Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ciclismo de Longa Distância: Como se preparar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ciclismo de Longa Distância: Como se preparar?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gerliezer Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2010
Goiânia
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerliezer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ciclismo de Longa Distância: Como se preparar?
    Postado: 23 Jan 2010 as 12:56
Eu estou me recuperando de uma contusão e provavelmente em 45 dias estarei voltando a pedalar. Minha intenção é praticar o ciclismo de longa distância e participar de provas de superação como o Audax por exemplo.
 
Gostaria de saber dos mais experientes, qual a melhor maneira para se preparar e treinar para estes eventos. Já que a maioria aqui deve ter o mesmo problema que eu: tempo.
 
Desde já agradeço
Pedalando eu chego lá!
Voltar ao Topo
Adauto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adauto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 13:04
Ola amigos, aproveitando esse topico criado: Estou em uma situação semelhante, sempre andei de MTB, mais estava parado a mais ou menos 5 anos, comprei essa semana uma Bike hibrida quadro de MTB com rodas 700, a ideia é fazer viagens curtas coisa de no maximo 70 km ..bom como posso começar a me preparar pra isso, por favor se tiverewm dicas... 
Adauto
Voltar ao Topo
Gabriel Vargas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel Vargas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 14:36
O treino, especificamente, eu não sei. Mas você tem que cultivar uma mentalidade casca-grossa e muita paciência. Manter-se bem hidratado e alimentado durante todo o pedal é primordial, também. Se você tolera porcarias, faça como eu: não hesite em parar na beira da estrada para comer aquele pão de queijo (mineirice Smile) e tomar uma refrescante e energizante coca-cola!
Voltar ao Topo
emersonchan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2006
Lorena - SP
Offline
Mensagens:601
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonchan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 15:41
Rodar, rodar, rodar, rodar e rodar.
Nâo precisa de nada específico tipo planilha com tiros etc e tal.
Simplesmente rode de bike o máximo que puder pelas estradas, enfrentando serras, planos, "sobe e desce", sol e chuva.
Existem inúmeros casos de pessoas que completaram brevets de Audax de 200,300,600 kms sem treinamento muito especializado.
Simplesmente rode o máximo que seu tempo permitir para adquirir resistencia.
Feito isso, o próximo passo seria evoluir e baixar os tempos nos eventos.

Voltar ao Topo
luismendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2008
Porto
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 15:46
Gerliezer, eu faço longas tbm. O lance é ter uma bike mais confortável, vc vai ter de treinar distâncias muito maiores (obviamente), por isso vai ter médias mais baixas do que a do resto do pessoal, quando estiver na estrada se preparando, cuidado qdo se animar de sair esmerilhando com o pessoal que vc encontra no percurso, as vezes eles só vão andar mais 10km e fim do treino, e vc ainda tem mais 100 pela frente. Tempo realmente é um problema sério.. eu pelo menos só posso andar bastante nos fds, daí durante a semana é bom complementar indo de bike p/ o trabalho, uma academia ou coisa parecida. Geralmente provas como o audax é necessário ser auto-suficiente, então vc tem de se virar bem com a mecânica básica da bike. O lance do psicológico tbm conta bastante.
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 16:06
Em logas distâncias e/ou subidas, vejo que meu psicológico dá uma abalada. A minha mente fica pedindo pra parar, e eu, conversando comigo mesmo (coisa de doido), digo que só vou até a próxima curva, pra poder me animar mais. hehehe O máximo que já rodei foram uns 105 km e "subindo", 7 ou 8 km.
Voltar ao Topo
gerliezer Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2010
Goiânia
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerliezer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 17:08
Inicialmente quero agradecer à todos que postaram pela presteza e vontade de ajudar. Minha bike é uma speed, que adquiri recentemente. Pelo que entendi das sugestões, o esquema seria basicamente:

- Procurar pedalar muito pra criar resistência
- Procurar pedalar em diversos tipos de relevos e climas
- Preparar meu psicológico para suportar a pressão
- Deixar minha bike o mais confortável possível
- Me manter bem alimentado e hidratado durantes os treinos

Em um segundo estágio procurar baixar os tempos na realização dos mesmos trajetos.

