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Suspensão Proshock E80R |
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gigagto
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Postado: 25 Nov 2008 as 00:33 |
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Pessoal, comprei recentemente a E80R para andar 90% cidade (75% plano) e 10% trilhas leves. Porem tô achando a mesma com uma baixa leitura do terreno na cidade, gostaria de saber se eu trocar a mola dela (Média) por uma Macia ou Extra Macia, a leitura do terreno irá melhorar? E o retorno como ficaria? Estou usando a apenas 1 mês e pouco, será que com o tempo as suspensões tende a ficar mais macias?
Abraços |
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satoshi
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Depende. Qual o seu peso?
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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marcorn
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Ei, tô pensando em comprar uma destas pra mim, meu peso é 87g X 1000. Quando li que nessa suspa dá para escolher a mola de acordo com o peso liguei 3X para a proschock para maiores infos mas não consegui falar com alguém que me respondesse. Tô até pensando em desistir. Se alguém souber como funciona a tal "tabela" pelo peso, ou outra fórmula, favor informar.
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Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
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SergioP
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Tenho uma E80R e com o tempo ela ficou muito macia, inclusive na regulagem dura. Alias estas regulagens ficaram sem efeito. Inicialmente troquei um elastomero por um calço. Melhorou, mas como gosto de uma suspensão mais dura, troquei as molas. Ficou boa, pelo menos p/ mim.
Valeu. |
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Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
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gigagto
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Peso 82kg tenho 1,80! SergioP, há qto tempo usa sua suspa? E qts km rodou +/-? Pois a minha já rodou aprox. 1000km e nada ainda!
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SergioP
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Oi gigagto,
Rodei apox. 500 km, mas 80% em estradas de terra as vezes muito ruins. É bom vc ter em mente que a 80R é uma suspensão limitada e que vc não vai ter muita variação mesmo. No meu caso funciona bem pois praticamente rodo lonnngas distancias sem muita exigencia tecnica. A vantagem que vejo desta susp é o peso, preço e facilima manutenção. Se vc gosta de mecanica, é só abrir aquele parafuso em cima das canelas e pronto. Ta tudo ali, seco sem oleo p/ escorrer, sem ar p/ escapar... Valeu. |
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gigagto
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Mas sera que eu trocando as molas pra uma mais macia, ela vai conseguir ler com mais facilidades os buracos das ruas de SP? q no fim de uma pedala de 100km meus braços doem!
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SergioP
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Oi,
Esqueci dum detalhe: Um mecanico amigo meu me disse que qdo vc sobe na bk a susp deve ceder de 3 a 5 mm apenas. Isso simplesmente com o peso do corpo, sem fazer pressão extra. Se passar muito disto esta mole. Não sei se é verdade, mas comigo funciona. |
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SergioP
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gigagto, ja que vc tai, 100 km em ruas esburacadas é uma boa distancia!!
Vc faz algum tipo de fortalecimento p/ os braços? Tipo flexão e barras ou musculação? Ajuda mmuuuito. |
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marcorn
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Gigagto,
Acabei de falar com o Paulo da Proschock e ele disse o seguinte: no meu caso, que é bem parecido com o seu, o correto seria a mola macia que vem original de linha. Mas se pegarmos buracos, estradas ruins (mas nada de trilhas pesadas), devemos usar a mola média. Isso é no meu caso ,que peso 87, tenho 1,80m e meu quadro é 17,5. Seu caso específico dá a entender que deves usar uma mola macia. Abraços.
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rodrigoono
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Minha namorada veio de fabrica com molas macias ao inves das medias. Mas depois trocamos para ultra macia devido ao peso dela.
Fica macia, mas compromete o retorno, que praticamente deixa de funcionar. |
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http://www.flickr.com/photos/rodrigo_ono/
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alison izi pinto
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Eu tenho uma E70R e pra falar a verdade não gostei muito, achei "meio dura", mas como faço uso misto asfalto/terra, quebra um galho, meu irmão tem uma XCM 100mm, e é muito mais macia e barata, da uma olhada no TESTE DOS LEITORES/USUÁRIOS aqui no site pra ver mais opniões...
