Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guidão e canote confiaveis?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Guidão e canote confiaveis?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guidão e canote confiaveis?
    Postado: 18 Abr 2011 as 17:18
Na paranoia de reduzir peso apareceram um guidão e canote leves e relativamente baratos.
http://www.lvbike.com.br/Produto-Acessorios-Canote-Canote-para-Selim-Full-Carbon-205gr-versao-93-93.aspx
http://www.lvbike.com.br/Produto-Componentes-Guidao-Guidao-Full-Carbon-Mtb-Reto-318-600-mm-versao-19-19.aspx

Será que eles aguentam umas buraqueiras (trilha/all mountain)??????


Isto para rodar em uma KHS xc 104..





Editado por Hats - 18 Abr 2011 as 17:20
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 17:22
Canote e guidão eu não arrisco, são peças que se quebrarem causam um acidente que pode ser letal. Nessas peças só confio nas grandes, Ritchey, Easton, FSA, etc.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 17:27
Guidão,, realmente amedronta,, já tive uma queda, e o tombo é muito feio. Acho que vou para um melhorzinho mesmo.

Mas canote,, será que numa Full,, ele vai suportar?
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 17:30
Originalmente postado por Hats Hats escreveu:

Guidão,, realmente amedronta,, já tive uma queda, e o tombo é muito feio. Acho que vou para um melhorzinho mesmo.

Mas canote,, será que numa Full,, ele vai suportar?

Vou deixar para vc imaginar o que acontece se um canote quebra enquanto vc está sentado.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Lango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2011
Apucarana-PR
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 18:44
Hahaha 
Acho que convenceu Smile
Soul SL 500 2011 19"
Cannondale Trail 6 Womens 2011 M Magnesium White
Voltando ao esporte com força total, e muito bem acompanhado pela esposa.
Voltar ao Topo
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 18:54
É,,  num tinha pensado nesta possibilidade. as duas possibilidades são de chorar....OuchCry
Cry
Mas quais RECOMENDAM como custoxbeneficio tendo como prioridade o PESO.
canote 31,6 (atual 380g)
Guidão 31,8 (atual 270g)


Voltar ao Topo
Equinox² Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 13 Out 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Equinox² Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 19:55
Canote tem vários mais leves...Em alumínio tu consegue por uns 100,00 um canote com 280g.

Guidão tem que ver se tu quer FLAT ou RISER...qual?
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." Voltaire

KHS Alite 3000, MRD 2011, SLX & XT, Stroker Trail (VENDIDA)
Voltar ao Topo
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 20:43
Originalmente postado por Equinox² Equinox² escreveu:

Canote tem vários mais leves...Em alumínio tu consegue por uns 100,00 um canote com 280g.

Guidão tem que ver se tu quer FLAT ou RISER...qual?

Nunca tive um flat e quais as vantagens além do peso mais reduzido que eles oferecem?


Voltar ao Topo
flaviokowalske Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2010
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviokowalske Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 20:44
Amigo o baguio e louco e o sistema e lento.
 
é como disseram, existem certos componentes que vc não pode economizar na compra e dois deles são exatamente esses que vc está a comprar, guidão e canote.
 
na minha bike eu uso:
 
Canote de Selim Carbon FSA K-Force 31.6/350 (248gr)
Guidão Easton EC70 Carbon 31.8/580 (126gr)
 
e a minha opnião é: os componentes são do caralho, leves, resistentes e o funcionamento e como se espera de um componente de carbono.


Editado por flaviokowalske - 18 Abr 2011 as 20:53
Voltar ao Topo
Equinox² Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 13 Out 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Equinox² Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 20:58
Originalmente postado por Hats Hats escreveu:

Originalmente postado por Equinox² Equinox² escreveu:

Canote tem vários mais leves...Em alumínio tu consegue por uns 100,00 um canote com 280g.

Guidão tem que ver se tu quer FLAT ou RISER...qual?

Nunca tive um flat e quais as vantagens além do peso mais reduzido que eles oferecem?



FLAT é mais desconfortável, mas te coloca numa posição mais à frente na bike, o que é melhor para subidas.

Pra quem faz trilha, single tracks, circuitos é ótimo, mas pra que gosta de estradão e pedalar mais sentado ele não é muito bom. E

Eu tenho usado só FLAT e nas trilhas é muito bom, mas qdo peguei 45km de estrada de chão tomei um cansaço! Até uma dorzinha nas costas.

Se tu tem um guidão RISER em alumínio de 270g, esse é um peso bom. Em Al tu vai achar no máximo com 220g....em carbono consegue com 170g pra baixo.

FLAT tem de tudo quanto é peso, mas os mais leves giram na casa dos 100 a 110g. O meu é um Scott Pilot Hot Rod do 600mm e pesa 170g.

Aaaaaa...esqueci de dizer que os guidões FLAT são sempre mais estreitos, variando de 560 a 600mm de largura, enquanto que os RISER vão ter entre 600 e 700mm, alguns até mais!