Quem morar pelas bandas de Goiás, uma hora podemos andar por aí...risos, ou quem sabe até encontro alguns dos amigos por este mundão de meu Deus.


abraços
Pedalando eu chego lá!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 19:27
Ressalto o conselho do Luismendes. Não vá na onda do ritmo alheio, porque é a melhor receita pra quebrar.

Toque num ritmo confortável, algo do tipo que você perceba que poderia ir um pouco mais rápido sem se matar, porque a economia conta muito.

E alterne a postura na bike (principalmente em pé/sentado) porque o que normalmente começa a pegar são as diversas dorezinhas e incômodos como dor na bunda, nas mãos, no pescoço... E a maioria você pode evitar ajustando direitinho a bike (não se esqueça de informar suas intenções, porque o ajuste sempre pode ser mais agressivo ou conservador) e variando o posicionamento.

Faça paradas breves pra se alimentar, nunca pare por muito tempo. Cinco a dez minutos são suficientes para comer algo, dar uma aliviada se necessário e retomar o pedal.

E sobre as médias, é por aí mesmo... Se socar a bota forte, vai pagar o preço depois (ou mesmo durante).
Voltar ao Topo
tatus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2010
Rio Preto
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 01:01
Olha, estou começando com speed mas já andei muito de MTB com peneus 1.0 pelas rodovias. Já andei 160Km em um dia, e certa vez 240Km em dois. Estou voltando agora e espero retomar o rítimo logo.
Manter um percentual de gordura médio baixo; não adianta ficar muito magro achando que vai ser mais fácil porque não vai.
Não adianta andar forte todos os dias, depois de treinos longos precisa recuperar as fibras musculares. O esforço intenso da musculatura das pernas na maioria das vezes requer 48 horas de descanso, então varie os treinos, se andar pouco pode andar dois dias seguidos, se andar muito não, nesse caso pratique outros esportes para não perder resistência cardiovascular (entre aeróbicos e anaeróbicos)  e gire de leve sempre, mesmo nos dias de descanso, no plano e de leve!
Se prepare de maneira semelhante às vésperas de corridas mas sem tanta paranóia, um dia bastante proteína para recuperar as fibras e no outro dia bastante carboidratos para acumular glicogênio no sangue e nos musculos, além da boa hidratação no dia do treino.
Por incrível que pareça é fundamental fazer treinos de força, faça de 3 a 4 no começo por mês  e de 4 a 5 no mês depois que já tiver um tempinho treinando 3 a 4 meses com dedicação caso contrário após 5 a 6 meses, e vai aumentando a intensidade dos treinos; nesse dia não treine mais nada e isso não foje à regra das 48 horas de descanso. 
Essas 48 horas, no caso de treino de resistência pode ser diminuida a medida que vc se acostuma, vc vai sentir no resultado quando não estiver dando o descanso necessário, fadigas em descanso e lers vão começar a dar sinais de vida, principalmente na região do calcanhar de aquiles. No começo vai andar 120 Km e vai te quebrar mas depois não então não precisa respeitar esse descanso. No entanto quanto mais cuidado tomar no começo, mais tranquilo será seu desenvolvimento futuro.
Se lembrar de mais alguma coisa te aviso, boa sorte. 
Voltar ao Topo
gerliezer Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2010
Goiânia
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerliezer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 01:56
Alessandro e Tatus,

Muito obrigado pelas dicas, sem dúvida serão de grande valia pra mim. Como falei antes, esta é a parte do ciclismo que me encanta - pedalar longas distâncias. Estou anotando todas as dicas e sugestões e espero muito em breve estar recuperado e podendo praticá-las.


abraços
Pedalando eu chego lá!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 04:57
como o esquema é ir o mais longe que puder, é bom manter uma pedalada leve, quase sem fazer muita força e girando mais. E fazer um esquema gradual, parar antes de se sentir desconfortável ou exausto para que o exercício não vire uma coisa penosa, desagradável.


