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Aluminio 6061 X 7005

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furukawa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aluminio 6061 X 7005
    Postado: 10 Mai 2019 as 23:12

Para relembrar as propriedades mecânicas de cada liga de alumínio é bom repetir os valores (fonte site Infomet):



Pelos valores da tabela acima conclui-se que o Al 7005 T5 é melhor do que o 6061 T6 em todas as propriedades mecânicas.

Portanto dizer que o Al 7005 é mais flexível e absorve melhor os impactos é por conta do maior valor de limite de escoamento que define o limite elástico do material no ensaio de tração.

O Al 6061 não vai ser nem mais duro e nem é mais resistente que o 7005 como é demonstrado na tabela acima.

O que vai tornar um produto final (garfo ou quadro) mais rígido ou flexível em determinadas áreas será o formato, tamanho e forma de fabricação (espessura contínua ou variável) de cada região do produto.

As ligas de alumínio tem praticamente a mesma massa específica (densidade). Com uma liga de maior resistência mecânica, um tubo de MESMO diâmetro externo pode ser mais fino usando a liga 7005 e que suporte a mesma carga de trabalho que seria exigida para o mesmo tubo mas de liga 6061.
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2019 as 21:10
Pelo pouco de experiência que tenho no meu garfo, o 7005 é mais flexível e absorve melhor os impactos, porem por conta disso ele dura menos. O 6061 é mais duro, porem é mais resistente também. Não sei como isso se traduz na rigidez do quadro.

Agora esses alumínios com nomes diferentes nada mais são do que ligas com uma variação diferente de minerais, o fabricante muda as combinações pra conseguir características diferentes no alumínio e dai já muda o nome pra ficar comercialmente bonito. Logo tudo depende do objetivo, se é resistência, flexibilidade, baixo peso, etc. Agora na pratica, não sei dizer se muda tanto assim.


Editado por am.araujo - 10 Mai 2019 as 21:11
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BrunoRHCP Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2019 as 17:04
Originalmente postado por Anaue Rodrigues Anaue Rodrigues escreveu:

Galera, e o alumínio m5 e m4, tão famoso pela specialized!
A specialized tem garantia vitalícia, então quer dizer que esse material é bom!
Gostaria de saber se o m4 é= 6061 e o m5=7005
valeu abrass!
(;

Vim parar aqui por causa dos M5 também. Saber qual sua composição e virtudes.
Alguém sabe?
Obrigado!
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Bueno67 Ver Drop Down
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Santiago RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bueno67 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2016 as 12:20
Muito bom este tópico pois sou iniciante e tinha visto falarem em aluminio 6061 e 7005 e realmente deixa a gente com muita dúvida. Parabéns
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marcelo_sandrini Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo_sandrini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2016 as 21:15
Sempre me perguntei a diferença enter as duas ligas...

Muito interessante!!!

Tenho uma Cannondale Super-V SL, liga 6061, fabricada em 1998, e está firme e forte!

Comprei usada, não sei o uso anterior, mas comigo já pegou alguns buracos e drops fortinhos em trilhas e estradões, não tem nenhuma trinca visível!

E a solda padrão Cannondale... hehehe
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edupolsac Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edupolsac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2013 as 13:33
Mais uma desenterrada, apenas por curiosidade e um pouco de política. Pagamos caro e ficamos boqueabertos com a qualidade de tubos "gringos", como deram exemplos da Reynolds e outras, mas a matéria prima saiu do quintal de casa, de onde pedalamos, foi para o outro lado do mundo baratinha e voltou caríssima. Eee Brasil.. Vejam abaixo:

"Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto,
nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da
importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região
amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné. Além da Amazônia, o alumínio pode ser
encontrado no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG). A bauxita
é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de óxido de
alumínio."

