Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens

 Responder Página  <1 4041424344 45>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2014 as 08:41
Não entendo como o pessoal ainda usa atleta profissional patrocinado como termômetro pra comprar bike, se o patrocinador quiser que ele corra de aro 16" ele vai correr e dizer que é o melhor aro que existe.


 
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
magnus_vin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2011
muriaé MG
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magnus_vin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2014 as 11:15
Olá pessoal
Eu não postei meu comentário pra causar polêmica e nem pra desmerecer uma ou outra bike
Penso que isso aqui não é disputa de qual bike é melhor ou pior, é área de debate pra juntar informações pros que precisam delas
Postei pra deixar aqui a minha experiência com a 29er que não foi das melhores, há pessoas que gostaram e outras que como eu não gostaram, é preciso entender ambas
Espero que o meu comentário e todos os outros postadas aqui possam servir pra ajudar a orientar quem está pensando em pegar uma 29er ou já tem e está com dúvida se deve ou não permanecer nesse formato, isso é escolha pessoal de cada um, o que é bom pra um pode não ser bom pra outro, como foi o meu caso, me indicaram bem a 29er mas pra mim não foi bom
Mas aproveito pra deixar aqui um link de um atleta nacional que está migrando de bike e as opiniões a respeito
https://www.facebook.com/roberta.stopa.56/posts/330322667146406
http://www.facebook.com/roberta.stopa.56/posts/330322667146406 - http://www.facebook.com/roberta.stopa.56/posts/330322667146406

E pelo que ando vendo não é só ela que está deixando a 29er

< async="" ="text/" ="http://ps.ns-cdn.com/dsatserving2/s/render.js">
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2014 as 21:21
No próprio texto já diz tudo no relato. Quis gastar pouco e depois acha que a culpa é o fato de ser 29".
Voltar ao Topo
Soul29 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Taubaté - SP
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Soul29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2014 as 13:40
No caso da roberta stopa, entra o caso do marketing e também pode ser que por ser de menor porte precise realmente e mais agilidade e força.
Pois a gente sabe que pra tocar os rodões o cara tem q ter um pouco mais de explosao inicial pra aproveitar oq ela pode render.
Já fiz varios testes, a 29 sempre superou minha 26 em quesito tempo total do circuito, a 26 ganha na agilidade e nas subidas, mas depois reta e descida fica mt pra trás.
em um circuito de terra que eu faço sempre pra treino em 40km a 29 é 1min e 20seg mais rapida, fiz o teste varias vezes em condiçoes diferentes, esse eh o menor tempo de uma pra outra, nos outros testes a diferença da 29 só aumenta.
pode ser que com uma 27,5 a diferença entre as duas diminua, mas creio q a 29 continuará sempre ganhando.
Voltar ao Topo
Gersonmarques Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2014
Araras- SP
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gersonmarques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2014 as 10:54
Não inventaram nada melhor que a 29, não volto para a 26 nunca mais, a bike rende muito mais, estou com uma specialized stampjumper expert show
Voltar ao Topo
rubensnvs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rubensnvs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 17:39
"Aro 29er, Vantagens e Desvantagens"

Mas só pode falar as vantagens, senão os meninos ficam com raiva. Rsrs..



Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 18:02
Originalmente postado por rubensnvs rubensnvs escreveu:

"Aro 29er, Vantagens e Desvantagens"

Mas só pode falar as vantagens, senão os meninos ficam com raiva. Rsrs..




Não se pode falar de algo que não existe, oras! LOL
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 19:24
Voodoo... é Vc mesmo? comentando aqui nesse tópicoQuestionShockedDisapproveLOLLOL!
corinthians
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 19:33
Originalmente postado por corinthians corinthians escreveu:

Voodoo... é Vc mesmo? comentando aqui nesse tópicoQuestionShockedDisapproveLOLLOL!

Sentiu o teor do meu comentário, né, só tumulto. hahahahaha
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2014 as 19:38
Eu percebi q Vc Nãoo resistiu não dar um pitaco...