Tem gente que começa já em uns pedais "punks". Não tinha o costume de pedalar e quis andar 50km. O resultado disso é a exaustão e depois a pessoa fica menos disposta a pedalar denovo. Não se preocupe em fazer a mesma quilometragem de quem já anda há algum tempo e vá no seu ritmo.


E a bicicleta tem que te servir perfeitamente. As medidas do selim, mesa, guidão, quadro são muito importantes. Tem dores que não aparecem em um pedal de 20km, mas depois 50km aparecem e incomodam muito.
Voltar ao Topo
gerliezer Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2010
Goiânia
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerliezer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 10:22
Vou explicar minha trajetória até hoje, até para os amigos terem uma idéia.

Eu comecei a pedalar em 98, por influência de um amigo. Comprei uma MTB da Sundown, destas de loja de eletrodoméstico. Mas fui andar estrada. Posteriormente troquei o quadro dela por um de alumínio, e segui andando em estrada. Depois acabei parando e retornei em meados de 2008. Com uma nova MTB, porém já toda adaptada para asfalto comecei pedalando 30, depois 50 e já estava na casa dos 80 Km, quando comecei a sentir uma dor muito forte no meu joelho direito. Então parei por 2 meses, tentei voltar e senti novamente.

Fiquei parado pro cerca de um ano, foi quando entrei na faculdade e acabei ocupando meu tempo com os estudos. E agora no fim do ano tentei voltar, e a mesma dor voltou. Tomei duas decisões: Trocar a MTB por uma speed e procurar um tratamento especializado. A troca da bicicleta eu já fiz, estou com uma speed montado que tem o quadro da Sundown Columbus. O tratamento eu estou começando agora. No dia 03 de Fevereiro começo a fazer fisioterapia, serão 10 sessões. Segundo o médico eu estou com uma tendinite no ligamento lateral do joelho. Previsão de recuperação de 1 a 6 meses, segundo a literatura, mas que ele acredita que em torno de 40 a 60 dias, eu posso voltar a pedalar.

E uma decisão que tomei há alguns dias foi assim que estiver recuperado procurar um bike fit, mesmo que o serviço não seja muito barato, mas não quero correr o risco de uma nova lesão por algum posicionamento errado ou mau ajuste da bicicleta.

Bem amigos, é basicamente isso. Espero em breve estar postando aqui novamente, que andei, 30, 40, 60, 100 Km. E quem sabe encontrar algum de vocês por essas estradas.

abraços


Pedalando eu chego lá!
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 20:05
Acho que vc está no caminho certo agora.
Espero que melhore logo e possa voltar aos pedais.

Abraço,
Fabricio.
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 04:41
alem de resistencia acho q precisa comer muito de preferencia alimentos q se tornem reserva(gordura) basicamente.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 14:12
Vou dar uns pitacos....ehehhe

