Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Alternativa ao óleo mineral Shimano?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Alternativa ao óleo mineral Shimano?

 Responder Página  123 5>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Black Aypim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:1023
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Aypim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Alternativa ao óleo mineral Shimano?
    Postado: 26 Dez 2008 as 15:23
Esses dias um amigo veio me perguntar onde arruma óleo mineral pra freio e lembrei disso aqui. Muito tempo atrás um amigo me arrumou um óleo mineral da Citroen q funcionava muito bem nos freios shimano.

De acordo com a materia, o óleo mineral sai $18 por 50ml, e as alternativas ficam em torno de $15 por 1litro. O shimano é mais de 20x mais caro...

O artigo está em inglês, mas se alguém se dispor a traduzir, ou melhor, descobrir onde vendem esses benditos óleo minerais alternativos é uma boa. Provavelmente uma busca rápida no google já vai resolver o problema. :)



Mineral Oil (http://www.cyclingcentralva.org/geninfo.html)

Mineral oil is a great alternative to DOT Brake fluid. Mineral oil is not caustic and is non-toxic, but the main performance advantage to the rider is that mineral oil will not absorb water from the air like DOT fluid will. This absorbed water causes gas bubbles to form in the system which creates a 'sprongy' feel. While researching for a replacement oil to the hyper-expensive SM-DB-OIL Shimano Mineral Oil for Disk Brake($18.95 for 50ml., #Y-839 98010)(Red Color), I have found:

Pentosin central hydraulic fluid is one option. Either of LHM Plus or CHF 7.1(No.54106) will work fine. LHM Plus & CHF 7.1 are rated at 18 cSt@40C/6.0 cSt@100C/VI 340. This is slightly thinner than the Castrol, so it may work even better in Shimano brakes. Pentosin is supplied in the hydraulic systems of most German and European cars, most notably as BMW and Audi power steering fluid. Consult a local dealer about availability. Do not use CHF 11S with as it is a synthetic oil. CHF 7.1 should run about $15 per liter. I think that Pentosin CHF 7.1 is probably the best improvement that can be made to the Shimano brakes. (Green Color)

Castrol Hydraulic System Mineral Oil (HSMO) ($13.99, 500ml., Jaguar # JLM-9886 or Castrol # 6582/5966 01) or Castrol Hydraulic System Mineral Oil Plus (HSMO Plus). This mineral oil is used in some british cars, like Jaguar and Rolls Royce, in the suspension, and brake assist systems. It is not readily available in the US but it can be found at a Jaguar dealer parts counter. This oil is rated at 19.8 cSt@40C/6.0 cSt@100C/VI 285. A data sheet is available HERE. (Green Color)

It is very important to note that while the above two fluids are used as power steering fluids, they are very different than conventional power steering fluids or ATFs available in most auto stores. Conventional power steering fluid or ATF is almost twice as viscous as these mineral oils and may be incompatible with the seals used in the system. Use of other fluids would be a serious mistake.

Magura supplies low viscosity MAGURA Royal Blood and Royal Blue Blood mineral oil. A 16oz. container costs $15.00 while a 2oz. container costs $4.00. (Blue Color) (reported to be 10wt. but it is probably more like 5-6wt.))

Another option (in an emergency) is to use a suspension fluid such as Motul Fork Oil (Light), RockShox (5w Medium, Hydracoil), Bardahl (5w Fork Oil), Bel-Ray Fork Oil (5wt), or Kayaba KYB (01). These may work fine in a jam. Make sure not to use any synthetic fluids. Replace with the proper fluid when you get home. The low viscosity index (VI) of these fluids are not suitable for the heat range that the brake system will experience.

DO NOT USE MINERAL OIL FROM THE DRUGSTORE!!!! What you are buying at the drugstore is a laxative, not a specific industrial oil. This oil does not have the specific viscosities (up to 3X too thick) or additives for perfect functionality with a hydraulic system. A MSDS for drug store mineral oil is available HERE. If you were in a jam and just had to use this crap, use Drakeol® 10 or 10B, Ultraol 100NF.

This is what Magura says about drugstore mineral oil:

What type of oil should I use in my Magura hydraulic brakes?

