bike que vai bem em tudo... Dá para descer com mais tranquilidade, e subir com certa agilidade...


Concordo em partes.....
A questão do desempenho é relativo, minha sobrinha tem seus 26 anos e pratica treino de academia desde seus 18 ou menos...é modelo Fitness da academia onde frequenta e é Personal Trainer....puxa seus 250kg fácil nas pernas tem andado a anos de bicicleta, tem uma MTB e outra SPEED a MTB ela pagou cerca de R$2,500 e a SPEED cerca de R$3,000 são Bikes TOPs os percursos que ela faz eu também faço e diferem em cerca de 30 ou 40 minutos....não era pra ser uma diferença muito maior ?? ela anda de média a 20km/h enquanto eu vou a 14/16Km/h ela chega a máxima de 70km/h eu vou a 57km/h, não da tanta diferença assim...

Claro se quer competir com certeza cada Kilo faz muita diferença, mas ai estamos falando de Bikes de mais de R$20.000, e se não tiver perna e saber a tecnica vai ficar pra trás do mesmo jeito....é como você mesmo disse isso não importa em nada é só modinha mesmo.... aqui no Brasil tudo é estética...tem que estar bonito de Suspensão ProShock (Não que sejam Ruins) tem que estar de Quadro Cannondale, sapatilha Shimano, Uniforme....etc...etc...etc
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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A questão é desempenho rapaz! Onde tu vai com a sua, é capaz da bike de 5 mil estar voltando, enquanto tu nem subiu ainda... E sabe o que isso importa? NADA!

Existe uma questão cultural muito forte, um instinto competitivo, da nossa cultura, que não tem bem sentido... Se pegar europa, a galera tá mais preocupada em se divertir, do que em ser o KOM/QOM... Por isso que a maioria vai de full-suspension, apesar de mais pesada, é uma bike que vai bem em tudo... Dá para descer com mais tranquilidade, e subir com certa agilidade...
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edsonnota1000 Ver Drop Down
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Mogi - Guaçu
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Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Originalmente postado por _Baiano_ _Baiano_ escreveu:

É que na verdade tem que ver qual será o maior uso da bike, se é trilha, tem que ser disco e se for cidade, melhor o v-brake...


Exato.

O problema é o pessoal que vai na onda do "mais é sempre melhor".
Uso urbano é muito menos exigente que uso em trilha, mas pra muita gente bicicleta só presta se tiver grupo Deore pra cima, suspensão XYZ para cima, quadro de carbono, freio a disco hidráulico... Aí complica.

Ainda bem que ando percebendo que já tem um pessoal que anda botando a mão na consciência e voltando muita MTB de uso urbano para garfo rígido.


Com certeza....
Se ficar na neura de alguns vai gastar rios de dinheiro e não vai ter bike boa ainda....eu pedalo 120km por semana se verem a minha Bike....vão dar risada...onde o pessoal de Bike de R$5.000 vai eu também vou....

Aro 26
Quadro de Aço
Aros de Aluminio Simples
Freios Cantilever de Nylon
18 Marchas
Movimento Central de 3 Peças com Férias nem é mais Folga...kkkkk
Cambios Made In Taiwan
Rolamentos de Esfera
Corrente...Original de 10 anos atrás
Garfo Rigido Torto
Passadores Made in Taiwan por Fricção
Pneu Slick 26x1,95

Resumindo é uma Bike de **PEBA**  se quiser ver meu Strava tá lá..... http://www.strava.com/athletes/31922939 - http://www.strava.com/athletes/31922939 por onde vou ela está firme e forte sem frescura sem mi...mi...mi
Agora que vou montar uma Aro 29 vou me render alguns mimos mas essa 26 vai receber peças mais novas para continuar sua jornada porque vai me levar para o trabalho todos os dias...

Quanto aos freios hidráulicos só diferem por conta da força que você tem que fazer na hora da frenagem eu optei na minha Bike 29 que estou montando os mecânicos de Dupla Ação que são basicamente o mesmo sistema dos hidráulicos, ou seja mexem as duas pastilhas não tem pastilhas fixas.... Mas ainda sim preferi o mecânico pois na hora de alguma emergência acho que deve ser melhor para fazer algum conserto.
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Originalmente postado por _Baiano_ _Baiano_ escreveu:

É que na verdade tem que ver qual será o maior uso da bike, se é trilha, tem que ser disco e se for cidade, melhor o v-brake...


Exato.