Vc obviamente vai comecar com um Audax 200 ( existem locais que o pessoal organiza uns de 100kms, pros novatos terem uma ideia da coisa,  mas nao sao homologados). Entao sua primeira longa distancia em um Audax vai ser 200kms.
Va aos poucos tentando  fazer  uns 3 pedais de 40kms durante a semana e um maior no fds com uns 80kms a 100 kms. Se o tempo diario for curto diminua esses pedais de 40 pra uns 20kms, mas passe a faze-los diariamente.
Em alguns destes pedais de fds vc ate pode aumentar um pouco a km.
Nao existe a necessidade de vc pedalar a mesma distancia da prova apenas pra treinar, se vc  conseguir fazer 100kms, com certeza tera condicoes de fazer 200kms, mas guarde isso pro seu desafio Audax.
A media minima pra se completar uma prova Audax dentro do tempo limite e de 15km/h, da pra fazer ate de skate...  o segredo e nao ficar parado, apenas uma parada rapida nos pc's. Voce tem que se acostumar a ficar em cima da bike, se alimentar em cima dela, aproveitar as subidas pra pedalar em pe (descansa a bunda), aproveitar as descidas pra NAO pedalar ( descansa o bobo).
Treine girando muito...com uma cadencia alta, pois pra pedalar longas distancias e melhor.
Na prova nao se preocupe com tempo que vc vai completar, apenas complete e se nao der desista e tente na proxima...
Depois de completar o 200, se gostar ele ja serviu de treino pro 300, e assim vai...
O grande segredo e que o psicologico influencia mais que o fisico.....
abcs
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
ricardo_careli Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2008
Maringa - PR
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardo_careli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 15:56
Algumas dicas, por mais simples que pareçam ser, vale a pela relembrar principalmente para pedalar distancias acima de 100km.:
- Prepare sua bike sempre um dia antes, verifique como ela está, antes de dormir da aquela conferida no pneu. Não tem coisa pior que na hora de sair, eis que surge alguem dizendo,: "ohh, vamos passar no posto pra encher meus pneus" ....putz....isso é de doer. Leve camaras de reserva tbem, e de preferência remendadas...ja fui pedalar com gente que na hora de trocar a camara, a reserva estava furada.
- Nao tenha preguiça de levar comida e bebida...se voce não conhece o caminho, onde vão ser as paradas... leve frutas, gel, alguma coisa doce pra recuperar a glicose....lógico que não precisa levar o mercado inteiro nas costas, mas faça uma programação de alimentação para NUNCA sentir fome..
- Durma cedo antes de um pedal longo, durma bem, não exagere na alimentação um dia antes e nem antes de começar a pedalar.
- Celular, dinheiro e identidade. Como tem gente que nunca lembra disso..e as vezes faz uma falta!
O resto é treino e se acostumar a longas distâncias. Arrume um pessoal bacana e companheiro para estrada, por que alem do desafio do pedal, a diversão faz parte, e não tem coisa pior que pedalar com cara chato!!!! E quando estiver sozinho, vá tranquilo e treine a mente para superar cada subida e cada km.
Abraços
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 16:20
Fly, não acho que necessariamente quem completa 100km completa 200. É bem diferente. Se você terminar 100 no "berro" nem a pau chega a fazer 200. Já se termirar 100 e estiver bem, pouco cansado, corretamente alimentado e hidratado, aí sim é um indicativo (mas não é garantia).
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 16:35
Concordo Alessandro, quando me referi a completar 100kms nao era apenas uma unica vez, e sim alguns pedais de 100kms...

Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
gerliezer Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2010
Goiânia
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gerliezer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 17:33
Galera,

Muito obrigado pelas inúmeras dicas. Sem dúvida serão de grande valia. E como disse, estou louco é pra começar a andar logo. Ficar parado esperando sarar é ruim demais. Credo!!!
Pedalando eu chego lá!
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 23:31
vou dar meu pitaco.

em 2004 fiz um audax 200 completamente destreinado (fazia 6 meses que não pedalava e não fazzia exercício nenhum)  e sem dormir a noite anterior.lembro que cheguei no ponto de saíd apra pegar minahs coisas que tavam com um amigo aind ausando terno. troquei de roupa atrás de uam komgi e com tanto sono que botei a calça de ciclismo de trás pra frente. só me toquei disso no PC 100...

mas completei com uma hora de folga. não segui o ritmo de ninguém, mas sempre tinha alguém no mesmo ritmo.

a bike er auma speed de quadro de aço carbono (sim!) com alavancas no quadro, cubo de caloi 10 na frente, uma salada total. mas era dum conforto fenomenal.... peguei uma chuva f.d.p. no final, mas ok.

segredo?

1. conforto. se tiver um prego no seu selim, vc não pedala nem 15 minutos. a primeira coisa a se perguntar é se a bike está regulada pra vc. bike desregulada não permite vc ficar 12 horas em cima dela. não precisa ser speed, às vezes é melhor uma confortável MTB de cromo, com garfo rígido. então nada daquelas rodas dianteiras com raiação radial, pq elas geram desconforto pras mãos, punhos, pulsos, ombros. audax não é competição. raiação cruzadatorna a roda mais macia, mais confortável em longa distância.  o selim tem que ser vonfortável. nem fino demais, nem largo demais. na medida. vai se passar mais de 10 horas em cima dele...

