Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 9v em cambio 8v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


9v em cambio 8v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
brunitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 9v em cambio 8v
    Postado: 13 Dez 2011 as 02:28
Então galera , queria saber , se é possivel eu usar um cassete Alívio 9v num cambio Alívio 8v

ouvi que não é uma boa vantagem migrar de 7 para 8v , mas já tinha comprado o Alivio m410
existe algum problema em relação as passagens , ou compatibilidade?
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 11:04
Só não vejo vantagem migrar de 7v para 8v se for uma bike para andar na cidade, mas para bike de trilha as vantagens são muitas, os componentes (K7, Pedevela, Cubos) para 8v são de melhor qualidade, se ganha na relação 22x32 ou até 22x34, mesmo você me dizendo que consegue isso com uma mega range.

Quanto ao câmbio não entendi seu objetivo, você vai migrar de 7V p/ 8V ou para 9V, explica ai.

Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 11:32
É amigo ta uma salada essa sua pergunta, favor ser mais objetivo e claro nas suas perguntas.
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
axlthiago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
Resende, RJ
Offline
Mensagens:351
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar axlthiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 13:55
vc quer saber se pode usar 9v em um câmbio de 8 neh..

ateh passa cara... vc pode ateh usar.. mas vai esticar alem do q o cambio foi preparado..

e sem contar q as marchas vaum perder a precisão...

isso q entendi..
Voltar ao Topo
brunitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 14:45
é galera , desculpa a "mistura" na pergunta .. mas era isso mesmo..
eu queria saber Se o Cambio Alivio m410 8v , poderia passar as marchas num K7 9v

no caso , eu uso a bike pra trilhas . e ando bastante também em asfalto.. aí me disseram que não vale a pena migrar..
Voltar ao Topo
bmarcell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Campina Grande
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmarcell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 15:21
Cara pode usar sem problemas caso seus passadores sejam para 9v, pois os câmbios só obedecem os comandos dos passadores, agora se vc quiser usar passadores de 8v com um cassete de 9v aí vai dar bronca pois as distâncias entre as catracas de 9v são menores que em 8v, e consequentemente os passadores para 9v puxam menos cabo que os de 8v em cada passada.
Astro FSS AM (Lagarta)
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 15:28
como falado acima, se teus passadores forem para 9v pode usar teu cambio sossegado porque quem vai controlar as mudancas é o passador. Agora se for usar cassete 9v com passadores 8v, funcionar ate funciona, mas daquele jeito ne.
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 15:29
Qualquer situação em que o componente for usado além da especificação para mim é gambiarra, e gambiarra uma hora ou outra dá problema, falo isso porque já detrui um câmbio traseiro da mesma forma indicada aqui no tópico em menos de 4 meses de uso moderado.

Se fosse simples assim então qualquer câmbio feito para 7V poderia ser usado numa relação de 10v 11x36 sem problemas com passadores de 10v e não haveria necessidade da Shimano nem Sram terem tantos grupos diferentes Confused.

Não é bem assim que funciona, o câmbio vai trabalhar forçado com certeza, câmbio para 8v é para 8v, câmbio para 9v é para 9v e assim por diante, ainda mais em trilhas onde as peças sofrem mais.




Editado por gladiator25 - 13 Dez 2011 as 15:36
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
brunitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 15:40
eu iria usar o k7 alivio 9v no cambio m410
até poder pegar um cambio 9v ...

só não quero investir em furada ..
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 15:45
brunitus,

O lance é o seguinte, só me preocupo com alguns posts dizendo que pode sem problemas e depois alguém ler e achar que isso é certo porque não é.

Usar você pode usar, mas saiba que forçará o câmbio além do que ele foi feito para suportar, e depois para vendê-lo ficará mais dificil, só isso.

Você já tem a corrente para 9V?
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 15:52
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Qualquer situação em que o componente for usado além da especificação para mim é gambiarra, e gambiarra uma hora ou outra dá problema, falo isso porque já detrui um câmbio traseiro da mesma forma indicada aqui no tópico em menos de 4 meses de uso moderado.

Se fosse simples assim então qualquer câmbio feito para 7V poderia ser usado numa relação de 10v 11x36 sem problemas com passadores de 10v e não haveria necessidade da Shimano nem Sram terem tantos grupos diferentes Confused.

