Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Ajuda] Freio disco hidráulico + roda
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Ajuda] Freio disco hidráulico + roda

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
axcdnt Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2010
Brasil
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar axcdnt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Ajuda] Freio disco hidráulico + roda
    Postado: 05 Set 2010 as 15:55
 Olá pessoal, na paz?

 Comprei minha bike e neste fds precisei transportá-la. Minha bike utiliza freio à disco hidráulico Shimano. Para remover a roda dianteira foi bem tranquilo, inclusive com as pastilhas tendo certa folga para que eu pudesse remover a roda. O problema é: quando cheguei e fui colocar a roda dianteira no lugar, vi que as pastilhas ficaram bem próximas uma da outra, isto é, não consegui colocar o disco no lugar novamente.
 Já tiveram este problema? Andei lendo alguns tópicos, mas não cheguei a uma conclusão. O que é necessário fazer para que as pastilhas se afastem sem força-las e eu possa recolocar a roda no lugar? É necessário soltar a pinça para poder fazer isso?

 Valeu pessoal!

 
Voltar ao Topo
saturn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jun 2007
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saturn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 18:15
Tire as pastilhas e empurre os pistões (com cuidado) com uma chave de fenda ou qualquer outra ferramenta. Depois reinstale as pastilhas, coloque a roda e acione o freio algumas vezes até os pistões se assentarem.

Só uma coisa: jamais acione os freios sem as rodas. Quanto for tirar as rodas novamente, coloque algo entre as pastilhas para mantê-as espaçadas.

Voltar ao Topo
axcdnt Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2010
Brasil
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar axcdnt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 20:05
Originalmente postado por saturn saturn escreveu:

Tire as pastilhas e empurre os pistões (com cuidado) com uma chave de fenda ou qualquer outra ferramenta. Depois reinstale as pastilhas, coloque a roda e acione o freio algumas vezes até os pistões se assentarem.

Só uma coisa: jamais acione os freios sem as rodas. Quanto for tirar as rodas novamente, coloque algo entre as pastilhas para mantê-as espaçadas.



 Bacana. É realmente pelo fato de ser minha primeira bike com freio a disco, não tomei este cuidado.
 Obrigado.
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 03:48
Tenho uma problema parecido ou até igual. Pois, como preciso tirar a roda para transporta a bike depois que recoloco a roda o freio fica pegando. Ai tento ajustar a roda e tal... Qual a dica pro freio na fica pegando?
Voltar ao Topo
jeanleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2009
Manhuaçu - MG
Offline
Mensagens:440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 20:40
Putz, tenho esse problema as vezes com os meus freios magura, tbm gostaria de alguma dica.
TREK Emonda ALR4
Audax 555
SERRA DO CAPARAÓ - TOPO DO BRASIL!!!
#zaguruma
Voltar ao Topo
axcdnt Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2010
Brasil
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar axcdnt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 20:43
Originalmente postado por jeanleite jeanleite escreveu:

Putz, tenho esse problema as vezes com os meus freios magura, tbm gostaria de alguma dica.


 Então, vi várias dicas por ai. O que a galera recomenda é: ao tirar a roda, não apertar o freio de maneira alguma e ainda por precaução colocar um espaçador. Vi muitas pessoas utilizando um "padspacer" no formato da pastilha.

 É mais cuidado mesmo...

 Valeu!
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 20:45
Originalmente postado por pedronevesBA pedronevesBA escreveu:

Tenho uma problema parecido ou até igual. Pois, como preciso tirar a roda para transporta a bike depois que recoloco a roda o freio fica pegando. Ai tento ajustar a roda e tal... Qual a dica pro freio na fica pegando?

Aperte a blocagem da roda eqto mantém pressionada a manete do freio
Se mesmo assim o freio continua dando nojo, afrouxe um pouco os parafusos que fixam os calipers na bike, aperte as manetes e com elas pressionadas aperte os parafusos (se pedir ajuda pra alguém pra apertar as manetes ajuda)
Pronto
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 21:57
Valeu pelos dicas. Quanto ao aperto das blocagens com as manetes pressionadas ja conhecia. Mas essa dos calipers GOSTEI!

Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 22:01
Axcdnt, você sabe onde encontra esse espaçador em formato de pastilha? Sabe quanto custa aproximadamente?
Voltar ao Topo
axcdnt Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2010
Brasil
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar axcdnt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 01:47
Originalmente postado por pedronevesBA pedronevesBA escreveu:

Axcdnt, você sabe onde encontra esse espaçador em formato de pastilha? Sabe quanto custa aproximadamente?


 Pedro, na verdade eu vi em vídeos no youtube. É bem similar ao formato da pastilha mesmo, mas não sei te falar onde você pode encontrar.
 Se eu souber, dou um alô aqui no forum.

 Valeu!
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 03:38
Beleza, vou procurar também. Vou usar muito as dicas do Cirso, já que sempre que vou transporta a bike tenho que tirar a roda.
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 05:45
Originalmente postado por pedronevesBA pedronevesBA escreveu:

Beleza, vou procurar também. Vou usar muito as dicas do Cirso, já que sempre que vou transporta a bike tenho que tirar a roda.

Mas das minhas dicas, pro transporte, só a de apertar as manetes eqto aperta a blocagem da roda que vale
A outra, de soltar e apertar os calipers eqto aperta a manete, é só pra qdo houve alguma alteração na pastilha ou na montagem do freio
Também tiro a roda as vezes, o que recomendo é: se não achar o espaçador da pastilha (é uma peça laranja), coloque um calço entre a manopla e a manete de freio (espuma dura talvez), assim o calço evita que a manete vá de encontro à manopla
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 11:51
como espassador qualquer pedaço de plastico serve......
 
quando as pastilhas ficam próximas uma das outras pode entrar ar no circuito, quando você volta as pastilhas para o lugar empurrando elas (não precisa tirar, é só ter cuidado para não machucar elas) repare se o freio não ficou meio borrachudo.... se tiver essa sensação entrou ar..... dai tem que sangrar...
 
outra coisa axcdnt os discos de freio são avessos a óleo as pastilhas pior ainda, se contaminar é certo de perder, você pode ferver elas em agua usar alcool, mas fica ruim ainda... por isso quando fizer a manutenção ou lubrificar a corrente não esqueça de cobrir/tampar o disco e o caliper....
Luiz Salles
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 13:49
Me ficou uma duvida:

Depois do transporte, antes de colocar a roda, devo aperta as pastilhas com a mão para ela voltarem por lugar?
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 14:09
Não Pedro, foi sugerido isso acima somente quando o freio é acionado sem as rodas/disco fazendo com que elas avancem (pastilhas) não ficando espaço para o disco entrar (voltar para o lugar) quando coloca a roda de volta.'
 
Sinceramente com freio a disco eu sugiro não ficar tirando as rodas.... mesmo que você coloque o calço para as pastilhas não acionarem a regulagem dificilmente fica perfeita como antes....
 
Luiz Salles
Voltar ao Topo
axcdnt Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2010
Brasil
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar axcdnt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:58
 Bom galera, como a vontade de pedalar era grande e eu precisava dar um jeito nisso, feito.
 Simples demais, não tem segredo.
 Para sanar o problema das pastilhas grudadas o procedimento foi bem simples. Peguei uma chave de fenda (pode ser algum outro artifício que o permita separá-las) e inseri entre as pastilhas fazendo movimentos do tipo alavanca.  Obs: não precisa de força, o movimento pode ser bem suave.
 Feito isso, inseri a roda normalmente. Após inserir a roda foi necessário pressionar a manete do freio algumas vezes enquanto apertava a blocagem (peça ajuda de alguém para fazer isto enquanto você ajusta a blocagem).
 
 Depois do procedimento, o freio voltou ao lugar sem raspar e funcionando normalmente.

 Vale a pena tentar galera! É bem simples!

 Abraço e valeu a todos que colaboraram!
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 01:19
Cirso, valeu mesmo pelas dicas, foram muito uteis! fiz o procedimento de folga dos parafuso do caliper e não ouço mais um chiadinho.

Abraços
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X