O problema é o pessoal que vai na onda do "mais é sempre melhor".
Uso urbano é muito menos exigente que uso em trilha, mas pra muita gente bicicleta só presta se tiver grupo Deore pra cima, suspensão XYZ para cima, quadro de carbono, freio a disco hidráulico... Aí complica.

Ainda bem que ando percebendo que já tem um pessoal que anda botando a mão na consciência e voltando muita MTB de uso urbano para garfo rígido.
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


Nossa, anos atrás eu escrevi exatamente isso. Todo mundo dizia que hidráulico mantinha a potência de frenagem mesmo nas chuva e eu dizia que na chuva eu não queria que a potência fosse mantida, pois teria menos aderência dos pneus. Mas me convenci quando disseram que com um sistema com cabo eu teria 2 variáveis, a aderência dos pneus e a queda de potência no sistema a cabo e nos hidráulicos bastaria eu me atentar a 1 única variável que era a aderência dos pneus, que seria melhor do que conciliar as 2 variáveis do sistema a cabo. Na época eu falava sem nunca ter usado hidráulico. Meu primeiro hidráulico foi um Avid Exilir 1 da Caloi Elite 30. Uma decepção. Um v-brake tinha mais potência. Até um cantilever tinha. Hoje uso Shimano. Já me decepcionei com alguns hidráulicos e me surpreendi com outros baratos que esqueci o nome agora. Mas nunca tinha andado num disco mecânico. Esses dias andei num Bengal mecânica e me surpreendi positivamente. Não é o que eu lia por aí não. Muito melhor que um Avid hidráulico. 


Fabio, a boa sensação de frenagem ocorre em função de um bom casamento entre muitas partes, e não de uma peça só. O mesmo ocorre com outros componentes, como a suspensão.

Eu tenho duas bikes bem diferentes como o mesmo sistema de freios v-brake. A primeira é uma Schwinn Mountain e a outra é uma GT 95 com garfo rígido e rodas VZAN Extreme. Na Schwinn, os freios são progressivos e suaves. Na GT são agressivos ao ponto de derrubar se não tiver cuidado.
A Schwinn tem aros de folha simples e face de frenagem lisa, enquanto o aro da GT tem face de frenagem fresada. Mas não é só isso que faz a diferença. Com a suspensão, a geometria da bicicleta tem a frente mais elevada e a suspensão transfere peso para a dianteira de forma progressiva, dando tempo para o ciclista modular a frenagem. Já na GT a transferência de peso é imediata e seca, não dando tempo para modular se o ciclista perceber que exagerou na manete.

A questão do ajuste leva a uma outra variável. Uma bicicleta bem ajustada para frear no asfalto seco não necessariamente é bem ajustada para andar no asfalto molhado. Agora pense em duas bicicletas com mesmo poder de frenagem no asfalto seco, uma com V-Brake e outra com disco. No asfalto molhado, certamente o freio a disco vai oferecer um poder de frenagem acima da capacidade de aderência da bicicleta.
A incógnita é o V-Brake. Esse freio vai perder eficiênicia quando molhar. Mas quanto? Até certo ponto é benéfico porque equaliza com a perda de aderência do pneu no chão. Mas se for além, aí uma bicicleta que não freia também é ruim.
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_Baiano_ Ver Drop Down
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Eu agora estou usando o Hidráulico de entrada da Shimano e pra mim é imensamente melhor que um v-brake... Uso em trilhas e uma descida longa com v-brake é muito pior. Ainda não passei por situação em que o v-brake tenha sido melhor que o Hidráulico, no máximo igual.
Meu uso é voltado para trilhas e por isso disse acima, depende de qual uso vai ter...

Editado por _Baiano_ - 12 Abr 2018 as 12:12
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Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Existe uma outra variável aí.

V-Brake é mais sensível à água do que o freio a disco. O que parece ser uma desvantagem pode na verdade ser uma vantagem.
É que na chuva os pneus também perdem eficiência na aderência com o solo. Quando chove, o risco de travar um pneu e levar um tombo é maior no freio a disco do que no V-Brake.

No caso do uso urbano, precisa tomar muito cuidado com as faixas brancas e amarelas, como as usadas nas faixas de pedestre. Molhadas, ficam muito escorregadias.
As ciclofaixas também ficam do lado dos canteiros centrais das avenidas. Ali, além dos costumeiros empoçamentos de água, costumam juntar poeira e resíduos de folhas e outros materiais orgânicos, que deteriorados na água ficam muito escorregadios. Um freio muito potente derruba o ciclista muito facilmente nesta situação.