Não é bem assim que funciona, o câmbio vai trabalhar forçado com certeza, câmbio para 8v é para 8v, câmbio para 9v é para 9v e assim por diante, ainda mais em trilhas onde as peças sofrem mais.



Nao é bem assim como voce expos, os cassestes de 8v e 9v tem a mesma largura, o que muda é o espaçamento entre os pinhoes. Sendo assim nao é gambiarra alguma. Oque pode acontecer e realmente vai detonar um cambio é o alcance dele com relacao ao tamanho dos pinhoes maiores. Um cambio dimensionado para trabalhar com pinhoes de 28t nao vai aguentar muito tempo se for utilizado um pinhao 34t por exemplo. Se fosse assim como voce citou, 8v é 8v e 9v é 9v, nao daria pra usar cassete 8v em cubos para 9v. E isso acontece e muito.
os fabricantes tem varios grupos sim, mas sao atualizaçoes, primeiro veio o 7V, depois o 8V e assim por diante, é logico que mesmo o grupo atual ser hoje de 10V a shimano produz cambios e shifters 7V, 8V e 9V, sao peças de reposicao.

Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
brunitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 16:05
Eu já tenho a corrente..

Irei pegar o k7 alivio 9v
e os passadores...
eu irei usar o meu cambio atual , mas logo irei trocar por um alivio m430 ou um deore..
Voltar ao Topo
bmarcell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Campina Grande
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmarcell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 16:10
Bom, continuo dizendo que pode usar na boa, pois como já foi dito quem controla as trocas são os passadores, agora não se pode esperar que peças para 7v(que são comprovadamente do nível de entrada e tem menor resistência) tenham a mesma durabilidade ou precisão de outros níveis superiores, é justamente por isso que existem grupos diferentes de Shimano e Sram, para oferecer resistência aos diferentes tipos de uso, além de também ser uma maneira de estimular o consumismo, e outra, não sei um câmbio de 7v aguenta uma relação com catraca de até 36 dentes, porém ele aguenta com certeza até 34 dentes, pois a própria shimano fabrica as catracas mega-range de 7v onde a última relação utiliza 34 dentes.
Astro FSS AM (Lagarta)
Voltar ao Topo
brunitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2011 as 16:12
a duvida é imensa..

não sei ... se pego 8v , ou 9v


Editado por brunitus - 13 Dez 2011 as 16:44
Voltar ao Topo
brunitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2011 as 00:56
Pronto galera .. questão resolvida.
pra não ter problemas mais tarde , coloquei 8v

Kit completo alivio ..


Editado por brunitus - 15 Dez 2011 as 02:12
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2011 as 09:41
Ótima e sensata escolha.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Marcus Cerutti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2011
Brazil
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcus Cerutti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2011 as 10:05
Originalmente postado por bmarcell bmarcell escreveu:

Cara pode usar sem problemas caso seus passadores sejam para 9v, pois os câmbios só obedecem os comandos dos passadores, agora se vc quiser usar passadores de 8v com um cassete de 9v aí vai dar bronca pois as distâncias entre as catracas de 9v são menores que em 8v, e consequentemente os passadores para 9v puxam menos cabo que os de 8v em cada passada.


Essas distâncias nos passadores não são configuráveis?
= recomeçando aos 40 - nunca é tarde = Scott Aspect 35 XL 2011 =
Voltar ao Topo
brunitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2011 as 11:45
Desculpem o encomodo , e obrigado pela atenção de todos :D
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2011 as 11:49
Originalmente postado por Marcus Cerutti Marcus Cerutti escreveu:

Originalmente postado por bmarcell bmarcell escreveu:

Cara pode usar sem problemas caso seus passadores sejam para 9v, pois os câmbios só obedecem os comandos dos passadores, agora se vc quiser usar passadores de 8v com um cassete de 9v aí vai dar bronca pois as distâncias entre as catracas de 9v são menores que em 8v, e consequentemente os passadores para 9v puxam menos cabo que os de 8v em cada passada.


Essas distâncias nos passadores não são configuráveis?