Magura Blood mineral oil is the recommended oil, which is a 10 weight mineral oil. By far, our most common problem we encounter is consumers putting off-the-shelf mineral oil (from a drug store) in their Magura hydraulic brakes. Off-the-shelf mineral oil is normally 30-50 weight which will make the brake very sluggish. In addition, off-the-shelf mineral oil has additives, perfumes and different boiling points, all of which can cause brake failure. USE ONLY MAGURA BLOOD IN YOUR BRAKE SYSTEM. Use of any other fluid besides Magura Blood mineral oil will void your warranty. (HERE)

HERE is an article on basic hydraulic system theory.




Editado por Black Aypim - 26 Dez 2008 as 15:24
Voltar ao Topo
Black Aypim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:1023
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Aypim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2008 as 11:56
Achei outro óleo compatível também. LHM Plus para suspensão e freios de alguns carros da Citroën. Custa R$28,00 500ml.

LHM Plus
 
Fluído mineral para sistemas hidráulicos dos veículos CITROËN XM,XANTIA,BX,CX,SM,GS; sistemas hidráulicos do CITROËN ID E DS veículos.
 
PSA PEUGEOT/CITROËN, B712710
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2008 as 06:47
dizem que é esse óleo mineral que deixa os freios shimano "esponjosos" ("borrachudos").

é verdade?
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2008 as 13:46
Tem a especificação do produto recomendado pela Shimano? Eu tenho no serviço tabelas de equivalência de praticamente todos os fabricantes de óleos e fluídos, talvez exista algo igual no mercado.

[]´s
Zaka
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
Black Aypim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:1023
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Aypim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2008 as 16:48
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

dizem que é esse óleo mineral que deixa os freios shimano "esponjosos" ("borrachudos").

é verdade?


Vi uns relatos em fóruns gringos q usam o fluido da citroen sem problema algum. Os freios só ficam esponjosos se tiver ar no sistema.


Voltar ao Topo
Black Aypim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:1023
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Aypim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2008 as 16:52
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Tem a especificação do produto recomendado pela Shimano? Eu tenho no serviço tabelas de equivalência de praticamente todos os fabricantes de óleos e fluídos, talvez exista algo igual no mercado.

[]´s
Zaka


Tem idéia do que significa esses números muito doidos? De acordo com o artigo esse óleo é inclusive melhor q o shimano, então qq especificação próxima dessas deve servir. Ou próxima desse óleo da cintroen também, se puder achar as especificações dele já é uma boa...

18 cSt@40C/6.0 cSt@100C/VI 340

Editado por Black Aypim - 30 Dez 2008 as 17:03
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2008 as 19:30

18 cst @ 40C => 18 de viscosidade(mm2/s) a 40° C

6 cst @ 100C => 6 de viscosidade a 100º C
VI 340 => indice de viscosidade IV
Voltar ao Topo
Black Aypim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:1023
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Aypim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2009 as 05:29
Originalmente postado por Edilcimar Edilcimar escreveu:

18 cst @ 40C => 18 de viscosidade(mm2/s) a 40° C

6 cst @ 100C => 6 de viscosidade a 100º C
VI 340 => indice de viscosidade IV


Na sua tabela tem as especificações do óleo da citroen pra comparar? O LHM PLUS?


Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2009 as 07:07
Não, mas basta dar uma procurada no google que provavelmente você achará as especificações deste LHM
Voltar ao Topo
Black Aypim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:1023
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Aypim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2009 as 15:43

Pelo jeito é compatível sim, não é?





Editado por Black Aypim - 02 Jan 2009 as 15:46
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2009 as 10:36
Putz Black, também procuro outra alternativa para o óleo mineral shimano. Esse fim de semana foi uma correria, e por isso perdi hoje de manha o pedal com a galera daqui do forum.
Troquei meus calipers (slx) por uns xtr e tive q sangrar os freios e trocar as conexões. Como gosto de eu mesmo fazer os serviços, encarei mais essa empreitada e a minha maior dificuldade foi em relação ao óleo. O sistema da shimano como já me tinham dito é bem simples e fácil de se fazer a manutenção, o maior problema foi conseguir óleo para completar o reservatório depois da troca. Uma das lojas da cidade estava fechada desde a virada, a outra estava sem o mecânico, e a saida foi apelar para um dos donos e pedir para ele vender um pouco de óleo para completar o reservatório. Resultado 25 ml por R$ 15,00 Ouch.
Voltar ao Topo
Black Aypim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:1023
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Aypim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2009 as 11:33
Originalmente postado por Cando Cando escreveu:

Putz Black, também procuro outra alternativa para o óleo mineral shimano. Esse fim de semana foi uma correria, e por isso perdi hoje de manha o pedal com a galera daqui do forum.
Troquei meus calipers (slx) por uns xtr e tive q sangrar os freios e trocar as conexões. Como gosto de eu mesmo fazer os serviços, encarei mais essa empreitada e a minha maior dificuldade foi em relação ao óleo. O sistema da shimano como já me tinham dito é bem simples e fácil de se fazer a manutenção, o maior problema foi conseguir óleo para completar o reservatório depois da troca. Uma das lojas da cidade estava fechada desde a virada, a outra estava sem o mecânico, e a saida foi apelar para um dos donos e pedir para ele vender um pouco de óleo para completar o reservatório. Resultado 25 ml por R$ 15,00 Ouch.




 Um mecânico uma vez quase me crucificou porque não usei óleo original da Avid em meus freios. Falei pra ele q usava óleo Vargas DOT4 de 20 reais e ele ficou emputecido. Isso q uso o Vargas a uns 3 anos e nunca tive problema. Até tentei recomendar um óleo da Motul que é o melhor óleo de freio do mundo (Motul RBF600 - DOT4) e ele disse q não usaria pois iria estragar e blá blá blá. Que só o original prestava e tal. Dificil é colocar na cabeça de um sujeito desses q nem a Shimano nem a SRAM produzem óleo, eles compram, engarrafam e vendem por 20x mais caro.... O interessante q esse óleo da Motul, mesmo sendo DOT4 tem ponto de ebulição maior q os DOT5. É o óleo q se usa em motos de corrida, não tem como ser ruim...



Dei uma pesquisada no MTBR e muita gente usa o LHM plus nos Shimano/Magura numa boa, sem terem problemas com os retentores ou coisa parecida.



Mas a idéia é divulgar esses óleos alternativos em todas as oficinas. Saindo barato pras oficinas vai ficar mais barato para nós. :)


Editado por Black Aypim - 03 Jan 2009 as 11:35
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2009 as 01:24
Desenterrando o tópico.

Mais alguma alternativa ao óleo mineral Shimano?
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Guigo17a Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mai 2008
São Leopoldo - RS
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guigo17a Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2009 as 14:17
também estou atrás de um ólea alternativo, fui ver o preço deste LMH e só tem por encomenda na loja que eu fui,  custa R$130,00/litro...
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 02:55
Eita. Liguei na Citroen aqui de Campinas e sai 47 reais o litro.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 03:39
Ouvi dizer que óleo Singer em casos de emergência serve perfeitamente, afinal é óleo mineral...
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
Guigo17a Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mai 2008
São Leopoldo - RS
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guigo17a Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 09:21
47 mangos o litro até que tá valendo, pq 50 ml do shimano tá uns 20 reais...  
Voltar ao Topo
Ripper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2006
Colatina - ES
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ripper Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 09:42
O óleo Singer serve sim. Não como substituto, mas como um paliativo.

Certa vez dei uma bobeira e deixei o óleo do freio vazar todo. Não achei o óleo shimano em lugar algum em minha cidade, então recorí ao óleo Singer. E para minha surpresa funcionou perfeitamente, o poder de frenagem não se alterou. Como eu gosto de descer rápido fiquei com medo do óleo perder eficiência quando o freio fosse muito exigido, mas isso não ocorreu, mesmo com frenagens longas e fortes.

Usei o óleo Singer por pouco tempo, acho que umas 3 semanas, foi só enquanto eu procurava e comprava o óleo shimano, portanto não dá para dizer se ia aguentar ou não. Mas como improviso, para não ficar a pé, ele quebra um galhão.
------------------------------------------------
-- A diversão começa onde a estrada acaba. --
------------------------------------------------
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leco22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 21:13
Não gosto de desenterrar tópicos mas como este me salvou esta semana então acho que tá valendo.