2. comer em cima da bike. a cada uma hora uma fruta, uma barrinha de cereal ou um sachê de carboidrato. mantendo o fluxo de energia entrando o corpo demora muito mais a quebrar.

3. água, nem de menos, nem demais. de menos te deixa desidratado. demais te rouba sais e te faz parar o tempo todo pra urinar.  um gatorde a cada 4 horas ajuda. mas água no intervalo tb. dois suportes de caramanhola, no mínimo.

4. carrregue as coisa sno bagageiro, não numa mochila. mochilas irritam os ombros depois de horas.

5. pedale junto com o povo de MTB. irão mais lentos. e vá do lado dos engraçados. dar risada no meio doc aminho é sempre bom e torna a coisa mais leve.






asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
LuisinhoBike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2009
Salvador-Ba
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisinhoBike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 02:07
Pois é preciso retomar os treinos, o máximo que percorri em um dia foram 69km.
Voltar ao Topo
Neimar Coser Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Abr 2009
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:941
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neimar Coser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 07:14
Também estou procurando dicas no mesmo sentindo, mas uma coisa que a galera falou e já senti foi girar muito, pedalar leve para conseguir chegar inteiro e é o que fiz...

Alguns dias atráz fiz um pedal de Speed com uma turma aqui da região, no total deram 94kms, consegui ir e voltar tranquilo sem nada de dores, mas da turma que fomos tinha um que sempre queria estar na frente, subia pedalando em pé, descia arregaçando resumindo antes de terminar a primeira parte que foi uma serrinha de 3/4 kms mais ou menos passei o cara e depois de chegar no topo ele levou mais uns 5 minutos pra chegar, na volta a mesma coisa sai no meu ritmo eles foram e logo o passei, detalhe é que na ida ele estava comentando com o pessoal, o gordinho e talz só fica pra tráz, ta travado... hehe! Consegui finalizar os 94kms com média de 23.5km/h.
Voltar ao Topo
luismendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2008
Porto
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 10:19
Putz, esse dica do ogum777 de ficar junto dos engraçados é a melhor!!! O melhor biker é aquele que mais se diverte !! É muito bom poder pedalar com gente engraçada, muito melhor do que ficar stressado com 0.5km/h a menos na sua Vel. média.
Voltar ao Topo
gugadepb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2009
Mossoro/RN
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gugadepb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 16:58
Originalmente postado por luismendes luismendes escreveu:

Putz, esse dica do ogum777 de ficar junto dos engraçados é a melhor!!! O melhor biker é aquele que mais se diverte !! É muito bom poder pedalar com gente engraçada, muito melhor do que ficar stressado com 0.5km/h a menos na sua Vel. média.

x2!!
Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam.
Vamos treinar!!!
Voltar ao Topo
tatus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2010
Rio Preto
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2010 as 06:00
Originalmente postado por luismendes luismendes escreveu:

Putz, esse dica do ogum777 de ficar junto dos engraçados é a melhor!!! O melhor biker é aquele que mais se diverte !! É muito bom poder pedalar com gente engraçada, muito melhor do que ficar stressado com 0.5km/h a menos na sua Vel. média.

Clap

x3

rs
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 13:35
Originalmente postado por gerliezer gerliezer escreveu:

Eu estou me recuperando de uma contusão e provavelmente em 45 dias estarei voltando a pedalar. Minha intenção é praticar o ciclismo de longa distância e participar de provas de superação como o Audax por exemplo.
 
Gostaria de saber dos mais experientes, qual a melhor maneira para se preparar e treinar para estes eventos. Já que a maioria aqui deve ter o mesmo problema que eu: tempo.
 
