Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens

 Responder Página  123 45>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens
    Postado: 25 Jul 2010 as 16:38

Para quem ainda não conhece o formato 29er ou Aro 29 segue a tradução do Manifesto 29er do Triatleta Sul-africano Conrad Stolz.


O que é um 29er?Shocked

O 29er é uma mountain bike com rodas 700c - ou 29 polegadas - ao invés do "normal" de 26 polegadas.

29ers têm vindo a ganhar popularidade (principalmente no E.U.A.) nos últimos poucos anos, mas ainda é considerado como um "nicho" ou "bicicleta diversão." Muitas vezes, como única velocidade e bicicletas rígidas. (Sem suspensão)

No começo do mountain bike, a roda de 26 polegadas não foi escolhido por uma razão científica, era o tamanho da roda mais conveniente disponível no momento. Eu acredito que o 29er é mais adequado para a maioria das aplicações de mountain bike.

Por 29er? Vantagens.Thumbs Up

Aumentar a área de contacto - curvas mais seguras e rápidas , melhor tração subindo e melhor frenagem. "Flutua" sobre a areia e terreno solto.

Baixa pressão dos pneus devido ao maior volume de pneus.

Maior ângulo  de ataque - Pedaladas mais suaves com menos resistência por cima de obstáculos.

Grandes rodas embalam com mais facilidade.

Menos resistência ao rolamento.

Maior confiabilidade em  terreno técnico.

Mais conforto e menos fadiga.

Desvantagem 29erThumbs Down

Maior peso nas rodas.

Aceleração lenta.

É mais difícil de manobrar em trilhas muito fechadas devido a distancia entre eixos e o tamanho da roda.

Dificuldade na construção de quadros Full Suspension.

A oferta de peças para 29er ainda é pouca. (Garfos, quadros, Pneus e câmaras)

Porque as  29er são uma revolução?Shocked

Eu acredito que as 29er ocupam um lugar muito válido em MTB equitação e corrida cena.

Como competidor  de classe mundial, eu acredito que uma 29er bem construída irá rodar tão bem, e na maioria dos casos melhor do que uma bicicleta de 26 polegadas.

Eu gostaria de revolucionar a forma como a indústria do mountain bike vêem as 29er .

Quem sou eu?Star

Conrad Stoltz - 3 x Campeão Mundial do  XTERRA.

Representante Sul-africano nas olimpíadas de 2000-2004 no Triatlo Olímpico.

Patrocinado pela Specialized e Avia.

“Biking machine…” - the rougher the course the better.

ConradStoltz.com

Clap

Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2010 as 21:33
A única "grande" desvantagem que percebi até agora foi somente na retomada de velocidade. Até em subidas não notei muita diferença.
Abraços
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2010 as 23:29
Muito bom saber disso Telles.
Ainda existem muitos paradigmas quanto ao formato 29er, que aos poucos são quebrados.

Um deles foi que as aro 29 seriam ideais apenas para ciclistas com mais de 1,80m. Hoje em dia existem quadros relativamente pequenos em relação aos primórdios das 29er que atendem bikers de 1,57m como a piloto da Trek Subaru Willow Koerber.

Uploaded with ImageShack.us
Com a 29er, Willow esta mandando ver nas etapas da copa do mundo de MTB.

O paradigma da falta de peças esta se dissolvendo devagar e aos poucos os logistas estão descobrindo o formato. Mas ninguem quer arriscar deixar uma 29er encalhada e "tomar prejuizo", como cansei de ouvir.

Então tá. vamos manter vivo esse topico de "esclarecimentos".