 "logo vamos ver Vc de Rodão 29", discutindo qual Suspa é melhor, "rock shox, fox, manitou...LOLLOLLOL!
corinthians
Voltar ao Topo
BERNARDI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2013
campinas
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BERNARDI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2015 as 21:26
...troquei minha spz stumpjumper comp 26er de 30v. por uma spz stumpjumper expert carbon 29er de 20v., achava que que não iria para 29, mas depois de fazer testes em bikes de amigos vi a diferença, bom, a diferença foi maior ainda porque sempre tive quadros de alumínio e agora de carbono, absorve muito mais, a bike é um canhão nas descidas, atropela tudo, dá mais confiança, também tenho speed, me identifiquei rápido com as rodonas, somente nas subidas que no começo achava mais pesada, mas tudo resolvido, apesar de sair de uma 26 de 10.4kg e agora a 29 com 10.9kg, não sei se esta diferença de 500g foi o fator da diferença nas subidas, acho que o condicionamento fisico do atleta conta muito, pedalo com um amigo que tem uma spz Maraton com 9.800kg, praticamente a mesma em termos de quadro, muda configuração, só que a dele esta 1,100kg mais leve, e ele ainda fica nas subidas, mas vou fazer um up de rodas, vou baixar o peso em 700g, vai ficar abaixo da minha 26, vamos ver a diferença,hehe!!!
pedalamanha.blogspot.com.br
spz stumpjump expert carbon HT
Trek Madone 5.2
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2015 as 21:31
Daqui há pouco, se já Nãoo tem, vai ter o tópico as "vantagens e desvantagens da 27,5"DeadDead!
 
Vendi minha GT Carbon 29... e estou esperando para ver qual vai ser a "moda" para 2015, (na verdade com a FX e a speed... ainda Nãoo senti falta da MTB)!
corinthians
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2015 as 13:25
Alguém viu esse teste na Bike Radar cheio de medições?

Chegaram na conclusão que ninguém acreditaria:


26 melhor nas descidas
29 melhor nas subidas
29 melhor no geral
26 intermediária na geral
27,5 pior na geral




Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2015 as 02:37
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Alguém viu esse teste na Bike Radar cheio de medições?

Chegaram na conclusão que ninguém acreditaria:


26 melhor nas descidas
29 melhor nas subidas
29 melhor no geral
26 intermediária na geral
27,5 pior na geral



Sem ver o vídeo já me adianto:

* Faça o mesmo teste com um ciclista de 1,60m e depois repita com outro de 1,95m. Os resultados serão completamente diferentes!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2015 as 07:21
No teste diz que não.
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 13:38
Interessante, por mais que muitos nao aceitem, o teste foi bem feito e com muitos dados registrados.

Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 15:43
é muitoo interessante, mas é "apenas um teste" Isolado, inconcluso!

"o que o mercado está falando é outra coisa... as 27,5 estão dominando, rapidamente o segmento de MTB"Dead


Editado por corinthians - 01 Fev 2015 as 15:50
corinthians
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 16:23
Me passa o seu embasamento técnico e cientifico para dizer que o teste é inconcluso e para dizer que 27,5 domina algo? Se não tiver, pode me dar biografias de onde se baseia.
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 16:30
"conhecimento empírico, senso comum... nãoo sou Dr para lhe passar fonte"

simplesmente emiti a minha opinião, ela é minha!Clap

basta "olhar os movimentos de mercado"... nãoo defendo, nenhuma tese, dessa, ou daquele tamanho de roda (26, 27,5 e 29). Simplesmente, postei q "acredito q a moda nesse momento são as 27,5".

E, do mais, "Nem num TCC, vc conclui nada... Vai ser concluído se chegar no nível de PHD"!
corinthians
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 16:50
Tem razão, a onda do momento são as 27,5, embora mais no AM e DH do que no XC. Mas como você disse, é a onda e não quer dizer que sejam melhores.
 
Agora quando a parte que você tinha dito que o teste era inconcluso não tinha ficado claro para mim que era sua opinião pessoal.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 19:23
Sei que 26 não existe mais, mas antes quando existiam a discussão era qual era a mais rápida, a 26 ou a 29. Não vou nem me preocupar em dizer que com o mesmo piloto, pois acho muito pré-primário quando alguém fala que tem uma 26 e deu pau num cara de 29, pois nesses caso são 2 pessoas diferentes e não estamos comparando somente as bikes isolando os outros fatores.
 
Enfim, depois que viram que as 29 era mais rápidas, vieram com o argumento que as 26 são mais divertidas. LOLLOLLOL
 
Mas é passado, pois não existe mais 26 de XC.
 
Aliás, nem Barra Forte e Barra Circular eram 26.
 