Desde já agradeço


Bem em primeiro lugar vc precisa treinar a "mente", em segundo aprender a transformar "dor e sofrimento" em "prazer", em terceiro pedalar "sempre que possivel": de madrugada, de noite, de dia, no rolo....
Por ultimo encarar uns Audax e ir no "seu" ritmo, nunca va na pilha dos outros.
Um Audax 200 vc tem 13 horas pra terminar, da uma media de 15km/h, com a mente preparada da pra terminar. Se o corpo nao estiver preparado voce sabera depois.Big smile
Voltar ao Topo
Fregal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2009
americana
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fregal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 13:46
Muito volume e giro.....
e muita paciência rsrsrsrs
boa sorte, tb sou fãzão de longas distâncias.
Abraço
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 16:06
Fly, nao concordo com o "pedalar sempre que possivel"... o acrescimo de volume tem que ser feito de forma gradativa, em "escadinha" e com intervalos de descanso pro corpo se adaptar e se recuperar... ontem mesmo estava falando o que já aprendi com Mr. Friel : o volume tem que ser escalonado na semana com 1 ou 2 dias de descanso ou recuperação ativa, e a cada 3 ou 4 semanas devemos tirar também uma semana de descanso com volume minimo e treinos focados em qualidade... com essa estrategia, ja estou conseguindo fazer 300km em uma semana sem grandes problemas... e logico que não é toda semana he he...
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 16:10
Quanto significa "longa distância"? 100, 200, 500 km? Num dia?
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 17:24
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Quanto significa "longa distância"? 100, 200, 500 km? Num dia?


não sei, mas acredito que long adistância seja de 200 pra cima num dia.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 19:07
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Fly, nao concordo com o "pedalar sempre que possivel"... o acrescimo de volume tem que ser feito de forma gradativa, em "escadinha" e com intervalos de descanso pro corpo se adaptar e se recuperar... ontem mesmo estava falando o que já aprendi com Mr. Friel : o volume tem que ser escalonado na semana com 1 ou 2 dias de descanso ou recuperação ativa, e a cada 3 ou 4 semanas devemos tirar também uma semana de descanso com volume minimo e treinos focados em qualidade... com essa estrategia, ja estou conseguindo fazer 300km em uma semana sem grandes problemas... e logico que não é toda semana he he...


Acunha, pelo que entendi o Gerliezer tem pouco tempo disponivel pra pedalar, por isto que coloquei pra ele pedalar sempre que possivel. Nem eh "treinar" soh pedalar mesmo...
Entendi que ele quer participar dos Audax e nao de provas competicao.
Como ele tem pouco tempo disponivel, nao vai ter problema de "treinar" em excesso, mas eh claro que um treino bem planejado traz melhroes resultado e descanso eh fundamental, concordo com voce.
Porem tenho na minha experiencia de que pra ficar pedalando seguido por mais de 6h, 7h as vezes ate mais que isso, tem que fazer antes uma preparacao mais intensiva, sem muito descanso entre um pedal e outro, com muito giro e variacao do terreno tendo no maximo uns 40kms por pedal.
So assim pra treinar o corpo e a cabeca junto, forcando um pouco o limite e aos poucos durante us dias.
Mas isto e minha experiencia pessoal....Big smile

Ontem consegui terminar mais um Audax200 aqui, apesar de durante as ultimas 2 semanas so ter pedalado no rolo...Dead

abcs

 



Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 20:38
Blz Fly, nesse ponto vc tem razão... tem que se dedicar ! O que pode ser interessante é estudar os varios metodos de treinamento para quem tem pouco tempo... qual intensidade ? intervalado ou constante ? giro ou força ? nao tenho experiencia diversificada o suficiente para uma avaliação abrangente... tem até livro dedicado a esse assunto, então nao deve ser facil mesmo... o importante é trocar ideias aqui no forum para enriquecer a discussão...

