Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aluminio 6061 X 7005
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aluminio 6061 X 7005

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Weslei Santos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weslei Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2011 as 16:20
Cara, espetacular a explicação... nada como contar com um profissional especialista. Show de bola e obrigado pelos esclarecimentos.
Voltar ao Topo
eacararo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2011
Rio Verde - GO
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eacararo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2011 as 16:30
eu sempre tenho essa dúvida e gostaria de ajuda:

sempre quando pesquiso uma peça (garfo rigido) muita gente diz: pega essa garfo X ou Y por que ele se molda melhor, essa garfo absorve melhor os impactos, seu material é mais maleável etc etc ...

mas como seria isso olhando "microscopicamente" ? como certo material absorve mais os impactos, se molda melhor etc ... isso racha minha cabeça rs
Voltar ao Topo
epfm10 Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 20 Fev 2011
Niteroi/RJ
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epfm10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2011 as 15:58
resumindo...
aluminio 6061 é muito usado no meio nautico (familia 6xxx)
o 7005 é conhecido como aluminio aeronautico (familia 7xxx)
eu prefiro sem duvida o 7xxx.
Voltar ao Topo
Anaue Rodrigues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2012
Campinas
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Anaue Rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2012 as 00:21
Galera, e o alumínio m5 e m4, tão famoso pela specialized!
A specialized tem garantia vitalícia, então quer dizer que esse material é bom!
Gostaria de saber se o m4 é= 6061 e o m5=7005
valeu abrass!
(;
Voltar ao Topo
Gui Marques Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2003
Minas Gerais
Offline
Mensagens:2108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2012 as 01:03
Um aspecto importante.

O desempenho final da bike depende muito de como o material é empregado  (diâmetro, espessura e forma dos tubos por exemplo). Manipulando destes elementos, o fabricante pode fazer quadros mais duráveis, mais rígidos, etc.  

Cada fabricante vai tentar tirar o melhor proveito possível de cada liga para obter as características desejáveis com melhor custo de fabricação possível. Algumas ligas de aluminio são mais baratas, ou mais caras, de se trabalhar.

Então, eu diria que é precipitado dizer que uma bike é melhor ou pior só porque usa a liga 6xxx ou 7xxx. No final, devemos levar em consideração os demais aspectos construtivos do quadro.

Exemplo: A Gary Fisher, durante um bom tempo, usava em seus quadros de entrada (Tassajara, Marlin, Wahoo) a liga 7xxx, enquanto que os quadros mais caros (e leves), como a Procaliber, usavam a 6xxx T6. 

Para a Fisher, certamente ficava mais barato fazer um quadro leve e durável usando o 6xxx T6. E não porque essa liga é melhor ou pior que a 7xxx.


Gui Marques
Ride it like you stole it
Voltar ao Topo
Baboo.df Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:404
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baboo.df Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2012 as 10:58
hum.. bom mesmo o topico e as informações..
 .. fiquei mais confiante no meu guidao de aluminio 7075 T6 .. tava escrito la mas nao sabia o q era .. hahahhah..
vlw pelas informações!!
Voltar ao Topo
Rubens1972 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
Iguape - SP
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rubens1972 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 19:23
Assim como já foi feito por outros amigos do pedal, estou ressuscitando o tópico... Tongue

Hoje a tarde estava conversando com um amigo sobre essas diferenças... ele comprou uma bike com alumínio 6061. Não sei de onde eu tirei na hora que minha bike era 7005, mas ficamos com a dúvida de qual seria "o melhor" para o MTB que praticamos... chegando em casa vim aqui pesquisar e encontrei este tópico... li 80% de tudo o que os amigos escreveram nos últimos anos... aí fui verificar se minha Giant era 7005 mesmo e me deparei com a informação de que é AluxX SL Série 6000. Bom, pesquisei novamente e achei as informações abaixo que gostaria de compartilhar com os amigos deixando registrado aqui para futuros interessados.

Grato pelo tópico. Bom pedal para todos!

Conheça a GIANT >>> AluxX e AluxX SL

Todos os quadros Giant utilizam dois tipos de aluxX 6000 (série de alimínio composto): o AluxX e o AluxX SL.