E outra, essa discussão parece aqueles que tinha no fórum entre v-brake e disco. Mas enfiam acabou.


Editado por Fabio - 01 Fev 2015 as 19:24
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 22:46
Sempre acho muito pertinente toda essa discussao, pois pra isso existem os foros, mas uma coisa que nao entendo até hoje é por que ainda insistem em dizer que as 29 e 27,5 sao moda? Hoje no mercado ainda existem celulares que so fazem ligaçao, por acaso deixaram de comprar smarphones por que era moda?

Voltar ao Topo
rbatista Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 28 Nov 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rbatista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 23:37
Certo é que...
Cada um pedala com a bike que se sente melhor. E isto não varia de acordo com a estatura da pessoa.
Se o Nino abandonou as 29 e foi pra 27.5, não eh so por causa da autura dele, ele gosta de andar com uma bike com a frente baixíssima ( eu sou da autura dele e não uso frente tão baixa)
A adaptação do corpo do ciclista não envolve so a sua altura, a parada é bem
Mais complexa.
E No mundo real o fator primordial para escolha do tamanho da roda (assim como tamanho de guidom, tipo de bike, full ou Ht) é o gosto
MTB, porque se sujar faz bem!
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2015 as 13:24
Esses dias dei uma volta numa caloi 29. Incrivel como o conforto é outro. A pedalada rende muito. Engraçado que mesmo sendo no tamanho 18 me senti confortável, no meu caso mudaria somente a mesa pra 50mm. Abaixei o banco pra dar certo meu bike fit como na 26 e ficou show!!

Voltar ao Topo
filipelm Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 08 Mar 2015
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipelm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 17:27
O mais engraçado nesse tipo de discussão é quando falam em "corrida" em... bicicleta! Parece que saem dos fóruns automotivos e caem por aqui inflamados de razão. Daqui a pouco um solta sobre o melhor freio ABS e se o óleo pode ser sintético. 

Esse assunto rende porque a percepção de rendimento é diferenciada. Ocorre que quem ainda pedala nas 26 sempre tenta desmerecer as 29 com o argumento de marketing e modismo. 

O fato é que a minoria  não se adaptou às 29. Basta uma simples olhada nas vendas de bikes SPZ 29 em 2014, ou no ranking dos campeonatos.

Acompanho um canal do YT de um profissional que usa em plena Megavalanche uma bike 26 e quadro de alumínio. Se é louco eu não sei, mas é profissional e é evidente que ele não se adaptou às 29. 

O motivo deve ser idêntico: controle em vincos estreitos e retomadas. 


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 17:33
Queria saber da moderação se esse tópico vai ser fechado, pois é de 2010 e é como discutir hoje sobre disco x cantilever.


Aliás, 26 nem existe mais, hoje talvez a discussão seria entre 29 x 27,5.
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 21:37
Ainda com poucas opções de bikes com 150mm ou +.

hoje só a Intense Carbine 29er, as outras opções são muito caras (BMC Trailfox e SPZ Enduro Expert)

Ainda tem que ter uma atenção especial com as rodas, tem que ter um bom conjunto (industry nine, dtswiss)


Acredito que vai ficar mais maduro para o enduro em alguns anos.

Trek apostando na noa tecnologia Boost para aumentar a rigidez.

XC ok, mas enduro vale esperar ou comprar uma 27.5;

26 hoje de enduro não existe mais, os vendedores ficaram com medo de encalhar e pressionaram a industria a abandonar os projetos, como foi o caso da Yeti com a SB-66, no ano em que Graves foi campeão competindo na maioria da prova com uma 26, mas no final fechou com a 27.5.


Editado por gustavomurad - 18 Mar 2015 as 12:30
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 21:42
Bike radar respondeu a questão.

Testaram com bikes iguais...