Um treino que tem funcionado muito bem para mim é o 2x20 em LTHR ... é um treino popular para treinos com potencia, mas pode ser feito sem esse indicador... o objetivo é treinar 20min na frequencia cardiaca do seu limiar de lactato... descansa 5min... e depois manda mais 20min de lenha... quanto mais constante, melhor... a intensidade do LTHR é bastante alta, portanto precisa estar bem descansado para fazer esse treino... o resultado é excelente, e em pouco tempo aumenta bastante a força e tambem a resistencia aerobica.... pode ser uma base excelente (mas nao suficiente) para quem quer fazer distancias acima de 200km no mesmo dia...

Outro fator é a alimentação antes e durante o pedal, que no caso de longas distancias se torna um fator critico de sucesso...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 21:06
Não existe milagre. Quem não tem tempo pra treinar não pode ter grandes expectativas em relação ao que vai conseguir fazer em cima da bike. Não quero desanimar ninguém, mas o ciclismo é o esporte mais transparente que existe: descontando eventuais diferenças fisiológicas (cada um é cada um), cada um tira exatamente o que investe. Principalmente em termos de TEMPO.

Dá pra ganhar condicionamento, perder peso e melhorar o desempenho treinando 3 x por semana, 1 a 2 horas por sessão. Mas existem limites e compromissos. É preciso acostumar o corpo a suportar no mínimo 80% da distância que se deseja percorrer. Do contrário, não é só uma questão de pernas ou pulmões, mas até mesmo de coisas básicas como sua bunda, mãos e costas ou pescoço suportarem o tempo e o esforço que vc planeja.

Veja bem, existe uma diferença entre TEMPO e DISTÃNCIA, e isso é fundamental. Vc fala de distância mas esse espaço tem um RELEVO e também um CLIMA. Quer dizer que se o tempo (vento, calor, etc.) estiver a favor, vc pode cumprir essa distância num tempo X. Se o vento estiver contra, se estiver muito frio ou muito quente, esse tempo pode ser 2X, 3X ou até mais.

Idem pro relevo: se for plano é uma coisa, se tiver subidas é outra. E isso tem um preço no desempenho e resistências da musculatura, das juntas e do corpo em geral. Vai muito além de questões puramente estratégicas de alimentação, hidratação ou treinamento (que são muito importantes, mas no seu devido contexto e prazos).

Enfim... se vc quer suportar grandes distâncias, vai ter que investir tempo pelo menos uma ou duas vezes por semana na "construção" dessa resistência específica, nessa endurance. Isso é feito da forma como o Acunha falou, aos poucos, de forma crescente e com critério. Esse aprendizado inclusive vai te ensinar sobre seu próprio organismo, mas é preciso investir TEMPO.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Velho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jan 2003
São José dos Campos - SP
Offline
Mensagens:923
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Velho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 23:26
certa vez 3 amigos daqui de São José foram num Audax de 300km !!!! Dois deles, irmãos, são os colegas Corredor-X e Speed Racer. O o Speed Racer acho que nem tinha feito o de 200, e foi para "acompanhar". Como terminou só Deus sabe rsrrs.
 
É, de 200 também fiz alguns, e realmente cansa. Por isso nem animei fazer 300.
Mas como disseram atrás, depois que já andou algumas vezes mais de 50 vai 200 também. Mas tome caimbras depois!!!
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 23:47
gerliezer, eu gosto desse tipo de prova mesmo, onde o tempo não é faotr preponderante em relação à distância. com isso muda tudo mesmo.

o ideal é achar o ritmo de pedal que vc tenha um desgaste físico próximo ao da caminhada. o ser humano está biologicamente preparado pra caminhar durante horas a fio. nos somos o único mamífero que pode correr leve por longas distâncias. por isso somo meio pelados e nãomuito peludos, e suamos pra dedéu.

numa uadx a média mínima é de 15 por hora. mas recomendo manter a média pedalada acima dos 20 pra poder ter tempo pra parar e comer. e tb pra pdoer conversar com os outros. aí é endurance, é outro tipo de prova.