Fonte:   http://www.jorgestreet.com.br/arquivos/professoreseris/ALUM%C3%8DNIO.pdf - http://www.jorgestreet.com.br/arquivos/professores/Neris/ALUM%C3%8DNIO.pdf
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Anaue Rodrigues Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anaue Rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 22:26
Galera, e o alumínio m5 e m4, tão famoso pela specialized!
A specialized tem garantia vitalícia, então quer dizer que esse material é bom!
Gostaria de saber se o m4 é= 6061 e o m5=7005
valeu abrass!
(;
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Rubens1972 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rubens1972 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 19:25
Só agora, depois que postei a mensagem anterior que vi que outro amigo do pedal já havia ressuscitado o tópico antes. Wink
Giant XTC HB3 17
Grupo Shimano SLX 2012
Freio disco Shimano SLX 2012/ Rotores XT 2012
Rodas Shimano XT 2012 com pneus Schwalbe tubeless Rocket Ron 2.25 e Racing Ralph 2.10 PACE STAR Evolution UST 2012
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Rubens1972 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rubens1972 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 19:23
Assim como já foi feito por outros amigos do pedal, estou ressuscitando o tópico... Tongue

Hoje a tarde estava conversando com um amigo sobre essas diferenças... ele comprou uma bike com alumínio 6061. Não sei de onde eu tirei na hora que minha bike era 7005, mas ficamos com a dúvida de qual seria "o melhor" para o MTB que praticamos... chegando em casa vim aqui pesquisar e encontrei este tópico... li 80% de tudo o que os amigos escreveram nos últimos anos... aí fui verificar se minha Giant era 7005 mesmo e me deparei com a informação de que é AluxX SL Série 6000. Bom, pesquisei novamente e achei as informações abaixo que gostaria de compartilhar com os amigos deixando registrado aqui para futuros interessados.

Grato pelo tópico. Bom pedal para todos!

Conheça a GIANT >>> AluxX e AluxX SL

Todos os quadros Giant utilizam dois tipos de aluxX 6000 (série de alimínio composto): o AluxX e o AluxX SL.

A Giant é o maior produtor mundial de tubos de alumínio para o mercado de bicicleta. O AluxX é o primeiro material utilizado para a fabricação dos quadros Giant. É um material particularmente flexível que possui um elevado grau de excelência na sua solda e ótima resistência contra a corrosão, bem como uma perfeita resistência aos impactos que, combinada com baixa densidade, faz dele um material extremamente rápido e especialmente adaptado à fabricação de quadros.

O AluxX SL é um material de construção de alumínio da mais alta qualidade, cuja  composição única aumenta a resistência mais que no alumínio 6061. Por tanto, pode ser utilizado para paredes com variadas espessuras e pesos.

Possuindo as mesmas vantagens do AluxX em termos de anti-corrosão, o AluxX SL se caracteriza por uma excepcional resistência aos impactos. Está praticamente imune contra a corrosão por ser montado com soldas de alta qualidade.

A resistência aos impactos do AluxX SL é 18% mais elevada que o AluxX, o que significa que é possível a utilização de menos material para fabricar um quadro e redução do peso sem comprometer a rigidez e a durabilidade.

Desta forma, a Giant tem sido capaz de produzir os quadros de alumínio mais rápidos e mais rígidos do mercado, para bicicletas speed e mtb.


O ALUMÍNIO EM POUCAS PALAVRAS:


Para a fabricação de quadros, se mescla o alumínio com outros materiais para conseguir a rigidez desejada. Os diversos tipos de mesclas se chamam "ligas" e as combinações se identificam por séries de números (exemplo: a série 1000 é a série mais próxima do alumínio puro, a série 2000 é composta de alumínio + cobre...).

A Giant tem trabalhado principalmente com a série 6000, devido a sua superioridade de fabricação e seus resultados comprovados durante numerosas provas. A série 6000 corresponde a A1 + Mg + Si (Alumínio + Magnésio + Silício - adicionados nas proporções necessárias). As características da série 6000 correspondem a uma perfeita capacidade de solda, rigidez e anti-corrosão, que o transformam em um material próprio para a fabricação dos quadros.

Ao adicionar o cobre (cu), a Giant é capaz de melhorar a resistência para conseguir níveis de resultados muito elevados, ao mesmo tempo que consegue manter as características de soldagem desejadas.

O peso dos tubos podem ser reduzido diminuindo a espessura das paredes nas zonas sujeitas a menos impactos, como no centro dos tubos, por exemplo. O resultado, chamado de "conificação" é conseguido dosando a quantidade de alumínio em cada parede de acordo com a necessidade. As séries de tubos AluxX 6000 são muito mais fáceis de trabalhar comparado à outros materiais de alta resistência.


TRATAMENTO TÉRMICO:


O AluxX SL é um material maleável. Por tanto, quando se utiliza o processo de "conificação", é preciso um tratamento térmico para endurecê-lo e conseguir a rigidez necessária para que resista aos impactos mais fortes.


