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Aluminio 6061 X 7005 |
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furukawa
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Postado: 10 Mai 2019 as 23:12 |
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Para relembrar as propriedades mecânicas de cada liga de alumínio é bom repetir os valores (fonte site Infomet): Pelos valores da tabela acima conclui-se que o Al 7005 T5 é melhor do que o 6061 T6 em todas as propriedades mecânicas. Portanto dizer que o Al 7005 é mais flexível e absorve melhor os impactos é por conta do maior valor de limite de escoamento que define o limite elástico do material no ensaio de tração. O Al 6061 não vai ser nem mais duro e nem é mais resistente que o 7005 como é demonstrado na tabela acima. O que vai tornar um produto final (garfo ou quadro) mais rígido ou flexível em determinadas áreas será o formato, tamanho e forma de fabricação (espessura contínua ou variável) de cada região do produto. As ligas de alumínio tem praticamente a mesma massa específica (densidade). Com uma liga de maior resistência mecânica, um tubo de MESMO diâmetro externo pode ser mais fino usando a liga 7005 e que suporte a mesma carga de trabalho que seria exigida para o mesmo tubo mas de liga 6061. |
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am.araujo
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Pelo pouco de experiência que tenho no meu garfo, o 7005 é mais flexível e absorve melhor os impactos, porem por conta disso ele dura menos. O 6061 é mais duro, porem é mais resistente também. Não sei como isso se traduz na rigidez do quadro. Agora esses alumínios com nomes diferentes nada mais são do que ligas com uma variação diferente de minerais, o fabricante muda as combinações pra conseguir características diferentes no alumínio e dai já muda o nome pra ficar comercialmente bonito. Logo tudo depende do objetivo, se é resistência, flexibilidade, baixo peso, etc. Agora na pratica, não sei dizer se muda tanto assim.
Editado por am.araujo - 10 Mai 2019 as 21:11 |
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BrunoRHCP
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Vim parar aqui por causa dos M5 também. Saber qual sua composição e virtudes. Alguém sabe? Obrigado!
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Bueno67
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Muito bom este tópico pois sou iniciante e tinha visto falarem em aluminio 6061 e 7005 e realmente deixa a gente com muita dúvida. Parabéns
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marcelo_sandrini
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Sempre me perguntei a diferença enter as duas ligas...
Muito interessante!!! Tenho uma Cannondale Super-V SL, liga 6061, fabricada em 1998, e está firme e forte! Comprei usada, não sei o uso anterior, mas comigo já pegou alguns buracos e drops fortinhos em trilhas e estradões, não tem nenhuma trinca visível! E a solda padrão Cannondale... hehehe
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edupolsac
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Mais uma desenterrada, apenas por curiosidade e um pouco de política. Pagamos caro e ficamos boqueabertos com a qualidade de tubos "gringos", como deram exemplos da Reynolds e outras, mas a matéria prima saiu do quintal de casa, de onde pedalamos, foi para o outro lado do mundo baratinha e voltou caríssima. Eee Brasil.. Vejam abaixo:
"Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné. Além da Amazônia, o alumínio pode ser encontrado no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG). A bauxita é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de óxido de alumínio." Fonte: http://www.jorgestreet.com.br/arquivos/professoreseris/ALUM%C3%8DNIO.pdf - http://www.jorgestreet.com.br/arquivos/professores/Neris/ALUM%C3%8DNIO.pdf
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Anaue Rodrigues
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Cadastrado em: 24 Mai 2012 Campinas Offline Mensagens:2 |
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Galera, e o alumínio m5 e m4, tão famoso pela specialized!
A specialized tem garantia vitalícia, então quer dizer que esse material é bom! Gostaria de saber se o m4 é= 6061 e o m5=7005 valeu abrass! (; |
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Rubens1972
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Cadastrado em: 19 Jul 2011 Iguape - SP Offline Mensagens:320 |
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Só agora, depois que postei a mensagem anterior que vi que outro amigo do pedal já havia ressuscitado o tópico antes.
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Giant XTC HB3 17
Grupo Shimano SLX 2012 Freio disco Shimano SLX 2012/ Rotores XT 2012 Rodas Shimano XT 2012 com pneus Schwalbe tubeless Rocket Ron 2.25 e Racing Ralph 2.10 PACE STAR Evolution UST 2012 |
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Rubens1972
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Cadastrado em: 19 Jul 2011 Iguape - SP Offline Mensagens:320 |
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Assim como já foi feito por outros amigos do pedal, estou ressuscitando o tópico...
