Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relação correta (Câmbio)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relação correta (Câmbio)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fpiccinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2010
Campinas/SP
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fpiccinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relação correta (Câmbio)
    Postado: 25 Fev 2010 as 11:07

Bom dia;

Tenho muita dúvida sobre a relação de marcha, por exemplo estou girando a 80~90rpm em um trecho plano, inicio um trecho longo de subida (estou na coroa maior e na menor no k7) e conforme minha rotação vai caindo eu vou subindo aos poucos uma a uma no k7 até a 5a engrenagem aí eu desço na coroa (Nao sei se fui didatico...rsssssssss)

Porém muitas vezes eu perco um "caminhão" de rendimento quando reduzo na coroa.

Minha pergunta é: Onde está o erro nessa história, será que preciso forçar um pouco mais a perna e manter na coroa grande?

Abraço
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 12:49
Acredito que vc deve "descer" pra coroa menor antes da 5 la no cassete, antes mesmo da sua rotação cair, acho que a ideia e não deixar cair a rotação.
Se a rotação cair e pior. Na minha opinião de pangaré.
Voltar ao Topo
Aerotech Tour Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3073
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 13:05
Se quiser diminuir so um pouco a rotacao, pare de pedalar, de dois ou tres cliques para descer o k7 e ai desca a coroinha.
Voltar ao Topo
Carvalho_BR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Jul 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:4184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carvalho_BR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 13:09
tu tem q treinar - logo antes de começar a subida -  a descer pra coroinha e rapidamente em seguida (quase simultaneamente) descer umas 3 ou 4 catraquinhas - isso vai te aproximar da relacao q tu vinha qdo comecou a subir

ai é so ir botando catraquinha mais leve enquanto sobe


Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 13:48
O esquema é treinar troca simultânea de marchas (coroas e cassete).
No seu caso eu subiria uns 3 pinhões e desceria pra coroa menor ao mesmo tempo.

No mountain biking isso é crucial, pois a mudança de topografia é constante. Um erro nas trocas e você já perde o embalo pra subir.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
fpiccinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2010
Campinas/SP
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fpiccinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 19:07

Entendi!!! Mas alguem sabe como calcular a equivalencia das relações (Claro baseado na relação instalada na minha bike)? por exemplo em quais posições as 'marchas" se equivalem? Existe isso??? Ou é coisa de nerd mesmo!

Abraço
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar ao Topo
Carvalho_BR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Jul 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:4184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carvalho_BR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 21:16
basta dividir a quantidade de dentes de cada coroa pela quantidade de dentes de cada catraca - e ai colocar os resultados em ordem crescente (ou decrescente, como preferir)

Voltar ao Topo
betobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2008
são paulo
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 22:59
Originalmente postado por fpiccinin fpiccinin escreveu:

Entendi!!! Mas alguem sabe como calcular a equivalencia das relações (Claro baseado na relação instalada na minha bike)? por exemplo em quais posições as 'marchas" se equivalem? Existe isso??? Ou é coisa de nerd mesmo!

Abraço
http://www.tribodopedalselvagem.com.br/o_biker/tecnicas/marchas.htm
"A vida é pra quem topa qualquer parada
e não pra quem pára em qualquer topada."
Voltar ao Topo
fpiccinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2010
Campinas/SP
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fpiccinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 11:57
Bom dia!!!
Muito Obrigado pelas informações!!!
Vou fazer essas contas ou ver pela tabela enviada no link pelo Betobiker.
Obrigadao!
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 14:30
O link abaixo calcula para vc a equivalência entre marchas de forma personalizada:
http://www.sheldonbrown.com/gears/
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Offline
Mensagens:680
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vladbarra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 17:53
Poxa!! valeu mesmo galera! Eu procurei saber isso a semana inteira, mas tive receio em postar um tópico... agora me ajudou muito, valeu valeu, valeu!
Voltar ao Topo
luizcarlosbed Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2010
esp.sto pinhal
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizcarlosbed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 18:36
c o seu objetivo é girar só girar nao tem nada demais descer pra coroinha. mas c vc esta afim de andar rapido nem mecha na coroa deixe na maior e arraste  este coroao ate o final da subida. mesmo que qdo baixar para coroinha e baixar mais duas ou tres catracas vai perder tempo velocidade e giro do mesmo jeito. sem contar q ao meu ver. particularmente a mesma relação com a coroinha e o coroao parece q quando estou de coroao o negocio rende mais nao sei c é impressao mas o coroao vai que vai.
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2010 as 05:01
Originalmente postado por fpiccinin fpiccinin escreveu:

Entendi!!! Mas alguem sabe como calcular a equivalencia das relações (Claro baseado na relação instalada na minha bike)? por exemplo em quais posições as 'marchas" se equivalem? Existe isso??? Ou é coisa de nerd mesmo!

Abraço


Nesse site do Sheldon Brown vc calcula. Mas duvido que consiga usar isso na prática mesmo. Você vai sentir isso é nas pernas rsrs. Treine fazer como a galera falou, descer pra coroa menor e ao mesmo tempo descer duas ou três catracas. Você terminará numa relação semelhante.
Voltar ao Topo
fpiccinin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2010
Campinas/SP
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fpiccinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2010 as 23:15
Boa Noite!!!
Muito bacana, vou por curiosidade testar a planilha e pelo feeling como sugerido...Se parar de chover aqui em Campinas, amanha cedo vou tentar!
Abraço e muito obrigado a todos
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar ao Topo
tchuski Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 30 Nov 2005
Casca - RS
Offline
Mensagens:936
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2010 as 00:31
se eu estou usando coroão e 4 e começa a pesar baixo pra coroinha e 5 ou 6 dependendo do passo e do ponto da subida que vou fazer a troca minha relação é shimano 52/39  23/12 ja no mtb atrás tenho que passar 2 ou mais pra achar o ponto.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X