Voltar ao Topo
SilvioSa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Mai 2004
Brasília/DF
Offline
Mensagens:1450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SilvioSa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 05:04
Continuando com a quebra de paradigmas, a Trek, com sua linha Gary Fisher, disponibiliza dois modelos de 29ers com geometrias voltadas para as mulheres, com quadros nos tamanhos 14.5, 15.5 e 17.5

X-Caliber WSD: A high-performance 29er just for women with a 10-speed drivetrain, FCC MTB and G2 Geometry



The Mamba WSD — attractive price, features, and women-specific design make it easy for women to ride a 29er


Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 17:20
Estou usando uma Caloi 29, quadro 18 ( entrada no formato, para conhecer os rodões...hehehehe), em sua configuração original, 11-34. Somente inverti o avanço do guidon, (passando os espaçadores para a parte de cima do avanço) e coloquei um flat de 620mm.Tenho 1.78 de altura. Não senti diferença nenhuma nas subidas, mesmo com a relação original de fábrica. Como me dedico a XC Maratona, estou pensando em pneus 1.9/1.95 ( aquela borracha toda é muito confortável, porém, no meu caso peso morto....). O único porém, nada que um "mocotó" não resolva, é realmente a retomada, aquele momento em que vc tem que dar uma parada e voltar a acelerar. Para descer, além de todo santo ajudar, os rodões fazem uma ENORME diferença, já que eles "engolem" todas as irregularidades pelo caminho. Estou muito satisfeito. Agora uma pergunta. O uso do aro 29 já está liberado aqui no Brasil para todas as provas, ou depende da organização do evento? Abraço a todos
Voltar ao Topo
Matheus Aguilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2008
Itabira / MG
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Aguilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 17:31
Originalmente postado por Telles Telles escreveu:

Estou usando uma Caloi 29, quadro 18 ( entrada no formato, para conhecer os rodões...hehehehe), em sua configuração original, 11-34.

Olá Telles, blz?

A sua Caloi Two Niner veio realmente com o cassete 11-34? Estou perguntando porque todas as que vi vieram com 11-32 (inclusive tem relato de algumas pessoas que compraram ela e a primeira coisa que trocaram foi o cassete).

Abraços.
Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 18:51
Fala Matanzo, blz? Cara ela veio com 11-34, e não troquei ( devo ter dado sorte naquelas famosas "....as peças podem variar de acordo com a disponibilidade do fabricante...."  hehehehe). Muito tranquilo para subir, não dá praticamente diferença nenhuma em relação a uma aro 26. Não estou, ao menos por ora, achando necessário passar para um 12-36. Porém o grande teste vem este final de semana, quando vou subir o Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo Big smile Big smile, após um pedal de mais ou menos uns 60 Km. Somente mudei a posição para uma tocada mais "race", já que me sinto melhor assim. A bike da Caloi é, no conjunto, muito boa e não senti diferença significativa do quadro 18 para aro 29 para o 18 para aro 26 que uso, já que no quadro 18 ( Kona Kula Supreme) para aro 26 uso canote com seatback, e no 18 para aro 29 não. Francamente falando: Foi uma ótima compra a da caloi 29, relação custo benefício para entrada no formato dos rodões. Recomendo.
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 19:49
Olha, até agora não tem nada impedindo que um mountain biker use uma 29er em competição de XC, Short Track ou XCM.
Preciso confirmar, mas a UCI tem uma regra que permite seu uso e podemos ver que atletas dos EUA e Alemanha competindo com bikes de roda grande.
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2010 as 00:29
Off Topic - O 4º Desafio Marcio May de Ciclismo e MTB que sera realizado dia 28/11/2010 em Rio do Sul, permitirar MTB de Aro 24 a aro 29 com garfos rigidos (percurso somente asfalto).
Voltar ao Topo
cleberantoine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2010
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cleberantoine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2010 as 19:37
Estou usando uma Specialized Expert 29, quadro 19,
Tenho 1.72 de altura. Senti muita diferença para 26, mas acredito que eh por causa do tamanho do quadro, vou vender a minha e pegar uma 16 ou 17....
Nas subidas eu achei que traciona muiiiito melhor, principalmente em cascalho/pedregulho, o trem nao patina de jeito nenhum, mesmo em trechos com 20% de inclinação!!!
A retomada/aceleração achei mais lenta tambem
Para descer eh muito melhor q as 26 alem de embalar mais ainda te da mais segurança, o RODAO empolga muito morro abaixo!
No fim da conta estou satisfeito, so vou mudar o tamanho.
Recomendo..