Hoje a tarde estava conversando com um amigo sobre essas diferenças... ele comprou uma bike com alumínio 6061. Não sei de onde eu tirei na hora que minha bike era 7005, mas ficamos com a dúvida de qual seria "o melhor" para o MTB que praticamos... chegando em casa vim aqui pesquisar e encontrei este tópico... li 80% de tudo o que os amigos escreveram nos últimos anos... aí fui verificar se minha Giant era 7005 mesmo e me deparei com a informação de que é AluxX SL Série 6000. Bom, pesquisei novamente e achei as informações abaixo que gostaria de compartilhar com os amigos deixando registrado aqui para futuros interessados. Grato pelo tópico. Bom pedal para todos!
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Giant XTC HB3 17
Grupo Shimano SLX 2012 Freio disco Shimano SLX 2012/ Rotores XT 2012 Rodas Shimano XT 2012 com pneus Schwalbe tubeless Rocket Ron 2.25 e Racing Ralph 2.10 PACE STAR Evolution UST 2012 |
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Baboo.df
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Cadastrado em: 23 Abr 2008 Brasília - DF Offline Mensagens:404 |
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hum.. bom mesmo o topico e as informações..
.. fiquei mais confiante no meu guidao de aluminio 7075 T6 .. tava escrito la mas nao sabia o q era .. hahahhah.. vlw pelas informações!! |
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Gui Marques
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Cadastrado em: 24 Abr 2003 Minas Gerais Offline Mensagens:2108 |
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Um aspecto importante.
O desempenho final da bike depende muito de como o material é empregado (diâmetro, espessura e forma dos tubos por exemplo). Manipulando destes elementos, o fabricante pode fazer quadros mais duráveis, mais rígidos, etc. Cada fabricante vai tentar tirar o melhor proveito possível de cada liga para obter as características desejáveis com melhor custo de fabricação possível. Algumas ligas de aluminio são mais baratas, ou mais caras, de se trabalhar. Então, eu diria que é precipitado dizer que uma bike é melhor ou pior só porque usa a liga 6xxx ou 7xxx. No final, devemos levar em consideração os demais aspectos construtivos do quadro. Exemplo: A Gary Fisher, durante um bom tempo, usava em seus quadros de entrada (Tassajara, Marlin, Wahoo) a liga 7xxx, enquanto que os quadros mais caros (e leves), como a Procaliber, usavam a 6xxx T6. Para a Fisher, certamente ficava mais barato fazer um quadro leve e durável usando o 6xxx T6. E não porque essa liga é melhor ou pior que a 7xxx. Gui Marques
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Ride it like you stole it
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Anaue Rodrigues
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Cadastrado em: 24 Mai 2012 Campinas Offline Mensagens:2 |
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Galera, e o alumínio m5 e m4, tão famoso pela specialized!
A specialized tem garantia vitalícia, então quer dizer que esse material é bom! Gostaria de saber se o m4 é= 6061 e o m5=7005 valeu abrass! (; |
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epfm10
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Restrito Cadastrado em: 20 Fev 2011 Niteroi/RJ Offline Mensagens:38 |
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resumindo...
aluminio 6061 é muito usado no meio nautico (familia 6xxx) o 7005 é conhecido como aluminio aeronautico (familia 7xxx) eu prefiro sem duvida o 7xxx. |
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eacararo
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Cadastrado em: 07 Jan 2011 Rio Verde - GO Offline Mensagens:140 |
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eu sempre tenho essa dúvida e gostaria de ajuda:
sempre quando pesquiso uma peça (garfo rigido) muita gente diz: pega essa garfo X ou Y por que ele se molda melhor, essa garfo absorve melhor os impactos, seu material é mais maleável etc etc ... mas como seria isso olhando "microscopicamente" ? como certo material absorve mais os impactos, se molda melhor etc ... isso racha minha cabeça rs |
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Weslei Santos
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Cadastrado em: 20 Set 2010 São Paulo Offline Mensagens:68 |
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Cara, espetacular a explicação... nada como contar com um profissional especialista. Show de bola e obrigado pelos esclarecimentos.
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HUSKVAR
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Cadastrado em: 24 Mai 2011 Juiz de Fora Offline Mensagens:235 |
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legal, esse tópico vai dar pano para manga. Pessoalzinho culto, parabens!!!
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melhor um pessimo dia de trilha q um otimo dia de trabalho
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tartarugafight
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Cadastrado em: 17 Jul 2009 Niterói Offline Mensagens:364 |
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e as bike mosso 7046????