Alguns exemplos abaixo, de peças boas:





Mais uma coisa, a largura do guidão influencia na pilotagem da bike. Guidões curtos deixam a bike mais arisca, mas são mais leves e tem menos risco de bater em obstáculos.


Editado por Equinox² - 18 Abr 2011 as 21:13
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." Voltaire

KHS Alite 3000, MRD 2011, SLX & XT, Stroker Trail (VENDIDA)
Voltar ao Topo
JMY-MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JMY-MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 22:38
Amigão, dependendo do seu peso não aconselho usar canotes e guidão nem das marcas mais consagradas. Acho risco muito grande, por exemplo, um camarada com 100 kg usar tais componentes em carbono.
Voltar ao Topo
Hats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2010
Indaial -SC
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2011 as 23:02
Originalmente postado por JMY-MTB JMY-MTB escreveu:

Amigão, dependendo do seu peso não aconselho usar canotes e guidão nem das marcas mais consagradas. Acho risco muito grande, por exemplo, um camarada com 100 kg usar tais componentes em carbono.


Qto ao peso, sou magro (1,75m x 68kg)
Qto a troca é uma loucura ainda não concretizada, gostaria de não gostar de ficar baixando peso de Bike. Nesta minha bike, só falta o canote, mesa, caixa de direção e guidão para trocar. O quadro só vou trocar no proxmo ano.

Originalmente postado por Equinox² Equinox² escreveu:



É,, este da FSA é uma boa alternativa.
E acho que o meu negocio é um Riser mesmo (longas/ Subidas sem competição)

Voltar ao Topo
maurici Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2011
SP
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maurici Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2011 as 13:52
Eu já tive um capote feito por causa de canote quebrado.... vale a pena investir... segurança é tudo!!!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2011 as 13:57
Um bom guidão riser de carbono com preço interessante é o FSA K-Force, custa em geral menos de US$100,00 no eBay com menos de 170g e a confiabilidade é muito alta.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Fabinho.mx Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 19 Abr 2011
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabinho.mx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2011 as 18:11
Canote pra mim é Thomson leve e resistente....
Voltar ao Topo
R.arias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2012
Natal-RN
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar R.arias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2013 as 11:22
Estou procurando um canote 31,6 de 400mm para compor uma bike carbono que adquiri. Estou procurando a marca Ritchey (combinar com mesa e guidão). Daí vi no ML um cara vendendo. Fui alertado de possíveis falsificações de peças. O que vcs acham? Vale a pena comprar?

Ps. Por enquanto estou andando com um canote em aluminio (350g) até adquirir um carbono mais leve.

Link do produto

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472088817-canote-ritchey-carbono-316-400mm-198g-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472088817-canote-ritchey-carbono-316-400mm-198g-_JM
Voltar ao Topo
ceara Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 14 Mar 2013
fortaleza
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ceara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2013 as 11:36
Canote é o Thonsom, leve, bonito e resistente. guidão eu gosto muito dos Ritchey. Eu uso os 2.
Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2013 as 14:13


Originalmente postado por Hats Hats escreveu:

É,,  num tinha pensado nesta possibilidade. as duas possibilidades são de chorar....OuchCry
Cry
Mas quais RECOMENDAM como custoxbeneficio tendo como prioridade o PESO.
canote 31,6 (atual 380g)
Guidão 31,8 (atual 270g)




Thomson
Canote AL 31,6 X 367  = 223g       
Canote AL 31,6X 410   = 247g

Guidão MTB carbono A.M. 31,8 = 215g

A prioridade aqui é a confiabilidade.

Peças de carbono eu somente compro em lojas, já comprei muita coisa no ebay e não me arrependo, mas componentes de segurança tais como guidão e canote eu prefiro com a garantia de uma loja  e tem de ser confiavel.


Editado por zeca - 09 Abr 2013 as 14:17
Voltar ao Topo
bruno_h2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2010
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1477
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno_h2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2013 as 20:37
Guidão de carbono em mtb eu até usaria dependendo da marca e nível do componente... Agora canote de carbono eu não usaria, não importa a marca e nível... Recomendaria para vc os thomson ou syntace...
"I'm no pro material..."
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2013 as 20:46
Engraçado, eu tenho muita mais receio de guidão e avanço do que de canote.
Voltar ao Topo
R.arias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2012
Natal-RN
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar R.arias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2013 as 21:07
E o Canote Bontrager Xxx Carbon? Segundo o vendedor pesa 165g e está na faixa de 200 reais (Mercado Livre)

vale a pena?

Essa marca é a que equipa as bikes trek, né isso?
Voltar ao Topo
bruno_h2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2010
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1477
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno_h2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2013 as 08:44
Se o canote for original vale sim mas o problema é que existem muitos fakes por aí, ainda mais no ML... Com esse peso aí que o vendedor falou duvido que seja original, mas isso depende muito do diâmetro e comprimento... Por exemplo, de acordo com o site um com diâmetro de 31.6 e 400mm pesa 190 gramas... Agora se for um curtinho daqueles para bikes de speed ok...