Att,

Cleber
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2010 as 23:21
Originalmente postado por cleberantoine cleberantoine escreveu:

Estou usando uma Specialized Expert 29, quadro 19,
Tenho 1.72 de altura. Senti muita diferença para 26, mas acredito que eh por causa do tamanho do quadro, vou vender a minha e pegar uma 16 ou 17....


Att,

Cleber
É uma stumpjumper?
Realmente, 19 fica muito grande mesmo. Tenho 1,73 e vou pegar uma 16".

Que bom que curtiu as rodonas.


Voltar ao Topo
nocoderj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:694
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nocoderj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2010 as 17:30
Uma dúvida!!

Transportar uma 29'er em carro tem alguma diferença? No teto, atrás, dentro do carro.
SPZ Camber Comp 29er \o/
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2010 as 18:15
Originalmente postado por Luiz Fernandes Luiz Fernandes escreveu:

Originalmente postado por cleberantoine cleberantoine escreveu:

Estou usando uma Specialized Expert 29, quadro 19,
Tenho 1.72 de altura. Senti muita diferença para 26, mas acredito que eh por causa do tamanho do quadro, vou vender a minha e pegar uma 16 ou 17....


Att,

Cleber
É uma stumpjumper?
Realmente, 19 fica muito grande mesmo. Tenho 1,73 e vou pegar uma 16".

Que bom que curtiu as rodonas.

Eu tenho 1,79cm e peguei Stumpjumper comp29er 17,5 !
Voltar ao Topo
SilvioSa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Mai 2004
Brasília/DF
Offline
Mensagens:1450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SilvioSa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2010 as 04:17
Originalmente postado por nocoderj nocoderj escreveu:

Uma dúvida!!

Transportar uma 29'er em carro tem alguma diferença? No teto, atrás, dentro do carro.
A minha eu carrego no teto do carro na boa. Só que como meu carro é um Fiesta Street, a roda dianteira da bicicleta não cabe no porta-malas.
Mas o da 26 também entrava apertado.

Voltar ao Topo
Fernando Druck Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2008
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1512
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando Druck Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2010 as 13:31
Por que são lindas....
Voltar ao Topo
antoniocatim Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Jun 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:274
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar antoniocatim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2010 as 15:41
Amigo eu tenho 1,65 de altura e tenho uma rockhopper 17 e está perfeita para mim, e por vc ser um pouco mais alto teria que ser 17 também.
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2010 as 23:59
Pois é Antonio, como uma vez o Adil alegou no seu Blog, a Specialized constroi 29ers mais compactas que as demais marcas.

A maior desvantagem ainda é o desconhecimento do formato e a incredulidade de muitos.
Tem muita gente que acha que é uma febre passageira.
Tudo leva a crer que não é.


Voltar ao Topo
Guiné Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2003
Salvador - Bahia
Offline
Mensagens:11333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiné Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2010 as 04:34
Kolé...

Bom tópico Luiz!
Às vezes eu sou radical quando falo dos comparativos dos 26 X 29 e a galera acha q é mentira. As vantagens são tão impressionantes, que chegam a ser humilhantes em certas comparações.
Quem nunca usou, não pode nem abrir a boca p/ falar q um amigo disse, q ouviu ou leu em tal lugar.

Eu gosto muito das 26. Mas no comparativos, elas não chegam ao rastro das 29.

Mas como os outros gostam de comentar, vamos lá. As duas únicas coisas q as 29 perdem p/ as 26 são:

1 - Retomada de aceleração: Lógico! Isso é física. Quanto maior a roda, mais demorado será aceleração. Sem comentários!

2 - Peso (comparando rodas, pneus, cubos, câmaras de ar, raios da mesma marca e modelo): Lógica sem noção. Se a 29 é maior do que 26 brutalmente, será mais pesada.