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"Pedalo, logo existo"
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gigagto
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Acho que a minha é Média sim, quando sento na bike, não vejo a suspa se mexer, parece rígida, mas se você freiar e colocar peso pra frente, ela chega a afundar 5 cm. Porem queria uma suspa não muito pesada, mas q tivesse uma boa leitura, creio que pelo custo beneficio não vou achar nada melhor!
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gigagto
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Mas como ficou com essas molas? Ele lê bem o terreno? É facil de trocar, ou teria que levar em alguém especializado? |
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rodrigoono
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Sem o retorno nao tem como ler bem o terreno. Para trocar é bem facil, usando uma chave inglesa ou uma chave de boca retire a tampa superior onde se tem as regulagem de precarga. Retirando essa tampa vc ja tem acesso as molas. Da para comprar as molas diretamente com a proshock. Liguei lá e comprei por telefone, rapido e facil. Abracos. |
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http://www.flickr.com/photos/rodrigo_ono/
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SergioP
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Recebi ontem:
Boa tarde Sergio,
Primeiramente agradecemos o contato e o interesse por nossos produtos. A mola da E80R mesmo sem coloração é montada em linha com a macia, e a cor predominante da mola dura é vermelha. Desde já conto com seu entendimento e aguardo um breve retorno.
Atenciosamente,
Paulo Donizetti Assistência Técnica ATP Pro Shock System Team Phone: +55 (12) 3912-8350 |
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marcorn
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extra macia = cinza
macia = branca
média = amarela
dura = vermelha
Os smiles aí retratam o conforto dos braços e da bunda
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gigagto
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Mas como o colega disse, a extra macia não tem retorno, sendo assim, não consegue ter uma eficiencia na leitura do terreno, chega a ser controverso os smile! Ateh colocaria a extra macia, vou ver se consigo abrir a suspensao, se conseguir faço a troca para testar! |
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SergioP
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gigagto,
se vc sabe como apertar e desapertar um parafuso não terá problemas p/ abri-la. Aproveita e da uma limpada na "graxa azul eca" que vem dentro. Deixe-a sem graxa e coloque um pouquinho de oleo automotivo novo. Pouqinho mesmo, tipo 1/2 centimetro no fundo das canelas. Esse oleo serve apenas para lubrificar as "pernas" da susp. Quem me deu esta dica foi um representante da PS e excelente mecanico. Eu coloquei mola dura na minha e ficou otima, mas eu to acostumado a garfo rigido. Valeu. |
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marcorn
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Sérgio P,
Se for colocado óleo (pode ser sintético?) ele vai ficar lá no fundo, certo? Pergunto (desculpe a ignorância): como é que esse óleo vai "subir"até a parte móvel para lubrificá-la? Pelo que entendi o óleo é para lubrificar aquela área de contato entre o que se move e o que fica fixo, não sei como se chama...
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SergioP
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Oi Marcorn,
É uma boa questão, eu tb. a fiz ao mecanico. Pelo que entendi, o oleo "sobe" quando a susp ttrabalha. Ela afunda e por pressão o oleo tende a se espalhar ali dentro. Faz sentido uma vez que o oleo não é absorvido pelos elastomeros. Qdo vc coloca o oleo ele fica no fundo, apartir do momento que os elastomeros entram o oleo ja sobe para dar lugar aos elastomeors. "Dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo". Valeu. |
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marcorn
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Já desconfiava que seria a mola e os elastomeros que fariam isso, mas, para terminar com minha dúvida: pode ser oleo sintetico 5W-40? e a função é a de lubrificar os tubos que "entram" e que estão fixos no canote da bike?
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marcorn
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outra: a mudança de graxa para óleo não vai deixar a suspa rangendo quando trabalhar?
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SergioP
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É marcorn,
A lubrificação é do que entra, sempre (oops) Eu coloquei oleo 40 mesmo, mas tem de ser novo, limpo. Ate agora a minha não apresentou diferença nenhuma, e lha que tenho rodado direto na chuva. Valeu. |
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marcorn
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Obrigado pelas orientações. Quando ela chegar (encomendei da fábrica) vou modificar conforme voce fez. De quanto em quanto tempo voce troca/completa com esse óleo? Ou só vai mexer quando notar que os tubos "que entram" estão secos?