Compraria uma Intense Carbine 29er se a Dilma permitir... Ta sinistro...
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2015 as 13:55
Tópicos serão 27.5 vs 27.5+ vs 29 vs 29+ com ou sem boost;

http://www.pedal.com.br/sram-2016-sistema-boost-traz-novos-eixos-148mm-e-110mm_texto9043.html

SRAM alterou tudo, suspensão, cubos, rodas e coroa para atender o novo padrão +(plus) ainda embarcou com a Trek no padrão Boost.

http://www.pinkbike.com/news/sram-announces-new-hub-standards-boost-148-and-110-2015.html
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
GiovanaMK Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2015
SC Beneditonovo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GiovanaMK Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2015 as 22:19
Pessoal to com uma duvida, vou comprar minha bike nova e tenho 1.64 de altura, o meu bikefit virtual deu 16.32, então um quadro 16 ou 17 serviria né...interfere se pegar uma 29? Gostei de uma 29 e queria saber se pela altura é melhor 26.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2015 as 03:13
Originalmente postado por GiovanaMK GiovanaMK escreveu:

Pessoal to com uma duvida, vou comprar minha bike nova e tenho 1.64 de altura, o meu bikefit virtual deu 16.32, então um quadro 16 ou 17 serviria né...interfere se pegar uma 29? Gostei de uma 29 e queria saber se pela altura é melhor 26.


Quadro 15" a 17" em uma bike aro 26".
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2015 as 17:20
Originalmente postado por filipelm filipelm escreveu:

O mais engraçado nesse tipo de discussão é quando falam em "corrida" em... bicicleta! Parece que saem dos fóruns automotivos e caem por aqui inflamados de razão. Daqui a pouco um solta sobre o melhor freio ABS e se o óleo pode ser sintético. 

Esse assunto rende porque a percepção de rendimento é diferenciada. Ocorre que quem ainda pedala nas 26 sempre tenta desmerecer as 29 com o argumento de marketing e modismo. 

O fato é que a minoria  não se adaptou às 29. Basta uma simples olhada nas vendas de bikes SPZ 29 em 2014, ou no ranking dos campeonatos.

Acompanho um canal do YT de um profissional que usa em plena Megavalanche uma bike 26 e quadro de alumínio. Se é louco eu não sei, mas é profissional e é evidente que ele não se adaptou às 29. 

O motivo deve ser idêntico: controle em vincos estreitos e retomadas. 




Quais bikes estao na Megaavalanche agora, as 29???
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2015 as 17:38
Originalmente postado por magnus_vin magnus_vin escreveu:

Olá pessoal, não sou muito participante aqui no fórum mas gostaria de deixar minha experiência na 29er já que o tópico é sobre vantagens e desvantagens da 29er
Pedalo desde 1993, tenho minha 26 boa mas é de nível médio com um mix de Alívio/Deore 27V e suspensão Rock Shox de 1,5Kg
Em dezembro do ano passado fiquei empólgado com os relatos de performance das 29er e resolvi montar uma, mas como era a critério de experiência resolvi comprar só o quadro/suspensão/rodas e pneus 29er e instalar nesse conjunto todos os meus outros componentes que estavam funcionando bem na 26, mas não desfiz do meu conjunto 26, ainda bem...
Comprei um quadro MOB, suspensão RST, rodas Vzan e pneus baratos DSI que por sinal não furam fácile tem boa tração, só pecam no peso que é 850g cada
No início era só empolgação e achei que estava melhor na 29er, mas depois que o tempo e a empolgação foram passando eu fui percebendo quando pedalava nos mesmos lugares onde eu já tinha ido de 26, que na 29er eu parecia estar mais lento e tendo que fazer mais força nos mesmos trechos
Pra não tirar conclusões precipitadas eu continuei na 29er, eu já estava usando uma relação mais reduzida pra compensar a rolagem da roda maior, então passei a girar mais tentando me adaptar como dizem alguns, o resultado foi que assim melhorou a velocidade e aumentou o meu desgaste físico
Continuei insistindo na 29er pois pensei que fosse questão de adaptação, mas nada resolvia
Decidi então treinar durante uma semana na 29er, sempre no mesmo local de asfalto e de trilha, "fatiei" o percurso em trechos menores onde anotei a velocidade que eu andava na 29er e procurei memorizar a força que eu fazia em cada trecho, sempre pedalo fazendo força mas sem me esgotar ao extremo pois quero sempre terminar o percurso sem ficar morto pro pedal do dia seguinte
Na semana seguinte remontei a 26 e fiz o mesmo teste no mesmo local com ela
O resultado confirmou minha impressão, eu andei mais rápido na 26 em todos os dias, sempre de 2 a 4Km/h mais rápido em todas as "fatias" do percurso
Interessante o que aconteceu numa ladeira bem inclinada e longa da trilha, onde na 29er eu tinha que usar a relação mais reduzida (coroa 22/cog34) e na 26 eu conseguia subir 2Km/h mais rápido usando um cog menor (coroa 22/cog 30)
Na descida na trilha quase não sentí diferença alguma, talvez porque eu sempre andei bem com a 26, mas a 26 é bem mais ágil na trilha sem dúvida, bem mesmo
No asfalto descendo com a 26 basta usar coroão e o cog menor que anda o mesmo que na 29er
Outro detalhe é que em todos os trechos eu senti que na 26 eu fazia menos força e a velocidade no Cateye era sempre maior que na 29er, a maior prova disso foi no ladeirão da trilha mas em todos os trechos isso aconteceu
Depois disso analisei o peso das bikes, a 26 tava quase 2Kg mais leve que a 29er
Então pesquisei peças, quadros, pesos e valores pra melhorar a 29 levando em conta a troca de quase tudo incluindo o quadro, tudo planilhado, e a conclusão final foi que gastando mais de mil reais eu conseguiria deixar a 29 com 12,2Kg e nem uma grama a menos, seria o menor peso possível dentro daquela faixa de custo
Porém gastando menos eu conseguiria deixar minha 26 na casa dos 10,5Kg mesmo com quadro de alumínio, não quis incluir quadro de carbono na comparação de nenhuma das duas, sempre fiquei no alumínio durante os cálculos
Então decidi vender o conjunto 29er e permanecer no meu 26 que por sinal aceita com boa folga  rodas 27.5 com pneus até 2.10 tanto no quadro quanto na suspensão
Vou permanecer na minha 26  e o dia que eu não encontrar mais bons pneus e aros pra 26 troco as rodas ou até memso o quadro pra 27.5 na mesma faixa de peso
Experimentando eu cheguei a conclusão que há muita pressão do mercado em cima das 29er pra arrancar grana dos nossos bolsos, que há muita falácia em cima dos benefícios das 29er, que muita gente pega uma 29er e se arrepende mas guarda pra sí e não tem a humildade de falar, como eu fiz aqui
As questões de física sobre as características de uma roda maior são muito mais amplas que o divulgado, mas não vou falar aqui agora pra não extender o que já está longo, mas sempre são desfavoráveis as rodas maiores, numa outra oportunidade escrevo
Entrando no debate sobre qual é melhor, fica claro que pra mim ainda é a 26, mas extendendo um pouco mais isso digo que as 27.5 não vieram porque é modismo, mas vieram porque o Nino, um dos melhores biker da atualidade,  não gostou das 29er, mas como a Scott produz uma porrada de 29er ela não poderia jamais dizer que uma 27.5 é melhor e que foi mancada produzir as 29er, se falasse isso ela iria enfiar essas 29er produzidas onde??? Então vieram com o papo de que o fit dele não se adaptava na 29er, conversa fiada porque com tanta geometria bem acertada em todos os tamanhos de 29er como que ele não iria se adaptar??? A verdade é que ele não gostou das características da 29er assim como muitos lá fora e aqui no Brasil também não gostaram e estão voltando pras 26 ou migrando pras 27.5 e que por sinal com todos os que eu conversei disseram estar satisfeitos com a 27.5
Desculpem o longo relato





Acho que não cara, mas não estou defendendo as 26 muito menos as 29 ou 27,5. O que acontece com o Nino é que ele tem uma pilotagem muito agressiva e técnica.
Podem ver os videos do cara, ele anda como se estivesse pilotando uma BMX, muito agressivo. A razão por ele ter optado pela 27 é que a 29 ficaria um pouco difícil ele fazer algumas gracinhas como ele faz na 27,5. Só isso.
Acompanhe as grandes ultra maratonas de mtb e você verá quase que 90% de 29. Lembre-se, atletas são todos enjoados e se não se adaptassem as rodonas, jamais usariam mesmo sendo pagos.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2015 as 17:41
Originalmente postado por magnus_vin magnus_vin escreveu:

Olá pessoal, não sou muito participante aqui no fórum mas gostaria de deixar minha experiência na 29er já que o tópico é sobre vantagens e desvantagens da 29er
Pedalo desde 1993, tenho minha 26 boa mas é de nível médio com um mix de Alívio/Deore 27V e suspensão Rock Shox de 1,5Kg
Em dezembro do ano passado fiquei empólgado com os relatos de performance das 29er e resolvi montar uma, mas como era a critério de experiência resolvi comprar só o quadro/suspensão/rodas e pneus 29er e instalar nesse conjunto todos os meus outros componentes que estavam funcionando bem na 26, mas não desfiz do meu conjunto 26, ainda bem...
Comprei um quadro MOB, suspensão RST, rodas Vzan e pneus baratos DSI que por sinal não furam fácile tem boa tração, só pecam no peso que é 850g cada
No início era só empolgação e achei que estava melhor na 29er, mas depois que o tempo e a empolgação foram passando eu fui percebendo quando pedalava nos mesmos lugares onde eu já tinha ido de 26, que na 29er eu parecia estar mais lento e tendo que fazer mais força nos mesmos trechos
Pra não tirar conclusões precipitadas eu continuei na 29er, eu já estava usando uma relação mais reduzida pra compensar a rolagem da roda maior, então passei a girar mais tentando me adaptar como dizem alguns, o resultado foi que assim melhorou a velocidade e aumentou o meu desgaste físico
Continuei insistindo na 29er pois pensei que fosse questão de adaptação, mas nada resolvia
Decidi então treinar durante uma semana na 29er, sempre no mesmo local de asfalto e de trilha, "fatiei" o percurso em trechos menores onde anotei a velocidade que eu andava na 29er e procurei memorizar a força que eu fazia em cada trecho, sempre pedalo fazendo força mas sem me esgotar ao extremo pois quero sempre terminar o percurso sem ficar morto pro pedal do dia seguinte
Na semana seguinte remontei a 26 e fiz o mesmo teste no mesmo local com ela
O resultado confirmou minha impressão, eu andei mais rápido na 26 em todos os dias, sempre de 2 a 4Km/h mais rápido em todas as "fatias" do percurso
Interessante o que aconteceu numa ladeira bem inclinada e longa da trilha, onde na 29er eu tinha que usar a relação mais reduzida (coroa 22/cog34) e na 26 eu conseguia subir 2Km/h mais rápido usando um cog menor (coroa 22/cog 30)
Na descida na trilha quase não sentí diferença alguma, talvez porque eu sempre andei bem com a 26, mas a 26 é bem mais ágil na trilha sem dúvida, bem mesmo
No asfalto descendo com a 26 basta usar coroão e o cog menor que anda o mesmo que na 29er
Outro detalhe é que em todos os trechos eu senti que na 26 eu fazia menos força e a velocidade no Cateye era sempre maior que na 29er, a maior prova disso foi no ladeirão da trilha mas em todos os trechos isso aconteceu
Depois disso analisei o peso das bikes, a 26 tava quase 2Kg mais leve que a 29er
Então pesquisei peças, quadros, pesos e valores pra melhorar a 29 levando em conta a troca de quase tudo incluindo o quadro, tudo planilhado, e a conclusão final foi que gastando mais de mil reais eu conseguiria deixar a 29 com 12,2Kg e nem uma grama a menos, seria o menor peso possível dentro daquela faixa de custo
Porém gastando menos eu conseguiria deixar minha 26 na casa dos 10,5Kg mesmo com quadro de alumínio, não quis incluir quadro de carbono na comparação de nenhuma das duas, sempre fiquei no alumínio durante os cálculos
Então decidi vender o conjunto 29er e permanecer no meu 26 que por sinal aceita com boa folga  rodas 27.5 com pneus até 2.10 tanto no quadro quanto na suspensão
Vou permanecer na minha 26  e o dia que eu não encontrar mais bons pneus e aros pra 26 troco as rodas ou até memso o quadro pra 27.5 na mesma faixa de peso
Experimentando eu cheguei a conclusão que há muita pressão do mercado em cima das 29er pra arrancar grana dos nossos bolsos, que há muita falácia em cima dos benefícios das 29er, que muita gente pega uma 29er e se arrepende mas guarda pra sí e não tem a humildade de falar, como eu fiz aqui
As questões de física sobre as características de uma roda maior são muito mais amplas que o divulgado, mas não vou falar aqui agora pra não extender o que já está longo, mas sempre são desfavoráveis as rodas maiores, numa outra oportunidade escrevo
Entrando no debate sobre qual é melhor, fica claro que pra mim ainda é a 26, mas extendendo um pouco mais isso digo que as 27.5 não vieram porque é modismo, mas vieram porque o Nino, um dos melhores biker da atualidade,  não gostou das 29er, mas como a Scott produz uma porrada de 29er ela não poderia jamais dizer que uma 27.5 é melhor e que foi mancada produzir as 29er, se falasse isso ela iria enfiar essas 29er produzidas onde??? Então vieram com o papo de que o fit dele não se adaptava na 29er, conversa fiada porque com tanta geometria bem acertada em todos os tamanhos de 29er como que ele não iria se adaptar??? A verdade é que ele não gostou das características da 29er assim como muitos lá fora e aqui no Brasil também não gostaram e estão voltando pras 26 ou migrando pras 27.5 e que por sinal com todos os que eu conversei disseram estar satisfeitos com a 27.5
Desculpem o longo relato