A Giant é o maior produtor mundial de tubos de alumínio para o mercado de bicicleta. O AluxX é o primeiro material utilizado para a fabricação dos quadros Giant. É um material particularmente flexível que possui um elevado grau de excelência na sua solda e ótima resistência contra a corrosão, bem como uma perfeita resistência aos impactos que, combinada com baixa densidade, faz dele um material extremamente rápido e especialmente adaptado à fabricação de quadros.

O AluxX SL é um material de construção de alumínio da mais alta qualidade, cuja  composição única aumenta a resistência mais que no alumínio 6061. Por tanto, pode ser utilizado para paredes com variadas espessuras e pesos.

Possuindo as mesmas vantagens do AluxX em termos de anti-corrosão, o AluxX SL se caracteriza por uma excepcional resistência aos impactos. Está praticamente imune contra a corrosão por ser montado com soldas de alta qualidade.

A resistência aos impactos do AluxX SL é 18% mais elevada que o AluxX, o que significa que é possível a utilização de menos material para fabricar um quadro e redução do peso sem comprometer a rigidez e a durabilidade.

Desta forma, a Giant tem sido capaz de produzir os quadros de alumínio mais rápidos e mais rígidos do mercado, para bicicletas speed e mtb.


O ALUMÍNIO EM POUCAS PALAVRAS:


Para a fabricação de quadros, se mescla o alumínio com outros materiais para conseguir a rigidez desejada. Os diversos tipos de mesclas se chamam "ligas" e as combinações se identificam por séries de números (exemplo: a série 1000 é a série mais próxima do alumínio puro, a série 2000 é composta de alumínio + cobre...).

A Giant tem trabalhado principalmente com a série 6000, devido a sua superioridade de fabricação e seus resultados comprovados durante numerosas provas. A série 6000 corresponde a A1 + Mg + Si (Alumínio + Magnésio + Silício - adicionados nas proporções necessárias). As características da série 6000 correspondem a uma perfeita capacidade de solda, rigidez e anti-corrosão, que o transformam em um material próprio para a fabricação dos quadros.

Ao adicionar o cobre (cu), a Giant é capaz de melhorar a resistência para conseguir níveis de resultados muito elevados, ao mesmo tempo que consegue manter as características de soldagem desejadas.

O peso dos tubos podem ser reduzido diminuindo a espessura das paredes nas zonas sujeitas a menos impactos, como no centro dos tubos, por exemplo. O resultado, chamado de "conificação" é conseguido dosando a quantidade de alumínio em cada parede de acordo com a necessidade. As séries de tubos AluxX 6000 são muito mais fáceis de trabalhar comparado à outros materiais de alta resistência.


TRATAMENTO TÉRMICO:


O AluxX SL é um material maleável. Por tanto, quando se utiliza o processo de "conificação", é preciso um tratamento térmico para endurecê-lo e conseguir a rigidez necessária para que resista aos impactos mais fortes.


Os quadros AluxX da Giant recebem todo um tratamento térmico, utilizando uma combinação especial de temperaturas e líquidos de tratamentos. Os quadros são colocados em um forno e são aquecidos a uma temperatura de 535ºC (1100ºF). Depois ele é retirado do forno e submerso em uma solução líquida.  Este processo garante que o esfriamento de alumínio se efetue de forma uniforme, reduzindo as potenciais impurezas. Depois do esfriamento, acontece o alinhamento dos quadros. Depois são novamente aquecidos a 180ºC (390ºF) para dar continuidade ao tratamento térmico. 
 

Fonte: http://www.cicloleiriense.com.br/conheca-giant.asp?id=11

Giant XTC HB3 17
Grupo Shimano SLX 2012
Freio disco Shimano SLX 2012/ Rotores XT 2012
Rodas Shimano XT 2012 com pneus Schwalbe tubeless Rocket Ron 2.25 e Racing Ralph 2.10 PACE STAR Evolution UST 2012
Voltar ao Topo
Rubens1972 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
Iguape - SP
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rubens1972 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 19:25
Só agora, depois que postei a mensagem anterior que vi que outro amigo do pedal já havia ressuscitado o tópico antes. Wink
Giant XTC HB3 17
Grupo Shimano SLX 2012
Freio disco Shimano SLX 2012/ Rotores XT 2012
Rodas Shimano XT 2012 com pneus Schwalbe tubeless Rocket Ron 2.25 e Racing Ralph 2.10 PACE STAR Evolution UST 2012
Voltar ao Topo
Anaue Rodrigues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2012
Campinas
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anaue Rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 22:26
Galera, e o alumínio m5 e m4, tão famoso pela specialized!
A specialized tem garantia vitalícia, então quer dizer que esse material é bom!
Gostaria de saber se o m4 é= 6061 e o m5=7005
valeu abrass!
(;
Voltar ao Topo
edupolsac Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2009
JOINVILLE/SC
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edupolsac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2013 as 13:33
Mais uma desenterrada, apenas por curiosidade e um pouco de política. Pagamos caro e ficamos boqueabertos com a qualidade de tubos "gringos", como deram exemplos da Reynolds e outras, mas a matéria prima saiu do quintal de casa, de onde pedalamos, foi para o outro lado do mundo baratinha e voltou caríssima. Eee Brasil.. Vejam abaixo:

"Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto,
nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da
importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região
amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné. Além da Amazônia, o alumínio pode ser
encontrado no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG). A bauxita
é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de óxido de
alumínio."

Fonte:   http://www.jorgestreet.com.br/arquivos/professoreseris/ALUM%C3%8DNIO.pdf - http://www.jorgestreet.com.br/arquivos/professores/Neris/ALUM%C3%8DNIO.pdf
Voltar ao Topo
marcelo_sandrini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
Porto Alegre
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo_sandrini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 21:15
Sempre me perguntei a diferença enter as duas ligas...

Muito interessante!!!

Tenho uma Cannondale Super-V SL, liga 6061, fabricada em 1998, e está firme e forte!

Comprei usada, não sei o uso anterior, mas comigo já pegou alguns buracos e drops fortinhos em trilhas e estradões, não tem nenhuma trinca visível!

E a solda padrão Cannondale... hehehe
Voltar ao Topo
Bueno67 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2016
Santiago RS
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bueno67 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2016 as 12:20
Muito bom este tópico pois sou iniciante e tinha visto falarem em aluminio 6061 e 7005 e realmente deixa a gente com muita dúvida. Parabéns
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2019 as 17:04
Originalmente postado por Anaue Rodrigues Anaue Rodrigues escreveu:

Galera, e o alumínio m5 e m4, tão famoso pela specialized!
A specialized tem garantia vitalícia, então quer dizer que esse material é bom!
Gostaria de saber se o m4 é= 6061 e o m5=7005
valeu abrass!
(;

Vim parar aqui por causa dos M5 também. Saber qual sua composição e virtudes.
Alguém sabe?
Obrigado!
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2019 as 21:10
Pelo pouco de experiência que tenho no meu garfo, o 7005 é mais flexível e absorve melhor os impactos, porem por conta disso ele dura menos. O 6061 é mais duro, porem é mais resistente também. Não sei como isso se traduz na rigidez do quadro.

Agora esses alumínios com nomes diferentes nada mais são do que ligas com uma variação diferente de minerais, o fabricante muda as combinações pra conseguir características diferentes no alumínio e dai já muda o nome pra ficar comercialmente bonito. Logo tudo depende do objetivo, se é resistência, flexibilidade, baixo peso, etc. Agora na pratica, não sei dizer se muda tanto assim.


Editado por am.araujo - 10 Mai 2019 as 21:11
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2019 as 23:12

Para relembrar as propriedades mecânicas de cada liga de alumínio é bom repetir os valores (fonte site Infomet):



Pelos valores da tabela acima conclui-se que o Al 7005 T5 é melhor do que o 6061 T6 em todas as propriedades mecânicas.

Portanto dizer que o Al 7005 é mais flexível e absorve melhor os impactos é por conta do maior valor de limite de escoamento que define o limite elástico do material no ensaio de tração.

O Al 6061 não vai ser nem mais duro e nem é mais resistente que o 7005 como é demonstrado na tabela acima.

O que vai tornar um produto final (garfo ou quadro) mais rígido ou flexível em determinadas áreas será o formato, tamanho e forma de fabricação (espessura contínua ou variável) de cada região do produto.

As ligas de alumínio tem praticamente a mesma massa específica (densidade). Com uma liga de maior resistência mecânica, um tubo de MESMO diâmetro externo pode ser mais fino usando a liga 7005 e que suporte a mesma carga de trabalho que seria exigida para o mesmo tubo mas de liga 6061.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X