Os quadros AluxX da Giant recebem todo um tratamento térmico, utilizando uma combinação especial de temperaturas e líquidos de tratamentos. Os quadros são colocados em um forno e são aquecidos a uma temperatura de 535ºC (1100ºF). Depois ele é retirado do forno e submerso em uma solução líquida.  Este processo garante que o esfriamento de alumínio se efetue de forma uniforme, reduzindo as potenciais impurezas. Depois do esfriamento, acontece o alinhamento dos quadros. Depois são novamente aquecidos a 180ºC (390ºF) para dar continuidade ao tratamento térmico. 
 

Fonte: http://www.cicloleiriense.com.br/conheca-giant.asp?id=11

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Baboo.df Ver Drop Down
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hum.. bom mesmo o topico e as informações..
 .. fiquei mais confiante no meu guidao de aluminio 7075 T6 .. tava escrito la mas nao sabia o q era .. hahahhah..
vlw pelas informações!!
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Gui Marques Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2012 as 01:03
Um aspecto importante.

O desempenho final da bike depende muito de como o material é empregado  (diâmetro, espessura e forma dos tubos por exemplo). Manipulando destes elementos, o fabricante pode fazer quadros mais duráveis, mais rígidos, etc.  

Cada fabricante vai tentar tirar o melhor proveito possível de cada liga para obter as características desejáveis com melhor custo de fabricação possível. Algumas ligas de aluminio são mais baratas, ou mais caras, de se trabalhar.

Então, eu diria que é precipitado dizer que uma bike é melhor ou pior só porque usa a liga 6xxx ou 7xxx. No final, devemos levar em consideração os demais aspectos construtivos do quadro.

Exemplo: A Gary Fisher, durante um bom tempo, usava em seus quadros de entrada (Tassajara, Marlin, Wahoo) a liga 7xxx, enquanto que os quadros mais caros (e leves), como a Procaliber, usavam a 6xxx T6. 

Para a Fisher, certamente ficava mais barato fazer um quadro leve e durável usando o 6xxx T6. E não porque essa liga é melhor ou pior que a 7xxx.


Gui Marques
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Anaue Rodrigues Ver Drop Down
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Galera, e o alumínio m5 e m4, tão famoso pela specialized!
A specialized tem garantia vitalícia, então quer dizer que esse material é bom!
Gostaria de saber se o m4 é= 6061 e o m5=7005
valeu abrass!
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epfm10 Ver Drop Down

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resumindo...
aluminio 6061 é muito usado no meio nautico (familia 6xxx)
o 7005 é conhecido como aluminio aeronautico (familia 7xxx)
eu prefiro sem duvida o 7xxx.
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eacararo Ver Drop Down
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eu sempre tenho essa dúvida e gostaria de ajuda:

sempre quando pesquiso uma peça (garfo rigido) muita gente diz: pega essa garfo X ou Y por que ele se molda melhor, essa garfo absorve melhor os impactos, seu material é mais maleável etc etc ...

mas como seria isso olhando "microscopicamente" ? como certo material absorve mais os impactos, se molda melhor etc ... isso racha minha cabeça rs
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Weslei Santos Ver Drop Down
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Cara, espetacular a explicação... nada como contar com um profissional especialista. Show de bola e obrigado pelos esclarecimentos.
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HUSKVAR Ver Drop Down
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legal, esse tópico vai dar pano para manga. Pessoalzinho culto, parabens!!!
melhor um pessimo dia de trilha q um otimo dia de trabalho
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tartarugafight Ver Drop Down
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e as bike mosso 7046????
Bike Adventure Niterói
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gschaefer Ver Drop Down
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Boa tarde, estou na procura de uma bike para começar nas pedaladas... e achei muito interessante os comentários de todos. Na minha busca observei diversos tipos de quadros com material de tudo que é tipo. Pelo que li aqui, vou optar pelo quadro 6061, mas ai entra uma dúvida que fiquei nas pesquisas, pois encontrei o quadro de alumínio 6061 T6 e achei somente alumínio 6061. Gostaria de saber qual desses é o melhor ou qual seria o mais indicado? Sendo que os valores são praticamente os mesmos... Agradeço a atenção.
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CleberLenine Ver Drop Down
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Mais um:

http://www.youtube.com/watch?v=nvk63bmVpck&feature=related
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CleberLenine Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Set 2010
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Desenterrando o tópico mais uma vez.