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SergioP
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marcorn,
me aconselharam fazer manutenção mais ou menos de 4 em 4 meses se vc roda uma km "normal". O que é normal?... Eu faço entre 4 e 6 meses. Gosto muito da susp e não pretendo troca-la por outra. A relação custo beneficio e muito boa. Claro que cada um sabe do seu cada um!! Abraço. |
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marcorn
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Sérgio,
Obrigadão pela ajuda. Esta será minha primeira suspa. Nunca usei. Sempre tive rígidas. Também acredito que esta seja um bom custo X benefício. Vou seguir suas recomendações. Quando ela chegar e for montada posto aqui uma foto de como a bike ficou. Vai mudar bastante de aparência! |
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SergioP
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Valeu marcorn,
e vamos de E80R!!!! Meu objetivo é longas distancias e provas de maratonas, sem muita coisa tecnica, de forma que a 80r serve muito bem. Leve e de facil manutenção, como ja disse. O que precisar, estamos ai. Poste mesmo a foto do camelinho p/ eu ver. Vou providenciar uma do meu. Abração e vamos nos falando. Valeu. |
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marcorn
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Sergio,
Como sou um cára muito enjoado, e não négo que achei feio o adesivo da E80R, vou trocá-lo por um feito por mim a partir do grafismo do Proshock One. Vai ficar legal. Como sei usar o Corel Draw e tenho contatos numa Empresa de adesivos/serigrafias, modifiquei o desenho do One e vou mandar eles confeccionarem para eu trocar. Vai ficar show. Depois que postar a foto e, caso gostar, envio o arquivo para voce fazer o mesmo. Abraço. |
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marcorn
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Sérgio,
Abaixo o adesivo que fiz.
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gigagto
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Tô em duvida se troco a mola ou não... :S
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marcorn
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Cadastrado em: 22 Set 2008 São José/SC Offline Mensagens:941 |
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Giga,
Acredito que a mola certa para voce, pelo que deu pra analisar, é a macia. Se voce tem esta, fique. Se está com a média: troque. Mas extra-macia no seu caso.......
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jamesfabio
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Um dono de bikeshop da região, me recomendou usar Fluído de Direção Hidráulica no lugar de óleo de motor, ignorei e usei um óleo de motor grosso por ja estar na mão
Qual seria a vantagem de usar o fluido? |
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SergioP
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Cadastrado em: 09 Dez 2007 RJ/SerraNF. Offline Mensagens:1160 |
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Não precisa dizer que o fluido é bem mais fino, porém se a fabrica lança no mercado com aquela graxa azul que mais parece um chiclete derretido...
Eu coloquei oleo 40 p/ motor a diesel e ta funcionando que é uma blza. |
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marcorn
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Cadastrado em: 22 Set 2008 São José/SC Offline Mensagens:941 |
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A minha chegou ontem . até final de semana posto uma fotita. Ficou estranho!!! Não estou acostumado com o visual .
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Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
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marcorn
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Cadastrado em: 22 Set 2008 São José/SC Offline Mensagens:941 |
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Fotos da bike com ela e um close do adesivo customizado
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Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
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SergioP
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marcorn,
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Gustavo.Braz
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Cadastrado em: 09 Mai 2006 Alemanha Offline Mensagens:1025 |
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O novo grafismo da sua e80 ficou ótimo mesmo...
Na minha opinião a ProShock é uma empresa muito boa, que está evoluindo bastante, acompanhando as tendências do mundo da bike e os desejos do consumidor. Mas é uma pena eles não darem tanto valor ao grafismo das suspensões. Nesse quesito eles sempre relaxam. Tem muitos designers ótimos que seriam capazes de transformar totalmente o visual das suspas mais simples mudando apenas o adesivo, assim como o marcorn fez. |
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marcorn
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Valeu turma, como já disse acima, quem quizer, é só me pedir que mando o arquivo para voces e uma boa serigrafia pode imprimir o desenho em plástico adequado para ser colado e não desbotar. Mas é claro que para ficar perfeito seria preciso uma camada de verniz por cima.
Agora é só usar
Abraços.
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Armonca
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Cadastrado em: 03 Dez 2007 Sao Carlos - Sao Paulo Offline Mensagens:94 |
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Cara como faço um adesivo assim??? cara ficou muito louco, quero uma para por na minha E80R.
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