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Bike Adventure Niterói
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gschaefer
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Cadastrado em: 19 Out 2011 RS Offline Mensagens:1 |
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Boa tarde, estou na procura de uma bike para começar nas pedaladas... e achei muito interessante os comentários de todos. Na minha busca observei diversos tipos de quadros com material de tudo que é tipo. Pelo que li aqui, vou optar pelo quadro 6061, mas ai entra uma dúvida que fiquei nas pesquisas, pois encontrei o quadro de alumínio 6061 T6 e achei somente alumínio 6061. Gostaria de saber qual desses é o melhor ou qual seria o mais indicado? Sendo que os valores são praticamente os mesmos... Agradeço a atenção.
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CleberLenine
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Cadastrado em: 14 Set 2010 São Paulo Offline Mensagens:1319 |
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Mais um:
http://www.youtube.com/watch?v=nvk63bmVpck&feature=related
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CleberLenine
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Cadastrado em: 14 Set 2010 São Paulo Offline Mensagens:1319 |
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Desenterrando o tópico mais uma vez.
Achei um vídeo curto mas bacana sobre as tensões de alumínio, carbono e titânio (muitos já devem ter visto): http://www.youtube.com/watch?v=xk98yvozq1g
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rafilas
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Cadastrado em: 27 Out 2009 Rio de Janeiro Offline Mensagens:176 |
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gvcabral, mais claro impossível. hehe Tirou todas as dúvidas sim.
Muito obrigado pela completa e bela resposta. Rafael.
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A aventura da minha vida: ALASKA - USHUAIA: Uma Aventura de Bicicleta!
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gvcabral
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Cadastrado em: 26 Mai 2009 BSB/UDI Offline Mensagens:498 |
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Rafilas, solda em alumínio (principalmente nas ligas com vários tratamentos térmicos como citado aqui) é extremamente difícil.
Primeiro, é difícil porque esse material (alumínio) possui altíssima condutividade térmica, o que dificulta o conrole da poça de fusão.
Vamos supor que encontre um excelente soldador. Tudo bem, você erá que escolher qual o metal de adição que usará na solda. Outro pepino. Você vai pedir a composição química pro fabricante de alumínio? Normalmente é divulgado qual a liga dos tubos, mas sempre tem um tratamento térmico por trás dela ou algum elemento químico diferente. Se escolher o metal de adiçao errado, você terá diversos problemas, como excesso de porosidade, perda na resistência mecânica, trincas diversas (à quente principalmente - durante o processo de resfriamento formam-se fios líquidos de metal que possuem ponto de fusão mais baixo que o restante do material e pela diferença de volume entre sólido e líquido, formam-se as trincas).
Mas, vamos supor que você encontrou um bom soldador, com um bom equipamento e com os parâmetros de soldagem bem regulados. Aliado à isso, você compra os tubos de alguns fabricantes famosos, como a Reynolds que fabrica a liga de alumínio 7005 Reynolds que não é a mesma 7005 das bikes comuns (Trek, Giant ou outra). Comprando os tubos de um fabricante assim, você terá acesso aos documentos nos quais até estarão indicados o melhor processo de soldagem e metal de adição. Ótimo, quase conseguiu soldar seu tubo de alumínio e garantir boas propriedades na junta fundida. Ainda há o tratamento térmico... o qual deu toda a resistência para o material, seja ela resistência química, mecânica, etc. O tratamento foi de natureza térmica e durante a solda será afetado, bem afetado. Você tem algumas opções... Fazer novamente o tratamento térmico de solubilização em todo o quadro de forma uniforme e depois o envelhecimento artificial ou então, por exemplo, alguns tubos estão pré-preparados para o processo de soldagem, os quais estão com tratamentos térmicos diferentes dos comuns e que com a solda bem controlada (calor e tempo) você atingirá a solubilização e parte do envelhecimento e com o tempo ela continua o processo de envelhecimento, como no caso da liga 7005. O envelhecimento não é nada mais que a preciptação de certos elementos químicos (Zn, Cu, Mg, etc) na estrutura cristalina da matriz da liga que aumenta sua rigidez, dificultando o movimento das discordâncias e assim, aumenta a dureza, consequentemente a resistência mecânica.