Nossa, anos atrás eu escrevi exatamente isso. Todo mundo dizia que hidráulico mantinha a potência de frenagem mesmo nas chuva e eu dizia que na chuva eu não queria que a potência fosse mantida, pois teria menos aderência dos pneus. Mas me convenci quando disseram que com um sistema com cabo eu teria 2 variáveis, a aderência dos pneus e a queda de potência no sistema a cabo e nos hidráulicos bastaria eu me atentar a 1 única variável que era a aderência dos pneus, que seria melhor do que conciliar as 2 variáveis do sistema a cabo. Na época eu falava sem nunca ter usado hidráulico. Meu primeiro hidráulico foi um Avid Exilir 1 da Caloi Elite 30. Uma decepção. Um v-brake tinha mais potência. Até um cantilever tinha. Hoje uso Shimano. Já me decepcionei com alguns hidráulicos e me surpreendi com outros baratos que esqueci o nome agora. Mas nunca tinha andado num disco mecânico. Esses dias andei num Bengal mecânica e me surpreendi positivamente. Não é o que eu lia por aí não. Muito melhor que um Avid hidráulico. 
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_Baiano_ Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _Baiano_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2018 as 09:27
É que na verdade tem que ver qual será o maior uso da bike, se é trilha, tem que ser disco e se for cidade, melhor o v-brake...
Venzo 29er
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Gryphon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2018 as 23:04
Existe uma outra variável aí.

V-Brake é mais sensível à água do que o freio a disco. O que parece ser uma desvantagem pode na verdade ser uma vantagem.
É que na chuva os pneus também perdem eficiência na aderência com o solo. Quando chove, o risco de travar um pneu e levar um tombo é maior no freio a disco do que no V-Brake.

No caso do uso urbano, precisa tomar muito cuidado com as faixas brancas e amarelas, como as usadas nas faixas de pedestre. Molhadas, ficam muito escorregadias.
As ciclofaixas também ficam do lado dos canteiros centrais das avenidas. Ali, além dos costumeiros empoçamentos de água, costumam juntar poeira e resíduos de folhas e outros materiais orgânicos, que deteriorados na água ficam muito escorregadios. Um freio muito potente derruba o ciclista muito facilmente nesta situação.
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mezabarbabh Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mezabarbabh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2018 as 21:01
Entrando de forma um pouco tardia no assunto:

Uso a bike principalmente para deslocamento urbano, um bocado de estrada e um pouco de trilhas.
Para tal mantenho duas bicicletas: uma antiga de cromoly, um pouco modernizada usando v-brakes - cujo foco é o uso urbano e também estradas asfaltadas e uma MTB mais recente, com freios a disco hidráulicos, a qual tem maior foco em andar na terra, mas também atende ao deslocamento urbano.

Diferenças? Sim, existem! Mas consegui minimiza-las escolhendo bem as manetes para o v-brake (Uma Deore LX com ajuste de potencia - BL-M571) e também com boas sapatas de freio.

Porém o ponto que quero abordar foram alguns problemas que tive, na cidade e em dias de chuva usando a bike com freios a disco:
Num dia que peguei minha MTB para realizar um deslocamento urbano, acabei pego pela chuva, e junto a água sobre o asfalto, as famigeradas manchas coloridas de óleo (Em dias chuvosos vejo muitas delas!), certamente passei em cima de alguma poça contaminada e certamente atingiu os freios, contaminando as pastilhas e tirando toda a eficiência do sistema e comprometendo a minha própria segurança - nessa tive que mudar minha forma de conduzir a bike e ao chegar em casa, troquei as pastilhas e fiz uma boa limpeza nos discos de freio.

Com o v-brake, não chego a ter esses problemas (apenas uma ligeira perda de eficiência, sem comprometer o funcionamento dos freios) e como mencionei, uso sapatas de freios de boa qualidade - resistem a chuva sem "desmanchar" como sapatas genéricas e tem pouca perda de eficiencia com a chuva. 
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sulmatogrossense Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sulmatogrossense Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2018 as 10:45
Comprei meu primeiro freio Hidráulico, assim que trocar os rapidfire estarei instalando na minha bike.

Andei em algumas com freio hidráulico e realmente é diferente.
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Feitosa83 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2017 as 15:15
Troquei de bike e peguei uma com freio hidráulico Deore... que diferença!!