A marca Bontrager é a linha de componentes da Trek...
"I'm no pro material..."
Voltar ao Topo
tognetta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2011
São Paulo SP
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tognetta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2013 as 23:29
To nessa duvida tambem, estou montando uma bike com quadro KHS alite team de carbono.
Guidão comprei um Crank Brothers riser - Cobalt 11 de carbono, por U$60,00 + impostos, agora falta o canote.

Fiquei com a seguinte lista, depois que meu bikefit me limitou a um com offset zero e 31,6x400mm.

- KCNC Pro Ti - 193g - R$280,00
- Truvativ Stylo T40 - 260g - U$62,00 (Com impostos R$236,00)
- Thompson Elite - 247g - R$331,00
- Ritchey WCS 1-bolt - 280g - U$72 (Com impostos R$274,00)

Alguma opinião?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2013 as 08:39
Da sua lista com certeza Thomson.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2013 as 09:37
Mais um voto pro Thomsom com ctza.

Eu to usando guidão, mesa e canoto shimano PRO de carbono, só tenho elogios para eles, fiquei com medo de arriscar na época porque eram caros, mas valeram cada centavo.

KCNC não compro NADA deles, até hoje só comprei 2 coisas dele: abraçadeira de canote e blocagem. A blocagem ficava abrindo toda hora e a abraçadeira não segurava o canote, fui aumentando o aperto de 1 em 1nm usando torquímetro e nada de segurar, até que o parafuso espanou e ainda não segurava o canote. Lixos, não compro mais nada KCNC.
Voltar ao Topo
tognetta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2011
São Paulo SP
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tognetta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2013 as 00:24
Obrigado pelas opiniões, se souberem de algum outro modelo nessa faixa de peso/preço ...

Uma loja hoje me sugeriu um Woodman SL Plus com 245g por R$200,00. Sera que é negocio?
Li alguns relatos aqui no forum e fiquei em duvida.
Voltar ao Topo
Cancelado_04 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Jul 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cancelado_04 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2013 as 07:12
Originalmente postado por tognetta tognetta escreveu:

Obrigado pelas opiniões, se souberem de algum outro modelo nessa faixa de peso/preço ...

Uma loja hoje me sugeriu um Woodman SL Plus com 245g por R$200,00. Sera que é negocio?
Li alguns relatos aqui no forum e fiquei em duvida.




recentemente troquei o canote da bike por um woodman gt de 31.6x420mm. Eu usava um canote de 400mm e precisava de mais 2/3 centímetros de canote para não ficar na marca do limite do canote (me incomoda demais usar o canote no limite ou muito próximo da marca do limite). Procurei muito mas não achava um canote com mais de 400mm ate que achei este woodman. O canote e muito leve e bem cabado e o sistema de fixação do banco e tipo de 2 ganchos que pegam no trilho do banco e são puxados por 2 parafusos allen e presos por uma barra de alum. solida que atravessa o canote. Eu já tive um outro canote de outra marca mas que usava este mesmo tipo de fixação e te digo, e uma bosta! Uma hora este sistema vai quebrar com vc, e vai ser na pedalada, e vc vai voltar pedalando em pe ou com o canote enfiado em sua alma. Aqui em BH eu levei no bruno shimano e ele fez uma peça super reforçada e substituiu a que quebrou, ai ficou muito top o canote. Mas sem este reforço eu teria perdido o canote pq não tem peças de reposição desta marca e pelo valor não compensa quebrar demais a cabeça. depois posto uma foto do que o bruno shimano fez.
Voltar ao Topo
maurici Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2011
SP
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maurici Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2013 as 07:54
Tenho uma caloi 10 e estou a fim de colocar um guidão bull horn... é mais confortavel? Da muita diferença?
 
Voltar ao Topo
L.paese Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Joinville
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar L.paese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2013 as 21:50
Que vocês me dizem desta Mesa


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501184580-mesa-fsa-os-150-318mm-tubo-1-18-angulo-6-original-_JM

Estou montando:

Quadro: Mosso 681XC

Suspensão: ROCKSHOX Reba RL 100mm 2013 Solo air Axle 9mm Disc 1 1/8 Pushlock

Roda: CRANKBROTHERS 2013 Wheelset Cobalt 2 Disc 6 holes Axle (9x100mm / 9x135mm)

Grupo: Shimano Deore SLX 2013 com (cambio traseiro XT)
Voltar ao Topo
philipelucas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2016
MONTES CLAROS
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philipelucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2017 as 23:12
Preciso comprar com urgencia um canote FSA 31.6, mas não está facil de encontrar, alguem poderia me ajudar?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X