Achei um vídeo curto mas bacana sobre as tensões de alumínio, carbono e titânio (muitos já devem ter visto):

http://www.youtube.com/watch?v=xk98yvozq1g
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rafilas Ver Drop Down
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gvcabral, mais claro impossível. hehe Tirou todas as dúvidas sim.

Muito obrigado pela completa e bela resposta.

Rafael.
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gvcabral Ver Drop Down
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Originalmente postado por rafilas rafilas escreveu:

Tenho a mesma dúvida do Fabrício. Quero saber se é fácil a solda num quadro de alumínio 7005, como foi dito na discussão.

Rafael.
 
Rafilas, solda em alumínio (principalmente nas ligas com vários tratamentos térmicos como citado aqui) é extremamente difícil.
Primeiro, é difícil porque esse material (alumínio) possui altíssima condutividade térmica, o que dificulta o conrole da poça de fusão.
Vamos supor que encontre um excelente soldador. Tudo bem, você erá que escolher qual o metal de adição que usará na solda. Outro pepino. Você vai pedir a composição química pro fabricante de alumínio? Normalmente é divulgado qual a liga dos tubos, mas sempre tem um tratamento térmico por trás dela ou algum elemento químico diferente. Se escolher o metal de adiçao errado, você terá diversos problemas, como excesso de porosidade, perda na resistência mecânica, trincas diversas (à quente principalmente - durante o processo de resfriamento formam-se fios líquidos de metal que possuem ponto de fusão mais baixo que o restante do material e pela diferença de volume entre sólido e líquido, formam-se as trincas).
Mas, vamos supor que você encontrou um bom soldador, com um bom equipamento e com os parâmetros de soldagem bem regulados. Aliado à isso, você compra os tubos de alguns fabricantes famosos, como a Reynolds que fabrica a liga de alumínio 7005 Reynolds que não é a mesma 7005 das bikes comuns (Trek, Giant ou outra). Comprando os tubos de um fabricante assim, você terá acesso aos documentos nos quais até estarão indicados o melhor processo de soldagem e metal de adição. Ótimo, quase conseguiu soldar seu tubo de alumínio e garantir boas propriedades na junta fundida. Ainda há o tratamento térmico... o qual deu toda a resistência para o material, seja ela resistência química, mecânica, etc. O tratamento foi de natureza térmica e durante a solda será afetado, bem afetado. Você tem algumas opções... Fazer novamente o tratamento térmico de solubilização em todo o quadro de forma uniforme e depois o envelhecimento artificial ou então, por exemplo, alguns tubos estão pré-preparados para o processo de soldagem, os quais estão com tratamentos térmicos diferentes dos comuns e que com a solda bem controlada (calor e tempo) você atingirá a solubilização e parte do envelhecimento e com o tempo ela continua o processo de envelhecimento, como no caso da liga 7005. O envelhecimento não é nada mais que a preciptação de certos elementos químicos (Zn, Cu, Mg, etc) na estrutura cristalina da matriz da liga que aumenta sua rigidez, dificultando o movimento das discordâncias e assim, aumenta a dureza, consequentemente a resistência mecânica.
Agora, se não quiser usar a soldagem, vá para a brasagem. Você não terá que fundir o alumínio para realizar a união mecânica. Dependendo do metal de brasagem que usar, o ponto de fusão é bem baixo e não afetará tanto as propriedades mecânicas no final. Mas além de ser algo muito artesanal e extremamente dependente da habilidade de quem executa, é pouco pesquisado. Se quer realmente reduzir peso e garantir a resistência, procure a fibra de carbono que é cara ou então os aços Maraging microligados. Provavalmente você já deve ter visto um quadro com tubos de diâmetro pequeno por aí com um adesivo meio verdinho escrito Reynolds. Bem, esse fabricante constrói esses tubos de altíssima resistência e melhor, inoxidáveis pelo menos no caso de nossa atmosfera comum, sem nenhum outro elemento químico estranho, como o cloro em excesso ou enxofre. Esses aços possuem alta densidade, a mesma do aço comum, porém como a resistência é tão alta, os tubos chegam a ter espessuras menores do que 1 mm o que garante o baixo peso de um quadro de bicicleta, chegando a ficar com menos de 1 kg dependendo da aplicação e tamanho. O Igor Miyamura, que é a pessoa que conheço que trabalha com esses tubos importados aqui no Brasil já me disse que contruiu quadros com menos de 1 kg (antes da pintura). Ele usa o processo de brasagem (que não é soldagem) para a união dos tubos o que afeta muito pouco as propriedades mecânicas da junta unida, já que a temperatura atingida é razoavelmente baixa, chegando mais ou menos à menos da metade da temperatura de fusão da liga, que é cerca de 1550 graus celsius.
Do jeito que escrevi parece que soldar o alumínio é impossível, mas devemos lembrar que quem está soldando é um fabricante com experiência, que já errou muito e que possui equipamento com tecnologia de ponta para fazê-lo. Já vi um vídeo mostrando a construção de uns quadros de alumínio que deu pra perceber como relamente a coisa funciona. Nada de humanos, apenas robôs que exeutam movimentos nas trÊs direções. Com isso, os engenheiros de soldagem conseguem controlar até a quantidade correta de calor no processo, com pequenas variações.
Espero ter ajudado um pouco!
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MR4Y Ver Drop Down
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Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