A manete é muito pequena, feita para frear com 1 dedo só. Dá muito mais segurança, vou mais rápido também pq sei que posso frear mais próximo da curva/buraco/descida, etc...

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GabrielZanella Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielZanella Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 01:18
Freio a disco hidráulico tem 2 pastilhas móveis ou seja uma na frente da outra e o disco entre elas, enquanto o mecânico tem apenas uma pastilha movel e a outra estática, diminuindo o poder de frenagem e também aumentando as vezes que se tem que fazer o ajuste nos freios. Mas em comparação com o v-brake o freio a disco mecânico/hidráulico não são tão sensíveis e tem um curso maior até travar por completo dando assim mais controle e segurança ao ciclista.
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 13:56
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

masi é isso que eu falo que é a sensibilidade do manete...


o hidráulico vc trisca ele para.... no mecânico vc tem que ter mao de aço..kkkkkkk  mais para tbm...do mesmo jeito.. so que se uma prova de 100 km com trilha, subida, etc.. o cara vai de hidraulico e outro de mecânico.. vao ter a mesma frenagem, so que o mecânico vai chegar com a mão dormente..kkkkkkkkkkkkk  e o hidráulico nao...

Não amigo, sensibilidade esta na aplicação e graduação da força do inicio da frenagem até a parada da bike.
No mecânico no fim estaria fazendo mais força para ter o mesmo resultado.
Sendo assim se pressionar o hidráulico com a mesma força final que aplicou no mecânico vc para antes (ou até capota). 
Sistemas hidráulicos tem por característica a amplitude da força aplicada inicialmente. 
O de mecânico mais se assimila ao sistema hidráulico era o sistema servo-wave que a shimano usava nos v-brakes XT e XTR.
Este sistema ainda é usado nos sistemas hidráulicos dos freios (SLX não sei), XT e XTR hidráulicos daí a potência absurda.

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BIRA Ver Drop Down
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PARANA
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Conclusão , hidráulico pra quem tem pouca força na mão , mecanico pra sujeito homi.


SEHUESHUHESSHUESHEUSHEUHSUHESU
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 11:36
Conclusão , hidráulico pra quem tem pouca força na mão , mecanico pra sujeito homi.

Editado por misera - 19 Fev 2016 as 11:36
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Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
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Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

meu quirido, o freio so é hidraulico, nao é ABS..kkkkkkkkk

a unica diferença dos sistemas de freio, é o preço, e que o hidraulico tem o manete de freio mais sensivel, fora isso, eu posso ter um v-break, disco mecanico e hidraulico, com a mesma CAPACIDADE  de frenagem... so que o hidraulico se coloca menos força no manete... 

SOMENTEEEEEEEEEEEEE ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....


Sou bruto, xucro e prático. Quando estava usando os freios da bike d eminha esposa (hidráulicos) não me adaptei com eles. Por duas vezes quase cai.
Retornei aos freios mecânico (tourney) pois o sistema mecãnico você sente a pegada e sente quando o atrito das rodas com o chão esta no limite ou não.
Prático e eficaz. Já minha esposa por sua vez não se adaptou com freios mecânicos. Vai ver que eu sou extremamente free ride kkkkkkk
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...DOSTO... Ver Drop Down
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bahia
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masi é isso que eu falo que é a sensibilidade do manete...


o hidraulico vc trisca ele para.... no mecanico vc tem que ter mao de aço..kkkkkkk  mais para tbm...do mesmo jeito.. so que se uma prova de 100 km com trilha, subida, etc.. o cara vai de hidraulico e outro de mecanico.. vao ter a mesma frenagem, so que o mecanico vai chegar com a mao dormente..kkkkkkkkkkkkk  e o hidraulico nao...
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dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

meu quirido, o freio so é hidraulico, nao é ABS..kkkkkkkkk

a unica diferença dos sistemas de freio, é o preço, e que o hidraulico tem o manete de freio mais sensivel, fora isso, eu posso ter um v-break, disco mecanico e hidraulico, com a mesma CAPACIDADE  de frenagem... so que o hidraulico se coloca menos força no manete... 

SOMENTEEEEEEEEEEEEE ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....

Hidráulico:
Menor esforço = parar em distancia X 

X

Mecânico:
Maior esforço = parar em distância X

Ou seja se aplicar o mesmo esforço no hidráulico terá mais potência.
É simplesmente inquestionável.