Considerando estes dois "pontos negativos"... nenhum deles vai te atrapalhar numa trilha ou deixar de ganhar alguma prova.
Então eu sempre digo, não é peso que faz vc andar mais, e sim, suas pernas (condicionamento) e seus equipamentos adequados p/ tal uso.

Por fim, as minhas frases... Redescubra o MTB: Pedale numa 29.

Abraços
Guiné Racing Team
Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2010 as 15:23
Hummmm.... interessante este tópico ! No momento estou em um periodo sabático de MTB , andando só de road , mas é claro que vou voltar .  Não faço XC ando por estradões junto com minha esposa , baixa dificuldade técnica e boas distancias . Ando pensando seriamente um fazer esta troca , vender minha Astro XTC 26" e comprar uma 29". Lendo este tópico avontade aumentou.
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2010 as 15:47
Originalmente postado por Adriano Diniz Adriano Diniz escreveu:

Hummmm.... interessante este tópico ! No momento estou em um periodo sabático de MTB , andando só de road , mas é claro que vou voltar .  Não faço XC ando por estradões junto com minha esposa , baixa dificuldade técnica e boas distancias . Ando pensando seriamente um fazer esta troca , vender minha Astro XTC 26" e comprar uma 29". Lendo este tópico avontade aumentou.
Blz Adriano,se quiser andar com a minha e só passar uma MP que combinamos!
Abraço
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2010 as 14:25
Up!
Voltar ao Topo
rodrigoaraxa Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2007
Araxá - MG
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigoaraxa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2010 as 23:08
Bom eu estou usando uma Niner e usei as 26er por 17 anos....nada, mas é nada mesmo a reclamar..volta pra 26 mais não!! ja estou juntandoa grana pro meu niner air carbon!!!

"Para o alto..e Avante!!"
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2010 as 00:44
E esse pedivela Rodrigo?
Eu pensei em montar um pedivela com coroas tunadas mas larguei mão pela dificuldade em encontrar coroas de 26 x 38, para usar com um k7 11-34, que seria o ideal pra mim pelos meus cálculos.
Como que foi sua experiência? Acertou de primeira a relação?

Voltar ao Topo
rodrigoaraxa Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2007
Araxá - MG
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigoaraxa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2010 as 15:33
Opa Euler...acertei não...com a menor 26 é preciso um k7 36 pq ainda ta meio pesado , mas da pra uasar beeeeem melhor que uma relação tradicional 22-32-44....e eu tb nao estou bem treinado...se estiver bem treinando esta relação é perfeita sim!! pode usar!!!
"Para o alto..e Avante!!"
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2010 as 14:17
Originalmente postado por rodrigoaraxa rodrigoaraxa escreveu:

Opa Euler...acertei não...com a menor 26 é preciso um k7 36 pq ainda ta meio pesado , mas da pra uasar beeeeem melhor que uma relação tradicional 22-32-44....e eu tb nao estou bem treinado...se estiver bem treinando esta relação é perfeita sim!! pode usar!!!


Mas será que com aquele k7 de 9v e 36dentes da Shimano vale a pena?
Eu acho que é pesado... eu queria andar de 11-34, mas daí as coroas teriam que ser 24x38 (eu disse 26 errado)... nessa medida achei as coroas da Specialites, uns 50 euros as duas, razoável, mas só achei na europa, aí frete e imposto mata a viabilidade no momento.
Vou esperar pra ver os grupos x7 e x9 da sram com 2x10, acho que vai valer mais a pena.
Enquanto isso o negócio é andar de 22-32-44 e sonhar com duas coroas... ehehe

Quais são as suas coroas? Comprou fora?

Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2010 as 21:44
Estou usando 22-32-44 com 11-34 e tirando paredes com "inclinação de 90º" estou conseguindo subir sem muito sofrimento. Até agora só coloquei gravata vermelha em uma subida, lá em Arraial do Cabo, no chamado Morro da Antena, porque realmente é algo meio que bizarro ( parecido com a Ladeira da Morte chegando em Ibitipoca - MG, o chamado "virazóio"). Abraços a todos
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 16:29
estou usando coroas 42/32/22 e k-7 XTR 12-34 com pedivela 180mm.
pena que o quadro esteja grande para mim, o ideal era eu ter comprado 16" em vez de 18" com top tubo horizontal 600mm.
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 17:58
Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

 

Mas será que com aquele k7 de 9v e 36dentes da Shimano vale a pena?


Eu estou usando este k7 12-36 da shimano. Realmente é pesado, mas, na minha opinião, vale  muito a pena.  Pesei um K7 Xt 11-36 (10v) e este pesa uns de 100g a menos que o 12-36 (9v). Pena não termos uma opção mais leve com 9v
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 18:48
Na minha opinião... a maioria das pessoas ainda não usa uma relação apropriada para a 29er, e sim uma adaptação das 26" (pq é o que temos em mãos)

Ainda não estamos tirando tudo que o conjunto 29er pode apresentar.

Quando terminar de montar minha 29er, vai ser com 3x9, mas contrariado por um tempo...ehehe

Acho que não tem pq usar 3 coras. O melhor mesmo seria um k7 de 9v com 12-36 LEVE, e duas coras menores... de 24 e 38 ou no máximo 26x40...

É dificil usar 42x11 na 26" e dizer que "faltou marcha" normalmente vc estará tão rápido numa descida que já é hora de parar de pedalar e se concentrar na direção (isso se não for num asfalto certinho sem graça).

Uma coroa a menos, coroas menores, tudo favorece nas 29ers.
Acho que os novos grupos da Sram de 2x10 vão arrebentar nas 29ers.
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 18:51
Esqueci de falar uma coisa que lembrei...

Tem pra vender na europa, mas é meio carinho ainda... rsrs

É uma COROA apenas, de 36 dentes, de Alumínio eu acho, mais uma porca especial para k7.

Funciona assim:

Vc desmonta QUALQUER cassete, tira a engrenagem de 11 dentes e coloca a de 36 entre a última e os raios, e aperta com a porca que veio no kit (para fixar o k7 no cubo).

Se não fosse caro seria uma ótima...
Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2010 as 15:02
Tô indo pra lá no final do ano..........Vou dar uma procurada. Euler, quando você fala "caro", está falando mais ou menos de quanto? Engraçado, eu gosto do 42 X 11 quando da coisa embala..........Abraços a todos
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2010 as 20:09
Originalmente postado por Telles Telles escreveu:

Tô indo pra lá no final do ano..........Vou dar uma procurada. Euler, quando você fala "caro", está falando mais ou menos de quanto?


55 Euros, sem frete, sem impostos, acho que chega perto dos 300 Reais pra trazer eim...


Originalmente postado por Telles Telles escreveu:


Engraçado, eu gosto do 42 X 11 quando da coisa embala..........Abraços a todos


O Loco!!! Eu concordo que de pra usar... mas vc vai estar numa cadencia bem baixa não é mesmo? Ou vc vai me dizer que ainda falta marcha nessa relação com ums 29er?? ehehe



Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2010 as 20:09
Esqueci

http://www.frmbike.biz/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=341&category_id=70&option=com_virtuemart&Itemid=26
Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2010 as 20:57
É, realmente é bastante caro.......................Não é que falte marcha não (  já sou antigo de RG....), é que quando os rodões começam a girar de verdade, fica até confortável para manter a velocidade. O mais legal é ficar vendo as árvores passando.......hahahaha. Abraços a todos
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2010 as 22:29
Originalmente postado por Telles Telles escreveu:

É, realmente é bastante caro.......................Não é que falte marcha não (  já sou antigo de RG....), é que quando os rodões começam a girar de verdade, fica até confortável para manter a velocidade. O mais legal é ficar vendo as árvores passando.......hahahaha. Abraços a todos


Só por curiosidade... a quanto por hora vc tá andando na 42x11 na 29er?
Voltar ao Topo
junaofonseca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2009
Araxá
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar junaofonseca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2010 as 23:39
Comecei a usar semana passada essa relação,42-32-24 c/ um cassete 12-36,gostei muito.
Meu amigo Rodrigo, me deu a ideia de experimentar o pedivela c/ 38-24 e o msm cassete.
Vou pegar a coroa 38t esse fim de semana e na próxima já monto.


Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2010 as 01:37
Acabei de voltar da primeira trilha com a 29er que estou testando (uma Epic S-Works 29er 2011). Tinha fechado uma Epic S-Works 26" mas o Dani Aliperti e o Eric da Spz insistiram pra que eu testasse a 29er 2011 antes de abraçar pra valer, e me emprestaram pra eu tirar a dúvida. Até então, minhas experiências com 29" haviam sido todas em HTs de alu

Foi um rolê duro, saí de casa no final da tarde e fui até Alphaville pra fazer a Roberta Close de noite. Não consegui fazer ela inteira pq mudou demais ali e faz aaaanos que não ia pra lá. Mas dei um bom rolê e até conheci umas trilhas novas, em breve vou voltar pra explorar ali de novo. Alphaville foi meu "quintal" nos anos 90, mas onde era tudo terra agora só tem asfalto e condomínios. Enfim...

Logo que saí de casa achei que estava num caminhão. Apesar do baixo peso (10,2kg com tudo menos eu) a bike não rendia. Fui ajustando a suspensão aqui e ali, o sistema BRAIN exige bastante atenção. Mas não é difícil e depois de duas ou três paradas rápidas já estava 80% melhor. Mesmo assim... a sensação do "rodão", a posição "moto" de guidão largo e posição mais ereta (comparada com minha softail 26" totalmente racing) me deu uma péssima sensação.

Mas o esquisito é que a bike sobe bem mesmo assim. Sempre pego 2km de subida pra sair de casa e chegar no Jockey, e fiquei meio espantado com o rendimento da bike. As rodas são ridículas de leves, 1.400g com aros de carbono (peso de rodas de speed!!!) e aceleram muito bem até. Ainda tem diferença pras minhas CrossMax SL 26", que devem ser mais pesadas e se bobear menos rígidas até, mas não consegui ainda definir nem quantificar isso nessas primeiras 4 horas de pedal com a magrela.

Eu gostei. Tive uma ótima impressão, uma boa experiência. Claro, é uma bike muito top (Sram XX 2x10, freios Avid XX, bike de 10kg, suspensão 100mm muito eficiente, rígida e tals..) mas de cara eu achei que ia ficar com a Epic 26" mesmo pq a sensação é bem diferente. Mas o desempenho talvez seja realmente melhor, principalmente na terra. No asfalto, ela rende demais, eu consegui manter quase 38km/h de média da Marginal e na Castello de SP até Alpha e na volta. Apesar do pneuzão barulhento, a bike rende muito mais do que uma 26" em velocidades mais altas.

Este feriado estou indo com ela pro meu sítio, onde vou poder comparar ela diretamente com a minha ST nas trilhas que estou acostumado. Já deu pra sentir que a 29er 2011 é um canhão, mas eu quero tirar a prova dos 9 (29? Tongue) e ter certeza, pq o investimento é alto. A Epic S-Works 26 tb é um avião, mais leve e eu estou acostumado com aros 26 desde que comecei no MTB em 85. Enfim, quero uma bike bem racing e não tenho ainda certeza se a 29er é mais racing do que a 26, mas felizmente vou ficar um bom tempo com ela pra avaliar.

Depois vou postando minhas impressões aqui. Daqui a pouco coloco umas fotos da máquina pra galera curtir ;-)
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2010 as 13:22
Originalmente postado por junaofonseca junaofonseca escreveu:


Vou pegar a coroa 38t esse fim de semana e na próxima já monto.




Araxá está bom de peça então eim Junão!!