Comprei hoje na Rua Escobar aqui no Rio um litro do óleo LHM mineral da Citroen por 30 mangos, ainda não testei na trilha, mas aparentemente vale a pena mesmo.
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2010 as 02:05
Leco22,
O que achou do óleo? É a mesma viscosidade?
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leco22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2010 as 10:44
Aparentemente só a cor é diferente mesmo, o óleo da citroen é verde.
As especificações comprovam que o óleo é semelhante, provavelmente é igual mesmo, só mudando a cor:

TOTAL LHM PLUS
Unidades Valores
Massa Volúmica a 15ºC Kg/m3 845
Cor- Verde Fluorescente
Viscosidade a 40ºC mm2/s 18
Viscosidade a 100ºCmm2/s 6,3
Viscosidade a -40ºC mm2/s < 1 200
Índice de Viscosidade - 355
Ponto de Congelação ºC -62


O óleo singer é bem menos viscoso, o que em tese é melhor mas pode ocasionar vazamentos, e é uma pista de que não aguenta tanta temperatura quanto o shimano ou o LHM, afinal só óleos sintéticos tem a propriedade de não perder muita viscosidade com o aumento da temperatura:

ÓLEO SINGER
Densidade 0,8504 (a) 20°C.
Viscosidade 9,6 Cst (a) 40°C; Método: ASTM – D445.


Editado por Leco22 - 12 Fev 2010 as 10:59
Voltar ao Topo
Hugo_Linhares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugo_Linhares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2010 as 11:35
Poxa... interessante. Aqui em Goiânia os lojistas não têm óleo mineral shimano pra vender há tempos.
 
Estou cogitando essa alternativa. Já contando com os impostos fica um preço bastante atraente.
 
 


Editado por Hugo_Linhares - 12 Fev 2010 as 11:35
Voltar ao Topo
marcorn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2008
São José/SC
Offline
Mensagens:941
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcorn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 14:52
Em Jaraguá do Sul 01 litro do LHM Plus sai R$35,00. Já garanti o meu!
Voltar ao Topo
edu888 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2010
CWB
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu888 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 15:08
nao esquecam de ver na Peugeot tb...
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 15:09
excelente tópico!!!! Clap 
 
 
esse fds já estou comprando meu LHM+ tb!
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leco22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 15:33
Originalmente postado por edu888 edu888 escreveu:

nao esquecam de ver na Peugeot tb...
 
Na verdade nenhum PEUGEOT usa esse óleo, só os citroens mesmo, e acho que só os que tem a suspa hidroativa, nestes casos todo sistema de freio e suspa usa esse mesmo óleo.
Os outros como C3, C4, etc...usam óleo sintético mesmo.
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leco22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 15:36
Originalmente postado por marciocbf marciocbf escreveu:

excelente tópico!!!! Clap 
 
 
esse fds já estou comprando meu LHM+ tb!
 
Marcio, comprei na última loja da Rua Escobar à direita, já chegando no Campo de São Cristovão, na concessionária é 75,00 , lá foi 30,00.


Editado por Leco22 - 25 Fev 2010 as 15:37
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 15:46
fala leco!
 
valew pela informação, vou lá tb cara! aliás o bairro são cristóvão para nós ciclistas é uma mão na roda, lá tb se acham varios parafusos de inox.
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 19:33
Edilcimar e tropa cobra em lubrificantes... tirem minha dúvida.
Sempre dizem que em sistemas projetados para uso de oleos DOT não pode-se usar óleo mineral. Nisso, por exemplo, a avid é taxativa. 
Acontece que essa característica dos óleos DOT de absorver água do ambiente (higroscopia) está me dando uma puta dor de cabeça há tempos, pois moro em frente à praia e volta e meia o oleo está tão hidratado que chega a travar o sistema todo, em virtude da tamanha expansão do volume. Sem falar na perda de performance (o freio fica borrachudo) e o risco (tamponamento), pq o oleo hidratado tem ponto de ebulição muito inferior ao óleo seco.
Até então, o tópico discute sobre a troca de mineral-mineral (shimano (mineral)-outras marcas (mineral)). Daí pergunto: existiria problema em se trocar o oleo DOT pelo mineral?
Se sim, que produto eu usaria fazer a limpeza do sistema, digo retirada completa do óleo DOT, para colocação do óleo mineral?
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leco22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 21:46
Taí um excelente questionamento!
Por partes, para fazer limpeza eu desmontaria tudo e passaria álcool para limpeza, no mínimo sacava o pistão. Antigamente muito mecânico limpava o sistema dos carros com álcool, o fluido custava caro e não dava pra ficar jogando fora até que saísse limpinho. O álcool vai evaporar rápido e praticamente sem resíduo.
Quanto a substituição em si só vejo como problema potencial os componentes de borracha, se forem incompatíveis com o dot vai travar tudo.
Existe uma grande vantagem do dot que é o ponto de ebulição mais alto, mas duvido que isto seja o maior dos problemas, não acredito que o mineral vá aquecer a este ponto em uso "humano"