Agora, se não quiser usar a soldagem, vá para a brasagem. Você não terá que fundir o alumínio para realizar a união mecânica. Dependendo do metal de brasagem que usar, o ponto de fusão é bem baixo e não afetará tanto as propriedades mecânicas no final. Mas além de ser algo muito artesanal e extremamente dependente da habilidade de quem executa, é pouco pesquisado. Se quer realmente reduzir peso e garantir a resistência, procure a fibra de carbono que é cara ou então os aços Maraging microligados. Provavalmente você já deve ter visto um quadro com tubos de diâmetro pequeno por aí com um adesivo meio verdinho escrito Reynolds. Bem, esse fabricante constrói esses tubos de altíssima resistência e melhor, inoxidáveis pelo menos no caso de nossa atmosfera comum, sem nenhum outro elemento químico estranho, como o cloro em excesso ou enxofre. Esses aços possuem alta densidade, a mesma do aço comum, porém como a resistência é tão alta, os tubos chegam a ter espessuras menores do que 1 mm o que garante o baixo peso de um quadro de bicicleta, chegando a ficar com menos de 1 kg dependendo da aplicação e tamanho. O Igor Miyamura, que é a pessoa que conheço que trabalha com esses tubos importados aqui no Brasil já me disse que contruiu quadros com menos de 1 kg (antes da pintura). Ele usa o processo de brasagem (que não é soldagem) para a união dos tubos o que afeta muito pouco as propriedades mecânicas da junta unida, já que a temperatura atingida é razoavelmente baixa, chegando mais ou menos à menos da metade da temperatura de fusão da liga, que é cerca de 1550 graus celsius.
Do jeito que escrevi parece que soldar o alumínio é impossível, mas devemos lembrar que quem está soldando é um fabricante com experiência, que já errou muito e que possui equipamento com tecnologia de ponta para fazê-lo. Já vi um vídeo mostrando a construção de uns quadros de alumínio que deu pra perceber como relamente a coisa funciona. Nada de humanos, apenas robôs que exeutam movimentos nas trÊs direções. Com isso, os engenheiros de soldagem conseguem controlar até a quantidade correta de calor no processo, com pequenas variações.
Espero ter ajudado um pouco!
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MR4Y
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Cadastrado em: 16 Jan 2011 Araras - SP Offline Mensagens:791 |
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O custo de R&D pra desenvolvimento de peças de carbono chega a ser cinco vezes superior(se não me engano) do que o mesmo pra Alumínio. Muitos enxergam a fibra de carbono como uma material milagroso, quando na verdade ele é uma material assim como todos os outros. O problema dos componentes de carbono é que a tolerância a erros tem que ser menor, uma vez que o mesmo tem que levar em considerações testes e condições de uso na prática, e isso durante o desenvolvimento da peça, pra que as fibras sejam arranjadas da melhor maneira possível. É possível fazer quadros de alumínio tão resistentes quanto os de carbono e pesando praticamente a mesma coisa, só que não há interesse por parte do mercado, devido ao status de "material milagroso" que a fibra de carbono tem. Uma coisa que o carbono tem que melhorar ainda é resistencia a condições não específicas. Vejam o exemplo da montagem de rodas com raios de carbono. Qualquer esforço além do projetado pra peça (por exempo durante a montagem) é suficiente pra que o raio quebre como um espaguete cru, o que não acontece com um raio de alumínio, que vai no máximo dobrar. |
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"Metralha os pé de manga!"
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rafilas
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Cadastrado em: 27 Out 2009 Rio de Janeiro Offline Mensagens:176 |
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Tenho a mesma dúvida do Fabrício. Quero saber se é fácil a solda num quadro de alumínio 7005, como foi dito na discussão.
Rafael.
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A aventura da minha vida: ALASKA - USHUAIA: Uma Aventura de Bicicleta!
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fabfernandes
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Cadastrado em: 12 Abr 2010 Offline Mensagens:105 |
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felipão conhece alguem que solde quadros de aluminio, e tem idéia de preço?
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fabricio
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rafilas
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Cadastrado em: 27 Out 2009 Rio de Janeiro Offline Mensagens:176 |
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Desenterrando o tópico, que achei muito interessante. Ajuda bastante na hora de escolher uma nova bike para comprar.
Gostei de saber, por exemplo, que o alumínio 7005 é de fácil soldagem e que a mesma enrijece ao passar do tempo. Me lembrou os muitos tópicos sobre o Cromoly, que todos dizem ser mais vantajoso exatamente por causa da fácil soldagem (e também pela maleabilidade). Obrigado ao criador do tópico, Felipão, e a todos que comentaram e tornaram a discussão enriquecedora. :) Rafael.
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A aventura da minha vida: ALASKA - USHUAIA: Uma Aventura de Bicicleta!