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...DOSTO... Ver Drop Down
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bahia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 01:50
meu quirido, o freio so é hidraulico, nao é ABS..kkkkkkkkk

a unica diferença dos sistemas de freio, é o preço, e que o hidraulico tem o manete de freio mais sensivel, fora isso, eu posso ter um v-break, disco mecanico e hidraulico, com a mesma CAPACIDADE  de frenagem... so que o hidraulico se coloca menos força no manete... 

SOMENTEEEEEEEEEEEEE ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....
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raulino Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 23:50
fala se dosto... pra mim frear não eh simplesmente travar as rodas, frear eh parar ou reduzir a velocidade da bike... se travar vc aumenta a distancia para parar e piora o controle ao reduzir... portanto é ai que a modulação traz mais eficiência ao sistema hidráulico IMHO
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 23:43
Originalmente postado por M.CROESY M.CROESY escreveu:


Tenho o hidráulico alivio e é uma diferença incrível!

x2
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...DOSTO... Ver Drop Down
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Afirmo com toda certeza que o hidraulico nao e mais potente nem amis eficiente que o mecanico, apenas tem uma modulaçao das manetes de freio menor, menos força para mais eficiencia... porem se a pessoa souber regular o freio mecanico, se usa pouca força e tem uma eficiencia igual.. meu freio e mecanico, e freio apertando com uma força normal, e o freio e extremamente eficiente...


o pneu para instantaneamente, e nao tem ladeira que faca ele se movimentar... so que, logico, se fosse hidraulico, era a mesma frenagem, porem com menos força no manete, pq freio e fazer o pneu travar, nao tem mais freio do que isso...ou tem??.. tem algum freio que seja mais eficiente que travar as rodas?? nao existe, e fisicamente impossivel...o freio travando a roda, presume-se que e eficiente.. porem, usa-se mais força na mao para alcancar esse objetivo...


hidraulico menos força na mao e frenagem total -  mecanico mais força na mao e tbm frenagem total...



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salvador-ba
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Tenho o hidráulico alivio e é uma diferença incrível!
M.CROESY
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dts Ver Drop Down
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Freios hidráulicos se diferem em 2 aspectos em relação aos mecânicos.
Modulação: Superior no hidráulico, usa-se menos força para se ter o mesmo efeito (parar) mas se consegue maior grau de graduação por conta do menor esforço por parte do usuário.
Potência: O Hidráulico é incomparavelmente superior uma vez que a força necessária é menor para se parar dentro de uma determinada distância imagina isto se aplicado a força máxima do usuário no freio a cabo e no freio hidráulico. Fica obvio que os hidráulicos são mais potentes e por tanto mais eficientes. 
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...DOSTO... Ver Drop Down
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bahia
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os freios a disco hidraulico e mecanico possuem a mesma eficiencia de frenagem, a diferença esta na força aplicada nos manetes de freio, meu freio disco mecanico e extremamente eficiente pois coloquei as pinças shimano que fazem com que as pastilhas de freios ttrabalhem juntas, isso faz com que a frenagem seja igual ao hidraulico...

ja usei os 3 freios, em relaçao aos a disco, a diferença e a força que se faz no manete, somente.. pois sabendo regular e usando equipamentos eficientes, a frenagem e identica...


a questao e que o hidraulico, para competiçao, onde milesimos de segundo fazem a diferença.. o freio hidraulico dar uma maior agilidade, pois vc nao precisa apertar com força...a sensibilidade no manete e maior...

so isso, mas o freio e o mesmo...
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pedromunhoz Ver Drop Down


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jacarezinho
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O meu é justamente ao contrário , os barulhos só acontecem quando o sistema todo está frio , em alguns segundos de frEnagem eles aquecem a o barulho some , mas passo alguns minutos e ele volta
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Mutley Ver Drop Down
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Niteroi-RJ
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Predro,
uma coisa que acontece com meus freios é que quando superaquecem, pequenos pedaços da pastilha grudam no disco e depois provocam vibrações nas frenagens. Quando isso acontece pego uma faca e raspo esses pedaços da pastilha do disco.
Veja bem, esses pedaços são bem pequenos, e as vezes é difícil de ver eles nos discos, mas passando a mão dá pra sentir e é só raspar com a faca que sai, mas tem que ser com cuidado pra não riscar o disco.
Isso só acontece no meu freio traseiro, acredito que por eu manter o traseiro acionado por mais tempo em descidas longas.
Abraços
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