Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Urban Assault, Street, Dirt Jump e Biketrial
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio a disco mecanico ou V-brake. Qual o melhor?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio a disco mecanico ou V-brake. Qual o melhor?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joaopistola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2009
Taquara - RS
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopistola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio a disco mecanico ou V-brake. Qual o melhor?
    Postado: 30 Nov 2009 as 21:54
aew galera.
 
queria saber qual é melhor, freio a disco mecanico ou hidraulico.
 
qual tem menos prejuizo, preço e quanto tempo dura.
 
 
flw
Voltar ao Topo
joaopistola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2009
Taquara - RS
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopistola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2009 as 21:55
ops, errei
 
 
freio a disco mecasnico ou v-brake
 
xD
 
Voltar ao Topo
LeuzinAMDHXC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2009
Arinos, MG
Offline
Mensagens:180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeuzinAMDHXC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2009 as 22:28
Depende do uso e da qualidade do freio a disco.
In the city or in the trail,
bicycle is my life.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2009 as 22:38
Bom partindo do ponto em comum a todos de que freio bom é o que freia melhor com controle (modulação) e idependente da situação.
 
Isto exclui os discos mecânicos, pois raramente freiam bem em situações extremas e são pouco modulares (podem apresentar problemas com lama). 
 
Exclui os v-brakes que freiam bem mais podem esquentar e perder seu poder de frenagem e não se comportam bem com lama aros empenados etc.
 
Nos resta os discos hidráulicos que não se contaminam ou sofrem influencias externas pois o circuíto hidráulico é isolado.
E estes são no geral (boa marca e modelo) são moduláveis ao extremo.
 
Espero ter ajudado
 
OK
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2009 as 22:39
Esqueci, o disco hidráulico é mais durável.
Voltar ao Topo
gabriellopes Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabriellopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2009 as 23:22
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Bom partindo do ponto em comum a todos de que freio bom é o que freia melhor com controle (modulação) e idependente da situação.
 
Isto exclui os discos mecânicos, pois raramente freiam bem em situações extremas e são pouco modulares (podem apresentar problemas com lama). 
 
Exclui os v-brakes que freiam bem mais podem esquentar e perder seu poder de frenagem e não se comportam bem com lama aros empenados etc.
 
Nos resta os discos hidráulicos que não se contaminam ou sofrem influencias externas pois o circuíto hidráulico é isolado.
E estes são no geral (boa marca e modelo) são moduláveis ao extremo.
 
Espero ter ajudado
 
OK


Uso o Avid bb7, e não tenho do que reclamar, consigo modular bem a minha frenagem, nunca usei um hidráulico para comparar, mas posso dizer que esse é um excelente freio.

Abraços
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 00:46
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Bom partindo do ponto em comum a todos de que freio bom é o que freia melhor com controle (modulação) e idependente da situação.
 
Isto exclui os discos mecânicos, pois raramente freiam bem em situações extremas e são pouco modulares (podem apresentar problemas com lama). 
 
Exclui os v-brakes que freiam bem mais podem esquentar e perder seu poder de frenagem e não se comportam bem com lama aros empenados etc.
 
Nos resta os discos hidráulicos que não se contaminam ou sofrem influencias externas pois o circuíto hidráulico é isolado.
E estes são no geral (boa marca e modelo) são moduláveis ao extremo.
 
Espero ter ajudado
 
OK


vc nunca usou um avid bb7

 o vbreak precisa de uma atenção um pouco maior em relação a regulagem isso comparando com um bom freio a disco mecanico, mas em custos ele é infinitamente mais vantajoso então a dica é a seguinte se vc pode usar vbreak e ele supre suas necessidades ele é a melhor opção, só passe para freios a disco se o vbreak começar a te deixar na mão ou prejudicar sua evolução.

eu discordo da opinião do dts sobre os freios hidraulicos o circuito hidraulico é realmente superior ao sistema de cabos mas ele tem pequenos problemas como vazamento, peças de reposição bem mais caras, a regulagem é bem chatinha por mais q seja pouquíssimas vezes, as peças dos freios vbreaks como pastilhas cabos e conduites são padronizadas dificilmente vc terá dificuldade de acha-las e se for uma emergencia da pra colocar o que vc achar pela frente, já no freio a disco hidraulico cada marca é um padrão e nas pastilhas geralmente até na mesma marca tem varios tipos q dependendo de onde vc mora só vai conseguir encomendando.

então freios a disco hidraulicos são para pessoas que tem dinheiro para bancar e nem sempre são necessarios, os discos mecanicos só valem a pena se forem bons como o avid bb7 o resto funciona tanto qnto um bom vbreak e os freios vbreak são pra quem não quer se estressar muito e pra quem não anda muito em chuva lama ou faz trilhas onde é essencial ter um freio mais potente.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 09:03
DanielBns a pergunta foi 'Qual o melhor freio entre os 3 tipos' e não 'Qual o melhor custo benefício'.
 
Vazamentos no sistema hidráulico ?
Só se for por falta de manutenção ou pelo fim da vida util do produto (que é mais longa que os discos mecânicos e v-brakes).
 