Mas existem os poréns que eu não tenho conhecimento para afirmar apenas desconfio,kkk
Até hoje vi que todos os freios que usam freio mineral são chamados "sistema aberto" e todos que usam dot "sistema fechado". Dessa forma durante o aquecimento da frenagem o óleo mineral iria expandindo e "jogando pra fora" o excesso, ou até mesmo só os vapores, ao passo que os dot não teriam este escape e travariam, como o que acontece com o freio do Gustavão qdo está impregnado com água.
Ao substituir então o que pode acontecer em frenagens fortes o suficiente para vaporizar o óleo mineral seria o travamento do pistão pois os vapores fariam com que o freio não voltasse para a posição de descanso.
Voltar ao Topo
paulo ferreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2005
sp
Offline
Mensagens:1423
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 03:45

  Este óleo comprei na autorizada new holland por R$ 22,00 o litro ( preço de 2008 ).
  Abraços.


Editado por paulo ferreira - 26 Fev 2010 as 03:48
Voltar ao Topo
MarioNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2009
Recife
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarioNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 00:57
Pessoal,

Desculpem se a perguntar já está respondida, mas sou leigo no assunto e me perdu bastante na discussão. Qual desses óleos propostos eu poderia usar no meu Hayes 9? Estou com vontade de refazer a sangria pois estou com uma impressão de que foi usado óleo mineral no freio e os manuais da hayes são bem explícitos em não fazer esse tipo de substitução.

Abraços e obrigado!
Voltar ao Topo
MarioNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2009
Recife
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarioNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 16:36
Ninguém??? Cry

Eu estava querendo comprar esse óleo logo para resolver esse problema antes que haja algum dano aos meus freios.

Obrigado.
Voltar ao Topo
marcorn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2008
São José/SC
Offline
Mensagens:941
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcorn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 12:02
Mário, se o se Hayes usa fluido DOT, acredito que não deva trocar por mineral. Freio é um equipamento muito importante (na minha opinião, pois tem gente que acredita que freio é dispensável) para arriscar que trave ou não funcione. Wink
Voltar ao Topo
MarioNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2009
Recife
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarioNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 14:42
Justamente. Queria saber se há algum óleo que não seja o da Hayes que sirva para o freio.
Valeu.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 15:30
Eu acho MUITO estranho vocês falarem que os freios Avid de vocês está absorvendo água e travando tudo. Isto não poderia estar acontecendo. O sistema tem que ser completamente fechado, com o mínimo de ar no reservatório.
 
Se tiver muito ar, mesmo que este ar esteja no reservatório e não nas mangueiras, quando a temperatura esquenta muito (por causa da frenagem ou temperatura ambiente mesmo), este ar expande, empurrando os pistões.
 
Na sangria do freio e troca do fluido DOT, não adianta, tem que ir empurrando o velho usando o novo ou tirar todo o óleo e limpar as mangueiras.
 
Pra mim se o freio está travando por causa de água no sistema é porque o fluido de freio já entrou contaminado no sistema de freio, não tem como se contaminar depois.
 
O que acontece é que o DOT é muito caro, principalmente o 4 e 5. Aí os mecânicos abrem as garrafas e usam este fluido aberto até acabar.
 
O que todos devem fazer é comprar sua própria garrafa de fluido para que só seja aberta quando o mecânico estiver fazendo a sangria, nada de usar o fluido do mecânico.
 
Aí quando você compra aquela garrafinha de 1lt que custou um rim e você vê que gastou só dois dedinhos e nem abaixou o nível, a tentação de guardar este óleo e usar nas próximas trocas é enorme. Se quiser economizar nisso, é melhor juntar uns 5 amigos, trocarem todos juntos e depois jogar o fluido fora.
 
