Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Recuperação ativa x Descanso
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Recuperação ativa x Descanso

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
CELSO RIZZI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2008
RIO DE JANEIRO
Offline
Mensagens:1011
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CELSO RIZZI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Recuperação ativa x Descanso
    Postado: 05 Abr 2010 as 16:30
Gostaría de ouvir a opinião da galera. Após um treino puxado de fim de semana, incluindo subidas e longos trechos em estrada no sabado e domingo, que fazer na segunda?

Tenho feito um treino no rolo por 50 minutos, apenas giro e muito suor.

Sería o descanso completo melhor? Mais reparativo a musculatura?

Qual a opinião?
Voltar ao Topo
Jcesark Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 25 Nov 2008
Mafra-SC
Offline
Mensagens:2074
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jcesark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 18:26
Não sou profissional  da área, mas como atleta te digo que depois  de um treino forte ou competição, no dia seguinte prefiro descansar.
Nunca entendi muito bem esse lance de descanso ativo, pra mim não faz muito sentido. Me sinto melhor descansando no dia seguinte, já tentei fazer treinos fracos  após competições e me senti muito mal, bem travado  e cansado, então prefiro descansar mesmo, até dois dias depois se foi uma competição muito forte.


Editado por Jcesark - 05 Abr 2010 as 18:27
Voltar ao Topo
emersonchan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2006
Lorena - SP
Offline
Mensagens:601
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonchan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 18:39
Para mim, descanso ativo somente no caso de ter o dia seguinte inteiramente livre (não precisar trabalhar).
Em caso de expediente profissional normal, descanso totalmente inativo (2 horinhas à mais de sono).
Voltar ao Topo
PEDRO SPD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2005
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:799
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PEDRO SPD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 18:42
Eu pratico o descanso ativo girando 1h30min 2h a 125bpm de media.. bem levinho.. relação 39x16.. Sempre depois de um treino mais longo e forte ou competição..acido latico liberado, circulação fluindo e endorfina garantida!!!
EQUIPE FW ENGENHARIA
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 18:43
O problema de descanço ativo, é como ser feito, normalmente agente não faz TÃO fraco como deve ser, sempre tem aquela brincadeira de querer forçar um pouquinho a mais, eu prefiro fazer o ativo que sem pedalar, mas costumo fazer no rolo, pois não tem subida e da pra girar BEM leve.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 18:55
Originalmente postado por emersonchan emersonchan escreveu:

Para mim, descanso ativo somente no caso de ter o dia seguinte inteiramente livre (não precisar trabalhar).
Em caso de expediente profissional normal, descanso totalmente inativo (2 horinhas à mais de sono).



Tenho feito a mesma coisa. Nos dias que não treino, aproveito para dormir até mais tarde. Pode até ser que seja mais eficiente para as pernas fazer um "descanso ativo", mas vai falar isso por meu cérebro as 6:00 da matina quando o despertador toca. LOL

Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 18:59
Tópico interessante.
Eu costumo fazer os pedais mais intensos no sábado, e no domingo 1:30 a 2 horas de endurance. Segunda-feira eu tiro o dia, normalmente só fazendo trabalho com pesos nesse dia.
Pode não ser o mais certo, mas na terça-feira estou zerado e pronto para mais uma semana.


Abraço!
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 18:59
eu prefiro um descanso "vegetativo" heheheh.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 19:09
O descanso ativo promove a liberação das toxinas que ficam nos músculos depois de um treino muito intenso ou competição. Além disso, mantém o corpo ativo e as juntas "azeitadas", melhorando o rendimento no treino seguinte. Em geral, é melhor do que o repouso total, mesmo pra quem trabalha e tem vida social ativa (ou seja, amadores). Não precisa ser no dia seguinte, aliás costuma ser mais eficaz quando feito na tarde ou noite do mesmo dia. Tb não precisa ser na bike, pode ser umas braçadas na piscina, uma caminhada no parque ou mesmo um passeio no shopping. Em geral, até 1h de pedal leve no rolo já é suficiente. Mais do que isso, só pra profissionais ou quem treina mais de 15 ou 16 horas por semana.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 19:12
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O descanso ativo promove a liberação das toxinas que ficam nos músculos depois de um treino muito intenso ou competição. Além disso, mantém o corpo ativo e as juntas "azeitadas", melhorando o rendimento no treino seguinte. Em geral, é melhor do que o repouso total, mesmo pra quem trabalha e tem vida social ativa (ou seja, amadores). Não precisa ser no dia seguinte, aliás costuma ser mais eficaz quando feito na tarde ou noite do mesmo dia. Tb não precisa ser na bike, pode ser umas braçadas na piscina, uma caminhada no parque ou mesmo um passeio no shopping. Em geral, até 1h de pedal leve no rolo já é suficiente. Mais do que isso, só pra profissionais ou quem treina mais de 15 ou 16 horas por semana.