Regulagem chatinha ?
Onde ?, Nemhum sistema de dá tantas opções de facilidade alguns dispensam o uso de ferramentas para regular.
 
Agora concordo com disponibilidade e preço.
 
Por isto não saio da linha shimano.
 
Mais resumindo o 'Melhor freio' é o disco hidráulico.
 
Convido os senhores a testar um bom hidráulico como XT, XTR, AVID, HOPE etc
 
Um abraço a todos
 
 
 
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 09:05
Gabriellopes, o avid é um bom produto, mais se testar o hidráulico vai pirar.
 
Não dá para comparar.
 
Um abraço
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 09:20
Em questão a custo de manutenção, pense assim:
 
Estes freios hidráulicos somente podem ser comparados com peças como v-brake XT, XTR ou discos tops.
 
A manutenção realmente é cara, mais ocorre com menos frequencia do que os outros sistemas.
 
Os Vbrakes com certeza são economicos mais precisam de cabos, conduítes e pastilhas em ordem.
Com a troca pela manutenção destes ítens em um ano vc compra um jogo de pastílhas de um freio hidráulico (e só vai ter que comprar isto) durante diversos anos.
Não esqueça que se vc pegar trilhas em situações de lama os aros tambem desgastam e com o tempo terá de substituí-los.
 
Os freios a disco mecânicos no geral funcionam com mecanismo de atrito onde duas partes se separam ao longo de um movimento giratório gerando a compressão da pastilha contra o disco.
Este mecanismo quase sempre é constituído de esferas ou roletes que se movimentam dentro de uma pista.
Com o tempo estas peças se desgastam e a potência de frenagem é comprometida (Processo de deformação mecânica).
Outro fator negativo é que no geral este mecanismo é sucetível a contaminação de agentes externos como lama, água etc...
Isto faz com que o desgaste das partes seja acelerado tendo em 'ALGUNS CASOS' de substituir todo o conjunto freio antes mesmo do desgaste da pastílha (Situações de corridas, trilhas etc).
 
Se vc pensar em gasto imediato, os discos são mais caros, mais se pensar a médio e longo prazo, pensar em confiabilidade os hidráulicos se tornam mais baratos.
 
Hoje vc tem discos da série Deore, LX e SLX a preços baixos e que compensam.
 
Espero ter esclarecido meu ponto de vista sem querer contrariar as opniões dos meus caros colegas.
 
Obrigado.     
     
Voltar ao Topo
gabriellopes Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabriellopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 10:36
dts, dúvido nada disso não. Sei que os hidráulicos são superiores aos mecanicos. Mas posso dizer, que prefiro este bb7 aos v-brakes, pelo menos ao deore que eu tinha.

Abraços
Voltar ao Topo
Pé de pano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2005
Blumenau - SC
Offline
Mensagens:1822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pé de pano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 13:43
uso bb5, e falo com toda a certeza que freia (modula) melhor que o tektro auriga (já testei dois)
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 15:49
dts esse aqui é o forum de street/dirt/trial basta vc mandar um barspin errado ou o guidão girar demais q a mangueira do hidraulico vai estorar se for pra dh com certeza o disco hidraulico é a melhor opção, o freio a cabo tbm arrebenta se vc forçar demais o giro mas o conduite e cabo não sai mais q 4 reais.

dts ele perguntou tambem o q da menos prejuízo ai entra o custo beneficio.

nunca tive problema com o disco mecanico bb7, e tem outra já coloquei um avid juyce hidraulico usei 1 semana e vendi o juyce para voltar a usar o bb7 a regulagem é bem mais facil, é tudo mais barato e em potencia e modulação a diferença pro hidraulico era minima.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 15:52
eu tenho um par de freio avid bb7 já tive o juyce e hoje em dia uso vbreak xt pq? porque pro meu uso é a melhor opção alem de ser tudo mais barato e mais facil de cuidar, então reforço o q falei mais acima se vc pode usar vbreak e ele não te atrapalha use pois será a melhor opção.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2009 as 16:11
daniellbns, a um tempo atras ví em uma revista (gringa, não melembro qual) rotores para freios hidráulicos.
 
acho que é possível encontra-los aqui ou no exterior.
 
Dê uma olhada
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2009 as 02:04
eu já vi esses rotores mas alem de provavelmente ser impossivel achar no brasil deve ser consideravelmente caro e já ouvi falar q deixa o freio bem borrachudo então ainda sim nao acho q seja vantajoso.
Voltar ao Topo
alamvilalves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2009
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alamvilalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 19:33
Na boa! tenho v-brakes "logan" a dois anos. Já regulei algumas vezes e troquei as sapatas tb. Não tenho do que reclamar. Baratin! baratin e nunca me deixou na mão. Só na chuva que o freio perde um pouco. Pedalo na cidade e as vezes em trilhas leves.
Voltar ao Topo
roberto.salto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2010
Salto-SP
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roberto.salto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2012 as 00:30
não faz sentido usar v-brake para uma bike que vc usar para pular.....o aro sempre empena mesmo que seja pouco...e nessa ja era o v-brake!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X