Acho que não cara, mas não estou defendendo as 26 muito menos as 29 ou 27,5. O que acontece com o Nino é que ele tem uma pilotagem muito agressiva e técnica.
Podem ver os videos do cara, ele anda como se estivesse pilotando uma BMX, muito agressivo. A razão por ele ter optado pela 27 é que a 29 ficaria um pouco difícil ele fazer algumas gracinhas como ele faz na 27,5. Só isso.
Acompanhe as grandes ultra maratonas de mtb e você verá quase que 90% de 29. Lembre-se, atletas são todos enjoados e se não se adaptassem as rodonas, jamais usariam mesmo sendo pagos.
Infelizmente para nós baixinhos é o futuro das 29 que prevalecerá.

Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2015 as 11:34
Originalmente postado por GiovanaMK GiovanaMK escreveu:

Pessoal to com uma duvida, vou comprar minha bike nova e tenho 1.64 de altura, o meu bikefit virtual deu 16.32, então um quadro 16 ou 17 serviria né...interfere se pegar uma 29? Gostei de uma 29 e queria saber se pela altura é melhor 26.


é questão de gosto mesmo, conheço gente da sua altura que usa 29 e gente da minha altura (1,90+) que prefere continuar na 26. Eu prefiro as 29, mas é pessoal :P então se vc quer uma, comprando no tamanho correto pra vc, vai que vai :)
Voltar ao Topo
filipelm Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 08 Mar 2015
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipelm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2015 as 11:52
É inegável que quem quer somente as 26" está plenamente satisfeito com os preços, quando a diferença de preço do mesmo modelo para outro, na mudança de aro, chega a ser de mais de 50%. É um custo-benefício tremendo.

Talvez tenhamos esse privilégio nas 29" quando lançarem uma 31" aceitável no mercado hehe
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2015 as 12:06
eu vi umas 36" em algumas fotos...hahaha queria andar em uma pra ver como é rs
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2015 as 18:13
Sou meio marombado rsrsrsrrs então a 29 pra fim ficou animal, 26 parece brinquedo de criança. CAda um cada um. Agora dizer que aro 29 custa mais caro, acho que seria suspensão (lógico que sendo maior, o preço é maior), rodas e pneus. O resto é o mesmo preço de uma 26. E o legal da 29 é que da para compartilhar alguns pneus de speed e ciclocross. Hibrida mesmo, tem que ser aro 700. 
Então acho que 26 seria uma boa para pessoas pequenas, tanto que em algumas marcas o tamanho de quadro S, vem com rodas 27,5 que é quase 26, e não 29.
É feio um cara de 1,80 e 90kg andando de 26, e um amigo meu de 1,60 e 50gk andando de 29 fica muito engraçado, parece uma criança andando com bike de adulto.
Voltar ao Topo
blackhawk Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mar 2015
Paraná
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blackhawk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2015 as 18:42
Engraçado ver como as pessoas vão distorcendo a real proposta do assunto! Que era "29er vantagens e desvantagens", aí so se vê quem tem 26 defendendo as 26 e quem tem 29 defendendo as 29, poucos aqui disseram suas impressões em pilotar uma 26 e uma 29, citando suas impressões, vantagens e desvantagens. Como o ser humano é...
Voltar ao Topo
filipelm Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 08 Mar 2015
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipelm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2015 as 18:45
Os quadros 29" estão com preço muito além das 26". Não creio que seja só devido à suspa, mas ao apelo e volume de vendas proporcionais.

Nas usadas, nem se fala. Mais desvalorizadas que Fiat Tipo.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 4041424344 45>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X