O fluido DOT fica armazenado nas prateleiras das revendedoras, lacrado, por vários anos e não absorvem água assim. Mas após aberto, deve ser jogado fora. Isto é igual leite, depois de aberto, mesmo na geladeira, não dura uma sistema.
 
Dentro do sistema de freios não é pra absorver água, nem pra quem mora na praia. Se fosse assim, o que teria de carro e moto falhando o freio...
 
O que acontece também é que muitos compram os cálipers, manetes e mangueiras separadamente e a mangueira pode ser de baixa qualidade. As mangueiras com o tempo vão perdendo a rigidez e expandindo, o que faz diminuir a eficiência da frenagem e torna o freio borrachudo. Ao invés da força de frenagem ir pros pistões, é dissipada na expansão das mangueiras. Tanto que quem tem moto e quer fazer um upgrade nos freios, a primeira coisa que faz é colocar mangueiras metálicas Aeroquip, que não expandem e por si só já aumentam a força de frenagem de muitas motos.
 
Troque seu óleo por um NOVO, que você comprou, e também os anéis de vedação (isso pra quem usa DOT.
 
Sobre trocar DOT por mineral e vice-versa. Não pode e ponto final!
 
Agora sobre o óleo mineral que os Shimano usam. Este pode ser guardado depois de aberto sem problema algum pois o óleo é repelente de água, diferente do fluido DOT que absorve a água do AR.
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 16:45
Originalmente postado por Leco22 Leco22 escreveu:


Mas existem os poréns que eu não tenho conhecimento para afirmar apenas desconfio,kkk
Até hoje vi que todos os freios que usam freio mineral são chamados "sistema aberto" e todos que usam dot "sistema fechado". Dessa forma durante o aquecimento da frenagem o óleo mineral iria expandindo e "jogando pra fora" o excesso, ou até mesmo só os vapores, ao passo que os dot não teriam este escape e travariam, como o que acontece com o freio do Gustavão qdo está impregnado com água.


Eu uso freio XTR e assim óleo mineral... o sistema é fechado, logo a tese de ser necessário um sistema aberto fica derrubada.
Há um problema maior em relação aos sistema que usa DOT e Óleo. O DOT é um fluído praticamente aquoso, não tem viscosidade quase nenhuma. O Dot ainda pela sua estrutura molecular é minimamente compressivel ou seja grante uma resposta imediata. Essem seriam dois fatores a resolver... Os dutos internos nos calipers dos freios que usam DOT são dimensionados para passar um fluído quase sem viscosidade nenhuma e o pistão da manete para empurrar um fluído que praticamente não comprime.
Creio que os pistões das manetes do que usam Oleo deslocam um pouco mais de volume e os dutos diâmetros mais apropriados para passar um líquido mais viscoso.
Mas como se viu em se tratando se óleo mineral observamos diversas viscosidades... se fosse ser usado um OM para fazer o experimento proposto pelo Gustavão deveria ser o menos viscoso possível...
Quanto ao aquecimento já tentei medir a temperatura no cáliper e não é assim tão alta que o um ponto de ebulição mais baixo pudesse ser significativo... dai a possibilidade de usar até mesmo o Singer numa emergência. Estragar o sistema não vai, pois o OM não é corrosivo e nem vai atacar as paredes internas dos dutos ou conduítes... Acho que a viscosidade seria a maior dificuldade a transpor.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2010 as 00:12
"Mantenham esse tópico!". "MOVER PARA ARQUIVO". 
Voltar ao Topo
jeanleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2009
Manhuaçu - MG
Offline
Mensagens:440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2010 as 17:07
Me desculpem desenterrar esse, mas, o topico me salvou outro dia qto ao uso de oleo singer(alternativa), nos meus magura julie. Obrigado
Voltar ao Topo
bernardosd Ver Drop Down
Avatar
Cancelado

Cadastrado em: 30 Set 2010
Santos Dumont
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bernardosd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 12:30
Pessoal, usei o oléo da Citroen e aprovei.

Paguei 40,00 reais por 1LT este mês na concessionária. Montei os freios e funfa OK!
100% e nada de esponjoso!!!

abrs
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 5>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X