O duro é que 2 horas a menos de sono, ao menos pra mim, fazem muita diferença nas outras atividades do dia. A qualidade do meu sono é muito, mas muito ruim mesmo. Ir dormir as 10:30 e acordar só as 8:30 é ótimo pra mim. 

Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
CELSO RIZZI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2008
RIO DE JANEIRO
Offline
Mensagens:1011
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CELSO RIZZI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 19:13
Costumava dar uma corrida a pé, mas acabava com as pernas mais pesadas.

Por isso passei para o rolo, 50 minutos e me sinto bem melhor. Dá para girar leve, sem o stress da rua, ouvir uma musica e ir trabalhar depois.

Se isso funciona melhor que o repouso completo eu não sei, mas pelo menos não fico de mal humor como nos dias em que não faço nada.
Voltar ao Topo
LTSOU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2004
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1469
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LTSOU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 19:14
Prefiro uma recuperação ativa e dormir com as pernas levemente levantadas...
Hj acordei com as pernas bem pesadas por conta dos treinos no fds, aproveitei a manhã p/ girar 45min no rolo com frequência na L1 e giros bem suaves... as pernas ficaram leves novamente, sem fadiga e pronto pra amanhã quando volto com os treinos normais e a rotina na academia.
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 19:17
acho que vou testar esse treino no rolo de 30 minutos hoje, rodei 330km em 3 dias no fim de semana, 3 pelotões.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 19:22
Como eu uso a bike diariamente, indiferente se for treino ou não, sou obrigado a fazer o descanso ativo.
Quando o treino é mais pesado em determinado dia no outro já faço uma pedalada bem leve, só recreativa e com o objetivo de deslocamento. Troco até de bike, usando uma commuter com relação leve de MTB. Quando dá complemento com uma corrida leve no parque, seguida de uma sessão de alongamento e uma caminhada descompromissada até em casa.

PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 19:40
Quem não consegue dormir bem ou descansar pra valer realmente tem que avaliar. Aliás, cada caso é um caso. A regra é que pra quem treina com consistência e intensidade, a recuperação ativa ajuda, mas como toda regra existem excessões.

Pra quem corre não tem os mesmos benefícios e pode até fazer mal pq corrida gera muita lesão por causa do impacto, mesmo pra quem já corre faz tempo - e principalmente pra quem corre faz tempo ou treina muito forte. Microlesões no treino ou competição + microlesões na recuperação = mais lesões, pq elas se acumulam e o corpo precisa de tempo pra se recuperar dessas lesões todas antes de partir pra próxima. No nível muscular é diferente, daí as vantagens pra quem pedala.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 19:54
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Como eu uso a bike diariamente, indiferente se for treino ou não, sou obrigado a fazer o descanso ativo.
Quando o treino é mais pesado em determinado dia no outro já faço uma pedalada bem leve, só recreativa e com o objetivo de deslocamento. Troco até de bike, usando uma commuter com relação leve de MTB. Quando dá complemento com uma corrida leve no parque, seguida de uma sessão de alongamento e uma caminhada descompromissada até em casa.


Também levo em conta isso, Voodoo. Treinando ou não, acabo rodando ao menos 12km todo dia. Mas no fim das contas, meu maior problema com recuperação ativa é que eu simplesmente não consigo sentar na bike e rodar devagar. Sempre acabo pedalando mais forte do que devia. LOL

Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 20:12
Cebo, por favor não entenda errado nem me leve a mal, estamos discutindo um conceito específico de fisiologia e treinamento aqui então acho importante comentar em cima do que vc disse. Sem desmerecer, mas 12km não é nem aquecimento pra quem treina pesado e compete.

A recuperação ativa é um conceito que só faz sentido pra quem treina ou compete, sessões pesadas em blocos ou coisa do tipo. Do contrário não chega a ser nem recuperação, nem ativa. É outra coisa. Se vc roda no mínimo 12km por dia, pode sentar o pé todo dia que não vai gerar nem volume nem intensidade (menos ainda combinação necessária dos dois) suficiente pra precisar ou se beneficiar de algo como recuperação ativa.

Wink
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 21:34

Completamente ciente que 12km não é nada. Mas, com certeza movimentar as pernas por 25 minutos duas verses por dia que seja é melhor que nada para regenerar, ou não?

Digo isso porque, depois de um treino, eu fico visivelmente quebrado. Com certeza não conseguiria fazer o mesmo pedal no dia seguinte. Geralmente meus treinos duram cerca de 1h30. É o máximo de tempo que da pra dedicar ao pedal. 