Originalmente postado por edu_ars edu_ars escreveu:

o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.


muito quadro hard tail de carbono por volta desse peso.
Então como o alumínio é um material mais resistente, acho que quadro de carbono só vale a pena pelo estilo e exclusividade, em termos de relação custo X benefício X durabilidade um alumínio série 7000 ou como o da TREK vale mais a pena o investimento!
Mas pelo quesito beleza os alumínio hidroformado não fica nada a dever para os de carbono, é só conferir os quadros da Santa Cruz ou da Yeti.


aluminio não é mais resistente q o carbono, muito pelo contrario na maioria das vezes o carbono é mais forte.


O custo de R&D pra desenvolvimento de peças de carbono chega a ser cinco vezes superior(se não me engano) do que o mesmo pra Alumínio. Muitos enxergam a fibra de carbono como uma material milagroso, quando na verdade ele é uma material assim como todos os outros. O problema dos componentes de carbono é que a tolerância a erros tem que ser menor, uma vez que o mesmo tem que levar em considerações testes e condições de uso na prática, e isso durante o desenvolvimento da peça, pra que as fibras sejam arranjadas da melhor maneira possível.

É possível fazer quadros de alumínio tão resistentes quanto os de carbono e pesando praticamente a mesma coisa, só que não há interesse por parte do mercado, devido ao status de "material milagroso" que a fibra de carbono tem.

Uma coisa que o carbono tem que melhorar ainda é resistencia a condições não específicas. Vejam o exemplo da montagem de rodas com raios de carbono. Qualquer esforço além do projetado pra peça (por exempo durante a montagem) é suficiente pra que o raio quebre como um espaguete cru, o que não acontece com um raio de alumínio, que vai no máximo dobrar.
"Metralha os pé de manga!"
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rafilas Ver Drop Down
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Tenho a mesma dúvida do Fabrício. Quero saber se é fácil a solda num quadro de alumínio 7005, como foi dito na discussão.

Rafael.
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fabfernandes Ver Drop Down
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felipão conhece alguem que solde quadros de aluminio, e tem idéia de preço?
fabricio
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rafilas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafilas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2011 as 12:43
Desenterrando o tópico, que achei muito interessante. Ajuda bastante na hora de escolher uma nova bike para comprar.

Gostei de saber, por exemplo, que o alumínio 7005 é de fácil soldagem e que a mesma enrijece ao passar do tempo. Me lembrou os muitos tópicos sobre o Cromoly, que todos dizem ser mais vantajoso exatamente por causa da fácil soldagem (e também pela maleabilidade).