Eu procurei e só achei na Alemanha!!! ahahah

As coroas 38T que tem pra vender no Brasil são para DH, não são indexadas... cuidado na hora de comprar.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2010 as 14:13
Em relação ao texto do Conrad Stolz, eu não sei se concordo totalmente com essa afirmação dele:

No começo do mountain bike, a roda de 26 polegadas não foi escolhido por uma razão científica, era o tamanho da roda mais conveniente disponível no momento.
 Eu acredito que o 29er é mais adequado para a maioria das aplicações de mountain bike.

Em primeiro lugar, a roda 29 tb não foi escolhida por uma "razão científica". Senão, ela teria sido "inventada" antes, afinal o MTB tem quase 30 anos, muito investimento em pesquisa e desenvolvimento, e essa possibilidade teria sido estudada antes.

Segundo, quando na época em que inventaram o MTB haviam exatamente os mesmos tamanhos de roda que temos hj: 20, 24, 26, 29... E foram sim feitos experimentos com praticamente todos esses tamanhos, exceto o aro 20" que é muito pequeno e não se presta ao off-road. Aliás, foi justamente a época quando mais se experimentou com praticamente tudo no MTB! Algumas bikes tinham aros de tamanhos diferentes na frente e atrás, combinações de 24/26, 26/29, 24/29... havia de tudo.

E mesmo assim se optou pelo 26", que - tudo bem - eram os mais comuns, disponíveis e apropriados pq eram o padrão das cruisers e beach bikers que deram origem às primeiras MTBs. Mas isso não quer dizer que eram a única opção, nem que as 29er sejam necessariamente melhores. Ora, os verdadeiros pais do MTB (os franceses do VCCP) tb rodaram com 26 e 29 lááá atrás (nos idos de 1955), e ainda assim escolheram as 26! Não pode ser por acaso, e certamente as 26 não são tão inferiores às 29 assim. Talvez a questão seja de quantidade e não de qualidade: quanto(e se)  a 29er pode ser melhor do que as 26? Essa é a resposta que eu estou procurando...

A real é que o 29er nasceu muito mais da necessidade da indústria se "reinventar" do que de um "aperfeiçoeamento baseado na ciência". Ou seja, independente de ser ou não mais eficiente e melhor, o movimento 29er tem muito mais de marketing do que de ciência LOL É a mesma força (marketing) por trás do freeride, das all-mountain e outras coisas do tipo.

Um grupo pequeno e inovador começa a fazer experimentos com variações de coisas que já existem. Algumas empresas com força e mente aberta enxergam o potencial (no caso, eu diria que nomes como Bontrager, Fisher, Specialized, etc. estão por trás dessa promoção) e "embalam" pra consumo, vendendo um novo conceito que aí sim, vai acompanhado e "açucarado" de "fatos científicos". Lógico, com tanto investimento em cima uma idéia que já é boa se torna ainda mais refinada, avançada e vendável. Eu estou no MTB desde 85 e vi isso acontecer algumas vezes.

Mas eu admito que nada disso tira os méritos das 29ers. Como disse, estou testando uma no momento, e justamente a que é considerada a mais evoluída do momento em termos de peso, geometria e funcionalidade. O fato de ter rodas levíssimas, suspensão eficiente e geometria racing faz da Epic S-Works 2011 uma bike excepcional. Eu estou procurando manter a mente aberta e receptiva pra poder formar uma opinião clara (ou o mais objetiva possível, pra mim), mas ao mesmo tempo cética pois eu tenho certeza mais do que absoluta que a Epic S-Works 26" tb é matadora, um avião. Só quero ter uma opinião o mais objetiva possível (pra mim) sobre as vantagens e desvantagens de cada uma, pra poder decidir com qual eu vou "casar" LOL
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
fixer Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 03 Set 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:82
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fixer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2010 as 15:14
Junao,
Essa relação 38x24/12x36 promete ser perfeita!
Muito parecida com uma relação de 36x22/11x34.
Mas onde encontrar essas coroas aqui no Brasil??
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 45>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X