  



Editado por Cebo - 05 Abr 2010 as 21:48
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 21:55
Então Cebo, é justamente isso que estou dizendo. Esses 50 minutos diários pedalando são bons para manter o corpo ativo sem dúvida. Se vc fizer isso em altas intensidades, melhor ainda pq vai promover transformações fisiológicas que levam à melhora do condicionamento cardiorespiratório e muscular.

Mas regenerar só faz sentido quando há algo para regenerar. Ou seja, quando houve uma sobrecarga suficiente para gerar danos musculares diversos, que serão regenerados com o movimento leve e a circulação sanguínea e linfática. Se não houve sobrecarga, não houve dano nem acúmulo de toxinas; logo não há o que regenerar. Se vc causa esse tipo de dano no seu treino, aí sim os 25'x2 por dia podem ajudar, em tese.

Mas tem outras coisas a se considerar, inclusive os ganhos. Digamos que que vc pedale esses 50 minutos em intensidades acima de 80% do seu limiar todos os dias, além do seu treino, pode ajudar no acúmulo de sobrecarga útil. Ou pode ser que seu treino seja pesado e justifique a regeneração promovida pela "recuperação ativa" nesses 25 minutos de rolê.


Editado por Alex SP - 05 Abr 2010 as 21:59
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 00:40
Curiosamente, anteontem estava pensando como ninguém ainda tinha perguntado sobre recuperação ativa. Eu já fiz e digo, você realmente se recupera melhor do que se ficasse descansando. Mas tem um porém; o estresse psicológico.
Cheguei num tempo que nem queria ver bicicleta. Aí passei a não pedalar nas segundas, e me senti melhor assim. Hoje, quando dá, faço uma pedalada bem leve pela cidade mesmo, à noite, antes da janta. Bem levinho pra relaxar. Mas seggunda cedo, sair da cama de madruga não mais.
Voltar ao Topo
PEDRO SPD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2005
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:799
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PEDRO SPD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 01:25
Como vim do atletismo, as vezes, faço o descanso ativo correndo 45min na areia dura. Mas sem dúvida é um exercício diferente que promove outro grupamento muscular e a frequencia carciaca não é das mais baixas, ou seja, acaba sendo um treino e não um "descanso"... Costumo intercalar a corrida somente 1x na semana e geralmente nas segundas!
 
Girar 1h / 1h30min / 50min bemmm leve é super recomendado! Só que a mente tem que estar em descanso também. Como já disseram aqui, não adianta sair para girar leve, e o primeiro "caça foice" que te passar vc querer ir atrás.. O descanso ativo é também mental...
EQUIPE FW ENGENHARIA
Voltar ao Topo
adalberto melo Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Mar 2006
sao paulo - sao paulo
Offline
Mensagens:1864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adalberto melo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 01:42
qndo apos uma baita treino ou prova..os muscúlos envolvidos ficam quase que " latejando " ,,c deita,vai dormir e os danados nao se acalmam, na manha seguinte os sintomas ainda permanecem,, num da outra...giro beeemmm " pega leve "  de 30 minutos, em plano,  observando a frequencia pra nao passar da Z1,,, ta sendo uma excelente maneira de " descanso muscular " no outro dia ai sim,,fico de papo pro ar , na rede,,ate onde der,,depois rotina de treino. 
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 03:00

Recuperação depende "do que" - blocos de treino, treino anaeróbico/sprint, treino muito longo e forte, etc..  Toda forma vale ressaltar que a recuperação ativa começa ainda no treino, após o que chamo de "trecho forçado". Acho errado terminar o treino num tiro afogado + sprint babado, e logo depois, parar. No mínimo, rodo de 15 a 20 minutos levinho (20-25 por hora, mesmo) logo depois do treino, e isso ACELERA e muito a recuperação entre treinos.

Se houver saturação orgânica ou muscular, esse "treino" de recuperação ativa deve ser mesmo na faixa de uma hora, aquecimento leve, potencia baixíssima, CADENCIA 10 A 20% ABAIXO da de treino normal (não adianta botar marcha leve e forçar o giro - daí não tem recuperação..), e aquele ritmo de bate-papo..
Massagens, ALONGAMENTOS, e reposição de carbohidratos (gel ou bananas, essas coisas de alto teor glicêmico, de rápida absorção) na primeira meia-hora pós-longão, ou reposição protéica (shakes protéicos tipo Whey) pós tiros anaeróbicos ou treinos de sprint, ajudam a acelerar a recuperação, também.
Em resumo, não adianta fazer só uma coisa... se é para recuperar e voltar a treinar forte, é um conjunto.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 21:57
Banho gelado depois do treino. Big smile
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X