Obrigado ao criador do tópico, Felipão, e a todos que comentaram e tornaram a discussão enriquecedora. :)

Rafael.
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Sky Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Abr 2010
Far far away
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2010 as 16:15
A industria tomou um preju ano passado, não conseguindo desovar o estoque das bikes 2009.
Resultado, o aluminio que era na casa dos 7k foi p/ 6k. Por isso algumas bikes de mesmo modelo cairam de preço em relação ao ano passado.
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André Santos Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2010 as 15:52
Essa questão do alumínio Alpha SLR da Trek a liga é 6013. Tenho uma Bici aqui em casa com um teste de uma Trek 6800 (creio) que diz isso. Quanto a nomenclatura ZR vou dar uma averiguada.
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danielbns Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 23:49
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

Originalmente postado por edu_ars edu_ars escreveu:

o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.


muito quadro hard tail de carbono por volta desse peso.
Então como o alumínio é um material mais resistente, acho que quadro de carbono só vale a pena pelo estilo e exclusividade, em termos de relação custo X benefício X durabilidade um alumínio série 7000 ou como o da TREK vale mais a pena o investimento!
Mas pelo quesito beleza os alumínio hidroformado não fica nada a dever para os de carbono, é só conferir os quadros da Santa Cruz ou da Yeti.


aluminio não é mais resistente q o carbono, muito pelo contrario na maioria das vezes o carbono é mais forte.
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Kokuspokus Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kokuspokus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 17:44
Muito bom o tópico, parabens ao criador Felipao e ao Night Rider que desenterrou a materia.
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Night Rider Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Ago 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Night Rider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2010 as 20:54
Este é outro tópico que poderia ficar nos "anais" do fórum.
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Andre PRO Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Mar 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre PRO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2010 as 16:03
O triste é que os fabricantes poderiam padronizar as ligas empregadas, com o padrao descrito acima 7xxx, 6xxxx.
 
Mas o marketing fala mais, "criando os aluminios" Aluxx, ZR, M5......
ou é sergredo?
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
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César Ribeiro Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2010 as 09:07
Originalmente postado por edu_ars edu_ars escreveu:

o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.


muito quadro hard tail de carbono por volta desse peso.
Então como o alumínio é um material mais resistente, acho que quadro de carbono só vale a pena pelo estilo e exclusividade, em termos de relação custo X benefício X durabilidade um alumínio série 7000 ou como o da TREK vale mais a pena o investimento!
Mas pelo quesito beleza os alumínio hidroformado não fica nada a dever para os de carbono, é só conferir os quadros da Santa Cruz ou da Yeti.
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mr.mtb Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Dez 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mr.mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2010 as 02:13
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

Em que porcentagem o 7005 é mais leve que o 6061???

Parece que o 7005 chega bem próximo ao peso do carbono.

A TREK produz um alumínio especial que é ainda mais leve que o 7005, acho que é o Alpha SLR, ou ZR9000.



acho que nao da para comparar peso do aluminio com carbono em bike porque com certeza o carbono eh mais leve se for considerar a mesma espessura, mas como cada fabricante adota uma quantidade de camadas de carbono diferente, o peso muda. quadro de carbono eh bem mais grosso.
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edu_ars Ver Drop Down
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Assis
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_ars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2010 as 01:32
o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.
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rafa0800 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa0800 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2010 as 00:46
ótimo!
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http://tiepporc.wordpress.com
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César Ribeiro Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Jul 2006
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2009 as 18:00
Em que porcentagem o 7005 é mais leve que o 6061???

Parece que o 7005 chega bem próximo ao peso do carbono.

A TREK produz um alumínio especial que é ainda mais leve que o 7005, acho que é o Alpha SLR, ou ZR9000.
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NemSantana Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NemSantana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2009 as 19:05
Olá galera! Permitam-me trazer um esclarecimento sobre a dúvida de Edilcimar. Tenho um PDF sobre aluminio que diz que as ligas da família 7XXX têm limite de resistência a fadiga de 16kgf/mm² o que equivale a aproximadamente 157Mpa, contra os 95Mpa da liga 6061. Tenho uma KHS Alite 300 de liga 7005. O quadro é show!!!!!!!

Felipao, parabens pela iniciativa.

Abraço p todos.

O título do PDF é "ALUMINIO E SUA LIGAS" e pode ser encontrado na fonte: http://www.google.com.br/search?client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Aen-US%3Aofficial&channel=s&hl=pt-BR&source=hp&q=ligas+de+aluminio&meta=&btnG=Pesquisa+Google
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biel Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar biel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2009 as 15:36

tambem esclareceu minha duvida

 


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Edilcimar Ver Drop Down
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Vitória
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2008 as 09:28
Felipão, eu mostrei pelo fato de tentar entrar no teste de fadiga dele e não conseguir, lá diz que a substrição é U$ 31.50, o que não é tão caro como você falou.
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