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Sky
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Cadastrado em: 15 Abr 2010 Far far away Offline Mensagens:107 |
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A industria tomou um preju ano passado, não conseguindo desovar o estoque das bikes 2009.
Resultado, o aluminio que era na casa dos 7k foi p/ 6k. Por isso algumas bikes de mesmo modelo cairam de preço em relação ao ano passado. |
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André Santos
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Cadastrado em: 01 Mai 2008 Offline Mensagens:3741 |
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Essa questão do alumínio Alpha SLR da Trek a liga é 6013. Tenho uma Bici aqui em casa com um teste de uma Trek 6800 (creio) que diz isso. Quanto a nomenclatura ZR vou dar uma averiguada.
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danielbns
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Rio de Janeiro Offline Mensagens:6899 |
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aluminio não é mais resistente q o carbono, muito pelo contrario na maioria das vezes o carbono é mais forte. |
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Kokuspokus
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Cadastrado em: 07 Ago 2008 São Bernardo do Campo - SP Offline Mensagens:91 |
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Muito bom o tópico, parabens ao criador Felipao e ao Night Rider que desenterrou a materia.
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Membro da
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Night Rider
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Cadastrado em: 24 Ago 2009 São Paulo- SP Offline Mensagens:405 |
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Este é outro tópico que poderia ficar nos "anais" do fórum.
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Scott Scale
Super Italy 12v |
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Andre PRO
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Cadastrado em: 04 Mar 2008 Porto Velho RO Offline Mensagens:236 |
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O triste é que os fabricantes poderiam padronizar as ligas empregadas, com o padrao descrito acima 7xxx, 6xxxx.
Mas o marketing fala mais, "criando os aluminios" Aluxx, ZR, M5......
ou é sergredo?
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Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
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César Ribeiro
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Cadastrado em: 14 Jul 2006 Brasília - DF Offline Mensagens:2166 |
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muito quadro hard tail de carbono por volta desse peso. Então como o alumínio é um material mais resistente, acho que quadro de carbono só vale a pena pelo estilo e exclusividade, em termos de relação custo X benefício X durabilidade um alumínio série 7000 ou como o da TREK vale mais a pena o investimento! Mas pelo quesito beleza os alumínio hidroformado não fica nada a dever para os de carbono, é só conferir os quadros da Santa Cruz ou da Yeti. |
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mr.mtb
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Cadastrado em: 11 Dez 2009 Offline Mensagens:45 |
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acho que nao da para comparar peso do aluminio com carbono em bike porque com certeza o carbono eh mais leve se for considerar a mesma espessura, mas como cada fabricante adota uma quantidade de camadas de carbono diferente, o peso muda. quadro de carbono eh bem mais grosso. |
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edu_ars
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Cadastrado em: 06 Mar 2009 Assis Offline Mensagens:1082 |
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o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.
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rafa0800
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Cadastrado em: 24 Fev 2007 Tga da Serra MT Offline Mensagens:256 |
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ótimo!
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http://tiepporc.wordpress.com
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César Ribeiro
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Cadastrado em: 14 Jul 2006 Brasília - DF Offline Mensagens:2166 |
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Em que porcentagem o 7005 é mais leve que o 6061???
Parece que o 7005 chega bem próximo ao peso do carbono. A TREK produz um alumínio especial que é ainda mais leve que o 7005, acho que é o Alpha SLR, ou ZR9000. |
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NemSantana
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Cadastrado em: 16 Dez 2009 Camaçari - Ba Offline Mensagens:1 |
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Olá galera! Permitam-me trazer um esclarecimento sobre a dúvida de Edilcimar. Tenho um PDF sobre aluminio que diz que as ligas da família 7XXX têm limite de resistência a fadiga de 16kgf/mm² o que equivale a aproximadamente 157Mpa, contra os 95Mpa da liga 6061. Tenho uma KHS Alite 300 de liga 7005. O quadro é show!!!!!!!
Felipao, parabens pela iniciativa. Abraço p todos. O título do PDF é "ALUMINIO E SUA LIGAS" e pode ser encontrado na fonte: http://www.google.com.br/search?client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Aen-US%3Aofficial&channel=s&hl=pt-BR&source=hp&q=ligas+de+aluminio&meta=&btnG=Pesquisa+Google |
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biel
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tambem esclareceu minha duvida
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Edilcimar
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Cadastrado em: 23 Mai 2008 Vitória Offline Mensagens:1730 |
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Felipão, eu mostrei pelo fato de tentar entrar no teste de fadiga dele e não conseguir, lá diz que a substrição é U$ 31.50, o que não é tão caro como você falou.
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