Não, porque se fossem nunca eu trocaria de Passador, e estaria com cassete de 11v na minha bike com meus passadores X4 da Sram que são para 8v...

O numero de marchas do trocador traseiro tem que casar com o numero de marchas do cassete, só que cambio shimano com trocador shimano, cambio sram com trocador sram, não são compativeis entre si.
E os sistemas de 10v novos não são compativeis com nada nos anteriores.
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JordaozinhoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2011 as 13:21
Amigo postei este topico ai onde se mistura uma shimano com sram e cambio de 9 em cassete de 10vse quiser de uma olhada.
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 11:46
Originalmente postado por euesmago euesmago escreveu:

Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Qualquer situação em que o componente for usado além da especificação para mim é gambiarra, e gambiarra uma hora ou outra dá problema, falo isso porque já detrui um câmbio traseiro da mesma forma indicada aqui no tópico em menos de 4 meses de uso moderado.

Se fosse simples assim então qualquer câmbio feito para 7V poderia ser usado numa relação de 10v 11x36 sem problemas com passadores de 10v e não haveria necessidade da Shimano nem Sram terem tantos grupos diferentes Confused.

Não é bem assim que funciona, o câmbio vai trabalhar forçado com certeza, câmbio para 8v é para 8v, câmbio para 9v é para 9v e assim por diante, ainda mais em trilhas onde as peças sofrem mais.



Nao é bem assim como voce expos, os cassestes de 8v e 9v tem a mesma largura, o que muda é o espaçamento entre os pinhoes. Sendo assim nao é gambiarra alguma. Oque pode acontecer e realmente vai detonar um cambio é o alcance dele com relacao ao tamanho dos pinhoes maiores. Um cambio dimensionado para trabalhar com pinhoes de 28t nao vai aguentar muito tempo se for utilizado um pinhao 34t por exemplo. Se fosse assim como voce citou, 8v é 8v e 9v é 9v, nao daria pra usar cassete 8v em cubos para 9v. E isso acontece e muito.
os fabricantes tem varios grupos sim, mas sao atualizaçoes, primeiro veio o 7V, depois o 8V e assim por diante, é logico que mesmo o grupo atual ser hoje de 10V a shimano produz cambios e shifters 7V, 8V e 9V, sao peças de reposicao.


Cara só para constar, mas alivio de 8v tinha opção do cassete mega-range que tinha o pinhão maior de 34 dentes, isso que tu falou é babozeira toral, já vi shimano TZ trocar 9v...

7v 8v 9v NUNCA SERÁ PEÇAS DE REPOSIÇÃO, acontece que 10v é a MODA, hoje... e alias a maior vantagem de ter 10v atras é tirar uma na frente, se for continuar com pedivela triplo nem compensa ir para 10v, vai aumentar o peso somente.

Só para vc ter uma idéia, em 96 já existia cassetes de 8v, e por volta de 2002 já tinhamos o xtr de 9v, essas datas não são precisas pode haver variação de 2 anos para mais ou para menos, mas é por ai. Tenho um tio que tem uma caloi aluminum de 98 que tinha grupo shimano alivio, naquela época era top, era alivio, stxRC e XTR, tinha mais mas não me lembro, mas o alivio dele já era de 24, e era um tesão o grupo, acho que ele tem até hoje a bike, muito boa...

Cambio de 8v troca marchas normalmente em cassete de 9v, não muda nada... 

RESPONDENDO AO TÓPICO.

Amigo, se queres guardar uma grana, e depois trocar o cambio, minha dica é ao invés de comprar um alivio de 9v posteriormente, compre pelo menos um Deore, pois este é shadow e o funcionamento é 10x melhor, se puder pegue um SLX, ou um XT por luxo... mas esse seu alivio vai aguentar tranquilamente... fique tranquilo... já trampei em bikeshop e já vi de tudo... e não tem nada de gambiarra, a especificação do cambio é pinhão menor 11 dentes, e maior 34, estando dentro disto é até garantido pela shimano em caso de defeito, pois estava dentro da especificação, acontece que só porque ele tem o nome alivio é que atrela ele ao numero de marchas no cassete, mas não quer dizer que ele não funcione perfeitamente no de 9v.


Editado por vrsilva - 15 Dez 2011 as 11:48
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X