existem modos específicos de fazer isso. claro, nem sempre a gente tem tempo pra pedalar 150 kms a cada treino, preparando-se prum audax de 200. então precisa saber achar o ritmo, as marchas, a bike (a geometria adequada é fundamental), pra quem a gente aguente pedalar por 12 horas.

a estradeira de audax é diferente da de competição. é outra bike. como o alex falou, existe o problema nãoapenas das pernas, mas das mãos, do pescoço, da bunda... um guidão muito baixo pode ser suportado por um período curto de tempo, mas não por 16 horas de pedal.

um bom início é fazer como disseram: tendo pouco tempo, procure pedalar o máximo de tempo que puder. substituir o carro pela bike pode ser um modo de pedalar um pouco mais.

use os finais de semana pra pedais mais longos, mas sem ritmo muito forte. quem treina quer fazer médias acima de 30, pr aaudax não precisa, então leve um dia inteiro pra fazer 80 kms, é um passeio bom, areja a cabeça e já nos permite fzer os ajustes na bike em relação ao conforto: uma troca de selim, troca de mesa por uma mais alta e um guidão com mais posições, eventualmente até se trocar o quadro...

o principal é acostumar a ficar muitas horas em cima da bike. pq pedalar a 18 ou 20 por hora não demanada tanto esforço físico, mas muito esforço psicológico... é aí que o bicho pega: 12 hs debaixo de chuva deixam o moral e qq um lá embaixo...
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Carlosgusmão Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Nov 2007
Taubaté - São Paulo
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlosgusmão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 16:29

Contribuindo mais um pouco,

Este ano fiz o Audax 200 - serra de campos (muita subida),.... uma das coisa que ajudaram, principalmente nos últimos 100km na Carvalho Pinto, foi realizar alongamentos (na bike mesmo) dos membros superiores e inferiores.
 
A questão já citada da alimentação é extremamente importante, pois perdi 2,5kg neste dia, mesmo comendo regularmente ( de 2h em 2h).
 
Estes desafios costumo falar para o pessoal que é 80% psicológico e 20% fisíco.
 
Recomendo como treino (é o que eu faço), rodar 3 vezes na semana 50km e no final de semana 80km no sábado e mais 80km no domingo. no meu caso os treinos da semana são feitos no rolo livre (40min - 60 min. no rolo). Todos em ritmo moderado. Mas isso é uma receita de bolo pessoal e conforme minha disponibilidade, podem aparecer críticas.
 
 
 
 
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 17:11
Não quero ser chato, mas eu já fechei diversos Audax 200 e dois 300 com relevos bastante acidentados. Pelo que lembro, me tomaram umas 15 horas. Antes deles, só havia completado outras provas de 200 e realizado treinos de até 160 quilômetros.

Não é realmente necessário treinar 80% da distância de um Audax para fechá-lo. É claro que, se você estiver mais acostumado, irá terminá-lo com menos sofrimento. O psicológico é um fator determinante para fecharmos estas provas. O pessoal que fecha as provas de 600, por exemplo, não treina 480 km em um tiro só. Wink

Claro que tempo é uma coisa e distância é outra, mas resolvi falar só em distância para simplificar as coisas.

Aproveitando... Fly, você fez o Audax 200 de Criciúma neste último final de semana? A prova rolou numa boa? Vi que Criciúma e diversos municípios por onde a prova passava estavam em estado de emergência devido às chuvas!

Abraço!


Editado por lgalicki - 18 Mai 2010 as 17:18
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 17:54
Igalicki, fiz sim e foi tranquilo com tempo nublado, alguma neblina e frio....e muitas subidasTongue
o percurso foi em parte no mesmo trecho do 300 so que sem a subida da Serra do Rio do Rastro.
Nos ultimos 50 kms vento contra e a ameaca da chuva, mas ficou nisso.
Agora recomecou a chuva por aqui...
abcs

Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2010 as 12:18
Menos mal! Pelo que tinha visto, achei que algumas partes da prova teriam que ser feitas de pedalinho!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
coca Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 03 Jan 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2010 as 02:28
  ótimo topico ....   vou começar a treinar !!!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X